You are on page 1of 20

As Tcnicas de Oratria e o Desenvolvimento Oral dos Alunos

Adilson Machado Graduado em Letras, Especialista em Oratria pela FAFIUV, professor PDE 2008, lotado no Colgio Estadual So Cristvo de Unio da Vitria PR. Resumo O presente trabalho tem por objetivo apresentar aos professores de Lngua Portuguesa no Ensino Mdio do Estado do Paran reflexes sobre o desenvolvimento oral dos alunos mediadas pela utilizao de tcnicas de oratria. Outro objetivo mostrar a experincia resultante do projeto de Interveno pedaggica realizada por meio do Programa de Desenvolvimento Educacional PDE 2008, promovido pela Secretaria de Estado da Educao do Estado do Paran - SEED, em parceria com a Universidade Federal do Paran e a Faculdade Estadual de Filosofia, Cincias e Letras de Unio da Vitria FAFIUV. A escola um excelente espao para o conhecimento e o desenvolvimento das principais tcnicas de apresentao em pblico. O discurso como prtica social faz parte do contedo estruturante das Diretrizes Curriculares do Ensino Bsico do Estado do Paran. Sendo assim, acreditamos que a oralidade merece um estudo mais aprofundado, pois faz parte do nosso dia a dia. Tal tema pode ser melhor trabalhado em sala de aula, se os professores da lngua materna conhecerem e dominarem as principais regras de comunicao. Palavras-chaves: Oralidade Tcnicas Aulas Abstract This paper aims at presenting to teachers of Portuguese Language School in the State of Paran reflections on the students' oral development mediated by using techniques of oratory. Another objective is to show the experience from the pedagogical intervention project conducted by the Program for Educational Development - PDE 2008, sponsored by the State Department of Education of the State of Parana - SEED, in partnership with the Federal University of Parana and the State College Philosophy, Science and Arts of the Victory - FAFIUV. The school is an excellent opportunity for knowledge and develop the main technical presentations. Speaking as a social practice is structuring of the content of the Curriculum Guidelines for Primary Education of the State of Paran. Thus, we believe that oral deserves further study, as part of our everyday life. This issue can best be worked in the classroom, if teachers know their mother tongue and master the main rules of communication. Keywords: Spoken - Techniques Lectures

2 1 Introduo

O ensino de oratria nas aulas de Lngua Portuguesa deve merecer a ateno e o empenho necessrio de todos, pois dele resulta o sucesso ou o fracasso dos alunos (comunicadores) nos diversos setores, no qual esto atuando ou iro atuar. De acordo com Biber apud Fvero et el (1999, p.11):

Certamente, em termos de desenvolvimento humano, a fala o status primrio. Culturalmente os homens aprendem a falar antes de ler e escrever. Todas as crianas aprendem a falar (excluindo-se as patologias): muitas crianas no aprendem a ler e a escrever. Todas as culturas fazem uso da comunicao oral; muitas lnguas so grafas. De uma perspectiva histrica e da teoria do desenvolvimento, a fala claramente primria.

Quanto mais interao em sala de aula, maiores sero as chances dos alunos obterem compreenso e desenvolvimento oratrios e, consequentemente, comunicativos. O trabalho de oratria com os alunos pode oferecer a oportunidade de sucesso em suas atividades dentro e fora da escola. Fvero et al (1999, p.21) afirma que:

A produo de um texto falado corresponde a uma atividade social que requer a coordenao de esforos de pelo menos dois indivduos que tem objetivos em comum; o desenvolvimento do texto falado est diretamente ligado ao modo como a atividade organizada entre os participantes. Essa organizao resulta de decises interpretativas, inferidas a partir de pressupostos cognitivos e culturais, tomadas durante o curso da conversao.

Este trabalho reflexivo de incentivo oralidade, a priori, deve partir do ambiente escolar, para s ento estender e tornar-se uma prtica efetiva na vida social do aluno. Para Milnez (1993) cabe ao professor de lngua portuguesa escolher as metas em relao oralidade em sala de aula, dando preferncia a uma prtica que proporcione a reflexo, ou seja, saber por que ensinar, que tipo de contedo ensinar, que variedade lingstica deve ser abordada, proporcionando, ainda, uma relativa auto-suficincia do aluno.

3 2 Implementao do Projeto PDE

Oito aes fundamentais para a implementao do projeto PDE que envolveram o tema as contribuies das tcnicas de oratria, nas aulas de lngua portuguesa, para o desenvolvimento oral dos alunos foram adotadas no Colgio Estadual So Cristvo CESC, de Unio da Vitria PR. A primeira ao foi encontrar uma turma para receber orientaes de oratria especfica. Aps realizao de consultas entre as possveis turmas e, conversando com o diretor do CESC Jair Brugnago, sua equipe pedaggica e com o professor orientador derson Jos de Lima, chegou-se a escolha definitiva. A opo foi pela turma da 3 srie do ensino mdio, devido ao interesse que os alunos tm por falar em pblico numa futura graduao ou no mundo do trabalho. Na turma escolhida foi realizado um trabalho motivacional para que todos sentissem a importncia do projeto e quais os benefcios que receberiam atravs do trabalho a realizar-se. No Colgio Estadual So Cristvo h 4 turmas de 3 srie, sendo duas pela manh e duas noite. Os alunos do noturno, infelizmente faltam em muitas aulas, fato que dificultaria a aplicao do projeto; as duas turmas da manh tm freqncia mais regular, porm uma delas escolheu como professor conselheiro, o professor PDE que aplicaria seu projeto. Diante do exposto pelo professor orientando e pela equipe pedaggica, o professor orientador recomendou que a aplicao do projeto fosse na 3 srie B da manh, pois era a turma que oferecia as condies necessrias para que o trabalho fosse feito sem interferncia de outros professores e os resultados pudessem ser avaliados com mais exatido. A turma escolhida no costuma faltar s aulas nem tem como conselheiro o professor PDE que aplicaria o projeto, fato pelo qual poderia inibir a turma. O prximo passo foi a elaborao de um diagnstico de cada aluno da turma a ser trabalhada e de uma tabela de itens a serem observados sobre o comportamento de todos os participantes da experincia Era de fundamental importncia o diagnstico, pois assim seria possvel saber o que os alunos participantes do projeto pensavam e sabiam a respeito da oratria. Tambm o que seria observado durante a aplicao do projeto de suma importncia para que garantisse a

4 confiabilidade nos resultados obtidos. A direo e a equipe pedaggica puderam constatar a seriedade do projeto PDE que seria implantado no Colgio Estadual So Cristvo, por isso deram total apoio para sua implantao, pois a comunidade escolar merece receber projetos que beneficiem os alunos e contribuam para o crescimento dos mesmos. Os passos do projeto foram respeitados. Por isso as perguntas constantes do diagnstico foram mantidas de acordo com que foram relacionadas no projeto. Quanto tabela de itens que foram observados, deviam passar pelos que constam do diagnstico, isto gostar de falar em pblico, opinio sobre comunicao, barreiras ao comunicar-se e desejo de falar em pblico, entre outras. Lasswel apud Penteado (2001, p.15) prope normas em benefcio da efetividade da comunicao humana, segundo as quais devem ser considerados:

1- quem? o emissor e o papel que desempenha no momento comunicativo; 2- diz o qu? a mensagem objetiva; 3- a quem? o receptor, a sua importncia, determinando o nvel da linguagem a ser empregada; 4- atravs de que meio? a escolha do meio adequado e, 5- com que finalidade o assunto de que trata a mensagem.

Penteado (2000, p. 13) considera que a escolha do meio adequado pode, em certa circunstncia, garantir o xito da comunicao humana. O papel dos professores de lngua materna neste interstcio o de procurar aperfeioar seus conhecimentos retricos, lingsticos e discursivos e medi-los entre alunos e comunidade; para isso precisam dominar algumas das tcnicas de oratria, que acreditamos importantes no trabalho com a oralidade, tais como: postura, gestos, tom de voz, improviso, leitura em pblico, partes fundamentais de um discurso (abertura, desenvolvimento e concluso), vocabulrio adequado ao pblico, exposio clara e objetiva. O terceiro passo foi o sorteio de trs alunos para acompanhamento descritivo completo e necessidade de anotar transcrever depoimentos de todos os participantes O critrio de sorteio foi definido para que no houvesse preferncia por nenhum

5 aluno e, para anotar todos os depoimentos o ideal era que as aulas fossem filmadas ou gravadas. O critrio de escolha dos trs alunos que foram observados por completo delicado, mas foram acompanhados de preferncia os que mais se consideravam tmidos ou aqueles que no queriam participar do projeto. O motivo dessa opo se refere ao desejo de constatar se o trabalho proporcionaria alguma mudana nesse aspecto. Quanto filmagem ou gravao, acabaria sendo um instrumento inibidor, por isso foram anotados os depoimentos de voluntrios em cada atividade e, foi registrado tudo para que nada se perdesse. Marcuschi (2002, p.21) enfatiza a modalidade oral como contedo a ser trabalhado na escola:

A fala uma atividade muito mais central do que a escrita no dia-a-dia da maioria das pessoas lngua uma expresso referente a uma, dentre tantas formas de manifestao concreta dos sistemas de comunicao humana desenvolvidos socialmente por comunidades lingsticas.

Atravs das prticas de oratria, o professor pode ajudar seus alunos a melhor identificarem e a interpretarem os discursos que ouvem por meio da publicidade, da religio, da poltica, da escola e de todos os setores da sociedade, no permitindo que os mesmos sejam facilmente persuadidos nem enganados, desenvolvendo assim seu sensocrtico. Quanto mais os estudantes aprenderem a observar os argumentos usados nos diversos discursos orais, mais eles percebero se tais argumentos so fortes ou fracos. Em outras palavras, os alunos desenvolvero a capacidade de observao dos argumentos usados pelos diversos comunicadores e por eles prprios. De acordo com orientao (PCN, 1999, p. 67):

Ensinar lngua oral deve significar para a escola possibilitar acessos a usos de linguagem mais formalizados e convencionais, que exijam controle mais consciente e voluntrio da enunciao, tendo em vista a importncia que o domnio da palavra pblica tem no exerccio da cidadania.

O quarto passo foi a realizao de diversas prticas de oratria atravs de uma Gincana da Comunicao

6 Com o objetivo de aplicar o projeto PDE sem causar constrangimento aos participantes, ao mesmo tempo em que houvesse diverso, aprendizagem, participao e trabalho em equipe, foi organizada uma Gincana da Comunicao, pois assim foi possvel colocar as dinmicas de oratria como parte das tarefas e, em vez de forar os alunos a participarem, os prprios colegas incentivaram seus pares a participar das atividades propostas. Foi considerada positiva a idia da Gincana para proporcionar a efetivao das prticas de oratria sem que os alunos se sentissem forados ou constrangidos. O objetivo foi oportunizar ao aluno vivenciar diversas situaes comunicativas.Bechara afirma (1987,p.14), (...) tornar o aluno poliglota dentro de sua prpria lngua, para que possa optar pelo registro adequado a cada situao comunicativa. Para Castilho (1998) a funo da escola deve concentrar-se apenas no ensino da lngua escrita, a pretexto de que o aluno j aprendeu a lngua falada em casa. Atravs do presente projeto PDE pretende-se que a disciplina de Lngua Portuguesa se concentre tambm na reflexo sobre a lngua que falamos, deixando de lado a reproduo de esquemas classificatrios, para descobrir a importncia da lngua falada, mesmo para a aquisio da lngua escrita. Com base nesses pressupostos, a sugesto que os professores de portugus incluam em suas aulas diversos exerccios de oratria, visando desenvolver a capacidade auditiva de seus alunos, fazendo com que eles ouam aos seus colegas e a si prprios, falem com mais desenvoltura e faam uso da comunicao. De acordo com Robbins (1994) o silncio favorece que os pensamentos sejam organizados e encorajem as pessoas a expandirem suas idias, reaes ou sentimentos. O ato de ler, escrever e falar so prprios da escola; o hbito de ouvir desenvolvido informalmente. O passo cinco constou da observao do rendimento dos participantes do projeto e verificao de todos os pontos que comprovam ou no a hiptese proposta: as contribuies das tcnicas de oratria, nas aulas de lngua portuguesa, podero estimular a melhoria da comunicao oral dos alunos e, devero ser colocadas, intensivamente, a cada srie do ensino mdio, durante pelo menos 15 (quinze) minutos hora/aula. Era importante que fosse mantido o foco no objetivo principal que o

7 desenvolvimento da oralidade dos alunos, atravs das tcnicas de Oratria. Os professores que buscam formas de melhor se comunicarem, ajudam seus alunos a desenvolverem sua oralidade. A prtica da oralidade propicia aos estudantes apresentarem melhor suas leituras, comentrios e exposies orais perante a classe. A sociedade est cada vez mais exigente no que tange a expresso oral. A grande competio e forte concorrncia impostas pelo mundo moderno levam os indivduos a buscarem uma melhor e mais rpida preparao, visando conquista de um lugar de destaque em seus meios sociais e profissionais. Reyzabal destaca algumas qualidades dos cdigos plurais no amadurecimento pessoal e profissional: 1 descarregar controladamente as emoes; 2 apreciar as diferentes manifestaes artsticas; 3 desfrutar as prprias produes artsticas; 4 adquirir confiana em si mesmo; 5 melhorar as habilidades comunicativas verbais, gestuais econogrficas; 6 assegurar habilidade para a improvisao; 7 desenvolver a memria; 8 respeitar e valorizar os demais; 9 assumir as experincias complexas; 10 desbloquear a imaginao; 11 descobrir outros pontos de vista; 12 assumir responsabilidades; 13 aprender diferentes tcnicas; 14 integrar-se em diferentes grupos de trabalho; )15 valorizar a comunicao oral e escrita; 16 conduzir-se em situaes conflitivas.

A sexta ao foi a organizao de uma palestra em que os alunos pudessem conhecer melhor as Tcnicas de Oratria Muitas tcnicas de oratria foram repassadas aos alunos durante as dinmicas realizadas em sala de aula. Foi elaborada uma palestra reunindo tcnicas e sugestes de

8 oratria baseadas na experincia adquiridas em outros cursos de oratria. Essa palestra foi feita em trs aulas e teve a participao ativa deles. Aps a palestra, na prpria gincana da comunicao, eles foram convidados a apresentarem-se diante dos colegas. A foi possvel verificar se houve aproveitamento das sugestes. muito importante o trabalho de orientao aos alunos para que se apresentem melhor em pblico, pois no prprio colgio surgem vrias oportunidades de exercerem o seu poder de comunicar. Quanto maior for o uso da comunicao em diferentes contextos, melhores resultados obteremos em nossas atividades lingsticas. A palestra foi especialmente elaborada e apresentada aos alunos do projeto. As trs aulas foram realizadas com a participao dos alunos, quer seja atravs de perguntas ou, mesmo de leituras em voz alta. As aulas de Lngua Portuguesa podem oferecer oportunidades para que os alunos conheam, ampliem e desenvolvam as tcnicas de oratria para melhor se comunicarem oralmente. Para que os alunos compreendam a oratria, fundamental que os professores ampliem seus horizontes de conhecimentos sobre esse assunto e, principalmente atravs do domnio sobre o tema possam ajudar seus alunos a melhor se comunicarem. Ramos (1997) ao fazer uma reflexo sobre o porqu ensinar a lngua materna uma tarefa que apavora o recm-licenciado em Letras explica que o novo professor se v obrigado a lidar com contedos muitssimos diferentes daqueles com os quais lidou na graduao. V-se impingido a ensinar anlise sinttica, corrigir erros de concordncia, regncia, acentuao e pontuao em redaes...no sobra espao para a leitura crtica, para a leitura dramtica de textos, para a discusso de temas de interesse mais direto, que levam o aluno a um melhor desempenho lingstico. A ao sete foi marcada pela coleta de dados com todos os alunos participantes do projeto Aps todas as atividades desenvolvidas foi necessrio avaliar os resultados. Para tanto foi proposto que os alunos escrevessem livremente sobre a gincana, as orientaes de oratria, a participao deles durante o projeto, se perceberam evoluo e se, daqui para frente, quando surgir oportunidade de falar em pblico, qual seria a atitude deles. Os alunos fizeram livremente uma avaliao do resultado do projeto Era preciso que eles participassem ativamente do processo para que possa ser levada adiante a idia das

9 tcnicas de oratria nas aulas de portugus. Chegamos a uma etapa fundamental que avaliao dos resultados. Para tanto os alunos expressaram livremente suas idias, sendo que o professor orientando solicitou aos alunos que escrevessem suas opinies sobre o projeto. De acordo com Ramos (1997) uma boa forma para os alunos escreverem bons textos no fazer apenas atividade de descrio lingstica, preciso realizar tarefas de elaborao textual, as quais devem partir de situaes da fala, para gradativamente, alcanar a produo escrita, trabalhar com diferentes gneros discursivos, escolhendo-se aqueles mais recorrentes nos meios sociais dos alunos (fbulas, histrias em quadrinhos, resumo de novelas, propagandas, anncios, cartas, bilhetes, receitas). A escola pode oferecer oportunidade para a prtica da comunicao oral. Nela possvel produzirmos e desenvolvermos diversas formas de oralidade tais como a leitura em voz alta, o texto decorado, as homenagens, os agradecimentos, o aviso, as mensagens e o improviso. O oitavo passo foi confrontar dados levantados pelo diagnstico com as observaes e a coleta de dados.

3 Resultados Obtidos

Consideramos de suma importncia a elaborao dos resultados obtidos e o repasse para toda a comunidade escolar. necessrio oferecer espao para que o projeto PDE saia dos limites da sala de aula e da escola e v para todos os profissionais de rede estadual. importante dedicar-se com carinho elaborao dos resultados, fazer muita leitura e produzir um artigo cientfico que corresponda ao grande investimento feito pelo estado do Paran. hora de socializar todo esse importante trabalho do PDE. Foram definidas as datas para aplicao do projeto, ficando assim distribuda: 22/04/09 = 20 minutos de uma aula; 29/04/09 = 30 minutos de duas aulas; 06/05/09 = 50 minutos de duas aulas; 08/05/09 = 50 minutos de uma aula; 13/05/09 = 100 minutos de duas aulas;

10 15/05/09 = 50 minutos de uma aula; 22/05/09 = 50 minutos de uma aula; 27/05/09 =100 minutos de duas aulas; 29/05/09 = 50 minutos de uma aula; 03/06/09 =100 minutos de duas aulas; 10/06/09 =100 minutos de duas aulas; 12/06/09 = 50 minutos de uma aula; 24/06/09 =100 minutos de duas aulas; 26/06/09 = 50 minutos de uma aula; Perfazendo um total de 900 minutos ou 15 horas, tendo sido utilizadas vinte e uma aulas. Na primeira aula, em 22 de abril de 2009, aps o convite oficial para os vinte e trs alunos participarem do projeto e obter o sim dos mesmos, foi apresentado o conceito de oratria e qual sua importncia. Houve distribuio para cada estudante de um formulrio para que respondessem s questes constantes do diagnstico previsto pelo projeto inicial desse trabalho: 1 Voc gosta de falar em pblico? 2 Justifique sua resposta. 3 Qual sua opinio sobre comunicao? 4 Quais as barreiras que voc encontra ao comunicar-se? 5 Voc gostaria de receber aulas de oratria, isto , como comunicar-se melhor? Em seguida, foi esclarecido que nenhum deles seria obrigado a participar das atividades que se seguiriam, fato este que muito os tranqilizou, pois estavam, apesar de curiosos, muito preocupados com o que aconteceria naquelas aulas. Em 29 de abril de 2009, foi proposto um exerccio de oratria que consiste em ouvir os outros e a si, chamado telefone sem fio. Constou de duas frases: o zper do Alberto; ele muito esperto... e eu comi com a colher do vizinho. O objetivo era, atravs de sussurros de ouvido em ouvido, sem repeties, verificar se houve mudanas nas mesmas at chegar ao ltimo ouvinte. Aconteceram diversas mudanas, as quais provocaram risos entre os presentes, finalizando com as seguintes frases: O Roberto caiu na sala e o vizinho chorou. Aps essa atividade, foi pedido que os alunos comentassem as lies que

11 obtiveram. Eles disseram que: para falar bem, necessrio ouvir com ateno; preciso ouvir bem e no se deixar levar por frases mal enunciadas; quem no est atento se comunica mal. Assim ficou claro a todos que ouvir fundamental para quem deseja se comunicar bem. No dia 6 de maio de 2009, a atividade constou da repetio de frases ditas anteriormente pelo professor. Tais frases so chamadas de exerccios trava-lngua e visam melhoria da voz, atravs de volume, dico e pronncia. So elas: o peito de Pedro preto; preto o peito de Pedro e a amarrada rata arranha a aranha e arranca o rabo da arraia, do Ratozildo e do Ratozaldo. Aps a repetio por alguns voluntrios foi iniciado outro exerccio, visando testar a memria dos presentes e, esperando que todos, ao mesmo tempo, repetissem as frases citadas, encaminhando para a declamao. A frase inicial foi eu acordei bem cedo...; aps todos repetirem, foram acrescentadas outras, para que repetissem-nas desde o incio, at que formasse eu acordei bem cedo, fui tomar um bom banho de sol, de mar e ver as pessoas bonitas que circulavam por l, mas de repente vi que o peito de Pedro preto; era preto o peito de Pedro. Logo em seguida foi solicitado que voluntrios falassem o mesmo texto, no se importando com mudanas de palavras, mas procurando manter a idia central. Treze alunos repetiram e, muitos espontaneamente, fizeram declamaes, mudaram palavras, porm mantiveram a idia que deveria ser transmitida. Ficou claro ento, que para eles falarem em pblico, o importante ter a idia exata do que se quer dizer; as palavras no faltaro para quem tem idias claras. Esses exerccios foram utilizados para mostrar a importncia da execuo das atividades voltadas para dar mais qualidade e potncia de voz, desenvolver a memria e pr vida no que falado, isto , atravs da declamao possvel mais facilmente convencer as pessoas, e adequ-las ao estilo de comunicao. A partir de 8 de maio de 2009, com o objetivo de aplicar o projeto PDE sem causar constrangimento aos participantes, ao mesmo tempo em que fosse criado um ambiente motivador de aprendizagem, participao e trabalho em equipe, foi proposta a organizao de uma gincana da comunicao, pois atravs dela seria possvel colocar as dinmicas de oratria como parte das tarefas e, em vez de forar os alunos a participarem, os prprios colegas incentivariam seus pares a executarem as atividades propostas. A equipe pedaggica mostrou-se favorvel, dizendo que a gincana vai ao encontro do que os alunos

12 querem e gostam. prprio da juventude a alegria e a participao. Assim possvel unir o til ao agradvel. A atividade escolhida para o PDE dessa data foi leitura em pblico. Cada equipe das cinco que foram organizadas escolheu um aluno para ler diante dos colegas um tema que consideraram importante. Os temas escolhidos foram: amizade, inovao, namoro, informtica e ENEM. Antes de cada leitor se apresentar foram sugeridas algumas tcnicas de oratria. Em seguida, todos fizeram leituras e mesmo com algum nervosismo, os

representantes dos grupos vieram e procuraram ler da maneira correta. A atividade foi encerrada com destaque para a idia de que possvel melhorar a leitura em pblico na medida em que praticarmos. Em 13 de maio de 2009 foi realizada a Declamao, seguida das seguintes tarefas: 1 apresentar uma imitao; 2 cada grupo deveria preparar uma entrevista com Deus de acordo com sua viso e criatividade; 3 todos os alunos do projeto encenariam um texto da pea teatral O Contestado. As imitaes constaram de um bbado, um louco, um professor, um apaixonado e um caipira. Interessante que nas apresentaes nenhum aluno deixou de participar tanto representando quanto assistindo com ateno. A entrevista com Deus foi apresentada com muita criatividade, sendo que quatro grupos optaram por representarem um aluno, de joelhos, rezando e, Deus respondendo atravs da voz, sem aparecer o ator que o representava; outro grupo apresentou Deus numa verso mais moderna, conversando normalmente com um jovem, inclusive usando grias. Na cena do Contestado, escrita por Romrio Borelli, cada aluno recebeu uma frase de um mesmo personagem, jaguno. Inicialmente foi feito um comentrio rpido, explicando que a cena mostraria um jaguno, morador na divisa dos estados do Paran e de Santa Catarina, contando sobre a luta armada, por disputa de terra. Em razo das falas dessa cena serem em linguagem coloquial do sertanejo que vivia na poca de 1915, foi pedido para que todos os alunos, aps terem realizado duas leituras de reconhecimento do texto todo, fato que provocou inmeros risos, fizessem a terceira e a quarta leituras, procurando viver realmente o personagem, criando expresses corporais e faciais. O teatro uma das melhores maneiras para algum desinibir-se dentro da

13 comunicao, pois envolve trabalho com o corpo todo. Um bom comunicador deve utilizar todo o seu corpo para bem expressar suas idias. No dia 15 de maio de 2009, foi dado continuidade aos trabalhos teatrais, dando nfase s expresses faciais e corporais. Nessa aula foram propostas as seguintes tarefas da gincana: 1 casal para danar; 2 fantasia; 3 concurso do silncio. Trs grupos optaram por danarem com todos os seus integrantes, inclusive pediram para se apresentarem no palco do salo nobre do Colgio. As fantasias foram muito criativas. Dois grupos apresentaram a dana e a fantasia juntas. O concurso do silncio foi proposto para incentivar a comunicao no verbal. Foi uma atividade considerada difcil e divertida de acordo com os comentrios dos participantes .Aps essa aula, os alunos pediram para continuar nas prximas aulas o silncio. Se algum usasse a voz para se comunicar, perderia pontos da gincana. Com essas atividades ficou evidente a necessidade de comunicao alm da voz e das palavras. Todos perceberam a importncia da comunicao corporal e da expresso facial. No dia 22 de maio de 2009, demos continuidade dramatizao de textos teatrais, agora pedindo aos grupos que representassem o vov e a vov, um reprter, a mame e o papai, um beb e, fizemos a competio do sorriso. Continuamos a competio do silncio, na qual todos colaboraram. Cada personagem foi apresentado muito bem, mesmo considerando o nervosismo e a timidez de alguns alunos. A competio do sorriso constou de cinco alunos que ficaram lado a lado, diante dos colegas, sendo que quem sorrisse era desclassificado. Trs alunos sorriram rapidamente. Os dois finalistas conseguiram manterem-se srios, mesmo sendo colocados frente a frente, no sorriram, por isso mereceram o empate. Foram reforadas as idias de comunicao com a voz, atravs do silncio, dos gestos, do olhar, do sorriso, enfim do corpo todo. Em 27 de maio de 2009, trabalhamos a narrao de histrias diante dos colegas. Foram chamados grupos de cinco voluntrios para inventarem estrias durante cinco minutos, procurando manter uma seqncia e dar coeso s falas. Tal fato, na maioria das

14 vezes, no ocorreu, principalmente por esquecerem ou trocarem os nomes dos personagens e suas aes. O objetivo desse exerccio era mostrar a importncia de ordenar as nossas falas, nas apresentaes em pblico, evitando esquecimento ou repeties. Foi apresentada a idia de seguir, em qualquer apresentao em pblico, os passos bsicos: abertura, desenvolvimento e concluso. Para Polito (2002) um discurso deve conter trs importantes passos: incio, meio e fim. Em 29 de maio de 2009, dedicamos a aula para a transmisso de mensagens aos colegas, com ou sem papel. Aps termos combinado qual seria o tempo necessrio para que cada grupo se preparasse (cinco minutos), foi deixado livre para que escolhessem entre preparar uma homenagem, um agradecimento ou uma mensagem aos colegas. Todos optaram pela mensagem e levaram por escrito suas tarefas. Estavam nervosos por no estarem acostumados a fazer esse tipo de exerccio, porm merece registro o fato de que todos participaram ativamente da elaborao dos trabalhos. Houve tambm um fator surpresa, pois ao saber que uma das alunas estava aniversariando, foi solicitado voluntrios para homenage-la e, trs alunos foram at a frente e fizeram uma bela e comovente homenagem. No dia 3 de junho de 2009, nos dedicamos fala de improviso atravs dos seguintes temas: Paz, silncio, p, piscar de olhos, amor, liberdade, dentadura, pescoo, amizade, jeitinho, sonhos, beijo, sabedoria, rebeldia e vida. Foi sugerido que entre 1 minuto at trs minutos, cada um fosse a frente e falasse livremente, sem ler, procurando observar todas as orientaes feitas em relao oratria no decorrer dos nossos encontros. Lembrou-se que ningum seria obrigado a falar. A maioria foi a frente e falou, apenas cinco preferiram no falar. Sendo que os que no falaram, j haviam se apresentado muito bem em aulas anteriores. Os dezoito que falaram, se apresentaram muito bem e foram aplaudidos pelos colegas. Solicitou-se o comentrio dos alunos. Cada um deles manifestou o desejo de continuar com as atividades e, mesmo os que no fizeram a atividade, disseram que participariam das prximas. Em 10 de junho de 2009, foi dado continuidade ao projeto PDE, atravs da gincana da comunicao. Nessa data ficou evidenciada a idia de que todo improviso deve ser breve, para no correr o risco de falar algo indevido. Quando formos a algum evento, pensar ...se eu fui

15 convidado a falar o que direi.... Tendo um plano antecipado, no seremos tomados de surpresa ao sermos convidados a falar. Mesmo que no sejamos convidados a falar, o fato de estarmos preparados nos acalma e d segurana. No dia 12 e 24 de junho de 2009, deu-se incio palestra, no salo nobre do Colgio, reunindo tcnicas e sugestes de oratria, com base em experincia em cursos ministrados anteriormente. Essa palestra foi feita em trs aulas e teve a participao ativa deles. Na hora em que o professor combinou o tempo para os trabalhos em grupo, atravs da gincana da comunicao, houve muita maturidade por parte dos alunos; todos participaram ativamente; mesmo sem ser pedido, todos fizeram anotaes dos temas repassados. Houve entrosamento durante os trabalhos e um clima agradvel em todos os encontros. Nos momentos de exposio terica todos acompanharam atentamente, fizeram questionamentos e comentrios. Os alunos procuraram fazer o melhor possvel. Durante as leituras em pblico, dramatizaes e apresentaes diversas, houve tremedeiras, nervosismo, vozes fracas e montonas, gaguejos, porm ningum deixou de se apresentar. Aconteceu, tambm no decorrer das falas diante dos colegas, muitas repeties de palavras: n, da, e, tipo assim..., falta de gestos ou gestos exagerados, postura incorreta, olhares para cima, para baixo e para os lados. No entanto se destacou a boa vontade de todos em buscar fazer o melhor, bem como procurar seguir, ao mximo possvel, as sugestes feitas pelo professor. Nas perguntas feitas, visando ao levantamento diagnstico, destacaram- se as seguintes respostas: para as duas primeiras questes: Voc gosta de falar em pblico? e Justifique sua resposta., obteve-se nove sim, quatorze mais ou menos. Entre as justificativas predominou: timidez, condicionamento de acordo com o ambiente e quantidade de pblico, susto ao ser convidado a falar repentinamente, nervosismo, falta de prtica, medo de errar, insegurana e falta de assunto. No houve nenhum aluno que dissesse que no gostava de falar em pblico. Para a pergunta: Qual sua opinio sobre comunicao?, todos responderam que ela muito importante, por isso precisam desenvolv-la. A quarta pergunta: Quais as barreiras que voc encontra ao comunicar-se?, tivemos o seguinte quadro:

16

Nervosismo Timidez Medo de errar Gaguejo ao falar Exagero nos gestos No se fazer entender pelo pblico Falta de vocabulrio adequado Insegurana Medo da rejeio pela platia Falta de experincia Respirao incorreta ao falar No conseguir olhar para o pblico Riso fora de hora

14 alunos 5 alunos 3 alunos 3 alunos 2 alunos 2 alunos 2 alunos 2 alunos 2 alunos 1 aluno 1 aluno 1 aluno 1 aluno

Plenamente justificadas so as respostas para a ltima questo: Voc gostaria de receber aulas de oratria, isto como comunicar-se melhor?; vinte e dois disseram que sim, pois esse um desejo do ser humano, que foi criado para se comunicar com os outros e com o mundo. Interessante que somente um aluno respondeu que no, pois ele acreditava que no precisava; no entanto esse aluno, na coleta de dados, afirmou que ter aulas de oratria foi muito vantajoso, pois antes pensava que a oratria no tinha muita importncia... pensava que era s ficar em p, parado e, falar...aprendi que no... por isso que foram muito boas as aulas.... Ressalta-se que esse aluno foi um dos que mais participou das atividades propostas. Os alunos A, B e C, escolhidos anteriormente para merecerem acompanhamento especial, tiveram participao excelente durante os trabalhos, destacando se no momento em que fizeram leitura diante dos colegas, encenaes atravs das quais procuraram tornlas reais, por meio dos gestos e das expresses faciais, adaptando inclusive suas vozes. Tal fato demonstra que os alunos, sendo estimulados, podem despertar suas aptides artsticas. Durante as diversas encenaes, os trs alunos fizeram vrios comentrios sobre os temas. Tal situao comprova que os vrios assuntos trabalhados na escola podem ganhar mais

17 interesse e vida, quando os estudantes so convidados a participar dos mesmos; o teatro uma das formas mais positivas, pois alm de informar, ele ajuda a unir a turma e desenvolve a oratria. Inclusive ensina a se apresentar em pblico, quebrando o nervosismo, a timidez e demais obstculos. Destaca-se a alegria que tomou conta da sala, durante todas as atividades e, a visvel tentativa de superao das barreiras da comunicao, isto , cada um tentou fazer o melhor, libertando-se dos bloqueios diversos, tais como voz baixa ou montona, insegurana e falta de assunto. A repetio das frases trava-lngua e de outros textos bem como das leituras e apresentaes diante dos colegas foram acompanhados de rostos levemente corados e com manifestaes de nervosismo. Tambm, ficou evidente a dificuldade dos alunos em falar olhando para o pblico; muitos olharam para cima, para baixo ou para os lados. Outro problema grave so as repeties exageradas dos chamados vcios de linguagem: n, da, e tipo assim, ento e outros. Igualmente foi verificado a falta de gestos adequados ou o exagero nos gestos por parte de vrios alunos, incluindo o fato de que no apresentaram uma postura correta. A sala de aula um ambiente adequado para combater tais problemas, propiciando aos estudantes oportunidades para a prtica de oralidade. Os trabalhos em equipe, atravs da gincana da comunicao, mostraram um alto grau de maturidade por parte dos alunos, pois eles combinaram com o professor o horrio para prepararem suas apresentaes e, souberam utilizar o tempo com sabedoria. As apresentaes foram bem feitas, embora tenha acontecido gaguejos, vozes fracas e montonas, acompanhadas de muita tremedeira. Certamente, se fizessem tais atividades mais vezes, as fariam com mais segurana. O nervosismo demonstrado por eles natural, mas o mais importante que nenhuma equipe deixou de se apresentar. Na fala de improviso a dificuldade, como era de se esperar, foi maior, pois a maioria no est acostumada a fazer isso nas aulas. Portanto se faz necessrio que todos os professores se habituem a pedir a opinio de seus alunos e lhes ofeream oportunidades para falar em pblico. A sala de aula o campo ideal para essa modalidade de treinamento. Todos os que falaram conseguiram transmitir a idia principal, no fugiram do assunto e foram compreendidos pelos seus colegas. Aqueles que no falaram, j tinham se apresentado bem nas aulas anteriores. Por isso considerou-se vlido o esforo e o trabalho

18 dos alunos. Nas avaliaes feitas por escrito e oralmente, os comentrios foram favorveis e embora a maioria tenha mencionado que ficou um pouco nervosa, durante as atividades, demonstrou que as aulas foram teis. Foram solicitados novos trabalhos desse gnero. As prticas de oratria, nas aulas de lngua portuguesa, so necessrias, desde que bem planejadas e obedeam a um critrio de acordo com a idade dos alunos, seus interesses e a srie em que estudam.

4 Consideraes Finais

So muitas as contribuies das tcnicas de oratria, nas aulas de lngua portuguesa, para o desenvolvimento oral dos alunos. A incluso de prticas de oratria oferece plenas condies para que os estudantes despertem e desenvolvam suas habilidades e capacidades de bem comunicarem-se. Os alunos ficam motivados e libertam-se de muitas amarras comunicativas, timidez, nervosismo, falta de assunto, complexos, medo e insegurana de falar em pblico, a partir do momento em que o professor no caracteriza as atividades em sala de aula, como sendo imposies, mas como propostas e sugestes. O estudante no pode ser obrigado a falar diante dos seus colegas; seu professor, respeitando sua liberdade, deve estimul-lo e incentiv-lo, tornando o ambiente mais agradvel, descontrado e participativo. Para mostrar a importncia e conseguir melhorias na comunicao oral de seus alunos, o professor deve estar bem preparado para aplicar as tcnicas e sugestes de oratria em suas aulas, pois precisar enfrentar resistncia de alunos, que no esto acostumados e, at mesmo, de colegas professores, que no gostam ou no aceitam tais mtodos, provavelmente por nunca terem participado de um treinamento nessa rea. Confirmo nesse trabalho a importncia de ser dado o primeiro passo quanto incluso de prticas de oratria, no ensino da Lngua Portuguesa. Reconheo que h necessidade de dar continuidade ao tema e convido os demais colegas, inclusive de outras reas, para que ajudem a levar essa idia em frente.

19 Os trabalhos desenvolvidos comprovaram plenamente a idia de que as tcnicas de oratria no ensino da lngua portuguesa podem estimular a melhoria da comunicao oral dos alunos, devendo ser colocadas, intensivamente, a cada srie, durante pelo menos 15 horas aulas, desde que planejadas antes e respeitem suas idades e interesses.

5 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BENJAMIN, W. O Narrador. In: Os Pensadores. 2. Ed. So Paulo: Abril Cultural, 1979. CASTILHO, A. T. de. A Lngua Falada no Ensino do Portugus. So Paulo: Contexto, 1998. CYRANKA, L. F.; SCAFUTTO, M. L.; MAGALHES, T. G. Variao, Gramtica, Oralidade: contribuies da lingstica para a prtica do professor de portugus.In: Formao de professores no mundo contemporneo: desafios, experincias e perspectivas. Juiz de Fora: Editora UFJF. 2006. FVERO, L. L.; ANDRADE, M. L.; AQUINO, Z. Oralidade e Escrita: perspectivas para o ensino de lngua materna. So Paulo: Cortez, 1999. FERREIRO, E. Escrita e Oralidade: unidades, nveis de anlise e conscincia metalingstica. In: _____ (Org.). Relaes de in (dependncia) entre oralidade e escrita. So Paulo: ArtMed, 2004. MARCUSCHI, L. A. Oralidade e ensino, uma questo pouco falada. In: DIONSIO, Angela Paiva e BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). O livro didtico de portugus. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. _______. Concepo de lngua falada nos manuais de portugus de 1 e 2 graus: uma viso crtica. 49 REUNIO ANUAL DA SBPC. Belo Horizonte, julho de 1997. _______. Da fala para a escrita. Atividades de retextualizao. So Paulo: Cortez, 2001. MILANEZ, W. Pedagogia do oral: condies e perspectivas para sua aplicao no portugus. Campinas: Sama, 1993. MIRANDA, N. S. Educao da oralidade ou cala a boca no morreu. Revista da Anpoll, Campinas, n. 18, 159-182, jun. 2005. PENTEADO, J. W. A tcnica da comunicao humana. So Paulo. Pioneira, 2000. RAMOS, J. M. O espao da oralidade em sala de aula. So Paulo: Martins Fontes, 1999.

20 REYZBAL, M. V. A comunicao oral e sua didtica. So Paulo: EDUSC, 1999. ROBBINS, H. A. Como ouvir e falar com eficcia. Rio de Janeiro: Campus, 1994. ROJO, R.; BATISTA, A. A. G. (orgs) Livro didtico de lngua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003. SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. (trad e org Roxane Rojo). Gneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. SOARES, M. B. Letramento: um tema em trs gneros. 2 ed. , 6 reimpr. Belo Horizonte: Autntica, 2001. TAZAKI, H. H. Linguagens no sculo XXI: lngua portuguesa. 1 ed. So Paulo: IBEP, 2002. TRAVAGLIA, L. C. Gramtica e Interao: uma proposta para o ensino de gramtica no 1 e 2 graus. 5 ed. So Paulo: Cortez, 2000. VAL. M. G. C. A interao lingstica como objeto de ensino-aprendizagem da lngua portuguesa. Belo Horizonte: Educao em Revista. (UFMG) V7, n16, p. 23-30, 1992.

You might also like