You are on page 1of 6

Uma coleo fascinante que, pela primeira vez, permite reunir os modelos em miniatura desses memorveis automveis, um smbolo

ainda hoje para todos os brasileiros, bem como conhecer em profundidade sua histria, evoluo e caractersticas.
Em 1891, desembarcou no porto de Santos o primeiro carro do Brasil, um modelo Peugeot propriedade de Alberto Santos Dummont. A partir de ento, o automvel no seria apenas um smbolo da modernidade, na qual o pas se lanava de cabea, mas tambm um dos principais pilares do progresso da indstria brasileira. O automvel, inicialmente importado, passou rapidamente a ser montado no pas. No entanto, foi preciso esperar muito tempo para ver o seu salto nacionalizao. Uma a uma, Ford, General Motors, Volkswagen e muitas outras grandes marcas passaram a investir na indstria local, rendendo-se ao enorme potencial do mercado interno e ao apoio da administrao pblica. A indstria automobilstica teve e tem um enorme peso na economia brasileira, e a sua histria e a sua evoluo confundem-se, inegavelmente, com as do Brasil. Desse modo, no de estranhar que alguns modelos se tenham transformado em smbolos de toda uma poca ou gerao: Galaxie, Fusca, Opala, Dodge Dart, Maverick e Karmann-Ghia foram s alguns dos que criaram tendncias, marcaram pocas e tiveram uma legio de fs incondicionais que, at hoje, mantm viva a memria desses mitos sobre rodas que foram um reflexo das necessidades, interesses e sonhos dos brasileiros... Assim foram os nossos carros inesquecveis.

Miniaturas de excelente qualidade com detalhes incrveis dos carros brasileiros mais memorveis de todos os tempos.

Modelos realizados em metal e plstico injetado.

Incrveis miniaturas feitas em escala de colecionador 1:43.

Peas cuidadas nos mnimos detalhes, com um realismo excepcional.

Reprodues de grande qualidade com magnficos acabamentos.

Complete esta extraordinria coleo

Reprodues fiis dos modelos originais da poca.


O contedo das entregas, o preo praticado em bancas de jornais e a periodicidade da coleo podem sofrer alteraes por imperativos tcnicos alheios Editora.

Base expositora individual com o nome e o ano de cada modelo.

CHEVROLET OPALA SS

Em 1969, a G eneral Motors do B rasil lanou o mo delo q ue deixa ria de s er apenas uma ideia pa ra s e t ornar um clssico. Montado na bas e do Op el Rekord, e com um design mais americano, foi comercializado com dois motores, de 4 e de 6 cilindr os, ampliando, assim, o seu pblico-alvo. A v erso es portiva do Opala c hegou com o SS em 1971. D estacava-se, entre outras co isas, p elas fa ixas la terais, no cap e na traseira; bancos separados; volante de 3 ra ios e c mbio de 4 ma rchas no assoalho. Cinco anos depois, o mo tor 250S, com quase 170 c v, aumentava ainda mais o flego do potente Opala, um dos modelos mais mticos da histria do automvel no Brasil.

Os carros que marcaram uma poca e se transformaram em mitos continuam, at hoje, despertando paixes. Complete esta incrvel coleo com os automveis que continuam sendo um smbolo para todos os brasileiros.
O Puma nas ceu do s onho de G enaro Malzoni e M rio C sar de C amargo Filho de cr iar um esp ortivo genuinamente nacional. Era um carro com linhas inspiradas no Ferrari 275 e mecnica DKW, rpido e com design sedutor. Desenvolvido para as competies automobilsticas, o GTE chegou ao mercado em 1970, co m mo tor de 70 c v capaz de alcanar 165 km/h. O f elino b rasileiro, q ue nas ceu co m vocao para correr dentro das pistas, fez sucesso nas estradas b rasileiras e, tambm, no exterior.

PUMA GTE COUP

O VW S edan c hegou ao B rasil em 1950, mas s comeou a s er montado no pas em 1959. Ess e automvel pequeno, com motor de 1200 cv, ganhou rapidamente m uitos adep tos e , em 1962, j era lder do mer cado b rasileiro, ma ntendo ess a lidera na p or mais de vinte anos. Conhecido p or t odos os b rasileiros como Fusca, virou paixo nacional. O apelido pegou e a Volkswagen do Brasil decidiu, a partir da dcada de 1980, utilizar o nome oficialmente. O Fusca, Fuca ou Fuquete , at hoje, um dos fora de linha com maiores vendas no pas. Sem sombra de dvidas, o Fusca um dos que mais merece o ttulo de carro do sculo.

VOLKSWAGEN FUSCA FORD F-100 PICK-UP


A Ford foi a primeira montadora de veculos a se instalar no Brasil. Chegou no final da dcada de 1910, apostando claramente no mercado brasileiro. A F-100, que chegou no final da dcada de 1950, chamou a ateno pelo desempenho do motor, um V8 de ca minho. Se, por um lado, o modelo 1978 sofreu as consequncias da crise do petrleo, reduzindo o rendimento, por outro, renovou as linhas, mais estilizadas e parecidas verso americana. Aptas para o campo ou para a cidade, as picapes Ford esto entre os carros mais vendidos das ltimas dcadas.

O contedo das entregas, o preo praticado em bancas de jornais e a periodicidade da coleo podem sofrer alteraes por imperativos tcnicos alheios Editora.

VOLKSWAGEN KARMANN-GHIA

O Volkswagen Karmann-Ghia debutou oficialmente em 1955. Ess e automvel baixinho, de dois lugares e linhas aer odinmicas, esbelto e montado no chassi de um Fusca tinha como objetivo ser o objeto de des ejo de um p blico ma is amplo, que priorizava o design, mas que buscava um a utomvel com um c usto mais acessvel. Apesar do ar esportivo, o Karmann-Ghia ca recia de um mo tor potente. O Karmann-Ghia podia no ter uma supermquina, mas na sua eleg ncia residia, sem dvida, o fas cnio que exercia nos motoristas brasileiros. Em 1972, o mo delo deixou de ser fabricado, mas, en to, j era um dos ca rros mais mticos e valorizados do panorama nacional.

Considerado o primeiro carro nacional, o DKW-Vemag, chamado Decav, comeou a ser fabricado em 1956. Posteriormente, tambm ficou conhecido como Vemaguet, provavelmente por ser produzido pela empresa Vemag. Era um a utomvel espaos o e tinha, para a p oca, um des enho ino vador. Um detalhe: as suas p ortas abriam-se no sentido contrrio, ou seja, de frente para trs. Mas o q ue mais chamava a ateno dos mo toristas era o s eu desempenho, o escape barulhento e a fumaa que saa do tubo de escape. A sua enorme popularidade tambm se devia ao seu preo e manuteno fcil e barata. A Vemaguet fez um enorme sucesso na sua poca, sobretudo entre os taxistas.

DKW-VEMAG

Um dos primeiros utilitrios da nossa histria, a Rural Willys foi lanada no Brasil em 1956. Apesar da origem militar, o veculo estava pensado para cobrir as necessidades de uma gra nde famlia. E iss o s e notava no s eu espao in terior: p odia transportar confortavelmente oito passageiros e t ambm, tendo em conta a capacidade de ca rga de 500 kg, uma grande quantidade de bagagem e todo tipo de material. A Rural Willys no era um a utomvel potente, porm, alm de muito confortvel, era perfeita para as complicadas condies das estradas b rasileiras da poca; talvez, por isso, tenha sido um dos carros mais utilizados pelas foras armadas brasileiras.

RURAL WILLYS

FORD MAVERICK GT

Em 1972, a Ford apresentou, no Salo do Automvel de So P aulo, um dos s eus grandes sucessos nos Estados Unidos, o Maverick. Cinco anos depois, o carro sofreu algumas drsticas modificaes que resultaram no GT. As suas linhas era m um pouco mais atrevidas, ganhou faixas decorativas laterais, na traseira e no cap; muitos cromados; entradas de ar falsas no cap; faris de milha e, o mais importante, um motor V8 de 197 cavalos, que o tornava mais potente. Causava furor entre os jovens e foi presena segura nas pistas de corrida daquela poca. Infelizmente, a fama de b ebedor tambm o perseguiu toda a vida. Apesar de no ter sido um sucesso de vendas, o Maverick , at hoje, um dos ma is lendrios do mercado brasileiro.

O contedo das entregas, o preo praticado em bancas de jornais e a periodicidade da coleo podem sofrer alteraes por imperativos tcnicos alheios Editora.

Toda a informao que voc sempre quis sobre a evoluo do automobilismo e os carros que marcaram um antes e um depois nessa apaixonante histria que revolucionou a sociedade brasileira.
A histria do automvel no Brasil
Uma seo completa com todo o desenvolvimento da indstria automobilstica no pas, desde a sua implantao at os dias de hoje. Os primeiros veculos importados; os primeiros modelos montados no Brasil; os veculos genuinamente nacionais; as empresas pioneiras e as polticas administrativas que fomentaram o nascimento e a consolidao da indstria automobilstica nacional. Uma histria da implantao e do desenvolvimento de um setor que se confunde com o progresso da nao.

Uma extraordinria obra editorial escrita pelos mais renomados especialistas na histria do automvel no Brasil.

PUMA GTE CO UP

- 1973

O fascinante mundo dos motores


Todos os detalhes dos modelos mais emblemticos de todos os tempos fabricados ou comercializados em territrio nacional. Um mergulho nos segredos mais bem guardados de todos os mitos automotivos que circularam pelas estradas brasileiras. Sua histria, desenvolvimento, projeto e mecnica, entre muitas outras informaes, vo desvendar por que esses carros foram e ainda so uma verdadeira paixo nacional.

You might also like