You are on page 1of 2

Analise Do Poder Em Michel Foucault Klvia Mara Albuquerque, Thalles Soares de oliveira, Danilo Noberto Ripardo Nascimento Resumo:

Este trabalho situa seu objetivo na anlise da concepo de poder em Michel Foucault, a partir da qual se observa um desvio do enfoque tradicional dado ao poder, encarado predominantemente como mandamento proibitivo e repressor. Nosso estudo tenciona debruar-se sobre o conceito de poder foucaultiano, que no pode ser apreciado sem a sua devida delimitao tempo-espacial, orientando a compreenso dentro de uma rede de relaes que se irradia e traspassa todo o corpo social. Se para Foucault o poder ningum o detm, portanto encontra-se afastado de uma ideia de propriedade, ele mais bem visto quando encarado como uma estratgia, um exerccio. O poder tem seu eixo deslocado da compreenso em termos de Direito do Estado, visto como centro de onde emanam as relaes que o envolvem, para um campo no qual impera o dinamismo e a articulao dessas relaes, processadas em diferentes focos (escola, priso, quartel do exrcito etc.). Pormenorizando o tratamento do poder, Foucault o insere no interior dessas instituies que, atravs do que intitula tecnologias de poder, como a disciplina, num esforo de docilidade, produziro indivduos maleveis, submissos e, principalmente, teis. A nossa pesquisa resulta no reconhecimento de que o poder, para o filsofo, no pode ser avaliado sob uma perspectiva negativa, de opresso, e sim como elemento que confecciona saber. Palavras-chave: Foucault. Poder. Docilizao.

Introduo

O filsofo francs Paul Michel Foucault (1926-1984) incendiou o pensamento contemporneo influenciando as mais diversas reas do saber como a Filosofia, Histria, Psicologia, Psiquiatria, Sociologia, entre outras, se tornando um dos principais intelectuais do ltimo sculo, colocando em cheque a forma de pensar o poder dos modernos, utilizando-se de um mtodo genealgico, implicando em um resgate histrico de diversos conceitos, sendo estes conceitos legitimados ou no, qualificados ou no por um cientificismo.

Este trabalho situa seu objetivo na anlise da concepo de poder em Foucault, a partir da qual se observa um desvio do enfoque tradicional dado ao poder, encarado predominantemente como mandamento proibitivo e repressor. Nosso estudo tenciona debruar-se sobre o conceito de poder foucaultiano, que no pode ser apreciado sem a sua devida delimitao tempo-espacial, orientando a compreenso dentro de uma rede de relaes que se irradia e traspassa todo o corpo social.

Tendo por base metodolgica a pesquisa bibliogrfica, utilizando as obras de Foucault como alicerce para esse trabalho. As demais obras de outros autores analisados foram de fundamental importncia para uma melhor compreenso do pensamento do autor.

Foucault (1999) vem a desenvolver uma idia bastante distinta das teorias clssicas a respeito do poder, tais so: teoria jurdica clssica (poder como contrato) encontrada nos filsofos que encara o poder como um direito que poderia ser possudo como uma espcie de bem, e ao mesmo tempo alienado, disposto, cedido de forma total ou parcial por meio de um ato fundador de direito. A partir dessa tica, o poder seria algo concreto, no qual todo indivduo pode possuir e ceder, formando uma autoridade/soberania poltica. Foucault tambm se ope ao projeto de que o poder, essencialmente, seria aquele que reprime, seria o que reprime a natureza, os indivduos, os instintos, uma classe (FOUCAULT, 1979: 175). Para Foucault (1999) o poder no deve ser tratado como uma coisa, um objeto, j que no pode ser adquirido, disposto ou trocado, o poder se exercer apenas por atos, assim ele uma prtica social1 exercida pelos indivduos como uma espcie de micro-relaes. Ao afirmar esse jogo de idias, Foucault acaba colocando em cheque teorias como, o marxismo e o contratualismo, j que o poder, como dito, no se possui nem se dispe.
...no tomar o poder como um fenmeno de dominao macio e homogneo de um indivduo sobre os outros, de um grupo sobre os outros, de uma classe sobre as outras; mas ter bem presente que o poder desde que no seja considerado de muito longe no algo que possa dividir entre aqueles que o possuem e o detm exclusivamente e aqueles que no o possuem e lhe so submetidos. (FOUCAULT, 1979: 183).

Foucault, portanto, vem a negar que o Estado tenha o monoplio exclusivo do poder, analisando este no a partir de seu centro, de sua estrutura geral, mas sim atravs das microrelaes que cortam a sociedade e as suas relaes sociais que constituem os indivduos, se articulando assim com sua estrutura geral. Conforme Foucault (1979) o poder ento deve ser analisado de uma forma capilar, que est presente em todos os lugares. Segundo essa perspectiva, no seria o poder algo centralizado e fixo, mas sim um conjunto de dispositivos que formam uma espcie de rede que atinge todos os indivduos em suas relaes cotidianas.

MACHADO, 1979: X.

You might also like