You are on page 1of 9

RITOS AQUTICOS: UMA COMPARAO ENTRE OS RITOS CRISTOS DE INICIAO1

por Fbio Py Murta de Almeida2


Resumo: O presente artigo busca salientar o contedo libertador encontrado na narrativa de formao do bairro Fonseca em Niteri e a narrativa batismal de Jesus, encontrada no incio do livro de Mateus (3.1317). Palavras-chave: Jesus, Fonseca, gua, rito e libertao. Abstract: This article aims to highlight the liberator content found in the narrative's training in district Fonseca and baptismal narrative of Jesus found at the beginning of the book of Matthew (3.13-17). Keywords: Jesus, Fonseca, water, ritual and release. No se trata aqui de influncias ou repetio de smbolos obtidos de outras tradies, porque tais smbolos so arquetpicos e universais. Eles revelam a situao do ser humano no cosmos, valorizando ao mesmo tempo a sua posio perante a divindade (a realidade absoluta) e perante a histria. O simbolismo das guas o produto da intuio do cosmos como unidade e do ser humano como um modo especfico de existncia, que se realiza atravs da histria. (Eliade, 2001, p. 242)

Uma comunidade no interior do Rio de Janeiro No meio das casas e dos poucos prdios, no topo do morro e na cidade iniciou-se no Rio de Janeiro uma comunidade, em termos
1 O presente texto fez parte de uma reflexo desenvolvida em janeiro de 2008, junto Parquia Luterana Esperana, em Icara/Niteri. Ele, posteriormente, tornou-se uma comunicao de abertura do ano letivo do Seminrio Teolgico Batista de Niteri, que ocorreu em fevereiro de 2009, na capela do Seminrio Teolgico Batista do Niteri. Agradecemos aos alunos e alunas pelos comentrios e pela ajuda fraternal. 2 Fbio Py Murta de Almeida mestre em Cincias da Religio e professor da Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT) e do Seminrio Teolgico Batista do Sul do Brasil. Contato: pymurta@gmail.com.

gerais formada por retirantes do Nordeste, que trabalhavam prximo s suas casas de madeira e de papel. Bem no incio era apenas um punhado de famlias imigrantes, mas em pouco tempo chegaram casa das centenas. Assim se iniciou uma comunidade carente como tantas outras hoje espalhadas no Rio de Janeiro.3 Esse grupo era formado de empregados de baixo salrio, gente que precisava morar perto do trabalho, ou por pessoas que no tinham emprego, que viviam l, por ser perto dos centros e das oportunidades. Mas, mesmo morando perto do trabalho, um detalhe lhes faltava: gua. Pegavam gua num ponto do Rio que ficava longe, gua que no era de boa qualidade. Por isso, nenhuma casa, e muito menos qualquer tipo de comrcio, poderia se firmar no morro. Nesse detalhe, compreendemos que sem gua o homem no pode se fixar por muito tempo, j que ela um dos componentes bsicos para o estabelecimento de uma comunidade estvel. Ora, sem gua aqueles moradores fatalmente teriam que tempos depois sair da regio, at porque em breve viriam as chuvas, que prejudicam as andanas, alm de deixarem mais sujo o local do recolhimento da gua (cf. Ambrosini, 1999, pp. 45-49). Um detalhe chamava a ateno: no bairro havia poucas comunidades religiosas, pois as misses localizavam-se nas comunidades mais populosas, e l era apenas um bairro dormitrio onde seus habitantes viviam em funo da cidade.

3 Todo este relato inicial uma adaptao do relato da formao religiosa do bairro Fonseca, em Niteri, Rio de Janeiro, retirada da leitura catlica de Kumonn Ambrosini (1999, pp. 31-45).

Espiritualidade Libertria, So Paulo, n. 1, 1. sem. 2010, pp. 517-525.

Enfim, l no havia fbricas, e os colgios se concentravam no centro da cidade e em suas proximidades. Assim, por conta da gua ocorre a primeira reunio de moradores da comunidade, em que eles buscam articular-se para trazer uma igreja crist que ocupe o morro local normalmente usado pelos religiosos para retiros, jejuns, devoo e oraes. At ento, o quadro religioso dos moradores se dividia entre os de tradio indgena, e os afro-descendentes ligados aos ritos dos ancestrais africanos (cf. Ibidem, pp. 30-33). Os moradores decidiram fazer um convite a alguns sacerdotes cristos recm-ordenados para comearem um projeto de igreja no meio da comunidade. Assim, em mdio prazo, a gua chegaria. Tudo ocorreu mais rpido do que se esperava. Logo os religiosos construram uma igreja, atendendo as vontades daqueles moradores que buscavam fixar-se na regio. No dia da abertura da igreja a festa tomou conta do morro. que alguns lderes da comunidade iriam tomar um banho comunitrio, um batismo. Era um ato simblico que ao mesmo tempo os lavava e os aderia tradio crist, um momento marcante para a localidade. O batismo formalizava a criao da comunidade (cf. Eliade, 1998, pp. 111-116). No caso, a gua puxada pela igreja irrigava toda a regio composta pelos moradores sofridos, fazendo com que eles agora tivessem condies de vida (cf. Ambrosini, 1999, pp. 31-47).

ALMEIDA, F. P. M. Ritos aquticos: uma comparao entre os ritos cristos de iniciao.

Uma sociologia do relato cristo


A imerso equivale, no plano humano, morte; e no plano csmico, catstrofe (o dilvio) que dissolve periodicamente o mundo no oceano primordial. Desintegrando toda forma e abolindo toda a histria, as guas possuem esta virtude de purificao, regenerao e nascimento; porque aquilo que mergulhado nela morre e, erguendo-se das guas, semelhante a uma criana sem pecados e sem histria, capaz de receber uma nova revelao e de comear uma nova vida limpa. (Eliade, 1998, p. 238)

Deixando de lado a narrativa sobre a gnese religiosa do bairro Fonseca, esta narrativa nos lembra do texto de Mateus 3.1317 fragmento no qual se destaca o valor ritual da gua.4 gua, que s era encontrada na Palestina indo-se direto ao rio. Para ter acesso gua, Jesus percorre uma distncia considervel, da Galileia at o Jordo. Somente desta forma poderia se banhar com gua boa e pura. Lembramos que naquela poca no eram to comuns as migraes, como no judasmo antigo. O homem palestino j havia se fixado, mas mesmo com as tubulaes

4 Uma indicao da temtica deste texto no Novo Testamento, vide Raymond Bronw, Introduo ao Novo Testamento (2004). Agora, as razes deste artigo tm relao com a pesquisa de Marcel Detienne Comparar o incomparvel (2004) quando salienta que pode haver uma comparao entre as sociedades antigas, com as modernas sociedades mais complexas. Em resumo a proposta de Marcel Detienne visa a colocar em perspectiva as diferenas e as relaes temticas, buscando afastar a hierarquizao de culturas e sociedades, de nveis de realidades estanques ou de supremacia de um domnio sobre o outro, pois existem diversas redes de imbricaes, quando se trata de fenmenos sociais, que no so necessariamente lineares, causais e evolutivas. Ento, ao compararmos a sociedade palestina do 1 sculo d.C., com a do incio do sculo passado no Rio de Janeiro, buscamos colocar em perspectivas o micro destas sociedades, isto , seus textos e relatos, sem nos preocuparmos com as fronteiras de tempo e do espao. Isto porque, ao colocar em comparao vrias experincias, produzem-se freqentemente espaos de inteligibilidade e de reflexo nova nessa nota de rodap se fez uma adaptao dos fragmentos do artigo Histria comparada: olhares plurais (Theml e Bustamante, 2007, pp. 1-23).

Espiritualidade Libertria, So Paulo, n. 1, 1. sem. 2010, pp. 517-525.

melhoradas pelo Imprio Romano a gua era rara e ruim nas regies distantes (cf. Jeremias, 1983, pp. 34-79). O acesso gua deve ter sido um dos fatores que levaram Jesus a migrar ao Jordo, mas no deve ter sido o nico fator. Fora at o rio para poder com Joo, em nome da justia (v. 16), submeter-se a uma tradio marginal farisaica.5 Ao ir ao encontro de Joo, tinha em vista dignificar sua submisso religiosa como fizeram os moradores ao se unirem religio crist com a chegada da gua. Interessante que o movimento de Joo buscara um rio limpo de boa gua, como era o rio da Babilnia, para re-memorizar o passado quando seus antepassados judeus (no exlio) s margens do rio cantaram a criao do mundo (cf. Maier, 2005, pp. 163-195). Ento, os judeus exilados, o povo farisaico e os moradores da comunidade carente no Rio de Janeiro se identificam em meio espoliao. Pensam sadas, em meio carncia de gua, para sobreviverem em seu exlio particular. No caso dos judeus margem do rio, um vento forte acalentava seus lamentos. Com ele, criam esperana e expressam seu protesto ao entoar as melodias de como o divino os tinha criado. Para eles, o prprio vento se fazia como consolo diante da opresso. Por isso, este vento fora reconhecido como o consolo do sagrado (Mateus 3.15) consolador das dores do Mundo. Ele, que anima religiosos em meio s arranhaduras opressoras.
5 Sobre a questo dos partidos polticos nos tempos de Jesus ver Jeremias, 1983, pp. 34-79, e ainda, de forma mais detalhada Maier, 2005, pp.163-199.

ALMEIDA, F. P. M. Ritos aquticos: uma comparao entre os ritos cristos de iniciao.

Agora, um detalhe em relao a Mateus 3.13-17 e a Joo Batista. Neste fragmento d mostras de ousadia farisaica ao bagunar a criao judaica. Ao levar Jesus para o rio, ficando ele entre o frescor da gua e o esprito (como vento) que pairava como uma pomba (v. 16), Joo mergulha Jesus nas guas, confundindo gua e esprito (vento) no mergulho. Mergulho na gua que o limpa do sangue e das escoriaes (chibatadas, cuspidas e socos) que o cobriam pela rebeldia ao Imprio Romano (cf. Otermann, 2008, pp. 98-107). A gua limpa Jesus de uma via dolorosa pela qual passara at chegar ao Jordo. Depois do mergulho na gua fresca, quando se levanta, o sagrado o refresca na forma de vento. Neste exato momento, celebra-se seu projeto de rebelde-religioso vinculado tradio farisaica de Joo Batista (cf. Jeremias, 1983, pp. 34-79). Ora, os ritos, como o batismo, podem ser gestos pblicos de f e de protesto. Nele, ao mesmo tempo se d mostra de esperana, e denncia numa celebrao espoliao vivida. Claro, o dado do protesto impregna esta percope bblica, pois as vtimas da espoliao romana mostram que se precisava apenas de banho para se livrar do sangue das chibatadas, das excrees das cuspidas e socos dos soldados romanos (Horsley e Hanson, 1995). A sociologia da narrativa crist parece ter aproximaes com o que ocorreu na comunidade do Rio de Janeiro. Ao se resolver a questo da gua com a ajuda de uma tradio religiosa, a encenao do batismo pblico dos lderes familiares d mostras de que esto tirando de sobre si a sujeira, as doenas e a humilhao
Espiritualidade Libertria, So Paulo, n. 1, 1. sem. 2010, pp. 517-525.

em que viviam constantemente merc dos trabalhos forados, da represso policial e dos citadinos opressores. Comparaes e similaridades: explicitaes
Estudar paralelamente sociedades vizinhas e contemporneas, constantemente influenciadas umas pelas outras, sujeitas em seu desenvolvimento, devido a sua proximidade e a sua sincronizao, ao das mesmas grandes causas, e remontando, ao menos parcialmente, a uma origem comum. (Bloch, 1928, p.19)

Os membros da comunidade no Fonseca se motivaram num gesto parecido com o cristo. Foram para as guas com vontade digna de terem condies de seguir cada qual sua vida justamente. Este parece ser o foco do ritual encenado por Joo para Jesus. Encenao palestina, que se permite fora, protesto e renovo ao repensar a criao judaica nos tempos do exlio patrocinado por Roma. Dessa forma Jesus se limpara, mostrando sua relao com o caminho de protesto de Joo. Com a encenao ele incentiva os explorados pelo Imprio e os oprimidos em geral a se unirem em um novo projeto (que tem at uma relao com os antepassados), mas que visa, sobretudo, aos tons da libertao dos povos. Ora, o caminho de libertao fluido na religio de Jesus Cristo passa pela conscincia de que a nova empreitada deve ter um marco, ou, como se diz, um rito. Rito, que um dos elementos que reala os traos terrenos e humanos da religio (cf. Eliade, 1998).

ALMEIDA, F. P. M. Ritos aquticos: uma comparao entre os ritos cristos de iniciao.

Por fim, que cada religio e/ou fenmeno religioso possa estar apontando novos caminhos (opes) sempre em nossas vidas. Caminhos que no compactuem com a opresso, mas que se ela existir, que sejam protestos pela sua prpria vitalidade. Enfim, que nesse bojo se seja nova-criatura, que at percebam o passado, mas que, pelos ritos, que se possa aprender a lutar dia a dia contra a misria humana e contra a degradao imperialista. Que a expresso terrena do sagrado nos mostre a no nos conformar com a vida, mas d indicativos das novas sadas para o processo mundial de degradao social. Referncias bibliogrficas
AMBROSINI, K. (1987), Fonseca: sobre relatos iniciais. (textos digitados) Niteri: Biblioteca central de Niteri. BRONW, R. E. (2004), Introduo ao Novo Testamento. So Paulo: Paulinas (coleo Bblia e Histria). DETIENNE, M. (2004), Comparar o incomparvel. Aparecida: Idias e Letras. ELIADE, M. (1998), Tratado de Histria das Religies. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes. _____. (2001), O sagrado e o profano. A essncia das religies. So Paulo: Martins Fontes. HORSLEY, R. A.; HANSON, J. S. (1995), Bandidos, profetas e messias: movimentos populares no tempo de Jesus. So Paulo: Paulus. JEREMIAS, J. (1983), Jerusalm no tempo de Jesus. So Paulo: Paulinas. MAIER, J. (2005), Entre os dois Testamentos: histria e religio na poca do SegundoTemplo. So Paulo: Loyola.

Espiritualidade Libertria, So Paulo, n. 1, 1. sem. 2010, pp. 517-525.

MAANEIRO, M. (2004), A gua nas religies. Documento da Conveno Nacional dos Bispos do Brasil. OTERMANN, M. (2008), Jesus e as mes de Israel: ou como Maria de Nazar chegou a ser me em Israel. In: Estudos Bblicos, Petrpolis, n. 99, 2008, pp. 98-107. SCHWANTES, M. (2001), Projetos de esperana: meditaes a partir de Gnesis 1-11. So Paulo: Paulinas. THEML, N.; BUSCAMANTE, R. M. (2007), Histria comparada: olhares plurais. In: Revista de Histria Comparada, v. 1, n. 1. Junho de 2007, pp. 1-23.

ALMEIDA, F. P. M. Ritos aquticos: uma comparao entre os ritos cristos de iniciao.

You might also like