You are on page 1of 21

Elina Guimares

Anlise

Social,

vol. XXII (92-93), 1986-3.-4 , 557-577

A mulher portuguesa na legislao civil

PREMBULO

Este trabalho, necessariamente esquemtico, ser dividido em seis captulos: I. As ordenaes, II. O Cdigo Civil de 1867, III. A legislao republicana, IV. O Estado Novo, V. O Cdigo Civil de 1966, VI. O post-25 de Abril. No por acaso, mas por razes sociais e econmicas, que eles correspondem a perodos histricos bem definidos. As ordenaes correspondem monarquia absoluta, o Cdigo Civil de 1867 monarquia liberal, a legislao republicana Primeira Repblica, o IV. e o V., separados por comodidade de expresso, ao Estado Novo e o VI. ao que podemos chamar a Segunda Repblica. As datas no acertam rigorosamente, porque necessrio certo tempo para que as mudanas sociais tomem aspectos legislativos. ' Podemos facilmente verificar que houve menor mudana na estrutura da famlia desde os primrdios do Pas, porque as primeiras ordenaes compilavam legislao anterior at 1867, do que no sculo e meio incompleto que separa essa data dos nossos dias. Daqui talvez resulte certo imobilismo mental na famlia e o lugar da mulher dentro dela, imobilismo que tem levado incompreenso da legislao actual, e que ainda se no tenha verificado a aplicao geral dos seus princpios. No em dcadas que se pode reconstruir o efeito de sculos.

I. AS ORDENAES
As Ordenaes so a compilao das leis vigentes sobre assuntos cveis e penais. As primeiras datam do sculo xv, no reinado de D. Afonso V, e so por isso conhecidas por Ordenaes Afonsinas. As segundas datam do reinado de D. Manuel I, no sculo xvi, com o nome de Ordenaes Manuelinas. As terceiras, que foram mandadas promulgar por D. Filipe II de Portugal no incio do sculo xvii (1602), so as Ordenaes Filipinas. Estas foram confirmadas em 1643 por D. Joo IV, sem lhes alterar o nome, e vigoraram em Portugal at ao Cdigo Civil de 1867 e no Brasil, pelo menos, at sua independncia. Como a matria de que nos ocupamos no teve alteraes importantes nas diferentes Ordenaes, reportar-nos-emos s Filipinas. Estas foram complementadas por outra legislao, conhecida por Leis Extravagantes.

557

A MULHER As Ordenaes so pragmticas e no tm, como as leis modernas, manifestao de princpios. No h, portanto, declaraes relativas mulher. Mas da leitura do seu texto, especialmente dos livros iv e v, verifica-se que, ao contrrio do que muita gente pensa, as restries impostas mulher em razo do seu sexo eram raras, como veremos. Fora delas, a mulher de mais de 25 anos, solteira ou viva, isto , no estando sob o domnio de um pater famlias, era absolutamente livre de praticar qualquer acto sem necessitar da interveno de qualquer parente masculino. Podia vender, comprar, arrendar, etc, nas mesmas condies que os homens. As restries impostas ao sexo feminino eram especficas. As mulheres no podiam ser testemunhas em actos solenes, como os testamentos, nem ser procuradoras em juzo. As mulheres no podiam prestar fiana. A fiana uma obrigao pela qual o fiador se obriga a pagar no caso de incumprimento por parte do devedor. um acto muito grave, que se entendeu dever ser proibido s mulheres pela fraqueza do seu entender (sic). curioso que um jurisconsulto do sculo xvi, o Dr. Rui Gonalves, feminista convicto, entendia que esta incapacidade era delicada homenagem prestada sensibilidade feminina... Os pontos de vista variam muito. As mulheres no podiam tambm ser tutoras seno de seus descendentes, porque, como veremos, a mulher no podia participar do poder paternal. Fora disto, a mulher era livre de suas aces, facto importante e pouco conhecido, que por isso sublinho. Outra disposio curiosa a que probe aos homens fabricar e vender alfeloas e obreiras (rebuados), porque tal mister era reservado s mulheres. Eis aqui a primeira regra protectora do trabalho feminino. A ESPOSA Para se compreender a situao da mulher na famlia temos de remontar noo do pater famlias do direito romano, o qual tinha autoridade absoluta, de vida ou de morte e perptua, sobre todos os seus descendentes. Com o tempo, porque o direito romano evoluiu, esse poder deixou de ser to radical e, em vez de se extinguir apenas com a morte do pater famlias, passou a terminar com a maioridade dos filhos e das filhas. A mulher, quando casava, presumia-se que morria para a sua prpria famlia e nascia para a do marido, onde ficava legalmente como filha. Em consequncia, os nicos parentes reconhecidos eram os da linha paterna. Com o tempo, e porque as mes gozavam de grande prestgio na vida romana, sendo-lhes dado o ttulo, meramente honorfico, de mater famlias, comeou a considerar-se tambm o parentesco materno. Mas este ficou sempre em situao subalterna na lei. Esta atitude passou para a lei portuguesa, no apenas nas Ordenaes, mas tambm nas leis subsequentes. Verdadeiramente, tal regra s desapareceria em 1978. A esposa estava portanto completamente submissa ao marido, a quem devia o que se chamava reverncia marital. Assim, o marido podia

558

castig-la corporalmente, como o podia fazer ao filho e ao escravo, pela mesma disposio legal (livro v, ttulo 36). Mas os bens da esposa mereciam mais ateno do que a sua pessoa. O marido tinha a administrao de todos os bens da mulher, mas no podia dispor de bens de raiz, a que ns hoje chamamos imveis, sem autorizao da mulher. A maioria dos casamentos eram feitos por cartas de ametade, a que hoje chamamos comunho de bens. Mas havia possibilidade de estabelecer um dote, que era um conjunto de bens de que nenhum dos cnjuges podia dispor. H muitas disposies visando proteger os direitos patrimoniais da esposa. Pelo menos a partir do sculo xvii, a mulher podia, por contrato antenupcial, reservar para si a administrao de seus bens. O adultrio da mulher dava ao marido o direito de a matar ou encerrar em crcere privado. Em regra, internava-se num recolhimento. Porm, o adultrio do marido era tambm punido criminalmente, embora praticamente isso no devesse ser aplicado com frequncia. Mas o marido no podia fazer doao sua barreg. Se esta fugisse com coisa furtada ao homem com quem vivia, qualquer que fosse o estado ou condio deste, no poderia ser processada por isso. Porm, se ele fosse casado, a mulher podia reclamar esses bens, assim como qualquer outro oferecido pelo marido (livro v, ttulo 29). A separao de pessoas e bens (o divrcio no era admitido) pertencia ao foro dos tribunais eclesisticos, mas, por se tratar tambm de assuntos patrimoniais, foi gradualmente passando para os tribunais civis. Assim, o marido podia pedir a separao de pessoas (os bens ficavam em poder dele) no caso de adultrio. O grande jurista da poca, Coelho da Rocha, dizia que, na maior parte dos casos, para evitar o escndalo pblico, os maridos preferiam enviar a mulher para um recolhimento, o que significa que ela nem se podia defender como num pleito! A esposa s podia pedir a separao de pessoas e bens no caso de sevcias graves. Outro jurista da poca d testemunho significativo do que seriam tais aces dizendo: O marido trata-a pior do que uma escrava, dando-lhe pancadas frequentes e arrastando-a pelos cabelos! Por estranha disposio, a esposa, que na vida conjugal nenhum direito tinha sobre os bens, era normalmente, depois de viva, nomeada cabea de casal, isto , responsvel pelos bens comuns at partilha (livro iv, ttulo 95). H em todas as Ordenaes muitas regras defendendo as vivas honestas, que eram equiparadas s donzelas. Mas a viva que, devido fraqueza do seu entender, dissipasse a herana recebida podia ser facilmente interditada. Mas, se fosse fidalga, isto devia ser feito sem escndalo! (livro iv, ttulo 107). Uma determinao das Leis Extravagantes, de 1711, probe as vivas de se enclausurarem em casa mais de uma semana por morte do marido. As vivas dos desembargadores gozavam dos privilgios que eles tinham em vida. A ME Pelas Ordenaes, o poder paternal pertencia exclusivamente ao pai.

A me apenas lhe estava praticamente associada, tendo direito obedincia


e ao respeito de filho e tendo, quanto a ele, o dever de alimentos. 559

Por morte do pai, o filho era considerado rfo e entregue ao tutor que o pai houvesse determinado em testamento. Fora deste caso, era habitualmente entregue me ou av paterna ou materna, pelo juiz dos rfos, mas como tutora e mediante complicadas formalidades relativas aos bens dos menores. Em caso de segundo casamento, essa tutela era retirada. Mais tarde, j no incio do sculo xix, o juiz dos rfos foi substitudo pelo conselho de famlia, composto por trs parentes vares paternos e dois maternos. Este conselho podia conservar a tutela me bnuba. A me apartada do matrimnio, viva ou me ilegtima, tinha a obrigao de criar o filho de leite somente at idade de 3 anos. Alm desse prazo, as despesas do filho correriam pelos bens do pai ou do prprio filho (livro iv, ttulo 99). A mesma regra se aplicava se a me for de qualidade que com razo no deva criar seus filhos aos peitos. S na falta de bens do pai e do prprio menor que a me era obrigada a pagar as despesas com o filho, corolrio lgico da sua falta de direitos. A PROTECO PENAL As Ordenaes puniam com severidade os crimes de seduo ou violao, a que chamavam pudicamente dormir com. A vtima, considerada sempre vtima, e no potencial cmplice, como sucede no direito actual, no tinha de ser menor nem virgem. Eram igualmente punidos os atentados contra mulheres casadas ou vivas honestas. Eram especialmente punidos os casos em que o culpado tivesse qualquer ascendente sobre a vtima por parentesco ou por motivo de trabalho ou de familiaridade, como vizinhos e criados, e sobretudo quando ela estivesse sob a sua dependncia moral, como tutor, advogado, procurador, escrivo, juiz, etc, disposies demasiado numerosas para serem citadas. Entendendo que tais propsitos se devem tolher de incio, castigava-se duramente o carcereiro que beijasse uma presa. Quem se metesse com mulher na rua, mesmo sem lhe fazer propostas desonestas, era punido com pesada multa. Uma disposio muito interessante e que merece realce a que manda punir com penas severssimas, que podem ir at pena de morte, aquele que dormir fora com qualquer mulher, posto que ganhe dinheiro com o seu corpo (livro v, ttulo 18).

II. O CDIGO CIVIL DE 1867


A MULHER Este Cdigo foi da autoria do notvel jurista visconde de Seabra, auxiliado por uma comisso revisora da qual fazia parte Alexandre Herculano. Logo no incio trazia (artigo 7.) esta declarao da maior importncia: A lei civil igual para todos, no faz distino de pessoa nem de sexo, salvos os casos expressamente enumerados. 560 Assim, a mulher s no tinha os direitos de que a prpria lei a privasse.

Estes casos de negao de direito por motivo do sexo continuavam a ser os mesmos enumerados nas Ordenaes. A mulher no podia prestar fiana, ser testemunha instrumentria, nem procuradora em juzo. E, o que era mais importante, no podia ser tutora nem vogal do conselho de famlia, instituio criada no incio do sculo xix, que era composta por trs parentes da linha paterna do menor e dois da linha materna e que se destinava a auxiliar o tutor. Eram todos vares. Fora destas restries, a mulher solteira, viva ou separada judicialmente de pessoas e bens tinha legalmente a mesma capacidade que um homem. A ESPOSA Muito outra era a situao da mulher casada, a que, para evitar confuses, chamo a esposa. O Cdigo dizia que ambos os cnjuges deviam guardar mutuamente fidelidade conjugal, viver juntos e socorrerem-se e ajudarem-se mutuamente (artigo 1184.). Mas acrescentava (artigo 1885.): Ao marido compete especialmente a obrigao de defender a pessoa e os bens da mulher e a esta obrigao de prestar OBEDINCIA AO
MARIDO.

Daqui resultava que a mulher tinha o domiclio do marido e era obrigada a segui-lo para toda a parte, menos para o estrangeiro. O marido tinha o direito de a fazer regressar pela fora. Dizia-se expressamente que a mulher autora no podia publicar seus escritos sem autorizao do marido. Mas era quase uma redundncia dizer isto, porque a mulher no dispunha de seus bens nem podia praticar qualquer acto sem autorizao do marido (artigos 1115., 1117., 1193. e 1194.), sob pena de nulidade. O marido era administrador de todos os bens do casal, incluindo os prprios da mulher e mesmo os que ela ganhasse por seu trabalho. Para este trabalho necessitava, todas as vezes, do consentimento do marido, salvo as comerciantes, que apenas precisavam de uma autorizao geral. Estas regras aplicavam-se a quem casasse com qualquer regime de bens, mesmo o de separao. A nica forma de a mulher dispor de qualquer coisa era fazer contrato antenupcial, reservando para si, a ttulo de alfinetes, o tero de seus rendimentos. Quase ningum o fazia. Os contratos antenupciais nunca foram correntes, sendo a maioria dos casamentos feitos pelo regime legal de comunho de bens. Esta dependncia financeira da mulher em relao ao marido iria durar um sculo, pois s terminou com o Cdigo de 1966, apesar de neste intervalo ter havido alterao profunda na sociedade, principalmente no que respeita situao da mulher, mas tambm quanto natureza dos bens, tendo surgido e valorizado os papis de crdito, que passaram a ter parte importante nos patrimnios.

557

A nica garantia que a lei concedia esposa, e isto, como vimos, j vinha dos tempos das Ordenaes, era o marido no poder dispor de bens imveis

sem autorizao da esposa.


Mas o domnio do marido sobre os bens mveis: mobilirio, jias, utenslios de trabalho, papis de crdito, era total. Apenas se os alienasse gratuitamente, quer dizer, se os desse a algum, o valor deles poderia ser deduzido da meao dele, se esta restasse... O marido podia legalmente vender mquinas de coser, escrever ou utenslios de cabeleireira. Isto sucedia. A esposa, essa no tinha direito algum. Rigorosamente, no deveria entrar num autocarro, porque contrato de transporte, sem licena do marido! De facto, esta lei absurda no se aplicava na vida prtica. Mas era uma ameaa que por vezes se concretizava sobre a mulher. A mulher portuguesa que casasse com estrangeiro deixava de ser portuguesa, adquirindo a nacionalidade do marido, salvo se a lei dele no a aceitasse, caso em que continuaria portuguesa. A esposa cujos bens fossem malbaratados pelo marido podia pedir a simples separao de bens ou faz-lo interditar por prodigalidade. Mas tais medidas apenas podiam ser tomadas tardiamente e com certa dificuldade. O divrcio no existia. S havia a separao judicial de pessoas e bens. A separao de pessoas e bens era decretada pelo tribunal, ouvido o conselho de famlia, que, no caso, era composto por trs parentes de cada cnjuge. S podia ser pedida pelo cnjuge inocente pelos motivos de um dos cnjuges ter sido condenado pena perptua ou por sevcias e injrias graves. E tambm por adultrio, Mas, enquanto para o marido bastava alegar o simples adultrio da esposa, para a esposa era necessrio (artigo 1204.) que o adultrio do marido fosse cometido com escndalo pblico ou completo desamparo da mulher ou concumbina teda e manteda no domiclio conjugal. Estes factos raramente se verificavam na hipcrita sociedade da poca, o que condenava muitas mulheres a situaes conjugais extremamente dolorosas e sem remdio. As romancistas Ana de Castro Osrio e Virgnia de Castro e Almeida focaram nas suas obras casos destes. Uma vez obtida a separao de pessoas e bens, a esposa retomava a sua plena capacidade, tal como no caso de viuvez. A viva com filhos que voltasse a casar com mais de 50 anos no poderia dispor de determinada parte dos seus bens. claro que tal regra se no aplicava ao vivo, fosse qual fosse a sua idade. Pelo Cdigo Penal (artigo 372.), o marido que matasse a esposa adltera e seu cmplice era apenas condenado a 6 meses de desterro da comarca. A esposa s beneficiava de igual indulgncia se a concumbina fosse teda e manteda no lar conjugal ( 2 ) . Por esse mesmo Cdigo, o marido tinha o direito de abrir as cartas da mulher (artigo 461.).

562

A ME glria e progresso do Cdigo Civil de 1867 ter associado a me ao poder paternal, o que at ento no sucedia. A igualdade no era estabelecida, mas o avano foi, mesmo assim, muito grande. Dizia o artigo 138.: As mes participam do poder paternal e devem ser ouvidas em tudo que respeita ao interesse dos filhos. Mas ao pai que especialmente compete durante o matrimnio, como CHEFE DE FAMLIA, dirigir, representar e defender os filhos. Isto tinha como consequncia que, na ausncia e impedimento do pai, fazia a me as suas vezes (artigo 139.). Mas a interveno efectiva materna s era exigida para autorizao do casamento do filho menor. Em caso de discrdia prevalecia a opinio paterna. De facto, durante o casamento, o poder da me mantinha-se inoperante. Houve pais que obtiveram das esposas facilidades para a disposio de bens imveis, ou mesmo, mais tarde, facilidades para divrcio, mediante a ameaa perfeitamente realizvel de internar os filhos num colgio estrangeiro e impedir a me de os visitar, visto que a mulher casada s podia sair do Pas mediante autorizao do marido. E, o que era ainda mais injusto, o pai podia pr cobro aos direitos da me sobre os filhos emancipando-os, para o que no carecia da autorizao da me... No caso de viuvez, a me ou o pai mantinham a plenitude do poder paternal (artigo 155.). Todavia, o pai tinha a faculdade de, por testamento, nomear conselheiros me acerca dos filhos (artigo 159.), direito que no cabia me em relao ao pai. A viva que voltasse a casar no perdia os seus direitos pessoais sobre os filhos, mas perdia a administrao e o usufruto dos bens se o conselho de famlia no lhos confirmasse. No caso de separao judicial dos cnjuges de pessoas e bens, o destino dos filhos era fixado por acordo entre os pais, ou, na falta deste, pelo conselho de famlia assistido pelo tribunal.

III. A LEGISLAO REPUBLICANA


O Partido Republicano Portugus, onde havia uma importante seco feminina, A Liga das Mulheres Republicanas, tinha no seu programa a melhoria da situao feminina portuguesa. Uma vez implantada a Repblica, esses propsitos foram levados a efeito, embora de forma muito fragmentria e incompleta. A Repblica foi proclamada a 5 de Outubro de 1910. A MULHER No foram na totalidade alteradas, de incio, as restries que o Cdigo Civil impunha s mulheres, que continuaram a no poder prestar fiana, ser

563

testemunhas instrumentrias, tutoras e vogais do conselho de famlia. Como veremos, desapareceu a restrio de mulher autora necessitar de autorizao do marido para publicar os seus escritos. Todas as restries em razo do sexo s foram abolidas por uma lei de 1917, ratificada em 1918. Em 1930, uma reestruturao e actualizao do Cdigo Civil deu nova redaco aos artigos em que essa restrio figurava, eliminando-a do texto. Na parte referente tutela, isto provocou alteraes importantes. No entanto, o artigo 200., nico, tinha, na nova redaco, a regra de que, concorrendo vares e mulheres no mesmo grau, prefeririam aqueles a estas, excepto sendo notoriamente menos idneos. A prevalncia da famlia paterna sobre a materna mantinha-se. Nesta altura terminou a discriminao civil contra a mulher em razo do sexo. No voltaremos, portanto, a referi-la.

A ESPOSA Pouco depois de proclamada a Repblica, logo a 3 de Novembro de 1910, foi promulgada a Lei do Divrcio, que, pela primeira vez, era estabelecido, embora se mantivesse a separao judicial de pessoas e bens em ateno aos escrpulos dos catlicos. Esta lei, sem todavia o declarar expressamente, estabelecia igualdade entre os cnjuges. O adultrio do marido era regulamentado nos mesmos termos que o adultrio da mulher, sem necessidade das agravantes exigidas pelo Cdigo Civil. Tambm no havia discriminao, aps o divrcio ou a separao judicial, quanto aos direitos dos pais sobre os filhos. O destino destes era fixado por acordo entre os pais. Na falta de acordo, eram de preferncia confiados ao cnjuge inocente pelo tribunal, que podia, se achasse essa soluo inconveniente, confi-los a terceira pessoa. A guarda do filho menor confiada a um cnjuge ou a outra pessoa no alterava o ptrio poder de nenhum dos cnjuges, que conservavam o direito de vigiar e superintender sobre a educao dos filhos (artigo 22.). No podiam renunciar a esse poder nem estipular qualquer clusula que impea um deles de ver, visitar ou receber o outro (artigo 23.). Pouco depois da Lei do Divrcio, datada de 3 de Novembro de 1910, foram promulgadas, no dia 25 de Dezembro do mesmo ano, as chamadas Leis da Famlia. Estas eram compostas por dois decretos: o n. 1, intitulado O Casamento como Contrato Civil, e o n. 2, intitulado Lei de Proteco aos Filhos. Ambos davam famlia aspecto mais equitativo no que respeita mulher. Na poca causou certa celeuma ser o casamento considerado como contrato civil. Mas o mesmo j era admitido pelo Cdigo Civil. O artigo 1. do Decreto n. 1 define o casamento como um contrato celebrado entre duas pessoas de sexo diferente com o fim de constituir legitimamente famlia. A redaco exactamente a mesma que a do Cdigo, salvo a omisso da expresso contrato perptuo (artigo 1056.). A diferena explicada no artigo 2., que diz que o casamento um contrato puramente civil e que se presume perptuo, salvo a possibilidade de recurso ao divrcio. Isto no impedia ningum de o considerar tambm, ou principalmente, como um sacramento, se tal fosse a sua crena.

504

Os deveres impostos aos cnjuges pelo artigo 38. do decreto so exactamente os mesmos estabelecidos pelo Cdigo Civil (artigo 1184.): guardar fidelidade conjugal, viver juntos e socorrer-se e auxiliar-se mutuamente. Mas a grande inovao deste diploma est no seu artigo 39.: A sociedade conjugal baseia-se na liberdade e na IGUALDADE, incumbindo ao marido, especialmente, a obrigao de defender a pessoa e bens da mulher e dos filhos e mulher, principalmente, o governo domstico e uma assistncia moral tendente a fortalecer a unidade da famlia. Deste novo princpio de igualdade eram imediatamente tiradas algumas consequncias legais. Assim, a mulher autora podia publicar livremente os seus escritos (artigo 42.) e a mulher podia estar em juzo nos mesmos termos que o marido (artigo 44.). O marido j no podia obrigar a mulher a regressar ao domiclio conjugal, mas ela podia exigir que o marido a recebesse em casa (artigo 41.). Houve quem julgasse esta disposio como demasiado avanada do ponto de vista feminista, mas a verdade que a esposa tambm no podia obrigar o marido a regressar ao domiclio conjugal nem negar-se a receb-lo nele. No entanto, a mulher continuava a adoptar a residncia do marido e a segui-lo, salvo para as colnias ou para o estrangeiro. No caso de discordncia, podia-se recorrer ao arbtrio judicial (artigo 50.). Esta interveno da justia no mbito matrimonial tambm no era indita, pois o Cdigo Civil j a permitia no caso de o marido recusar a publicao das obras da esposa, prerrogativa a que, como vimos, o decreto em estudo havia posto cobro. O hbito estrangeiro de a esposa usar o apelido do marido, que nunca se verificara atravs da histria de Portugal, como pode facilmente observar-se com os nomes das heronas nacionais, de Deus-La-Deu Martins, esposa de Vasco Gomes Alves, a Maria Amlia Vaz de Carvalho, esposa de Gonalves Crespo, foi legalizado pelo artigo 43. Mas trata-se duma opo, no de obrigao. Fora destas alteraes e da que talvez mais importante, a nova base legal do casamento, continuavam a vigorar todas as restries de capacidade impostas esposa pelo Cdigo Civil. Daqui resultava uma situao contraditria. Por exemplo, a mulher autora podia publicar livremente os seus escritos, mas os seus proventos literrios estavam sob a administrao do marido. Porm, terminara a degradante obrigao de a mulher dever obedincia ao marido e a resultante humilhao pessoal. Por isso, esta declarao de igualdade, por muito simblica e terica que parea, representou moralmente grande avano. A ME Relativamente me, as inovaes no foram to evidentes como as

que respeitavam esposa.


No entanto, verificaram-se. 565

Assim, no caso de pai e me discordarem relativamente ao casamento dos filhos menores deixou de prevalecer a vontade do pai para se recorrer ao arbtrio da justia (artigo 6. do Decreto n. 1). O Decreto n. 2, relativo proteco aos filhos, no alterou o poder paternal, mas facilitou me ilegtima a investigao da paternidade ilegtima. O Cdigo Civil j a admitia por motivo de escrito do pai declarando a paternidade, posse de estado, jsto , tratamento como filho, estupro ou rapto coincidindo com a data do nascimento. Agora foram tambm admitidos como fundamento a seduo praticada com abuso de autoridade ou de confiana ou de promessa de casamento, coincidindo tambm as datas e ainda a vida em comum da me e do pretenso pai em data concordante (artigo 34.). A perfilhao de filho ilegtimo de pai casado era permitida, mas deveria manter-se secreta enquanto durasse o casamento (artigo 23., 1). A me ilegtima pobre tinha o direito de pedir alimentos ao homem de quem houvesse um filho a at o de ser indemnizada pelas despesas feitas com a gravidez e o parto (artigos 47. a 49.). J fora das Leis da Famlia, mas no mesmo esprito, uma lei de 1913 determinou que a me viva passada a segundas npcias mantinha o usufruto dos bens dos filhos. Esta lei e, como j dissemos, todas as que terminaram com a discriminao em razo do sexo foram, em 1930, peia actualizao do Cdigo Civil, incorporadas no texto dele. As Leis da Famlia conservaram-se autnomas. Em Maio de 1911 surgiu a primeira das muitas leis que se iriam suceder sobre menores delinquentes e desamparados ou considerados em perigo moral. Criou-se, para tal efeito, uma organizao especial a que se deu ento o nome de tutorias. Entre outras medidas, foi facilitada a inibio do poder paternal, que se deveria aplicar quando os pais se mostrassem indignos. Esta interdio faz cessar o poder paternal e nada tem de comum com a guarda dum menor no caso de divrcio ou separao judicial, em que esse poder existe, embora condicionado. Podia haver situaes em que o pai fosse inibido do poder paternal e este passasse para a me, mas apenas no caso de no viverem juntos. Mas era determinado que os filhos na primeira infncia no fossem afastados da me. Este diploma muito importante, no apenas porque serviu de base a copiosa legislao futura, mas porque, pela primeira vez, se atende no ao direito dos pais, mas ao interesse dos filhos.

IV. O ESTADO NOVO


O perodo a que poderemos chamar genericamente do ESTADO NOVO vai de 1926 a 1974, isto , quarenta e oito anos, precisamente o triplo da durao da Primeira Repblica, de 1910 a 1926, quer dizer, dezasseis anos. Todavia, a influncia das Leis da Famlia no conseguiu ser destruda. Na matria que estamos tratando, o diploma mais importante foi o novo Cdigo Civil de 1966, que preferimos estudar em especial.

566

Verificou-se nos anos 30, no apenas em Portugal, mas tambm por quase toda a Europa, a adeso aos princpios do totalitarismo, que, ao contrrio do liberalismo anterior, punha a colectividade acima do indivduo e, neste caso especfico, a famlia, como um todo, acima dos direitos dos seus membros. Era o retorno ao sistema patriarcal. Na histria universal, este perodo terminou precisamente com a derrota dos pases totalitrios, em 1945. Mas Portugal conservou-o, teimosamente, contra as correntes internacionais e as modificaes sociais. Dado o carcter fragmentrio da legislao nesta poca, no convm adoptar como critrio expositivo os direitos da esposa e os da me, sendo prefervel a enumerao cronolgica. No entanto, diremos que, ainda no esprito da legislao anterior, um decreto de 1930 passou para as tutorias o julgamento da regularizao do poder paternal nos casos de divrcio e separao judicial. Em 1931, nova redaco alargou-o aos casos de separao de facto, isto , sem interveno do tribunal. Foi muito importante para a me, que passou, em casos de dificuldades urgentes, a poder dirigir-se ao tribunal sem necessidade prvia de aco de separao judicial ou divrcio, porque, por lei, durante o casamento prevalecia, como vimos, o poder e a autoridade do pai. A atitude para com a mulher foi expressa na Constituio Poltica de 1933, que no artigo 5. estabelecia a igualdade perante a lei e a negao de qualquer privilgio de nascimento, nobreza, ttulo noblirquico, SEXO OU
condio social, salvo, QUANTO MULHER, AS DIFERENAS RESULTANTES DA SUA NATUREZA E DO BEM DA FAMLIA.

Disposio ambgua e contraditria. Entretanto havia sido concedido s mulheres direito de voto nas eleies legislativas, desde que tivessem estudos secundrios. Para os homens bastava saber ler e escrever. O curioso critrio de considerar os direitos da mulher como contrrios ao bem da famlia teve como resultado o Cdigo de Processo Civil de 1939 restabelecer o direito de o marido poder exigir o regresso da esposa ao domiclio conjugal, recorrendo fora se para tal fosse necessrio. As mulheres da poca nem queriam crer que a lei era to cruel... Mas, ao contrrio do que muita gente julga, as Leis da Famlia, de 1910, s foram revogadas neste ponto. Os direitos de a mulher autora publicar livremente os seus escritos foram confirmados pela adeso de Portugal a uma conveno internacional sobre propriedade literria, em 1927. O pripcpio foi mesmo ampliado mulher artista quanto exposio das suas obras. Porm, o facto mais importante, relativamente famlia, durante este perodo foi a Concordata entre Portugal e a Santa S, em 1940. Por este diploma, os casais unidos canonicamente depois da sua promulgao no podiam divorciar-se. Mas este direito conservavam-no os casais unidos anteriormente, mesmo com cerimnia religiosa e todos que casassem civilmente. Se as pessoas que casavam canonicamente obedecessem s leis da Igreja sobre a indissolubilidade do casamento, como obedeciam s regras da sua celebrao, haveria apenas dramas privados. Mas no sucedia assim. As separaes de facto sucediam-se e at aumentavam, porque alguns cnjuges, seguros da perpetuidade do seu casamento, no cuidavam de o conservar harmonioso. Uma vez separados, os cnjuges raras vezes se davam ao trabalho de recorrer separao judicial de pessoas e bens, que no lhes permi-

567

tia refazer legalmente a vida. No podendo refazer a vida legalmente, faziam-no irregularmente. Tornaram-se correntes as situaes chamadas de mancebia, concubinato ou de unio livre, e eram tambm adulterinas em relao a uma das partes e, por vezes, em relao s duas. Essas situaes, de comuns e inevitveis, tornaram-se socialmente aceites. Resultou daqui certo descrdito do casamento, que ainda no se desvaneceu, e profunda desorganizao jurdica, especialmente pelo que respeitava situao dos filhos nascidos de tais unies. Se o pai era casado com outra mulher, no podia perfilhar abertamente os filhos nascidos de nova unio, forosamente irregular. No tinha sobre eles poder paternal, eles no usavam o seu nome de famlia, o que era doloroso nos casos estveis. Nos outros, os filhos no lhe podiam pedir alimentos. O Cdigo de Registo Civil de 1932 permitira que a paternidade do filho adulterino fosse tomada pblica se a esposa do pai o consentisse. Isso raras vezes se dava. Se era a me que estava no estado de casada com outro homem, que no com o verdadeiro pai de seus filhos, a situao era ainda pior, porque esses filhos se presumiam filhos do marido, facto que s este podia contestar. Muitas vezes, ele tinha j desaparecido. As infelizes crianas tinham de ser registadas como filhos de pai incgnito ou, pelo menos, como filhos de me incgnita, o que era lamentvel. A desorganizao das famlias portuguesas levou em 1952 promulgao duma lei criando o crime de abandono de famlia, considerando e punindo com priso, em regra no remvel por multa, a falta de assistncia ao cnjuge e aos filhos menores. Era uma lei cheia de boas intenes, mas mal redigida, pouco prtica e cuidando s de situaes regulares, como as de filhos legtimos ou perfilhados, ignorando pudicamente a situao dos mais carenciados, que eram os de nascimento irregular. Entretanto, a Europa e mesmo o mundo caminhavam juridicamente em sentido oposto ao do direito portugus, restabelecendo o respeito pelos direitos individuais. Neste campo, a disposio fundamental a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, aprovada pela ONU em 1948. Aqui a palavra homem tomada na acepo lata de criatura humana e conservada por razes histricas e tradicionais. Mas logo no prembulo se falava na igualdade do homem e da mulher e no artigo 2. dizia-se que no haver nenhuma distino de SEXO. Por isso, no texto, utilizam-se de preferncia os termos pessoa e indivduo. Portugal no podia, por muito que quisesse, ignorar esta doutrina. Por isso, sem adoptar os princpios de igualdade preconizados para a matria pela ONU na Conferncia de Nova Iorque de 1957, alterou em 1959 as regras sobre a nacionalidade da mulher casada. Como j vimos, a mulher portuguesa que casava com estrangeiro perdia, em regra, automaticamente, a qualidade de portuguesa, para adquirir a nacionalidade do marido. Pela nova lei ela podia conservar, se quisesse, a sua nacionalidade. Com o passar dos anos, a Concordata dera lugar a numerosas separaes, situao em que os laos jurdicos entre esposa e marido permaneciam vlidos. Muitas dessas mulheres, em m situao econmica, precisavam de trabalhar e no decurso desse trabalho, ou mesmo por simples desejo lcito de viajar, necessitavam de se deslocar ao estrangeiro. Em virtude das leis vigentes, precisavam para isso de autorizao expressa do marido, sem a qual no podiam receber passaporte.

Como a situao entre casais desavindos era geralmente pssima, era frequente os maridos, por tendncia, digamos, patriarcal, negarem essa autorizao, ou s a concederem mediante certas concesses, o que consistia verdadeira chantagem, como, por exemplo, a doao duma propriedade (autntico). O caso era to dramtico que foi aproveitado por vrios romancistas da poca. To escandalosa se tornou a situao que em 1954 foi permitida a dispensa da autorizao marital, aps requerimento ao Ministrio do Interior. Em 1965, a autorizao deixou de ser necessria para as mulheres judicialmente separadas de pessoas e bens, o que era lgico, pois nessa situao a vida matrimonial est interrompida. Mas j anteriormente a autorizao deixara de ser necessria para cada sada, limitando-se a sua necessidade para a obteno do passaporte, cuja validade fora elevada de dois para cinco anos, E continuava a ser possvel a dispensa dessa autorizao conjugal. Assim os factos se iam impondo a leis obsoletas. O mesmo se passava no domnio do trabalho. Pelo chamado Cdigo do Trabalho, de 1966, mas anterior entrada em vigor do novo Cdigo Civil, estabelecia-se (artigo 115.) que a esposa tinha capacidade para receber ela prpria a remunerao pelo seu trabalho, o que, como vimos, era contrrio s regras estabelecidas pelo Cdigo de 1867, ainda vigente. Esta regra j vigorava na Gr-Bretanha desde 1897 e na Frana desde 1907. Tambm se estabelecia o princpio de que, entre os dois sexos, a trabalho igual cabe remunerao igual, preceito mais simples de enunciar do que de realizar.

V. O CDIGO CIVIL DE 1966


Como j atrs ficou dito, as Leis da Famlia, de 1910, estabeleceram abstractamente a igualdade no casamento, embora concretamente a esposa estivesse subordinada ao marido no que respeita capacidade e administrao de bens. O Cdigo de 1966 iria fazer precisamente o inverso. Restabeleceu, em abstracto, o PODER MARITAL e a qualidade do marido e pai de CHEFE DE FAMLIA, mas alargou, concretamente, a capacidade e os direitos da esposa. Quanto me, manteve-se a sua dependncia em relao ao pai. Esta contradio, na parte respeitante esposa, explica-se pela teimosia de manter um poder patriarcal obsoleto e oposto s correntes jurdicas internacionais e s realidades da moderna vida social. A preparao do Cdigo foi demorada. Ao longo de anos foram saindo no Boletim do Ministrio da Justia anteprojectos que os juristas comentavam. Sobre este assunto de direito de famlia foram publicados trabalhos em 1945 e 1956. No incio de 1966 foi publicado finalmente o anteprojecto definitivo, que, levando em conta as observaes sobre ele publicadas, no foi integralmente reproduzido. Assim, esse projecto admitia que o marido conservasse o direito de obrigar pela fora a mulher a voltar ao domiclio conjugal. Mas, provavelmente devido aos muitos protestos, essa humilhante disposio no figurou no novo Cdigo.

A nova tendncia do direito de famlia, tal como a ONU a entendia, foi apresentada numa Declarao de Bucareste, de Julho de 1961, cujo texto terminava da forma seguinte: indispensvel que o princpio da igualdade de direitos dos homens e das mulheres seja posto em prtica em todos os Estados. Eu prpria traduzi e publiquei essa Declarao numa revista jurdica, em 1962, cotejando as suas disposies com o direito ento vigente e com o que se sabia do futuro Cdigo, com os mais desoladores resultados. A ESPOSA A definio que o Cdigo de 1966 dava do casamento era mais potica do que as anteriores: Casamento o contrato entre duas pessoas de sexo diferente que pretendem constituir legitimamente famlia mediante uma comunho plena de vida (artigo 1577.). Mas a regra principal sobre a questo estava no artigo 1674., intitulado
PODER MARITAL, o que declarava que o marido o CHEFE DA FAMLIA,

competindo-lhe, nesta qualidade, represent-la e decidirem todos os actos de vida conjugal. Isto parecia-se muito, por outras palavras, com a imposio de obedincia feita esposa pelo Cdigo anterior, cem anos antes... Era sempre a esposa a submeter-se s decises do marido. Um defensor deste Cdigo fez notar que a mulher obrigada a acatar as resolues sobre assuntos comuns, e no sobre assuntos pessoais dela... Mas tal interpretao sofisticada e pouco satisfatria. Os deveres mtuos dos cnjuges continuam a ser os mesmos: fidelidade, co-habitao e assistncia (artigo 1671.), mas, desta vez, mais detalhados nos artigos seguintes. Reconhecendo aqui implicitamente a nova situao social da mulher, -lhe imposto, como ao marido, o dever de contribuir para as despesas domsticas (artigo 1673.), dever que repetido no n. 2 do artigo 1677., onde se diz: Ambos os cnjuges devem contribuir, em proporo dos respectivos rendimentos e proventos, para as despesas domsticas correspondentes situao econmica e social da famlia. E acrescenta a seguir esta regra muito importante: Se o marido no entregar o que lhe devido para esse efeito, pode a mulher exigir que lhe seja directamente entregue a parte dos rendimentos ou proventos do marido que o tribunal fixar (artigo 1677.). A mulher continuava a ter a residncia do marido, mas esta obrigao era dispensada se a mulher tivesse justificada repugnncia pela vida em comum ou se tivesse obrigaes pessoais de ordem profissional (artigo 1672.).

570

Uma das alteraes mais importantes introduzidas pelo novo Cdigo foi a mudana do regime legal de bens. At ento, o regime legal, isto , o que automaticamente era aplicado aos cnjuges que no fazem conveno antenupcial, era o de comunho geral, a que outrora se chamava por carta de ametade. Nesse regime, todos os bens eram postos em comum e no termo do casamento divididos em duas partes iguais, que se designavam por meao. A partir do Cdigo de 1966, o regime legal passou a ser o de COMUNHO DE ADQUIRIDOS. Por este, cada cnjuge conservava os seus bens prprios, os que levava para o casamento e os que viesse a receber por direito pessoal, como as heranas. Tudo o que fosse adquirido depois do casamento era considerado comum e partilhado no termo deste. Este sistema muito mais equitativo tanto para a esposa como para o marido. Como atrs dissemos, os maiores inconvenientes do Cdigo de 1867 em relao esposa eram a total falta de capacidade dela e os poderes excessivos de administrao dados ao marido, principalmente no que respeita aos bens mveis. justo dizer que este novo Cdigo de 1966 tentou atenuar estes inconvenientes. Assim, a esposa passou a poder exercer profisses liberais ou ser funcionria pblica sem necessidade de consentimento do marido e a dispor de suas obras literrias e artsticas (art. 1676.). Para qualquer outro trabalho, o marido no era forado a dar o seu consentimento, mas, se o no houvesse feito, podia em qualquer altura fazer cessar o contrato de trabalho. Esta soluo tinha srios inconvenientes prticos (art. 1676., n. 2). Para o comrcio bastava uma autorizao geral. esposa competia o governo domstico (art. 1677.) e, nessa qualidade, podia movimentar contas bancrias (art. 1680.). Podia igualmente, na impossibilidade do marido, tomar medidas administrativas urgentes (art.1679.). A administrao dos bens pelo marido continuava a ser a regra devido sua qualidade de chefe de famlia (art. 1678.), mas tal regra tinha numerosas excepes. A mulher podia agora, por conveno antenupcial, reservar para si a administrao de seus bens prprios (id., alnea b) e administrava-os no regime de separao de bens (id., alnea cf). Note-se que o regime de separao de bens era obrigatrio em certos casos, como quando os cnjuges tivessem filhos legtimos de anterior matrimnio. Podiam tambm ser legados ou doados bens mulher com excluso da administrao pelo marido, o que at ento no fora possvel (id., alnea c). Tinha igualmente a administrao dos proventos do seu trabalho e dos seus direitos de autora (id., alneas h) e g)). Os bens imveis, segundo a regra tradicional, s podiam ser alienados por ambos os cnjuges, quer fossem prprios quer comuns (art. 1682.). Mas os bens mveis j no ficavam sob a completa alada do marido. Agora, quando fossem utilizados pela mulher como instrumentos de trabalho, estavam mesmo sob a sua administrao (art. 1678., alnea f)). E os bens mveis utilizados conjuntamente no lar, o que o caso das moblias, s podiam ser alienados por ambos os cnjuges (art. 1682.). Assim foram indiscutivelmente remediadas muitas injustias anteriores. Mas permanecia sobre estas medidas, alis de forma contraditria, o restabelecimento do poder marital de decidir, que podia anular o seu efeito prtico e anulava o seu valor doutrinal.

Os novos princpios tiveram influncia, como natural, sobre toda a outra legislao. Assim, a nova legislao sobre o contratro individual de trabalho, de Novembro de 1969, portanto posterior ao novo Cdigo Civil, dispunha que 0 contrato de trabalho passado com mulher casada era vlido, podendo no entanto o marido apresentar oposio contra ele, por razes ponderosas, que deveriam ser alegadas no tribunal de trabalho. Este condicionamento veio de certa forma atenuar a regra do art. 1676., que havia sido particularmente contestada pela opinio pblica. Tambm em 1969 uma lei veio pr cobro necessidade de autorizao conjugal para o passaporte da mulher casada. A ME Em relao me, o Cdigo seguia o arcaico critrio patriarcal de considerar o marido e pai como CHEFE DE FAMLIA. O art. 1879. declarava: Compete a AMBOS OS PAIS a guarda e regncia dos filhos no emancipados, com o fim de os defender, educar e alimentar. No entanto, os poderes dos pais so claramente diferenciados. Assim, para o pai dizia o art. 1881.: Compete especialmente ao pai como chefe de famlia: a) Providenciar acerca dos alimentos devidos ao filho e orientar a sua educao e instruo; b) Prestar-lhe a assistncia moral conforme a sua condio, sexo e idade; c) Emancip-lo; d) Defend-lo e represent-lo ainda que nascituro-, e) Autoriz-lo a praticar os actos que por determinao da lei dependam do consentimento dos pais; f) Autoriz-lo a exercer arte ou ofcio e a viver sobre si; g) Administrar seus bens. Este texto atribui praticamente todo o poder paternal ao pai. particularmente revoltante o poder dado ao pai sobre os filhos nascituros, isto , ainda no ventre da me! Isto o cmulo do autoritarismo e extremamente ofensivo da maternidade e da natureza feminina. Era o pai que dirigia a educao e futuro dos filhos, embora a me fosse obrigada a pagar para tal fim. Era ele que os autorizava a viver sobre si, isto , a deixar a companhia dos pais... Mas o mais grave era que o pai podia emancipar os filhos, pondo assim, a seu arbtrio, fim autoridade da me sobre eles. Esta pssima impresso de injustia ainda agravada pela leitura do art. 1882., intitulado: Poderes especiais da me. Compete especialmente me: 572 a) Ser ouvida e participar em tudo que diga respeito aos interesses do filho;

b) Vigiar pela sua integridade fsica e moral; c) Autoriz-lo a praticar os actos que por determinao especial da lei dependam de seu consentimento; d) Desempenhar relativamente ao filho e aos seus bens as funes pertencentes ao marido, sempre que este se encontre em lugar remoto ou no sabido ou esteja impossibilitado de as exercer por qualquer outro motivo. Este artigo subalterniza inteiramente a me ao pai, apesar do culto da maternidade ento preconizado. A alnea c), que autoriza magnanimamente a me a exercer os direitos que, por determinao especial, dependam do seu consentimento, o que uma redundncia, correspondia na prtica a muito pouco. Pelo texto do Cdigo ela podia, assim como o pai, no caso de abandono do filho da casa paterna, recorrer autoridade para o fazer regressar (art. 1883., n. 2). Podia tambm corrigi-lo moderadamente e, eventualmente, requisitar o seu internamento em casa de correco (art. 1884.). Estes direitos so concedidos a ambos os pais. A nica ocasio em que o consentimento da me expressamente necessrio para o casamento dos filhos menores. Mas este podia ser facilmente ilidido pelo pai, emancipando o filho. Diga-se de passagem que, por disposio dum Cdigo de Registo Civil, podia haver recurso da no prestao de consentimento dos pais para o tribunal de menores. O Cdigo Civil (art. 1612.) permite a qualquer dos pais deduzir oposio ao casamento do filho menor. A alnea d) do art. 1882., que autoriza a mulher a desempenhar as funes pertencentes ao marido, como se o poder paternal lhe no coubesse tambm a ela, em certos casos prolixa, confusa e geradora de complicaes prticas. Compare-se-lhe a redaco sbria do primeiro Cdigo Civil: Na ausncia ou impedimento do pai faz a me as suas vezes. E recordemos que o primeiro Cdigo Civil institura o poder paternal da me. Cem anos depois, sculo que fora caracterizado pela rpida mudana da situao da mulher na sociedade, o segundo Cdigo Civil cerceava-lhe praticamente esses direitos! curioso observar que uma alterao da Constituio Poltica ento vigente, feita em 1971, portanto posterior ao Cdigo Civil, declarava no art. 13. que a famlia assenta na IGUALDADE dos deveres e direitos dos cnjuges quanto sustentao e educao dos filhos legtimos. A igualdade de deveres fora cuidadosamente fixada, como vimos ao referir-nos situao da esposa, e ainda pelo art. 1691., n. 4, pelo qual os alimentos dos filhos dos cnjuges so considerados encargos da vida familiar, obrigando ambos. Mas a igualdade de direitos era meramente impossvel, segundo o Cdigo. Todavia, este mesmo Cdigo trouxe no campo da maternidade e paternidade dos filhos ilegtimos inovaes muito mais revolucionrias do que tinham sido, na sua poca, as das Leis da Famlia, cabendo-lhe o mrito de no ter fechado os olhos s realidades, embora indo contra os seus princpios tericos. Uma das disposies mais importantes foi o desaparecimento da proibio da perfilhao pblica de filhos ilegtimos por homens casados.

573

Como vimos, neste caso, a perfilhao permanecia secreta enquanto durasse o casamento, salvo autorizao da esposa, o que era raro. Agora a perfilhao podia ser feita abertamente, o que veio beneficiar grande nmero de crianas nascidas de frequentes unies irregulares. Mas esta permisso s beneficiava os filhos ilegtimos de pai casado com outra mulher que no fosse a me. A situao de filho adulterino de mulher casada com homem diferente do pai de seu filho era muito mais complicada, porque o filho era reputado filho do marido. S este podia impugnar a legitimidade, tal como se chama em linguagem tcnica, e muitas vezes no estava interessado ou tinha desaparecido. Isto obrigava as crianas inocentes a terem um estado civil falso ou incompleto. O Cdigo Civil de 1966 tentou remediar este caso, permitindo (art. 1820) que o pai verdadeiro do menor impugnasse a legitimidade deste, se o tribunal de menores reconhecesse a validade do pedido. Todavia, o remdio resultou ineficaz, pois muitas vezes o pai verdadeiro no estava interessado em se lanar nessa aventura legal. Reconhecendo a gravidade da situao, a lei sentiu necessidade de ir mais longe. Uma lei de 1973 permitiu expressamente me casada impugnar ela prpria a legitimidade do seu filho, o que equivalia a considerar-se publicamente adltera. Isto ia contra todos os princpios formais antigos, mas obedecia a uma necessidade social prtica. O Cdigo tomara a precauo de declarar que o filho adulterino no pode ser introduzido pelo pai ou pela me no lar conjugal sem autorizao do seu cnjuge, o que humano e justo (art. 1909.). Mas a maior inovao deste Cdigo foi a criao duma nova forma de reconhecimento da maternidade ou paternidade: o reconhecimento oficioso. At ento era o progenitor que tomava a iniciativa de perfilhar seus prprios filhos ou de os fazer perfilhar por meio de aco judicial pelo outro progenitor. Agora o Estado que toma a iniciativa por meio da perfilhao oficiosa. O prprio projecto do Cdigo Civil assinalava a importncia desta inovao, escrevendo em itlico estas palavras: Um dos passos mais ousados e significativos da nova legislao admitir a investigao jurdica sem obedincia a qualquer pressuposto. Com efeito, at ento, tanto a maternidade como a paternidade s eram reconhecidas por declarao ou por deciso judicial, e no pelo simples reconhecimento do facto real. A me ilegtima s era reconhecida como tal depois de o declarar. Embora um parto seja fcil de provar e, em regra, assistido por testemunhas, se, por exemplo, a me morresse durante ele, o filho seria declarado filho de me incgnita, a menos que uma aco judicial declarasse a maternidade. A situao mudou profundamente com este Cdigo Civil. Quando a declarao for feita por director de estabelecimento oficial de sade onde tiver tido lugar o parto, ou por mdico que haja assistido a ele, a maternidade considera-se provada (art. 1843.). Fora destes casos, aceita-se o indicado pela pessoa que faz a declarao do nascimento (art. 1842.). A me ser notificada para confirmar ou negar o facto. Se confirmar, a maternidade declarada. Se negar, recorre

574

para o tribunal de menores, ao qual cabe a deciso final (art. 1845.). Uma vez fixada a maternidade, tentava-se fixar a paternidade (art. 1848.). A me seria ouvida sobre o assunto, de que o tribunal tambm podia tomar conhecimento por outras vias. O pretenso pai seria tambm ouvido e, caso confirmasse a paternidade, seria imediatamente lavrado termo de perfilhao. Se negasse, o tribunal instauraria, em nome do menor, uma aco de perfilhao, sem necessidade de se cingir aos casos da aco de investigao da paternidade normal, que eram os anteriores admitidos. Tambm, como j sucedia, o pai era obrigado a prestar me de seu filho alimentos, mas s durante a gravidez e o primeiro ano de vida (art. 1907.). Como vimos, este Cdigo teve o mrito e a coragem de, apesar dos seus princpios obsoletos, no fechar os olhos a certas realidades sociais de carcter alarmante. Mas o estabelecimento da famlia sobre o poder e a autoridade do chefe, o marido e o pai, ia contra todas as correntes internacionais, pois todos os pases europeus e americanos tinham sucessivamente admitido a igualdade entre os sexos como a base do seu direito de famlia. Em 1967, a ONU publicava uma nova Declarao sobre a Eliminao da Discriminao contra as Mulheres, em que se dizia: A discriminao contra as mulheres incompatvel com a dignidade humana e o bem-estar da famlia (...)

VI. O POST-25 DE ABRIL


Esta parte refere-se legislao actual e , portanto, susceptvel de ser alterada nalgum ponto especial. Por essa razo, limitar-me-ei a referir apenas as suas linhas gerais. Tendo o Movimento das Foras Armadas restabelecido a democracia em Portugal, era de prever que fosse alterada a situao legal de subordinao da mulher, especialmente na famlia. De facto assim sucedeu. Logo no dia 14 de Maio desse ano, um decreto anunciava o propsito de garantir as liberdades expressas na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, a qual, como vimos, nega qualquer discriminao em razo do sexo. A12 de Julho, decretos-leis do Governo Provisrio, de que era primeiro-ministro o Prof. Palma Carlos, admitiam as mulheres na magistratura e nos servios diplomticos. E, j dentro do novo pensamento de igualdade, e provavelmente em honra do Ano Internacional da Mulher, que ento corria, foi publicado um decreto pondo fim s atenuantes especiais para o crime de homicdio cometido pelo marido contra a esposa adltera. Mais tarde, um outro ps fim ao direito que o marido tinha de abrir as cartas da mulher. Mas o documento fundamental foi a Constituio de 1976, que nesta parte no foi alterada. No s proibia a discriminao em razo do sexo (art. 13.), mas tambm declarava no art. 36.: Os cnjuges tm iguais direitos quanto capacidade civil e manuteno e educao dos filhos. Isto obrigava revogao do Cdigo Civil, na parte determinada pelo conceito arcaico do chefe de famlia. Para esse efeito foi nomeada uma 575

comisso, da qual fazia parte a jurista Prof.a Isabel Maria de Magalhes Colao. Mas s em 1978 entrou em vigor a reforma que deu nova redaco a toda a parte referente ao direito de famlia, dentro da nova orientao. No quer isto dizer que todos os artigos fossem mudados. As inovaes sobre filiao permaneceram. Mas agora a lei era baseada na IGUALDADE. Assim, o art. 1671. diz: O casamento baseia-se na IGUALDADE de direitos e deveres dos cnjuges. A direco da famlia pertence a ambos os cnjuges, que devem acordar sobre a orientao da vida em comum, tendo em conta o bem da famlia e o interesse de um e outro. Aos tradicionais deveres de fidelidade, co-habitao e assistncia foram acrescentados os de respeito e cooperao, o que muito justo. de grande importncia para a esposa a redaco doart.,1676., n. 1, que diz: O dever dos cnjuges para contribuir para a vida familiar pode ser feito pela afectao de seus rendimentos aos encargos familiares e pelo trabalho despendido no lar e na educao dos filhos. Assim, d-se finalmente valor econmico ao trabalho feito pela mulher no lar, o que at aqui era ignorado. Ao fim de longos anos de matrimnio, a esposa, principalmente em regime de separao, no recebia nada pelo seu labor. Disposies semelhantes a esta inovao vigoram em legislaes estrangeiras, nomeadamente no Cdigo Civil Francs. Eu prpria pugnei durante anos por semelhante medida. Quanto ao regime de bens, pode dizer-se, de forma esquemtica, e tendo em vista a existncia de bens prprios e de bens comuns, que cada cnjuge tem capacidade para administrar os seus bens, mas pode requerer providncias urgentes sobre os bens comuns. O direito de venda de bens tem de ser exercido por ambos os cnjuges, tanto em relao aos bens imveis como aos mveis que forem utilizados conjuntamente no lar ou como instrumentos de trabalho. O regime de bens continuava a ser o de comunho de adquiridos, mas com a mudana de que agora o cnjuge, alm da meao nos bens adquiridos, herdeiro do outro em concorrncia com os herdeiros legitimrios. At agora, o cnjuge no herdava quando o defunto deixasse descendentes ou ascendentes. E, havendo irmos ou sobrinhos, s herdava o usufruto. Como se v, esta reforma, longe de destruir a famlia, antes a refora, dando prioridade famlia que os cnjuges criaram sobre a famlia de que provieram. Isto , ao presente sobre o passado. Em 1975 fora reformada a Concordata e restabelecido o divrcio sem atender forma de celebrao do casamento. Como no podia deixar de ser, a situao da me largamente beneficiada. O art. 1878. d uma bela definio das relaes entre pais e filhos: 1. Compete aos pais, no interesse dos filhos, velar pela segurana destes, prover ao seu sustento, dirigir a sua educao, represent-los, ainda que nascituros, e administrar os seus bens;

576

2. Os filhos devem obedincia a seus pais; estes, porm, de acordo com a maturidade dos filhos, devem ter em conta a sua opinio nos assuntos familiares importantes e reconhecer-lhes autonomia na orientao da prpria vida. O exerccio do poder paternal vem regulado no art. 1901.: 1. Na constncia do matrimnio, o exerccio do poder paternal pertence a ambos os pais; 2. Os pais exercem o poder paternal de comum acordo e, se este faltar em questes de particular importncia, qualquer deles pode recorrer ao tribunal, que tentar a conciliao; se esta no for possvel, ouvir, antes de decidir, o filho maior de 14 anos, salvo se razes ponderosas o desaconselharem. O art. seguinte (1902.) contm a disposio sensata e prtica de que os actos praticados por um dos pais se presume serem praticados por ambos. No impedimento de um dos pais compete ao outro agir. Quanto aos filhos ilegtimos (art. 1911.), se os pais viverem separados, o poder paternal pertence quele que tem a guarda do filho, que, em princpio, pertence me. Se viverem maritalmente, aplica-se-lhes a regra dos filhos legtimos. Esta reforma, seguindo o exemplo da lei eleitoral, fixou a maioridade aos 18 anos, o que encurta o poder paternal, que anteriormente ia at aos 21. Dentro dos novos princpios, Portugal aderiu em 1979 Conveno Internacional contra Todas as Discriminaes contra a Mulher. A lei sobre a nacionalidade, de 1981, estabeleceu igualdade nesta matria. Foram publicados importantes diplomas sobre a igualdade de remunerao e oportunidades no trabalho, em 1979, e no emprego, em 1983. Temos visto como, ao longo dos anos, a mulher tem caminhado lenta, mas seguramente, para uma situao de igualdade ou de equivalncia que , no fundo, uma situao de justia. Teoricamente, esses ideais foram alcanados. Agora, como diz a escritora francesa Franoise Parturier, preciso dar lei fora de vida, para que, segundo a bela definio dum jurista do sculo xii, Hugo de S. Vtor, a mulher no seja nem senhora nem serva, mas scia, o que tem ainda mais belo sabor em latim: Nec domina nec ancilla sed socia.

577

You might also like