You are on page 1of 3

Couve Flor Gratinada com Bacon

Esse prato fez parte do almoo de domingo passado aqui em casa. Levei as fotos para postar l de So Paulo mas no tive tempo durante a semana, ento s agora estou atualizando o blog. J fazia bastante tempo que eu queria fazer couve flor gratinada, pois um prato que nunca fiz na vida mas sempre achei gostoso. No procurei por receitas na internet e nem em livros, afinal, uma coisa fcil de fazer e preparar. O resultado muito, muito, muito bom. Quem gosta de couve-flor pode fazer sem medo, vai ser um sucesso. DIFICULDADE: Fcil TEMPO DE PREPARO: 1 hora RENDIMENTO: 5 pores CUSTO: R$ 9,00 INGREDIENTES:

1 couve-flor mdia 150 g de bacon em cubos pequenos 300 g de queijo parmeso ralado 800 ml de leite 40 g de farinha de trigo 40 g de manteiga 1 cebola pique (meia cebola, 1 folha de louro, 4 cravos) sal a gosto pimenta do reino em p a gosto 1 fio de azeite de oliva 1 pitada de noz moscada em p

MODO DE PREPARO: Passo 1: Primeiramente prepare o bacon. Coloque 3 ou 4 folhas de papel toalha num prato que possa ir ao microondas e coloque os cubinhos de bacon sobre esses papis. Leve ao microondas e deixe na potncia alta por 2 min e 30 segundos ou mais, at que o bacon seque e a gordura passe para o papel toalha. Dessa forma o bacon fica sequinho e crocante. Caso no estiver bom, deixe mais tempo no microondas, abrindo de vez em quando para certificar-se que no est queimando.

Passo 2: Quando o bacon estiver bem sequinho como na foto a seguir retire o prato do forno microondas e reserve.

Passo 3: Coloque a couve-flor para cozinhar em bastante gua com uma colher de sopa de sal diluda na gua. Quando os ramos da couve-flor estiverem quase macios, retire a couve do fogo e reserve.

Passo 4: Comece a preparar o molho branco com queijo para gratinar o prato. Esse passo a passo j foi mostrado em vrias outras receitas do blog mas estou repetindo aqui para quem perdeu. Comece fervendo 800 mL de leite com a cebola pique mergulhada. O preparo da cebola pique fcil. Corte uma cebola mdia pela metade, espete uma folha de louro com 4 galinhos de cravo. Mergulhe essa cebola no leite e deixe o leite ferver. Quando tiver fervido, jogue a cebola fora e reserve o leite.

Passo 5: Numa panela coloque a manteiga e a farinha.

Passo 6: Acenda o fogo e comece a misturar esses ingredientes. A manteiga ir derreter e envolver a farinha. De repente tudo comea a empelotar.

Passo 7: Quando empelotar jogue um pouco do leite que foi fervido com a cebola. Mexa bastante aps a adio. Com fouet melhor para bater.

Passo 8: Novamente ir empelotar. Adicione mais um pouco de leite e mexa bastante, com rapidez.

Passo 9: cada adio de leite o molho empelota. Ao final, quando todo o leite tiver sido adicionado, o creme branco ficar bastante fundido, sem pelotas em seu interior. Porm o molho ainda est sem sal e outros temperos.

Passo 10: Apague o fogo e adicione os temperos. A pimenta do reino, o sal e a noz moscada.

Passo 11: Adicione metade do queijo parmeso ralado. Mexa at derreter o queijo. Reserve.

Passo 12: Coloque os ramos de couve-flor j cozidos num refratrio de aproximadamente 25 cm de dimetro. Passo 13: Jogue um fio de azeite sobre a couve-flor.

Passo 14: Coloque o bacon desengordurado e frito no molho branco de queijo que estava reservado.

Passo 15: Despeje o molho sobre a couve-flor.

Passo 16: Por ltimo despeje por cima o restante do queijo parmeso ralado.

Passo 17: Leve a forma para gratinar em forno em temperatura alta, de preferncia com a grelha mais prxima do teto do forno para gratinar mais rpido. Fica pronto em aproximadamente 35-40 minutos. S retire quando estiver moreninho.

You might also like