You are on page 1of 40

Grama?tica_MP.

qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 1

GRAMTICA sem segredos

Lorena Menn

Manual do Professor

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 2

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 3

APRESENTAO

(...) o objetivo fundamental da escola em levar a criana a dominar tambm (grifo nosso) a modalidade culta-escrita de sua lngua se realiza, principalmente, oferecendo-se criana condies, instrumentos e atividades que a faam ter acesso s formas lingusticas diferenciadas e operar sobre elas.
Carlos Franchi, 2006:29 grifo nosso.

Acreditamos que o estudo de gramtica na escola esteja a servio do trabalho com a produo e a compreenso de textos, no sentido amplo, considerando assim os mais variados tipos de textos e as mais variadas situaes em que eles possam acontecer, seja na modalidade oral, seja na escrita. Sendo assim, esta gramtica tem como foco apresentar uma descrio do funcionamento e dos mecanismos da lngua portuguesa falada no Brasil por meio do emprego da metalinguagem tradicional, mas sem deixar de lado dentro do possvel a realidade da lngua, presente, ao longo do livro, nos mais diversos textos do cotidiano, propondo uma abordagem dinmica, tendo como objetivo levar o aluno a refletir sobre questes lingusticas que possam ajud-lo a ter um domnio mais consciente dos usos lingusticos que venha a fazer nas mais diversas situaes do seu dia-a-dia. Afinal, no h texto sem gramtica, isto , sem uma estruturao que lhe d sustentao, dada tanto pelas regras prprias da lngua como tambm pelas regras convencionais. Nesse sentido, apostamos na sistematizao de diferentes aspectos da lngua (fonolgicos, morfolgicos e sintticos) aliada reflexo metalingustica, visando o entendimento de mecanismos estruturais da lngua, como uma forma de refinamento prtico e efetivo do conhecimento lingustico do aluno, quando mediado pelo emprego de textos e dos conceitos de enunciao e de adequao. Para introduzir esses conceitos, citamos Marcos Bagno, respondendo pergunta Ento vale tudo?: Uma das principais tarefas do professor de lngua conscientizar seu aluno de que a lngua como um grande guarda-roupa, onde possvel encontrar todo tipo de vestimenta. (...) Usar a lngua, tanto na modalidade oral como na escrita, encontrar o ponto de equilbrio entre dois eixos: o da adequabilidade e o da aceitabilidade. importante resgatar aqui o tambm da citao que serve de epgrafe, deixando subentendido que h algo a mais do que a modalidade culta-escrita (avaliando a palavra tambm, sob um olhar gramtico-reflexivo, podemos dizer que resgata, pelo seu sentido de incluso, algo no explcito na citao, mas presente; se excluirmos a palavra denotativa de incluso, o texto, sem dvida, no dir o mesmo). E nesse ponto que acreditamos que o ensino de gramtica aparece como um instrumento capaz de ajudar no s na apresentao e na reflexo de novos registros, novas formas de se expressar na lngua (o que Franchi chama de culta), mas tambm na reflexo consciente a respeito dos registros que o aluno j traz, j conhece. Dessa forma, podemos afirmar que o grande desafio propiciar um estudo de gramtica que leve o aluno a exercer um papel ativo na produo e compreenso de textos, ou seja, que o aluno, ao observar e avaliar uma situao concreta, possa, por um lado, selecionar os recursos expressivos adequados que a lngua lhe oferece para montar seu texto e, por outro, com seus conhecimentos lingusticos, compreender o texto dos outros.

_3_

Manual do Professor

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 4

Esperamos, assim, que este livro seja uma ferramenta til num domnio reflexivo dos recursos expressivos da lngua, e seja ainda justamente por termos conscincia das limitaes do objeto livro e do seu contedo ponto de partida para atividades que reforcem o papel da gramtica e da reflexo lingustica na estruturao dos textos, na condio dos alunos como usurios da lngua nos mais diversos contextos sociais. Na organizao temtica e de contedos, podemos distinguir: um primeiro captulo introdutrio sobre as noes de lngua, enunciao, gramtica e adequao, como forma de preparar o aluno para assumir o olhar reflexivo e consciente de usurio da lngua; um bloco (captulos 2-5) no qual temos um captulo que apresenta um panorama dos aspectos fonolgicos gerais, que serve como base fundamental para o trabalho com os captulos seguintes, especialmente com o de Ortografia e o de Acentuao; nestes ltimos e no captulo sobre o hfen, a ateno est voltada grafia de palavras e expresses; um captulo (6) centrado na descrio da estrutura mrfica das palavras e nos processos de formao de palavras; um bloco (captulos 7-16) voltado s classes de palavras e s marcas formais das relaes entre as mesmas na composio de frases; aps um captulo introdutor de classes de palavras, o bloco se subdivide em quatro partes: a) o grupo nominal e suas relaes de concordncia (O substantivo e o artigo; O adjetivo e o numeral; O pronome; Concordncia nominal); b) o verbo e suas relaes de concordncia (O verbo; Concordncia verbal); c) palavras invariveis (Palavras invariveis: o advrbio, a conjuno e a preposio); d) nomes e verbos e suas dependncias de regime (Regncia; Crase). um ltimo bloco (captulos 17-21) dedicado Sintaxe do perodo simples e do perodo composto.

Quanto organizao e apresentao de contedos, levando em conta as caractersticas fsicas e formais do livro, optamos pelo princpio da simplicidade e o emprego de quadros e boxes como recurso facilitador para pesquisas e consultas rpidas. Na tentativa de articular a sistematizao gramatical, a reflexo lingustica e o trabalho com os recursos lingusticos no texto, sem deixar de lado a linguagem didtica da obra, destacamos a introduo de boxes com trs contedos-chave ao longo do livro: expressividade, pontuao e coeso, que reforam a relao intrnseca da gramtica na estruturao dos textos, sejam eles mais formais, sejam mais informais. Destacamos ainda que optamos pela abertura dos captulos com textos autnticos, representativos da modalidade escrita, ao mesmo tempo que se trata de gneros discursivos do cotidiano, com os quais o aluno tem contato diariamente (artigos de jornais e revistas, na verso impressa ou na eletrnica). a partir deles que fazemos a introduo ao tema da unidade, destacando de que maneira aparecem os contedos a serem abordados no contexto textual. No final de cada captulo, a partir da leitura de textos, apresentamos atividades que levam o aluno a colocar em prtica todos os contedos apresentados e a sua reflexo lingustica, com exerccios variados, objetivos e discursivos, de preenchimento e de reformulao. Finalmente, a Gramtica sem segredos consta de um amplo leque de atividades extradas de exames (vestibulares de universidades de todo o territrio nacional e Enem), organizadas segundo a diviso de captulos do livro. As respostas de todas as atividades seguem a partir da pgina 6.

Gramtica sem Segredos

_4_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 5

Para ampliar os contedos abordados na Gramtica, transcrevemos a seguir a bibliografia que serviu de consulta para a organizao deste livro e que acreditamos tenha muita serventia na hora de expandir e de complementar os temas presentes nele. Alm disso, ainda na bibliografia, constam textos que consideramos bsicos para uma reflexo a respeito do papel do ensino de gramtica. Quaisquer comentrios e sugestes sero bem-vindos e muito colaboraro para o aprimoramento desta obra.

BIBLIOGRAFIA
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Vocabulrio ortogrfico da lngua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro, 2004. ALVES, Ieda Maria. Neologismo: criao lexical. 2. ed. So Paulo: tica, 2002. BACCEGA, Maria Aparecida. Concordncia verbal. 3. ed. So Paulo: tica, 2001. BAGNO, Marcos. Preconceito lingustico: o que como se faz. So Paulo: Loyola, 1999. BECHARA, Evanildo. Lies de portugus pela anlise sinttica. 16. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000. ________________. Moderna gramtica portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001. BORBA, Francisco da Silva. Dicionrio gramatical de verbos. 2. ed. So Paulo: Unesp. 1991. ________________. Dicionrio de usos do portugus do Brasil. So Paulo: tica, 2002. ________________. Dicionrio etimolgico Nova Fronteira da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. CARONE, Flvia de Barros. Morfossintaxe. 8. ed. So Paulo: tica, 1999. ________________. Subordinao e coordenao: confrontos e contrastes. So Paulo: tica, 2000. COSTA, Snia Bastos Borba. O aspecto em portugus. 3. ed. So Paulo: Contexto, 2002. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramtica do portugus contemporneo. 3. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2007. CUNHA, Antnio Geraldo da. Vocabulrio ortogrfico Nova Fronteira da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983. DE NICOLA, Jos. Gramtica palavra, frase, texto. So Paulo: Scipione, 2004. KEHDI, Valter. Morfemas do portugus. So Paulo: tica, 6. ed. 2000. ________________. Formao de palavras em portugus. 3. ed. So Paulo: tica, 2002. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio Aurlio da lngua portuguesa. 3. ed. Curitiba: Positivo, 2004. FRANCHI, Carlos; NEGRO, Esmeralda V.; MLLER, Ana Lcia de Paula. Mas o que mesmo gramtica? So Paulo: Parbola, 2006. HOUAISS, Antonio. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. LUFT, Celso Pedro. A vrgula: consideraes sobre o seu ensino e o seu emprego. So Paulo: tica, 1996. ________________. Dicionrio prtico de regncia verbal. 4. ed. So Paulo: tica, 1996. ________________. Dicionrio prtico de regncia nominal. 1. ed. So Paulo: tica, 1992. HAUY, Amini Boainain. Vozes verbais: sistematizao e exemplrio. So Paulo: tica, 1992. ILARI, Rodolfo. A lingustica e o ensino da lngua portuguesa. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1997. ________________. A expresso do tempo em portugus. 2. ed. So Paulo: Contexto, 2001. MARTINS, M. H. (org.) Questes de linguagem. 3. ed. So Paulo: Contexto, 1993. MATTOSO CAMARA JR., J. Dicionrio de lingustica e gramtica. 12. ed. Petrpolis: Vozes. 1985. ________________. Estrutura da lngua portuguesa. 4. ed. Petrpolis: Vozes, 1973. MURRIE, Zuleika de Felice (org.). O ensino de portugus. So Paulo: Contexto, 1992. NEVES, Maria Helena Moura. Gramtica de usos do portugus. So Paulo: Unesp, 2000. ________________. A gramtica: histria, teoria e anlise, ensino. So Paulo: Unesp, 2002. POSSENTI, Srio. Por que (no) ensinar gramtica na escola. Campinas: Mercado de Letras/Associao de Leitura do Brasil, 1996. SOUZA E SILVA, Maria Ceclia Prez de; Koch, Ingedore Villaa. Lingustica aplicada ao portugus: morfologia. 9. ed. So Paulo: Cortez, 1997. ________________. Lingustica aplicada ao portugus: sintaxe. 9. ed. So Paulo: Cortez, 2000. SUASSUNA, Lvia. Ensino de lngua portuguesa: uma abordagem pragmtica. Campinas: Papirus, 1995. VILELA, Mrio; KOCH, Ingedore Villaa. Gramtica da lngua portuguesa. Coimbra: Almedina, 2001. ZANOTTO, Normelio. Estrutura mrfica da lngua portuguesa. 4. ed. Caxias do Sul: Educs, 2001.

_5_

Manual do Professor

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 6

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES


CAPTULO 1 LNGUA, GRAMTICA E USO ATIVIDADES
1. Os emoticons trouxeram a expressividade caracterstica da modalidade oral, presente na gestualidade e na entonao. Destacar que os textos com emoticons resultam num cruzamento verbo-visual. caso do texto B, o pblico-alvo um pblico adulto, composto de empresrios. c) Espera-se que os alunos percebam que, se os anncios publicitrios trocassem entre si o estilo presente neles, o efeito de persuaso estaria comprometido. No caso do texto A, levando em conta que o pblico-alvo um pblico jovem, um registro mais formal prejudicaria a identificao entre produto-possvel consumidor. No caso do texto B, levando em conta que o pblico-alvo um pblico adulto, composto de empresrios, um registro mais informal tambm provocaria estranhamento capaz de prejudicar a identificao produto-possvel consumidor. d) Espera-se que os alunos comentem que a adequao na formulao lingustica dos anncios publicitrios fundamental para que atinjam o seu objetivo persuasivo, considerando que o gnero textual anncio publicitrio est centrado num interlocutor especfico, que rene caractersticas especficas que o levam a ser um consumidor em potencial. No considerar o interlocutor que se quer atingir pr em risco a adequao do texto e, consequentemente, os interesses lucrativos, que so a motivao desse tipo de texto.

2. Alguns exemplos: maisculas, para indicar grito ou


nfase (PARABNS!; NO ME ESCREVA MAIS!); reproduo escrita que imita sons (ra ra ra, k k k k, he he he, para indicar vrios tipos de risada).

3. Espera-se que os alunos comentem que, principalmente pelo carter instantneo da troca de mensagens, os enunciados no apresentam o planejamento caracterstico da modalidade escrita.

4. a) Espera-se que os alunos percebam que no texto A


predomina o registro informal, o que se percebe tanto pela seleo lexical como pelas formulaes, enquanto no texto B predomina o registro formal. (substituir pelos trechos do texto novo) b) Espera-se que os alunos percebam que, analisando o produto oferecido em cada caso, o pblico-alvo do anncio publicitrio (o interlocutor do texto) o elemento que determina essa diferena entre textos. No caso do texto A, o pblico-alvo um pblico jovem, composto de adolescentes. No

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. a 2. a 3. a) No se trata de uso equivocado da lngua, mas de
evidncias das diferenas entre o portugus falado em uma ou outra regio, seja no Brasil, seja em Portugal. Tais diferenas lexicais so consideradas regionalismos. b) No, pois a uniformizao ortogrfica no afeta o lxico, apenas a grafia das palavras. e e a d a

4. 5. 6. 7. 8.

9. c 10. c 11. a 12. 82 (02 + 016 + 64) 13. a) Afirmativa errada. b) Afirmativa errada. 14. b 15. a 16. e 17. c 18. e 19. b (Resposta Ufpel) 20. c 21. b

Gramtica sem Segredos

_6_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 7

CAPTULO 2 FONOLOGIA ATIVIDADES


1. Espera-se que o aluno comente que o humor da HQ
est centrado no carter distintivo do fonema (/r/ no lugar de /v/, resultando, na escrita, na troca da letra v pela letra r). O personagem no sabe se a troca foi acidental ou proposital (da ele no querer arriscar). c) ; d) de; com; um; e) s; no; ser; vou; mas.

6. Espera-se que o aluno comente que possvel compreender textos em que aparecem essas palavras do internets, porque no deixam de ser representaes grficas dos sons que produzimos ao fal-las. Os internautas se valem das letras que podem representar os fonemas que compem as palavras e que so utilizados na fala, com a inteno de agilizar a escrita na digitao, encurtando palavras e evitando a digitao de sinais diacrticos, como o til (~).

2. Espera-se que o aluno comente que o personagem


empregou a expresso erro de ortografia porque houve, aparentemente, um equvoco de grafia, escreveu-se a palavra equivocadamente. Como a confuso parece estar relacionada escrita, isto , est no plano da representao grfica dos fonemas, no poderia ter falado em erro de fonologia.

3. a) a-rei-a; ditongo decrescente (ei), seguido de


b) c) d) e) f) hiato (rei-a). er-ro; dgrafo consonantal. or-to-gra-fi-a; encontro consonantal perfeito (gr); hiato (fi-a). ditongo nasal. ditongo decrescente. ar-ris-car; dgrafo consonantal; encontro consonantal imperfeito (s-c).

7. 9dades = novidades: emprega-se o algarismo 9 (que


se pronuncia /nvi/, embora se escreva nove) seguido de dades, que o final da palavra. eh: emprega-se o h como equivalente ao acento agudo.

8. Espera-se que o aluno reflita sobre a questo da


conveno, to importante na comunicao lingustica; que observe como a criatividade do internets tambm apresenta convencionalidade para funcionar. Destacar que no emprego do internets vale considerar a adequao, pois, assim como as novas grafias podem facilitar a comunicao numa sala de bate-papo entre amigos, podem tambm provocar estranhamento negativo se aparecerem em um e-mail de trabalho, por exemplo.

4. a) Erro; arriscar, um, com.


b) Vitamina; de; banana; areia; deve; ser; s; ortografia; mas; no; vou. c) areia; no; vou. d) vitamina; ortografia; arriscar (obs.: na palavra menu, a letra u representa uma vogal; na palavra um, temos dgrafo).

9. Resposta pessoal. A inteno , mais uma vez, levar 5. a) arriscar (menu);


b) vitamina; banana; areia; deve; ortografia; erro; o aluno a refletir sobre a srie de convencionalidades que a escrita nos impe para efetivar a comunicao.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. a 2. e 3. c 4. a) O efeito cmico dado pela possibilidade de Kerr
e Peck poderem ser associados, pela semelhana sonora, a quer e peque, o que resulta na alterao de classe gramatical de substantivo (prprio) para verbo e, consequentemente, de funo sinttica. b) Os vocbulos peque e santinho passam a integrar o mesmo campo semntico, ao estabelecer uma relao de contraste entre pecado e santidade. Resoluo UFC acrscimo de fonema: metade ametade; supresso de fonema: acredita credita; rastro rasto; deslocamento de fonema: preciso perciso; deslocamento de acento tnico: haver
Manual do Professor

5.

_7_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 8

havra; pntanos pntanos; transformao de fonema oral em nasal: assim ansim; transformao de fonema voclico oral em outro fonema voclico oral: alemo alamo; sedutor sudutor; transformao de fonema consonantal em outro fonema consonantal: brava braba. A questo lida com alteraes grficas que indicam alteraes fonticas. O romance Inocncia rico de expresses variantes da norma padro. As motivaes para esses usos so diversas (destaquem-se aqui as intenes de expressar a fala do sertanejo e de enfatizar a pronncia do estrangeiro). A questo apresenta uma lista de alteraes encontradas no romance e solicita que o candidato as distribua adequadamente, de acordo com a descrio da alterao. Veja-se a seguir a descrio da alterao ocorrida em cada um dos pares da lista: acredita credita: supresso do fonema /a/ inicial; alemo alamo: transformao do fonema voclico /e/ (ou //) em /a/; assim ansim: transformao do fonema oral /a/ no fonema nasal //; brava braba: transformao do fonema consonantal /v/ em /b/; haver havra: transposio do acento tnico do fonema /a/ para o fonema //; metade ametade: acrscimo inicial

do fonema /a/; pntanos pantanos: transposio do acento tnico do fonema // para fonema /a/; preciso perciso: deslocamento do fonema /r/ dentro da mesma slaba; rastro rasto: supresso do fonema /r/ medial; sedutor sudutor: transformao do fonema voclico /e/ (ou / /) em /u/.

6. c 7. Fonema. 8. a 9. d 10. d 11. a 12. d 13. e 14. b 15. d 16. c 17. a 18. 53 (01 + 04 + 16 + 32) 19. 15 (01 + 02 + 04 + 08) 20. d 21. a 22. e

CAPTULO 3 ORTOGRAFIA ATIVIDADES


1. a) bom-senso; contra-senso: dizem respeito
aplicao correta e judiciosa da razo nas questes da vida, ou falta dessa aplicao. b) sensor: dispositivo que identifica ou alerta sobre algo. c) censo: dados estatsticos. d) censor; censurvel: dizem respeito censura, sendo o censor aquele que a pratica, e censurvel equivalente a merecedor de censura. c) Novamente, o autor do texto brinca com a homofonia, relacionando a seleo lexical acima com nonsense.

4. a) bom-senso sensor censo.


b) contra-senso censor censurvel - nonsense.

5. a) O IBGE se pergunta por que tentam impedir o


censo agropecurio. b) Que o ltimo censo tenha acontecido h dez anos um mau sinal. c) Se no for feito um novo censo, muitas informaes importantes para o pas sero desprezadas. d) Ao invs de seguir o bom senso, no se realiza o censo agropecurio. e) O artigo foi publicado a fim de convencer sobre a necessidade do censo agropecurio, argumentando acerca de seus benefcios para o pas.

2. Espera-se que o aluno identifique o ponto em


comum na seleo lexical: a homofonia, presente em (bom-)senso, (contra-)senso, sensor, censo, censor, censurvel. E, inclusive, entre sensor e censor. Tal homofonia se justifica a partir do tema central do texto: o censo agropecurio.

3. a) Trata-se de um estrangeirismo no aportuguesado.


b) nonsense: absurdo, contrrio razo, sem sentido.
Gramtica sem Segredos

_8_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 9

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.
c e b a b d e a) limpeza, defesa, baronesa, surdez e freguesa (ou freguesia). b) analisar, sintetizar, paralisar, civilizar, alisar. 9. a) ss b) c c) xc 10. d

11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20.

d c c c c c 11 (001 + 002 + 008) e c e (A palavra grafada incorretamente defragrado; a forma correta deflagrado.)

CAPTULO 4 ACENTUAO ATIVIDADES


1. a) oxtonas: at, tambm
paroxtonas: prprio, indstria, ocorrncia, consequncia, trax, distribuda proparoxtonas: veculo, automobilstica, nico b) at e tambm so oxtonas terminadas em -e e em -em; prprio, indstria, ocorrncia e consequncia so paroxtonas terminadas em ditongo crescente; trax paroxtona terminada em -x; distribuda tem vogal tnica que forma hiato com a vogal anterior; veculo, automobilstica, nico so proparoxtonas (todas as proparoxtonas so acentuadas).

2. As palavras trs e traz so homnimas porque tm


a mesma pronncia; a acentuao grfica do advrbio se justifica porque se trata de um monosslabo tnico terminado em -as.

3. Espera-se que os alunos comentem que, no trava-lngua acima, alm da brincadeira sonora com a repetio do som sibilante do s, h uma brincadeira baseada nas slabas tnicas que distinguem as palavras sbia(o) pessoa sabida, que tem saber , sabia 3 pessoa do imperfeito do indicativo do verbo saber e sabi pssaro.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.
a 46 (02 + 04 + 08 + 32) c e a 57 (01 + 08 + 16 + 32) Convenincia: palavra paroxtona terminada em ditongo crescente. Tambm: palavra oxtona terminada em em. Matria: palavra paroxtona terminada em ditongo crescente. Esprito: palavra proparoxtona. 8. d 9. c 10. a

11. De um rir irado, estrdulo e sardnico


Que, como a seta, me transpasse as fibras; De um rir danado, que me inspira frias, s vezes gosto. boia substitu-lo rene heroico bno a c a 46 (02 + 04 + 08 + 32) Trata-se de um acento diferencial: pde (pretrito perfeito) acentuada para diferenciar de pode (presente do indicativo). d a

12. 13. 14. 15. 16. 17.

18. 19.

_9_

Manual do Professor

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 10

CAPTULO 5 HFEN ATIVIDADES


1. a) Meia-noite grafa-se com hfen por se tratar de
um substantivo composto; no caso, trata-se de um substantivo prprio: o nome artstico de Gilson Santana. b) Meia-noite um substantivo prprio composto (apelido de Gilson Santana); meia-noite um substantivo comum composto que nomeia a hora 12:00 pm ou 24:00 h. Professor(a): interessante fazer notar aos alunos que o hfen, alm dos usos prescritos, pode ser empregado para criar formas expressivas, como em rapa-do-tacho.

3. a) Trata-se do prefixo ex-, que sempre se une


palavra que o segue por meio de hfen. b) Trata-se de um pronome tono (se) ligado a uma forma verbal (encontra). c) Trata-se de um pronome tono (se) ligado a uma forma verbal (rompe).

2. Rapa-do-tacho aparece no texto como uma


expresso substantivada (atente ao artigo que a antecede: a), mais precisamente, como um substantivo composto. A substantivao da expresso se d metaforicamente (j que no temos nenhum rapa, nem muito menos nenhum tacho), dando lugar a possveis equivalncias como algo que est no limite, no final.

4. Trata-se do substantivo prprio (Cho de Estrelas,


nome da comunidade), e no do substantivo comum cho.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. b 2. a 3. d 4. d 5. d 6. b 7. a

CAPTULO 6 ESTRUTURA E FORMAO DE PALAVRAS ATIVIDADES


1. a) I poluio, poluir, poluidor, poluvel, etc.; II
ambientar, ambiente; III aguar, aguardente, guade-cheiro, etc. b) I unidade mnima de significao: polu(ir)-; palavra primitiva: poluir.; II unidade mnima de significao: ambient(e)-; palavra primitiva: ambiente. III unidade mnima de significao: gua; palavra primitiva: gua. c) I despolui: forma verbal do verbo despoluir, formado por derivao prefixal (afixo des- + radical poluir), flexionado na 3 pessoa do singular do modo indicativo, tempo presente, indicado pela desinncia -i; poluio: palavra formada por derivao sufixal (polui(r) + -o); poluir: palavra primitiva; poluidor: palavra formada por derivao
Gramtica sem Segredos

sufixal (particpio do verbo poluir, polud(o), + -or); e) poluvel: palavra formada por derivao sufixal (polui(r) + vel). II ambiental: palavra formada por derivao sufixal (ambient(e) + -al); ambientalistas: palavra formada por derivao sufixal (ambiental + -ista), presena de uma desinncia nominal (-s), indicando nmero plural; ambientar: palavra formada por derivao sufixal (ambient(e) + -ar); ambiente: palavra primitiva. III gua: palavra primitiva; desgua: forma verbal do verbo desaguar, formado por derivao prefixal e sufixal (prefixo des- + radical gu + sufixo -ar), flexionado na 3 pessoa do singular do modo indicativo, tempo presente, indicado pela desinncia

_10_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 11

-a; aguar: palavra formada por derivao sufixal (gu(a) + -ar); aguardente: palavra formada por composio (gua + ardente, com aglutinao); gua-de-cheiro: palavra formada por composio (gua + de + cheiro, por justaposio).

5. (despoluio) high tech


a) (despoluio) de ponta, (despoluio) tecnolgica, (despoluio) de ltima gerao, etc.; b) sugesto: alta tecnologia; c) sugesto: supratecnolgica.

2. Radioistopo: radi(o)- (elemento de composio


latino) + istopo (palavra formada por is(o)- e topo, elementos de composio gregos).

6. Polieletrlito uma palavra formada por trs


elementos de composio gregos: poli- (muito), eletr(o)- (eltrico, eletricidade) e lito (pedra). Levando em conta os significados deles, podemos deduzir que se trata de um composto slido (lito) macromolecular (poli-, pois formado por molcula(s) com grande nmero de tomos) que contm diversos grupamentos ionizveis (eletro-).

3. a) derivao prefixal (in-) e sufixal (-mente) a partir


b) c) d) e) f) do radical feliz; derivao sufixal (lana(r) + -mento); composio por justaposio; derivao sufixal (limp(o) + -eza); composio por justaposio; composio por justaposio.

7. Telepizza: tele, elemento de composio grego


(longe, distante) + pizza, palavra do italiano.

4. a) grafia aportuguesada da palavra inglesa


floatation; b) palavra formada por derivao sufixal (draga(r) + -agem); draga: forma aportuguesada da palavra inglesa drag; c) palavra formada por derivao sufixal (gradea(r) + -mento); gradear: verbo formado por derivao sufixal (grade + -ar); grade: do latim crate.

8. Entregue: no texto, empregada como adjetivo;


originalmente, particpio do verbo entregar.

9. As duas palavras fazem referncia ao ato de entregar (delivery, entrega, do verbo to deliver, que em ingls significa entregar); no ltimo verso, a palavra entregue foi empregada com sentido conotativo: (povo) rendido, vencido, dominado.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. a) Sim. Capitulao sinnimo de submisso, e o
poema trata de rendio de um povo com vergonha de sua prpria lngua perante o uso abusivo de estrangeirismos; o sentido de capitulao est ainda evidenciado pelo emprego do estar entregue no ltimo verso, no sentido de estar rendido, estar capitulado. b) No. A palavra telepizza apresentada como uma opo existente na lngua, para nomear o servio de entrega em domiclio de pizza; tal ocorrncia lingustica explicita que delivery seja um estrangerismo desnecessrio. b b e d b A vitalidade do sufixo (z)inho no plano morfolgico fica comprovada por sua aplicao no s a bases nominais (substantivos e adjetivos), como em festa e em rosto, mas tambm a outras bases menos usuais, como, por exemplo, a pronomes, como em (d)ela.

8. O vocbulo ex-cineclubista resulta da aplicao de


quatro processos de formao de palavras: reduo/abreviao vocabular (cine cinema), composio (cine + clube), derivao sufixal (cineclube + ista) e derivao prefixal (ex + cineclubista). 9. c 10. a) Resposta esperada: chamado, presente no ttulo do poema, encontra-se tambm presente na segunda estrofe em um estranho chamado Joo e na terceira estrofe em [acudindo] a chamado geral. Percebemos, no ttulo, um trabalho de sntese dos dois sentidos de chamado presentes nessas duas estrofes do poema. Na passagem um estranho chamado Joo, chamado significa denominado. No se cobrar, mas cabe explicitar que se trata de um particpio, com funo adjetiva, que atribui ao (homem) estranho a qualidade de ser denominado como Joo. Deve-se notar a que Joo um nome prprio muito comum, muito usual, que se presta a exemplificaes do tipo um Joo qualquer. Por isso, tratar Joo como um termo que designa, nomeia, qualifica o homem
Manual do Professor

2. 3. 4. 5. 6. 7.

_11_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 12

11.

ressalta a singularidade desse especfico Joo (Guimares Rosa). Na passagem [acudindo] a chamado geral, chamado significa evocao, convocao, pedido. Igualmente no se cobrar, mas importante notar que se trata de um substantivo, ou melhor, do mesmo particpio, substantivado na lngua portuguesa. No ttulo, chamado pode ser entendido como a sntese dos sentidos acima descritos: pode-se ler, nesse enunciado, ora um (homem) chamado Joo, isto , um homem denominado como Joo; ora, ainda, uma evocao denominada Joo, caracterizada como tpica de Joo. Nessa leitura, Joo quem caracteriza o chamado, sendo assim, Joo passa a ser uma qualidade, em funo da fora de sua obra. Sobretudo a um leitor familiarizado com o estilo de Guimares Rosa, lcito desenvolver mais profundamente esse sentido: em ltima anlise, a formulao permite-nos dizer que Joo o prprio chamado. b) Resposta esperada: Em termos morfolgicos, no primeiro verso, fbula acrescido do sufixo -ista, gera fabulista (algum que escreve fbulas); no segundo verso, acrescido de -oso, gera fabuloso (imaginoso, cheio de fbula, ou seja, que tem a qualidade de ser incrvel, extraordinrio). O jogo com a formao morfolgica das palavras contribui para a construo da imagem de Guimares Rosa no poema, visto que sugere uma imitao do estilo do poeta homenageado. Em termos sintticos, as trs palavras acabam por atribuir uma qualidade ao sujeito, visto que funcionam como seu predicativo. Nos versos 2 e 3 da primeira estrofe, essa funo sinttica predicativo do sujeito se reconhece pela percepo da elipse do verbo era, presente no primeiro verso. Desse modo, o sentido de fabulista designa o profissional, destacando a atividade de escritor, ao passo que o de fabuloso remete, de modo mais geral, a uma caracterstica pessoal desse escritor, a de ser incrvel. J a construo (era) fbula? identifica o escritor com sua prpria obra. Forma-se assim uma imagem do poeta como to extraordinrio, que supera o incrvel (fabuloso) e se confunde com o mito (fbula). a) Resposta esperada: O adjetivo inenarrvel, derivado do verbo narrar, formado por um duplo acrscimo: o do sufixo -vel (que atribui ao adjetivo formado o sentido de uma possibilidade de praticar ou de sofrer uma ao), e o do

12. 13.

14.

15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25.

prefixo in- (de valor privativo ou negativo). A conjuno dos dois afixos resulta na negao da possibilidade de algo ser narrado. Em farar temos um verbo que, no poema, se constri a partir de disfarar, do qual se retira a partcula dis-. Obtm-se, com isso, um termo no dicionarizado, que, por semelhana com outros termos, pode sugerir, ou a ao de criar farsas, falsear, ludibriar, ou, ainda, interpretando-se dis- como privativo, a ao de no disfarar, isto , revelar, mostrar. b) Resposta esperada: Inenarrvel qualifica, junto com narrada, o mesmo sintagma: a quinta face das coisas (2 verso da estrofe). Precisamente por ser justaposto a um termo contrrio, e de mesma raiz, inenarrvel assinala um absurdo, ou melhor, explicita o extraordinrio da narrativa alcanada por Guimares Rosa. Em farar, imitam-se procedimentos lingusticos tpicos do poeta homenageado, ao se estimular uma associao etimolgica no dicionarizada. A justaposio disfarar/farar chama a ateno para o elemento de farsa, de simulao, presente em disfarar, estratgia ilusria necessria para enfrentar a resistncia em ver o que no ousamos compreender (ltimo verso da estrofe). c a) Palavras derivadas com o sufixo -osa: cautelosa, assombrosa. b) Palavras derivadas com o sufixo -ez: sensatez, timidez. a) no-literrios: processo de composio por justaposio; subliterrios: processo de derivao prefixal. b) no-literrios: respostas que indicam o reconhecimento da ausncia das marcas prprias do literrio; subliterrios: respostas que indicam o reconhecimento da literatura de m qualidade. 020 (004 + 016) a a a a a) aglutinao (composio por aglutinao) b) abacaixinha c b a b (Observao: rock e made in so anglicismos; griffe um francesismo). a) No texto, o emprego do neologismo desfeitio caracteriza a vida como algo sem forma certa,

Gramtica sem Segredos

_12_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 13

26. 27. 28.

sem traos definidos, sempre imprevisvel (Desfeitio foi formado por acrscimo do prefixo ds-, com sentido de negao, ao substantivo feitio, forma). b) Muito inteligente; inteligentssimo. d e As palavras da direita so advrbios formados a partir de adjetivos. H dois padres de formao.

29.

No primeiro, o adjetivo terminado com a vogal -o passa para o feminino e recebe o acrscimo do sufixo -mente. o caso das palavras falsamente, longamente e perversamente. No segundo, o adjetivo terminado em consoante apenas recebe o acrscimo do sufixo. o caso de naturalmente e simplesmente. d

CAPTULO 7 CLASSES DE PALAVRAS ATIVIDADES


1. a) Substantivos.
b) A presena do artigo, a funo sinttica de ncleo do sujeito.

6. Piscar: substantivo, refere-se ao ato de piscar,


vem acompanhado de dois adjuntos adnominais (o artigo um e a locuo adjetiva de olhos) e funciona na orao como ncleo do predicativo do sujeito (trata-se de um caso de derivao imprpria: verbo > substantivo). Al: substantivo, refere-se ao ato de cumprimentar e, no sentido figurado, ao encontro, comeo de um relacionamento, vem acompanhado de um adjunto adnominal (um) e funciona na orao como um dos ncleos do predicativo do sujeito (trata-se de um caso de derivao imprpria: interjeio > substantivo). Tchau: substantivo, refere-se ao ato de se despedir e, no sentido figurado, ao fim de um relacionamento, vem acompanhado de um adjunto adnominal (um) e funciona na orao como um dos ncleos do predicativo do sujeito (trata-se de um caso de derivao imprpria: interjeio > substantivo).

2. a) Adjetivo.
b) A presena do sufixo nominal formador de adjetivos -(e)nte, presente tambm em, por exemplo, abrangente, constituinte, diluente. A funo sinttica de predicativo do sujeito. c) Imvel.

3. Depressa-te (equivalente a apressa-te) e meninando-lhe; as palavras apresentam terminaes tpicas das formas verbais (desinncia nmeropessoal e terminao -ndo de gerndio, respectivamente).

4. Al: saudao, cumprimento.


Claro: concordncia. Oba!: alegria.

5. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno perceba


que o humor da tirinha consiste no desconcerto provocado pelo endereo do servio. Algumas possibilidades: cspite!, caramba! ora, plulas!

7. Enquanto a palavra al da tirinha se apresenta


como uma interjeio, o al da letra da msica est empregado como substantivo.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. b 2. a 3. a) O efeito cmico dado pela possibilidade de Kerr
e Peck poderem ser associados, pela semelhana sonora, a quer e peque, o que resulta na alterao de classe gramatical de substantivo (prprio) para verbo e, consequentemente, de funo sinttica. b) Os vocbulos peque e santinho passam a integrar o mesmo campo semntico, ao estabelecer uma relao de contraste entre pecado e santidade. 01 + 04 + 32 = 37 16 01 + 08 = 09 No texto, parecer um substantivo masculino singular (vem antecedido do artigo masculino singular o).
Manual do Professor

4. 5. 6. 7.

_13_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 14

8. No. Na primeira frase, a palavra venda designa


certo tipo de estabelecimento comercial e funciona como ncleo de uma locuo adverbial (na venda); no caso, trata-se de um substantivo concreto. Na segunda frase, a palavra venda o ncleo do sujeito (a venda do veculo); trata-se de um substantivo abstrato e designa o ato de vender. 9. e 10. d 11. b 12. c 13. e

14. 29 (01,04,08,16) 15. A essncia a que se refere o narrador corresponde


a uma viso positiva diante dos fatos. Quanto variao de forma, a primeira expresso constituda de um adjetivo (estupendo), a segunda, de um substantivo e um adjetivo (sol glorioso), e a terceira, de um substantivo mais locuo adjetiva preposio e substantivo (delcia de vida). d b a

16. 17. 18.

CAPTULO 8 O SUBSTANTIVO E O ARTIGO ATIVIDADES (I)


1. a) Prataria: conjunto de pratas ou de objetos de
prata. Gente: conjunto de pessoas. Populao: conjunto de habitantes de um determinado local. b) Prataria: substantivo derivado (prata + -aria), simples, comum e concreto. Gente: substantivo primitivo, simples, comum e concreto. Populao: substantivo primitivo, simples, comum e concreto. c) Pelo emprego dos substantivos festa, exuberncia e vai-e-vem.

3. Pela alternncia de radical. 4. a) os vai-e-vem


os agroecossistemas as moscas-do-mediterrneo b) insetos-praga, como consta no texto, ou insetospragas

5. a) A palavra coisinha apresenta o grau diminu2. a) aromas, cores, produtos, gente e jegues.
b) Pela enumerao, empregando substantivos no plural (aromas, cores, produtos, jegues) e um coletivo (gente). tivo do substantivo coisa, por meio do sufixo -inha, sendo equivalente a dizer: coisa pequena. b) Processo sinttico. c) mosca-das-frutas.

ATIVIDADES (II)
1. no, do, das, Na, das, na, aos, Na, da, dos, do, dos, Ao,
da, ao, das, s, das, s. Frei Gaspar como o mximo expoente na categoria historiador do Pas, enquanto na verso original ele faz parte de um grupo seleto, ou seja, um entre outros importantes historiadores. b) Conjunto completo: A Sala Frei Gaspar expe as obras e os objetos do padre que foi um dos maiores historiadores do Pas. Parte do conjunto: A Sala Frei Gaspar expe umas obras e uns objetos do padre que foi um dos maiores historiadores do Pas.

2. b 3. Em a), o artigo indica que se trata de uma imagem


determinada, especfica, de N Sra. da Conceio. J, em b), a reformulao com o artigo indefinido indica que se trata de uma entre outras imagens da N Sra. da Conceio.

4. a) Se a frase fosse reformulada com o artigo definido o no lugar do artigo indefinido um (A Sala Frei Gaspar expe obras e objetos do padre que foi o maior historiador do Pas.), caracterizaria o
Gramtica sem Segredos

5. Tanto em a) como em b) o significado o mesmo: a


Sala dos Bispos reverencia a totalidade dos bispos da diocese.

_14_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 15

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. Os trs substantivos que so empregados para
apontar as trs caractersticas negativas da celebridade so: plebesmo, contradio e fraqueza. a) O emprego dos diminutivos (Brejinha, coisicas, carinha, perfilzinho, narizinho) revela sentimento de carinho do narrador em relao personagem que descreve. b) A palavra andorinhava formada por derivao sufixal (andorinha + -ar). No texto, o sentido de andorinhava que a personagem era irrequieta, que no parava quieta no lugar. e d a) magreza b) semelhana c) autenticidade

2.

6. c 7. c 8. e 9. a 10. c 11. Um homem: o artigo indefinido indica um homem qualquer, dentro da classe que engloba os homens. O homem: o artigo definido indica toda a humanidade ou a classe homem. e b d c a d

3. 4. 5.

12. 13. 14. 15. 16. 17.

CAPTULO 9 O ADJETIVO E O NUMERAL ATIVIDADES (I)


1. a) Adjetivo ptrio: (corsrio) holands
b) Adjetivo biforme que esteja modificando um substantivo feminino plural: (visitas) monitoradas; (janelas) simtricas c) Adjetivo uniforme que esteja modificando um substantivo masculino singular: (bilhete) grtis d) Adjetivo uniforme que esteja modificando um substantivo feminino singular: (porta) central; (torre) lateral e) Locuo adjetiva que equivale a um adjetivo ptrio: (padroeira) de Santos

3. a) adjetivo
b) adjetivo c) substantivo

4. a) substantivo
b) adjetivo c) substantivo

5. a) substantivo
b) adjetivo c) substantivo

2. a) substantivo
b) adjetivo c) substantivo

ATIVIDADES (II)
1. 8 (oito): numeral cardinal substantivo (est
implcito dia) 2006 (dois mil e seis): numeral cardinal substantivo (est implcito ano) 12 (doze): numeral cardinal adjetivo (est explcito hora) 28 (vinte e oito): numeral cardinal substantivo (est implcito minutos) 14 (catorze): numeral cardinal adjetivo (est explcito hora) 02 (dois): numeral cardinal substantivo (est implcito minutos) 25 (vinte e cinco): numeral cardinal adjetivo (25 anos) trs: numeral cardinal adjetivo (trs meninas) dois: numeral cardinal adjetivo (dois meninos) quatro: numeral cardinal adjetivo (quatro minutos) seis: numeral cardinal substantivo (subentende-se: cinco bebs e a me deles, no total seis pessoas) cinco: numeral cardinal adjetivo (cinco bebs)
Manual do Professor

_15_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 16

2. sexta: substantivo, forma reduzida de sexta-feira,


substantivo composto formado pelo numeral sexta e o substantivo feira. quntuplos: substantivo sempre usado no plural, pois se refere ao conjunto de cinco crianas nascidas num mesmo parto; formado por derivao imprpria do numeral multiplicativo quntuplo. quadrigmeos: substantivo, equivalente a qudruplo; embora se trate de uma palavra que vem do latim j formada, pode ser observado o elemento

de composio quadr(i)-, indicando quatro, e o substantivo gmeo.

3. Dois: em duas oportunidades ao longo do texto, o


numeral cardinal dois aparece na sua forma masculina, ora porque se subentende que est se falando de minutos, ora porque acompanha o substantivo meninos. Caso se subentendesse que est se falando de horas, o numeral assumiria a forma duas, o mesmo aconteceria se se tratasse de meninas e no de meninos.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. Maior,
nacional, espetaculosas, casustico, indgena. 2. a) vespertino b) vital c) discente 3. e 4. b 5. c 6. a 7. c 8. e 9. a 10. Respostas da UFRJ: a) Os quatro adjetivos que melhor caracterizam a noo de corpo apresentada no primeiro pargrafo do texto I so os seguintes: histrico, provisrio, mutvel e mutante. b) O texto II aborda a transformao do corpo, que muda e envelhece com o passar do tempo, assim como revelam os adjetivos do texto I: o corpo histrico, provisrio, mutvel e mutante. Resposta da PUC-RJ: Em homens que no sabem ler, a orao adjetiva sublinhada pode ser substituda pelo adjetivo analfabetos. d c d b b b a e e a) Triplo; tero. b) Milsimo septuagsimo (ou setuagsimo) quinto.

11.

12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21.

CAPTULO 10 O PRONOME ATIVIDADES (I)


1. a) O pronome voc ganha significado toda vez que
uma leitora l o texto (sabemos que o texto tem como interlocutora uma mulher pela expresso seja bem-vinda), portanto seu significado atualizado a cada leitura, j que seu referente a leitora do momento. b) O pronome ele ganha significado ao resgatar sua referncia ora de seu closet, ora de o closet dos sonhos. Dessa forma, a diferena entre a referncia do voc e do ele do texto acima que, no primeiro caso, a referncia extratextual, isto , no est no texto, mas fora dele, e que, no segundo caso, a referncia textual. c) O pronome possessivo concorda em gnero e
Gramtica sem Segredos

nmero com a coisa possuda (closet e guardaroupa, as coisas possudas, so substantivos masculinos no singular) e em pessoa com o possuidor (voc, o possuidor, um pronome de 3 pessoa, embora faa referncia 2 pessoa do discurso, da a concordncia na 3 pessoa). Nas primeiras trs aparies (seu closet, seu guardaroupa, seu closet), o pronome seu funciona como adjetivo, acompanhando o nome; j na ltima apario (ele todo seu), o pronome funciona como um substantivo.

2. a) O pronome possessivo concorda em gnero e nmero com a coisa possuda (amor, a coisa

_16_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 17

possuda, um substantivo masculino no singular) e em pessoa com o possuidor (ns, os possuidores, um pronome de 1 pessoa do plural). b) A linguagem verbo-visual das HQs ajuda a identificar os referentes dos pronomes eu e voc por meio do balo, pois este indica quem est

falando, ou seja, quem o referente do eu. Em funo disso, constri-se a referncia do voc e do ele. Em ambos os casos, a referncia dos pronomes textual. c) Trata-se de duas interjeies. Sugestes: Isso!: Concordo plenamente; Claro: Sem dvida!

ATIVIDADES (II)
1. Pronome pessoal: lo; pronomes demonstrativos:
(d)essa, (n)aquela; pronomes relativos: quem, que; pronomes indefinidos: algumas, cada; pronome possessivo: sua. f) Me (me pareceu, me lembrou, pegando-me, me olhava, me contou, est me enganando, me deteve, me avassalava): a mim (ao narrador, no caso); lhe: a ela, jovem que olhava para o narrador; o: narrador, interlocutor de Arnaldo; a: Conceio; lhe: a Conceio; os: Conceio e Arnaldo. g) Por um lado, o pronome possessivo meus faz referncia aos olhos do narrador (quem fala), por isso o emprego do pronome na primeira pessoa do singular. Por outro lado, o pronome possessivo seus faz referncia aos olhos de Conceio (de quem se fala), por isso o emprego do pronome na terceira pessoa. Seria possvel substituir o pronome seus por dela. h) No texto, aparece o pronome pessoal tnico comigo, fazendo referncia primeira pessoa do singular, no caso, o narrador do texto. O seu emprego se justifica porque a forma verbal impressionar-se exige complemento regido pela preposio com, contida no pronome em questo. Tambm aparece duas vezes o pronome mim, novamente fazendo referncia primeira pessoa do singular, o narrador do texto. A primeira vez, antecedida da preposio de, seguindo a regncia da forma verbal queixar-se. A segunda vez, antecedida da preposio para, indicando a direo do olhar. Professor(a): Seria interessante comentar que Ela olhou de relance para mim e disse: poderia vir escrito tambm Ela me olhou de relance e disse:. Nesse caso, o me estaria na funo de objeto direto e no de objeto indireto, como o caso de para mim. i) O pronome tudo retoma de forma genrica a enumerao feita anteriormente (ar, luz, cho, rvore), equivalendo a tudo isso, portanto no h indefinio. Professor(a): Trata-se de um aposto resumitivo.

2. c 3. c 4. c 5. a) No primeiro pargrafo podemos observar os


pronomes (d)essas e esta. O primeiro com uma referncia extratextual, que consiste na projeo temporal para o passado, momento em que acontece o que est sendo narrado; o segundo com uma referncia textual (Conceio). b) O pronome este tem referncia extratextual, pois se refere ao espao em que se encontram os personagens e marca o aqui da enunciao. No caso do pronome essa, a referncia tambm extratextual, porm se refere projeo temporal de passado. O pronome demonstrativo isso retoma a orao caram uns pingos de chuva. c) Algum (senti que algum me olhava, no quarto pargrafo). interessante notar que, logo em seguida, o pronome indefinido retomado pelo pronome pessoal ela, o que d indcios de que se trata de algum identificvel, para, no pargrafo seguinte, aparecer o nome de Conceio. d) procurei descobrir quem era (quarto pargrafo; trata-se de uma frase interrogativa indireta). e) O pronome que tem como antecedente a mocinha, e pode ser substitudo por a qual. O pronome onde tem como antecedente a Praa Pedro II, e pode ser substitudo por em que ou na qual.

_17_

Manual do Professor

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 18

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. c 2. O pronome o retoma a ideia prestar contas quando
erram, funcionando como elemento de coeso. dirige-se ao leitor enquanto a terceira remete morte. O leitor evocado, por ser humano, est sujeito ao do tempo e da morte, assim como o eu-lrico representado no poema. E, nesse sentido, se estabelece uma relao entre o leitor e a morte ou a passagem do tempo, isto , o poema diz ao leitor que o tempo passa para todo mundo, inclusive para ele.

3. b (lhe) 4. c 5. a 6. d 7. c 8. a 9. 16 10. V-la de perto. 11. d 12. b 13. a 14. b 15. c 16. 02 + 04 + 08 +32 17. Resposta UERJ: Na construo do sentido do texto,
o uso dos pronomes de segunda (teus, tu, te, teu) e de terceira (ela, seus) d conta dos momentos em que o eu-lrico fala com a amada (1 e 3 estrofes) e sobre a amada (ltima estrofe). a d a e b e a Dificilmente se encontra um ex-aluno que no tenha conseguido uma boa colocao. d e c d b e a) Comentrio da Unicamp: A primeira estrofe indica o sentido absoluto do tempo e da morte atravs do uso de trs tempos verbais (passar, tem passado, passa). Esse uso de um verbo que marca a passagem contnua do tempo e da morte, sempre revela a permanncia e a inevitabilidade de ambos, ligados pela expresso do ttulo: Espera-se que o candidato identifique nos verbos o sentido do ttulo da srie. b) Comentrio da Unicamp: Fecha feridas, unguento. / Mas pode abrir a tua mgoa / Com a sua fina faca ou No corpo da tua gua passar / Tem passado / Passa com a sua fina faca. Nessas estrofes h referncia segunda pessoa (tua) e terceira (sua). A segunda pessoa

33. b 34. c 35. Respostas da UERJ:


a) eles: gentio; agregavam: os metais b) Dois dentre os trechos: que os homens da terra ostentavam nas suas armas, adornos e utenslios.; mais preciosos pelas suas serventias; Os sucessos castelhanos atiaram os colonos portugueses a iniciarem suas buscas 36. a) Sim, pois nesse trecho mim est sendo empregado na funo de complemento. b) Deveria ficar entre ele e mim, pois a forma reta eu s pode ser usada na funo de sujeito, que no o caso nesse trecho. 37. b 38. c 39. Os candidatos carreira diplomtica, entre os quais estava o seu noivo, apresentaram-se impecveis no coquetel do embaixador. 40. a 41. F, V, F, V 42. palavra homem. 43. c 44. O pronome demonstrativo essa, em essa atividade, leva concluso de que h uma referncia a um elemento anterior do texto, a um elemento j citado. 45. d 46. a) Estes so alguns dos equipamentos cuja entrada no pas a reserva de mercado no permitia, sem a autorizao do Depin. b) Fazer pesquisa insinuando que 64% dos brasileiros acham que existe corrupo no governo Itamar no um ato inteligente de um jornal de que gostamos e por cuja iseno dever de ns brasileiros lutar. 47. Sugesto: Comida alguma pode ser preparada com ingredientes vencidos. 48. a) Esta mo b) Essa mo 49. b 50. a 51. a

18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32.

Gramtica sem Segredos

_18_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 19

CAPTULO 11 CONCORDNCIA NOMINAL ATIVIDADES


1. Bero do imprio inca, o Peru uma nao que
preserva como poucas uma riqueza arqueolgica vastssima, mas sua diversidade geogrfica oferece outras opes alm da histria e monumentos prcolombianos. Montanhas verdes ou nevadas, desertos, osis, mata amaznica e povoados andinos com costumes seculares so um fundo perfeito para os amantes de aventura e esportes radicais. Indispensvel para todo tipo de viajante Machu Picchu, centro de peregrinao no imprio inca.

3. Existem caminhos com diferentes graus de dificuldade, muitos abertos por escravos e outros, por garimpeiros, no tempo em que o diamante era extrado do leito dos rios.

4. a) pequenos
b) pequenos c) pequenos ou pequenas

5. a) Com sorte, podem-se ver quatis, cutias, veados,


onas-pintadas e araras b) Com sorte, podem ser vistos quatis, cutias, veados, onas-pintadas e araras

2. A Chapada Diamantina entrecortada por altas


montanhas e chapades. A Chapada Diamantina entrecortada por montanhas e chapades altos.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. a) O uso da expresso (com ironia) altera o sentido
da resposta dada por Ferreira Gullar. Assim, quando o autor afirma e nem preciso saber portugus o leitor deve entender o contrrio, ou seja, que de fato necessrio saber portugus para escrever bem. b) Ao dizerem as quinhentas milhes de pessoas, os falantes fazem a concordncia de gnero entre a palavra quinhentas e o termo pessoas e no com milhes. Os adjetivos feitos e proporcionados referem-se ao substantivo feminino plural mos e ao substantivo masculino plural ps. Os adjetivos esto na sua forma masculina porque, havendo substantivos de gneros diferentes, prevalece a concordncia no masculino. Sim, pois se trata de um adjetivo em funo de predicativo do sujeito; deve, portanto, concordar com o sujeito: Ela e Piedade ficaram ss. b b c

7. b 8. e 9. e 10. c 11. e 12. c 13. a 14. proibida a entrada de pessoas estranhas no


recinto. / proibido entrada de pessoas estranhas no recinto. Professor(a): As expresses formadas pelo verbo ser + adjetivo ( bom, necessrio, proibido, etc.) so fixas quando combinadas com substantivos desacompanhados de determinante na funo de sujeito. No entanto, se o sujeito vier precedido de um determinante, a concordncia ser feita normalmente. b Ela est meio nervosa. Na frase, meio um advrbio, que uma palavra invarivel e que modifica o adjetivo nervosa. a) piores; b) bastante; c) anexas.

2.

3.

15. 16.

4. 5. 6.

17.

_19_

Manual do Professor

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 20

CAPTULO 12 O VERBO ATIVIDADES (I)


1. Predominam os tempos pretrito perfeito e pretrito imperfeito, pois se narra a histria do famoso jogador de pquer. Ambos os tempos ajudam a construir a histria narrada, ora falando de eventos passados pontuais, ora falando de eventos que se desenvolviam no passado. de um fato especfico e pontual no passado.

5. Com 10, j era craque; aos 15 caiu nas graas da


famlia Genovese, da mfia, e ganhou/ganhava acesso aos clubes ilegais de carteado. Em 1978, como no tinha mais de quem ganhar na sua regio, foi para Las Vegas. Em ambos os casos, o gerndio exprime uma ao que se desenvolve no mesmo intervalo de tempo indicado pelos demais verbos: o passado.

2. logo virou pop star na cidade e ficou pobre. 3. a) O pretrito imperfeito do subjuntivo (visse)
introduz um fato hipottico que funciona como condio do que dito logo a seguir. O futuro do pretrito (saberia) introduz um fato de possvel realizao caso a condio anterior se cumpra. b) visse: -sse, desinncia modo-temporal do pretrito imperfeito do subjuntivo; , ou seja, ausncia de desinncia, indicando a 1 ou 3 pessoa; nesse caso, trata-se da 3 p. do singular. saberia: -ria, desinncia modo-temporal do futuro do pretrito; , ou seja, ausncia de desinncia, indicando a 1 ou 3 pessoa; nesse caso, trata-se da 3 p. do singular.

6. No caso da reformulao, empregou-se a voz


passiva analtica (a luz de sua residncia foi cortada), o que implica um foco diferente de apresentao do ocorrido: na verso original, o sujeito da orao o jogador que sofre diretamente o corte de luz; na reformulao, o sujeito da orao a prpria luz, e o jogador aparece no emprego do possessivo (sua), dando um distanciamento maior entre o corte de luz e a pessoa do jogador.

7. a) A voz passiva.
b) No caso, no interessa o agente, isto , quem pratica a ao (que nem sequer aparece na forma de agente da passiva); interessa a ao verbal (encontrar) e quem recebe a ao (quem encontrado).

4. a) Emprega-se o tempo presente para apresentar o


que dito como uma verdade permanente. b) At de Stu Ungar ganhou. O emprego, no caso, do pretrito perfeito se justifica porque se trata

ATIVIDADES (II)
1. J quase nada havia em comum entre aqueles rostos
e a realidade, quando, enfim, numa praa se encontraram. Juntos, podiam agora viver a vida com que sempre haviam sonhado. No primeiro caso, trata-se de um verbo principal, equivalente a existia; no segundo, trata-se de um verbo auxiliar que, junto ao particpio do verbo sonhar, forma o tempo composto pretrito mais-que-perfeito do indicativo. aceitando os reforos a si mesmo.

4. Sugeridas. 5. A locuo indo morar, construda com o verbo ir


no gerndio, seguido de um verbo no infinitivo (morar), passa a noo de ao em curso, algo que se deu logo aps a despedida e continua por tempo indeterminado.

2. As formas citadas so exemplos de voz reflexiva,


particularmente reflexiva recproca, pois se trata de uma ao mtua, podendo acrescentar os reforos um ao outro, mutuamente, etc.

6. No texto constam dois exemplos com o verbo


poder como auxiliar: podiam agora viver a vida com que sempre haviam sonhado. e Depois de tantos anos de afastamento, no podiam viver seno separados. No primeiro caso, o auxiliar traz a noo de possibilidade; no segundo, acrescenta um valor de necessidade.

3. As formas que aparecem na orelha so exemplos de


voz reflexiva, pois se trata de uma ao na qual o sujeito agente e paciente ao mesmo tempo,

Gramtica sem Segredos

_20_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 21

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. d 2. Nossa averso multido ser curada pela solido;
nosso tdio solido, pela multido (ou: nosso tdio solido ser curado pela multido). 3. 1 e 2 4. a) O projeto urbanstico de J. H. Crawford teria, entre outras, as seguintes vantagens: facilitaria o deslocamento dos cidados entre os bairros, reduziria os nveis de poluio e tornaria mais seguro o ambiente urbano. b) Uma das funes caractersticas do futuro do pretrito do indicativo a expresso de suposies e situaes hipotticas. , portanto, natural e plenamente justificvel que tal tempo verbal prevalea no texto, uma vez que se trata ali da apresentao de um projeto de cidade, de suposies sobre o que aconteceria na hiptese de tal projeto ser efetivamente realizado. 5. a 6. e 7. c 8. e 9. c 10. a 11. A alternncia se d entre o presente, tempo verbal empregado para a descrio de aspectos fsicos, e o pretrito imperfeito do indicativo, tempo verbal empregado para a apresentao de aspectos de ordem narrativa ou histrica. 12. b 13. a) Comentrio da UERJ: A forma verbal imaginava, no pretrito imperfeito do indicativo, associase expectativa negativa, em contraste com o contato com a amada, expresso pela forma ensina, no presente do indicativo. b) Comentrio da UERJ: Os pronomes invertem as funes sintticas: eu sujeito de imaginar e me objeto de ensinar. 14. b 15. e 16. b 17. b 18. d 19. c 20. e 21. a 22. e 23. c 24. e

25. e 26. a 27. 021 (001 + 004 + 016) 28. d 29. O recurso formal que expressa a hiptese o futuro do pretrito (gostaria)

30. c 31. Pretrito imperfeito do indicativo. O emprego


desse tempo e modo, nos versos delimitados, conduz o leitor aos tipos de rudo que, no passado, se ouviam com frequncia, rompiam costumeiramente o silncio predominante naquela poca, estabelecendo, assim, um contraste com o momento presente. 06 (02 + 04) 13 (01 + 04 + 08) 33 (01 + 32) d b b c c c e d Resposta da UFJF: Comparando os enunciados I e II, pode-se observar que o primeiro est na voz passiva e o segundo est na voz ativa. A diferena tambm est no sujeito: o primeiro Vargas (paciente), e o segundo um movimento militar (agente). d d Comentrio da Unicamp: Espera-se que o candidato perceba que o verbo sugerir tem mais de um sentido. O mais usual que indica aconselhamento, proposio exigiria o verbo ficar no presente do subjuntivo (que fiquem). Entretanto, o sentido produzido nas relaes entre as palavras que compem o ttulo da matria indica sugerir no sentido de dar a entender, insinuar, o que exige o verbo ficar (permanecer no cargo) no presente do indicativo. e a d e

32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43.

44. 45. 46.

47. 48. 49. 50.

_21_

Manual do Professor

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 22

CAPTULO 13 CONCORDNCIA VERBAL ATIVIDADES


1. a) Se tu perguntares para um especialista
esportivo... b) Se eu e voc perguntarmos para um especialista esportivo... c) Se tu e ele perguntardes (ou perguntarem) para um especialista esportivo... d) Se os leitores perguntarem para um especialista esportivo... resgatar do texto que o emprego do ns se justifica porque quem est falando o coordenador da expedio, e esta envolve o trabalho de vrios especialistas. Portanto, o coordenador assume essa voz coletiva em primeira pessoa. Ele fala em nome de um grupo do qual faz parte. b) O emprego da 3 pessoa do singular (completa) est determinado pelo seu sujeito: o coordenador (ele).

2. Se voc perguntar para vrios especialistas


esportivos qual modalidade teve grande crescimento de adeptos nos ltimos tempos, existem grandes chances de eles responderem golfe.

6. No primeiro caso, a forma verbal aparece na


terceira pessoa do singular estabelecendo concordncia com o antecedente (esse) do pronome relativo que. No segundo caso, a concordncia verbal feita considerando a noo de unidade, pois embora haja muitos achados da expedio, destaca-se apenas um (nova espcie de lagarto).

3. a) Trata-se de um mecanismo gramatical que


harmoniza o ncleo do sujeito e a forma verbal por meio das desinncias de nmero e pessoa. Exemplos: Expedio descobre (verbo na 3 pessoa do singular estabelecendo concordncia com seu sujeito: expedio); Bilogos identificam (verbo na 3 pessoa do plural estabelecendo concordncia com seu sujeito: bilogos). b) Trata-se de um mecanismo gramatical que harmoniza o nome e seus complementos por meio das desinncias nominais de nmero e gnero. Exemplos: novos vertebrados; no cerrado; espcies desconhecidas; estao ecolgica; no Tocantins e na Bahia.

7. a) Outras espcies descritas recentemente.


b) A forma verbal foram descritas est na voz passiva, o que implica que seu sujeito paciente; a forma verbal se encontram est na voz ativa. c) Descritas: particpio do verbo descrever, manifestando por meio de desinncias a concordncia em gnero e nmero com espcies.

8. O emprego da 3 pessoa do singular do verbo ser


(ser) est determinada pelos seus sujeitos: duas oraes subjetivas (definir com mais preciso o grau de ameaa a esses animais e mapear ambientes nicos e frgeis na regio).

4. O emprego da 3 pessoa do singular do verbo


abranger est determinado pelo antecedente do pronome relativo que, isto , por Estao Ecolgica Serra Geral do Tocantins (ela).

9. a) O infinitivo pessoal se justifica pela presena 5. a) A desinncia nmero-pessoal nos indica a 1


pessoa do plural, isto , ns. Embora o pronome e seu referente no estejam explcitos, possvel expressa do seu sujeito (os rapazes). b) Deixei que os rapazes desenhassem figuras assustadoras nos msseis.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. a 2. a 3. d 4. c 5. a) No Texto 1, predomina o pretrito imperfeito do
indicativo, pois se trata de uma narrativa em que o narrador-personagem relembra cenas passadas habituais ou repetidas. No Texto 2,
Gramtica sem Segredos

predomina o presente do indicativo, pois um texto expositivo em que o narrador busca especificar caractersticas gerais da memria. b) Em celebrao passagem do cinquentenrio da morte de Jos Lins do Rego, ACONTECERAM, h pouco mais de um ms, na capital paraibana, vrias atividades promovidas pelo Governo do

_22_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 23

Estado: concurso de redao, espetculo teatral, exibio de filme e concerto.

20. V F V F F
0-0) Verdadeiro. O verbo fazer no sentido de tempo decorrido impessoal. 1-1) Falso. O verbo deve estar no plural para concordar com o sujeito da orao, que composto e, no, para concordar com o termo impurezas, quer complemento do verbo carregando. 2-2) Verdadeiro. O verbo existir no impessoal. Flexiona-se, ento, conforme o sujeito da orao. 3-3) Falso. No sentido de existir, o verbo haver impessoal. 4-4) Falso. O simples fato de o sujeito estar posposto ao verbo no justifica seu uso no singular. 21. 21 (1, 4, 16) 22. b 23. e 24. c 25. e 26. c 27. Na opo pelo uso sistemtico da segunda pessoa do singular, oua (na terceira pessoa do singular) deveria ficar ouve; preste, presta.

6. a 7. a 8. d 9. c 10. b 11. d 12. b 13. d 14. a 15. b 16. e 17. 48 (16, 32) 18. 009 (001, 008) 19. b (Apenas as opes 1 e 5 esto corretas: o sujeito,
no primeiro trecho, de fato composto, e o outro, em vrios idiomas comearam, est no plural. As outras opes esto erradas, pois o verbo, em geral, no concorda com o seu complemento (opo 2); o sujeito no segundo trecho no composto (opo 3); o simples fato de o sujeito estar posposto no justifica a flexo plural para o verbo (opo 5). Logo, a alternativa correta a alternativa b.)

CAPTULO 14 PALAVRAS INVARIVEIS ATIVIDADES


1. a) Hoje e amanh, dois advrbios de tempo.
b) Tanto hoje como amanh trazem consigo uma noo circunstancial de tempo, mas tal noo vaga, pois tanto o hoje como o amanh precisam de uma referncia para completar seu sentido. No caso da tirinha, o hoje o dia presente, em que Hagar pretendia partir e em que haver frango e bolinho no jantar. O amanh o dia aps o hoje, em que Hagar pretende partir. c) Sugesto: Se voc partir hoje, perder o frango com bolinho no jantar. / Se voc no partir hoje, poder experimentar o frango com bolinho no jantar. d) A reformulao com a conjuno acrescentou uma relao de condio entre o fato de partir ou no no dia presente e o fato de degustar ou no o jantar. Algumas possibilidades: Boa viagem, mas voc perder o frango com bolinho no jantar. (relao de contraste) / Visto que voc partir hoje, haver frango com bolinho no jantar. (relao de causa) / Embora voc parta hoje, haver frango com bolinho no jantar. (relao de concesso). e) Possibilidade: Parto amanh em busca de fortunas em lugares distantes porque hoje tem frango e bolinhos no jantar. f) No: em (preposio) + o (artigo definido).

2. a) Fora, dentro e debaixo so advrbios de lugar.


b) A referncia dos advrbios resgatada pela linguagem no-verbal presente na tirinha, isto , pelos desenhos (fora da sala, dentro da sala, debaixo da mesa). c) A palavra porque uma conjuno explicativa. d) Pela preposio a.

3. a) Nos primeiros anos de vida


b) mais c) medida que d) e e) nos f) aos g) seletivamente

4. Os casos acima apresentam exemplos de regncia


verbal (reagir a, dispor de, hesitar em) e nominal
Manual do Professor

_23_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 24

(coragem de). O regime dos verbos e do nome presentes nas frases determina a presena das preposies, que estabelecem uma relao entre os termos regentes (verbos e nome) e os termos regidos.

7. Por outro lado, uma pessoa totalmente destemida


no teria vida longa, pois/j que/porque atravessaria a rua no sinal vermelho, cairia ao se debruar na janela ou no hesitaria em enfrentar um leo.

8. A conjuno portanto introduz uma ideia de 5. a) Trata-se de uma locuo conjuntiva subordinativa concessiva. b) Trata-se de uma conjuno coordenativa adversativa que relaciona contrastivamente o dito no perodo anterior com o dito no perodo no qual aparece. c) A preposio em indica lugar onde sucede alguma coisa, e, por isso, acompanha o relativo o qual, que retoma caminho, pois nele que certos medos so dominados e novos emergem. concluso, que resume e retoma o dito at o momento sobre o medo, e que servir de base argumentativa para a continuidade do texto.

9. O advrbio j significa antecipadamente, de antemo (no contexto, indica que o adulto tem previamente modelos de conduta para enfrentar os medos). O advrbio ainda significa at o momento (no contexto, indica que a criana no estgio em que se encontra no possui modelos de conduta para enfrentar os medos, pois esses modelos esto em formao e transformao).

6. Inclusive, tambm, por exemplo. Nos trs casos,


so recursos argumentativos que o autor do texto utiliza para reforar sua opinio a respeito do tema, ora pela incluso enftica de argumentos (inclusive, tambm), ora pela incluso de exemplos (por exemplo).

10. A preposio para exprime finalidade e relaciona


equipamentos com lutar; a conjuno ou exprime alternncia e relaciona dois elementos equivalentes (lutar e fugir).

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. d 2. a 3. d 4. b 5. b 6. a 7. e 8. c 9. d 10. a 11. c 12. 19 (01, 02, 16) 13. 28 (04, 08, 16 ) 14. 28 (04, 08, 16) 15. 09 (01, 08) 16. 30 (02, 04, 08, 16) 17. 013 (001, 004, 008) 18. F V V F V
Justificativa: 0-0) Falso. Nesse trecho, a relao atribuda pelo conectivo de comparao, e no de causalidade. 1-1) Verdadeiro. O termo em destaque, de fato, expressa localizao. 2-2) Verdadeiro. A conjuno e expressa um sentido de adio. 3-3) Falso. No se pode perceber aqui um sentido de adio. Pelo contrrio, h um sentido de
Gramtica sem Segredos

4-4)

oposio entre as duas oraes. Verdadeiro. A funo desse trecho apresentar uma espcie de justificativa (porque) para o argumento apresentado.

19. b 20. 6 (2, 4) 21. a 22. e 23. a 24. a) No. Nos poemas acima, para indica finalidade,
e por, causa. b) Gosto e preciso de ti, mas quero logo explicar: no gosto porque preciso; preciso sim, por gostar. e a a e c Resposta da PUC: No texto 1, a conjuno pois tem valor causal (aceita-se tambm como resposta a indicao de um valor explicativo). No texto 2, a conjuno tem valor conclusivo. c c (Justificativa da UFAL: No trecho apresentado, a expresso para que indica um propsito, uma finalidade. A resposta correta , pois, a

25. 26. 27. 28. 29. 30.

31. 32.

_24_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 25

alternativa c.)

47. Era no tempo em que ainda os portugueses no


haviam sido por uma tempestade empurrados para a terra de Santa Cruz. a) 1. No final da Guerra Civil americana, o excoronel ianque [...] sai caa do soldado desertor que realizou o assalto a trem que levava confederados. 2. No final da Guerra Civil americana, o ex-coronel ianque [...] sai caa do soldado desertor que, com confederados, realizou o assalto a trem. b) Na frase 1, com indica que havia soldados no trem. Na frase 2, com indica companhia. b b d a d a

33. c 34. d 35. c 36. b 37. b 38. d 39. c 40. a 41. Com humildade pensando na vida... 42. e 43. c 44. Sugesto de resposta:
a) Ele sempre chega noite. b) Escreveu a lpis. a) lugar. b) meio, modo. a

48.

45. 46.

49. 50. 51. 52. 53. 54.

CAPTULO 15 REGNCIA ATIVIDADES


1. Em todos os casos, a preposio atende ao regime
do verbo pensar, que se comporta como transitivo indireto no sentido de lembrar-se, imaginar, formar pensamentos. preposio atende ao regime do substantivo direito. b) O verbo ter aparece na sua forma plural (tm), porque estabelece concordncia com o seu sujeito: os beneficirios. Na ordem direta, a orao ficaria: Os beneficirios tm direito ao valor de desconto.

2. a) Acepo 4.
b) Sim; estar doido com a Ivete pode significar que algum est com raiva dela, ou pelo menos que est contrariado com a Ivete. c) O amigo II foge do assunto e ao mesmo tempo brinca com a regncia do adjetivo, trocando a preposio por pela preposio de. Na troca pela expresso doido de todo associa a loucura ao fato de estar doido pela Ivete.

6. a) H, no texto do cartaz, a elipse do verbo


Agradeo e, por conta disso, o emprego da preposio a em ao meu doador, pois atende ao regime do verbo, que, como transitivo indireto, a exige para identificar ao qu ou a quem se agradece. b) Sugestes: Agradeo aos meus pais o meu nascimento. E ao meu doador a minha nova vida. c) No texto, o comportamento dos verbos pode ser descrito da seguinte forma: Vir: est empregado no sentido de transportarse, regendo um complemento indireto introduzido pela preposio a; Continuar: est empregado no sentido de perdurar, persistir; no rege nenhum tipo de complemento ( intransitivo); Doar: est empregado no sentido de conceder, dar gratuitamente, regendo um complemento direto, sem preposio.
Manual do Professor

3. Louco (de amor) pelo frio e tarado por ela. 4. Metr forma abreviada de metropolitano, que, por
sua vez, tem origem na expresso francesa caminho de ferro subterrneo metropolitano'; como informa a expresso, em regra, o metr subterrneo; da a brincadeira com subterfgio, que significa evasiva, desculpa ardilosa (no sentido figurado, desculpa subterrnea). O amigo I usa a expresso vir de subterfgio pra cima de mim porque o amigo II tenta fugir do assunto com desculpas e argumentos esfarrapados. a) No primeiro caso, a preposio a atende ao regime do verbo referir-se; no segundo, a

5.

_25_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 26

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. a 2. d 3. b 4. e 5. 009 (001, 008) 6. e 7. d 8. c 9. d 10. b 11. b 12. d 13. d 14. a) Entidades de classe ou sindicais no podiam
contribuir para os partidos. b) Levando em considerao que o verbo contribuir exige a preposio para quando se trata do destinatrio da ao, e a preposio com quando se indica o instrumento da contribuio, houve uma confuso: utilizou-se a preposio com no lugar da preposio para. Resposta da UFF: As regncias do verbo combater como transitivo direto e intransitivo, respectivamente, encaminham a idia de que: a) como transitivo direto, o combate ao pacote do governo ser feito pelo que ele traz de ruim ou de danos (a sombra); b) como intransitivo, o combate ser feito quaisquer que sejam as circunstncias do conflito ( sombra). a) A primeira ocorrncia a correta. Em No tenho dvidas de que ..., o emprego da preposio de regida pelo substantivo dvidas. b) A segunda ocorrncia est incorreta. Em ... mas preciso ressalvar de que..., no h termo regente que exija a preposio de.

17. c 18. O consrcio em que o Brasil inteiro confia. 19. d 20. d 21. e 22. c 23. 01 + 16 + 32 = 49 24. a) matrias que voc tem; onde na frente
funcionava um bar b) 1. Concentre sua ateno nas matrias em que voc tem maior dificuldade.; 2. Uma casa, em cuja frente funcionava um bar, foi totalmente destruda por um incndio. a) A menina de cujos olhos eu gosto ainda no chegou. b) O homem para (ou a) quem eu telefonei ontem no estava em casa. c) A rua em que (ou onde) eu gosto de correr toda arborizada. b c d e c b c c c c e e

25.

15.

16.

26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37.

CAPTULO 16 CRASE ATIVIDADES


1. a) adapt-la poltica vigente (3 pargrafo) e
confinado estante mais alta (final do 5 pargrafo). b) No primeiro caso, temos o verbo adaptar como termo regente que exige a preposio a e o substantivo feminino poltica como termo regido, que aceita o artigo definido a. No segundo caso, temos o particpio do verbo confinar como termo regente que exige a preposio a e o substantivo feminino estante como termo regido, que aceita o artigo definido
Gramtica sem Segredos

a. Cabe destacar que, em ambos os casos, os termos regidos vm especificados (poltica vigente; estante mais alta), reforando ainda mais a presena do artigo definido.

2. a) Na poca da sua inaugurao, as damas e os


cavalheiros se amontoaram na praa central, iluminada com lampies a gs, para assistir solenidade. b) A botica do francs Domingues Taurin Mosnier era a mais moderna e rica do pas, aberta para

_26_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 27

atender nobreza da nao, recm-libertada da Coroa portuguesa. c) A farmcia ganhou pintura nova e os remdios modernos sumiram das prateleiras para dar lugar s sbrias garrafas antigas.

3. Em um alerta populao, o acento grave indica


ocorrncia de crase, ou seja, da fuso da preposio a, exigida pelo termo regente (alerta), com o artigo definido a, que introduz o termo regido (populao). J em A Louvadeusa est solta, trata-se de acento grave nas locues adverbiais introduzidas por a e seguidas de palavras femininas (no caso, solta).

direto e no exige preposio alguma. Temos somente a presena do artigo definido as. b) O pronome tem valor de substantivo, pois no acompanha nenhum nome, mas o substitui ou faz com que seja subentendido. c) Como em todo pronome possessivo, observam-se duas marcas de concordncia: a do possuidor e a da coisa possuda. No caso, o possuidor (voc), apresenta-se na terceira pessoa; a coisa possuda (oraes), no plural.

5. O personagem Overman parece aproveitar o momento de tenso e de pnico por conta da Louvadeusa, para assustar e, maneira de desforra, intimidar o leitor, que parece no levar muito a srio sua profisso de super-heri.

4. a) No, pois o verbo fazer, no caso, transitivo

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. b 2. a (Justificativa: O sinal indicativo de crase
requerido apenas na alternativa a, uma vez que o verbo aludir exige a preposio a. Os demais verbos utilizados no exigem essa preposio, no ocorrendo, consequentemente, a crase.) 3. a 4. a 5. d 6. c 7. 55 (01, 02, 04, 16, 32) 8. e 9. e 10. e 11. d 12. a 13. Em celebrao passagem do cinquentenrio da morte de Jos Lins do Rego, ACONTECERAM, h pouco mais de um ms, na capital paraibana, vrias atividades promovidas pelo Governo do Estado: concurso de redao, espetculo teatral, exibio de filme e concerto. 14. b 15. Sim, deve ocorrer acento indicador de crase, porque o verbo ir pede preposio a (vou a) e o substantivo casa vem determinado (casa do novo habitante da cidade). 16. d

17. a 18. e 19. e 20. b 21. b 22. c 23. c 24. c 25. a 26. c 27. d 28. e 29. d 30. b 31. d 32. c 33. c 34. e 35. c 36. c 37. b 38. e 39. d 40. b 41. b 42. c 43. d

_27_

Manual do Professor

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 28

CAPTULO 17 O PERODO SIMPLES (I) ATIVIDADES


1. a) Trata-se de um perodo composto, pois est
formado por duas oraes: uma centrada na forma verbal mobilizavam; outra, na forma verbal revelaram. b) O que um pronome relativo, que introduz a orao centrada na forma verbal revelaram e retoma Os festivais de msica dos anos 60. c) A orao centrada na forma verbal mobilizavam tem como sujeito Os festivais de msica dos anos 60. A orao centrada na forma verbal revelaram tem como sujeito o pronome relativo que, cujo antecedente Os festivais de msica dos anos 60. predicado verbal com verbo transitivo direto predicado verbal com verbo intransitivo predicado nominal com verbo de ligao continuar, no sentido de permanecer predicado verbo-nominal com predicativo do sujeito predicado verbal com verbo intransitivo predicado verbal com verbo intransitivo

5. possvel consider-la uma frase no contexto em


que est inserida, pois nele ela tem sentido completo. Fora dele, no.

6. O festival morreu um perodo simples, formado 2. a) O primeiro = pblico; o segundo = msicos.


b) O zeugma presente na segunda frase omite o adjetivo vido, presente na primeira frase, sendo necessrio, portanto, a presena da preposio por (vido por...). por uma nica orao, sendo, portanto, uma orao absoluta. J O festival morreu, sentencia um perodo composto formado por duas oraes (O festival morreu e sentencia) e, portanto, no um exemplo de orao absoluta.

3. Nos trs casos, os verbos haver e existir compartilham o mesmo significado. No entanto, o verbo haver impessoal, isto , no manifesta concordncia com nenhum sujeito, porque no h sujeito, permanecendo sempre na terceira pessoa do singular: na poca havia at torcida organizada./ na poca havia at torcidas organizadas. ; Por outro lado, h o time dos esperanosos. / Por outro lado, h os times dos esperanosos.. J o verbo existir no impessoal, manifestando concordncia com o seu sujeito: o pronome que retoma o antecedente quantidade (Os festivais ainda esto servindo para demonstrar a quantidade de autores desgarrados que existe pelo Brasil afora. / Os festivais ainda esto servindo para demonstrar os numerosos autores desgarrados que existem pelo Brasil afora.).

7. No exemplo, as televises funciona como sujeito;


por conta disso no ocorre a aglutinao, pois o sujeito no admite vir regido de preposio.

8. interessante notar que, na primeira orao, a


forma verbal aparece na voz ativa, apresentando o sujeito (o jri) como agente. No entanto, na segunda orao, a forma verbal aparece na voz passiva, apresentando um sujeito (o empate) como paciente, sendo o agente no mencionado, embora subentendido (trata-se do mesmo jri da orao anterior). Tal omisso tira o foco do agente da passiva e valoriza quem fez o pedido.

9. Segundo o produtor, merecem destaque o Festival


de Avar, no interior do estado, e o de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. ou Segundo o produtor, merecem destaque: o Festival de Avar, no interior do estado, e o de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Embora o sujeito composto da orao (o Festival de Avar e o de Santa Rosa) esteja deslocado, no h necessidade de separ-lo por meio de vrgula. J o emprego de vrgulas para intercalar informaes sobre os ncleos do sujeito est correto. Se se quer destacar ainda mais o sujeito deslocado, pode vir introduzido por dois-pontos.

4. a)
sujeito composto sujeito composto sujeito simples b) predicado verbal com verbo intransitivo predicado verbal com verbo intransitivo

Gramtica sem Segredos

_28_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 29

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. 37 (01, 04, 32) 2. Segunda orao: era cintilante o brilho
Terceira orao: que desferia a sua pupila negra O brilho que a sua pupila negra desferia era cintilante 3. Predicativo do sujeito. O adjetivo marrom indica a cor natural do pssaro, mas empregado como predicativo serve para qualificar o movimento. 4. 010 (002, 008) 5. 021 (001, 004, 016) 6. e 7. V F V V F Justificativa: 0) Verdadeiro. De fato, a referncia a pratos que constitui o tpico desse pargrafo. sobre ele que se fala nos segmentos centrais do pargrafo. O fato de o termo pratos ser o sujeito reiterado de alguns verbos disso um indicador relevante. 1) Falso. Entre os termos sublinhados, um (se) no constitui uma retomada da referncia anterior feita a pratos. 2) Verdadeiro. De fato, o conectivo como estabelece nesse trecho um sentido de comparao . 3) Verdadeiro. A reiterao conseguida pela repetio do trecho em foco tem claramente uma funo enftica e de reforo. 4) Falso. No trecho predomina um sentido figurativo: os pratos so torres; se equilibram uns sobre os outros; os detritos se cristalizam, etc. 8. b 9. c 10. a) O Texto 1 associa o esquecimento a fatores de natureza neurofisiolgica: processos de memria seletiva relacionados ao modo como o crebro armazena e recupera informaes. O Texto 2, por sua vez, vincula o esquecimento a fatores de ordem psicolgica: foras psquicas ligadas necessidade de evitar lembranas particularmente aflitivas e desagradveis. b) A menor atividade do crtex pr-frontal foi relacionada a um melhor desempenho dos pesquisados na tarefa experimental envolvendo associaes de palavras. c) O termo oracional que exerce a mesma funo sinttica da expresso destacada capaz de exercer uma influncia exageradamente purificadora sobre o jogo de suas foras psquicas. (A funo sinttica nos dois casos predicativo.) 11. b 12. Trata-se de frases que, como tais, so capazes de estabelecer comunicao por serem unidades de sentido. 13. a) No importou, na poca, a aprovao ou no dos mtodos de Nostradamus por seus inimigos. b) Notou-se perfeitamente a audcia da atitude. 14. 17 (01 + 16) 15. 15 (01 + 02 + 04 + 08) 16. c 17. a 18. e 19. b 20. b 21. d 22. d 23. d 24. a 25. d 26. e 27. b 28. c 29. Sugesto na voz passiva sinttica: Quando no se diferenciam os criminosos dos tiras, tudo pode acontecer. 30. d 31. e 32. c 33. a 34. e 35. e

CAPTULO 18 O PERODO SIMPLES ATIVIDADES


1. c 2. c 3. d 4. c 5. a (pousou-me na testa = pousou na minha testa) 6. c

_29_

Manual do Professor

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 30

7. a 8. c 9. b 10. d 11. a 12. d 13. a) No primeiro quadrinho, marca, num perodo


composto, um adjunto adverbial em forma de orao: Quando pesco, sempre jogo os peixes de volta na gua! No segundo quadrinho, isola a expresso de carter explicativo ou de reformulao: Em outras palavras, voc tortura peixes por prazer.

b) marcar, num perodo composto, um adjunto adverbial em forma de orao: A borboleta, depois de esvoaar muito em torno de mim, pousou-me na testa; Quando enxotada por mim, foi pousar na vidraa. isolar expresso de carter explicativo ou de reformulao: Quando enxotada por mim, foi pousar na vidraa, viu dali o retrato de meu pai, e no impossvel que descobrisse meia verdade, a saber, que estava ali o pai do inventor das borboletas, e voou a pedir-lhe misericrdia. (tratase de uma expresso explicativa; na tirinha, a expresso em outras palavras de reformulao; mas ambas poderiam ser substitudas por isto , ou seja.)

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


d e c a) 1. comparativo; 2. explicativo. b) Frase: Era na Trindade que a personagem Bisneto mais gostava de viver. Ou: O menino Bisneto viera gmeo com uma menina 5. a 6. a 7. 23 (01, 02, 04, 16) 8. d 9. b 10. 005 (001, 004) 11. a 12. b 13. b 14. d 15. d 16. e 17. b Justificativa: Entre as proposies apresentadas, esto corretas apenas as de nmero 2 e 3. A de nmero 1 est incorreta porque no trecho dado no se evidencia uma relao semntica de proporo, mas de causa e consequncia. A proposio 4 est incorreta porque a preposio que inicia o trecho dado no facultativa, mas exigida pela regncia do verbo recorrer. Portanto, a resposta correta a alternativa b. 18. b 19. e
Gramtica sem Segredos

1. 2. 3. 4.

20. e 21. a) A emoo do povo era disfarada pela impassibilidade dos rostos. b) Os viajantes eram assustados pela negrura (pelo negrume) da noite. 22. e 23. b 24. a) Vi-o cantando-a. b) Ambos (ver e cantar) funcionam como verbos transitivos diretos. 25. b 26. e 27. a 28. b 29. d 30. e 31. e 32. a 33. a 34. Na primeira frase, Fabrcio exerce a funo sinttica de sujeito, e pedreiro, a funo de aposto. Na segunda frase, pedreiro exerce a funo sinttica de ncleo do sujeito, e Fabrcio, a funo de aposto especificativo do substantivo pedreiro. 35. d 36. c 37. c 38. Resposta pessoal. Sugesto: a) Ela morreu de sede; b) Eles vieram de Manaus.

_30_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 31

39. Porque os animais podem ter sido agente (dos animais = adjunto adnominal) ou paciente (dos animais = complemento nominal) da matana.

40. b 41. a

CAPTULO 19 O PERODO COMPOSTO (I) ATIVIDADES


1. O Parque Zoolgico abre suas portas e oferece
passeios temticos no feriado, mas a visitao s ser possvel com reservas antecipadas para pequenos grupos, portanto no demore em agendar sua visita com sua turma ou famlia.

10. a) Trata-se de um sujeito desinencial, recupervel


no contexto pela indicao da terceira pessoa do singular: (ela = a sombra) uma gigantesca formiga! b) Trata-se de uma frase (tem sentido completo), duas oraes (h a ocorrncia de duas formas verbais: d e pulveriza) formando um perodo composto por coordenao, com a presena da conjuno e. Temos portanto, uma orao coordenada assindtica (Ela d um passo) e uma orao coordenada sindtica aditiva (e pulveriza o centro da cidade!). Professor(a), comentar que, nesse caso, a conjuno e tem noo de consequncia. c) [Ela]: sujeito simples; [d um passo]: predicado verbal; [e pulveriza o centro da cidade!]: predicado verbal. Na primeira orao: Ela: ncleo do sujeito; d: ncleo do predicado; um passo: complemento verbal (objeto direto, cujo ncleo o substantivo passo determinado pelo artigo indefinido que funciona como adjunto adnominal). Na segunda orao: Sujeito desinencial (ela); pulveriza: ncleo do predicado; o centro da cidade: complemento verbal (objeto direto), cujo ncleo o substantivo centro, acompanhado de dois adjuntos adnominais (o artigo definido e a locuo adjetiva). d) No perodo composto por coordenao, emprega-se a voz ativa para enfatizar o que a formiga faz: ela d um passo e (ela) pulveriza a cidade. Na ltima orao do quadrinho, emprega-se a voz passiva, omitindo o agente (pela formiga), ao mesmo tempo que se destaca um sujeito paciente: Milhes so pulverizados!, dando, assim, maior tragicidade narrativa. Professor(a), comentar que o sujeito representado por um numeral, constituindo-se num caso de hiprbole; todos esses recursos expressivos garantem, como j foi apontado, maior tragicidade narrativa imaginada por Calvin.

2. Na minha cidade, no h jardim zoolgico, nem (h)


jardim botnico. / Na minha cidade, no h jardim zoolgico e tambm no h jardim botnico.

3. Fazemos um passeio pelo shopping ou damos uma


volta no parque?

4. O dia estava nublado e frio, mas fizemos o passeio


pelo Jardim Botnico.

5. Faa hoje o passeio pelo Jardim Botnico, pois hoje


o ingresso gratuito.

6. Hoje est um dia de sol esplndido, portanto vou


andar no parque.

7. a) PCCS
b) PCS c) PS d) PCC e) PS

8. ao visitante e aos nativos adio


para pesquisa ou para uma simples contemplao numa visita alternativa acompanhado por um guia ou policial alternativa entre tcnicos, estagirios e apoio adio

9. a) Trata-se de uma frase (tem sentido completo),


uma orao (est centrada numa forma verbal: cai) e um perodo simples, portanto temos um caso de orao absoluta. b) [Uma enorme sombra]: sujeito simples; [cai sobre os arranha-cus]: predicado verbal. Uma: adjunto adnominal; enorme: adjunto adnominal; sombra: ncleo do sujeito; cai: ncleo do predicado; sobre os arranha-cus: adjunto adverbial.

11. a) A formiga gigantesca apaga a cidade do mapa.


Em primeiro lugar, recupera-se o agente (omitiManual do Professor

_31_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 32

do na formulao em voz passiva) como sujeito; emprega-se o verbo no presente sem o auxiliar ser; o que era sujeito paciente (a cidade) vira objeto direto. b) Trata-se de uma frase (tem sentido completo), duas oraes (h a ocorrncia de duas formas verbais: fogem e conseguem se salvar) e um perodo composto por coordenao, com a presena da conjuno mas. Temos, portanto, uma orao coordenada assindtica (Todos fogem em pnico) e uma orao coordenada

sindtica adversativa (mas poucos conseguem se salvar).

12. a) Embora a fala esteja truncada, podemos


considerar a fala do Calvin uma frase, pois seu sentido completo dado pelo cruzamento verbo-visual da histria em quadrinhos, isto , pelo contexto no qual est inserida. b) Ambas as palavras funcionam como adjuntos adverbiais de dvida (talvez) e de negao (no).

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. Os poos de petrleo da Standard trabalhavam
sem cessar, mas o petrleo que passava pelas portas aduaneiras bolivianas e pagava a taxa estabelecida no contrato de concesso era pouco. b 19 (01 + 02 + 16) c No s as condecoraes gritavam-lhe do peito como uma couraa de gritos: Ateneu! Ateneu!, mas tambm Aristarco todo era um anncio. a d

8. a) Toda a humanidade.
b) Trata-se de uma orao sem sujeito.

2. 3. 4. 5.

6. 7.

9 b 10. c 11. c 12. c 13. d 14. d 15. e 16. d 17. d

CAPTULO 20 O PERODO COMPOSTO (II) ATIVIDADES


1. a) Perodo composto
b) Perodo simples

5. [ bom]: orao principal; [que o Jardim Botnico de


Joo Pessoa tenha prdios histricos conservados]: orao subordinada substantiva subjetiva.

2. Sujeito elptico, desinencial ou oculto: eu; predicado:


Acho isso impressionante no Jardim Botnico. Acho: verbo transitivo direto, ncleo verbal do predicado verbo-nominal; isso: objeto direto; impressionante: predicativo do objeto, ncleo nominal do predicado verbo-nominal; no Jardim Botnico: adjunto adverbial de lugar.

6. Perodo composto por coordenao: [Fui Diretor de


dois grandes jardins botnicos um em Londres e outro em Nova York ] e [estive minha vida toda dentro de jardins botnicos]. H, entre as oraes, uma relao de adio, de somatrio, explicitada pela presena da conjuno e.

3. Perodo composto por subordinao.


[Acho]: orao principal; [que ele tem programa de educao com visitas de alunos de escolas e da comunidade.]: orao subordinada substantiva objetiva direta.

7. Ambas so oraes subordinadas adjetivas


explicativas.

8. Na orao a, o referente de na qual visita,


substantivo feminino no singular. Na orao b, o referente de o qual artigo, substantivo masculino singular.

4. Em a), o objeto direto se apresenta em forma de


orao; em b), o objeto direto est representado por uma nica palavra: o pronome isso.
Gramtica sem Segredos

9. Na qual: objeto indireto (pretendo me basear na

_32_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 33

visita); o qual: objeto direto (espero publicar o artigo).

10. A orao a est subordinada orao [E agora


estou aqui, numa visita de cortesia]. A orao b est subordinada orao [para escrever outro artigo]. Professor(a): Comentar que a orao adjetiva est sempre subordinada orao em que se encontra o referente do seu pronome relativo, e que neste caso especfico a orao b est subordinada a outra orao subordinada (para escrever outro artigo, orao subordinada adverbial final).

[que so distribudos entre os pacientes] [que so partilhados com cada um em cada consulta] [que vive em locais isolados no Estado] [que usam o modelo em suas polticas de incluso social]

14. Eles so mdicos, enfermeiros, tcnicos e


assistentes sociais que saem do conforto de seus consultrios na cidade e enfrentam a chuva, a lama, as densas matas e os perigos das curvas dos rios, para levar atendimento s comunidades que vivem isoladas no meio da floresta amaznica. Professor(a): A vrgula que separa a orao adverbial final (para levar atendimento s comunidades) opcional.

11. a) A conjuno porm funciona como nexo entre


o que j foi dito na notcia e aquilo que vir a seguir, explicitando uma relao contrastiva, de adversidade. b) Temos um perodo composto por coordenao e subordinao. c) Orao subordinada substantiva objetiva direta. d) A expresso expletiva o que , podendo ser extrada sem alterao do sentido bsico, mas em prejuzo da nfase presente na redao original: [que h uma srie de desinformaes por parte da categoria].

15. O texto tenta descrever o trabalho do grupo de


profissionais e, por conta disso, vale-se da adjetivao por meio de oraes adjetivas , para construir o texto descritivo.

16. Pescadores e ongs temem que o Programa


Mosaico de Ilhas, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, que visa preservar as ilhas do litoral paulista, intensificando assim a proibio da pesca paralela, gere desemprego entre os que praticam a pesca artesanal ou Pescadores e ongs temem que o Programa Mosaico de Ilhas, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, que visa preservar as ilhas do litoral paulista, intensificando, assim, a proibio da pesca paralela, gere desemprego entre os que praticam a pesca artesanal. O assim pode ficar entre vrgulas (o que lhe daria maior realce) ou sem vrgula alguma. O que no pode deixar apenas uma vrgula, porque separa o verbo (intensificar) de seu complemento (a proibio da pesca paralela).

12. Trata-se de uma orao subordinada adjetiva


restritiva, pois delimita o conjunto de pessoas que no sabem ao certo o objetivo do programa. No so todas as pessoas, mas apenas aquelas que sero afetadas direta ou indiretamente por ele.

13. a) [que tambm mdico infectologista e fez parte


das primeiras misses no interior do Acre] b) [que saem do conforto de seus consultrios na cidade e enfrentam a chuva, a lama, as densas matas e os perigos das curvas dos rios] [que vivem isoladas no meio da floresta amaznica]

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. 021 (001, 004, 016) 2. a) fato conhecido por muitos que Paulo Lins,
escritor carioca, viveu na Cidade de Deus, onde se desenrola a trama de seu famoso livro. b) (i) Converti em meu observatrio a pequena muralha sobre a qual estava sentado. (ii) Aquele homem cuja morte mobilizou a comunidade era um trabalhador honesto. b d e

6. e 7. a) O ar (que respiro), este licor (que bebo).


b) As oraes que respiro e que bebo so subordinadas adjetivas restritivas. 8. Desejo-lhes uma boa viagem e bastante descanso. 9. Ele se arrogava o direito de inventar leis determinantes do comportamento do povo. 10. a) Vos: objeto indireto; verdadeiras: predicativo do sujeito. b) Que as lgrimas eram verdadeiras: objeto direto (orao subordinada substantiva objetiva direta).
Manual do Professor

3. 4. 5.

_33_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 34

11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19.

Orao subordinada substantiva subjetiva. Orao subordinada substantiva subjetiva. Orao subordinada substantiva objetiva direta. Orao subordinada substantiva completiva nominal. Orao subordinada substantiva objetiva direta. Que a escrava que estragara o doce: orao subordinada substantiva objetiva direta. b a c

20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29.

c c d b b a b a e d

CAPTULO 21 O PERODO COMPOSTO (III) ATIVIDADES


1. a) Cinco oraes:
[Num tour pelo Zoolgico de So Paulo, uma caminhada de quatro quilmetros num cenrio de Mata Atlntica, no se surpreenda] [se avistar grupos de macacos bugios livres ou famlias de preguias] [saltando entre as rvores] [agarradas s copas.] [ao olhar para cima] b) [Num tour pelo Zoolgico de So Paulo, uma caminhada de quatro quilmetros num cenrio de Mata Atlntica, no se surpreenda] c) [se avistar grupos de macacos bugios livres ou famlias de preguias] = orao subordinada adverbial condicional (no reduzida, porque, no caso, o verbo est conjugado no futuro do subjuntivo e vem introduzida pela conjuno condicional se) [ao olhar para cima] = orao subordinada temporal, reduzida de infinitivo. d) [saltando entre as rvores] = orao subordinada adjetiva, reduzida de gerndio [agarradas s copas.] = orao subordinada adjetiva, reduzida de particpio ambiental] = orao coordenada assindtica com relao s oraes 1 e 4. Orao 4: [e possui infraestrutura.] = orao coordenada aditiva com relao s oraes 1 e 3. Orao 5: [para receber muita gente] = orao subordinada adverbial final, reduzida de infinitivo, termo da orao 4.

3. Trata-se de um perodo composto por coordenao.


H duas oraes, cujos verbos so do e orientam. Tais oraes mantm uma relao de coordenao aditiva, explicitada pela conjuno e.

4. a) (grupos de crianas) que so monitoradas por


professores. b) Na voz passiva.

5. a) O pronome demonstrativo o (= aquilo), que por


sua vez remete a grupos de monitoradas por professores. b) o sujeito da forma verbal se v. crianas

6. [Alis, grupos de crianas o] 7. a) Perodo composto por subordinao.

2. a) Trata-se

de um perodo composto por coordenao e subordinao. O sujeito das formas verbais o Zoolgico de So Paulo, que aparece no perodo anterior. b) Orao 1: [Tem roteiros] = orao principal em relao orao 2; orao coordenada assindtica em relao s oraes 3 e 4. Orao 2: [para facilitar a vida do visitante] = orao subordinada adverbial final, reduzida de infinitivo, termo da orao 1. Orao 3: [oferece programas de educao

b) Orao subordinada adverbial temporal.

8. a) Perodo simples.
b) Criou-se: predicado verbal; um desamor espcie: sujeito simples. Criou: ncleo do predicado; se: pronome apassivador; um: adjunto adnominal; desamor: ncleo do sujeito; espcie: complemento nominal. Trata-se de um caso de sujeito indeterminado (o falante no quer ou no pode identificar o sujeito).

9.

Gramtica sem Segredos

_34_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 35

Professor(a): pelo contexto, levando em conta a ltima colocao do falante (falta vontade poltica), podemos entender que o sujeito das formas verbais so os dirigentes, os polticos, aqueles que fazem as leis.

10. Trata-se do complemento da forma verbal veio: o


homem veio terra. Notar que a construo o homem veio fica sem sentido. Professor(a): comentar que os principais verbos de transitividade circunstancial so estar, chegar, vir.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


1. (i) No consigo mais lembrar os motivos por que me
comportei agressivamente naquela ocasio. (ii) No que tange ao estudo da memria, ainda so insuficientes os recursos de que os cientistas dispem. 2. c 3. e 4. a 5. e 6. a) numa boa b) Enviados a um computador, esses sinais permitiram a ele controlar um cursor em uma tela, abrir e-mails, jogar videogame e comandar um brao robtico. c) Embora tenhamos inventado a maravilha do automvel, aumentamos o tempo perdido para ir de casa ao trabalho. 7. a) A palavra at indica uma quebra de expectativa, pois nosso amor-prprio no seria algo que se pudesse aferir ou avaliar. b) S somos felizes quando a vida tem um significado. c) A verdade que dinheiro algum traz felicidade. 8. a 9. b 10. b 11. c 12. b 13. e 14. d 15. a 16. a 17. c Justificativa: a) Errada. No h expresso de hipteses nem de concluso; pelo contrrio, as indagaes ficam sem resposta. b) Errada. Tambm no se pode atestar nenhuma expresso que denote um sentido de concesso ou de alternncia. c) Certa. H uma reiterao de termos comparativos (mais, menos) e que expressam temporalidade (hoje, ontem). d) Errada. Nada aponta para os sentidos de adio e de finalidade. e) Errada. Se se pode ver alguma oposio (mais/menos), no h qualquer sentido de causalidade. 18. d 19. b 20. a 21. a) Embora os jornalistas no devessem fazer previses, fazem-nas o tempo todo. b) O pronome o refere-se ideia de prestar contas quando erram.

22. a) (i) No consigo mais lembrar os motivos por que


me comportei agressivamente naquela ocasio. (ii) No que tange ao estudo da memria, ainda so insuficientes os recursos de que os cientistas dispem. b) No texto 1, a conjuno pois tem valor causal (aceita-se tambm como resposta a indicao de um valor explicativo). No texto 2, a conjuno tem valor conclusivo. 23. d 24. a) d b) c 25. b 26. d 27. c Justificativa: No trecho apresentado, a expresso para que indica um propsito, uma finalidade. A resposta correta , pois, a alternativa c. 28. A orao que traduz a referida hiptese a seguinte: Se todos os frequentadores dos cinemas fossem casais de namorados. 29. 16 30. e 31. c 32. a 33. d 34. b 35. c 36. c 37. e 38. d 39. c 40. a
Manual do Professor

_35_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 36

41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50.

c e d a e a d d e Resposta da UERJ: Dois dentre os exemplos de re-escritura: Tempo: A vela, enquanto ilumina, uma vela alegre. / A vela, ao iluminar, uma vela alegre. / A vela, iluminando, uma vela alegre. Causa: A vela, porque ilumina, uma vela alegre. / A vela, visto que ilumina, uma vela alegre. / A vela, por iluminar, uma vela alegre. Condio: A vela, se ilumina, uma vela alegre. / A vela, caso ilumine, uma vela alegre. / A vela, desde que ilumine, uma vela alegre. Proporo: A vela, medida que ilumina, uma vela alegre. / A vela, proporo que ilumina, uma vela alegre.

51. Respostas esperadas pela Unicamp:


a) Os sentidos de pagar caro so: ter um custo moral alto e ter um custo material alto, exigir grandes despesas ou ser dispendioso. b) Jornal isento, correto, tico, confivel, etc. e jornal barato, de baixo custo, de baixo valor

52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62. 63.

monetrio, etc. c) Nessa propaganda, tanto a construo sinttica se [] por que [] quanto o pronome ningum generalizam a relao entre o Brasil e a impunidade pela mentira. A construo se [] por que [] estabelece uma relao lgica e necessria do tipo todo aquele que X, ento Y; nesse caso especfico, todo aquele que mentir no pagar caro por isso, e o pronome ningum estabelece um conjunto irrestrito do qual nenhum brasileiro escapa. Dessa forma, a propaganda, ao valorizar a possibilidade de alguns (voc) no pagarem caro pelo jornal (porque, segundo a propaganda, ningum paga caro por mentir), banaliza a impunidade no Brasil e deixa de discutir a especificidade de um problema de fundamental importncia para a sociedade brasileira. b V, V, F, F, V c d c a d d d b a a

Gramtica sem Segredos

_36_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 37

ANOTAES
_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _37_
Manual do Professor

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 38

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________
Gramtica sem Segredos

_38_

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 39

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _39_
Manual do Professor

Grama?tica_MP.qxd:Histria Layout 1

9/24/08

8:12 PM

Page 40

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________
Gramtica sem Segredos

_40_

You might also like