You are on page 1of 4

Sumrio do Pronunciamento Tcnico CPC 05 (R1) Divulgao sobre Partes Relacionadas

SUMRIO Observao: Este sumrio, que no faz parte do Pronunciamento, est sendo apresentado apenas para identificao dos principais pontos tratados, possibilitando uma viso geral do assunto.

Introduo O objetivo deste Pronunciamento Tcnico assegurar que as demonstraes contbeis de uma entidade contenham as divulgaes necessrias para evidenciar a possibilidade de que sua posio financeira e seu resultado possam ter sido afetados pela existncia de partes relacionadas e por transaes e saldos existentes com tais partes.
Obs: As definies e a abrangncia dese Pronunciamento Tcnico (CPC 05 (R1)) diferem do Pronunciamento Anterior (CPC 05), especialmente no que diz respeito s entidades estatais que apresentam demonstraes contbeis.

Definies Parte relacionada uma entidade ou uma pessoa fsica, ou um membro prximo da famlia dessa pessoa fsica que esteja relacionada entidade que reporta a informao (apresenta as demonstraes contbeis). Uma pessoa, ou um membro prximo de sua famlia, est relacionada com a entidade que reporta a informao setiver o controle pleno ou compartilhado da entidade que reporta a informao ou influncia significativa sobre ela ou for membro do pessoal chave da administrao da entidade que reporta a informao ou da controladora da entidade que reporta a informao. Uma entidade est relacionada com a entidade que reporta a informao em diversas situaes. As principais (ver todas as hipteses no Pronunciamento) ocorrem quando: ambas so membros do mesmo grupo econmico ou esto sob o controle conjunto (joint ventures) de uma terceira entidade ou a entidade coligada ou controlada em conjunto da entidade que reporta ou de entidade membro de grupo econmico do qual a entidade que reporta membro;

a entidade est sob o controle conjunto de uma terceira entidade e a outra entidade for coligada dessa terceira entidade; a entidade controlada, de modo pleno ou sob controle conjunto, por uma pessoa identificada no pargrafo anterior ou uma pessoa identificada no pargrafo anterior tem influncia significativa sobre a entidade, ou for membro do pessoal chave da administrao da entidade (ou de controladora da entidade). Uma transao com partes relacionadas uma transferncia de recursos, servios ou obrigaes entre partes relacionadas, independentemente de ser cobrado ou no um preo em contrapartida. Membros prximos da famlia de umapessoaso aqueles membros da famlia que se espera que influenciem ou sejam influenciados por essa pessoa nos seus negcios com a entidade.Incluem os filhos da pessoa, cnjuge ou companheiro, filhos do cnjuge da pessoa ou de companheiro edependentes da pessoa, de seu cnjuge ou companheiro. Pessoal chave da administrao so as pessoas que tm autoridade e responsabilidade pelo planejamento, direo e controle das atividades da entidade, direta ou indiretamente, incluindo qualquer administrador (executivo ou outro) dessa entidade. Estado refere-se ao governo no seu sentido lato, agncias de governo e organizaes similares, sejam elas municipais, estaduais, federais, nacionais ou internacionais e entidade relacionada com o Estado a entidade que controlada, de modo pleno ou em conjunto, ou sofre influncia significativa do Estado.
Finalidade da divulgao sobre partes relacionadas

Os relacionamentos com partes relacionadas so uma caracterstica normal do comrcio e dos negcios. Por exemplo, as entidades realizam frequentemente parte das suas atividades por meio de controladas, joint ventures e coligadas. Nessas circunstncias, a capacidade da entidade de afetar as polticas financeiras e operacionais da investida por meio de controle, controle conjunto ou influncia significativa. O relacionamento com partes relacionadas pode ter um efeito nos resultados e na posio financeira de uma entidade. As partes relacionadas podem efetuar transaes que partes no relacionadas normalmente no realizariam. O conhecimento das transaes, dos saldos existentes, incluindo compromissos, e dos relacionamentos da entidade com partes relacionadas pode afetar as avaliaes de suas operaes por parte dos usurios das demonstraes contbeis, inclusive as avaliaes dos riscos e das oportunidades com os quais a entidade se depara. Da a necessidade da divulgao relativa s partes relacionadas.

Divulgao para todas as entidades Os relacionamentos entre controladora e controladas devem ser divulgados independentemente de ter havido ou no transaes entre essas partes relacionadas. Numa estrutura societria com mltiplos nveis de participaes, uma entidade deve divulgar o nome da entidade controladora direta e, se for diferente, da parte controladorafinal. Se a entidade controladora direta e a parte controladora final no elaborarem demonstraes contbeis disponveis para uso pblico, o nome da controladora do nvel seguinte, se houver, deve tambm ser divulgado. A entidade deve divulgar a remunerao do pessoal-chave da administrao no total e para cada uma das seguintes categorias:benefcios de curto prazo a empregados e administradores, benefcios ps-emprego, outros benefcios de longo prazo, benefcios de resciso de contrato de trabalho eremunerao baseada em aes. Se tiver havido transaes entre partes relacionadas, aentidade deve divulgar a natureza do relacionamento com as partes relacionadas, assim como informaes sobre as transaes e saldos existentes necessrias para a compreenso do potencial efeito desse relacionamento nas demonstraes contbeis. Esses requisitos de divulgao so adicionais aos referidos no item acima para divulgar a remunerao do pessoal-chave da administrao. H um mnimo de divulgaes a ser feito. As divulgaes exigidas devem ser feitas separadamente para cada uma das seguintes categorias:controladora, entidades com controle conjunto ou influncia significativa sobre a entidade, controladas, coligadas, joint ventures nas quais a entidade seja uma investidora, pessoal chave da administrao da entidade ou da respectiva controladora eoutras partes relacionadas. As divulgaes de que as transaes com partes relacionadas foram realizadas em termos equivalentes aos que prevalecem nas transaes com partes independentes devem ser feitas apenas se esses termos puderem ser efetivamente comprovados. Para quaisquer transaes entre partes relacionadas, faz-se necessria a divulgao das condies em que as mesmas transaes foram efetuadas. Os itens de natureza semelhante podem ser divulgados de forma agregada exceto quando divulgaes separadas forem necessrias para a compreenso dos efeitos das transaes com partes relacionadas nas demonstraes contbeis da entidade. Divulgao para as entidades relacionadas com o Estado A entidade que reporta a informao est isenta das exigncias de divulgao no tocante

a transaes e saldos mantidos com partes relacionadas, incluindo compromissos, quando a parte forum ente estatal que exera o controle, de modo pleno ou compartilhado, ou que exera influncia significativa sobre a entidade que reporta a informao ou for outra entidade que seja parte relacionada, pelo fato de o mesmo ente estatal deter o controle, de modo pleno ou em conjunto, ou exercer influncia significativa, sobre ambas as partes (a entidade que reporta a informao e a outra entidade). Se a entidade que reporta a informao aplicar essa iseno ela deve divulgar o nome do ente estatal e a natureza de seu relacionamento com a entidade que reporta a informao (por exemplo, controle, pleno ou compartilhado, ou influncia significativa), a natureza e o montante de cada transao individualmente significativa; e, para outras transaes que no conjunto so significativas, mas individualmente no o so, uma indicao qualitativa e quantitativa de sua extenso.

You might also like