You are on page 1of 4

FICHA DE TRABALHO N8

NOME: _____________________________________________________________________________ COMPONENTE: Tecnolgica DURAO: 60 min DATA: ____ /_____/_______ Formador: Pedro Sampaio

DISCIPLINA/UNIDADE: UFCD 3622- Qumica Fisiolgica

1- Explica porque se consideram os glcidos e os lpidos compostos ternrios.

2- Distingue oligossacardeo de polissacardeo.

3- Complete as lacunas corretamente. Os glcidos que no sofrem hidrlise so denominados _______, como, por exemplo, a _______, e a associao de monossacardeos origina os _______, como a _______. a) Monossacardeos, galactose, oligossacardeos, lactose. b) Monossacardeos, lactose, oligossacardeos, galactose. c) Oligossacardeos, lactose, monossacardeos, galactose. d) Oligossacardeos, glicose, monossacardeos, lactose. e) Monossacardeos, glicose, oligossacardeos, galactose. 4- Existem compostos qumicos que constituem importantes reservas alimentares energticas, alguns caractersticos de animais, outros de vegetais. Desde modo, A est para os animais, assim como B est para os vegetais. Os termos A e B so, respetivamente: a) A = celulose; B = glicognio. b) A = celulose; B = amido. c) A = amido; B = celulose. d) A = glicognio; B = amido. 5. A figura 1, representa uma reao de condensao ( uma reao qumica em que duas molculas se combinam para formar uma nica molcula, havendo libertao de gua).

Fig.1

Formador: Pedro Sampaio

Pgina 1 de 4

5.1- Refere que tipo de molcula se forma desta reao e qual a sua designao.

5.2- Faz um esquema simples da molcula resultante desta reao.

5.3- Se fossem ligadas seis unidades destas, quantas molculas de gua seriam libertadas.

5.4- Refere o tipo de ligao que se estabeleceu na figura 1.

5.5- Indica que outras molculas podem resultar de ligaes tipo da figura 1.

6- Refere as principais funes atribudas aos glcidos.

7- Observa atentamente a figura 2.

3 2
7.1- Refere o grupo do composto orgnico representado. 7.2- Faz a legenda dos nmeros 1,2 e 3. 7.3- Refere o tipo de ligao que se estabeleceu na figura 2. Fig.2

Formador: Pedro Sampaio

Pgina 2 de 4

7.4- Distingue cidos gordos saturados de cidos gordos insaturados.

8- Os lpidos so: a) Os compostos energticos consumidos preferencialmente pelo organismo. b) Mais abundantes na composio qumica dos vegetais do que na dos animais. c) Substncias insolveis na gua, mas solveis nos chamados solventes orgnicos (lcool, ter, benzeno). d) Presentes como fosfolpidos no interior da clula, mas nunca na estrutura da membrana plasmtica.

9- Observa atentamente a figura 3.

1 2

Fig.3 9.1- Refere o que se encontra representado na figura 3. 9.2- Indica a composio da estrutura representada na figura 3. 9.3- Atribui a cada um dos nmeros 1 e 2 as designaes: extremidade polar, extrimidade apolar, parte hidroflica, parte hidrofbica. 9.4- Menciona onde mais frequente encontrar este tipo de estruturas. 9.5- Indica o grupo de lpidos a que pertence a estrutura da figura 3. 10- Refere a que grupo de lpidos pertencem as hormonas,como por exemplo a testosterona e o colesterol.

Formador: Pedro Sampaio

Pgina 3 de 4

11- Indica duas funes dos lpidos. 12- Distingue os dois cidos nucleicos estudados. 13- Indica a importncia das vitaminas para o organismo. 13.1- Distingue os grupos de vitaminas estudados. 13.2- D exemplo de vitaminas para cada grupo.

Bom trabalho!

Formador: Pedro Sampaio

Pgina 4 de 4

You might also like