You are on page 1of 30

Desigualdades educacionais no espao urbano:

o caso de Teresina*
MAURICIO RNICA

Universidade Estadual de Campinas

O cASo de TeReSINA eM FAce dA QueSto educAcIoNAL BRASILeIRA


As desigualdades educacionais vm assumindo novas formas desde os anos 1990. Nos grandes centros urbanos, em especial, essas novas formas so provenientes
* Trabalho apresentado na 35 Reunio Anual da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Educao (ANPEd), 2012, no Grupo de Trabalho Sociologia da Educao (GT-14). Este artigo apresenta resultados de pesquisa mais ampla desenvolvida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educao, Cultura e Ao Comunitria (CENPEC), sob coordenao geral de Antnio Augusto Gomes Batista e Maria Alice Setubal. A investigao foi uma iniciativa da Fundao Tide Setubal, tendo como parceiros a Fundao Ita Social e o Fundo das Naes Unidas para a Infncia (UNICEF). A partir de 2011, essa pesquisa mais ampla passou a contar com o apoio da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (FAPESP). Durante o perodo de planejamento e de realizao do trabalho de campo, a pesquisa esteve sob a gerncia de Anna Helena Altenfelder, que contribuiu ativamente para a construo dos objetivos especficos e para o acompanhamento do trabalho de campo nas escolas e nas Secretarias de Educao de Teresina e do Estado do Piau. Foram fundamentais as contribuies de Antnio Augusto Gomes Batista para a construo do objeto de pesquisa e para a definio rigorosa da estrutura descritiva e argumentativa na redao deste texto final. O tratamento dos dados quantitativos foi realizado por Frederica Padilha. O trabalho de campo em Teresina foi realizado por Cleire Amaral, e as entrevistas com gestores estaduais e municipais foram executadas por Anna Helena Altenfelder e Mauricio rnica. Lavnia Salomo Magiolino colaborou na primeira sistematizao de dados qualitativos, e Daniel Waldvogel Thom da Silva no georreferenciamento de dados. Integram, ainda, a equipe de pesquisadores: Luciana Alves e Hamilton Harley Silva de Carvalho. Agradecemos a colaborao que tivemos dos gestores e funcionrios da Secretaria Estadual de Educao do Piau, da Secretaria Municipal de Educao de Teresina e da Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER).
Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013 523

Mauricio rnica

da relao entre mudanas nas polticas educacionais notadamente a universalizao do acesso ao ensino fundamental (EF) e a reduo das taxas de reprovao e o surgimento de uma nova questo social urbana. Apontaremos, brevemente, trs de seus aspectos:
a) O modelo institucional de escola pblica universalizado a partir de 1990 atende majoritariamente as camadas mdias da populao, com maiores recursos culturais escolares e letrados. Essa escola no est organizada para atender a populaes cujo repertrio cultural seja marcado pela apropriao rarefeita da cultura escolar e das prticas letradas e que, por essa razo, no satisfazem as expectativas comportamentais e acadmicas subjacentes ao funcionamento desse modelo escolar.

At os anos 1990, a escola pblica brasileira assegurava seus nveis de aprendizagem com o custo de altas taxas de reprovao (Ribeiro, 1991). Uma das consequncias da reprovao era a evaso daqueles que no atendiam s exigncias comportamentais e acadmicas da escola. Com as polticas de combate reprovao em massa, a populao que antes era excluda do sistema educacional passou a se manter em seu interior, ainda que seus resultados acadmicos insatisfatrios caracterizem uma forma de excluso branda ou velada (Bourdieu; Champagne, 1997; Freitas, 2002).
b) A universalizao desse modelo institucional tem repercusses no quase mercado escolar,1 uma vez que sua reproduo pressupe a seleo de alunos que atendam a determinadas expectativas. Como afirma Franois D ubet (2008), a concorrncia por recursos educacionais escassos tender a ser to mais acirrada quanto mais a escolarizao se universalizar e se tornar um importante atributo diferenciador das pessoas e dos grupos, com forte influncia no acesso a posies sociais e econmicas. Assim, a universalizao das matrculas no EF impulsiona a concorrncia entre famlias por vagas em escolas de melhor reputao e entre escolas por alunos que se adaptem melhor s exigncias comportamentais e acadmicas (Ben-Ayed; Broccolichi, 2001).
1 Neste trabalho, emprega-se quase mercado como uma noo descritiva e analtica de relaes de concorrncia e interdependncia entre famlias, escolas e profissionais. O emprego da noo de mercado, emprestada da economia, justifica-se pela presena da concorrncia por recursos escassos, seja entre ofertantes, seja entre demandantes de servios educacionais. Contudo, como a relao entre ofertantes e demandantes deservios educacionais pblicos no mediada pela troca monetria, alm de esses servios serem objetos de forte regulao pblico-estatal, com implicaes para a distribuio dos alunos nas escolas, justifica-se o emprego do advrbio quase. Caracterizaes mais completas das formas como a noo empregada no campo educacional podem ser encontradas em Ben-Ayed e Broccolichi (2001), Felouzis e Perroton (2007), Felouzis e Van Zanten (2009), Koslinski e Costa (2009) e Van Zanten (2005, 2006).
524 Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

Desigualdades educacionais no espao urbano

As pesquisas sobre quase mercado educacional mostram que as interaes entre as escolas so decisivas para a constituio de suas relaes internas (Van Zanten, 2005, 2006). Assim, a concorrncia entre as escolas por alunos que melhor atendam s suas expectativas de comportamento e desempenho acadmico e entre as famlias por escolas de melhor reputao produziria, de um lado, a tendncia de as escolas de prestgio concentrarem alunos com maior nvel socioeconmico e dotados de maiores afinidades com a cultura escolar e, de outro lado, a tendncia de as escolas com menor prestgio concentrarem alunos com menor nvel socioeconmico e menores afinidades com a cultura escolar (Koslinski; Costa, 2009; Van Zanten, 2006; Yair, 1996). Parte das consequncias desse padro de distribuio dos alunos no quase mercado escolar pode ser compreendida pelos estudos sobre efeito de pares, conceito que se refere aos efeitos coercitivos dos padres socioculturais consolidados no ambiente coletivo da escola sobre os comportamentos e o desempenho escolar dos indivduos (Alves, 2010; Soares; Csar, 2001; Soares et al., 2008). Como consequncia, teramos em uma ponta do quase mercado as escolas que reuniriam condies mais propcias reproduo do modelo escolar e que, por essa razo, produziriam melhores resultados acadmicos. Em outra ponta, teramos as escolas para onde os problemas iriam se dirigir e se acumular, ou seja, unidades que no assegurariam os requisitos para a reproduo do modelo escolar e que teriam resultados acadmicos mais baixos, vivendo sob a constante ameaa da inviabilidade de sua gesto. Assim, no obstante a competio global, haveria entre essas escolas uma forte interdependncia, pois uma ponta do sistema se reproduziria produzindo a outra e dependendo de sua reproduo (rnica; Batista, 2012; Van Zanten, 2005, 2006; Yair, 1996).
c) Essas transformaes educacionais se relacionam com as novas questes sociais surgidas nos anos 1980 e 1990. Nessas dcadas, a crise do modelo econmico fundado na industrializao por substituio de importaes fez com que, nas periferias metropolitanas, se produzisse uma forte crise no sistema de provimento de bem-estar vigente at ento, que articulava trs instncias: o mercado, por meio dos nveis de trabalho e renda; a sociedade civil, por meio dos laos de reciprocidade no continuum famlia-comunidade;2 e o Estado, pelas polticas de efetivao de alguns direitos
2 A literatura sociolgica descreve e analisa como relaes de reciprocidade ancoradas nos laos de sociabilidade vicinal das periferias urbanas foram importantes para o provimento de bens e servios necessrios s famlias, inclusive apontando a transferncia da responsabilidade pelo provimento de alguns bens e servios para as famlias, que os asseguraria por meios no mercantis. Com isso, relaes sociais pr-capitalistas seriam integradas dinmica de nossa acumulao capitalista, assegurando maiores taxas de rentabilidade ao capital. Para alm das trocas cotidianas, fundadas em padres de sociabilidade comunitrios, o exemplo clssico o dos mutires de autoconstruo de moradia, meio pelo qual muitas famlias obtiveram um dos bens mais caros de que necessitam (Camargo et al., 1975; Kowarick, 1993; Oliveira, 2003).
Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013 525

Mauricio rnica

sociais. Em um quadro de polticas sociais insuficientes, houve deteriorao das duas outras instncias de provimento de bem-estar: os nveis de emprego e renda salarial e as formas de reciprocidade do continuum famlia-comunidade. nesse momento que, nas grandes cidades, expande-se o povoamento em reas sem infraestrutura urbana, recrudescendo os padres de segregao socioespacial das populaes em situao de maior vulnerabilidade social (Kaztman, 2000, 2001; Kowarick, 2000, 2009; Ribeiro, 2010).

A universalizao do EF no Brasil, por essas razes, deu-se sob o signo de um paradoxo: a expanso das matrculas em territrios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades assegurou o direito matrcula, e o abrandamento da pedagogia da repetncia (Ribeiro, 1991) garantiu a permanncia dos alunos na escola; contudo, como as unidades escolares situadas nos territrios urbanos de alta vulnerabilidade social esto em desvantagem no quase mercado educacional, elas acumulam problemas que restringem a qualidade de suas oportunidades educacionais. Os aspectos apontados conferem formas novas, e paradoxais, para a questo educacional nas maiores cidades do Brasil contemporneo, pois implicam novos mecanismos de reproduo de desigualdades escolares e sociais. Por sua vez, essas novas configuraes da questo educacional impem novos desafios aos formuladores e gestores de polticas pblicas. Para enfrent-los, preciso aprofundar o seu entendimento. A grande maioria dos estudos brasileiros sobre tais aspectos de nossa questo educacional tem por base emprica as principais metrpoles brasileiras e dialoga com estudos internacionais igualmente realizados em metrpoles, em que o efeito das desigualdades socioespaciais sobre as oportunidades educacionais se faz sentir com fora (Alves et al., 2008; rnica; Batista, 2012; Ribeiro, 2010; Ribeiro; Kaztman, 2008; Ribeiro; Koslinski, 2009a, 2009b; Torres et al., 2005, 2008). Contudo, pouco se sabe acerca de como esses processos se estruturam em cidades de porte mdio, que costumam ter resultados escolares melhores que os das metrpoles (Padilha et al., 2012; Ribeiro; Koslinski, 2009b). Guiados pelo objetivo de contribuir para a compreenso das formas como as desigualdades educacionais se reproduzem nas principais cidades brasileiras e de como as polticas pblicas podem fazer frente aos novos desafios implicados na realizao do direito educao, realizamos uma pesquisa emprica em Teresina, capital do estado do Piau. O objetivo especfico foi apreender e analisar as diferenas educacionais no municpio com base nos mecanismos que as produzem, tais como as diferenas na oferta educacional, o quase mercado educacional e o efeito de territrio.

EScoLHAS MetodoLGIcAS
Nesta pesquisa, trabalhamos com dados qualitativos e quantitativos. Os primeiros foram obtidos por meio de duas estratgias: primeiramente, por entrevistas
526 Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

Desigualdades educacionais no espao urbano

em profundidade com gestores das redes municipal e estadual de ensino; em segundo lugar, por um trabalho de campo em seis escolas municipais e estaduais ao longo do ano letivo de 2010. As escolas selecionadas so diferentes quanto ao nvel de vulnerabilidade social do territrio, rede a que pertencem, ao perfil sociocultural de seus alunos e quanto ao seu desempenho na Prova Brasil e no ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB). J os dados quantitativos foram coletados com base em trs dimenses de anlise: o territrio, as escolas e os alunos. Para analisarmos as desigualdades socioespaciais, criamos um indicador, aqui chamado de ndice de Vulnerabilidade Social de Teresina (IVS-T), vlido para cada setor censitrio e baseado nos dados disponveis em publicao do Ministrio do Desenvolvimento Social e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (MDS; IBGE, 2008). O IVS-T composto pela mdia simples de duas variveis: o rendimento mdio dos chefes de domiclio do setor censitrio e o nvel de escolaridade mdio dos chefes de domiclio do setor censitrio. Alm disso, projetamos a populao municipal por faixa de idade para cada setor censitrio com base na Contagem da Populao 2007, realizada pelo IBGE. Cada escola foi analisada em virtude dos seguintes atributos: a) a rede a que pertence, podendo ser estadual ou municipal; b) o IVS-T mdio dos setores censitrios localizados no raio de 1km; c) o nmero de matrculas; d) o perfil cultural de seus alunos calculado pela comparao entre a distribuio do corpo discente da unidade em razo dos seus recursos culturais familiares (k-cult)3 e a distribuio dos discentes de toda a rede pblica de Teresina, tambm em razo de seus recursos culturais, procedimento que nos permitiu identificar escolas que concentram alunos com maiores recursos culturais, escolas heterogneas, bem como escolas que concentram alunos com baixos recursos culturais. Os alunos foram analisados em virtude das seguintes variveis: a) os recursos culturais familiares (k-cult), calculados com dados do questionrio socioeconmico da Prova Brasil; b) os atributos da escola em que estudam. Esses dados foram associados s variveis dependentes de nossas duas principais unidades de anlise: alunos e escolas. Para os alunos, as principais variveis dependentes foram os resultados na Prova Brasil de 2007;4 para as escolas, o IDEB de 2005, 2007 e 2009. Neste trabalho, abordaremos apenas as escolas pblicas de ensino fundamental urbanas para as quais pudemos obter dados relativos a 2007 e que pudemos geocodificar. Nossa amostra soma 200 escolas, sendo 107 estaduais e 93 municipais, correspondendo quase totalidade das escolas urbanas e das matrculas do municpio.
3 K-cult um indicador quantitativo de recursos culturais familiares rentveis no espao escolar, noo baseada no conceito bourdiesiano de capital cultural. 4 Os microdados da edio 2009 do IDEB s foram divulgados depois das anlises terem sido concludas.
Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013 527

Mauricio rnica

BReVe PANoRAMA de TeReSINA


Teresina no uma das metrpoles nacionais, mas integra o grupo das capitais regionais (IBGE, 2007b). Ou seja, trata-se de um municpio de porte mdio grande cuja rea de influncia se estende em mbito regional, afirmando-se como referncia e destino para um grande nmero de municpios por causa de seus setores privado e pblico. Em 2007, possua por volta de 780 mil habitantes e em sua rea de influncia direta, que inclui o municpio maranhense de Timon, habitavam aproximadamente 1,1 milho de pessoas (IBGE, 2007a). A composio social de Teresina fortemente marcada por uma grande desigualdade social, superior mdia nacional. Em 2000, o ndice de Gini local era de 0,65, enquanto o do Brasil era de 0,59 (PNUD, 2003). Alm disso, Teresina caracterizada por uma gradao relativamente baixa nos nveis de estratificao social, se comparada, por exemplo, a So Paulo.5 A partir dos anos 1990, o perfil populacional e a configurao urbana de Teresina passaram por mudanas expressivas, pois a cidade tornou-se um importante destino de correntes migratrias no momento em que o saldo migratrio das metrpoles do Sudeste passou a ser negativo. Em sete anos, de 2000 a 2007, a taxa de crescimento populacional de Teresina foi o dobro da paulistana. Durante esses anos, a populao da capital piauiense cresceu cerca de 9%, ou 1,08% ao ano, ao passo que a populao do municpio de So Paulo cresceu 4,33%, ou 0,53% ao ano.6 Essa nova populao fez com que a rea urbanizada da cidade crescesse significativamente, estendendo sua franja perifrica. A Figura 1 apresenta um panorama da expresso geogrfica da estratificao social de Teresina, com os setores censitrios classificados de acordo com o IVS-T.7
5 No produzimos dados para medir as diferenas nos nveis de estratificao das cidades. Contudo, em Teresina as duas faixas de maior nvel socioeconmico medidas pelo ndice que criamos (IVS-T) concentram, juntas, 20% da populao, sendo que o restante dos habitantes concentram-se nas faixas de menor nvel socioeconmico. Em So Paulo, o ndice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), que, embora seja diferente, inclui as variveis que consideramos em Teresina, aponta 65% da populao como moradores em setores de IPVS 1, 2 e 3, sendo: 14% no IPVS 1; 27% no IPVS 2; e 24% no IPVS 3. Os 35% restantes habitam setores censitrios de maior vulnerabilidade social, sendo 22% no IPVS 4 e 12% nos IPVS 5 e 6 (a diferena de 1% na soma das faixas de IPVS deve-se ao arredondamento dos nmeros, sem prejuzo do argumento aqui desenvolvido). V-se, portanto, e apesar da comparao ser feita por indicadores diferentes e em anos diferentes, que em Teresina a estratificao social mais marcada pelas posies extremas. Em So Paulo, muito embora exista a forte desigualdade, h uma faixa intermediria grande: os setores de IPVS 3 e 4 somaram 46% da populao para o ano de clculo do indicador. 6 Taxas calculadas a partir do Censo Populacional 2000 (IBGE/2000) da Contagem da Populao 2007 (IBGE/2007a) e das projees da Fundao Seade para a populao do Municpio de So Paulo (Fundao SEADE, 2007). 7 Os dois indicadores usados para compor um IVS-T foram a renda e a escolaridade mdia do chefe do domiclio. Inicialmente, o indicador foi calculado com base nos dados do Censo 2000, gerando uma escala de quatro nveis. Posteriormente, atribumos os valores
528 Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

Desigualdades educacionais no espao urbano

Com exceo de uma rea no centro do mapa, grande parte da cidade se caracteriza pela alta vulnerabilidade social. Apenas 20% da populao habita em setores censitrios com baixa vulnerabilidade (IVS-T 1 e 2). No outro extremo, 73% da populao vive em situao de alta vulnerabilidade social (IVS-T 3 e 4). Os 7% restantes correspondem parcela da populao que habita as reas de alto crescimento populacional8 que esto majoritariamente em meio a setores com IVS-T alto.

Setores por Faixas de IVS-T IVS-T 1 (52) 2 (110) 3 (219) 4 (340)


Figura 1 Vulnerabilidade social em Teresina, por setores censitrios. Fonte: MDS; IBGE (2008). Elaborao do CENPEC.

do ano de 2000 a todos os setores censitrios de 2007, com exceo de um grupo de setores novos, surgidos em 2007, que indica as reas de alto crescimento populacional (AAC) nesse perodo. Essas reas esto identificadas em branco no mapa (Figura 1). 8 Regies que esto em branco no mapa (Figura 1). Pudemos visit-las em 2010 acompanhados do ento secretrio municipal de educao.
Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013 529

Mauricio rnica

O QuASe MeRcAdo educAcIoNAL de TeReSINA e A PRoduo de deSIGuALdAdeS eScoLAReS


A oferta educacional em Teresina bastante desigual e est estruturada em um quase mercado educacional que possui mecanismos de distribuio e seleo dos grupos sociais nas escolas das diferentes redes de ensino e, sobretudo, que dispe de mecanismos que distribuem desigualmente a qualidade da oferta educacional ao longo das redes, dos segmentos escolares e do territrio. Proporemos uma descrio do quase mercado, identificando e apontando como quatro mecanismos contribuem para a produo de desigualdades escolares: a) a separao entre as redes privada e pblica; b) a oferta educacional das redes municipal e estadual de EF; c) os dois segmentos do EF; d) o efeito de territrio.
PRIMeIRo MecANISMo de PRoduo de deSIGuALdAdeS No QuASe MeRcAdo eScoLAR: A Rede PRIVAdA e A Rede PBLIcA

Teresina conta com uma rede privada expressiva. As 135 escolas privadas de ensino fundamental e mdio somam 29% do total de escolas do municpio, sendo que suas matrculas representam 26% da populao local de 7 a 14 anos (INEP, 2007c). Em 2007, a populao dessa faixa de idade moradora nos territrios de menor vulnerabilidade (IVS-T 1 e 2) somava apenas 14% da populao. Os matriculados na rede privada representavam cerca de 180% dos habitantes dos territrios mais ricos do municpio, nesta faixa de idade, diferena que se explica, muito provavelmente, pela matrcula na rede privada de habitantes de reas de vulnerabilidade mdia baixa e de habitantes de municpios vizinhos, como Timon, no estado do Maranho.9 As escolas locais de prestgio, situadas no topo do quase mercado, realizam um forte sistema de seleo de alunos, baseado em critrios econmicos (pelo pagamento de mensalidade) e acadmicos (pelas baixas taxas de aprovao).10 No realizamos trabalho de campo nessas escolas, mas de se esperar que, igualmente ao verificado por Agns Van Zanten (2009), elas operem ainda com um terceiro mecanismo de seleo de alunos, baseado na opo da escola pelas famlias em virtude dos grupos de convvio social para os filhos, o que reproduz e fortalece os padres de pertena aos grupos sociais, bem como reproduz o capital social das famlias para as novas geraes (idem). A concentrao de esforos educacionais em uma pequena parcela de estudantes fortemente selecionados traz resultados expressivos na formao de
9 Os funcionrios das secretarias de educao municipal e estadual e diretores das escolas visitadas confirmaram que h, historicamente, uma forte relao entre Timon e Teresina, sendo que essa ltima atrai moradores da primeira por conta das atividades de seus setores pblico e privado, confirmando sua condio de capital regional. 10 Informao obtida em entrevistas informais com funcionrios da Secretaria Municipal de Educao cujos filhos estavam matriculados nessas escolas, na poca da realizao da pesquisa.
530 Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

Desigualdades educacionais no espao urbano

uma elite acadmica local. Com efeito, algumas das escolas privadas do municpio se situam, ano aps ano, nas posies mais elevadas do ranking nacional do Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM),11 assegurando aos seus alunos o ingresso nas principais universidades nacionais. Esse mercado educacional privado, grande e seletivo, atrai os alunos com maiores recursos culturais e os faz concorrer pelo ingresso e pela progresso nas escolas mais seletivas. Isso traz como consequncia a descapitalizao da rede pblica de ensino, pois as matrculas pblicas so formadas, em sua quase totalidade, por alunos egressos dos cerca de 85% da populao local habitante em regies com a mais alta vulnerabilidade social (IVS-T 3 e 4), uma populao com baixa diferenciao social, formada majoritariamente por alunos de famlias com mais baixos recursos culturais letrados e escolares.
SeGuNdo MecANISMo de PRoduo de deSIGuALdAdeS No QuASe MeRcAdo eScoLAR: A Rede eStAduAL e A Rede MuNIcIPAL

No interior da rede pblica, h uma grande diferena na qualidade geral da oferta educacional estadual e municipal. As duas redes tm alunos com perfil sociocultural muito semelhante, como mostram os Grficos 1 e 2 a seguir.
Grfico 1 Distribuio dos alunos segundo k-cult EF1
0,5 0,4 alunos 0,3 0,2 0,1 0 1 2 3 4 5 Nvel k-cult

Teresina EEs EMs


Fonte: INEP (2007b). Elaborao do CENPEC.

11 Os resultados do Enem esto disponveis em: <http://portal.inep.gov.br/web/enem/ enem>. Acesso em: jul. 2012.
Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013 531

Mauricio rnica

Grfico 2 Distribuio dos alunos segundo k-cult EF2


0,6 0,5 0,4 alunos 0,3 0,2 0,1 0 1 2 3 4 5 Nvel k-cult

Teresina EEs EMs


Fontes: INEP (2007b). Elaborao do CENPEC.

Entretanto, apesar de o corpo discente das duas redes possuir perfis culturais familiares quase idnticos, elas apresentam resultados bastante diferentes, em favor da rede municipal. Essas diferenas podem ser vistas nos Quadros 1 e 2, que mostram os resultados das duas redes nos dois componentes do IDEB, a taxa de aprovao mdia nos segmentos do EF avaliados e a nota mdia na Prova Brasil, padronizada na escala de zero a dez.
Quadro 1 IDEB, Prova Brasil e Taxas de Aprovao no EF1 das redes pblicas de Teresina entre 2005 e 2009

EF1
TA 05 Escolas Estaduais Escolas Municipais 0.66 0.92 TA 07 0.71 0.93 TA 09 0.76 0.94 NOTA NOTA NOTA PAD 05 PAD 07 PAD 09 4.30 4.54 4.40 4.68 4.98 5.55 IDEB 05 2.82 4.16 IDEB 07 3.14 4.39 IDEB 09 3.81 5.24

TA= Taxa de Aprovao; NOTA PAD= Nota Padronizada da Prova Brasil. Fonte: INEP (2005, 2007a, 2009). Elaborao do CENPEC.

532

Revista Brasileira de Educao

v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

Desigualdades educacionais no espao urbano

Quadro 2 IDEB, Prova Brasil e Taxas de Aprovao no EF2 das redes pblicas de Teresina entre 2005 e 2009
TA 05 Escolas Estaduais Escolas Municipais 0.62 0.85 TA 07 0.67 0.85 TA 09 0.68 0.94 NOTA NOTA NOTA PAD 05 PAD 07 PAD 09 4.30 4.56 4.05 4.57 4.35 5.10

EF2

IDEB 05 2.65 3.88

IDEB 07 2.75 3.88

IDEB 09 2.95 4.80

TA= Taxa de Aprovao; NOTA PAD= Nota Padronizada da Prova Brasil. Fonte: INEP (2005, 2007a, 2009). Elaborao do CENPEC.

Os resultados da rede municipal so, globalmente, mais altos que os da rede estadual. Contudo, muito embora as diferenas dos resultados na Prova Brasil sejam grandes e tenham aumentado de 2005 a 2009, de modo geral so as diferenas nas taxas de aprovao que respondem pela maior parte da diferena no IDEB entre as redes. Foram formuladas quatro hipteses para explicar as diferenas entre as duas redes. Duas delas se mostraram falsas. A primeira hiptese refutada pelas evidncias empricas foi a de que os nveis de vulnerabilidade social do entorno das escolas explicariam as diferenas entre as redes. Porm, as escolas municipais esto mais frequentemente localizadas na regio mais perifrica e de maior vulnerabilidade social de Teresina, reas que respondem por grande parte das matrculas. A segunda hiptese refutada foi a de que a distribuio dos alunos nas escolas em virtude de seus recursos culturais familiares seria diferente entre as redes, favorecendo o desempenho mdio da rede municipal. Em primeiro lugar, nossos dados mostraram que nas duas redes so poucas as escolas que concentram alunos com baixo ou alto capital cultural. Em segundo lugar, como a rede municipal responde pela maioria das matrculas nas reas de alta vulnerabilidade social, verifica-se que ali h maior incidncia de escolas que concentram alunos com baixos recursos culturais. Duas outras hipteses se mostraram relevantes para explicar as diferenas entre as redes:
a) As polticas pblicas municipal e estadual

As duas redes tm modos de funcionamento e polticas educacionais diferentes, que apresentaremos a seguir, resumidamente: A rede estadual Na rede estadual, destacamos quatro grandes processos que limitam a qualidade das oportunidades educacionais que ela proporciona: a) o distanciamento entre os rgos centrais e as escolas; b) a captura da gesto das escolas pela micropoltica;
Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013 533

Mauricio rnica

c) a estrutura rarefeita dos projetos pedaggicos das escolas; d) a alta rotatividade de professores e o no preenchimento de postos de trabalho. O primeiro aspecto relaciona-se ao tamanho e complexidade da rede estadual, cujas escolas esto distribudas por 224 municpios. Para gerenciar o seu funcionamento, existe uma estrutura hierrquica que interpe vrias instncias entre os responsveis pela gesto da rede e as escolas. Essa estrutura intermediria acaba isolando os gestores da rede em relao s escolas, produzindo entraves para a comunicao entre essas instncias e para a implementao das polticas educacionais nos estabelecimentos de ensino. O resultado o isolamento das unidades escolares no que se refere construo de seus projetos pedaggicos, o que reforado pela propenso de elas buscarem autonomia em relao aos rgos centrais. Porm, h duas formas intensas de relacionamento entre elas e os rgos centrais: a regulao burocrtica do cumprimento de normas e tarefas; os conflitos de poder relativos a questes trabalhistas e sindicais. O segundo aspecto est relacionado designao dos diretores, que so escolhidos por um processo eleitoral em que votam todos os profissionais da escola, os alunos e a comunidade. O mandato de dois anos, com possibilidade de reeleio. Se o diretor tem recursos para se distanciar dos rgos centrais, ele, contudo, dependente das relaes no interior do pequeno colgio eleitoral que o elege, relaes que so fortemente marcadas por micropoderes e trocas de favores. O terceiro aspecto relaciona-se aos anteriores: as escolas estaduais, de modo geral, tm muita dificuldade para estruturar projetos pedaggicos consistentes e mobilizadores da equipe. As escolas estaduais que conseguem bons resultados obtm-nos por fora de suas singularidades. Nas escolas pesquisadas, no encontramos diretrizes pedaggicas claras; em especial, a proposta curricular da rede estadual, elaborada em 2008, praticamente desconhecida. Assim, convivem de modo no articulado e desencontrado quatro conjuntos de documentos planificadores do ensino. Alm das diretrizes curriculares do estado do Piau, pouco conhecidas, h os documentos que foram elaborados no quadro de programas especiais de institutos contratados pelas redes estadual e municipal; h professores que usam as diretrizes curriculares da rede municipal de Teresina; e h os livros didticos, que so as referncias para o planejamento pedaggico mais frequentemente utilizadas e cuja escolha se d aps as visitas de divulgao que as editoras fazem s escolas. Essa sobreposio de quatro conjuntos de documentos planificadores do ensino se relaciona ainda com a quase ausncia das reunies de professores para planejar seu trabalho e trocar experincias. O planejamento de ensino ocorre, em geral, em reunies bimestrais e no efetivo. Conforme nos foi relatado, h um comportamento bastante arraigado que limita o planejamento elaborao de uma ficha com os contedos, os objetivos, as atividades, e que depois entregue coordenao, que a arquiva. Alm disso, muitos professores no participam dessas reunies, principalmente os do 6 ao 9 ano. O quarto aspecto a rotatividade de professores e as constantes lacunas no quadro de profissionais das equipes administrativa, tcnica e docente. Os postos
534 Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

Desigualdades educacionais no espao urbano

de trabalho no preenchidos produzem uma enorme sobrecarga nos profissionais contratados, especialmente nos mais engajados. Como se no bastasse, os problemas so potencializados pela regularidade do absentesmo dos profissionais das escolas. Nas unidades visitadas, as faltas de professores e as dispensas de alunos eram parte da rotina e, com frequncia, grupos de alunos ficavam sem atividade no ptio ou, quando dispensados, se aglomeravam na porta da escola. A rede municipal A rede municipal de ensino de Teresina nova. At 1986, a pequena estrutura educacional do governo municipal era administrada por um rgo especial da Secretaria de Educao do Estado do Piau (SEDUC). A partir de ento, essa estrutura foi levada prefeitura e, dela, a rede municipal de educao de Teresina se formou e se expandiu, paralelamente ao crescimento populacional em reas de ocupao na periferia.12 Desde ento, at 2010 a prefeitura foi governada por um mesmo grupo poltico que preservou uma mesma diretriz de poltica pblica educacional, que pode ser definida por dois grandes vetores: a) a aproximao tanto da Secretaria Municipal de Educao de Teresina (SEMEC) quanto das escolas com as famlias; b) uma poltica altamente centralizada, orientada pelo objetivo de fazer com que todas as escolas do municpio tenham o mesmo padro de oferta educacional. O vetor de aproximao da SEMEC com a populao remonta expanso populacional de Teresina a partir dos anos 1990. A prefeitura procurou levar equipamentos s reas de expanso perifrica da cidade e, entre esses, a escola era sempre um dos primeiros a chegar. A proximidade das escolas e da SEMEC com as famlias se dava por diferentes vias. Primeiro, pelo dilogo cotidiano com os movimentos sociais desde a formao dos bairros e a implantao das escolas. Segundo, pela criao e pelo fortalecimento dos Conselhos de Escola, o que inclua a oferta de curso de formao para os conselheiros. Terceiro, por meio de projetos socioassistenciais que visitavam sistematicamente famlias de alunos com baixa frequncia escolar, vtimas de violncia e em risco social. A forte relao com a comunidade e com as famlias foi preservada ao longo dos anos. Para alm da proximidade com as escolas, a comunidade teve um canal aberto de dilogo com a prpria SEMEC e com os secretrios. O segundo vetor da poltica municipal de educao, nesse perodo, foi a criao de uma macroestrutura altamente centralizada que procurou assegurar uma mesma oferta educacional em qualquer ponto da cidade. O intuito de padronizao e uniformizao das escolas pode ser visto desde a identidade visual das fachadas at o plano de aula e, efetivamente, criou um forte sentimento de que cada unidade pertence a uma rede e no uma instituio autnoma.
12 A breve reconstituio da histria da rede municipal de ensino de Teresina est baseada nas entrevistas que fizemos com trs ex-secretrios municipais de educao.
Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013 535

Mauricio rnica

A forte centralizao e padronizao da poltica se deu pela proximidade e articulao das seguintes instncias: a) diretrizes curriculares; b) formao docente; c) controle das aes nas escolas; d) avaliao de resultados; e) premiao e punio; e f ) atribuio de responsabilidades aos diretores. As diretrizes curriculares foram o objeto de muitos investimentos. A grade de habilidades e contedos formulada nos anos 1990 vem sendo revisada desde ento, e cada vez mais se articula com duas outras dimenses centrais da poltica local: a formao de professores e o processo de avaliao de resultados. A formao docente foi abordada de maneiras diferentes. A formao inicial foi tratada, em um primeiro momento, por um convnio entre a Prefeitura de Teresina e a Universidade Federal do Piau, que disponibilizou vagas em vestibulares destinados exclusivamente para o pessoal da rede municipal. Posteriormente, as diretrizes curriculares passaram a orientar a montagem de cursos de formao continuada para docentes e equipe tcnica, visando operacionalizao delas por materiais e prticas voltados sala de aula. Os mecanismos de controle das aes das escolas foram importantes para a implementao dessa poltica. Um dos secretrios visitava as escolas e as salas de aula regularmente, em geral sem agendamento prvio, para verificar in loco se as polticas da rede estavam efetivamente sendo implementadas. Em caso negativo, todas as instncias, desde a sala de aula at a assessoria direta do secretrio, eram chamadas a dar satisfaes. A partir dessas inspees, foram criadas instncias de forte controle da realizao das polticas, com delegao de responsabilidades e cobranas. A essas aes articulou-se uma poltica de avaliao de resultados bastante incisiva e contundente. Nos anos mpares, usa-se o IDEB; nos anos pares, usa-se uma avaliao externa encomendada pela SEMEC; bimestralmente, realiza-se uma avaliao padronizada, formulada pela SEMEC, nas disciplinas de matemtica e lngua portuguesa, cujo objetivo verificar se os professores esto seguindo a proposta curricular da rede. Os resultados dessa avaliao so incorporados nota do aluno e utilizados para planejamento da rede. H tambm um sistema de avaliao da alfabetizao que integra as aes do Prmio Professor Alfabetizador. So avaliadas habilidades de leitura e escrita de alunos do ltimo ano da educao infantil (5 anos) e de alunos do 1 e do 2 ano do ensino fundamental. Os alunos dos dois anos iniciais do ensino fundamental so avaliados duas vezes, uma no incio no ano letivo e outra no fim, para que se possa ter uma medida de valor agregado. Os resultados aferidos por esse sistema de avaliao so confrontados com metas previamente definidas, desdobrando-se em mecanismos de premiao e punio. Alm de prmios oferecidos pela rede (Gesto Nota 10, Professor Educador, Professor Alfabetizador), a progresso na carreira atrelada a uma prova para docentes. A principal punio , em casos extremos, a remoo de diretores. Assim, a poltica da SEMEC marcada tambm pela atribuio de responsabilidades aos diretores, que ocuparam um lugar central no funcionamento da rede. Eles so escolhidos por um sistema misto, por concurso e por eleio e, uma vez empossados, assumem uma srie de compromissos, inclusive em relao a resultados.
536 Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

Desigualdades educacionais no espao urbano

Ao assumirem o cargo, os diretores so acompanhados por cursos de formao em gesto. Os diretores no tm autonomia pedaggica. O sistema composto pelas diretrizes curriculares gerais, planos de aula, cursos de formao e pelas avaliaes definido na secretaria e se impe s equipes das escolas. Contudo, os diretores tm autonomia para montar sua equipe tcnica, que composta, alm deles, por um diretor adjunto e por um pedagogo (coordenao pedaggica).
b) A concorrncia por vagas nas escolas de prestgio no quase mercado escolar

O sistema de matrculas vlido para as duas redes analisadas d, em tese, poder para as famlias escolherem as escolas. A matrcula dos ingressantes, inclusive a dos transferidos, feita diretamente nas unidades, em virtude da disponibilidade de vagas. No h sistema de setorizao de matrculas em Teresina, o que permite s famlias escolher qualquer escola do municpio. Nos casos em que a demanda por vagas em uma escola maior que a oferta, o principal critrio a ser seguido, segundo nos informaram as escolas, deve ser a ordem de chegada. H ainda uma orientao geral, vlida para as duas redes, para que a matrcula de alunos do bairro seja preferida de alunos de outras regies. Contudo, no h meios de verificao e controle do cumprimento dessa diretriz e tampouco do critrio da ordem de chegada. A diferena da oferta educacional das redes estadual e municipal conhecida pela populao de Teresina e alimenta a concorrncia entre as famlias por vagas nas escolas de prestgio. As escolas, por sua vez, concorrem por alunos que melhor atendam s expectativas comportamentais e acadmicas. Esse quadro de disputa bastante aberto e os diretores tm grande poder para regular o perfil dos alunos matriculados, o que lhes permite evitar o ingresso daqueles considerados problemticos e, ainda, evitar a permanncia destes. Foram poucos os dados que pudemos coletar sobre o quase mercado de postos de trabalho nas escolas. Contudo, enquanto a rede municipal tem fortes mecanismos de controle sobre os professores, que os levam a assumir as responsabilidades que lhes so imputadas pelas polticas municipais, nas escolas estaduais o quadro outro. Nas unidades visitadas, os diretores entrevistados queixaram-se repetidas vezes das faltas frequentes de professores e de membros da equipe tcnica, das licenas sucessivas justificadas por atestados mdicos duvidosos e, sobretudo, do desengajamento dos docentes e membros da equipe tcnica no planejamento e nas tarefas cotidianas da escola. Nitidamente, portanto, as escolas municipais estavam em larga vantagem, tanto na atrao e na manuteno de profissionais mais qualificados e mais engajados quanto na garantia de que os profissionais assumiriam seus compromissos. Muito embora nossos dados sejam de natureza qualitativa, sustentamos que a singularidade de Teresina de que, como padro geral, as escolas municipais ocupam as posies de vantagem no quase mercado, sendo que as estaduais encontram-se nas posies desvantajosas. Assim, entre as redes municipal e estadual, cria-se uma relao de interdependncia, tal como analisado em outros casos (rnica; Batista, 2012). Enquanto as escolas estaduais recebem e decantam os problemas do sistema
Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013 537

Mauricio rnica

educacional, as escolas municipais podem selecionar alunos e tambm profissionais que mais bem se adaptam s expectativas comportamentais e acadmicas, o que lhes permite reproduzir melhor o modelo institucional das escolas, mesmo quando algumas unidades operam acima de sua capacidade de atendimento. De modo geral, portanto, a rede municipal se alimenta e depende da rede estadual como ponto de decantao dos problemas do sistema educacional pblico de Teresina.
TeRceIRo MecANISMo de PRoduo de deSIGuALdAdeS No QuASe MeRcAdo eScoLAR: A SeLetIVIdAde doS ANoS FINAIS do eNSINo FuNdAMeNtAL

Os Grficos 1 e 2 apontam uma reduo expressiva da populao com recursos culturais familiares mais baixos das escolas pblicas entre as sries iniciais e as finais do EF. Nas duas redes, na srie final do EF1, temos cerca de metade dos alunos com recursos culturais de nveis 1 e 2 e metade com recursos culturais de nveis 3 e 4, sendo que cerca de 8% deles tm o nvel 1 de recursos culturais. A distribuio muda drasticamente na srie final do EF2, em que apenas cerca de 20% dos alunos tm recursos culturais nos nveis 1 e 2, enquanto a porcentagem de alunos com recursos culturais 1 prxima de zero. O que explica a excluso do sistema escolar dos alunos com os mais baixos recursos culturais so as baixas taxas de aprovao no EF2, fato percebido nas duas redes de ensino. A rede estadual est organizada por um sistema seriado, com reprovao anual desde a srie inicial. As taxas de aprovao no EF2, apesar de baixas, aumentaram de 62% em 2005 para 68% em 2009. A rede municipal vive situaes diferentes no EF1 e no EF2. No EF1, por conta do sistema de ciclos, as taxas de aprovao em 2007 eram bastante altas por toda a rede, sendo a mdia de 90%. No EF2, em que h o regime de seriao com reprovao aps cada ano, essa realidade muda expressivamente: as taxas de aprovao mdia s passaram dos 90% em 2009. Em 2007, a mdia era de 85%, sendo que os resultados das escolas variavam de 57% a 99%. Essa alterao expressiva indica um processo de diferenciao das escolas municipais de EF2, com uma parte dessas escolas reproduzindo a combinao excludente de desempenhos acadmicos relativamente bons com baixa aprovao que vigorou no Brasil at os anos de 1990 (Ribeiro, 1991). Na rede municipal, no EF2 alm da excluso de alunos com baixos recursos culturais e das unidades com taxas de aprovao baixas, verificamos ainda um nmero crescente, com relao ao EF1, de unidades concentradoras de alunos com baixos recursos culturais, reforando mais uma vez a tendncia de diferenciao das unidades educacionais municipais nesse segmento. Mais adiante, veremos ainda que h uma reduo no percentual de alunos do EF2 com maiores nveis de proficincia na Prova Brasil em relao aos valores verificados no EF1. Portanto, a poltica implementada na rede desde o incio dos anos de 1990 conseguiu elevar os resultados globais, mas encontrou seus limites nas sries finais do
538 Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

Desigualdades educacionais no espao urbano

EF2, em que h um maior nmero de disciplinas e mais difcil assegurar o modelo padronizado que levado a cabo no EF1, seja nas atividades de formao de professores, seja no planejamento do trabalho docente nas escolas.
QuARto MecANISMo de PRoduo de deSIGuALdAdeS eScoLAReS No QuASe MeRcAdo: o eFeIto de teRRItRIo

Ao analisarmos a correlao entre as variaes nos nveis de vulnerabilidade social do entorno das escolas e as variaes nos resultados acadmicos mdios das escolas, verificamos, inicialmente, dois resultados. Primeiro, as diferenas no IDEB entre as redes so mais intensas e mais importantes para explicar as desigualdades educacionais em Teresina que as diferenas produzidas pelas variaes no nvel de vulnerabilidade social dos territrios. As escolas municipais situadas em territrios de alta vulnerabilidade apresentam IDEB mdio maior que o da rede estadual em qualquer rea de IVS-T. Segundo, os resultados do IDEB da rede municipal so mais sensveis s variaes no nvel de vulnerabilidade do entorno das escolas que os resultados da rede estadual. Na rede municipal, a aprovao e o desempenho na Prova Brasil tendem a diminuir conforme aumenta o nvel de vulnerabilidade social do entorno das escolas. Isso se explica porque as polticas pblicas municipais foram mais facilmente implementadas nas reas mais centrais e menos vulnerveis, onde foi mais fcil alocar recursos e profissionais. No caso da rede estadual, praticamente no h variao no IDEB quando observamos os diferentes nveis de vulnerabilidade social do entorno das escolas. Essa aparente ausncia de correlao pode ser explicada de trs maneiras. Primeiro, porque, muito embora existam escolas estaduais em territrios de vulnerabilidade mais alta e mais baixa, elas se concentram nos territrios de vulnerabilidade social mdia, o que diminui o impacto de sua existncia em territrios nos extremos de vulnerabilidade social na tendncia geral. Segundo, porque no h muitas escolas estaduais situadas em territrio de baixa vulnerabilidade social, com resultados altos na Prova Brasil e taxas elevadas de aprovao, situao que produziria resultados elevados de IDEB, reforando a tendncia geral. Terceiro, porque na rede estadual os resultados na Prova Brasil e as taxas de aprovao seguem tendncias invertidas, conforme variam os nveis de vulnerabilidade social do entorno das escolas; enquanto os resultados na Prova Brasil tendem a diminuir quando aumenta a vulnerabilidade social do entorno da escola, as taxas de aprovao tendem a aumentar. Essas tendncias invertidas, mesmo que sutis, so suficientes para diluir o efeito do territrio sobre o indicador que sintetiza essas variveis (IDEB), como se v nos Grficos 3 e 4.

Revista Brasileira de Educao

v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

539

Mauricio rnica

Grfico 3 Linhas de tendncia da Nota Padronizada da Prova Brasil, da Taxa de Aprovao e do IDEB nas escolas estaduais de EF1 em Teresina, em 2007
12 10 8 6 4 2 0 TA NP IDEB 1 2 3 4 5 IVS-T Entorno

Fonte: INEP (2007a). Elaborao do CENPEC.

Grfico 4 Linhas de tendncia da Nota Padronizada da Prova Brasil, da Taxa de Aprovao e do IDEB nas escolas estaduais de EF2 em Teresina, em 2007
10 8 6 4 2 0 TA NP IDEB 1 2 3 4 5 IVS-T Entorno

Fonte: INEP (2007a). Elaborao do CENPEC.

Na rede estadual, como tendncia, as escolas nos territrios de mais baixa vulnerabilidade social tm aprovao baixa e melhores resultados na Prova Brasil, modo de funcionar mais prximo do verificado na histria da escola brasileira. Nos territrios de mais alta vulnerabilidade social, a aprovao mais alta, mas com o custo de o rendimento na Prova Brasil ser mais baixo, produzindo um perfil de escolas que garantem o aumento formal dos anos de escolaridade, porm sem assegurar as aprendizagens esperadas. Na rede municipal, a aprovao e o desempenho na Prova Brasil tendem a ser maiores nas (poucas) escolas com mais baixa vulnerabilidade social e mais baixos nas (muitas) escolas de entorno mais vulnervel. As polticas pblicas municipais
540 Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

Desigualdades educacionais no espao urbano

foram mais facilmente implementadas nas reas mais centrais e menos vulnerveis do municpio, como nos informou em entrevista um ex-secretrio municipal de educao:
Ns temos problemas srios da administrao na questo de professores. Sempre faltou professor, a rotatividade de professores nas escolas muitas vezes grande em determinadas escolas. Havia briga para ir para determinadas escolas, briga para sair de outras. Isso que eu estou falando [escolas oferecendo o mesmo padro educacional] era o objetivo, mas na prtica estava muito distante de acontecer e muito em funo da questo da administrao do recurso humano, professor dentro da escola, a compatibilizao do que o direito do professor do que o direito do aluno. (Ex-secretrio municipal da educao 2, 2010)

Ou seja, as polticas da rede municipal produzem melhores resultados nas reas de vulnerabilidade social mdia e baixa, levando a uma alta diferenciao entre elas e as escolas estaduais.
UMA SNteSe de MecANISMoS PRodutoReS de deSIGuALdAdeS educAcIoNAIS

Classificamos as escolas das duas redes em quatro grupos em virtude de duas variveis combinadas, a saber, o nvel de vulnerabilidade social de seu entorno e a composio de seu corpo discente.13 Os dados que evidenciam essas concluses foram produzidos pela classificao das escolas em quatro grupos, como se verifica nos Grficos de 5 a 8:
Q1 rene as escolas em territrio de alta vulnerabilidade social e com alunos de recursos culturais mdio ou alto; Q2 rene as escolas em territrio de alta vulnerabilidade social e com alunos de recursos culturais baixos; Q3 rene as escolas em territrio de vulnerabilidade social mdia ou baixa e com alunos com recursos culturais baixos; Q4 rene as escolas em territrio de vulnerabilidade social mdia ou baixa e com alunos com recursos culturais mdios ou altos.

A anlise do desempenho das escolas no IDEB e dos alunos na Prova Brasil, em virtude desses grupos, aponta para dois resultados.
13 A composio do corpo discente das escolas foi quantificada pelo ndice de Heterogeneidade IH. Quando esse indicador igual a zero, temos uma escola cuja distribuio dos alunos em funo de seus recursos culturais familiares (k-cult) idntica distribuio do total de alunos da rede pblica de Teresina. Quando o IH positivo, a escola tende a concentrar alunos com maiores recursos culturais. Quando o IH negativo, a escola tende a concentrar alunos com baixos recursos culturais.
Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013 541

Mauricio rnica

O primeiro, como era de se esperar, que os alunos que estudam nas escolas de Q4 tm um desempenho global na Prova Brasil melhor que o dos demais grupos. Por sua vez, os alunos que estudam nos outros grupos de escolas (Q1, Q2 e Q3) tm, por padro, resultados semelhantes, indicando que a presena das variveis escola em territrio de alta vulnerabilidade ou concentrao de alunos com baixos recursos culturais produz efeitos de reduo do desempenho escolar do conjunto dos alunos. O segundo que de modo geral o sistema educacional de Teresina apresenta menos desigualdades no rendimento dos alunos do EF2, mas isso se d com um alto custo. Alm da excluso dos alunos com mais baixos recursos culturais, temos ainda uma forte reduo do percentual de alunos com desempenho mais alto na Prova Brasil.14 Na rede estadual, nos quatro grupos h uma baixssima concentrao de alunos nos nveis de aprendizagem adequado e avanado. H uma piora no EF2 em relao ao EF1, mesmo com as altas taxas de reprovao. O grupo em que a queda de desempenho do sistema menor, mantendo maior regularidade, justamente o Q4. No caso da rede municipal, os dados confirmam seu desempenho melhor que o da rede estadual. Porm, podemos constatar que essa rede tem problemas para assegurar seus objetivos de qualidade e equidade nas sries finais do ensino fundamental. no EF1 municipal que se verifica a maior concentrao de alunos com desempenho adequado e avanado. No entanto, nesse segmento as diferenas entre os rendimentos dos alunos de Q2 e Q4 so evidentes, indicando a dificuldade desse sistema em fazer frente concentrao de alunos com baixos recursos culturais em escolas situadas em territrios de alta vulnerabilidade social. Curiosamente, portanto, o segmento em que a rede municipal tem melhores resultados tambm aquele no qual se evidenciam mais claramente os efeitos da concentrao dos alunos com baixos recursos culturais em escolas situadas nas reas de maior vulnerabilidade social. No EF2 municipal, as notas dos alunos dos quatro grupos pouco se diferenciam. Contudo, a menor desigualdade obtida com dois altos custos. Primeiro, como j salientado, com a excluso dos alunos com baixos recursos culturais. Segundo, porque nesse segmento aumenta a concentrao de alunos no nvel bsico e abaixo do bsico, com uma expressiva reduo de alunos que atingem os nveis superiores de aprendizagem (adequado e avanado) em relao ao verificado no EF1. Os grficos a seguir mostram os resultados dos alunos em lngua portuguesa nos quatro grupos de escola.
14 Usamos os resultados de lngua portuguesa em 2007, classificados segundo a escola de correspondncia das aprendizagens com as sries do Sistema de Avaliao de Rendimento Escolar do Estado de So Paulo (SARESP).
542 Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

Desigualdades educacionais no espao urbano

Grficos 5 a 8 Distribuio da nota em lngua portuguesa dos alunos na Prova Brasil de 2007, divididos em grupos formados pela vulnerabilidade do entorno da escola e pelos recursos culturais familiares Grfico 5 Distribuio das notas LP EF1 EM Teresina combinao IVS-T e IH
0,5 % de alunos 0,4 0,3 0,2 0,1 0 Abaixo do Bsico Bsico Adequado Avanado Q1 Q2 Q3 Q4 Pontos na Prova Brasil

Fonte: INEP (2007b). Elaborao do CENPEC.

Grfico 6 Distribuio das notas LP EF2 EM Teresina combinao IVS-T e IH


0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0 Abaixo do Bsico Bsico Adequado Avanado Pontos na Prova Brasil

% de alunos

Q1 Q2 Q4

Fonte: INEP (2007b). Elaborao do CENPEC.

Revista Brasileira de Educao

v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

543

Mauricio rnica

Grfico 7 Distribuio das notas LP EF1 EE Teresina combinao IVS-T e IH


0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0 Q1 Q2 Q3 Q4

% de alunos

Abaixo do Bsico

Bsico

Adequado

Avanado

Pontos na Prova Brasil

Fonte: INEP (2007b). Elaborao do CENPEC.

Grfico 8 Distribuio das notas LP EF2 EE Teresina combinao IVS-T e IH*


Q1 Q2 Q3 Q4

0,6 % de alunos 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0 Abaixo do Bsico Bsico Adequado Avanado

Pontos na Prova Brasil

Fonte: INEP (2007b). Elaborao do CENPEC. * No devemos levar em conta os resultados de Q2 na rede estadual e de Q3 na rede municipal, pois so grupos formados por um nmero muito pequeno de escolas. O grupo Q2 no grfico de srie final do EF1 representado apenas por uma escola, que tem seu IDEB bastante reduzido pela taxa de aprovao de 0.62.

544

Revista Brasileira de Educao

v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

Desigualdades educacionais no espao urbano

DIScuSSo doS ReSuLtAdoS


Nossa anlise dos mecanismos produtores de desigualdades educacionais em Teresina baseou-se em dois elementos: as diferenas existentes no mbito da oferta educacional seja entre as redes, seja entre os segmentos do ensino fundamental e os mecanismos de seleo e distribuio dos alunos nas escolas, fortemente marcados pelas relaes do quase mercado educacional. Esses mecanismos atuam verticalmente, do cume, no segmento de escolas voltadas reproduo das elites acadmicas, at a base, nas escolas perifricas que renem mais dificuldades para assegurar a oferta educacional de qualidade, passando pela faixa mdia do sistema, em que esto as escolas municipais situadas em reas de menor vulnerabilidade social. A configurao dessa estrutura vertical, formada pelas redes e sua localizao no territrio teresinense, alterada por um mecanismo de seleo que atua ao longo da progresso das sries e que tem por fora motriz as baixas taxas de aprovao. A anlise das diferenas nas oportunidades educacionais com base nas diferenas de qualidade de oferta educacional e dos mecanismos de seleo e distribuio dos alunos pretende dialogar com as possibilidades de democratizao do direito educao que so dadas no mbito das polticas pblicas. Com a universalizao do acesso ao ensino fundamental e a reduo das taxas de reprovao, cada vez mais as grandes divisas polticas nacionais passam a ser a qualidade e a equidade das oportunidades educacionais ofertadas pelo Estado (Oliveira, 2007). No raro, essas bandeiras se expressam em polticas que buscam realizar uma mesma oferta educacional para todos, independentemente de suas diferenas. Esse foi o caso da poltica municipal de Teresina, que surgiu de uma pequena estrutura alocada na Secretaria Estadual de Educao e que conseguiu, em pouco mais de vinte anos, obter bons resultados, se comparados aos da rede estadual. Porm, observamos que essa poltica possui limitaes e que, paradoxalmente, passou a integrar mecanismos de produo de desigualdade educacional. Em primeiro lugar, o ideal de proporcionar uma mesma oferta educacional no foi obtido integralmente, o que se evidencia pelos melhores resultados da rede municipal nas poucas escolas situadas nos territrios de menor vulnerabilidade social e pelas dificuldades da SEMEC em implementar sua poltica nos territrios mais distantes da rea central e mais vulnerveis. Mesmo com o grau relativo de padronizao da oferta obtido, a poltica no beneficiou a todos igualmente. Especialmente nas sries finais do ensino fundamental, evidenciam-se os seus limites: a) aumento do nmero de escolas que concentram alunos com mais baixos recursos culturais; b)excluso de alunos com mais baixos recursos culturais por meio das baixas taxas de aprovao; c) nveis de aprendizagem mais baixos nas escolas situadas em territrios de maior vulnerabilidade social e/ou que concentram alunos com menores recursos culturais; d) reduo do percentual de alunos com desempenho acadmico mais alto. Em segundo lugar, a combinao de oferta desigual e forte concorrncia no quase mercado de servios educacionais acirra a disputa entre famlias e entre
Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013 545

Mauricio rnica

escolas, engendrando um mecanismo de reproduo das desigualdades entre as redes. A grande desigualdade nas oportunidades educacionais ofertadas pelas redes estadual e municipal se reproduz articulada ao sistema de matrculas, que induz os pais a disputarem entre si as vagas nas escolas de prestgio e que d s unidades escolares grande margem de ao para selecionar alunos que melhor se adquem s suas expectativas. Por essa razo, a concorrncia entre as redes engendra mecanismos de interdependncia e de reproduo mtua. Como vimos, a rede estadual, de modo geral, ocupa um lugar mais fragilizado no quase mercado educacional e tende a servir de locus de decantao de problemas que as escolas da rede municipal podem evitar. Na rede municipal, esses mecanismos de exteriorizao de problemas ampliam suas condies de boa gesto e de promoo da eficcia escolar. Na rede estadual, onde se decantam, eles reforam suas deficincias crnicas e atuam como um freio que dificulta a eficcia das polticas educacionais nessa rede. Podemos concluir ainda que, em Teresina, o efeito das desigualdades socioespaciais sobre as oportunidades educacionais tambm se faz sentir, mesmo no tendo a mesma centralidade que se verifica nas metrpoles. Isso nos leva a postular que a afirmao do direito educao para todos no Brasil, hoje, no poder ser plenamente atingida sem que se leve em conta, nas polticas, novos desafios que passaram a integrar nossa questo educacional urbana, e que podem ser estudados pela articulao de trs eixos: as desigualdades na oferta educacional, o quase mercado de educao e os efeitos educacionais das desigualdades socioespaciais. Por fim, como a concorrncia entre as duas redes pblicas analisadas contribui para a reproduo do quadro aqui descrito, para que as escolas pblicas situadas em Teresina possam garantir o direito educao com qualidade e equidade, seria preciso polticas colaborativas entre estado e municpio baseadas na corresponsabilizao de ambos pela oferta educacional ao longo da cidade.

FONTES
EX-SeCReTRIO MUNICIPAL DA eDUCAO 1. Entrevistadores: Mauricio rnica e Anna Helena Altenfelder. Teresina, PI, 25 ago. 2010. EX-SeCReTRIO MUNICIPAL DA eDUCAO 2. Entrevistadores: Mauricio rnica e Anna Helena Altenfelder. Teresina, PI, 26 ago. 2010.

Fundao Seade Sistema Estadual de Anlise de Dados. Informaes dos Municpios Paulistas. 2007. Disponvel em: <http://www.seade.gov.br>. Acesso em: 5 mar. 2012.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Censo Populacional 2000. Braslia: IBGE, 2000. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/censo/>. Acesso em: 25 mar. 2012. . Contagem da Populao 2007. Braslia: IBGE, 2007a. Disponvel em: <http:// www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/contagem2007/>. Acesso em: 25 maio 2012.
Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

546

Desigualdades educacionais no espao urbano

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira INEP.ndice de Desenvolvimento do Ensino Bsico (IDEB) 2005. Braslia: INEP/MEC, 2005. Disponvel em: <http://portalideb.inep.gov.br>. Acesso em: 25 maio 2012. . ndice de Desenvolvimento do Ensino Bsico (IDEB) 2007. Braslia: INEP/MEC, 2007a. Disponvel em: <http://portalideb.inep.gov.br>. Acesso em: 25 maio 2012.

. Prova Brasil. Braslia: INEP/MEC, 2007b. Disponvel em: <http://portalideb. inep.gov.br>. Acesso em: 25 maio 2012. . Censo Escolar 2007. Braslia: INEP/MEC, 2007c. Disponvel em: <http:// portalideb.inep.gov.br>. Acesso em: 25 maio 2012.

. ndice de Desenvolvimento do Ensino Bsico (IDEB) 2009. Braslia: INEP/MEC, 2009. Disponvel em: <http://portalideb.inep.gov.br>. Acesso em: 25 maio 2012. Ministrio do Desenvolvimento Social MDS; Instituto Brasileiro de Geo grafia e Estatstica IBGE. Indicadores territoriais da populao com baixo rendimento por setores censitrios. Braslia: IBGE, 2008.

SeCReTRIA eSTADUAL De eDUCAO e ASSeSSOReS. Entrevistadores: Mauricio rnica e Anna Helena Altenfelder, 27 ago. 2010.

Secretaria Estadual de Educao do Piau SEDUC/PI. Relao de escolas estaduais no municpio de Teresina em 2010 [Arquivo Excel]. Teresina: SEDUC, 2010. Secretaria Municipal de Educao de Teresina SEMEC/Teresina. Relao de escolas municipais em Teresina em 2010 [Arquivo Excel]. Teresina: SEMEC, 2010.

REFERNCIAS
Alves, Ftima; Franco Jnior, Francisco Creso Junqueira; Ribeiro, Luiz Csar de Queiroz. Segregao residencial e desigualdade escolar no Rio de Janeiro. In: Ribeiro, Luiz Csar de Queiroz; Kaztman, Rubn (Org.). A cidade contra a escola? Segregao urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da Amrica Latina. Rio de Janeiro: Letra Capital; Faperj; Montevidu, Uruguai: IPPES, 2008. p.91-118. Alves, Maria Teresa Gonzaga. Dimenses do efeito dos estabelecimentos de ensino: explorando interaes entre famlia e escola. Estudos em Avaliao Educacional, So Paulo, Fundao Carlos Chagas, n.46, p.271-296, 2010. Ben-Ayed, Choukri; Broccolichi, Sylvain.Quelques remarques concernant les usages de la notion march dans le champ scolaire. Questions ducatives lcole et ses marges, Universit de Saint-tienne, Revue du Centre de Recherche en ducation Universit Jean Monnet, n.20, p.17-55, dc. 2001. Bourdieu, Pierre; Champagne, Patrick. Os excludos do interior. In: Bourdieu, Pierre (Coord.). A misria do mundo. Petrpolis: Vozes, 1997. p.481-586. Camargo, cndido ProcpioFerreira et al. So Paulo 1975: crescimento e pobreza. So Paulo: Ed. Loyola, 1975.
Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013 547

Mauricio rnica

Dubet, Franois. Mutations de linstitution et/ou nolibralisme. In: dcole. Paris: Editions EHESS, 2008. p.113-136.

. Faits

rnica, Mauricio; Batista, Antnio Augusto Gomes. A escola, a metrpole e a vizinhana vulnervel. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, v.42, n.146, p.640-666, ago. 2012. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n146/16.pdf>. Acesso em: maio 2013. Felouzis, Georges; Perroton, Jolle. Les marchs scolaires: une analyse en termes dconomie de la qualit. Revue Franaise de Sociologie, Paris, FR: CNRS, v.48, n.4, p.693-722, oct./dc. 2007. Felouzis, georges; Van Zanten, agns. Appel communication.In: Penser les Marches Scolaires, mar. 2009, Genebra. Programme... Genebra: Rappe; Universit de Genve, 2009. Disponvel em: <http://www.unige.ch/fapse/ggape/seminaire/ Appelacom.html>. Acesso em: 10 jun.2012. Freitas, Luiz Carlos de. A internalizao da excluso. Educao & Sociedade, Campinas: CEDES, v.23, n. 80, p. 299-325, set. 2002. Instituto Brasileiro de Geografia Estatstica IBGE. Regies de Influncia das Cidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2007b. Kaztman, Rubn. Notas sobre la medicin de la vulnerabilidad social [Taller regional La medicin de la pobreza, mtodos e aplicaciones]. Mxico: BID-BIRF-Cepal, 2000. Disponvel em: <www.eclac.cl/deype/noticias/proyectos>. Acesso em: 10 maio 2012. . Seducidos y abandonados: el aislamiento social de los pobres urbanos. Revista de la Cepal, Santiago de Chile, n.75, p.171-189, dic. 2001. Koslinski, Mariane Campelo; Costa, Mrcio da. Competing for public schools in Rio de Janeiro reflexions on a hidden quasi-market. In: Penser les Marches Scolaires, mar. 2009, Genebra. Programme... Genebra: Rappe; Universit de Genve, 2009. Disponvel em: <http://www.unige.ch/fapse/ggape/seminaire/programme/progjeudi12. html>. Acesso em: 10 jun.2012. Kowarick, Lcio. A espoliao urbana. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993. . Escritos urbanos. So Paulo: Editora 34, 2000. . Viver em risco: sobre a vulnerabilidade socioeconmica e civil. So Paulo: Editora 34, 2009. Oliveira, Francisco. Crtica razo dualista o ornitorrinco. So Paulo: Boitempo, 2003. Oliveira, Romualdo Portela de. Da universalizao do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma anlise histrica. Educao & Sociedade, Campinas: CEDES, v.28, n.100-especial, p.661-690, out. 2007. Padilha, Frederica; rnica, Mauricio; Batista, Antnio Augusto Gomes; Pudenzi, Luciana. As regularidades e excees no desempenho no Ideb dos municpios. Estudos
548 Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

Desigualdades educacionais no espao urbano

em Avaliao Educacional, So Paulo: Fundao Carlos Chagas, v.23, n.51, p.58-81, jan./abr. 2012. Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento PNUD. Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. Brasil: PNUD, 2003. Disponvel em: <http://www. pnud.org.br/atlas/>. Acesso em: 10 maio 2012. Ribeiro, Luiz Csar de Queiroz. Desigualdades de oportunidades e segregao residencial: a metropolizao da questo social no Brasil. Caderno CRH, Salvador: UFBA, v.23, n.59, p.221-233, maio/ago. 2010. Ribeiro, Luiz Csar de Queiroz; Kaztman, Rubn (Org.). A cidade contra a escola? Segregao urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da Amrica Latina. Rio de Janeiro: Letra Capital; Faperj; Montevidu, Uruguai: IPPES, 2008. Ribeiro, Luiz Csar de Queiroz; Koslinski, Mariane Campelo. A cidade contra a escola? O caso do municpio do Rio de Janeiro. Revista Contempornea de Educao, Rio de Janeiro: UFRJ, v.4, n.8, p.351-378, ago./dez. 2009a. . Efeito metrpole e acesso s oportunidades educacionais. EURE (Santiago), Santiago: Pontifcia Universidade Catlica de Chile, v.35, n.106, p.101-129, dic. 2009b. Ribeiro, Srgio Costa. A pedagogia da repetncia. Estudos Avanados, So Paulo: IEA/ USP, v.12, n.5, p.7-21, 1991. Soares, Jos Francisco; Csar, Cibele Comini. Desigualdades acadmicas induzidas pelo contexto escolar. Revista Brasileira de Estudos de Populao, Rio de Janeiro: Associao Brasileira de Estudos Populacionais, v.18, n.1-2, p.97-110, jan./dez. 2001. Soares, Jos Francisco; Rigotti, Jos Irineu Rangel; Andrade, Luciana Teixeira. As desigualdades socioespaciais e o efeito das escolas pblicas de Belo Horizonte. In: Ribeiro, Luiz Csar de Queiroz; Kaztman, Rubn (Org.). A cidade contra a escola? Segregao urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da Amrica Latina. Rio de Janeiro: Letra Capital; Faperj; Montevidu, Uruguai: IPPES, 2008. p.119-144. Torres, Haroldo da Gama; Bichir, Renata Mirandola; Gomes, Sandra; Carpim, Thas Regina Pavez.Educao na periferia de So Paulo: ou como pensar as desigualdades educacionais. In: Ribeiro, Luiz Csar de Queiroz; Kaztman, Rubn (Org.). A cidade contra a escola? Segregao urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da Amrica Latina. Rio de Janeiro: Letra Capital; Faperj; Montevidu, Uruguai: IPPES, 2008. p.59-90. Torres, Haroldo da Gama; Ferreira, Maria Paula; Gomes, Sandra. Educao e segregao social: explorando as relaes de vizinhana. In: Marques, Eduardo; Torres, Haroldo da Gama (Org.). So Paulo: segregao, pobreza e desigualdade. So Paulo: Ed. Senac, 2005. p.123-141.
Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013 549

Mauricio rnica

Van Zanten, Agns. Efeitos da concorrncia sobre a atividade dos estabelecimentos escolares. Cadernos de Pesquisa, So Paulo: Fundao Carlos Chagas, v.35, n.126, p.565-593, set./dez. 2005. . Comptition et fonctionnement des tablissements scolaires: les enseignements dune enqute europenne. Revue Franaise de Pdagogie, Lyon: ENS de Lyon, n.156, p.9-17, juil./sept. 2006.

. Le choix des autres: jugements, stratgies et sgrgations scolaires. Actes de la recherche en sciences sociales, Paris: CNRS, v.180, p.24-36, dc. 2009.

Yair, Gad. School organization and market ecology: a realist sociological look at the infrastructure of school choice. Britsh Journal of Sociology of Education, Taylor & Francis Group, v.17, n.4, p.453-471, 1996.

SOBRE O AUTOR
Mauricio rnica doutor em lingustica aplicada e estudos da linguagem pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). E-mail: ernica@unicamp.br Recebido em agosto de 2012 Aprovado em outubro de 2012

550

Revista Brasileira de Educao

v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

RESUMOS/ABSTrACTS/rESUMENS

MAUrICIO rNICA Desigualdades educacionais no espao urbano: o caso de Teresina


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em Teresina/ PI, cujo objetivo foi apreender os mecanismos produtores de desigualdades educacionais no municpio. Foram identificados quatro mecanismos: a) a separao entre as redes privada e pblica; b) as diferenas na oferta educacional das redes pblicas estadual e municipal; c) as diferenas nos dois segmentos do ensino fundamental; d) o efeito das desigualdades socioespaciais sobre as oportunidades educacionais. Conclui-se que a diferenciao das redes de ensino, articulada a um sistema de matrculas que induz os pais a disputar entre si vagas em escolas de maior prestgio, cria um quase mercado educacional por meio do qual so produzidas desigualdades escolares. Conclui-se ainda que a concorrncia entre as redes engendra mecanismos de interdependncia e mtua reproduo. Palavras-chave: quase mercado educacional; desigualdades educacionais; efeito de territrio; polticas educacionais; Teresina.

Educational inequality in the urban space: the case of Teresina


This paper presents the results of a study carried out in Teresina city, in Piau state, aimed at understanding the mechanisms that produce educational inequalities in the municipality. Four mechanisms were identified: a) separation between the public and private school systems; b) differences in the educational supply in the state and municipal public school systems; c) differences in the two primary education segments; d) the effect of socio-spatial inequalities on educational opportunities. The conclusion reached was that, because of the differences between school systems, connected to an enrollment system that leads parents to compete with each other for spots at the most prestigious schools, an education quasi-market is created through which academic inequalities are produced. The conclusion was also reached that competition between the systems engenders mechanisms of interdependence and mutual reproduction. Keywords: education quasi-market; educational inequalities; territorial effect; educational policies; Teresina.

Desigualdades educacionales en el espacio urbano: el caso de Teresina


Este artculo presenta los resultados de una investigacin realizada en Teresina/ PI. El objetivo de dicha investigacin era aprehender los mecanismos productores de desigualdades educacionales en esa municipalidad. Se identificaron cuatro mecanismos: a) la separacin entre las redes privada y pblica de enseanza; b) las diferencias en la oferta educacional de las redes pblicas estatal y municipal; c) las diferencias en los dos
Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013 787

Resumos/abstracts/resumens

segmentos de la Enseanza Fundamental; d) el efecto de las desigualdades socioespaciales sobre las oportunidades educacionales. Se concluye que la diferenciacin de las redes de enseanza, articulada con un sistema de matrculas que induce a los padres a disputar plazas en escuelas de ms prestigio, crea un casi-mercado educacional mediante el cual se producen desigualdades escolares. Se concluye tambin que la competencia entre las redes crea mecanismos de interdependencia y de mutua reproduccin. Palabras clave: casi-mercado educacional; desigualdades educacionales; efecto de territorio; polticas educacionales; Teresina.

788

Revista Brasileira de Educao

v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

You might also like