You are on page 1of 14

Revista Chilena de Antropologa Visual - nmero 11 - Santiago, junio 2008 - 36/56 pp.- ISSN 0718-876x. Rev. chil. antroplo.

vis.

Tambores do sul: um projeto etnomusicolgico e audiovisual sobre as prticas musicais em comunidades remanescentes de quilombos no Rio Grande do Sul, Brasil Luciana Prass Introduo Aps anos e anos de intensa luta poltica dos movimentos sociais no Brasil, em especial do Movimento Negro Unificado (MNU), a Constituio de 1988, entre outras conquistas, garantiu a titularizao das terras s comunidades remanescentes de quilombos que as estivessem ocupando. A partir de ento iniciou no pas um grande movimento para reconhecimento e mapeamento destas comunidades, e posterior elaborao de laudos antropolgicos atravs do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA)1. No estado do Rio Grande do Sul (RS), os primeiros laudos antropolgicos para reconhecimento das comunidades quilombolas comearam a ser realizados apenas a partir de 20002. H mais de 100 comunidades quilombolas mapeadas no estado e at agora nenhuma delas recebeu o ttulo definitivo de suas terras. Porm, o processo de organizao social e luta poltica pelo reconhecimento enquanto comunidade quilombola, tem mudado radicalmente a vida cotidiana de muitas delas: pessoas de diferentes setores do governo, com certa freqncia, renem as comunidades para explicar as polticas do Estado, antroplogos passaram a conviver com os grupos para realizar laudos antropolgicos, uma profuso de Organizaes No-Governamentais (ONGs) est atuando em diversas frentes, promovendo oficinas de sade, cultura, agricultura e desenvolvimento sustentvel, e ativistas do Movimento Negro tm ajudado as comunidades a organizar suas associaes comunitrias. Como conseqncia, muitos grupos esto repensando e recriando sua etnicidade de maneiras originais. As prticas musicais, como sugere o etnomusiclogo Thomas Turino (2000: 4), oferecem uma janela aberta para refletir sobre esse momento histrico, por se tratarem de um meio direto de expreso de valores, identidades, e relaes sociais. Nesse sentido, a abordagem etnomusicolgica fornece um referencial terico privilegiado para pensar sobre isso. Em trabalho de campo iniciado em 2006, percorri diversas comunidades remanescentes de quilombos do Rio Grande do Sul em busca de grupos e indivduos envolvidos em prticas musicais msica. Nesse perodo, trs comunidades emergiram como espaos privilegiados para a reflexo etnomusicolgica e aceitaram minha insero como pesquisadora e musicista: Rinco dos Negros, em Rio Pardo; Casca, em Mostardas; e Morro Alto, em Osrio.

Dados oficiais apontam 743 reas de remanescentes de quilombos no Brasil, perfazendo um total de cerca de 2 milhes de habitantes distribudos em 30 milhes de hectares. Estimativas no-oficiais admitem a existncia de cerca de 2 mil comunidades. 2 Os primeiros laudos antropolgicos realizados no RS foram de Ilka Boaventura Leite (2000, 2002), realizado em Casca, na regio de Mostardas no extremo sul do estado; de Daisy Macedo de Barcellos et al. (2004), em Morro Alto, no litoral norte; e de Jos Carlos Gomes dos Anjos e Sergio Baptista da Silva (2004), nos quilombos de So Miguel e Rinco dos Martimianos na regio central do RS. Outras referncias importantes so os trabalhos de Roseane Rubert (2005), que mapeou vrias comunidades do estado, bem como a tese de doutorado de Iosvaldyr Bittencourt Junior (2006) sobre o maambique de Osrio.

2 Inicialmente, no Rinco dos Negros acompanhei o dia da Festa Escrava, em comemorao ao Dia da Abolio, que culminou com a cerimnia do Quicumbi3. Em Osrio, participei da Festa de Nossa Senhora do Rosrio, onde o Maambique4, desde o final do sculo XIX, a cada ano recriado por seus tamboreiros e danantes. Em Casca, venho acompanhando as vivncias musicais da comunidade, muito associadas cultura dita gacha ou gauchesca, alm do Terno de Reis que, segundo os casqueiros, seria uma das praticas musicais dos antigos. Nestas comunidades, alguns atores sociais vivenciam a msica de maneira especial: como coordenadores ou mestres de grupos (de Quicumbis, de Maambiques, de Ternos de Reis, etc), como instrumentistas, tamboreiros, cantores, danantes, construtores de instrumentos, ou ainda, como participantes rituais ou pblico de apresentaes musicais. Estes tm sido os principais colaboradores do projeto. Nas permanncias nas comunidades, atravs de observaes acompanhadas de dirios de campo, entrevistas, fotografias e gravaes em udio e vdeo, bem como do compartilhamento de prticas musicais5, tenho aprendido com eles sobre seus repertrios e prticas musicais preferidas e sobre os sentidos individuais e coletivos dessas escolhas. Com o acompanhamento desses personagens e a ampliao da rede de relaes a partir do convvio etnogrfico, pretendo desvelar as trajetrias, genealogias, formas de ensino e aprendizagem, bem como o lugar da msica na agenda destes grupos de remanescentes de quilombos que lutam por terem seus direitos reconhecidos. Neste artigo levanto algumas questes sugeridas pelos sons e imagens registrados em campo atravs de meios audiovisuais. Buscando potencializar essa discusso, parto de recortes de um dirio de campo do Rinco dos Negros6 para pontuar reflexes tericas que contemplam tambm os outros cenrios da pesquisa. Tambores? Rinco dos Negros, domingo, 25 de maio de 2006. Fui at o Rinco dos Negros pela primeira vez em funo de uma cerimnia de Quicumbi que seria realizada no ltimo domingo de maio, em comemorao retroativa ao dia 13, Dia da

Lus da Cmara Cascudo, em 1962, a partir de dados recolhidos pela Associao Rio Grandense de Msica j trazia referncias ao Quicumbi do Rinco: no RS diz-se Quicumbi (Maquin, em Osrio, [e no] Rinco dos Panta, no Rio Pardo) e Ensaio em Bojuru, So Jos do Norte (Cascudo, 1962: 255). 4 Segundo Corra, o Maambique um auto popular em que, por meio de cnticos e danas, os negros da cidade de Osrio, no RS, homenageiam a N. S. do Rosrio e coroam o Rei do Congo e a Rainha Jinga. Trata-se de uma forma regional das congadas que se espalham por todo o Brasil (congos, cacumbis, maracatus, etc.) (Corra, 1998: 17-18). 5 O violo e as percusses que carrego comigo tm sido instrumentos importantes de aproximao com os quilombolas e do desvelamento de minha identidade de musicista e pesquisadora frente a eles. Tocando juntos compartilhamos dificuldades tcnicas, repertrios, acordes, melodias, ritmos, estticas e vises de mundo. 6 Registro antropolgico importante sobre o Rinco dos Negros a dissertao de mestrado de Rui Leandro da Silva Santos: Festa de Nossa Senhora Imaculada da Conceio: articulao, sociabilidade e etnicidade dos negros do Rinco dos Pretos no municpio de Rio Pardo RS. Porto Alegre: PPG - Antropologia Social, 2001.

3 Abolio. Cerca de 150 km entre asfalto e estrada de cho nos levaram ao Passo do Pai Pedro, interior de Rio Pardo, RS, onde fica a casa do Seu Joci David7, o responsvel pela festa. Da porteira a ser transposta para chegarmos at a casa j se ouvia msica. Vozes, violo, acordeon, pandeiro, agog, bateria, cuca e tambores. A msica, uma valsa, com vozes cantando em intervalos de teras, soava como um mix entre bandinha alem e msica regionalista gacha, ressemantizadas naquele contexto a partir do uso de instrumentos musicais tomados de diferentes contextos: acordeon e violo so comumente encontrados em grupos de msica gauchesca; bateria, atualmente, no interior do RS, pode ser encontrada em quaisquer tipos de conjuntos de baile ou ainda em bandas de rock e msica popular; cuca, pandeiro e tambores normalmente so associados a msicas como samba e pagode ou a prticas identificadas com a religiosidade afro-brasileira8.

Luciana Prass, 2006, Rinco dos Negros, Rio Pardo, RS.

Luciana Prass, 2006, Rinco dos Negros, Rio Pardo, RS

Os msicos sonorizavam a festa aps o almoo que j terminara. Um grupo animado de pessoas danava enquanto outro, sentado mesa, bebia e conversava. Esse momento musical marcava o tempo at o momento seguinte que seria o Quicumbi propriamente dito, que ocorreria tardinha, antes do sol se pr, como esclareceu Adair, o presidente da associao quilombola (...) Essa primeira ida a campo j apontava para o fato que vem se confirmando cada vez mais - de que minha expectativa inicial em encontrar tambores entre as comunidades quilombolas como nicos objetos sonoros da cultura material do grupo, o que remeteria a certos repertrios e a certas formas de fazer msica, no passava de um essencialismo equivocado. O socilogo ingls Paul Gilroy (2001: 18) faz um crtica contundente contra o poder coercitivo e autoritrio que v os afro-descendentes do mundo e, conseqentemente, suas prticas sensveis no apenas contingentemente similares, mas permanentemente e irredutivelmente as mesmas. E vai mais fundo quando fala das prticas corporais dos afro-descendentes na dispora - s quais
Quero registrar meu agradecimento Dona Marina Souza da Silva, Dona Romilda de Souza Machado e, especialmente, ao Seu Joci David e seu sobrinho, Adair David, pela generosidade com que tm me recebido e contado as histrias do Rinco dos Negros. 8 Aqui a expresso religiosidade afro-brasileira engloba as manifestaes tidas como de origem africana, no caso do RS, o batuque, mas tambm as expresses do catolicismo popular brasileiro, como o maambique, os quicumbis e as congadas.
7

4 podemos conectar as musicalidades: os racismos que codificaram a biologia em termos culturais tm sido facilmente introduzidos com novas variantes que circunscrevem o corpo numa ordem disciplinar e codificam a particularidade cultural em prticas corporais (Ibidem: 19). Parafraseando essa idia, a ordem disciplinar musical conectaria autoritariamente este grupo tnico a certas prticas essencializadas. Seu conceito de dispora vai radicalmente contra essas formas essencialistas de conceituar a cultura, a identidade e a identificao. Diferenas dentro do coletivo em questo no podem ser indefinidamente reprimidas em prol de que se maximize as diferenas entre esse grupo em particular e os outros (Gilroy, 2001: 17). Os tambores podem ser pensados com a metfora musical desse essencialismo. Apesar do trabalho de campo estar apontando para um processo de retomada das msicas dos antigos nas comunidades quilombolas do RS, o espectro to variado de instrumentos musicais que venho encontrando, denuncia prticas musicais tambm heterogneas e hibridizadas. Tambores, maaquaias, cucas e agogs convivem com acordeons, violes, guitarras e contrabaixos, plugados ou no em aparelhos e caixas de som muitas vezes adaptados pelos prprios msicos para esse fim. O rdio uma presena constante enquanto a TV no uma regra nas casas quilombolas, at porque em alguns locais a luz eltrica recm foi instalada9. Em cada comunidade, suas prticas tradicionais dialogam e transitam com as sonoridades regionais demonstrando diferentes formas de vivncia da etnicidade. Em Osrio, por exemplo, no primeiro dia da novena, os jovens danantes do Maambique, depois de buscarem a Rainha Jinga e o Rei do Congo em suas casas, cantando e danando em procisso Nossa Senhora do Rosrio, deixaram os instrumentos rituais no altar da bandeira e com pandeiro, cubana e vozes, sonorizaram o tempo vazio at o almoo, cantando e danando sambas e pagodes da mdia. No presente etnogrfico, tradio e modernidade formam um mosaico de relaes aparentemente cacofnicas que precisa ser analisado a partir dos sentidos dados pelos prprios atores sociais. Como coloca o socilogo Michel Bozon, para descrever a msica realizada por grupos distintos no suficiente tratar seu repertrio em suas especificidades tcnicas, mas principalmente mostrar qual o estilo de vida e de sociabilidade colocado em ao com [determinada] prtica musical (Bozon, 2000: 153). Nesse caso, o que significa essa mixagem de sons e msicas? O que muda com a cmera na mo? (...) Em seguida pedi licena e liguei a cmera de vdeo. De minha interferncia na cena como pesquisadora emergiu um vanero, composio do senhor gaiteiro, explicaes do Seu Adair sobre como construra a cuca e os demais instrumentos de percusso para o Quicumbi e uma performance especial de dana e toque de pandeiro de Patrcio.

A instalao de luz eltrica faz parte do conjunto de polticas afirmativas destinadas s comunidades quilombolas no Brasil.

Luciana Prass, 2006, Rinco dos Negros, Rio Pardo, RS.

Depois de ouvir histrias das terras que ora so reivindicadas pela comunidade do Rinco, retornamos casa do Seu Joci e l Dona Marina e Dona Romilda, depois de expressarem a alegria em finalmente estar chegando a luz eltrica ao Rinco10, cantaram duas canes de Quicumbi que lembravam de memria e que haviam aprendido com os mais velhos (...).

Luciana Prass, 2006, Rinco dos Negros, Rio Pardo, RS.

certo que a presena da cmera e do pesquisador que filma interfere na cena. Isso j foi exaustivamente discutido pela literatura de Antropologia Visual. Mas como dar conta dessa polifonia de sons e imagens do campo sem o equipamento audiovisual? E, ao mesmo tempo, como bem colocou uma colega em aula11, como fotografar esse armrio que tem tantas histrias que guarda tantas memrias, as roupas do primeiro filho?. Em artigo de 1995, a antroploga Ana Luiza Carvalho da Rocha j questionava a produo intelectual do mundo como mera operao objetiva (Rocha, 1995: 85). Defendendo a produo de imagens como parte importante e indita desta produo, propunha que o avano nas narrativas etnogrficas atravs do pensamento imagtico, permitiria ao antroplogo adquirir

10

Na casa do Sr. Joci o poste de luz havia sido colocado na vspera, mas a luz ainda no estava ligada. Dona Marina comentou sobre isso: 64 anos luz de vela. 11 A colega citada Anelise Guterres, mestranda em Antropologia Social pela UFRGS, e sua fala ocorreu durante um seminrio de Antropologia Visual na UFRGS, coordenado pelas professoras Cornlia Eckert e Ana Luiza Carvalho da Rocha.

6 maior competncia no entendimento da esttica que rege a dramtica das diversas formas de vida social (Ibidem: 85). Ao longo do texto a autora chamava a ateno para dois aspectos em especial: em primeiro lugar que a linguagem visual na antropologia precisa ser pensada longe do realismo que busca explicar os dados do campo de pesquisa; em segundo, que a imagem parte integrante do texto etnogrfico, denunciando o que existe de desconhecido e inacabado na sua escritura (Ibidem: 87). Assim sendo, o carter indecifrvel da linguagem visual que configura a imagem-texto etnogrfica e que a revela como parte integrante do patrimnio imaginrio da humanidade (...). Eis porque aponto para a urgncia de uma reflexo mais ampla sobre o lugar e o sentido da imagem nas diversas escrituras antropolgicas, tendo presente que o cientista opera a dentro de um universo que no nem totalmente apreensvel pela sua pura percepo intelectual, nem completamente perceptvel pelos seus sentidos (Ibidem: 87). Em relao interferncia do equipamento, algumas propostas de produo flmica (como em MacDougall, por exemplo), buscam tornar a cmera uma presena cotidiana na pesquisa, objeto do compartilhamento da vida social. Para o autor, ... relativamente fcil quando os eventos atraem mais ateno do que a cmera []. A prtica usual gastar muito tempo com um sujeito at que ele perca o interesse na cmera []. O objetivo no simplesmente apresentar a viso nativa, nem invadir voyeuristicamente a conscincia de seus indivduos, mas olhar o comportamento social, e certamente a cultura, como um processo contnuo de interpretao e re-inveno (MacDougall, 1998: 128 e 95)12. Alm disso, do ponto de vista metodolgico, o uso constante da cmera em campo , para alm dos dirios, tambm uma forma de escrita dessa visualidade, dessa experincia, dessas memrias dos momentos vividos em campo que extrapolam a prpria imagem fixada pela cmera. Para Eckert e Rocha, o uso sistemtico da cmera fotogrfica ou da cmera de vdeo [...] objetiva a reconstruo de uma narrativa a partir da prpria temporalidade do registro da imagem no instante em que o acontecimento se desenrola sob nossos olhos, o que desencadeia a presena de todas as outras imagens que nos habitam em momentos e situaes anteriores quando o olho que registrava no era o da cmera, mas o olho humano repleto de pequenas impresses mnsicas, experincias sensoriais, evocao de imagens de outras cenas urbanas, em outros bairros, cidades e pases (Eckert & Rocha, 2001: 24). Nesta pesquisa, os udios, as fotografias e vdeos tm sido elementos fundamentais nas trocas com os informantes, gerando comentrios e reflexes que seriam impensveis longe do dilogo com o Outro. Essas pequenas devolues sistemticas contribuem para a ampliao da qualidade
12

No original: this is relatively easy when the event attracts more attention than the camera [...]. The usual practice is to spend so much time with ones subjects that they lose interest in the camera. [...] The goal is not simply to present the indigeneous view, nor to invade voyeuristically the consciousness of their individuals, but to see social behavior, and indeed culture, as a continuos process of interpretation and re-invention.

7 das relaes humanas destes encontros etnogrficos e comprometem o pesquisador com a representao deste Outro que ele vai construindo ao longo do trabalho de campo e tambm depois, ao narrar e recontar o vivido. O Quicumbi do Rinco e a recuperao do histrico O meu problema maior conservar - como eu sempre t dizendo - conservar os histrico, eu sou muito do histrico. [...] o mesmo que a gente conservar, se lembrar do nosso pai, a nossa me, a nossa v que morreu mas se lembrar: morreu mas eu tive a minha v, eu tive a minha me, alguma coisa assim... (Seu Joci, comunicao pessoal em setembro de 2006).

Luciana Prass, 2006, Rinco dos Negros, Rio Pardo, RS.

(...) Logo em seguida iniciou-se a movimentao para a preparao do Quicumbi. Os msicos pararam de tocar, os presentes se dirigiram para uma parte do terreno em que havia sido organizado um cenario especial para a performance, demarcado por um fio em que se via um tronco com uma corrente pendurada. Seu Joci comeou dizendo que antes da dana do Quicumbi, seria feita uma leitura de um texto sobre a histria da escravido no Brasil. Depois disso, ele tirou a camisa, os sapatos e arregaou a cala dizendo que nesta poca [da escravido] negro no tinha roupa e foi para o tronco escoltado por um senhor branco com um chicote, simulando ser um capataz. Depois de simular o castigo no tronco e de demonstrar como era feita a aragem dos terrenos para o plantio e como se carregavam os sinhs de um lugar para outro, Seu Joci recolocou a camisa e disse agora ns vamos danar o Quicumbi, a negro j estava de camisa, a ns j era livre, j tinha roupa.

Luciana Prass, 2006, Rinco dos Negros, Rio Pardo, RS.

Nessa parte, integraram-se ao grupo trs senhoras. Uma delas carregava uma boneca de pano13. Seu Joci, tocava a cuca, Adair, o reco-reco, um jovem, um tambor pequeno, e o capataz e outro jovem danavam e cantavam.

Luciana Prass, 2006, Rinco dos Negros, Rio Pardo, RS.

Danaram em roda e cantaram duas cans: Bem-te-vi de Rosa e Ka Nina Nu (...). ... certo que as demandas do Estado, atravs das aes decorrentes da instituio do artigo 68 da Constituio Federal do Brasil (de 1988) que garantiu o direito terra aos remanescentes de quilombos, vm indiretamente promovendo no seio dessas comunidades a necessidade de uma exacerbao de suas diferenas tnicas, atravs da recuperao de seus arsenais culturais diacrticos em relao sociedade envolvente. Esse retorno s origens, a uma africanidade mtica, ainda que no seja uma regra entre os quilombolas, o que as antroplogas Bandeira e Dantas, etnografando a comunidade de Furnas do Dionsio14, no interior do Mato Grosso do Sul, afirmam que o campo permitiu identificar. (...) O paradigma africano da ordem invisvel [] como alicerce sobre o qual, incorporando crenas e influncias religiosas de outras matrizes culturais, os negros (...) [desta comunidade] constrem sua percepo de mundo e do seu ser no mundo. A conservao de elementos de culturas africanas (...) no determinante na caracterizao histrico-antropolgica de uma comunidade rural negra como remanescente de quilombo. No pode, contudo, ser ignorada nem relegada a segundo plano (...) (Bandeira & Dantas, 2002: 245). Aps um longo perodo sem performatizar o Quicumbi, assim como as histrias contadas pelos antigos sobre as origens da comunidade, ele est sendo recriado por Seu Joci. A hiptese que se configura que devido visibilidade crescente das comunidades quilombolas no Brasil, especialmente na ltima dcada, elas esto refletindo sobre si mesmas, reconstituindo suas
13

A boneca na mitologia de vrios povos africanos smbolo de fertilidade, portanto, um cone do feminino em culturas tradicionais. A maioria dos povos africanos no as v de forma ldica apenas, mas como possuidoras de conotaes mgicas e religiosas, tratadas com respeito, enfeitadas e cuidadas, at mesmo banhadas como as prprias meninas que as possuem. Tamanha a importncia da boneca no Quicumbi do Rinco dos Negros que Adair o definiu como canto, dana, instrumentos e a boneca, apesar de no explicar-me exatamente os motivos. 14 Furnas de Dionsio fica na regio da serra de Maracaju, a 40 km da cidade de Campo Grande (MS).

9 histrias, suas prticas, em um processo de auto-percepo e etnognse. para o que aponta a fala de Seu Joci a respeito da dana do Quicumbi: era a que os negros, depois que comearam a fazer a Igrejinha aqui [Igreja de Nossa Senhora da Conceio dos Negros], a primeira dana que eles inventaram, os negro, que eles danaram, foi essa dana [do Quicumbi]. Foi inventada dos negros, os negros escravos (Seu Joci, comunicao pessoal em setembro de 2006). O trabalho de campo vem demonstrando que estas comunidades, aps mais de um sculo de convvio com outros grupos tnicos, tm buscado retomar as msicas das origens, aprendidas com os mais velhos, nos tempos da escravido ou logo depois da Abolio, porque muitas delas esto refletindo sobre isso e mesmo descobrindo sua msica e sua histria apenas recentemente. A memria musical, assim como a memria coletiva em relao a diferentes aspectos da vida do grupo est sendo redescoberta e recriada. Seu Adair contou que seu pai construa instrumentos. Eu olhava o que meu pai fazia e eu ia guardando na cuca. Seu Joci completou: os instrumentos [do Quicumbi] essa cuca, o tambor e um reco-reco. os instrumentos histricos. (...) Fiz baseado no que os velhos usavam. [...]Estavam querendo mudar o Quicumbi, botar outros instrumento no meio e eu e ele aqui [referindo-se ao Seu Adair] no [deixamos]. (comunicao pessoal em maio de 2006). [...] Ento, baseado no que vem vindo de trs pra diante, como diz o ditado, os escravos j faziam as coisas manual e deixaram aquela [aquele modelo de cuca] pra ns tambm. E o meu cunhado [Seu Adair], o pai dele que era o que mais ajudava a danar e puxava por essas coisas tradicional e ele era um dos espertos (Seu Joci, comunicao pessoal em setembro de 2006). Porm, a fala de Seu Joci aponta tambm para uma tenso no interior da prpria comunidade. Quando expressa sua desaprovao ao fato de que estavam querendo mudar o Quicumbi, botar outros instrumentos no meio, ele chama a ateno para a questo de que no sem conflitos que ele tem procurado conservar o histrico. Essa questo sobre o histrico e o moderno e que, em relao s prticas musicais justifica o que pode e o que no pode ser feito no contexto dos rituais faz parte dos discursos dos quilombolas em diferentes comunidades do Rio Grande do Sul. Em Osrio, por exemplo, enquanto observvamos jovens maambiqueiros cantando e tocando pagodes da mdia, o antroplogo Iosvaldyr Bittencourt Jr.15 comentou que antigamente no s os instrumentos sagrados precisavam ficar no altar, em silncio, quando os momentos rituais eram interrompidos, como os danantes precisavam tirar as roupas do Maambique se quisessem tocar outras msicas. Em Casca, Manguicho, um dos antigos praticantes do Terno de Reis, expressou essa tenso em termos da relao da comunidade com o poder pblico local. [Em Palmares] o delegado proibiu de cantar Terno. Eu cheguei nele: - Delegado, como que o senhor vai proibir o Terno? [Resposta do delegado] - Se o Terno cai aqui vai ser preso! Chegamo l [em Palmares], no pode cantar porque o delegado prende o Terno. - Como? No nem por

Logo depois Iosvaldyr finalizou e defendeu sua tese de doutorado: Maambique de Osrio entre a devoo e o espetculo: no se cala na batida do tambor e da maaquaia. Porto Alegre: PPG Antropologia Social/UFRGS, 2006.

15

10 mim, pelo meu pai que isso coisa desde o comeo do mundo (Manguicho, conversa coletiva em janeiro de 2007). O conceito de antimodernidade, desenvolvido por Gilroy (2001) pode ajudar a pensar sobre estas tenses. Para o autor, a antimodernidade no denotaria, sob seu ponto de vista, uma tradio pura, tampouco a manuteno de uma africanidade pr-colonial, mas sim, uma postura em relao ao passado que alimenta as vivncias contemporneas onde as expresses culturais so recriadas, reinventadas, ressemantizadas. Neste sentido, nomear as comunidades remanescentes de quilombolas como antimodernas no significa consider-las como isoladas ou intactas em relao modernidade, mas antes, demonstrar o processo atravs do qual, os encontros por elas experimentados salientaram os contrastes e as fronteiras em relao sociedade envolvente (Anjos et al., 2004: 110-111). Dos sons e imagens do campo reflexo etnomusicolgica Quicumbis, Maambiques, Ensaios de Promessas, Festas do Divino, Ternos de Reis e Batuques, em menor ou maior intensidade, fazem parte da literatura sobre a musicalidade dos afrodescendentes gachos desde o incio do sculo passado16. Apesar da existncia destas referncias, os poucos pesquisadores estudiosos destas temticas musicais ou msico-coreogrficas olhavam para elas desde um paradigma folclorista, que foi a primeira forma de aproximao s msicas populares e folclricas desde um ponto de vista etnomusicolgico. Este paradigma, entretanto, decorria de uma concepo isolacionista (Ewald, 2004: 50), no sentido de que havia a presuno de que comunidades isoladas manteriam sua linguagem e suas tradies musicais intactas, genunas e autnticas. Ao pesquisador caberia ento registrar essas expresses musicais para ento preserv-las, resguardando-as dos contatos com a modernidade. Hoje, entretanto, a viso contempornea sobre estes tecidos culturais transformou o paradigma de pesquisa. Para Anjos, esses preciosos fragmentos que uma viso folclorista veria como sobrevivncia no se apresentam hoje como textos intactos e completos preservados, apesar do tempo. A fora persuasiva com que esses tecidos culturais mantm vinculados os membros da comunidade [...] est menos em sua pureza original do que em seu carter de cultura dissidente em relao formao hegemnica do entorno, sustentculo para estratgias de resistncia ao aprisionamento do trabalho (Anjos et al., 2004: 41). Se nos anos 60, com Alan Merriam, a Etnomusicologia passou a ser entendida inicialmente como o estudo da msica na cultura e depois como cultura, contemporaneamente, assim como as
16

At o momento, o registro mais antigo que encontrei de 1924, sobre o maambique de Osrio, e encontrase no Dicionrio do Folclore Brasileiro (1962), de Cmara Cascudo. Entretanto, Dante de Laytano, em 1945, afirmava que as Congadas de Osrio teriam origem talvez, da segunda metade do sculo XVIII, pois no se pode pensar numa colonizao regular do Rio Grande antes, mas que elas tiveram grande voga no segundo imprio e, embora sofrendo a destruio do tempo, chegaram at nossos dias (Laytano, 1945: 10). Norton Corra afirma que o Moambique, juntamente com o culto religioso do batuque a mais forte manifestao da cultura afro no RS (Corra, 1998).

11 demais reas do saber, tem colocado suas certezas tericas em constante estado de vigilncia epistemolgica, transformando as possibilidades de olhar para os objetos e para os sujeitos musicais. Dvida e ceticismo acerca das condies polticas e histricas da constituio da teoria etnomusicolgica, ateno reflexiva prtica de trabalho de campo e considerao vigorosa a modos alternativos de expresso etnogrfica, escrita, gravada, filmada (...) (Stokes, 2001: 21), tm participado do processo auto-reflexivo da etnomusicologia atual. Clyde Mitchell, que em 1956 estudou a dana Kalela na regio do Cinturo do Cobre (Copperbelt), antiga Rodsia do Norte (hoje Zmbia), ao mesmo tempo em que afirmava o papel fundamental do binmio msica/dana na representao da comunidade, expressando e estruturando as relaes das partes no todo, homens e mulheres, tradio e modernidade, indivduos e coletividade, foi um pioneiro ao problematizar as relaes tnicas entre brancos e negros da regio, atravs da dana (Mitchell, 2005 [1956]). Nos anos 60, as temticas relativas ao conceito de etnicidade (s quais Mitchell j apontava na dcada anterior) so ressignificadas a partir da publicao de Grupos tnicos e suas fronteiras (1969), pelo antroplogo Friedrik Barth. Com esta obra, Barth transformou a viso que havia sobre grupos tnicos, calcada em caractersticas de racialidade e modificou a noo de que o isolamento geogrfico e social, a homogeneidade e a falta de inter-relaes com outros grupos tnicos, seriam fatores cruciais para a manuteno das tradies culturais ao longo do tempo. Ao contrrio, Barth esclareceu que as identidades dos grupos minoritrios decorrem de intenso processo de negociao e demarcao de suas fronteiras, pontuando socialmente quem de dentro e quem de fora do grupo. Em 1994, refletindo sobre o impacto de sua publicao, Barth reiterou etapas metodlogicas que permanecem teis para pensar a etnicidade ainda hoje, dentre as quais a opo por abordar a identidade tnica como uma caracterstica da organizao social mais do que como uma nebulosa expresso da cultura (Barth, 2003 [1994]: 20). De um paradigma em que se entendia a etnicidade como um processo de categorizao, a partir do qual diferena social produzia diferena cultural e, portanto, no campo da msica, gerando homologias que ligavam uma estrutura social especfica a um estilo musical especfico, passou-se a outro momento, em que os repertrios musicais so entendidos como meios de produzir diferena em um todo mais complexo e plural de relaes sociais (Carneiro da Cunha, 1986; Carvalho, 1994; Carvalho & Segato, 1994). A ateno produo de diferena na anlise cultural tem sido acompanhada pela vigilncia epistemolgica em relao questo da representao. Para etnomusiclogos como Guilbault (1997) e Stokes, (1994), a performance musical tem sido vista cada vez mais como um espao no qual significados so gerados e no simplesmente refletidos; marcas tnicas, como outras, so produtos da negociao de processos mltiplos e historicamente constitudos de construo das diferenas (Stokes, 2001: 22). Esse tipo de postura tem dividido o foco entre o projeto desconstrutivo ps-moderno (especialmente no Primeiro Mundo), no qual identidades individuais e coletivas so mostradas como relativas, historicamente mveis, e culturalmente construdas; e a demanda de luta poltica

12 fora da universidade (especialmente no Terceiro Mundo), na qual a pesquisa, a produo escrita e, recentemente, a produo audiovisual, so geradas estrategicamente para participar das lutas polticas dos grupos minoritrios. No Brasil, muitos etnomusicolgos tm se envolvido, por exemplo, na realizao de inventrios de bens culturais17 para o Estado e em projetos participativos envolvendo os prprios atores sociais no agenciamento das pesquisas (Arajo, 2005). O interesse na etnicidade nesse projeto vincula-se s relaes entre a Etnomusicologia acadmica e formas de pesquisa musical dialgicas e participativas, entendidas como construes que implicam uma relao de mo dupla entre a reivindicao cultural e a reivindicao poltica (Tugny & Queiroz, 2006; Lhning, 2006). H ainda um longo caminho a trilhar em relao a formas de pensar a etnicidade atravs das expresses musicais de diferentes grupos, bem como sobre como representar sonora e eticamente estas alteridades. Eckert e Rocha (2005), falando do compromisso da restaurao da voz do Outro chamam a ateno para o fato que o encontro etnogrfico tem a grandeza do dom da escuta (Eckert & Rocha, 2005: 54). Nesse sentido, o compromisso tico do antroplogo/ etnomusiclogo perpetuar e projetar as palavras e os sons para alm daquele que as enuncia. Como fazer isso o desafio. Referncias citadas Anjos, Jos Carlos Gomes dos & Silva, Sergio Baptista da (org.). 2004. So Miguel e Rinco dos Martimianos: ancestralidade e territorialidade negra. Editora da UFRGS, Porto Alegre, Brasil. Arajo, Samuel. Samba e coexistncia no Rio de Janeiro contemporneo. 2005. In: Ulha, Marta & Ochoa, Ana Maria (orgs.). Msica popular na Amrica Latina pontos de escuta. Editora da UFRGS, Porto Alegre, Brasil. Bandeira, Maria de Lourdes & Dantas, Triana de Veneza Sodr e. Furnas de Dionsio (MS). 2002. In: ODwyer, Eliane Cantarino (Org.). Quilombos: identidade tnica e territorialidade. FGV: ABA, Rio de Janeiro, Brasil. Barth, Friedrik. 1969. Ethnic Groups and Boundaries. The social organization of cultural difference. London University, Atten e Unwin, Bergen, Inglaterra. ______________. Temticas permanentes e emergentes na anlise da etnicidade. 2003 [1994]. In: Vermeulen, Hans & Govers, Cora (org.). Antropologia da etnicidade. Para alm de Ethnic Groups and Boundaries. Fim de Sculo, Lisboa, Portugal, pp. 18-44.

Como Carlos Sandroni, com o samba de roda do Recncavo Baiano (2005) e Elizabeth Travassos, Letcia Vianna e Edilberto Fonseca (2005) com o viola-de-cocho de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, para citar alguns exemplos. Outra referncia importante sobre as implicaes ticas, sociais e polticas em relao realizao de inventrios de bens imateriais o livro organizado por Rosngela Pereira de Tugny e Ruben Caixeta de Queiroz (2006), a partir do Encontro Internacional de Etnomusicologia: Msicas Africanas e Indgenas no Brasil, realizado em Belo Horizonte, em 2000.

17

13 Bittencourt Junior, Iosvaldyr (Dr.). Maambique de Osrio entre a devoo e o espetculo: no se cala na batida do tambor e da maaquaia. Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2006. Bozon, Michel. Prticas musicais e classes sociais: estrutura de um campo local. Em Pauta, Programa de Ps-Graduao em Msica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), V. 11, N. 16-17, abr./nov., pp. 147 174, 2000. Carneiro da Cunha, Manuela. 1986. Antropologia do Brasil: mito, histria, etnicidade. Brasiliense, So Paulo, Brasil. Carvalho, Jos Jorge de. 1994. Black music of all collors: the construction of black ethnicity in ritual and popular genres of Afro-Brazilian music. In: Bhague, Gerard. (org.) Music and black ethnicity: the Caribean and South Amrica. North-South Center Press, University of Miami, Miami, Estados Unidos. pp. 187-206. Carvalho, Jos Jorge de. & Segato, Rita Laura. Sistemas abertos e territrios fechados: para uma nova compreenso das interfaces entre msica e identidades sociais. Srie Antropolgica, Revista do Departamento de Antropologia. Univesidade Federal de Braslia (UNB), N. 164, pp.1-11, 1994. Cascudo, Lus da Cmara. 2000 [1994]. Dicionrio de Folclore Brasileiro. MinC/Global Editora, So Paulo, Brasil. Corra, Norton. O Maambique de Osrio (encarte de CD). 1998. In: Segredos do Sul: documentos sonoros brasileiros. Instituto Ita Cultural/Associao Cachuera, So Paulo, Brasil. Eckert, Cornlia & Rocha, Ana Luiza Carvalho da. 2005. O tempo e a cidade. Editora da UFRGS, Porto Alegre, Brasil. __________________________________________. Etnografia de rua: estudo de antropologia urbana. Iluminuras, Banco de Imagens e Efeitos Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, N. 44. 2001. Ewald, Werner (Dr.). Walking and Singing and Following the Song: Musical Practice in the Acculturation of German Brazilian in South Brazil. Faculty of the Lutheran School of Theology, Chicago, 2004. Gilroy, Paul. 2001 [1993]. O atlntico negro: modernidade e dupla conscincia. Editora 34, So Paulo, Brasil. Guilbault, Jocelyne. Interpreting World Music: A Challenge in Theory and Practice. Popular Music, N. 1, Vol. 16, jan., pp. 31-44,1997. Laytano, Dante de. 1945. As congadas do municpio de Osrio (textos musicais e versos coligidos de Castro, nio de Freitas e). Associao Riograndense de Msica, Porto Alegre, Brasil.

14 Lhning, Angela. 2006. Etnomusicologia brasileira como etnomusicologia participativa: inquietudes em relao s msicas brasileiras. In: Tugny, Rosngela Pereira de & Queiroz, Ruben Caixeta de (org.). Msicas Africanas e Indgenas no Brasil. UFMG, Belo Horizonte, Brasil. pp. 59 70. MacDougall, David. 1998. Transcultural cinema. Princeton University Press, Princeton, New Jersey:, Estados Unidos. Merriam, Alan. 1964. The Anthropology of Music. Northwestern University Press, Evanston, Estados Unidos. Mitchell, Claude. 2005 [1956]. A dana Kalela. In: Lucas, Maria Elizabeth et al (org.). Programa de Ps-Graduao em Msica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre. digi. Rocha, Ana Luza Carvalho da. Antropologia das formas sensveis; entre o visvel e o invisvel, a florao de smbolos. In: Horizontes Antropolgicos - Antropologia Visual, Ano l, vol 2, pp. 85 92, l995. Sandroni, Carlos. Questes em torno do dossi do samba de roda. In: Falco, Andra (org.). Registro e poltica de salvaguarda para as culturas populares. IPHAN, CNFLP, Rio de Janeiro, pp. 45 53, 2005. Santos, Rui Leandro da Silva. (Ms). Festa de Nossa Senhora Imaculada da Conceio: articulao, sociabilidade e etnicidade dos negros do Rinco dos Pretos no municpio de Rio Pardo RS. Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2001. Stokes, Martin (ed.). 1994. Ethnicity, Identity and Music: The Musical Construction of Place. Berg, Oxford, New York, Estados Unidos. _____________. 2001. Ethnomusicology IV: Contemporary theoretical issues. In: Sadie, Stanley & Tyrrell, John. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. MacMillan, London, U.K., pp. 21-30. Travassos, Elizabeth; Vianna, Letcia & Fonseca, Edilberto. 2005. Viola-de-cocho patrimnio nacional. In: Falco, Andra (org.). Registro e poltica de salvaguarda para as culturas populares. IPHAN, CNFLP, Rio de Janeiro, pp. 75 89. Tugny, Rosngela Pereira de & Queiroz, Ruben Caixeta de (orgs.). Msicas Africanas e Indgenas no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2006. Turino, Thomas. 2000. Nationalists, Cosmolitans and Popular Music in Zimbabwe. The University of Chicago Press, Chicago, Estados Unidos.

You might also like