You are on page 1of 16

CONcURSO PBLIcO

010. PROVA OBJETIVA

AGENTE EDUcacIONaL
(CDIGOS DE 044 A 047)

Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 50 questes objetivas. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno e na folha de respostas. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta. Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu. A durao da prova de 3 horas e 30 minutos, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas. S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorridas 2 horas e 30 minutos do incio da prova. Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia. At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

AGUaRDE

a ORDEM DO FIScaL paRa aBRIR ESTE caDERNO DE QUESTES.

28.07.2013

CONHECIMENTOS GERAIS LNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 06. Cultura matemtica
Hlio Schwartsman

02. Segundo a opinio do autor do texto, (A) possvel atingir o sucesso na carreira escolar sem possuir o conhecimento mnimo de matemtica, como se comprova pelo resultado de um estudo recente. (B) a cultura cientfica fundamental para quem pretende ser engenheiro ou seguir carreiras tcnicas, mas irrelevante para quem quer cursar direito ou jornalismo. (C) necessrio ter lido as obras mais importantes de alguns autores clssicos da literatura mundial para saber se posicionar sobre polticas pblicas. (D) a cultura cientfica deve ser to valorizada quanto a cultura humanstica, pois ambas so igualmente indispensveis para nossa vida prtica. (E) algumas das investigaes cientficas mais envolventes da atualidade relacionadas cosmologia esto estreitamente associadas ao conhecimento matemtico. 03. Considere o trecho a seguir. Conhecimentos rudimentares de estatstica so pr-requisito para compreender as novas pesquisas que trazem informaes relevantes para nossa sade e bem-estar. (4. pargrafo) Sem que haja alterao de sentido do trecho, as palavras em destaque podem ser substitudas, correta e respectivamente, por: (A) sofisticados, prescindveis. (B) bsicos, desnecessrios. (C) elementares, importantes. (D) avanados, necessrios. (E) essenciais, insignificantes. 04. Releia os trechos apresentados a seguir.  Aqueles que no simpatizavam muito com Pitgoras podiam simplesmente escolher carreiras nas quais os nmeros no encontravam muito espao... (1. pargrafo)  J a cultura cientfica, que muitos ainda tratam com uma ponta de desprezo, torna-se cada vez mais fundamental... (3. pargrafo) Os advrbios em destaque nos trechos expressam, correta e respectivamente, circunstncias de (A) afirmao e de intensidade. (B) modo e de tempo. (C) modo e de lugar. (D) lugar e de tempo. (E) intensidade e de negao.

SO PAULO Saiu mais um estudo mostrando que o ensino de matemtica no Brasil no anda bem. A pergunta : podemos viver sem dominar o bsico da matemtica? Durante muito tempo, a resposta foi sim. Aqueles que no simpatizavam muito com Pitgoras podiam simplesmente escolher carreiras nas quais os nmeros no encontravam muito espao, como direito, jornalismo, as humanidades e at a medicina de antigamente. Como observa Steven Pinker, ainda hoje, nos meios universitrios, considerado aceitvel que um intelectual se vanglorie de ter passado raspando em fsica e de ignorar o beab da estatstica. Mas ai de quem admitir nunca ter lido Joyce ou dizer que no gosta de Mozart. Sobre ele recairo olhares to recriminadores quanto sobre o sujeito que assoa o nariz na manga da camisa. Joyce e Mozart so timos, mas eles, como quase toda a cultura humanstica, tm pouca relevncia para nossa vida prtica. J a cultura cientfica, que muitos ainda tratam com uma ponta de desprezo, torna-se cada vez mais fundamental, mesmo para quem no pretende ser engenheiro ou seguir carreiras tcnicas. Como sobreviver era do crdito farto sem saber calcular as armadilhas que uma taxa de juros pode esconder? Hoje, difcil at posicionar-se de forma racional sobre polticas pblicas sem assimilar toda a numeralha que idealmente as informa. Conhecimentos rudimentares de estatstica so pr-requisito para compreender as novas pesquisas que trazem informaes relevantes para nossa sade e bem-estar. A matemtica est no centro de algumas das mais intrigantes especulaes cosmolgicas da atualidade. Se as equaes da mecnica quntica indicam que existem universos paralelos, isso basta para que acreditemos neles? Ou, no rastro de Eugene Wigner, podemos nos perguntar por que a matemtica to eficaz para exprimir as leis da fsica.
(Folha de S.Paulo. 06.04.2013. Adaptado)

01. De acordo com o texto, Steven Pinker aponta que um intelectual reconhecer que chegou universidade com o conhecimento mnimo necessrio de fsica e sem saber as operaes mais bsicas de estatstica (A) intolervel. (B) admissvel. (C) impossvel. (D) aconselhvel. (E) injustificvel.

CASA1301/010-AgEducacional

05. Releia o seguinte trecho do 3. pargrafo do texto: Joyce e Mozart so timos, mas eles, como quase toda a cultura humanstica, tm pouca relevncia para nossa vida prtica. Sem que haja alterao de sentido, e de acordo com a norma-padro da lngua portuguesa, ao se substituir o termo em destaque, o trecho estar corretamente reescrito em: (A) Joyce e Mozart so timos, portanto eles, como quase toda a cultura humanstica, tm pouca relevncia para nossa vida prtica. (B) Joyce e Mozart so timos, conforme eles, como quase toda a cultura humanstica, tm pouca relevncia para nossa vida prtica. (C) Joyce e Mozart so timos, assim eles, como quase toda a cultura humanstica, tm pouca relevncia para nossa vida prtica. (D) Joyce e Mozart so timos, todavia eles, como quase toda a cultura humanstica, tm pouca relevncia para nossa vida prtica. (E) Joyce e Mozart so timos, pois eles, como quase toda a cultura humanstica, tm pouca relevncia para nossa vida prtica. 06. Considere o seguinte trecho do 4. pargrafo do texto: Conhecimentos rudimentares de estatstica so pr-requisito para compreender as novas pesquisas que trazem informaes relevantes para nossa sade e bem-estar. Observando as regras de regncia verbal e de colocao pronominal, ao se substituir a expresso em destaque por um pronome, o trecho estar corretamente reescrito em: (A) Conhecimentos rudimentares de estatstica so pr-requisito para compreender as novas pesquisas que as trazem para nossa sade e bem-estar. (B) Conhecimentos rudimentares de estatstica so pr-requisito para compreender as novas pesquisas que trazem-nas para nossa sade e bem-estar. (C) Conhecimentos rudimentares de estatstica so pr-requisito para compreender as novas pesquisas que lhes trazem para nossa sade e bem-estar. (D) Conhecimentos rudimentares de estatstica so pr-requisito para compreender as novas pesquisas que trazem-as para nossa sade e bem-estar. (E) Conhecimentos rudimentares de estatstica so pr-requisito para compreender as novas pesquisas que trazem-lhes para nossa sade e bem-estar.

07. Assinale a alternativa correta quanto concordncia, de acordo com a norma-padro da lngua portuguesa. (A) Estudos recente demonstram a necessidade de se investir no ensino de matemtica nos nveis fundamentais de aprendizagem. (B) Muito concorrida, carreiras como as de advogado e de jornalista tambm requerem conhecimento matemtico. (C) A cultura cientfica, apesar de fundamental para muitas carreiras, ainda visto com certo desprezo entre alguns estudantes. (D) Conhecimentos bsicos de estatstica de fundamental importncia para a compreenso de algumas informaes do nosso cotidiano. (E) A matemtica pode ser considerada a base para algumas das mais intrigantes especulaes cientficas da atualidade. 08. Assinale a alternativa em que a pontuao est corretamente empregada, de acordo com a norma-padro da lngua portuguesa. (A) Em alguns meios acadmicos, as cincias humanas so estreitamente associadas cultura, porm perfeitamente aceitvel que estudantes admitam no gostar de matemtica. (B) Em alguns meios acadmicos, as cincias humanas so, estreitamente associadas cultura, porm perfeitamente aceitvel que estudantes admitam no gostar de matemtica. (C) Em alguns meios acadmicos, as cincias humanas so estreitamente associadas cultura, porm, perfeitamente aceitvel, que estudantes admitam no gostar de matemtica. (D) Em alguns meios acadmicos, as cincias humanas, so estreitamente associadas cultura, porm perfeitamente aceitvel que estudantes, admitam no gostar de matemtica. (E) Em alguns meios acadmicos, as cincias humanas so estreitamente associadas cultura, porm perfeitamente aceitvel que, estudantes admitam, no gostar de matemtica. 09. Assinale a alternativa em que a sequncia da frase a seguir traz o uso correto do acento indicativo de crase, de acordo com a norma-padro da lngua portuguesa. Um bom conhecimento de matemtica indispensvel (A) todo e qualquer estudante. (B) estudantes de nvel superior. (C) quem pretende carreiras no campo de exatas. (D) construo do saber nas mais diversas reas. (E) uma boa formao profissional.

CASA1301/010-AgEducacional

Leia a tirinha para responder questo.

MATEmTICA 11. Ao ser elaborado o projeto poltico-pedaggico de um curso tcnico, ficou estabelecido que um tero das disciplinas fossem bsicas, um quarto das restantes fossem tcnicas, e as demais 18, que completam o conjunto das disciplinas, fossem de especializao ou de formao da cidadania. correto afirmar que o total de disciplinas desse curso (A) 27. (B) 30. (C) 33. (D) 36. (E) 42. 12. Ao se construir um projeto de trabalho para o acompanhamento e orientao das atividades dirias dos adolescentes da Fundao CASA, definiu-se que seriam realizadas reunies de avaliao e de realinhamento lideradas por dois agentes educacionais. Um agente faria essas reunies a cada 42 dias, e o outro, a cada 30 dias. Se a reunio inicial foi realizada pelos dois agentes num mesmo dia, essa coincidncia da data de reunio ocorrer a cada (A) 72 dias.

(Disponvel em: revistaescola.abril.com.br. Acesso em 08.06.2013)

(B) 90 dias. (C) 150 dias. (D) 180 dias. (E) 210 dias. 13. Se, em um plano de ensino, a razo entre o nmero de atividades programadas e o nmero de atividades executadas de 5 para 3, correto afirmar que falta executar (A) 45%. (B) 40%. (C) 35%. (D) 30%. (E) 28%. 14. Para corrigir 1 000 redaes, 6 professores precisaram de 5 dias. Mantendo-se o mesmo ritmo, o nmero de professores necessrios para corrigir 1600 redaes, em 6 dias, (A) 8. (B) 10. (C) 12. (D) 15. (E) 16.
5
CASA1301/010-AgEducacional

10. Em Nem tente copiar minhas respostas desta vez... o verbo em destaque est conjugado no modo imperativo, que o modo verbal utilizado para expressar, por exemplo, uma ordem, um aconselhamento, ou uma solicitao, como ocorre em: (A) possvel ter sucesso na carreira escolar sem saber o mnimo necessrio sobre matemtica? (B) Poderamos investir em outras formas de ensinar para despertar nas crianas o gosto pela matemtica. (C) Domine os principais conceitos matemticos e ter acesso a muitas outras reas de conhecimento. (D) Apesar de ser fundamental para algumas carreiras, muitos ainda tratam a cultura cientfica com um certo desprezo. (E) Precisamos conhecer certos clculos matemticos para compreendermos algumas informaes importantes para o nosso bem-estar.

15. Em uma gincana esportiva-cultural, em que participaram as unidades de internao provisria, a pontuao final atribuda a cada unidade participante foi dada pela mdia ponderada das notas de 4 provas com pesos 1, 2, 3 e 4, respectivamente. Se as notas atribudas s provas de uma das unidades de internao foram 5, 4, 6 e 4, nesta ordem, ento a nota final dessa unidade foi (A) 4,5. (B) 4,6. (C) 4,7. (D) 4,9. (E) 5,0. 16. Ao se ministrar um curso de qualificao profissional bsica aos adolescentes em uma unidade de internao, surgiu uma questo de matemtica financeira. A situao apresentou-se ao ser necessria a reposio de um aparelho eletrnico danificado em uma atividade. Para se adquirir esse aparelho eletrnico, h duas opes de pagamento: uma vista, por R$ 410,00, e outra em duas parcelas iguais de R$ 210,00, sendo uma na entrada e outra aps um ms. Lembrando-se de que o juro a ser considerado incide sempre sobre o sald o devedor, correto afirmar que o juro embutido no paga mento parcelado de (A) 10%. (B) 9%. (C) 8%. (D) 6%. (E) 5%. 17. Para zelar pelos jovens internados e orient-los a respeito do uso adequado dos materiais em geral e dos recursos utilizados em atividades educativas, bem como da preservao predial, realizou-se uma dinmica elencando atitudes positivas e atitudes negativas, no entendimento dos elementos do grupo. Solicitou-se que cada um classificasse suas atitudes como positiva ou negativa, atribuindo (+4) pontos a cada atitude positiva e (1) a cada atitude negativa. Se um jovem classificou como positiva apenas 20 das 50 atitudes anotadas, o total de pontos atribudos foi (A) 50. (B) 45. (C) 42. (D) 36. (E) 32.

RA

N H

CASA1301/010-AgEducacional

18. Para o desenvolvimento do adolescente no seu processo s ocioeducativo, o autoconhecimento fundamental e ter conscincia do prprio corpo, por exemplo, muito importante. Considere que a figura representa a relao entre o peso de uma pessoa, em kg, e a idade dela, em anos.
kg

RA

N H

60

40

20 anos 6 12 18

A partir da figura, correto concluir que, quando essa pessoa estava com 13 anos e 6 meses, o peso dela, em kg, era (A) 43. (B) 44. (C) 45. (D) 46. (E) 47. 19. O ptio de um Centro de Atendimento tem a forma de um trapzio de medidas 6,0 m por 7,5 m por 10,0 m de largur a, conforme mostra a figura. Para verificar quantas pessoas c abem em p nesse ptio, estima-se que cada jovem ocupe um espao de 2500 cm2.
7,5 m

10,0 m

6,0 m

O nmero de jovens em p que cabem nesse ptio mais prximo de (A) 300. (B) 270. (C) 250. (D) 240. (E) 220. 20. Para a preparao de eventos e festividades na Fundao CASA, organizam-se reunies. Sobre uma dessas reunies, contendo 15 pessoas, correto afirmar que, necessaria mente, h (A) duas mulheres. (B) mais de cinco homens. (C) duas pessoas com a mesma idade. (D) pessoas que aniversariam no mesmo ms. (E) pessoas com o mesmo nmero de fios de cabelo.
7
CASA1301/010-AgEducacional

CONHECImENTOS BSICOS 21. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (A) ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei ou ordem da autoridade administrativa. (B) so gratuitos a todos os brasileiros, na forma da lei, os registros civis. (C) assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral. (D) livre a manifestao do pensamento, no sendo vedado o anonimato. (E) no haver em hiptese alguma priso civil por dvida.

24. Com relao aos Atos Infracionais previstos no Estatuto da Criana e do Adolescente, correto afirmar que (A) o adolescente que for surpreendido em flagrante de ato infracional ser privado de sua liberdade por ordem escrita e fundamentada do Delegado de Polcia. (B) a advertncia consistir em admoestao verbal, aplicada exclusivamente criana, e reduzida a termo. (C) somente o adolescente poder cometer ato infracional, pois a criana possui proteo diferenciada no Estatuto. (D) nenhuma criana que cometer ato infracional ser privada de sua liberdade sem o devido processo legal. (E) verificada a prtica de ato infracional, a autoridade competente poder aplicar ao adolescente a prestao de servios comunidade.

25. Com relao ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, correto afirmar que: (A) ser coordenado pelo Estado de So Paulo, na implementao dos seus respectivos programas de atendimento a adolescente ao qual seja aplicada medida socioeducativa. (B) a suspenso da execuo da medida socioeducativa do adolescente que apresente indcios de transtorno mental ser avaliada, no mnimo, a cada 6 (seis) meses. (C) compete aos Estados a elaborao do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo. (D) a adolescente em fase de amamentao dever ser includa obrigatoriamente em programa de atendimento socioeducativo em meio aberto. (E) o filho de adolescente em cumprimento de medida socioeducativa nascido em estabelecimentos educacionais ter tal informao lanada em seu registro de nascimento.

22. O Estatuto da Criana e do Adolescente ser aplicado (A) a todas as pessoas com idade entre zero e vinte e um anos. (B) apenas s pessoas com idade menor que 18 anos. (C) a todos os adolescentes at a idade de 24 anos. (D) excepcionalmente s pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade. (E) apenas a crianas e adolescentes em condies de vulnerabilidade social.

23. As entidades de atendimento, previstas no Estatuto da Criana e do Adolescente, so responsveis pela manuteno das prprias unidades, assim como pelo planejamento e execuo de programas de proteo e socioeducativos destinados a crianas e adolescentes, em regime, entre outros, de: (A) liberdade assistida, semiliberdade e internao. (B) colocao familiar, abrigo e liberdade assistida. (C) recolhimento disciplinar, colocao familiar e semiliberdade. (D) internao, abrigo provisrio e prestao de servio comunidade. (E) abrigo definitivo, prestao de servio comunidade e internao.

CASA1301/010-AgEducacional

cOnhEcImEnTOs EspEcFIcOs 26. Uma das atribuies do Agente Educacional construir, junto equipe pedaggica, um projeto de trabalho para o acompanhamento e orientao das atividades dirias dos adolescentes, em seus vrios aspectos, com enfoque educacional. A respeito do assunto, correto afirmar que, de acordo com as orientaes oficiais a respeito de projetos educacionais, essa atribuio (A) tem por objetivo prestar contas das atividades dirias aos responsveis pelo acompanhamento das aes voltadas ao desenvolvimento dos jovens. (B) est voltada ao atendimento de exigncias feitas pela famlia de adolescentes, cuja recuperao depende das atividades desenvolvidas na instituio. (C) considera que o projeto de trabalho provoca estudo e reflexo sobre problemas reais, organiza o planejamento, reduz a improvisao e as condutas rotineiras incoerentes com objetivos educacionais compartilhados. (D) tem por finalidade atender exigncias estabelecidas pelos Conselhos Tutelares e pelos Conselhos de Edu cao. (E) considera que a ao educativa deve ser imposta pelos que supervisionam a ao, para alcanar os resultados de aprendizagem necessrios e esperados pelas famlias dos jovens. 27. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional confere uma grande autonomia de organizao aos sistemas de ensino. Assim, a escola pode organizar-se em sries anuais, perodos semestrais, ciclos, alternncia regular de perodos de estudos, grupos no seriados com base na idade, competncia e em outros critrios. Essa flexibilidade da lei tem interesse em atender, como centro de todo o processo, (A) a atuao do professor. (B) o ensino na sala de aula. (C) a gesto escolar. (D) a participao da comunidade. (E) a aprendizagem do aluno.

28. A postura de acolhimento aos alunos pela escola envolve tanto a valorizao dos conhecimentos e da forma de expresso de cada aluno como o processo de socializao. Valorizar o conhecimento do aluno, considerando suas dvidas e inquietaes, implica promover situaes de aprendizagem que faam sentido para ele, reconhecendo a diversidade da populao a ser atendida. As publicaes educacionais chamam a ateno para a questo do acolhimento e enfatizam que (A) a escola reconhece a diversidade da populao e tem conseguido atender, com competncia, a diferenciao no ensino e na demanda dos seus alunos. (B) a falta de acolhimento, uma das causas da no permanncia do aluno na escola, ocorre porque a escola no reconhece a diversidade da populao a ser atendida, com a necessria diferenciao no atendimento demanda. (C) a falta de acolhimento aos alunos tem como fatores principais o nmero insuficiente de vagas e as condies fsicas dos prdios escolares, que no favorecem a socializao dos estudantes. (D) o processo de acolhimento uma tarefa simples, bastando para isso que os profissionais no se envolvam com aspectos emocionais e valores que permeiam as relaes interpessoais. (E) embora a escola no reconhea a diversidade da populao, sempre tem conseguido atender, com competncia, s demandas diferenciadas que isso acarreta na sua populao escolar. 29. Uma das finalidades da Fundao Casa elaborar, desenvolver e conduzir programas de atendimento integral, que incluem a profissionalizao e a reintegrao social do adolescente. Um dos instrumentos utilizados para cumprir com essa finalidade o Projeto Poltico Pedaggico que, para alcanar os objetivos propostos, de acordo com as teorias atuais sobre o tema, deve ser elaborado (A) com a participao de todos os envolvidos no processo educacional da instituio para orientar o desenvolvimento de todas as aes voltadas a alcanar os objetivos propostos. (B) por um profissional selecionado e definido como responsvel pela sua elaborao e divulgao. (C) pela secretaria da instituio, que produzir o documento, com todos os registros, para apresentar s autoridades superiores. (D) pelos responsveis pela instituio que apresentar o documento previamente elaborado e a ser cumprido, para toda a sociedade. (E) se todos os profissionais da instituio concordarem com sua concepo.

CASA1301/010-AgEducacional

30. O projeto pedaggico, de acordo com a literatura sobre o assunto, precisa ter a dimenso do presente, cabendo equipe educacional considerar, em suas reflexes e propostas, que os jovens vivem (A) uma promessa de futuro, o que pode lev-los a ter posturas conformistas, fechadas e avessas a mudanas e transformaes, atuando defensivamente em relao a qualquer alterao das prticas atuais vigentes. (B) uma relao difcil com a gerao adulta, capaz de desencadear atitudes de violncia e rejeio s normas vigentes na instituio de ensino. (C) numa realidade diversa, o que traz para o interior da instituio seus problemas sociais, mas tambm muito interesse e disposio para a aprendizagem. (D) um momento especfico da vida humana, e a equipe educacional precisa conhecer quem so seus alunos, como vivem, o que pensam, sentem e fazem, o que d segurana ao jovem e desenvolve sua autoconfiana e confiana nos outros. (E) um tempo de espera e de preparao para a vida adulta, e cabe instituio educacional respeitar esse perodo voltado expectativa do amanh. 31. O projeto pedaggico, como ordenador de ao e gesto do atendimento socioeducativo, deve, obrigatoriamente, ser claro e escrito em consonncia com os princpios do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo SINASE e deve conter, minimamente, (A) objetivos, pblico-alvo, capacidade, fundamentos terico-metodolgicos, aes, atividades, recursos humanos e financeiros, monitoramento e avaliao de domnio de toda a equipe. (B) as regras disciplinares devidamente impostas pelos responsveis pela instituio, e a definio de medidas punitivas, aplicveis a cada caso de desobedincia s normas estabelecidas. (C) regras de boa convivncia estabelecidas pelos educadores, pois cabe a eles definirem essas normas, de modo a garantir a segurana de cada um deles. (D) a definio de contedos que sero trabalhados durante o perodo de permanncia do jovem na instituio, considerando que o jovem encontra-se ali de passagem, o que impossibilita pensar em avaliar ou acompanhar seu desenvolvimento pleno. (E) os momentos em que as famlias podero participar de atividades educativas, promovidas pela instituio. 32. Os documentos institucionais da Fundao Casa, tais como o regimento interno, normas disciplinares, plano individual de atendimento, tem sua operacionalizao condicionada elaborao do planejamento das aes mensal, semestral, anual e so orientados (A) pelo compromisso dos tcnicos da instituio. (B) pelo dirigente da unidade de internao. (C) pelas informaes dos pais. (D) pelo projeto poltico-pedaggico. (E) por avaliadores externos.
CASA1301/010-AgEducacional

33. A literatura oficial sobre avaliao de aes educacionais, (A) no aborda a questo da avaliao nas aes educacionais voltadas aos jovens. (B) prev o monitoramento e avaliao de processo, impacto e resultado das aes. (C) afirma apenas a necessidade de avaliao externa das aes educacionais. (D) trata da avaliao de aes educacionais como algo opcional. (E) fala da avaliao de aes educacionais como meio de classificar os jovens de acordo com suas dificuldades.

34. O educador deve respeito autonomia, dignidade e identidade do educando e, na prtica, procurar a coerncia com este saber, o que leva criao de algumas virtudes ou qualidades sem as quais esse saber vira palavreado vazio e inoperante.
(Paulo Freire)

Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que melhor atende ao proposto por Freire: (A) O educador respeita a dignidade do aluno quando deixa de considerar o conhecimento que o aluno traz consigo, porque quer que o aluno aprenda o que ele ensina. (B) Ao educador cabe impor sua vontade ao aluno, para fazer com que o aluno compreenda o seu papel nessa relao em sala de aula. (C) O educador deve falar em democracia e liberdade para ensinar ao aluno o seu sentido e entender a obedincia que deve vontade do professor. (D) O educador com atuao engajada na formao de educandos procura conhecer as condies sociais, culturais e econmicas de seus alunos e de sua famlia. (E) O educador que se preocupa com o processo de aprendizagem do seu aluno utiliza seu tempo para ensinar e no desvia sua ateno para o contexto social do aluno.

10

35. De acordo com a literatura sobre educao, a escola uma instituio socialmente responsvel pela democratizao do acesso aos contedos culturais historicamente construdos, e, tambm, corresponsvel pelo desenvolvimento individual de seus membros, em todos os aspectos, objetivando sua insero como cidados autnomos e conscientes em uma sociedade plural e democrtica. coerente com esse papel atribudo escola a seguinte afirmao: (A) O trabalho com problemas de aprendizagem na escola e com o dficit cognitivo passa pela homogeneizao dos alunos na sala de aula. (B) No buscar a homogeneizao dos alunos significa construir um ambiente discriminatrio, caminho para o preconceito. (C) O respeito diversidade e pluralidade de pensamento e de conduta se constri em ambiente que propicie relaes de cooperao. (D) O respeito diversidade e pluralidade construdo em ambiente pautado em princpios de opresso, para moldar o comportamento das pessoas. (E) A relao educacional promove a aprendizagem de todos quando trata de forma igual a todos os alunos, desconsiderando suas diferenas. 36. A postura dos educadores que atuam no atendimento socioeducativo, construda em bases ticas frente s situaes do dia a dia, contribuir para uma atitude cidad do adolescente, porque educar, particularmente no caso do adolescente, consiste em (A) ensinar aquilo que se , pelo exemplo. (B) ensinar ao jovem sobre como agir para alcanar sua liberdade. (C) disciplinar com regras rgidas e pouca conversa. (D) explicar o que significa comportamento tico. (E) falar sobre as vantagens de no cometer atos infra cionais. 37. As medidas socioeducativas possuem, em sua concepo bsica, dois aspectos. Um de natureza sancionatria, que responsabiliza judicialmente os adolescentes, e outro de natureza sociopedaggica, cuja execuo est condicionada garantia de direitos e ao desenvolvimento de aes educativas que visam (A) ao ensino de Portugus e Matemtica. (B) formao da cidadania. (C) desenvolver o senso esttico do adolescente. (D) reduzir o tempo de internao do adolescente. (E) garantir sua ocupao na instituio.
11

38. H alguns elementos a serem observados no atendimento socioeducativo, tais como a compreenso, a exigncia, a diretividade e a disciplina. Assinale a alternativa que apresenta os dois conceitos corretos correspondentes disciplina e diretividade. (A) Disciplina um instrumento norteador do sucesso pedaggico, tornando o ambiente socioeducativo um polo irradiador de cultura e conhecimento, enquanto diretividade pressupe autoritarismo. (B) Disciplina um instrumento de opresso, para que o jovem no ultrapasse os limites impostos na instituio, e diretividade um comportamento autoritrio para fazer com que o jovem cumpra o que lhe cabe na instituio. (C) Disciplina requer acordos definidos na relao entre todos no ambiente socioeducativo, como meio para viabilizar um projeto coletivo e individual, enquanto diretividade pressupe autoritarismo. (D) Disciplina uma imposio aos adolescentes, a fim de que tenham comportamento adequado, para garantir a segurana de todos, e diretividade pressupe autoridade competente. (E) Disciplina requer acordos definidos na relao entre todos no ambiente socioeducativo, como meio para viabilizar um projeto coletivo e individual, e diretividade pressupe autoridade competente. 39. As instituies devem criar oportunidades para que o adolescente ultrapasse a esfera espontnea de apreenso da realidade para chegar esfera crtica, assumindo conscientemente seu papel de sujeito. Esse processo de conscientizao desenvolve-se no ato de aoreflexoao. Nesse sentido, as aes devem propiciar a participao crtica do adolescente na (A) elaborao, monitoramento e avaliao das prticas sociais desenvolvidas, possibilitando o exerccio da responsabilidade, da liderana e da autoconfiana. (B) definio dos horrios e das formas de atendimento ao pblico junto com os responsveis por administrar a instituio, para promover sua autonomia. (C) execuo, junto com os funcionrios, da abertura dos portes da instituio para recepcionar as famlias em visita aos adolescentes. (D) ajuda aos funcionrios, nas tarefas de limpeza e arrumao do refeitrio, dos quartos, sanitrios e demais reas da instituio. (E) realizao do planejamento das atividades gerais e mais amplas da administrao da instituio.

CASA1301/010-AgEducacional

40. O educador Paulo Freire afirma que o educador ser tanto melhor, quanto mais eficazmente consiga provocar o educando no sentido de que prepare ou refine sua curiosidade, e que o aluno deve trabalhar com a ajuda do educador, com vistas a que produza sua inteligncia do objeto ou do conte do de que o educador fala. Sob o ponto de vista do autor, compreende-se que o educador deve (A) se esforar para descrever todo o contedo para que o aluno o fixe. (B) utilizar materiais concretos para exemplificar suas exposies, para facilitar a memorizao do contedo pelo aluno. (C) falar sobre os contedos com os alunos, continuamente, pois a repetio auxilia a memorizao. (D) exigir que o aluno o escute em aula, para compreender o que o professor fala. (E) incitar o aluno a fim de que ele, com as explicaes claras do professor e os materiais oferecidos, produza sua prpria compreenso sobre o contedo. 41. De acordo com a literatura pedaggica atual, o processo ensino-aprendizagem no se resume a um nico processo, envolve, de fato, dois processos distintos: o de ensino, pelo professor, e o de aprendizagem, desenvolvido pelo aluno. Os especialistas na rea incluem, nessa discusso, algumas propostas didtico-pedaggicas, que so consideradas como boas situaes para promover a aprendizagem do aluno, dentre as quais encontra-se: (A) O professor no corrige os erros dos alunos, no faz interveno pedaggica e no corrige atividades, para no inibir o aluno no seu processo de construo de conhecimento. (B) Os alunos trocam experincias entre si, discutindo suas formas de ver o contedo proposto para, posteriormente, o professor elaborar o planejamento da aula. (C) O contedo proposto e trabalhado em sala de aula mantm suas caractersticas de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social. (D) O contedo a ser ensinado deve sempre partir de algo totalmente desconhecido, com poucas informaes, para que o aluno sinta necessidade de aprender. (E) O aluno em seu processo de aprendizagem deve se adaptar ao processo de ensino, se, de fato, quiser aprender o que a instituio escolar ensina.

42. Analise as proposies a seguir. I. O desenvolvimento da espcie humana e do indivduo dessa espcie est baseado no aprendizado que sempre envolve a interferncia, direta ou indireta, de outros indivduos e a reconstruo pessoal da experincia e dos significados. Nesse sentido, as experincias de aprendizagens que as instituies educacionais oferecem para os seus jovens podem fazer muita diferena. II. De acordo com a concepo sociointeracionista de aprendizagem, a construo das funes psicolgicas superiores, que envolvem a capacidade de planejar, memorizar e imaginar, tpica dos seres humanos. Analisada a primeira proposio frente segunda, correto afirmar que a construo das funes psicolgicas superiores (A) apoia-se exclusivamente nas caractersticas genticas do indivduo. (B) depende exclusivamente da origem cultural do indivduo, a partir da qual os conhecimentos passaro a fazer sentido para ele. (C) promovida com a mediao de instrumentos especficos e destinados a determinadas finalidades. (D) origina-se nas relaes entre os indivduos humanos e desenvolve-se ao longo do processo de internalizao de formas culturais de comportamento. (E) desenvolve-se em alguns indivduos, nos aspectos culturais, pois necessria a predisposio gentica para esse caso. 43. A exigncia e a compreenso, enquanto elementos primordiais de reconhecimento e respeito ao adolescente durante o atendimento socioeducativo implicam que o educador (A) reconhea que o adolescente autor de ato infracional e que, portanto, h um limite em sua interveno educativa. (B) seja exigente nas ordens a serem cumpridas pelos adolescentes, antes de qualquer proposta educativa. (C) conhea as infraes do adolescente, para garantir sua segurana na instituio. (D) faa o mximo possvel de exigncias, para ocupar o tempo do adolescente durante sua permanncia no processo de internao. (E) saiba que a compreenso deve anteceder a exigncia e, ao exigir, reconhea o adolescente como sujeito com potencial para superar suas limitaes.

CASA1301/010-AgEducacional

12

44. As sociedades, mesmo envolvidas cotidianamente com as questes materiais, desejam alcanar valores que podem ser chamados morais e espirituais, de acordo com os documentos oficiais. Suscitar em cada um tais valores, segundo as tradies e convices de cada sociedade, uma das tarefas para a educao. Para cumprir esse papel, as instituies oficiais responsveis pela educao, no Brasil, precisam (A) assumir-se como um espao de vivncia e de discusso de referenciais ticos, constituindo-se um local social privilegiado de construo dos significados ticos necessrios e constitutivos de toda e qualquer ao de cidadania. (B) pregar os valores ticos necessrios, definindo o que bom e o que no bom, enquanto instncia normativa e normatizadora da sociedade, para que os jovens fiquem seguros para fazerem suas escolhas. (C) definir e implantar o ensino de uma religio, como forma de orientar espiritualmente as crianas e os jovens ainda em processo de formao. (D) deixar que os pais, responsveis pelo processo de educao na famlia, orientem seus filhos de acordo com suas convices e tradies, afastando-se desse universo de discusso. (E) adotar postura que seja aprovada pelos colegiados responsveis pelas decises, em cada instituio, uma vez que assuntos dessa natureza envolvem valores nem sempre compartilhados por todos. 45. A Declarao Mundial sobre Educao para Todos destaca que toda pessoa, criana, adolescente ou adulto deve poder beneficiar-se de uma formao concebida para responder s suas necessidades educativas fundamentais. Essas necessidades compreendem tanto os instrumentos de aprendizagens essenciais, como contedos educativos, dos quais o ser humano tem necessidade para viver e trabalhar com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de sua existncia, tomar decises de forma esclarecida e continuar a aprender. Os instrumentos de aprendizagens essenciais so: (A) conceitos, atitudes, valores ticos e linguagem escrita. (B) valores ticos, leitura e escrita. (C) matemtica, cincias e linguagem escrita. (D) leitura, escrita, expresso oral, clculo, resoluo de problemas. (E) conceitos, tica e atitudes.

46. As pessoas no nascem boas ou ruins; a sociedade, quer queira ou no, que educa moralmente seus membros, embora a famlia, os meios de comunicao e o convvio com outras pessoas tenham influncia marcante no comportamento da criana. O tema tica deve estar presente nas preocupaes da educao. Nesse sentido, os documentos oficiais orientam que (A) questes envolvendo valores e regras devem se constituir em objeto de reflexo da escola como um todo. (B) a escola considerada onipotente e nica instituio social capaz de educar moralmente as novas geraes. (C) regras e valores devem ser trabalhados pelos docentes individualmente em sua sala de aula. (D) os livros didticos devem ser escolhidos de acordo com a tendncia tica apresentada em seus textos. (E) devido s diferentes formas de entender princpios ticos, presentes na sociedade, o tema deve ser discutido com cuidado na escola. 47. A respeito do processo de formao continuada dos atores sociais envolvidos no atendimento socioeducativo, a orientao oficial que devem se voltar a uma conduta profissional (A) repressora. (B) assistencialista. (C) de respeito aos direitos humanos. (D) pouco compromissada com os jovens. (E) distanciada dos jovens e de suas famlias. 48. A formao continuada e de aperfeioamento profissional para a qualificao da ao docente de modo geral discutida e justificada pelos especialistas como (A) necessria porque a formao inicial do professor no o instrumentaliza de modo a dar-lhe condies de atuar permanentemente na docncia. (B) formao permanente, que envolve um trabalho conjunto de reflexo e estudo pelos professores, a partir de um projeto educativo compartilhado. (C) desnecessria, porque a tecnologia traz para a ao docente recursos que podem ser utilizados, sem necessi dade de grandes reflexes. (D) algo que somente ser suficiente se for orientada por especialista de cada uma das disciplinas com as quais o docente trabalha em sala de aula. (E) necessria, porque a famlia no se envolve com a vida escolar dos filhos, dificultando o trabalho do professor.

13

CASA1301/010-AgEducacional

49. As prticas sociais devem oferecer condies reais, por meio de aes e atividades programticas, para a participao ativa e qualitativa da famlia no processo socioeducativo, porque (A) essa participao fortalece os vnculos e a incluso do adolescente no ambiente familiar. (B) faz parte do protocolo da instituio essa exigncia. (C) os adolescentes se sentem mais protegidos com a presena da comunidade na instituio. (D) a lei obriga a presena da famlia na instituio, a fim de que os familiares conheam os problemas que seus filhos criam no ambiente. (E) com a presena de pessoas de fora na instituio, a tendncia que os adolescentes se comportem melhor. 50. A participao da famlia na experincia socioeducativa deve ser compreendida como (A) sano aos pais que deixaram de zelar pela educao dos seus filhos. (B) fundamental para a consecuo dos objetivos da medida aplicada ao adolescente. (C) desnecessria, porque o trabalho educativo voltado formao do adolescente para o exerccio de sua cidadania. (D) dispensvel porque as atividades so exclusivamente voltadas aos jovens. (E) inconveniente, porque os adolescentes no se sentem vontade com a presena dos pais na instituio.

CASA1301/010-AgEducacional

14

15

CASA1301/010-AgEducacional

You might also like