You are on page 1of 29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

Anexo:Lista de provrbios
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

ndice: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q

R S T U V W X Y Z

Provrbios passam de gerao em gerao, de cultura em cultura, de boca em boca. Faz parte da sabedoria de cada um saber algum ditado. importante. cultura.

A
A Ambio filha do orgulho. A Amizade no tem preo. A apressada pergunta, vagarosa resposta. A azeitona e a fortuna, s vezes muita, s vezes nenhuma. A beleza como uma flor, que nasce e depressa morre. A beleza interior e no exterior. A beleza potente, mas a riqueza omnipotente. A beleza est nos olhos de quem a v. Abre o poo antes que tenhas sede. Abre um olho para vender e dois para comprar. Abril, guas mil coadas por um funil. Abril frio e molhado, enche o celeiro e farta o gado. A brincar se dizem muitas verdades. A burro velho, capim novo. A cabra da minha vizinha d mais leite que a minha. A cada um aquilo que seu. A co mau, corda curta. A co velho a raposa cospe-lhe na cara. A carapua para quem a enfia.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 1/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

casa de teu irmo, no vs sem ter razo. casa do teu amigo no vs sem ser convidado. A cavalo dado no se olha o dente. Aceita o bem, conforme vem. Achar e guardar furtar. A comprar, s o que se pode pagar. A confraria rica, os padres que so pobres. conta dos ciganos, todos furtamos. A corda quebra sempre pelo lado mais fraco. Acreditar em tudo tolice; no acreditar em coisa alguma, tolice . A culpa morreu solteira. A desconfiana me da segurana. desgraa ningum foge. A destreza pode muito, mas mais a perseverana. Adiante, que atrs vem gente. Adivinhar bom, mas saber ainda melhor. A doena e a dor conhecem-se na cor. Adquire fama e deita-te na cama. Aduba as terras e vers como medras. A espada vence e a palavra convence. A esperana a ltima a morrer. A excepo faz a regra. A falar que a gente se entende. A falar no diabo e ele a aparecer. A f que nos salva. A ferro quente, malhar de repente. A fidelidade compra-se com a fidelidade. Afoga-se mais gente em vinho do que em gua.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 2/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

A fome boa cozinheira. A fome inimiga da virtude. A fome m conselheira. A fome e o frio metem a pessoa com seu inimigo. A fome o melhor tempero. A fome, grande mestra, at os animais adestra. A fome no espera pela fartura. A fortuna de vidro: resplandece mas frgil. A fruta proibida a mais apetecida. A galinha da minha vizinha mais gorda do que a minha. Agora que a porca torce o rabo. A gratido a memria do corao. gua corrente no mata a gente. gua d, gua leva. gua e conselhos s se do a quem os pede. gua fria lava e cria. gua mole em pedra dura, tanto bate at que a fura. gua quente, sade para o ventre. guas passadas no movem moinhos. A guerra e a ceia, comeando se ateia. A homem aventureiro, a filha lhe nasce primeiro. hora de comer, sempre o Diabo traz mais um. A ignorncia do bem a causa do mal. A ignorncia m conselheira. A ignorncia e o vento so do maior atrevimento. Ainda a procisso vai no adro e o andor j vai desenquilibrado. Ainda est para nascer quem de mulheres e ovelhas h-de entender. Ainda que o galo no cante, a manh rompe sempre.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 3/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

A isca que engana, e no o pescador que tem a cana. A vem o meu irmo Maro, que far o que eu no fao. A ladro de casa no se fecham as portas. A laranja de manh ouro, ao meio-dia prata, noite mata. Albarda-se o burro vontade do dono. Alde a galinha e vai mesa da rainha. Alm ou aqum, sempre vejas com quem. Alfaiate mal vestido, sapateiro mal calado. A lngua das mulheres a sua espada. A lngua no mente o que o corao sente. Ama ao bom para que te ame, e ao mau para que no te difame. A m companhia torna o bom, mau, e o mau, pior. Amanh tambm dia. Amarelo, salgado, cru e mau, chama o povo ao bacalhau. A marido, serve-o como amigo e guarda-te dele como inimigo. A mau agricultor, cada enxada d dor. A meninos e a santos de altar no prometas para faltar. A mentira corre mais que a verdade. A mentira como uma bola de neve; quanto mais rola, mais engrossa. A mentira s dura enquanto a verdade no chega. A mentira tem pernas curtas. Amigo de bom tempo muda-se com o vento. Amigo de muitos, confidente de poucos. Amigo de todos, amigo de nenhum, tudo um. Amigo do meu amigo, meu amigo . Amigo fiel prudente vale mais do que parente. Amigo na necessidade amigo de verdade. Amigo no empata amigo.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 4/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

Amigo que no presta e faca que no corta, que se percam, pouco importa. Amigo reconciliado, inimigo dobrado. Amigos, amigos, negcios, parte. Amigos que desaparecem, esquecem. Amizade de um dia, recirdao de um minuto. Amizade reconciliada ferida mal sarada. Amizade renovada como sopa requentada. Amor antigo no enferruja. Amor, a quanto obrigas! Amor ausente, amor para sempre. Amor com amor se paga. Amor de mulher e amor de co, nada valem se nada lhes do. Amor de praia fica enterrado na areia. Amor de velho, cimes de novo. Amor do corao, que s de boca no. Amor e f, nas obras de v. Amor e morte, nada mais forte. Amor forasteiro, amor passageiro. Amor que pica sempre fica. Amor sem dinheiro no bom companheiro. Amor sem vintm no governa ningum. A morte no escolhe idades. A morte no poupa nem o fraco nem o forte. Amor verdadeiro no envelhece. A mulher e a sardinha querem-se da mais maneirinha. A mulher e o dinheiro, dos outros sempre melhor. A mulher e o peixe no mar so difceis de agarrar. A mulher e o rapaz so poucos amigos de paz.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 5/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

A mulher e o vinho fazem errar o caminho. A mulher e o vinho tiram o homem do seu juzo. A mulher que ri quando pode e chora quando quer. A natureza d a vida, mas a vida ensina a viver. A natureza ensina a falar e a razo a calar. A navio em mau estado, todo o vento contrrio. Anda de teu amo ao sabor, se queres ser bom servidor. Anda direito, se queres respeito. Anda em capa de letrado muito asno disfarado. Anda meio mundo a enganar outro meio. Anda-se toda a vida a aprender e morre-se sem saber. A necessidade agua o engenho. A necessidade inimiga da virtude. A nenhum coxo esquecem as muletas. Ano de nevo, ano de muito po. A noite boa conselheira. A noite me dos pensamentos; e a manh dos trabalhos. noite todos os gatos so pardos. Ano seco, ano bom. Antes a criana chore que a me suspire. Antes a pobreza honrada que a riqueza roubada. Antes burro que me leve que cavalo que me derrube. Antes burro vivo que sbio morto. Antes casada arrependida que freira aborrecida. Antes dar ao gato do que leve o rato. Antes de falares uma vez, pensa duas vezes. Antes desejado que aborrecido. Antes dinheiro de cobre do que luxo de pobre.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 6/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

Antes escorregar do p que da lngua. Antes filho de pobre que escravo de rico. Antes marido feio e laborioso que bonito e preguioso. Antes morrer da doena que da cura. Antes pobre honrado que rico injuriado. Antes pobre mas honrado do que rico mas ladro. Antes quebrar que torcer. Antes que cases, olha o que fazes. Antes trabalhar que chorar. Ao amigo e ao cavalo, no apert-lo. Ao amigo molestar, nem a rir nem a brincar. Ao amigo no encubras o teu segredo, que dars causa a perd-lo. Ao ano andar, aos dois falar. A obedincia por medo, pouco dura. Ao bem busca-o e ao mal espera-o. Ao boi que remi, nada lhe di. A ocasio faz o ladro. A ociosidade a me de todos os vcios. Ao Diabo e mulher nunca falta que fazer. Ao fim de um ano tem o criado as manhas do amo. Ao homem ousado a fortuna d a mo. Ao ignorante sempre aborrece o sabedor. Ao luar de Janeiro se conta do dinheiro. Ao menino e ao borracho pe Deus a mo por baixo. Ao mesmo tempo soprar e sorver, no pode ser. Aonde falta o poder, ningum pode responder. Ao pecado velho, penitncia nova. Ao p dos tomateiros no h maus cozinheiros.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 7/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

Ao pobre at os ces ladram. Ao que muitos burros toca, sempre algum lhe fica atrs. Ao que tem fome d o teu po, mas ao triste d-lhe o corao. Ao rico mil amigos se deparam; ao pobre seus irmos o desamparam. Ao ruim, no h mal que lhe chegue. Ao servo mau convm punio, ao bom galardo. Aos mortos e aos ausentes, no os insultes nem atormentes. Aos peixes no se ensina a nadar. A ovelha sempre ovelha, mesmo que vestida com pele de leo. Ao vilo, do-lhe o p e toma a mo. A paixo torna o homem cego, surdo e burro! A palavra no uma seta, mas fere. A palavras loucas, orelhas moucas. Apanha com o cajado, quem se mete onde no chamado. Apanha-se mais depressa um mentiroso que um coxo. Aparelha-se o cavalo vontade do dono. A passo e passo, anda-se por dia um bom pedao. A pedra e a palavra, depois de lanada no volta atrs. A pensar morreu um burro. A perdiz perdida, se quente no comida. A pergunta insolente, resposta valente. A pergunta tola no ds resposta. A perseverana sempre alcana. A prtica faz o mestre. A precauo vale mais que a cura. A preguia a chave da pobreza. A preguia morreu de sede beira de um rio. Aprender at morrer.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 8/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

A primeira vez que me enganas, a culpa tua; a segunda vez a culpa minha. A qualidade pesa mais que a quantidade. Aquele que agrdaria a todos morreu antes de nascer. Aquele que conta dez amigos, no tem um. A quem erra perdoa uma vez e no trs. A quem no quer acreditar, so inteis todos os sermes. A quem nasceu para ser pobre, o ouro se torna em cobre. A quem tarde se levanta cedo anoitece. A quem tem fome d o teu po; ao triste d-lhe o corao. A quem tudo quer nada se lhe d. A quem tudo quer saber nada se lhe h-de dizer. Aqui h gato!... Aquilo que Deus uniu, jamais o homem poder separar. Aquilo que o olho no v, o corao no cr. Aquilo que sabe bem ou pecado ou faz mal. A raposa tem manha por sete homens; a mulher tem manha de sete raposas. A razo a prova da verdade. A razo espanta o medo. A rico no devas e a pobre no prometas. A rir, a rir, muitas verdades se dizem. rola e ao pardal, no engana o temporal. A roupa suja lava-se em casa. Arranjai razes fortes, mas palavras doces. Arranjar sarna para se coar. Arre c, orelhudo, diz o asno ao burro. A santos que no conheo, no lhe rezo nem ofereo. As aparncias iludem. As armas, o homem as carrega e o diabo as descarrega.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 9/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

As belas e as modestas habitam em aldeias diversas. As contas adiantadas saem sempre furadas. As crianas e os loucos dizem a verdade. As desgraas so como as cerejas: uma chama a outra. As desgraas tm asas nos ps, e a fortuna tem ps de chumbo. As desventuras so a escola da sabedoria. A semana do trabalhador tem seis dias, a do preguioso tem seis amanhs. A semente da mo pegar ou no, mas a da boca pega toda. As grandes dores so mudas. As lgrimas aliviam o corao. As lgrimas no choradas so as mais dolorosas. As lindas palavras agradam muito e custam pouco. As mais feias se querem mais louvadas. As moscas apanham-se com mel e no com fel. As mulheres, onde esto, sobejam e, onde no esto, faltam. As notcias dianteiras so sempre as mais verdadeiras. As nuvens vo para onde as leva o vento. A sorte ajuda s vezes, o trabalho sempre. A sorte para quem a tem. As palavras boas so, se assim for o corao. As palavras so como as cerejas: atrs de umas vm as outras. As palavras voam, os escritos ficam. As paredes tm ouvidos. As pessoas admiram o carvalho, mas quem pensa na bolota que o fez nascer? s romarias e s bodas vo as loucas todas. As rosas desfolham-se, ficam os espinhos. s trs de vez. A terra o criou, a terra o h-de comer.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 10/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

terra onde fores ter, faz como vires fazer. A tua fama longe soa e mais depressa a m que a boa A unio faz a fora. A verdade contenta-se com poucas palavras. A verdade amarga, a mentira doce. A verdade como o azeite, vem sempre tona da gua. A verdade manca, mas chega sempre a tempo. A verdade para ser dita. A verdadeira amizade dura uma eternidade. A verdade no tem ps e anda. A verdade tem asas. A vida bela, os homens que do cabo dela. A vida como uma vela acesa ao vento. A vida quanto mais se estica, mais curta fica. A viola e o tambor querem-se na mo do tocador. A vontade de comer faz a velha correr. Azar ao jogo, sorte nos amores.

B
Barca, jogo e caminho, de estranho fazem amigo. Barriga cheia, companhia desfeita. Barriga grande no d entendimento e pode dar sofrimento. Barriga vazia no conhece alegria. Barriga vazia no escuta sermes. Barrigudo no dana, s sacode a pana. Basta uma ovelha ranhosa para perder um rebanho. Basta um frade ruim para dar que falar a um convento. Basta um espinho para esvaziar um balo. Batendo ferro que se fica ferreiro.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 11/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

Bate no bom e ele melhora; bate no mau e ele piora. Bebe do bom vinho, e deixa a gua ao moinho. Bebe vinho, mas no bebas o siso. Bebidas fortes, homens fracos. Bela me e bela filha, disputas na famlia. Beleza e folia andam muitas vezes em companhia. Beleza sem bondade casa sem porte, nave sem vento, fonte sem gua. Beleza sem bondade no vale metade. Beleza sem virtude rosa sem cheiro. Bem ama quem no esquece. Bem canta Marta depois de farta. Bem come o vilo, se lho do. Bem dissimular, para bem governar. Bem dizer e bem ouvir arte de conversar. Bem dizer faz rir, bem fazer faz calar. Bem est o que bem acaba. Bem estou com meu amigo que come seu po comigo. Bem fazer nunca se perde. Bem jejua quem mal come. Bem mal ceia quem come por mo alheia. Bem parece o bem fazer. Bem prega Frei Toms, faamos o que ele diz, e no o que ele faz. Bem prega quem bem vive. Bem querer e bem fazer; muito importa para bem viver. Bem querer no ofender. Bem sabe a burra, diante de quem zurra. Bem sabe mandar quem bem sabe obedecer. Bem se lambe o gato, depois de farto.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 12/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

Bem torneada, no h mulher feia. Bem-vindo o hspede que no fica muito tempo. Bem-vindo seja quem d. Bendita a ferramenta que pesa mas alimenta. Benefcio oferecido vale mais que pedido. Bens mal adquiridos, ... vo como vieram. Besteiro mau, aos seus atira. Boa rvore no d ruim fruto. Boa bigorna no teme martelo. Boa demanda, m demanda: escrivo pela minha banda. Boa fama granjeia quem no diz mal da vida alheia. Boa leitura, tristeza cura. Boa mulher nunca est ociosa. Boa palavra custa pouco e vale muito. Boa porta com boas maneiras abrem portas estrangeiras. Boa romaria ou festa faz, quem em casa fica em paz. Boas contas fazem boas amizades. Boca de mel, corao de fel. Boca de rico, bolsa de pobre. Bocado comido no ganha amigo. Bocado engolido, sabor perdido. Boca que se beijou nunca mal se desejou. Bocejo longo ou fome, ou sono, ou ruindade do dono. Boda molhada, boda abenoada. Bolsa despejada, cara amargurada. Bolos e abraos de raparigas no se podem desperdiar. Bolo torto no perde o gosto. Bolsa aberta ganha cidades.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 13/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

Bolsa cheia, corao alegre. Bolsa de jogador no tem fecho. Bolsa vazia afugenta amigos. Bom comer traz mau dormir. Bom comer, trs vezes beber. Bom conselho desprezado h-de ser muito lembrado. Bom o que Deus d. Bom saber que po te h-de manter. Bom ter amigos, nem que seja no inferno. Bom exemplo, meio sermo. Bom livro, bom amigo. Bom nome melhor que riqueza. Bom poltico, mau cristo. Bom rei, se quereis que vos sirva, dai-me de comer. Bom saber calar, at ser tempo de falar. Bom tempo e mau tempo, no duram todo o tempo. Bom vinho escusa prego; bom peso faz vender o po. Bom vinho, m cabea. Bonitas palavras no engordam gatos. Borreguinha mansa, mama a sua teta... e a alheia. Branco , galinha o pe. Branco em Janeiro, sinal de pouco dinheiro. Burra velha no toma carreira, anda sempre da mesma maneira. Burro com fome, cardos come. Burro que geme, carga no teme. Burro velho no aprende lnguas. Burro velho no tem andadura, e se a toma, pouco dura.

C
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 14/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

Cabea vazia oficina do diabo. Cachorro velho no aprende truque novo. Cada cabea, uma sentena. Cada cor com seu paladar. Cada homem o arquiteto de sua prpria fortuna. Cada leito em sua teta. Cada louco com sua mania. Cada macaco no seu galho. Cada ovelha com sua parelha. Cada qual canta como lhe ajuda a garganta. Cada qual com seu igual. Cada qual sabe onde lhe doem os calos. Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso. Cada um d o que tem. Cada um por si, Deus por todos. Cada um puxa a brasa para a sua sardinha. Caiu na rede peixe. Caiu no saco gato. Caminho comeado meio andado. Camaro que dorme a onda leva. Candeia que vai frente alumia duas vezes. Co que late no morde. Casa arrombada , tranca na porta. Casa de ferreiro, espeto de pau. Casa de ferreiro, espeto de salgueiro. Casa de pais, escola de filhos. Casa o filho quando quiseres, a filha quando puderes. Casa onde no h po, todos brigam e ningum tem razo.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 15/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

Casa onde no entra sol, entra o mdico. Casa-te e vers: perdes o sono e mal dormirs. Casars, amansars e te arrependers. Cavalo dado no se olha os dentes. Cesteiro que faz um cesto faz um cento. Cobra que no anda no apanha sapo. Coice de gua no machuca cavalo. Coisa oferecida ou est podre ou est moda. Com fogo no se brinca. Comer e coar, s comear. Comer para viver, e no viver para comer. Confiana no se d e no se toma emprestado, conquista-se. Conforme se toca assim se dana. Contra a m sorte, corao forte. Corao que suspira no tem o que deseja. Cr de burro quando foge. Cria fama e deita-te na cama. Criaste, no castigaste, mal criaste. Custa os olhos da cara. Calati calo

D
Da guia mansa me livre Deus, da brava me livrarei eu Da discusso nasce a luz. Da ovelhinha me livre Deus, do lobo me livro eu. De algodo velho no se faz bom pano. De boas ceias, as sepulturas esto cheias. De boas intenes o inferno est cheio. De boas intenes o inferno est lotado, e o cu de boas obras
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 16/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

De boi manso me guarde Deus, que de bravo me guardo eu. De casa de gato no sai farto o rato. De Espanha, nem bom vento nem bom casamento. De graa s relgio trabalha, e assim mesmo quer corda. De graa, at tapa na cara. De graa s se d bom dia. De gro em gro a galinha enche o papo. De janeiro a janeiro o dinheiro do banqueiro. De manh a manh perde o carneiro a l. De mdico, poeta e louco, todo mundo tem um pouco. De pensar morreu um burro. De pequenino que se torce o pepino. Desde que felicidade ouviu o seu nome, corre pelas ruas tentando encontrar voc. De tosto em tosto vai-se ao milho. De uma boa conversa ningum escapa. Defunto quando acha quem carrega, balana Deitar cedo e cedo erguer d sade e faz crescer. Deixa estar, jacar, que a lagoa h de secar. Depois da batalha aparecem os valentes. Depois da calma vem a tempestade. Depois da meia noite, urubu vira frango. Depois da noiva casada no lhe faltam pretendentes. Depois da tempestade vem a bonana. Depois de casa roubada, trancas na porta. Depois de rapar no h o que tosquiar. Depressa o texugo vai, depressa o texugo morre. Descascar batatas fcil, difcil colocar a casca em seu devido lugar novamente. Desgraa pouca bobagem.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 17/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

Deus cura o doente e o mdico recebe o dinheiro Deus d a farinha, mas no amassa o po. Deus no l nas caras, e sim nos coraes Deus ajuda quem cedo madruga. Deus no come nem bebe,mas julga o que entende Deus d nozes a quem no tem dentes e d dentes a quem no tem nozes. Deus julga o que conhece,os homens, o que no conhecem Deus bom trabalhador mas gosta de quem o ajuda Deus deu, Deus o levou. Deus escreve certo por linhas tortas. Deus est em toda a parte, mas o diabo est nos detalhes. Deus est sempre do lado dos mais fortes. Deus inventou o futebol, mas o diabo o treinador. Deus me d pacincia e um pano para embrulhar. Deus no d a uma pessoa uma cruz maior do que a ele pode carregar. Deus nunca fecha uma porta que no abrisse outra. Devagar com o andor, que o santo de barro. Devagar se vai ao longe. Dinheiro na mo vendaval. Dinheiro no tem cheiro. Diz-me com quem tu andas que eu te direi quem tu s. Do homem o errar, da besta, o teimar. Dois bicudos no se beijam. Dois bom, trs demais. Dois erros no fazem um acerto. Dos males, o menor. Duas cabeas pensam melhor que uma.

E
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 18/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

com a carga cheia que a carruagem anda. culpado o que vai horta como o que fica porta. como tirar doce de uma criana. dando que se recebe. de pequenino que se torce o pepino. de pequeno que se faz grande. dos carecas que elas gostam mais. difcil agradar gregos e troianos. errando que se aprende. fcil educar os filhos dos outros. leve o fardo no ombro alheio. mais fcil aconselhar do que ajudar. mais fcil prometer do que dar. mais fcil voc com uma arma na mo do que dentro de um caixo. melhor andar a p do que montar em burro magro. melhor no soltar rojo antes do tempo. melhor prevenir do que remediar. melhor uma m acomodao do que um boa questo. melhor viajar no mar largo e fundo, do que viver das ms lnguas na boca do mundo. na sela que o burro conhece o cavaleiro. nos tempos maus que se conhecem os bons amigos. o amor que faz o mundo girar. preciso ver para crer. rico quem pouco precisa. Em ano geado, no h po dobrado. Em boca fechada no entra mosca. Em briga de marido e mulher no mete a colher. Em casa de enforcado, no fales em corda.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 19/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

Em casa de ferreiro, espeto de pau. Em casa de papudos, no falam os papos. Em casa onde no h po, at as migalhas vo. Em caso de necessidade, casa a freira com o frade. Em lagoa com piranha,jacar nada de costas. Em terra de Saci todo chute uma voadora. (Liu Kang) Em p de pobre que o sapato aperta. Em pouco, muito se diz. Em Rio que tem piranha,jacar nada de costas. Em Roma, faa como os romanos. Em tempo de guerra, mentira como terra. Em tempo de guerra, no se limpam armas. Em tempo de guerra, qualquer buraco trincheira. Em terra de cego, quem tem um olho rei. Em terra de padeiro, farinheiro faz sucesso. Em terra de passarinho pobre, a galinha chega primeiro. Em terra de saci, cala jeans cabem dois. Em terra que no tem carne, espinha de peixe picanha Em terreiro de galinha, barata no tem razo. Em time que est ganhando, no se mexe. Em traseira de mula e dianteira de frade ningum se fie. Enquanto h vento, molha-se a vela. Enquanto h vida, h esperana. Enquanto o pau vai e vem folgam as costas. Enquanto existir bobo, malandro no morre de fome. Entrada de leo, sada de co. Entre a pedra e o mar, quem se ferra o mourisco. Entre mortos e feridos, algum h de escapar.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 20/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

Entre o dizer e o fazer h um longo caminho a percorrer. Errar humano. Errar humano, perdoar divino. Errar humano.Persistir no erro burrice. Erudito sem obra nuvem sem chuva. Erva ruim, a geada no mata. Escreveu no leu, o pau comeu. Escuta os conselhos dos outros e segue o teu. Espera de teus filhos o que a teus pais fizeres. Est na hora da ona beber gua. Estamos todos no mesmo barco. Eu quero, eu posso, eu sou! Existem pessoas que nascem sorrindo, vivem fingindo e morrem mentindo.

F
Faa o que eu digo, mas no faa o que eu fao. Faa o que tiver de fazer, mas no faa errado. Faa que nem rdio velho, nem ligue. Falai no mal que ele sempre aparece. Falar mal dos outros fcil, difcil falar bem. Falar fcil, fazer que difcil. Falar prata, calar ouro. Falar sem pensar atirar sem apontar. Falem mal de mim, mas falem. Fala-se no diabo e aparece-lhe o rabo. Faz mais quem quer do que quem pode. Fazer o bem sem olhar a quem. F em Deus e p na tbua. Feliz e boa festa faz quem na sua casa est em paz.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 21/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

Feliz quem pensa no pobre e no fraco. Felizes aqueles que se reconhecem. Felizes so aqueles que encontram a sabedoria. Feio roubar e no poder carregar. Ferro se malha enquanto est quente. Fia-te na Virgem e no corras. Fia-te no diabo e morre virgem. Filhas, pretendentes porta. Filho de burro no pode ser cavalo. Filho de ona j nasce pintado. Filho de peixe, peixinho . Filho de peixe sabe nadar. Fihos criados, trabalhos dobrados. Fora da vista, fora da mente. Formiga quando quer se perder cria asa . Formosura pouco dura. Freiras e frieiras, co-las e deix-las.

G
Gaivotas em terra tempestade no mar. Galinha que canta que a dona dos ovos. Galinha velha faz bom caldo. Ganh-lo como um preto, gasta-lo como um fidalgo. Gato escaldado de gua fria tem medo. Gato escaldado tem medo de gua fria. Generoso como ningum aquele que nada tem. Grande gabador, pequeno fazedor. Grande nau grande tormenta. Gro a gro, enche a galinha ao papo.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 22/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

Guarda de comer no guardes que fazer. Guarda te do homem que no fala e do co que no ladra.

H
H males que vem para o bem. H mais olhos no mar do que viventes na terra. H mil modos de morrer e um s de nascer. H remdio para tudo menos para a morte. H sempre um chinelo velho para um p doente. H uma luz no fim do tnel. Haja fartura que a fome ningum atura. Hoje canto,amanha pranto Hoje com sade,amanha no atade Hoje de festa,amanha de enterro Homem pequenino, ou velhaco ou bom danarino. Homem prevenido vale por dois. Homem sem dinheiro um violo sem cordas. Hora de morrer no tem retardo. Hora de trabalhar pernas pro ar que ninguem de ferro. Humildade caminhar na verdade

I
Ignorante aquele que sabe e se faz de tonto. Inteno sem ao iluso. Ira e cobia no queiras hav-las por companheiras. Ir a l e ser tosquiado. ignorante aquele q sabe e se faz de tonto

J
Julgamos aos outros por seus atos e a nos mesmos por nossas intenes

pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios

23/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

K
Kelly, Kelly,no tens ursos e vendes pele

L
Ladro de tosto, ladro de milho. Lgrimas de herdeiro, risos sorrateiros. Ladro que rouba ladro tem cem anos de perdo. Laranja: de manh ouro, tarde prata, de noite mata. Laranja madura na beira da estrada est azeda ou tem maribondo. Lava mais gua suja do que mulher asseada. Leite de vaca no mata bezerro. Lenha de figueira rica de fumo, fraca de madeira. Ler e no entender negligenciar. Ler saber. Lngua no tem osso, mas quebra caroo. Lobo em pele de cordeiro. Lobo no come lobo. Longe dos olhos, longe do corao. Livros e amigos devem ser poucos, mas bons.

M
Macaco senta no toco para ver o rabo dos outros. Macaco velho no mete a mo em cumbuca. Madruga e vers, trabalha e ters. Maio frio e junho quente: bom po, vinho valente. Mais anda quem tem bom vento do que quem muito rema. Mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo. Mais fcil acender uma vela que amaldioar a escurido. Mais fcil o burro perguntar do que o sbio responder.
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 24/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

Mais fcil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no cu. Mais vale burro vivo do que sbio morto. Mais vale no dizer nada do que nada dizer. Mais vale amigo na praa do que dinheiro da caixa. Mais vale um cachorro amigo do que um amigo cachorro. Mais vale um mau acordo do que uma boa demanda. Mais vale um pssaro na mo do que dois a voar. Mais vale um p do que duas muletas. Mal vir que bem se far. Malandro o gato, que j nasce de bigode. Manda e faz, servido sers. Manh de nevoeiro, tarde de sol soalheiro. Maro marago, de manh inverno, tarde vero. Mate dois coelhos com uma cajadada. Mentira tem perna curta. Melhor acender uma vela no escuro do que praguejar contra a escurido. Mentira tem perna curta, mais corre que uma desgraa. Mentira tem perna curta e verdade anda a cavalo Muito riso, pouco siso. Muito riso, pouco juzo. Muito falar, pouco acertar. Muito falar, pouco pensar. Muitas vezes se diz melhor calando do que falando em demasia. Muitos entram lambendo e saem mordendo. Mulher com bigde, nem o Thunder pode. Mulher no volante, perigo constante. Sogra ao lado, perigo dobrado. Mulheres quando se jundam para falar da vida alheia, comeam em noite de lua nova e acabam em noite de lua cheia
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 25/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

N
No dura muito o homem rico e poderoso, semelhante ao gado gordo que se abate No s de po vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus Na adversidade que se conhecem os amigos Na terra do cego, quem tem um olho rei Nem tudo o que reluz ouro No vinho est a verdade Nunca diga; Desta gua no beberei. Nunca diga Nunca !

O
O abade onde canta, da janta O amor di, mas melhor ter dor no amor do que no amar O amor e a f nas obras se v O amor cego O amor como o sol, a nuvem o cobre, mas ele no se apaga O amor como um menino, comea brincando e acaba chorando O rudo faz pouco bem, o bem faz pouco rudo O temor de Deus o princpio da sabedoria Obra apressada, obra estragada Ovos e juras foram feitos para se quebrar O amor como a lua, quando no cresce, mngua

P
Pau que nasce torto nunca se indireita. Pacincia uma virtude.

Q
Quando um burro fala o outro baixa as orelhas Quem tem boca vaia Roma
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 26/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

Quem desdenha quer comprar Quem ri por ultimo ri melhor Quem no trabuca no manduca Quem se mete em atalhos mete-se em trabalhos Quem s uma ovelha tem, mil lobos a comem Quem v caras, no v coraes Quem a porcos se mistura, lavagem comem Quem tudo quer,tudo perde

R
Raposa que dorme no pega galinha Rei morto, rei posto Roupa suja se lava em casa

S
Santo de casa no faz milagre. Se trabalho desse camisa, jegue no andava nu. Suspiro de rato no derruba queijo. Ser humilde no saber ser diferente, e sim saber ser igual.

T
Tal pai, tal filho Todos querem um mundo melhor para os filhos, quando deveriam querer filhos melhores para o mundo

U
Um dia da caa, o outro do caador Uma andorinha s no faz vero Umbaba, quanto mais fina, maior o oco Urubu quando est infeliz, cai de costas e quebra o nariz

V
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 27/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

Vaso ruim no quebra Viva rica com um olho chora e com outro repenica Voz do povo, voz de Deus

X
Xales ao vento, donas ao relento Xarope bem feito, nem sempre surte efeito Xaxado s dana quem sabe

Z
Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades Zelo mostra o que o corao sente Zeloso que no sabe dar a capa, no tem bom zelo Zomba das cicatrizes quem nunca foi ferido Zombai com o tolo em casa, zombar convosco na praa Zombar dos bons conselhos dispor para as runas Zorro deitado no pega mosca Zurra o jegue, botam-lhe o cabresto Zurros de burro no chegam aos cus

Ver tambm
Livro dos Provrbios Provrbios (salomo)

notas
Adagios, proverbios, rifas, e anexins da lingua portugueza, tirados dos melhores autores nacionaes, e recopilados por ordem alfabetica por F.R.I.L.E.L. Nova ed. correcta e augmentada. Lisboa, Na Typ. Rollandiana, 1841. Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Anexo:Lista_de_provrbios&oldid=37136172" Categorias: Listas de lingustica Expresses de origem portuguesa Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 21h54min de 17 de outubro de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no
pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios 28/29

30/11/13

Anexo:Lista de provrbios Wikipdia, a enciclopdia livre

Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_provrbios

29/29

You might also like