You are on page 1of 17

Manual do Proponente 2014

Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2014 Manual do Proponente

ndice

1. Da inscrio 2. Da comprovao do registro do projeto, ou do seu pedido respectivo, no MinC/Ancine

3. Da contratao

10

3. Das disposies finais

16

Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2014


Este Manual do proponente, doravante igualmente designado manual, integra, de forma indissocivel, o Edital de Seleo Pblica de Projetos para Patrocnio do Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2014, daqui em diante igualmente designado edital, e se destina a orientar e auxiliar os participantes em todas as fases do processo seletivo. O intuito deste manual permitir que os participantes compreendam todas as exigncias de cada uma das etapas do edital, permitindo, assim, uma participao democrtica, que abranja os mais diferentes pblicos. Sero explicitados, passo a passo, as etapas, os campos de inscrio e a documentao necessria aos processos de seleo e contratao. Vale a pena lembrar que fundamental a leitura prvia do edital, em complementao s instrues e regras contidas neste manual.

1 Da inscrio
1.1 Para inscrever um projeto no Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2014, doravante igualmente denominado programa, o interessado dever cumprir as seguintes etapas: a) cadastrar-se como proponente, pela internet, no hotsite www.eletrobras.com/ editalcultural ou nos sites de quaisquer empresas Eletrobras; b) preencher os dados do seu projeto, por meio de formulrio eletrnico de inscrio, disponvel pela internet; c) anexar ao formulrio eletrnico de inscrio todos os documentos eletrnicos obrigatrios; d) enviar Eletrobras, pela internet, os dados de seu projeto, bem como os documentos eletrnicos anexados.

1.2 O descumprimento de qualquer uma das etapas previstas no item 1.1 implica na no concluso do processo de inscrio, o que impossibilitar a participao do projeto no processo seletivo do programa.

1.3 As inscries eletrnicas, que sero gratuitas, devero ser realizadas de 04/11/2013 a 18/12/2013.

1.4 O prazo de inscrio encerra-se, impreterivelmente, s 17h (horrio de Braslia) do dia 18/12/2013. Aps este horrio, o ambiente de inscrio ficar automaticamente indisponvel.

1.5 A Eletrobras no se responsabiliza pelas inscries que no forem completadas por falhas tecnolgicas, tais como: problemas no servidor, na transmisso de dados, na linha telefnica ou em provedores de acesso dos usurios.

1.6 O ato da inscrio pressupe plena concordncia com os termos deste manual e do edital do Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2014.
5

1.7 Da inscrio eletrnica do projeto 1.7.1 Cadastro de acesso para inscrio eletrnica Para realizar a inscrio eletrnica do projeto, o interessado dever, primeiramente, cadastrar-se como proponente no Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2014, de modo a obter uma senha de acesso inscrio de projetos. Os seguintes passos devem ser realizados: a) acessar a opo inscreva seu projeto no hotsite do Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2014 ou no link da internet disponibilizado no site das demais empresas Eletrobras e seguir as instrues disponveis; b) cadastrar o endereo de correio eletrnico do proponente ou responsvel pela inscrio. Concludos esses passos, o interessado receber, no endereo eletrnico cadastrado, uma senha de acesso ao Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2014, caracterizando, assim, o seu cadastramento no programa como proponente e viabilizando o preenchimento do formulrio eletrnico de inscrio de projetos.

1.7.2 Preenchimento e envio eletrnico dos dados de um projeto: O proponente deve elaborar previamente seu projeto em editor de texto, guardar uma cpia no seu computador e, a seguir, copiar as informaes para o formulrio de inscrio eletrnico. Para preencher os dados no formulrio, o proponente deve: I. acessar o hotsite do Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2014; II. informar como login o endereo eletrnico fornecido no ato do cadastro; III. informar a senha recebida em seu endereo eletrnico em decorrncia do cadastro realizado, conforme o previsto no item 1.7.1; IV. digitar os dados para os quatro grupos de informaes que so apresentados nas telas, de forma sucessiva. Cada um dos grupos de informao pode ser digitado em momentos diferentes. A cada novo acesso, o sistema informa ao usurio quais grupos esto com preenchimento concludo. Os grupos de informaes so os seguintes:
6

a) Projeto Dever conter: I. II. III. IV. V. nome do projeto; apresentao/resumo do projeto/sinopse; objetivos gerais e especficos; justificativa; plano de ao (detalhamento das etapas do trabalho nas aes definidas como prioritrias no edital e nas especificaes dos resultados que se deseja alcanar. Caso o projeto tenha etapas diferentes, em localidades diferentes, explicitar data e local de cada etapa); perodo de realizao do projeto;

VI.

VII. equipe tcnica proposta; VIII. relao do(s) diretor(es); IX. X. XI. valor solicitado ao programa; valor total do projeto; recursos de outras fontes;

XII. local de realizao; XIII. relao das contrapartidas de imagem, social, ambiental e negocial oferecidas; XIV. nmero de inscrio no Pronac/Ancine (caso disponvel no ato da inscrio); XV. itinerncia. b) Proponente: Preencher dados gerais sobre a pessoa fsica ou jurdica proponente. Anexar arquivo com o Curriculum Vitae que comprove experincia do proponente pessoa fsica ou jurdica responsvel pelo projeto, na rea em que concorre. c) Responsvel pelo projeto: Preencher dados gerais constantes da ficha de inscrio, incluindo o Curriculum Vitae, a ser anexado, que comprove experincia na rea em que o projeto concorre.

d) Documentos eletrnicos: O grupo de documentos eletrnicos refere-se a documentos que devem ser obrigatoriamente enviados por meio eletrnico, em formato PDF. O envio desses documentos obrigatrios por outro meio implicar a no inscrio do projeto. Os documentos eletrnicos so os seguintes: I. projeto bsico (cpia do documento contendo a especificao do projeto, entregue ou a ser encaminhado ao MinC/Ancine); II. documento comprobatrio de inscrio no Programa Nacional de Apoio Cultura (Pronac), para obteno de incentivos fiscais da Lei 8.313/91, com suas alteraes (Lei Federal de Incentivo Cultura), ou comprovante de inscrio do projeto junto Ancine, para obteno de incentivos fiscais da Lei 8.685/93, com suas alteraes (Lei Federal de Incentivo Produo Audiovisual), caso o projeto j tenha sido enquadrado pelo MinC/Ancine em uma das referidas leis de incentivo; III. plano bsico de divulgao (cpia do documento entregue ou a ser encaminhado ao MinC) ou plano de distribuio (cpia do documento entregue ou a ser encaminhado Ancine); IV. oramento fsico-financeiro do projeto, compatvel com o perodo de execuo previsto no edital, que dever estar em conformidade com o documento aprovado pelo MinC/Ancine ou a ser encaminhado a este(a) rgo/entidade para aprovao; V. cronograma do projeto que especifique todas as etapas e os respectivos prazos de realizao, em conformidade com o documento aprovado pelo MinC/Ancine ou a ser encaminhado a este(a) rgo/entidade para aprovao; VI. comprovao, pelo proponente, de sua experincia nas reas objeto do edital relativas aos projetos inscritos, por meio da apresentao de registros de trabalhos j desenvolvidos, tais como o portflio do proponente, publicaes em jornais e revistas e demais materiais comprobatrios de experincia anterior; VII. roteiro original ou adaptado, com diviso de cenas, dilogos e textos de narrao completos (para produo de longa-metragem); VIII. texto da pea contendo atos, cenas, dilogos, narrativas e previso de elenco (para produo de pea teatral). No caso de pea sem texto finalizado ou com caracterstica que justifique uma anlise diferenciada, o documento anexado ser objeto de avaliao por parte da comisso de seleo e poder ser eliminado con8

forme interpretao da equipe de avaliao documental. Portanto, recomenda-se fortemente que este item no seja omitido. 1.7.3 Aps o preenchimento de todos os grupos de informao, o proponente deve submeter o projeto ao programa para finalizar a inscrio eletrnica do projeto. Para tanto, o proponente deve declarar a leitura, concordncia e aceitao das regras referentes ao Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2014. 1.7.4 Uma vez submetido o projeto ao programa, as empresas Eletrobras no mais permitiro que o proponente possa modific-lo at o resultado final da seleo dos projetos. Somente ser possvel cancelar a inscrio do projeto. Para reincio de todo o processo, o proponente ter que seguir novamente o que est descrito no item 1.7.1 - Processo de inscrio, observado o perodo de inscrio de que trata o item 1.3. 1.7.5 A efetivao da inscrio ser confirmada pelo envio de um nmero de protocolo, por parte do Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2014, para o endereo de correio eletrnico do proponente, informado no ato da inscrio.

2 Da comprovao do registro do projeto, ou do seu pedido respectivo, no MinC/Ancine


2.1 Os proponentes dos projetos titulares selecionados pelo Programa Cultural de Empresas Eletrobras 2014 devero comprovar s empresas patrocinadoras respectivas, dentro do prazo assinalado no edital, que os seus projetos j se encontram enquadrados pelo MinC/Ancine em uma das leis federais de incentivo, ou que j protocolaram no rgo/entidade citados pedido de registro respectivo. 2.2 A comprovao da solicitao do registro se dar mediante apresentao empresa Eletrobras contratante de cpia autenticada do pedido do proponente de enquadramento do projeto na respectiva lei federal de incentivo, com o protocolo de recebimento do MinC/Ancine. 2.3 A comprovao do registro se dar mediante o envio empresa Eletrobras contratante de original ou cpia autenticada do ato do MinC/Ancine publicado no Dirio Oficial da Unio que aprovar o enquadramento do projeto na respectiva lei federal de incentivo e atribuir o nmero do Pronac/Salic respectivo. 2.4 A comprovao empresa patrocinadora do registro do projeto no MinC/Ancine, ou de sua solicitao, conforme o caso, dever ser realizado dentro do prazo fixado pelo edital, sob pena de eliminao do projeto do programa.
9

2.5. Os projetos titulares selecionados, cujos proponentes lograrem comprovar tempestivamente seu registro/pedido de registro no MinC/Ancine, sero ainda analisados e comparados pela empresa Eletrobras contratante em funo dos dados constantes na ficha de inscrio e nos documentos eletrnicos com aqueles informados ao/cadastrados no MinC/Ancine. 2.5.1 A constatao de eventuais mudanas no projeto, tais como, ficha tcnica, localidades e demais aes inicialmente no previstas quando da inscrio do projeto, podero acarretar a eliminao do projeto, a critrio da empresa Eletrobras contratante. 2.6 Os proponentes de projetos suplentes que eventualmente vierem a ser convocados devero comprovar empresa Eletrobras contratante, no prazo de at 60 (sessenta) dias, contados da data de recebimento da carta eletrnica de convocao, observado, ainda, o prazo assinalado no item 3.8 deste manual para entrega da documentao de contratao, que j obtiveram ou solicitaram o registro do projeto no MinC/Ancine, sob pena de eliminao do programa.

3 Da contratao
Aps a homologao do resultado final do processo seletivo do Programa Cultural de Empresas Eletrobras 2014, os projetos titulares e os projetos suplentes eventualmente convocados que lograrem comprovar o cumprimento da exigncia de que trata o item 2 deste manual, estaro aptos a participar da fase de contratao. 3.1 A contratao dos projetos selecionados ser processada de acordo com a Lei de Licitao e Contratos Administrativos (Lei 8.666/93), mediante a formalizao de contratos de patrocnio. 3.2 A contratao estar condicionada compatibilidade do prazo de captao aprovado pelo MinC/Ancine com o perodo de execuo do projeto e a efetiva data de contratao. 3.3 A contratao do patrocnio depender do atendimento a todas as condies de contratao previstas no edital e neste Manual do proponente. 3.4 O valor do patrocnio a ser concedido pelas empresas contratantes para o programa ser limitado ao valor do aporte financeiro recomendado e aprovado pelo programa, o qual no poder exceder o valor solicitado pelo proponente e aprovado pelo MinC/Ancine para captao.
10

3.5 A liberao dos recursos para o projeto contratado poder ocorrer em cota nica ou em parcelas, de acordo com as etapas de seu desenvolvimento, conforme definio e disponibilidade das empresas contratantes e segundo previsto no contrato. 3.6 Estaro aptos contratao os projetos titulares e os projetos suplentes convocados: a) devida e tempestivamente enquadrados em uma das leis federais de incentivo para captao de recursos mediante patrocnio; cuja documentao obrigatria seja apresentada em sua totalidade empresa contratante, nos prazos definidos no edital e no Manual do proponente; que no mostrarem divergncia entre os dados apresentados nos documentos eletrnicos enviados e os dados apresentados nos documentos originais, salvo eventuais hipteses de (i) alterao, acrscimo e/ou supresso de dados do projeto, ocorridos aps a homologao do resultado, e desde que aprovados pela empresa Eletrobras contratante e pelo MinC/Ancine; (ii) prorrogao, pelo MinC/Ancine, do perodo de captao de recursos e/ou do perodo de realizao do projeto, segundo a Lei Rouanet ou a Lei do Audiovisual (Artigo 1-A); e (iii) adequaes oramentrias autorizadas pelo MinC/Ancine; em que haja compatibilidade entre o cronograma de execuo do projeto e o perodo de captao dos recursos, segundo a Lei Rouanet ou a Lei do Audiovisual (artigo 1-A), conforme o caso; que forem aprovados pela autoridade competente das empresas contratantes, a quem caber a deciso final, em carter irrecorrvel, sobre a relao de projetos a serem contratados, bem como dos aportes financeiros destinados a cada projeto; que observarem todas as demais regras deste manual e do edital.

b)

c)

d)

e)

f)

3.7 No estaro sujeitos contratao os projetos selecionados que no atenderem s condies citadas no item 3.6 deste manual. 3.8 Durante a fase de contratao o proponente dever encaminhar toda a documentao comprobatria de sua adequao aos requisitos do programa, incluindo os documentos de habilitao jurdica, regularidade fiscal e trabalhista, no prazo
11

mnimo de 30 (trinta) dias anterior ao incio da execuo do projeto ou ao prazo limite fixado por este edital para sua contratao, o que ocorrer primeiro. 3.9 Na fase de contratao o proponente dever apresentar os seguintes documentos relativos ao projeto, observado o prazo mnimo de que trata o item 3.8: a) projeto bsico (cpia do documento contendo a especificao do projeto aprovado junto ao MinC/Ancine); b) publicao do Dirio Oficial da Unio (DOU), contendo a portaria de aprovao do projeto no Pronac ou pela Ancine, com vistas obteno dos benefcios fiscais concedidos pela Lei n 8.313/91 (Lei Rouanet) ou pela Lei n 8.685/93 (Lei do Audiovisual), bem como correspondncia emitida pelo MinC ou pela Ancine; c) plano bsico de divulgao (cpia do documento aprovado pelo MinC) ou plano de distribuio (cpia do documento aprovado pela Ancine); d) publicao do Dirio Oficial da Unio (DOU) contendo a portaria de prorrogao do prazo de captao de recursos do projeto e respectiva correspondncia emitida pelo MinC/Ancine (nos casos em que o prazo de captao autorizado por ocasio da aprovao do projeto estiver expirado, no caso do ano de 2014); e) oramento fsico-financeiro do projeto, compatvel com o perodo de execuo previsto no edital em conformidade com o documento aprovado no MinC/Ancine; f) comprovao de experincia nas reas objeto deste edital relativa aos projetos solicitados, por meio da apresentao de registros de trabalhos j desenvolvidos, tais como o portflio do proponente e demais materiais comprobatrios de experincia anterior; g) plano de ao explicitando as formas de interao com a comunidade e garantias de acesso pblico ao evento (caso pertinente); h) termo de autorizao de uso de imagem dos cessionrios se for o caso, segundo a Lei 9.610/98, em original; i) declarao de espetculo indito no Brasil, quando cabvel; j) relao detalhada das contrapartidas de imagem, ambiental, social e negocial oferecidas;
12

k) declaraes de inteno e demais declaraes comprobatrias de participao de profissionais constantes da ficha tcnica encaminhada no ato da inscrio. 3.10 Na fase de contratao, o proponente dever apresentar as seguintes certides, em original ou cpia autenticada, emitidas pelos rgos/entidades pblicos competentes, observado ainda o prazo mnimo de que trata o item 3.8: 3.10.1 Pessoa fsica empresria ou Pessoa jurdica: a) certido negativa ou positiva com efeitos de negativa de dbitos com a Seguridade Social (CND), em vigor (modelo Previdncia Social); b) certido de regularidade perante o Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS), em vigor (modelo CEF); c) certido negativa de falncia e recuperao judicial ou extrajudicial, com data no anterior a 90 dias de sua apresentao, cabvel somente para empresrios e sociedades empresrias; d) certido(es) de regularidade fiscal, referente(s) aos tributos estaduais inscritos e no inscritos em dvida ativa, em vigor; e) certido(es) de regularidade fiscal, referente(s) aos tributos municipais inscritos e no inscritos em dvida ativa, em vigor; f) certido conjunta negativa ou positiva com efeitos de negativa de dbitos relativos aos tributos federais e Dvida Ativa da Unio, em vigor; g) certido negativa ou positiva com efeitos de negativa de dbitos trabalhistas, em vigor. 3.10.2 Pessoa fsica no empresria: a) certido conjunta negativa ou positiva com efeitos de negativa de dbitos relativos aos tributos federais e Dvida Ativa da Unio, em vigor. 3.11 Os documentos obrigatrios em relao ao proponente, quando tratar-se de pessoa fsica empresria ou pessoa jurdica, e que devero ser apresentados em original ou cpia autenticada, dentro do prazo estabelecido no item 3.8, so os seguintes:
13

a) Firma individual, ato constitutivo, contrato social ou estatuto do proponente em vigor, registrado no rgo/entidade pblico competente (Junta Comercial/Registro Civil de Pessoas Jurdicas), devendo o seu objeto social ser compatvel com a atividade a ser patrocinada; b) no caso de sociedade por aes, apresentar cpia autenticada do documento de eleio de seus administradores; c) no caso de sociedades civis, apresentar cpia autenticada de prova da diretoria em exerccio; d) comprovante de inscrio no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas (CNPJ) vlido do proponente; e) documentos relativos ao representante legal da pessoa jurdica (documento de identidade, CPF e comprovante de residncia); f) declarao firmada pelo representante legal, com firma reconhecida, sob as penalidades da lei, de que o proponente no est sendo punido com declarao de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administrao; g) declarao firmada pelo representante legal, com firma reconhecida, sob as penalidades da lei, de que os diretores, scios e gerentes do proponente no mantm vnculo empregatcio com a Eletrobras; h) declarao firmada pelo representante legal, com firma reconhecida, sob as penalidades da lei, de que o proponente no emprega menor de 16 anos, ressalvado os casos de menores a partir de 14 anos na condio de aprendiz, nem menor de 18 anos em trabalho noturno ou insalubre; i) certido do Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente (CMDCA), quando cabvel; j) certido do Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS), quando cabvel; k) declarao firmada pelo representante legal, com firma reconhecida, de regularidade do proponente quanto a prestaes de contas de patrocnio, conforme modelo constante na Instruo Normativa da Secom n 01/2009, de 8 de maio de 2009; e l) declarao firmada pelo representante legal, com firma reconhecida, de que o proponente receber recursos por apenas uma das empresas Eletrobras para o
14

patrocnio do projeto, ressalvadas as hipteses excepcionais em que o Comit de Patrocnios autorizar o patrocnio de um mesmo projeto por mais de uma das empresas Eletrobras, nos termos do edital. 3.12 Os documentos obrigatrios em relao ao proponente, quando tratar-se de pessoa fsica no empresria, e que devero ser apresentados em original ou cpia autenticada, dentro do prazo estabelecido no item 3.8, so os seguintes: a) declarao firmada pelo proponente, com firma reconhecida, sob as penalidades da lei, de que o mesmo no est sendo punido com declarao de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administrao; b) certido do Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente (CMDCA), quando cabvel; c) certido do Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS), quando cabvel; d) declarao firmada pelo proponente, com firma reconhecida, de sua regularidade quanto a prestaes de contas de patrocnio, conforme modelo constante na Instruo Normativa 01/2009, de 8 de maio de 2009; e) cdula de identidade do cnjuge/companheiro(a) do proponente, se for o caso; f) inscrio no CPF do cnjuge/companheiro(a) do proponente, se for o caso; g) certides de casamento, de unio estvel, de separao judicial, de bito etc. ou declarao do proponente, sob as penas da lei, manifestando o seu estado civil; e h) declarao firmada pelo proponente, com firma reconhecida, de que o mesmo receber recursos por apenas uma das empresas Eletrobras para o patrocnio do projeto, ressalvadas as hipteses excepcionais em que o Comit de Patrocnios autorizar o patrocnio de um mesmo projeto por mais de uma das empresas Eletrobras, nos termos do edital. 3.13 A ausncia ou entrega intempestiva de qualquer documento exigido para a contratao, a no observncia das demais regras deste manual e do edital, ou a verificao pela empresa contratante do no preenchimento dos requisitos legais por parte do proponente, implicar a eliminao do projeto do processo seletivo e a no contratao do projeto respectivo.

15

4 Das disposies finais


4.1 No caso de projetos titulares e suplentes convocados que no vierem a ser contratados, os proponentes podero solicitar a devoluo da documentao apresentada empresa contratante, por meio de solicitao ao correio eletrnico programacultural@eletrobras.com, para o agendamento de sua entrega.

4.2 Este manual vigorar at a data de vigncia estabelecida para o edital.

16

You might also like