You are on page 1of 21

Algumas sugestes de atividades: Salmos 122.

1 Ler o Salmos e explicar para as crianas o porque de alegrarmos quando vamos casa do Senhor. Pois quando recebemos a sua graa, poder, uno e milagres em nossas vidas alm de renovarmos nossa fidelidade, f e enchermos de seu Esprito. importante que elas saibam a importncia de estarmos na igreja, orando e louvando ao Senhor e nos enchendo da Sua presena.

Nesta atividade a criana colore todo o desenho, recorta a janela que est abaixo da igreja e cola no lugar indicado, assim depois de pronto, ergue a janela e l o versculo.

Imitando Jesus

As atividades a seguir so para auxiliar nossos pequenos a respeito da maneira, como e quando se deve imitar Jesus. Estas atividades foi recriadas do livro Imitando Jesus ( Editora Crist Evanglica). Este livro est divididos em cultos onde cada tem um tema relacionado imitar Jesus, vale ressaltar que este material muito bom. Culto 1 : Sendo Santo Base bblica: Mateus 1.18-24, Lucas 1.26-35, 2.4-20, Atos 4.27, 1 Pedro 1.16 importante explicar o que ser santo e separado para Deus. Jesus Santo e separado para Deus pois, Ele sempre teve atitudes que no desagradava o Pai e mesmo quando foi tentado no deserto se manteve separado e santo.

Culto 2: Obedecendo aos pais Base bblica: Mateus 13.55; Marcos 6.3; Lucas 2.40-52

Jesus era obediente a seus pais aqui na terra e tambm a Deus, Seu Pai do cu. Ns devemos imitar Jesus e ser obediente a nossos pais desde pequeno.

Culto 3: Vencendo a tentao Base bblica: Mateus 4.1-10; Joo 13.15; Hebreus 2.18 Jesus orava bastante e sabia muito bem o que st escrito na Bblia; assim, quando foi tentado, pde vencer a Santans. Ns tambm precisamos imitar Jesus, falando sempre com Deus atravs da orao e aprendendo a Sua Palavra - a Bblia.

Culto 4: Fazendo o bem Base bblica: Provrbios 3.27; Mateus 4.23; Marcos 1.40-45; Joo 13.15 Jesus amava sinceramente as pessoas. Ele Se preocupava com todas e gostava de ajudar e fazer o bem. Voc pode zazer o bem e ajudar doando um pouco de roupas e brinquedos para as crianas que no tm tanto quanto voc. Pode ajudar seu amigo quando estiver triste, brincando e conversando com ele para se sentir melhor.

Culto5: Respeitando as pessoas Base bblica: Joo 4.1-30; Efsios 4.32; Romanos 2.11 Jesus sempre respeitou as pessoas como elas eram! Ele respeitou aquela mulher, mesmo sendo ela to pecadora e pertencer a um povo inimigo de Seu. As pessoas daquela cidade no a tratavam com ateno nem conversavem com ela, mas Jesus na fez como aquela gente, Ele deu ateno aquela mulher e mostrou amor.

Culto 6: Importando-se com as pessoas

Base bblica: Marcos 6.30-44; Lucas 19.41; Joo 11.35 e 13.15 Voc tambm pode se importar com as pessoas e ajud-las, mesmo sendo pequeno. Voc pode dividir seu lanche com os outros, orar por aqueles qua esto doentes e ainda falar aquelas crianas que esto tristes o quanto Jesus as ama.

Lies de Pai
Aqui segue-se sugestes de aulas e atividades relacionadas a Deus Pai adaptada do site 'sementinhas kids'. Um site com sugestes e atividades de evangelizao infantil completo e muito criativo. Lembrando que as atividades que foram postadas aqui so desse site s que adaptadas realidade do ministrio infantil de Pirenpolis.

LIO 1: O PAI QUE AMA


PLANO DE AULA Objetivo: Que a criana compreenda que Deus a ama. 1)Cante canes que falem sobre o amor de Deus. As msicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus. 2)Leia Joo 3:16 e explique que Deus as ama ao ponto de enviar Jesus s para salvlos.

3)Narre a Histria do Filho Prdigo (Lucas 15:11-32). Enfatize o amor do Pai pelo filho e relacione com o amor de Deus por ns. 4)Atividade: Pintar e montar o carto do amor de Deus. Depois de Pintar, Cole a frente e o verso e dobre as abas.

LIO 2: O PAI QUE AMA 2


PLANO DE AULA Objetivo: Que a criana compreenda que nada pode separ-la do amor de Deus.

1)Cante canes que falem sobre o amor de Deus. 2)Leia e explique os versculos Romanos 8:38,39, enfatizando que nada pode nos separar do amor de Deus. Como estratgia, voc pode usar um envelope de suco em p(morango, tuti frutti ou uva) num jarro de gua transparente. Diga para a criana que ela representada pela gua e, num copinho separado mostre o suco em p que representa o amor de Deus. Derrame o Amor e Deus(suco) na criana (gua) e misture bem e pergunte. Voc consegue separar as duas substncias? Assim como no conseguimos separar novamente o suco da gua, nada pode separar-nos do amor de Deus.

LIO 3: O PAI QUE NO ABANDONA


PLANO DE AULA Objetivo: Que a criana compreenda que Deus (o Pai) nunca vai abandon-la. 1) Leia Josu 1:5b e explique-o para as crianas, enfatizando que Deus no vai deixlas jamais. 2) Cante canes que falem que Deus sempre est conosco. Ex. Quando voc se sentir sozinho; Meu barco pequeno > fala que Jesus segura minha mo; Sempre com voc Jesus estar; e outras. 3) Afirme para as crianas que elas no precisam se preocupar porque Deus est com elas quando elas esto: brincando, comendo, dormindo, orando, estudando, na igreja, em todos os momentos. Deixe tambm elas darem exemplos, isso demonstra se entenderam.

4) Narre xodo 13:17-22 com nfase nos versculos 21 e 22, que diz ao povo de Israel, que Deus sempre estaria com eles (se ampliar a atividade dos alunos elas podero servir de visual para a histria) 5) Afirme para as crianas que elas no precisam se preocupar porque Deus est sempre com elas de dia e de noite. 6) Atividade: pintar o desenho e colagens (cole algodo na nuvem e gliter amarelo e laranja na coluna de fogo).

LIO 4: O PAI QUE NO DESAMPARA


PLANO DE AULA Objetivo: Que a criana compreenda que Deus (o Pai) nunca vai desampar-la, no sentido de no deixar faltar nada para ela.. 1) Cante canes que falem que Deus supre a nossa necessidade. Ex. O Senhor o meu Pastor e nada me faltar. Procure cantar msicas que tm como letra versculos da Palavra de Deus para que as verdades bblicas sejam incutidas na mente da criana. 2) Narre xodo 16 com nfase nos versculos 9 a 12 (Deus sustentou o seu povo). Explique que Deus no desamparou o povo no deserto, mas cuidou deles e sustentou com man (po) e codornizes (carne). Ensine para as crianas que Deus nunca vai deixar que elas passem fome e que Ele vai suprir todas as necessidades bsicas delas. Elas sempre vo ter o que comer, o que vestir e onde morar. Lembrar de Mateus 6:2534 que diz que os passarinhos no se preocupam com comida e os lrios do campo se vestem muito bem, e ensinar que eles so mais importantes para Deus do que os

passarinhos e os lrios. Certifique-se de que elas entenderam que Deus nunca vai desampar-las. 3) Atividade: Pintar o desenho da mo com o menino.

LIO 5: O PAI QUE PROTEGE


PLANO DE AULA Objetivo: Que a criana compreenda que Deus a protege sempre. 1) Cante canes que falem que Deus nos protege. Ex. Quem pode livrar como o Senhor. Procure cantar msicas que tm como letra versculos da Palavra de Deus para que as verdades bblicas sejam incutidas na mente da criana. 2) Narre a passagem que fala sobre Jos Gn. 37:23,24 39:20,21 41:39-42. Explique para as crianas que Jos passou por situaes difceis, mas, que em todos os momentos Deus estava com ele e o protegeu. Ensine que Deus est com os seus olhos vigilantes sobre ns, e nos protege de todo mal. (Certifique-se de que elas entenderam que Deus as protege todos os dias.) 3) Atividade: Pintar o desenho O Pai que protege. Recortar os lados e dobrar para que fique como um carto. Pea para que eles guardem o carto e no esqueam que Deus os protege todos os dias de suas vidas. 4) Narre a passagem que fala sobre Daniel na cova dos lees Dn. 6:16-23. Explique para as crianas que Daniel passou por situaes difceis mas que em todos os momentos Deus estava com ele e o protegeu. Ensine que Deus tambm nos protege de todo mal. (Certifique-se de que elas entenderam que Deus as protege todos os dias.) 5) Atividade: Pintar o desenho O Pai que protege.

LIO 6:O PAI QUE ME LEVAR A MORAR COM ELE

PLANO DE AULA Objetivo: Que a criana saiba que Deus tem um lugar preparado para ela junto a Ele no cu. 1) Cante canes que falem que Deus vai nos levar para morar no cu com Ele. 2) Explique Joo 14:2-3, enfatizando que temos uma morada preparada para ns no cu. Deixe bem claro que Jesus voltar para nos buscar, isso pode acontecer hoje ou demorar um pouco, independente de estarmos vivos ou mortos vamos com Ele, podemos ter certeza disso porque Ele Prometeu, e suas promessas so fiis. (Certifique-se de que elas entenderam que Deus as levar para morar com Ele.) 3) Atividade: Labirinto (conduzir as pessoas at Jesus, depois pintar o desenho.

LIO 7: O PAI QUE FIEL


PLANO DE AULA Objetivo: Que a criana aprenda que Deus Fiel, cumpre as Suas promessas. 1) Cante canes que falem que Deus fiel. 2) importante que voc tenha sempre a Bblia em suas mos quando ensina os versculos ou conta as histrias, para que as crianas saibam que voc est ensinando a Palavra de Deus. 3) Explique o significado dessa palavra: FIEL. Ensine as crianas que Deus fiel e que cumpre as promessas que faz. Muitas esto relacionadas na Bblia. Use o versculo de I Joo 1:9, mostre a fidelidade de Deus em perdoar os pecados quando eles so confessados. Ensine para a criana o que pecado (quando eles tem uma atitude que fere os outros ou a Deus). Enfatize que ela precisa pedir perdo a Deus, que Ele cumpre sua Palavra e Fiel para nos Perdoar. Certifique-se de que eles entenderam que Deus fiel. 4) Providencie um visual bem colorido e Narre a histria da libertao do Povo de Deus no Egito. Comece com a Promessa que Deus fez a Moiss em libertar o Povo (na sara ardente) e termine com Josu 5 (com Deus levando o povo Terra Prometida). Como a histria muito grande, destaque apenas alguns pontos principais como o episdio do Mar Vermelho, e que Deus os sustentou no deserto com o man e as codornizes). Destaque que Deus foi Fiel em tudo que tinha prometido: Livrou-os dos inimigos, sustentou-os e levou-os para a Terra Prometida. Hoje Ele continua sendo Fiel conosco e cumpre todas suas promessas. 5) Atividade: Pintar o desenho.

LIO 8: O PAI QUE PODEROSO


PLANO DE AULA Objetivo: Que a criana saiba que Deus um Pai que Poderoso. 1) Cante canes que falem que Deus Poderoso. 2) Narre a Histria de Elias e os Profetas de Baal (2 Rs 18:20-20), ressalte que naquele tempo, o rei de Israel, Acabe e sua Esposa, eram muito infiis ao Senhor e deixaram de o adorar para adorarem a outro deus: Baal. Elias, Profeta do Senhor, desafiou os profetas de Baal, que no conseguiram demonstrar o poder de seu deus. Todavia, Elias, servo e profeta do Senhor, orou e Deus mandou Fogo do cu. Mostrando a todos o se Grande Poder. Como visual voc pode montar uma representao de altar com pedras e gravetos, e uma figura de ovelha Se quiser, pode tambm imprimir um visual desta histria que postarei a seguir) 3) Atividade: Pintar o desenho e cole algodo na ovelha.

LIO 9: O PAI QUE BOM

PLANO DE AULA Objetivo: Que a criana conhea a bondade de Deus. 1) Cante canes que falem que Deus Bom 2) importante que voc tenha sempre a Bblia em suas mos quando ensina os versculos ou conta as histrias, para que as crianas saibam que voc est ensinando a Palavra de Deus. 3) Narre a histria da Viva de Sarepta em I Reis 17:8-16. Enfatize a bondade de Deus demonstrada atravs da proviso, no deixando faltar o azeite e a farinha para a viva e seu filho. Sugest o: Levar farinha, azeite e po. Mostrar a farinha e o azeite enquanto conta a histria como se tivesse fazendo po. Mostre o po pronto e ao terminar a aula distribua pedaos de po para as crianas. Certifique-se de que elas entenderam que Deus Bom. 4) Narre a histria de Atos 3:1-10 e 4:22. Enfatize a bondade de Deus demonstrada ao curar a enfermidade (o homem tinha 40 anos e era aleijado de nascena). Ensine s crianas que assim como Deus curou o coxo, Ele cura ainda hoje a nossa enfermidade (dor). 4) Atividade: Pintar o desenho, e montar o quadrinho. Material: Palito de churrasco e barbante ( Para a Moldura).

LIO 10: O PAI QUE JUSTO


Objetivo: Que a criana aprenda que Deus um Pai Justo. 1) Cante canes que falem que Deus Justo 2) importante que voc tenha sempre a Bblia em suas mos quando ensina os versculos ou conta as histrias, para que as crianas saibam que voc est ensinando a Palavra de Deus.

3) Explique para a criana o significado da palavra justo: . Imparcial Deus no favorece ningum, Ele age de acordo com a Sua justia. . Se voc errar Deus vai aplicar a justia dele pois Ele um Pai Justo que corrige os seus filhos, porque os ama. Se algum for injusto com voc, no se preocupe, Deus vai aplicar a justia dele em seu favor. Deus tem compromisso com a justia dele e no com a nossa. Deus justo com todos, no s com os crentes. Deus sempre vai ser justo.

4) Narre a histria de Morte e Ressurreio de Jesus que est registrada em Jo. 19:1734 e 20:1-18. Enfatize que a justia de Deus fez com que Jesus vencesse a morte porque no tinha pecado, pois o salrio do pecado a morte. Certifique-se de que elas entenderam que Deus um Pai Justo.

5) Atividade: Pintar o desenho, use a sua criatividade.

LIO 11: O PAI QUE SANTO

Objetivo: Que a criana saiba que Deus um Pai Santo. 1) Cante canes que falem que Deus Santo 2) importante que voc tenha sempre a Bblia em suas mos quando ensina os versculos ou conta as histrias, para que as crianas saibam que voc est ensinando a Palavra de Deus.

3) Narre a passagem que est registrada em Is. 6:1-7. Onde Isaias escolhido e consagrado para profeta. Enfatize o versculo 1 e 3 que fala que ele viu os anjos dizendo que Deus Santo. Certifique-se de que elas entenderam que Deus um Pai Santo.

4) Explique os versculos de I Crnicas 16:29 e Salmos 29:2. Ensine para a criana que Deus Santo (isto significa que Ele puro, imaculado, sem pecado). Esse o verdadeiro motivo porque devemos louvar e adorar ao Senhor. Lembre com eles a histria da aula passada que falou dos anjos que ficam diante de Deus dizendo, Santo, Santo, Santo (Viso de Isaias 6:1-7). Certifique-se de que elas entenderam que Deus um Pai Santo.

5) Atividade: Pintar o desenho.

LIO 12: O PAI QUE EST VIVO

Objetivo: Que a criana compreenda que Deus o nosso Pai est Vivo. 1) Cante canes que falem que Deus est Vivo 2) importante que voc tenha sempre a Bblia em suas mos quando ensina os versculos ou conta as histrias, para que as crianas saibam que voc est ensinando a Palavra de Deus.

3) Narre as passagens a seguir e enfatize que os mesmos milagres que Deus fez no passado Ele continua fazendo hoje porque um Deus Vivo. Supriu a necessidade do povo de Israel no deserto, man, carne, etc. (xodo 16) Curou Naam (II Reis 5) Perdoou o pecado da adltera (Joo 8), e de Raabe (Josu 6) E hoje o Deus Vivo: Supre as nossas necessidades Cura as enfermidades Perdoa os nosso pecados * Use sempre visuais, a criana guarda o que v.

4) Atividade: Pintar o desenho da bblia.

LIO 13: O PAI QUE CURA

Objetivo: Que a criana saiba que Deus um Pai que cura. 1) Cante canes que falem que Deus cura 2) importante que voc tenha sempre a Bblia em suas mos quando ensina os versculos ou conta as histrias, para que as crianas saibam que voc est ensinando a Palavra de Deus.

3) Narre a passagem de II Reis 20:1-11. O rei Ezequias adoeceu gravemente de uma doena capaz de matar qualquer pessoa. A Bblia diz que Ezequias orou ao Senhor e chorou muito, pedindo para ser curado. Deus ouviu sua orao e pediu para Isaias lhe dar a boa notcia que seria curado e ainda viveria por mais quinze anos. Deus mandou Isaias ensinar o remdio que curaria Ezequias pasta de figo e disse que em trs dias o rei estaria curado, louvando a Deus no templo. * Use sempre visuais.

4) Estratgia para fixao: Prepare acessrios para teatro, coroa do rei, roupa para Isaias, (observe o desenho da atividade e use a sua criatividade). Pea para as crianas encenarem a histria, isso facilita a aprendizagem.

5) Atividade: Pintar o desenho.

LIO 14: O PAI QUE RICO


Objetivo: Que a criana saiba que Deus um Pai Rico, e como filha de Deus ela herdeira dessa riqueza. 1)Cante canes que falem que Deus rico

2) importante que voc tenha sempre a Bblia em suas mos quando ensina os versculos ou conta as histrias, para que as crianas saibam que voc est ensinando a Palavra de Deus.

3) Narre a passagem de Gen. 30:27-43. Explique para a criana que Jac era neto de Abrao e que a promessa de beno sobre a sua descendncia se cumpria em Jac. Labo era tio de Jac (irmo da me dele). Jac morava e trabalhava para Labo. Jac queria ter o seu prprio dinheiro, e acertou com Labo para separar as ovelhas listradas, salpicadas e malhadas das brancas, e todas as brancas seriam de Labo e as outras de Jac. O detalhe que era muito comum nascer ovelhas brancas mas das outras no. Porm Deus abenoou e nasceram mais ovelhas para Jac do que para Labo. Jac ficou muito rico 4) Atividade: Pintar o desenho e cobrir as ovelhinhas com pintas, manchas ou listras conforme a histria.

LIO 15: O PAI QUE VERDADEIRO

Objetivo: Que a criana compreenda que Deus o nosso Pai sempre fala a verdade. 1) Cante canes que falem que Deus verdadeiro 2) importante que voc tenha sempre a Bblia em suas mos quando ensina os versculos ou conta as histrias, para que as crianas saibam que voc est ensinando a Palavra de Deus.

3) Narre a passagem de Atos 9:1-20 e enfatize que Paulo no acreditava na verdade de Deus, mas depois ele creu. Saulo que tambm era chamado de Paulo, era um homem religioso que perseguia os cristos. Certa vez ele estava indo para Damasco a fim de persegu-los, quando, de repente, uma luz vinda do cu brilhou em volta dele. Ele caiu no cho e ouviu uma voz que dizia: Saulo , Saulo, por que voc me persegue?. Paulo descobriu que aquela voz era de Jesus. Depois disso, ele no conseguia enxergar, e foi levado para Damasco, onde se encontrou com Ananias, que orou e falou de Jesus para ele. Paulo creu em Jesus, e foi batizado. * Use sempre visuais.

4) Explique para a criana que a verdade sobre Deus est expressa na Bblia. Tudo o que a Bblia diz verdade. Que ela nunca duvide da Palavra de Deus. Versculos que falam sobre a verdade de Deus: Sl. 119:142 119:151, Jo. 17:17 8:32. Incentive as crianas a pedirem que seus pais leiam a Bblia para elas.

5) Atividade: Pintar o desenho e colar algodo na nuvem e glter dourado nos raios de luz.

You might also like