You are on page 1of 16

O TREVO

Fraternidade dos Discpulos de Jesus Difuso do Espiritismo Religioso

Aliana Esprita Evanglica Julho 2010


N 420

Evoluir lei da vida

NOVA ERA

EM LINHA COM A

DOS ESSNIOS AO

TErCEIrO
MILNIO

CUrAdOrA

MEdIUNIdAdE

CrIANA
O FUtUrO

SUMrIO
3 4 5 6 7 8 10 11 12 13 14

CONCEItOS dE ALIANA
A PrXIMA FASE

rELEMBrANdO ArMONd / H 30 ANOS FDJ


EM LINHA COM A NOvA ErA

ESCOLA DE APRENDIZES
OS OBStCULOS EvOLUO - II

Pergunta 625 de O Livro dos Espritos: Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modelo? Resposta: Jesus.

ESCOLA DE APRENDIZES
DOS ESSNIOS AO TErCEIrO MILNIO

TEMA dO MS
NA EvOLUO HUMANA PrOGrEdIr A LEI

MEDIUNIDADE
MEdIUNIdAdE CUrAdOrA

Julho de 2010 Ano XXXVI Aliana Esprita Evanglica rgo de Divulgao da Fraternidade dos Discpulos de Jesus Difuso do Espiritismo Religioso. Diretor Geral da Aliana: Eduardo Miyashiro Jornalista responsvel: Rachel An MTB: 31.110 Projeto Grco Editorao: Thais Helena Franco Conselho Editorial: Azamar B. Trindade, Catarina de Santa Brbara, Eduardo Miyashiro, Elizabeth Bastos, Fernando Oliveira, Joaceles Cardoso Ferreira, Luiz Amaro, Luiz Pizarro, Milton Gabbai, Miriam Gomes, Miriam Tavares, Pris Piedade Jnior, Rachel An, Renata Pires e Sandra Pizarro. Colaboraram nesta edio: A.C. Gomes, Cludio Cravcenco, Elisabete Kaczorowski, Gabriela de Santa Brbara, Guidini, Paulo Avelino e Vincius Benites Foto (capa): Cathy Keifer/Shutterstock Redao: rua Francisca Miquelina, 259 - CEP 01316-000 So Paulo-SP Telefone (11) 3105-5894 fax (11) 3107-9704 Site: www.alianca.org.br E-mail: trevo@alianca.org.br Os conceitos emitidos nos textos so de responsabilidade de seus autores. As colaboraes enviadas, mesmo no publicadas, no sero devolvidas. Textos, fotos, ilustraes e outras colaboraes podem ser alterados para serem adequados ao espao disponvel. Eventuais alteraes e edio s sero submetidos aos autores se houver manifestao nesse sentido.

O TREVo

trEvINHO
A CrIANA O FUtUrO

MOCIdAdE EM AO
CAPACItAr PArA MELHOr SErvIr

vOLUNtArIAdO
APrENdIzAdO dE AMOr

CArtA dO LEItOr
PErSEvErEMOS

PGINA DOS APRENDIZES

MISSO DA ALIANA
Efetivar o ideal de Vivncia do Espiritismo Religioso por meio de programas de trabalho, estudo e fraternidade para o Bem da Humanidade.

2 O TREVO JULHO 2010

A PrXIMA FASE
omo a Lei da Evoluo se constitui no princpio dominante da Criao Divina, este um tema que comporta inndveis consideraes loscas, inevitavelmente limitadas capacidade intelectual do homem terreno. Porm, tudo isso foi oculto aos sbios e revelado aos humildes (Mateus 11:25). Se evoluir um princpio, que faz com que toda a criao evolua naturalmente, como conciliar essa ideia com o fato de que, aps certo ponto da escala evolutiva, surge a responsabilidade da criatura pela prpria evoluo? Da decorrem os conceitos de justia, mrito e esforo prprio. O importante, no atual estgio de desenvolvimento humano, descobrir que somos responsveis por nosso prprio progresso. Para o Esprito tornar-se algo diferente, melhor, mais perfeito, h demanda energia interna e esforo constante. S saber isso no suciente. Sentir esse princpio j algo mais, mas no basta. necessrio viver essa verdade, com todas as implicaes. Quase sempre o ser humano passa pela vida sem se dar conta de que o mundo no pode transform-lo automaticamente em um ser melhor, assim como faz com as demais espcies vivas que sofrem mutaes ao longo das eras. por isso que, para o ser humano, o ponto do progresso em que adquire a capacidade de reconhecer-se como um ser prprio, individual, marca o incio da fase de evoluo responsvel. Em outras palavras, capaz de responder pelo prprio desenvolvimento. Nos estgios anteriores civilizao, o desao era o desenvolvimento das capacidades fsicas, em correspondncia ao princpio de sobrevivncia. Com a formao da sociedade, ampliaram-se as possibilidades de relacionamentos entre humanos, surgindo dois outros campos de progresso: o intelecto e o sentimento. Ainda somos muito limitados nessas duas reas. Nosso intelecto capaz de compreender as foras atmicas e o movimento das galxias, porm, incapaz de compreender o pensamento, a alma, os sonhos, a fora vital e a morte. Nossa capacidade de sentir limitada s sensaes internas biolgicas e ainda somos dominados por sentimentos primrios como o medo, a ira, a euforia, o rancor, que surgem e desaparecem sem que possamos control-los, explic-los, entend-los ou sequer observ-los. O prximo estgio da evoluo humana ser o domnio de si mesmo. No se pode aperfeioar o que no se conhece, portanto, o autoconhecimento a porta para a prxima fase. O Mestre da Vida nos conclamou: Sede perfeitos, como vosso Pai celestial (Mateus 5:48). Para obedec-lo, avancemos com as oportunidades de cada dia, e viveremos em ns mesmos a Lei Divina da Evoluo.

O prximo estgio da evoluo humana ser o domnio de si mesmo.

Do diretor geral da Aliana Esprita Evanglica


O TREVO JULHO 2010

CONCEITOS DE ALIANA

RELEMBRANDO ARMOND

DESPERTAMENTO
esforo de auto-evangelizao a garantia mais segura de redeno individual deve partir de uma deciso rme, sincera, denitiva, e ser feito ao mesmo tempo com a busca de conhecimentos referentes evoluo espiritual da humanidade, desde seus primrdios.

(...) Compreendido isso e vendo como estamos ultrapassando esse primarismo, que poderemos realizar, com mais inteligncia e eccia, os esforos da evangelizao, que o Cristianismo Primitivo difundiu no seu tempo e o Espiritismo de hoje rearma e, da mesma forma, exige. Com essa compreenso poderemos tambm, melhor, nos situar, aps autoexame rigoroso, no esquema da seguinte progresso evolutiva geral: primitivismo e instinto, inconscincia relativa, animalidade em todas as suas formas reminescentes; despertamento anmico, egosmo (amor de si mesmo), dominao pela violncia; sociabilidade precria, tentativas de fraternizao (amor para muitos); conscincia universalista e altrusmo (amor para todos), que a meta visada pelo Evangelho de Jesus. A luta contra o Mal, em si mesmo e fora dele, ser vencida pelo aprendiz, utilizando o conhecimento e a vontade, num esforo de oposio rme e deliberada, em atos e pensamentos, aos defeitos principais do Esprito e aos vcios do corpo orgnico, fortes resduos da animalidade inferior. O esforo cego, mesmo quando sincero, de melhoria, jamais leva a resultados positivos porque quase sempre fruto de impulsos momentneos, sem bases mais profundas nas almas; no abrange a trajetria toda das tarefas evolutivas, do princpio ao m e ca sempre sujeito a utuaes e instabilidades. Mas quando o aprendiz sabe que se movimenta dentro de leis espirituais de eterna vigncia, que o vm impulsionando desde o ato divino da Criao

e continuaro a impulsion-lo at que atinja os mundos superiores, car ento mais capacitado a um esforo denitivo, consciente, no momento presente, para que a felicidade espiritual lhe sorria o mais cedo possvel, e incentivar ainda muito mais esse esforo quando souber, como esprita que e, portanto, indivduo mais esclarecido, que agora j no haver mais tempo a desperdiar com negligncias ou divagaes, porque este um momento de denies espirituais denitivas, em que j no bastam unicamente compreenso intelectual dos problemas do Esprito e resultados de superfcie, mas atos e mudanas profundas. E deve tambm lembrar-se de que para esse despertamento espiritual, esse esforo redentor, que Jesus morreu na cruz, que o Evangelho nos foi legado e que a Doutrina dos Espritos o Paracleto prometido foi outorgada, no para alguns mas para toda a humanidade, inclusive para as centenas de milhes de retardatrios e maus que trabalham, nos dois Planos, ingloriamente, contra a vitria do amor e da luz na Terra.

Edgard Armond Verdades e Conceitos Ii 17

H 30 ANOS...

DINMICA DA REFORMA NTIMA

ede perfeitos, conclamou-nos Jesus no Evangelho. Portanto, os caracteres da perfeio devem ser cultivados sem cessar pelo esprita. Aquele que j se considera reformado, sem mais vcios ou defeitos, deve meditar sobre sua prpria estagnao. No existe perfeio em nosso Planeta, existem, sim, os caminhos que nos levam Perfeio. E o modelo maior O Caminho Jesus. Entretanto, muitos de ns, estacionamos justamente por falta de

estmulo. Afastamo-nos do grupo de trabalho e de estudo, e entregamonos ao desalento. Culpamos os outros pelo nosso fracasso, quando a culpa deve ser procurada dentro de ns mesmos. No existe parada em matria de reforma moral; se estacionamos, comeamos a facilitar o acesso do mal em nosso ntimo. O esprita deve ser hoje melhor do que ontem, amanh melhor do que hoje. Este constante aprimoramento no campo moral a marca que distingue o esprita dos demais assim ensinou Allan Kardec. Logo, preciso cultivar a dinmi-

ca da reforma ntima. Do contrrio, estacionamos e damos campo para o estabelecimento do mal pela nossa inrcia. O objetivo da Aliana Esprita Evanglica, pela Escola de Aprendizes do Evangelho, o de estimular a prtica constante da reforma intima. A Escola oferece amplo campo para essa prtica, bem como coloca disposio do esprita instrumentos importantes para aferio do processo no campo interior.

Valentim Lorenzeti O Trevo maro/1981

4 O TREVO JULHO 2010

EM LINHA COM A NOVA ERA

Paulo Avelino

Ns levvamos o Evangelho nas mos e eles j o tinham no corao

ecordo-me que aquele era um domingo de chuva na e constante e nos movimentvamos com diculdades nas ruelas escorregadias de cho batido. Muitos ainda dormiam em seus barracos. Aqui e acol os ces latiam incomodados com nossa passagem. Batemos porta da casa do senhor Joaquim. Ele sempre nos esperava com ansiedade e alegria, especialmente, pois s podia participar da prece e Evangelho quando no estava trabalhando. Ele era cobrador de nibus da CMTC e nem todos os domingos coincidiam com sua folga semanal. Aquele era um deles. Sua esposa, dona Cida, nos recebeu afvel e simptica com um olhar diferente qual se guardasse alguma surpresa. Assim que adentramos ao lar de trs cmodos tambm de cho batido, extremamente limpo e arrumado, pudemos entender a razo. Alm dos seus trs lhos, de 6, 8 e 11 anos, havia mais quatro crianas de 2 a 7 anos, juntas sentadinhas em um banco com carinhas curiosas e tmidas a nos tarem. Ento, ela, com um olhar de alegria indizvel para as crianas e inesquecvel para mim, disse-nos: - Vocs se lembram da senhora doente da rua em frente que vocs esto ajudando? Ela se internou no ms passado e faleceu. Eu e Joaquim no podamos deixar as crianas desabrigadas, j que o pai tambm no est neste mundo. O sr. Joaquim disse:

- Eu falei para a Cida: traga as crianas para casa, onde comem cinco, comem nove, a gente se vira. Dona Cida, sua esposa, nos disse: - Hoje, estamos felizes, pois anteontem o Joaquim foi ver os papis para os adotarmos e parece que vai dar tudo certo. Fizemos a prece e a leitura do Evangelho profundamente comovidos. Nesta Caravana de Evangelizao e Auxilio, ns com certeza fomos os evangelizados e auxiliados pelo trrido exemplo de fraternidade daquele casal. Ns levvamos o Evangelho na mo, na palavra. Eles j o tinham no corao e na ao. Quando pedi ao Alto a inspirao para escrever sobre a Nova Era, a resposta veio nessa lembrana de quase 30 anos atrs. A Nova Era, com o progresso moral, dever ser marcada pela Solidariedade em principio e pela Fraternidade anal. Estou convicto de que aquele olhar de jbilo de dona Cida, pois ganhara do cu mais gente para amar, ser o mvel da Nova Era. Descobrindo nossa capacidade de amar para alm de todas as limitaes que os instintos e a mente nos impem, na conquista de Si mesmo, vamos encontrar nossos grandes tesouros interiores e a alegria de compartilh-los com os outros. O olhar de Dona Cida demonstra as virtudes do corao vencendo as barreiras da famlia sangunea, os atritos pela diviso do espao, os medos pela sobre-

vivncia, as vises limitadoras e pessimistas dos que no se inspiram na f. O dizer do Sr. Joaquim mostra-nos a atitude de quem j assimilou a essncia de que todos que viemos a este mundo podemos, sim, compartilhar das mesmas alegrias e oportunidades, quando dizemos sim para o amor, quando agimos positivamente para a superao das diculdades. O Sr. Joaquim tinha a ntima certeza de que lhes competia, antes, fazerem a sua parte, dar o melhor de si em favor da vida, e a vida proveria o restante. Homem de f. Coisa de espirito maduro! A Nova Era que plantamos na Fraternidade dos Discpulos de Jesus (FDJ), atravs dos nossos esforos de aprimoramento emocional e moral, a daqueles que se conscientizaram de que no pode haver harmonia do conjunto sem as mudanas ntimas para melhor. Inspirados no Evangelho do Mestre Jesus renovamos nossas mentes e coraes, manifestando palavras e atos dignos a repercutirem no trabalho junto ao prximo em mudana de convices existenciais, em exemplo de alegria e de felicidade para todos. Tal qual ns que fomos cativados pelo exemplo de dona Cida e do Sr. Joaquim, estamos convictos de que o Bem atrai, fascina e encanta e h de se irradiar qual chama bendita iluminando todos em toda a Terra a esplender e implantar a Nova Era.

Paulo diretor de FDJ

O TREVO JULHO 2010

FDJ

ESCOLA DE APRENDIZES

OS OBSTCULOS EVOLUAO II
Perante tal inrcia, os Mensageiros da Providncia, aos quais se confiou a tarefa de iluminao dos que estacionaram na sombra, promovem recursos para que se verifique o despertar
Caminho Verdade e Vida Emmanuel, 150 - Aguilhes Continuando a descrio iniciada no artigo anterior trataremos de: IDENTIFICAO corresponde a um estado em que toda a ateno do indivduo dirigese a um nico evento ou coisa, excluindo todo o resto, inclusive a si mesmo. A inuncia desse estado poderosa, fazendo com que sejamos governados pelos objetos e circunstncias que nos cercam. Reconhecemos este estado em ns quando estamos fortemente atrados ou repulsivos sem conseguir desligar nossa ateno ou nos desapegarmos do objeto, fato, crena ou pessoa com quem estamos nos relacionando. Com maior ou menor frequncia e intensidade, nos identicamos com o que cremos ou no, gostamos ou no, sentimos ser correto ou errado. Caracteriza este estado um comportamento xo, unilateral, voltado ou atrado pelos estmulos externos. Perdido no mundo externo, sem noo de sua verdadeira escala e sua situao relativa, o objeto assume forma exagerada, desproporcional e distorcida como se estivesse fora de foco. No estado de identicao intensa, o indivduo sentir-se- igualmente miservel ante um evento srio como a perda do emprego em perodo de recesso ou a derrota do time de futebol. Pegar o prximo metr passa a ser uma questo de vida ou morte. Defender uma posio poltica transforma-se em briga violenta. Outras formas podem no ser to intensas, mas se manifestam de modo contnuo, como a identicao
6 O TREVO JULHO 2010

com lucros e perdas emocionais, sociais ou nanceiras. Nenhum pensamento ou ao so claros e lcidos nesse estado, pois ante um objeto qualquer o indivduo se anula, tornando-se ele mesmo o objeto, enquanto o objeto torna-se vivo com poderes de govern-lo. Como nos outros obstculos, ocorre uma perda substancial de energia, exaurindo o indivduo e deixando-o sem possibilidade de desenvolver suas potencialidades. Fatores como sexo, famlia, dinheiro, bens materiais, prestgio e status social so reas crticas que, em maior ou menor proporo, exercem forte apelo identicao. Essas reas geram um tipo de apego em que o indivduo constri sua identidade e se reconhece atravs dos objetos que possui ou controla. Perdendo esse objeto sentir como se uma parte dele fosse perdida. Competies esportivas, ideias religiosas, loscas ou polticas podem se transformar em fonte inesgotvel de identicao. Uma identicao importante a considerao interna, ou seja, a identicao com pessoas. Neste estado o indivduo coloca-se no centro de todos os acontecimentos. A preocupao com o que os outros pensam ou no dele constante, gerando grande perda de sua energia e cujo estado de sofrimento totalmente intil. Sofre por no se lembrarem do seu aniversrio, por suspeitar que pensam mal dele, por no receber a devida ateno ou por no ter promoo no emprego.

Como consequncia, deixa de falar o que pensa ou de fazer o que acha que deve ser feito, em funo de uma autocensura sempre motivada pelo que o outro pensaria a respeito. Em muitas ocasies esta considerao interna ocorre ante pessoas a quem se considera importantes ou com status social superior. Agindo como se fosse o centro do Universo, no se d conta de que dicilmente os outros, com quem se preocupa tanto, no tm tempo a perder prestando ateno nele. S se escapa da identicao separando-se da atrao irresistvel do objeto e introduzindo-se um processo de autoobservao. Tal processo permite dimensionar o objeto em sua real perspectiva, tornando-se base para o conhecimento de um nvel mais objetivo da realidade. O modo mais ecaz de combate a esta considerao interna a considerao externa. Ou seja, a prtica de considerar a relao com o outro de um ponto de vista que coloca igual importncia no outro e em si. Ao contrrio de recusar estar presente s circunstncias do momento, a considerao externa exige estar presente no sentido de entender o ponto de vista do outro e posicionar-se como pessoa no que for possvel. uma posio que aceita as prprias limitaes; no se preocupa com o que o outro pensa ou diz. No prximo artigo trataremos sobre o obstculo As Emoes Negativas.

DOS ESSNIOS AO TErCEIrO MILNIO


Guidini

o incio da Era Crist, a Fraternidade Essnia, contempornea do Mestre Jesus, estava espalhada por toda a Palestina. A penetrao deles era extensa e muito silenciosa. Estavam presentes em todo o territrio palestino, do sindrio e santurios s vilas de excludos e leprosos. Cumpriam obstinadamente a sublime virtude do exerccio do bem e da paz entre os homens. Profundos conhecedores de muitas cincias, aplicavam seus conhecimentos para o bem estar e desenvolvimento social e espiritual. Seus terapeutas peregrinos levavam ervas medicinais aos doentes, sem distines sociais, atendiam aos leprosos reclusos em inspitas cavernas, alentavam a vida dos renegados sociais e dos perseguidos do dio, da injria e do orgulho ferido. Trabalhavam para produzir o que era necessrio para a comunidade e recebiam em troca o que lhes fosse necessrio, vivendo em total harmonia de comunho de bens materiais. Tudo era de todos. Tinham ainda duas virtudes especiais. A primeira era a de educar suas crianas. Relata o livro Caminho dos essnios que um garoto essnio de 14 anos levado para conhecer a biblioteca do santurio onde vivia desde os 7 anos. Encantado, exclama: Gostaria de conhecer todos os pergaminhos que esto aqui ao meu alcance. Prontamente o mestre que o acompanha responde: Neste momento, no importa que voc conhea todos estes

ensinamentos, mas que tenha vontade de conhec-los. Aquele momento deixaria marcas na personalidade do garoto e de como viveria o resto de sua vida, buscando conhecer. Assim era a educao essnia de verdade e autonomia. A segunda virtude especial era a de acolher a velhice. Os idosos eram cuidados para ter um m de vida digno e tranquilo. Os essnios estavam organizados em graus que nunca lhes foram outorgados. Estavam nos graus que lhes validavam as conquistas do esprito, adquiridas por seus esforos e mritos na prtica diria dos ensinamentos essnios. Ensinamentos de to grande valor moral e espiritual que Jesus teve a grandes colaboradores. Silenciosamente, cuidavam para que a misso do Mestre acontecesse. Passamos ento por dois mil anos de reveses sobre a doutrina do Amor e da Boa Nova. Em nossa histria como cristos, deixamos mculas que precisam ser reparadas. Quando Armond, sob orientao divina, cria a Escola de Aprendizes do Evangelho (EAE), ele resgata a memria da Fraternidade Essnia, trazendo para nossos tempos a essncia desta Escola Inicitica. Armond tambm nos convida a reviver o cristianismo dos primeiros momentos e explica que reviver o Cristianismo signica ensinar o que Jesus ensinou, pregar o que Ele pregou, viver dentro das regras morais que estabeleceu para a redeno do homem (Guia do Aprendiz - Prembulo).

Bem, eu sou daquelas pessoas que pouco acredita em coincidncia. E, dentro do contexto em que a Escola de Aprendizes do Evangelho foi implantada e se desenvolveu, no h nada de acaso ou coincidncias. H dois mil anos havia uma fraternidade, encarnada, em um momento especial para a humanidade, que era a misso planetria iniciada pelo Mestre anunciando a Boa Nova. indiscutvel a importncia daquele momento para a humanidade. Hoje, 2010 anos depois, temos uma fraternidade encarnada, reunida sob a bandeira da Fraternidade dos Discpulos de Jesus, que tambm vive em um momento especial para a humanidade, pois todos sabemos que vivemos um momento de transio no planeta. Olhando a histria, vemos claramente que a EAE no se iniciou na dcada de 50. A EAE est inserida em um amplo programa de evoluo para a humanidade. Se h 2.000 anos os essnios foram de suma importncia para Jesus, o que ns, da Fraternidade dos Discpulos de Jesus, podemos fazer neste terceiro milnio para contribuir com a evoluo da humanidade e a vivncia dos Seus ensinamentos? necessrio que retomemos a essncia da Escola do Mestre e a sublime virtude do exerccio do bem, como os essnios e os cristos dos primeiros momentos.

Guidini da equipe de coordenao de EAE

O TREVO JULHO 2010

ESCOLA DE APRENDIZES

CAPA

Na evoluo humana

O Evangelho de Jesus, na sua essncia, o recurso mais poderoso e seguro para a espiritualizao. A Escola de Aprendizes foi criada para auxiliar essa sublime conquista de quantos emergem das sombras, j tocados pela luz redentora do Cristo.
Na Semeadura I

A evoluo escada infinita. Cada qual abrange a paisagem de acordo com o degrau em que se coloca.
Emmanuel, Fonte Viva

Moiss

Somente quando penetram no reino humano, conquistam o livre-arbtrio e a faculdade da razo, e comeam a agir conscientemente, assumindo responsabilidade dos seus atos.
Na Semeadura I

A espiritualizao representa a prpria finalidade da existnci maior de todas Deus, o criador sob
8 O TREVO JULHO 2010

a progredir a Lei

Em todas as oportunidades de sua trabalhosa pregao Jesus sempre afirmava que toda iniciao espiritual poderia ser resumida no seguinte: amar a Deus acima de todas as coisas e ao prximo como a ns mesmos.
Na Semeadura I

racional condenar a civilizao? Primeiramente condenai aqueles que abusam dela e no a obra de Deus.
O Livro dos Espiritos - 790 a

DNA

O Espiritismo, indo mais alm, mostra nossas conexes com Deus, e o processo evolutivo da alma humana junto com a matria.
Darwin e Kardec: Um Dilogo Possvel - Hebe Laghi de Souza tomo

ia em qualquer mundo, porque as verdades so universais e a berano, invisvel e eterno. Na Semeadura I


O TREVO JULHO 2010

MEDIUNIDADE

MEDIUNIDADE CURADORA
is a a nossa evoluo: ns nos melhorando de verdade, contribuiremos para a evoluo de tudo o mais no nosso mundo terrqueo. O desenvolvimento da mediunidade ocorrer neste mesmo compasso. Edgard Armond em seu livro Mediunidade nos ensina queA faculdade medinica, tanto a natural como a

Azamar B. Trindade

Os espritos so bons ou maus por natureza, ou so eles mesmos que procuram melhorar-se? -Os espritos mesmos se melhoram; melhorando-se, passam de uma ordem inferior para uma superior. Allan Kardec. O Livro dos Espritos, Pergunta n 114.

de prova, no fenmeno de nossos dias (...) sempreexistiu, desde quando existe o homem. por meio dela que os Espritos diretores puderam interferir na evoluo do mundo orientando-o, guiando-o, protegendo-o, (...) dando-lhes as inspiraes e os ensinamentos necessrios, foram sempre eles, esses guias devotados e solcitos, elementos decisivos da evoluo.
Da infere-se a importncia da mediunidade em si. So muitas as suas modalidades. Podemos citar algumas: Vidncia, Audincia, Psicometria, Intuio, Levitao, Transporte, Materializao, Mediunidade Curadora, entre outras. Dentre estas, podemos dizer que a mais estranha e a menos comentada ou estudada, de um modo geral, a Mediunidade Curadora. To estranha que abordada e exaltada em termos signicativos em um livro no especco sobre mediunidade: O Evangelho segundo o Espiritismo, Cap. XXVI, tamanha sua importncia. A Revista Esprita, editada por Allan Kardec, ano 1866, meses de outubro e novembro, dedica 19 pginas ao estudo da mediunidade curadora. Estud-las nos far muito bem. Kardec arma:...O dom de curar no resultado do

trabalho, nem do estudo, nem de um talento adquirido, aquele que o possui no pode consider-lo um mrito...o que constitui um mrito real no mdium, o que deve e pode louvar com razo, o emprego que faz de sua faculdade; o zelo, o devotamento, o desinteresse com os quais a pe ao servio daqueles a quem ela pode ser til; ainda a modstia, a simplicidade, a

abnegao, benevolncia que respiram em suas palavras e que todas as suas aes justicam, porque essas qualidades lhe pertencem mesmo. Assim, no o mdium que se deve pr num pedestal, do qual poder descer amanh: o homem de bem, que sabe tornar-se til sem ostentao e sem proveito para a sua vaidade. O desenvolvimento da mediunidade curadora forosamente ter consequncias de alta importncia...O poder curativo est todo inteiro no udo depurado a que servem de condutores... o produto de uma aptido especial to independente da vontade quanto todas as outras faculdades medinicas...A aptido para curar inerente ao mdium, mas o exerccio da faculdade s tem lugar com o concurso dos Espritos...Um outro ponto a considerar que sendo esta faculdade fundada em leis naturais, tem limites traados pelas mesmas...Opera-se neste fenmeno uma verdadeira reao qumica, anloga produzida por certos medicamentos...A mediunidade curadora no vem suplantar a medicina e os mdicos; vem simplesmente provar a estes ltimos que h coisas que eles nosabem e os convidar a estud-las; que a natureza tem leis e recursos que eles ignoram; que o elemento espiritual, que eles desconhecem, no uma quimera, e que, quando o levarem em conta, abriro novos horizontes cincia e tero mais xitos do que agora... Alm disso, a mediunidade escapa completamente lei sobre o exerccio da medicina, desde que no prescreve qualquer tratamento...exercida com um objetivo exclusivamente humanitrio...O poder de curar independe da vontade do mdium. Infelizmente falta espao ao nosso querido O Trevo
para continuar transcrevendo, neste ms, outros instrutivos ensinamentos contidos na mesma Revista sobre este mesmo tema. Possivelmente em outras oportunidades voltaremos ao assunto.

Azamar do Conselho Editorial de O Trevo.

10 O TREVO JULHO 2010

A CrIANA O FUtUrO
nal, valorizamos a infncia? Valorizamos a Evangelizao Infantil? , espritas! Compreendei hoje o grande papel da Humanidade; compreendei que quando produzis um corpo, a alma que nele se encarna vem do espao para progredir; sabei vossos deveres e colocai todo o vosso amor em aproximar essa alma de Deus; a misso que vos est conada e da qual recebereis a recompensa, se a cumprirdes elmente. (ESE, Cap.XIV, 9) De acordo com as obras de Kardec (ESE, cap. V, 4; cap. VIII, 4; cap. XIV, 9; LE, questes 197 a 199-a, e 379 a 385), durante a infncia o Esprito est mais acessvel educao para seu progresso responsabilidade daqueles que esto ao seu redor. A leitura do texto de Kardec deixa clara nossa responsabilidade diante da infncia. Mas, quanto valorizamos este perodo da vida de nossas crianas? Quanto valorizamos a Evangelizao Infantil nos centros espritas que frequentamos? Crianas abandonadas, desateno dos pais sempre muito ocupados , violncia, descaso com as instituies educacionais, inuncia negativa das mdias... Infelizmente, nossa socieda-

Gabriela de Santa Brbara

Iniciar esse processo na infncia pensar no futuro da humanidade

de parece no valorizar a infncia e estamos vivenciando as consequncias dessas aes: crianas e adolescentes demonstrando atravs de comportamentos e atitudes que no esto recebendo educao moral adequada, valores, respeito. Nos centros espritas da Aliana Esprita Evanglica vemos aumentada a responsabilidade com a educao, uma vez que j percebemos na Escola de Aprendizes do Evangelho que no so os tratamentos espirituais ou as manifestaes medinicas que modicam nossas vidas, mas sim a reforma ntima, o autoconhecimento, a autoeducao. A criana, frequentando a Evangelizao Infantil, aprende sobre a evoluo espiritual e com o desenvolvimento de sua autonomia pode ser protagonista de sua evoluo, conhecendo e conando em Deus e na Espiritualidade, sabendo questionar-se, conhecer-se, aceitar-se e amar-se, nesse processo cujo m o progresso. Iniciar esse processo na infncia pensar no futuro da humanidade. O conhecimento que o Espiritismo proporciona, se bem reetido e vivido pelo evangelizador, aparece nas aulas

da Evangelizao Infantil e faz a diferena no entendimento, na reexo e na vivncia da criana e do jovem. O preparo do evangelizador inclui, assim, leituras, estudo, reexo, vivncia e processo permanente. O preparo da aula, no nal, exige menos tempo, j que apenas a concretizao do processo anterior e ento, a criana convidada a participar de suas reexes e elaborar as prprias. E como a Evangelizao Infantil vista nos Centros Espritas por aqueles que no so evangelizadores? Como os dirigentes dos diversos cursos, os expositores, os voluntrios da Assistncia Espiritual veem a Evangelizao Infantil? H espao para a criana? Os evangelizadores so ouvidos? possvel que, apesar de a Evangelizao Infantil estar l, no seja conhecida e divulgada ou mesmo valorizada. Por outro lado, isto reete nossa sociedade que desconhece a infncia e, como consequncia, no a valoriza. Mas somos espritas, temos uma responsabilidade. Pensar na criana pensar no futuro. Valorizar a Evangelizao Infantil comear a construir o mundo melhor que tanto desejamos.

Gabriela Nogueira de Santa Brbara C. E. Vinha de Luz Regional SP Centro

O TREVO JULHO 2010

11

TREVINHO

MOCIDADE EM AO

CAPACItAr PArA MELHOr SErvIr


Mocidade Esprita se apresenta ao jovem por meio de um programa de estudos e vivncias visando sustent-lo em sua vida prtica. Para isso, ela necessita de voluntrios preparados e engajados em sua conduo. Pensando nos componentes de uma turma de Mocidade, destacam-se as guras do dirigente e do expositor. Para prepar-los, cada regional realizava cursos de dirigentes de Mocidades Espritas, visando sua demanda e necessidade de trabalhadores. A aprovao do programa de Mocidade em 2008 inaugurou uma nova fase onde se buscou encontrar mtodos para atingir os anseios espirituais do jovem em torno de trs palavras: sentir, pensar e agir. Assim sendo, turmas devem apresentar as novas propostas de desenvolvimento aos seus alunos baseados nas diretivas deste programa, o que implica preparar pessoas visando estes apontamentos tanto no curso de dirigentes como nas reciclagens e encontros. Em 2009 iniciou-se o trabalho do Grupo de Reviso do Curso de Dirigentes de Mocidades Espritas. A primeira tarefa desenvolvida pelo grupo foi a de coletar todos os materiais e cronogramas utilizados pelas regionais em seus cursos de formao. Com eles em mos, foi vista necessidade de trabalhar os assuntos pertinentes a direo e exposio de aulas, ampliando a proposta inicialmente formulada para um curso que abrangesse dirigentes e expositores. Assim surgiu o nome Curso de Voluntrios para a Mocidade. Foi proposto um programa de curso unicado, com temas comuns, mas respeitando as particularidades das regionais e, independente do local de aplicao dele, permita que todos os participantes tenham acesso ao mesmo contedo e aprendizado. So nove dias de aulas com o objetivo de propiciar aos voluntrios inscritos habilidades e competncias na formao e conduo de jovens, alm do desenvolvimento e gesto dos trabalhos pertinentes Mocidade. Com esta primeira etapa de criao concluda, o grupo realizar um programa piloto em uma regional interessada, acompanhando o desenvolvimento do trabalho e dando o suporte necessrio. Ao recebermos este primeiro feedback do curso, ser possvel vericar a qualidade do curso e realizar possveis adequaes ao programa.
12 O TREVO JULHO 2010

H uma diferenciao de carga horria entre expositores e dirigentes. O inscrito como expositor deve comparecer seis dias. Os trs ltimos sero de contedo exclusivo para os inscritos como dirigentes. Para fundamentar as discusses e exposies dos mdulos, os participantes sero orientados a realizar um estgio que consistir em visita s turmas de Mocidade para acompanhar a dinmica e vivncia do cotidiano de uma turma. Haver ainda uma lio de casa aos expositores: eles sero convidados a assumir uma aula em uma turma de Mocidade e prepar-la, com embasamento no curso. Por m, o exame espiritual com orientaes, em conjunto com a entrevista com a equipe do curso, trar reexes ao participante sobre a continuidade do trabalho de Mocidade. O Grupo de Reviso do Curso de Voluntrios, um dos muitos trabalhos realizados pela equipe de Mocidade Esprita, espera propiciar aos voluntrios uma viso ampla e crtica da realidade social e da sua interao e possibilidades da Mocidade na transformao desta realidade social, pensando sempre na evangelizao dos jovens de hoje. O convite para integrar-se ao grupo e participar das reunies mensais est aberto a todas as regionais.

Grupo de Reviso do Curso de Voluntrios para Mocidade e Programa de Mocidade

UM APrENdIzAdO dE AMOr
cada noite de sbado, um sentimento comum une a todos ns, trabalhadores do SOS Moradores de Rua. Esse sentimento parecido com uma vontade, uma vontade de ser fraterno, uma vontade de ser melhor, uma vontade de aprender a amar de verdade, uma vontade de ser um verdadeiro cristo. Mas como a caravana do SOS ajuda nisso? Ou, para ser mais exato, como as caravanas e os trabalhos voluntrios nos ajudam em nossa evoluo? O ponto mais importante o nosso esforo em seguir as seguintes palavras do Mestre: Nisto todos conhecero que sois meus discpulos, se vos amardes uns aos outros. O fato de nos reunirmos tem relao, em primeiro lugar, com a nossa urgente necessidade de aprender a nos relacionar com os nossos companheiros de trabalho de forma saudvel e carinhosa. Para isso, precisamos aprender a lidar com as diferenas e a tolerar os erros alheios, aprendendo assim que podemos tambm tolerar e encarar os nossos prprios erros. O outro lado do trabalho o relacionamento que temos com nossos irmos a quem chamamos de assistidos e que esto em uma realidade material totalmente diferente da nossa neste momento. Para conseguirmos ouvir esses irmos, devemos nos esforar para entender a realidade deles, temos que saber nos envolver corretamente e, muitas vezes, caminhar com eles nas suas dores e diculdades, mas sem tomar o problema para ns. Eis a mais um exerccio, o da conana no amparo de Jesus a todos ns. Esse confronto com realidades diferentes nos leva a reetir sobre muitas

coisas e a colocar em prtica o que tanto estudamos nas Escolas de Aprendizes do Evangelho. Muitos conceitos so colocados prova. Trabalhamos o orgulho para no nos acharmos melhores do que ningum e tambm para no acharmos que podemos resolver o problema de algum. Trabalhamos a tolerncia para aceitarmos o nosso irmo que no deseja falar; trabalhamos o egosmo dando um pouco do nosso tempo e conforto; trabalhamos a disciplina para realizarmos um trabalho seguro; trabalhamos o preconceito com aquilo que no conhecemos. E tudo isso um aprendizado slido, pois algo que no conceitual, mas sim uma experincia com signicado real. No nal, somos ns muito beneciados, de muitas formas e principalmente pela presena cada vez maior do Cristo em nossos coraes!

Vincius Benites do CEDJ/Paraso

Eu e minha turma do Curso Bsico estamos muito curiosos (e ansiosos) para aprofundarmos nos assuntos abordados na turma. Rimos e nos olhamos todas as vezes que os questionamentos se aquecem e ouvimos dos expositores: abordaremos com mais profundidade este assunto mais adiante... E a edio de maio de O Trevo foi um presente para ns, iniciantes. A partir do artigo de Eduardo Miyashiro - Esforo de Iluminaoaprendi mais sobre o esforo na preparao para a reforma intima. No artigo

O TREVO JULHO 2010 13

CARTA DO LEITOR

PErSEvErEMOS!

palmente, que no preciso ter pressa. Na evoluo espiritual eterna e progressiva, jamais h um m denitivo, um alvo nal. O Esprito sobe degrau a degrau, a imensa escada asPreparados para a boa luta, reeti que censional, havendo sempre um novo na busca pelo autoaperfeioamento a comeo para coisas novas. Na Seobservao de ns mesmos - necessmeadura I. rio compreender. Ento vai um recado para minha turTambm descobri que muitas coisas ma e todas as turmas do Curso Bsico: aconteceram nestes 60 anos da EAE e No importa se estamos dando os que com a Mocidade muitas noites foprimeiros passos agora, vamos dar graram consumidas na vivncia. as a Jesus por termos encontrado o Soube que educar desenvolver caminho e termos ainda tanto e muito os poderes da alma e que as crianas por aprender. Perseveremos!!!, como compreendem, sim, os fundamentos do diz nossa querida dirigente Neide. espiritismo. E com coragem e vontade preciso me Elisabete Kaczorowski do C.E. Apstolo Joo Santo Andr (SP) preparar melhor para o futuro e, princi-

VOLUNTARIADO

PGINA dOS APrENdIzES

CEAE Aclimao So Paulo/SP Regional So Paulo-Centro

Discuta con serenidad: el opositor tiene derechos iguales a los suyos. Para as conquistas de ordem espiritual Ante una discusin, trato de evi- bom que no haja nem entusiasmos tarlas, porque an no he logrado man- nem desnimos. tener una posisin ecunime ante tal No podemos nos entusiasmar com situacin, en la maioria de los casos me as conquistas e pensar que nos elevaexalto y pierdo da serenidad, razn por mos espiritualmente, e no vigiar as la que no me hago entender, ocasionossas atitudes. No devemos desanndome enorme sensacin de impotncia y hasta cierto punto, me embarga nimar quando recamos em erros de una mezcla de sentimientos no sanos. conduta, precisamos estar alerta, no Cuando receptiva, libre de preconcep- tomar o ch de j estou bem, sempre tos e imposiciones, logro llegar a un acreditar que podemos melhorar. mayor entendimiento. Sueli Pires de Godoi
Marisbel Aguilar Chacn 7. turma Xavier da Silva 1. turma

Fraternidade Esprita Anlia Franco So Paulo/SP Regional So Paulo-Sul

Ncleo Esprita Amor Fraterno Praia Grande/SP Regional Litoral Sul


Toda virtude que se conquista uma porta nova que se abre para um mundo melhor.
Comeo este tema pela gratido a esta Escola bendita. Aqui aprendi a no s olhar meus defeitos, mas a valorizar as minhas virtudes, e hoje sinto-me uma vencedora. Uma das virtudes conquistada foi aceitar a mim como sou, mas melhorando a cada dia, olhando em volta com os olhos do corao. Joelma 3. turma

Seed of Ligth Spiritit Centre Sydney Austrlia

O cristo chamado a servir em toda A vida mudana; o dia de amanh parte. ser diferente e marcar a vitria, se a Ajude conversando. Uma boa palavra Hoje compreendo que as diculdadiferena for para melhor. auxilia sempre. des esto em toda parte, no h um luTodo dia ao despertar, recebo mais A conversa norteada pelos ensina- gar na Terra sem necessidade de evanuma oportunidade de melhorar, de bus- mentos de Cristo, muitas vezes parece gelizao, sendo assim, cabe a mim car acertar mais do que errar, mas no que no o que a pessoa quer ouvir, o auxlio sem reservas, pois, quando tenho a menor ideia de quando terei a mas a mais adequada e conscientiza- auxiliamos o prximo a ns mesmos conscincia da vitria. Questiono porque dora, que toca o corao e faz reetir que estamos auxiliando e efetivando fao coisas que s me magoam, entristesobre as diculdades. Falar palavras do nossa reforma ntima. o, desarmonizo, deixo de vigiar, estacioLus Donizete da Silva 10. turma no, entretanto, alcanarei a vitria de no bem no dia a dia minha fora de vontade e conexo com os espritos de luz. me magoar com minhas invigilncias. Carolina Marchioli 3. turma Patrcia Maria dos Santos - 3. turma

G.E. Sintonia Fraterna Santos/SP Regional Litoral Centro

Casa Esprita Doze Apstolos Santo Andr/SP Regional ABC

Centro Esprita Chico Xavier Curitiba/PR Regional So Paulo-Leste

Centro Esprita Redentor Santo Andr/SP EAED - CEAE Machado de Assis Regional ABC Ribeiro Preto/SP Caminhar com Cristo superar a morRegional Ribeiro Preto te, vencer a vida e ingressar, desde j na

eternidade. Prece das Fraternidades, o que repre- As dores sangram no corpo, mas acendem luzes na alma. senta para mim? Este tema passa mais conana e tranquilidade no ps morte, pois, tudo Vejo que o sofrimento sempre nos Representa a ligao com os amigos o que fao de bem levarei para a eterdo Plano Espiritual que tm em comum liga a Deus, a quem recorremos no nidade. Graas a Jesus, consigo sentir o desejo do trabalho em Cristo. um auxlio. A dor quando compreendida que minha f consegue superar a morte pedido para fortalecimento diante das nos aperfeioa, mas incompreendida e que no devo encarar com tristeza e diculdades do mundo, estar com ir- dilacera a alma. Mesmo por vezes no o m, mas como um novo comeo e mos do mesmo ideal, fazendo parte compreendendo o sofrimento, sei que avaliao da minha misso na Terra. dos que desejam propagar e vivenciar o no por acaso e assim evolumos, ou Evangelho de Jesus. seja, acendemos luzes na alma. Vincius Ramos 41. turma
Doris Beraldo 1. turma Jean Fernando Satim - EAED

14 O TREVO JULHO 2010

So Paulo Centro e Sul


No dia 3 de maio ltimo, a diretoria da Aliana reuniu-se para a realizao do encontro com as Regionais So Paulo-Centro e So Paulo-Sul. A reunio teve uma caracterstica diferenciada: a primeira desse tipo realizado com duas regionais da AEE simultaneamente. O objetivo desse formato ampliar as experincias e fortalecer o lema da Aliana: Confraternizar para melhor servir. As coordenadoras Irades (SP-Centro) e Maria Aparecida (SP-Sul) apresentaram a proposta de temas relevantes para a pauta do encontro. Um dos assuntos tratados foi a questo da Mediunidade em nosso movimento, que foi tratado com bastante profundidade e interesse por parte dos representantes dos grupos presentes. Outro assunto em destaque foi a EAE a Distncia. A apresentao de audiovisual com detalhes desse programa sensibilizou os presentes para a importncia desse trabalho. A confraternizao entre todos e a boa aceitao do novo modelo de reunio conjunta marcou o encerramento dos trabalhos.

Mediunidade
O 2. Encontro de Mediunidade foi realizado no sbado, 29 de maio de 2010, contando com a presena de 152 pessoas, em sua maioria dirigentes e secretrios de Cursos de Mdiuns, e dirigentes de Assistncia Espiritual. Primeiramente, o Encontro teve por foco o entendimento do valor do Mtodo das Cinco Fases para utilizao em todos os trabalhos medinicos. Como segundo tema, a importncia de os dirigentes de Cursos de Mdiuns trabalharem bem o Estgio em Suportes e Correntes de Cura, mdulo do desenvolvimento progressivo, como ponte necessria ao aprendizado dos alunos aps o Mtodo das Cinco Fases, para que sintamse fortalecidos neste antes de iniciarem o mdulo de atendimento a sofredores e obsessores. Foram realizados exerccios prticos sobre os dois assuntos durante a parte da tarde. A equipe da Mocidade realizou apresentao sobre a mediunidade nos jovens, trazendo dados concretos sobre o assunto. O material do Encontro ser disponibilizado no site da Aliana.

Elizabeth Bastos - C.E. Razin

Cuba

Extremo Sul
Com a presena de representantes das trs Casas da cidade de Rio Grande C.E. Francisco de Assis, C.E. Paulo de Tarso e C.E. Maria de Nazar, alm do C.E. Casa do Caminho da cidade de Canoas e do C.E. Maria de Magdala, de Porto Alegre, realizou-se, na sede deste ltimo, o encontro da Regional Extremo Sul com a Diretoria da AEE. A reunio desdobrou-se em dois dias, cando o primeiro dia (sbado 12/06) dedicado ao debate sobre os programas de integrao e a FDJ, alm do relato das atividades dos grupos da regional e equipes de Apoio da Diretoria da Aliana. J a reunio da manh de domingo foi dedicada ao Planejamento Estratgico e s mensagens de intercmbio que esto sendo estudadas pela Diretoria. Na sequncia, divididos em dois grupos, o primeiro tratou das questes ligadas Mocidade, Pr-mocidade e Evangelizao Infantil; o outro foi sobre o intercmbio de experincias referentes ao processo de ingresso na FDJ. Concluindo, a coordenadora da Regional, Maria Emlia, destacou a importncia de realizarmos encontros onde todos possam ser ouvidos com ateno e liberdade para formular questes e proposies que enriqueam a vivncia em Aliana e o Esprito de Fraternidade.
O TREVO JULHO 2010 15

Estos son los nombres de los componentes del primer grupo de Juventud de Cuba

You might also like