You are on page 1of 10

APONTAMENTOS SOBRE A PESQUISA EM DIREITO NO BRASIL1

Marcos Nobre

RESUMO O artigo apresenta um diagnstico da situao da pesquisa em Direito no Brasil, buscando caracterizar a concepo de pesquisa vigente nesse campo disciplinar. Enfoca-se em particular a condio de extrema indistino entre prtica, teoria e ensino jurdicos no pas. Qualifica-se o estgio alcanado por essa rea de pesquisas como de "relativo atraso" em relao ao das demais disciplinas das cincias humanas, procurando-se identificar as causas desse descompasso bem como apontar uma concepo alternativa de pesquisa jurdica, que possa dotar-lhe de um alto padro cientfico e romper com o modelo hoje imperante. Palavras-chave: Direito no Brasil; cincias humanas; teoria e prtica jurdicas. SUMMARY The article presents a diagnosis on the situation of Law research in Brazil, seeking to characterize the prevailing concept of research in chis disciplinary field. It focuses particularly the condition of extreme non-differentiation between juridical practice, theory and education in the country. Considering that research in this area has not go along with the stage reached in other human sciences disciplines, the author seeks to identify the causes of this backwardness as well as presents an alternative concept of juridical research that could provide high scientific standards and break with the dominant model. Keywords: Law in Brazil; human sciences; juridical theory and practice.

(1) Verso ligeiramente modificada de trabalho apresentado no workshop "O que pesquisa em Direito?", organizado pela Escola de Direito de So Paulo da FGV e pelo Ncleo Direito e Democracia do Cebrap, em dezembro de 2002. No teria sido possvel formular as teses aqui expostas sem as sesses de trabalho que temos realizado nos ltimos trs anos no mbito do projeto temtico Fapesp em torno do qual se organizam as atividades daquele Ncleo. Muitas das idias e desenvolvimentos deste texto surgiram de fato da discusso coletiva, ainda que a formulao aqui apresentada seja de minha inteira responsabilidade. Pelas crticas e sugestes, gostaria de agradecer em particular a Jos Rodrigo Rodriguez, Carlos Eduardo Batalha, Flvia Pschel, Jean Paul Veiga

No que se segue, pretendo propor um diagnstico esquemtico e genrico da pesquisa em Direito no Brasil, sem a pretenso de provar minuciosamente as teses apresentadas nem de desenvolver em toda a amplitude necessria os temas e problemas abordados. Trata-se antes de sugerir uma agenda de discusso determinada e precisa, capaz de ao menos colocar em questo o modelo de pesquisa jurdica (equivocado, a meu ver) imperante hoje no Brasil. A pergunta que tomarei como ponto de partida dessa discusso pode ser formulada da seguinte maneira: o que permite explicar que o direito como disciplina acadmica no tenha conseguido acompanhar o vertiginoso crescimento qualitativo da pesquisa cientfica em cincias humanas no Brasil nos ltimos trinta anos? A pergunta, assim formulada, tem pelo menos dois pressupostos importantes: a pesquisa brasileira em cincias humanas atingiu patamares comparveis aos internacionais em muitas das suas disciJULHO DE 2003 145

APONTAMENTOS SOBRE A PESQUISA EM DIREITO NO BRASIL

plinas, graas bem-sucedida implantao de um sistema de ps-graduao no pas; no geral, a pesquisa em direito no atingiu tais patamares, embora tenha, em boa medida, acompanhado o crescimento quantitativo das demais disciplinas de cincias humanas. O primeiro pressuposto no ser aqui desenvolvido nem provado, mas simplesmente tomado como dado. Procurarei explorar genericamente alguns dos principais elementos envolvidos no segundo pressuposto, o da situao de "atraso relativo" da pesquisa em direito no Brasil. Minha hiptese a de que esse relativo atraso se deveu sobretudo a uma combinao de dois fatores fundamentais: o isolamento em relao a outras disciplinas das cincias humanas e uma peculiar confuso entre prtica profissional e pesquisa acadmica. Isso teria resultado tanto em uma relao extremamente precria com disciplinas clssicas das cincias humanas como em uma concepo estreita do objeto mesmo da "cincia do direito". V-se j que tal perspectiva leva necessariamente a uma discusso sobre a natureza da investigao cientfica em direito, ponto de que me ocuparei aps o exame (sempre esquemtico, como j indicado) daqueles dois fatores mencionados.

da Rocha, Leonel Pessoa e Maurcio Keinert. Um agradecimento especial dirijo a Ricardo Terra e a Paulo Mattos.

Direito e cincias humanas

Acredito que o isolamento do direito em relao a outras disciplinas das cincias humanas nos ltimos trinta anos se deve a dois elementos principais. Em primeiro lugar, primazia do que poderamos chamar de "princpio da antigidade", j que no Brasil o direito a disciplina universitria mais antiga, bem como a mais diretamente identificada com o exerccio do poder poltico, em particular no sculo XIX. Desse modo, na dcada de 1930 o direito no apenas no se encontrava na posio de quase absoluta novidade, como as demais disciplinas de cincias humanas, mas tambm parecia se arrogar dentre estas a posio de "cincia rainha", em geral voltando-se aos demais ramos de conhecimento somente na medida em que importavam para o exame jurdico dos temas em debate. Em segundo lugar, considero importante destacar que o modelo de universidade implantado no bojo do projeto nacional-desenvolvimentista, cujo marco se convencionou situar em 1930, tinha caractersticas marcadamente "antibacharelescas". Dito de outra maneira, tal como praticado at a primeira metade do sculo XX, o direito era em larga medida identificado aos obstculos a serem vencidos: a falta de rigor cientfico, o ecletismo terico e uma inadmissvel falta de independncia em relao poltica e moral independncia que era a marca por excelncia da cincia moderna defendida pela universidade nacional-desenvolvimentista2. Essa situao provocou um entrincheiramento mtuo entre o direito e as demais disciplinas de cincias humanas. Se uma das caractersticas mais interessantes e frutferas dessa implantao "tempor" da universidade 146 NOVOS ESTUDOS N. 66

(2) Abstraio aqui das especficas tenses trazidas por esse projeto entre sua direo poltico-estatal e o peculiar ethos cientfico que pretendia produzir. Para uma apresentao preliminar desse problema, ver Nobre, Marcos. "As cincias humanas na encruzilhada do social-desenvolvimentismo". Revista Adunicamp, ano 4, n 1, novembro de 2002. Oscar Vilhena Vieira lembrou-me tambm do "outro lado" desse problema, ou seja, de que no mbito das cincias sociais brasileiras no deve ser desprezado o papel desempenhado pela eventual hegemonia de determinadas interpretaes e vertentes do marxismo e do estruturalismo nessa "marginalizao" do direito como disciplina universitria.

MARCOS NOBRE brasileira me parece ser justamente a criao de consrcios das cincias e das artes3, tais projetos interdisciplinares em cincias humanas no contavam com tericos do direito entre seus quadros. Com isso, acredito, perderam os dois lados. Mas as perdas no foram de igual magnitude: em virtude de seu isolamento, o direito no acompanhou integralmente os mais notveis avanos da pesquisa acadmica no Brasil nos ltimos cinqenta anos. certo que essa situao de bloqueio comea a se modificar na dcada de 1990, quando historiadores, cientistas sociais, filsofos e economistas passam a se interessar mais diretamente por questes jurdicas. Para alm de um crescente interesse mundial pelo Direito, creio que dois dos importantes elementos dessa mudana de postura no Brasil esto na consolidao mesma do sistema universitrio de pesquisa (que, portanto, no tem mais motivo para temer a "contaminao" pelo bacharelismo) e nos profundos efeitos sociais da Constituio Federal de 1988 (cuja efetivao resultou em acentuada "juridificao" das relaes sociais sem discutir aqui mais amplamente esse conceito , alm de a Carta ter se tornado ela mesma referncia central no debate poltico). Entretanto, esse interesse por temas jurdicos no significa que as posies tenham se alterado substancialmente: os cientistas sociais ainda costumam olhar com desconfiana a produo terica em direito, j que a no encontram os padres cientficos requeridos, e os tericos do direito parecem continuar a ver a produo em cincias humanas como externa ao seu trabalho, dizendo-lhe respeito apenas indiretamente. claro que a tambm esto envolvidos problemas de "traduo" entre as diversas disciplinas, mas pode-se dizer que os parcos contatos de tericos do direito com especialistas de outras disciplinas no podem ser contados como interdisciplinaridade, j que, em lugar de autntico debate e dilogo, com mudana de posicionamento e de opinies, encontramos os tericos do direito no mais das vezes na posio de consultores e no de participantes efetivos de investigaes interdisciplinares. Seja como for, esse isolamento do direito como disciplina pode ser uma das razes pelas quais no s a pesquisa como tambm o ensino jurdico no avanaram na mesma proporo verificada em outras disciplinas das cincias humanas, j que em uma universidade de modelo humboldtiano ensino e pesquisa no podem andar separados. o que me parece estar presente, por exemplo, em diagnstico feito pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) na dcada de 1980, no qual se afirma o seguinte:

(3) Sobre a idia dos "consrcios", ver Nobre, Marcos. "A Filosofia da USP sob a ditadura militar". Novos Estudos, n 53, 1999.

(4) Bastos, Aurlio W. Pesquisa jurdica no Brasil: diagnsticos e perspectivas. Relatrio apresentado ao CNPq, mimeo, 1986. Ver, a esse respeito, Faria, Jos Eduardo e Campilongo, Celso F. A sociologia jurdica no Brasil. Porto Alegre: Fabris, 1991, pp. 26-34.

Numa sociedade em que as faculdades de direito no produzem aquilo que transmitem, e o que se transmite no reflete o conhecimento produzido, sistematizado ou empiricamente identificado, a pesquisa jurdica cientfica, se no est inviabilizada, esta comprometida4.

Em outras palavras, o problema que vem sendo sistematicamente identificado nas anlises sobre a questo o fato de o ensino jurdico estar JULHO DE 2003 147

APONTAMENTOS SOBRE A PESQUISA EM DIREITO NO BRASIL

fundamentalmente baseado na transmisso dos resultados da prtica jurdica de advogados, juizes, promotores e procuradores, e no em uma produo acadmica desenvolvida segundo critrios de pesquisa cientfica5. O que, por sua vez, j parece mostrar que no se pode separar o problema do isolamento do direito em relao s demais disciplinas de cincias humanas da peculiar confuso entre prtica profissional e elaborao terica, que entendo ser responsvel pela concepo estreita de teoria jurdica que vigora na produo nacional.

Prtica profissional e teoria jurdica

Gostaria de iniciar a discusso sobre a relao entre prtica profissional e teoria jurdicas pelo relato que nos deu David Luban da controvrsia em torno da indicao do juiz Robert Bork para a Suprema Corte norteamericana por Ronald Reagan, em 1987. Bork era um conservador proeminente, conhecido por suas crticas virulentas ao direito privacidade e legislao concernente aos direitos civis. Uma intensa campanha pblica foi desencadeada contra a sua indicao, o que teve eco na sabatina e nas discusses e deliberaes do Senado americano. O aspecto que me interessa na histria e que tambm o centro da argumentao de Luban o testemunho em favor de Bork do conhecido professor de Yale, George Priest, cuja argumentao pode ser resumida da seguinte maneira. Ele afirmou que, de fato, os trabalhos acadmicos de Bork defendiam posies extremadas, mas que isso no tinha qualquer relao com a sua atividade como magistrado, pois um magistrado deve ser moderado e respeitador da autoridade da jurisprudncia. Ao colocar-se a favor da nomeao do colega, contudo, Priest coloca-se simultaneamente contra a renovao do seu contrato em Yale, exatamente porque, como juiz, Bork teria de abandonar o ponto de vista radical de seus trabalhos acadmicos em prol da abordagem incremental da lgica jurisprudencial. O comentrio de Luban a esse respeito o de que a posio de Priest

(5) A questo do ensino jurdico no diretamente; um dos temas deste artigo, mas certo que se vincula intrinsecamente ao problema da pesquisa aqui discutido e necessita urgentemente de aprofundamento. Seja como for, importante chamar a ateno para o que me parece ser o mecanismo mesmo de funcionamento do amlgama de prtica e teoria jurdicas no ensino de direito no Brasil. Trata-se, com o perdo da expresso, da produo de uma "iluso necessria" muito peculiar: a iluso de que o mundo jurdico se regularia pelo manual de direito e no o contrrio. Essa iluso real, entretanto, porque ao formar os operadores do direito o manual amplamente bem-sucedido na tarefa de faz-los se comportar de acordo com o manual, repondo assim a iluso, tornando-a "necessria". Isso pode explicar absurdidades como a de se afirmar que h tal ou qual "corrente majoritria de interpretao" de determinado instituto legal sem qualquer amparo cientfico, sem qualquer investigao emprica da jurisprudncia ou mesmo, em muitos casos, da prpria doutrina. Trata-se, enfim, de uma iluso produzida pelo manual, mas nem por isso menos real e efetiva.

concede em que h uma enorme distncia entre o estudo acadmico das prticas legais e as prticas elas mesmas. Muitos acadmicos do Direito preocupam-se com essa distncia e procuram maneiras de suprimi-la. No o caso de Priest, entretanto, que exalta a distncia entre teoria e prtica jurdicas. Para Priest, o fato mesmo de Bork ter agora adotado o papel de juiz o estigmatiza. A lgica judiciria [...] acaba por banir Bork da Faculdade de Direito de Yale6.

(6) Luban, David. Legal modernism. Michigan: The University of Michigan Press, 1997, p. 3.

No pretendo dizer com esse exemplo que a posio de Priest seja consensual nem mesmo entre seus colegas do movimento "Law and Eco148 NOVOS ESTUDOS N. 66

MARCOS NOBRE nomics", tampouco que eu tenha alguma afinidade com essa importante vertente terica pelo contrrio. Mas creio que o escndalo que tal posio ainda hoje capaz de provocar nos meios jurdicos brasileiros suficiente para indicar o diagnstico e a posio que estou defendendo aqui. O que quero dizer que, no caso brasileiro, a confuso entre prtica jurdica, teoria jurdica e ensino jurdico total. Olhemos essa confuso, inicialmente, da perspectiva do mercado de trabalho em direito. Aqueles que faziam o diagnstico de que nossos cursos de direito em geral no preparavam seus alunos para o mercado de trabalho do-me a impresso de terem andado equivocados. A meu juzo, nos melhores cursos de direito do pas que devem se constituir no parmetro de nossas avaliaes os alunos saam sim preparados para enfrentar o mercado de trabalho e para desempenhar funes no Judicirio. O problema me parece estar em outro lugar, ou seja, no fato de que at hoje o mercado de trabalho em direito no Brasil tem padres muito pouco exigentes. Ocorre que isso se tornou verdadeiramente um problema no momento em que a abertura econmica do pas, na dcada de 1990, estabeleceu novas exigncias e padres internacionais de competncia e formao em alguns setores, resultando, entre outras coisas, no boom de cursos de nvel de ps-graduao em direito os chamados LL.Ms (legum magister) que temos observado. Se, como me parece, as escolas de direito tm tido um papel decisivo na determinao do nvel de exigncia do mercado nacional de trabalho em direito, tambm tm constitudo um mercado de trabalho em geral pouco exigente, justamente porque fazem dos cursos de direito um amlgama de prtica, teoria e ensino jurdicos. Esse modelo acadmico mostra-se manifestamente insatisfatrio no momento em que a abertura econmica iniciada h mais de dez anos impe progressivamente mudanas decisivas no prprio mercado de trabalho em direito no Brasil. As origens histricas desse amlgama so certamente complexas, de modo que gostaria agora de me concentrar em um nico ponto, a ser examinado de uma perspectiva diretamente respeitante questo da pesquisa em direito no Brasil. Acredito que o elemento formal determinante nessa questo o modelo do parecer, no sentido tcnico-jurdico da expresso. Comecemos pela comparao entre a atividade advocatcia em sentido estrito e aquela do parecerista. O advogado (ou o estagirio ou estudante de direito) faz uma sistematizao da doutrina, jurisprudncia e legislao existentes e seleciona, segundo a estratgia advocatcia definida, os argumentos que possam ser mais teis construo da tese jurdica (ou elaborao de um contrato complexo) para uma possvel soluo do caso (ou para tornar efetiva e o mais seguro possvel a realizao de um negcio jurdico). Quando se trata de um parecer, tem-se primeira vista a impresso de que essa lgica advocatcia estaria afastada, o que garantiria ento sua autonomia acadmica em relao ao exerccio profissional. No caso do parecer, o jurista se posiciona como defensor de uma tese "sem interesse ou qualquer influncia" da estratgia advocatcia definida. Assim, a escolha dos argumentos JULHO DE 2003 149

APONTAMENTOS SOBRE A PESQUISA EM DIREITO NO BRASIL

constantes da doutrina e da jurisprudncia, combinada com a interpretao da legislao, seria feita, digamos, "por convico". Ocorre que, mesmo concedendo-se que o animus seja diverso, a lgica que preside a construo da pea a mesma. O parecer recolhe o material jurisprudencial e doutrinrio e os devidos ttulos legais unicamente em funo da tese a ser defendida: no recolhe todo o material disponvel, mas to-s a poro dele que vem ao encontro daquela tese. O parecer no procura, no conjunto do material disponvel, um padro de racionalidade e inteligibilidade para, s ento, formular uma tese explicativa, o que seria talvez o padro e o objetivo de uma investigao acadmica no mbito do direito. Dessa forma, no caso paradigmtico e modelar do parecer, a resposta vem de antemo: est posta previamente investigao. Dizer que o parecer desempenha o papel de modelo e que, como tal, fator decisivo na produo do amlgama de prtica, teoria e ensino jurdicos significa dizer que o parecer no tomado aqui meramente como uma pea jurdica, mas como uma forma-padro de argumentao que hoje passa quase que por sinnimo de produo acadmica em direito, estando na base, acredito, da grande maioria dos trabalhos universitrios nessa rea. E creio que o modelo do parecer, essa forma-padro de argumentao, goza desse papel de destaque justamente porque, se parece se distanciar da atividade mais imediata da produo advocatcia, na verdade apenas a refora. Acredito ser necessrio romper com essa lgica se se quiser instaurar um padro cientfico elevado na pesquisa jurdica brasileira. Alm disso, preciso lembrar que, mesmo que se aceite que h um momento de formao da convico do parecerista, tal momento no pode ser divulgado, em razo da relao contratual de que deriva sua existncia. Esse elemento tambm importante porque nos lembra que o parecerista o detentor de opinies relevantes e no o pesquisador a quem cabe compreender, por exemplo, o estatuto de determinado instituto na prtica jurisprudencial estabelecida7. A fim de esclarecer um pouco melhor a natureza dessa lgica, convm discutir qual seria, a meu ver, o objeto da investigao acadmica no mbito do direito. O que significa igualmente indicar, ao menos, que a idia mesma de "dogmtica" pode ser compreendida em um sentido mais amplo do que atualmente o , em geral, no Brasil.

(7) Essas duas idias devo a Carlos Ari Sundfeld, ainda que a formulao aqui apresentada seja, evidentemente, de minha responsabilidade.

Dogmtica e doutrina

A dogmtica o ncleo da investigao cientfica no mbito do direito. Embora a afirmao no seja pacfica nem consensual, tampouco tem pretenso de originalidade. E as divergncias e diferenas se pem quando se trata de explicitar qual a natureza da investigao dogmtica. De sada, a fim de evitar mal-entendidos, gostaria de esclarecer que no proponho um entendimento cientfico do direito a partir de perspectivas como a da sociologia, da histria ou mesmo da filosofia. No se trata de
150 NOVOS ESTUDOS N. 66

MARCOS NOBRE submeter o direito a nenhuma dessas perspectivas disciplinares em particular, o que lhe destruiria a especificidade. Trata-se antes de ampliar o conceito de dogmtica e, portanto, seu campo de aplicao, de modo que os pontos de vista da sociologia, da histria, da antropologia, da filosofia ou da cincia poltica no sejam exteriores, tampouco "auxiliares", mas se incorporem investigao dogmtica como momentos constitutivos. Nesse sentido, acredito que, seja qual for o objeto da investigao acadmica em direito, a dogmtica constitui-se no ncleo da pesquisa. Mas como isso se conecta quele problema central do amlgama entre prtica e teoria jurdicas? Formular uma resposta a essa questo exige o recurso quela que considero a reflexo mais consistente e poderosa sobre o problema da dogmtica de que dispomos no Brasil, que a desenvolvida por Trcio Sampaio Ferraz Jnior. a seguinte a verso que nos d do problema a ser enfrentado a concluso do volume A cincia do direito, que vale ser citada um tanto longamente:

A mera tcnica jurdica que, verdade, alguns costumam confundir com a Cincia do Direito, e que corresponde atividade jurisdicional no sentido amplo o trabalho dos advogados, juzes, promotores, legisladores, pareceristas e outros, um dado importante, mas no a prpria cincia. Esta se constitui como uma arquitetnica de modelos, no sentido aristotlico do termo, ou seja, como uma atividade que os subordina entre si tendo em vista o problema da decidibilidade (e no de uma deciso concreta). Como, porm, a decidibilidade um problema e no uma soluo, uma questo aberta e no um critrio fechado, dominada que esta por aporias como as da justia, da utilidade, da certeza, da legitimidade, da eficincia, da legalidade etc., a arquitetnica jurdica (combinatria de modelos) depende do modo como colocamos os problemas. Como os problemas se caracterizam como ausncia de uma soluo, abertura para diversas alternativas possveis, a cincia jurdica se nos depara como um espectro de teorias, s vezes at mesmo incompatveis, que guardam sua unidade no ponto problemtico de sua partida. Como essas teorias tm uma funo social e uma natureza tecnolgica, elas no constituem meras explicaes dos fenmenos, mas se tornam, na pratica, doutrina, isto , elas ensinam e dizem como deve ser feito. O agrupamento de doutrinas em corpos mais ou menos homogneos que transforma, por fim, a Cincia do Direito em Dogmtica jurdica. Dogmtica , nesse sentido, um corpo de doutrinas, de teorias que tm sua funo bsica em um "docere" (ensinar). Ora, justamente este "docere" que delimita as possibilidades abertas pela questo da decidibilidade, proporcionando certo "fechamento" no critrio de combinao dos modelos. A arquitetnica jurdica depende, assim, do modo como colocamos os problemas, mas esse modo esta adstrito ao "docere" . A Cincia Jurdica coloca problemas para ensinar. Isso a diferencia JULHO DE 2003 151

APONTAMENTOS SOBRE A PESQUISA EM DIREITO NO BRASIL de outras formas de abordagem do fenmeno jurdico, como a Sociologia, a Psicologia, a Histria, a Antropologia etc., que colocam problemas e constituem modelos cuja inteno muito mais explicativa. Enquanto o cientista do Direito se sente vinculado, na colocao dos problemas, a uma proposta de soluo, possvel e vivel, os demais podem inclusive suspender o seu juzo, colocando questes para deixlas em aberto8.

(8) Sampaio Ferraz Jr., Trcio. A cincia do direito. So Paulo: Atlas, 1977, pp. 107-108.

No este o lugar de explorar a riqueza e a sofisticao desse texto. Gostaria aqui apenas, inicialmente, de ressaltar a relao entre "cincia do direito" e "tcnica jurdica" tal como apresentada por Sampaio Ferraz. Antes de mais nada, de se notar que o texto insiste na distino entre tcnica jurdica e cincia do direito, ponto essencial da argumentao que desenvolvo aqui e que repercute aquela discusso sobre o caso Bork. Como diz o texto, "alguns costumam confundir" as duas coisas, de modo que sempre importante marcar a diferena. E, para Sampaio Ferrraz, a "mera tcnica jurdica" corresponde " atividade jurisdicional no sentido amplo o trabalho dos advogados, juzes, promotores, legisladores, pareceristas e outros" , o que me parece em acordo com a argumentao que desenvolvi at aqui. No estou seguro porm de ter compreendido com a mesma propriedade o elemento central que distingue "tcnica jurdica" de "cincia do direito". Pois esse elemento, segundo o texto, a "decidibilidade", a qual o autor faz questo de distinguir de "uma deciso concreta", marcando ainda uma vez a distncia a separar "tcnica" e "cincia" (no obstante, verdade, estarem os dois termos estreitamente ligados um ao outro, segundo Sampaio Ferraz). A decidibilidade seria a marca distintiva da cincia do direito quando comparada a outras disciplinas das cincias humanas, e exprimiria como nenhuma outra caracterstica o estatuto "tecnolgico" que tem o direito para Sampaio Ferraz. esse estatuto tecnolgico (aliado a uma sua funo social) que faria da cincia do direito "doutrina" e, como doutrina sistematizada, "dogmtica". Nesse ponto, entretanto, tenho dificuldade em acompanhar a argumentao de Ferraz, pois, dada a seqncia argumentativa, teramos como resultado um movimento de "tecnicizao" da cincia, o que, a meu ver, tornaria a embaralhar os termos "tcnica jurdica" e "cincia do direito" que se tratava antes de separar e distinguir9. Mesmo no tendo inteira clareza sobre a posio de Trcio Sampaio Ferraz, acredito que os termos da questo permitem avanar. Particularmente no que diz respeito s diferenas do direito em relao a outras disciplinas das cincias humanas. Se certo que o direito guarda uma especificidade ("tecnolgica", no dizer de Ferraz), no vejo por que tal especificidade deva impedir que a cincia do direito possa ser explicativa, nem que a faa direcionar-se unicamente ao "docere" e s propostas de soluo. Creio ser possvel realizar reconstrues dogmticas que no tenham compromisso com solues e com a decidibilidade mas que procurem unicamente expli152 NOVOS ESTUDOS N. 66

(9) No aqui o lugar de discutir uma posio interessante (e divergente da que proponho aqui) como a defendida por Marcelo Neves. Acredito que ele diria que uma diferenciao entre "tcnica jurdica" e "cincia jurdica", interpretada nos moldes da questo aqui apresentada, dependeria mais amplamente de uma "diferenciao operativa do direito", nos termos defendidos por Luhmann, o que, segundo Neves, no teria ocorrido no Brasil at o presente momento. Cf. Neves, Marcelo. "Rechtswissenschaft versus Rechtsprxis und sozialer Kontext in Brasilien vom Autoritarismus zur Demokratisierung". Comparativ, vol. 6, n 8 ("Humanwissenschaften unter Diktatur und Demokratisierung in Brasilien", org. por K. Giesen, M. Nobre e R. R. Terra), 1998, esp. pp. 30-34.

MARCOS NOBRE car ("compreender" seria melhor, nesse caso) o estatuto de determinado instituto na prtica jurisprudencial que, na concepo de pesquisa defendida aqui, ganharia ento um papel de grande destaque, ao contrrio do papel inteiramente secundrio que desempenha hoje e na doutrina, sendo esses elementos tomados como objetos empricos de investigao a serem compatibilizados segundo uma determinada arquitetnica dos princpios estruturantes do ordenamento 10 . Nesse sentido, a doutrina seria considerada j uma sistematizao da prtica jurdica e estaria a ela vinculada de maneira inextricvel (tal como em Trcio Sampaio Ferraz, acredito). Mas nem por isso a dogmtica deveria se limitar a sistematizar a doutrina. Pelo contrrio, necessrio insistir em que a distino entre "tcnica jurdica" e "cincia do direito" s poder ser garantida se se afirmar com vigor a distino entre "doutrina" e "dogmtica". Com isso, tambm no direito poderamos falar, guardadas todas as especificidades, em "cincia bsica" e em "cincia aplicada", correspondendo o primeiro termo "dogmtica" e o segundo "doutrina". E conforme o diagnstico aqui apresentado o que nos falta hoje , certamente, pesquisa bsica em direito, ou seja, dogmtica no sentido que procurei imprimir ao termo neste trabalho. Acredito que s o avano de uma tal pesquisa bsica poder revolucionar o ensino jurdico e a doutrina jurdica no Brasil, algo de que necessitamos urgentemente, sob risco de voltarmos a uma situao em muitos aspectos semelhante do perodo da Colnia e mesmo do Imprio, em que nossos operadores do direito eram obrigados a buscar formao adequada no exterior. Para encerrar, gostaria de contrastar para no limitar a discusso ao caso brasileiro as diferentes polticas adotadas em tempos recentes por Alemanha e Frana em relao pesquisa em direito diante do crescente domnio mundial dos cursos jurdicos e dos escritrios de advocacia norteamericanos. Na Alemanha, a experincia do Instituto Max Plank demonstra como o investimento em pesquisa permitiu formar quadros de altssimo nvel com pesquisadores e professores alemes em regime de dedicao integral11. Como em toda a Europa, grande parte dos estudantes de direito alemes no deixa de ter experincias nas faculdades de direito norteamericanas. No caso alemo, contudo, os estudantes mais talentosos que vo aos Estados Unidos fazer seus LL.Ms retornam a seu pas no para integrar os escritrios norte-americanos l instalados, mas para dar continuidade s suas pesquisas, ingressando no mais das vezes na carreira acadmica. Segundo pesquisa recente de David Trubek, em parceria com Yves Dezalay, isso se deve aos altos investimentos que o Estado faz em pesquisa na Alemanha, da mesma forma que a iniciativa privada o faz nos Estados Unidos. Comparando o modelo alemo com o francs, Trubek conclui, at mesmo, que a realidade dos altos investimentos em pesquisa na Alemanha vem permitindo uma assimilao mais crtica do arcabouo terico norteamericano pelos alemes e gerando uma produo acadmica de maior qualidade do que na Frana. No caso francs, as presses por mudana no JULHO DE 2003 153

(10) Observe-se porm que no pretendo com isso restringir a pesquisa em direito a um nico modelo ou mtodo, seno alargar a concepo de pesquisa e da idia mesma de dogmtica hoje imperantes no Brasil. Devo essa advertncia a Judith Martins-Costa.

(11) Nesse contexto, no de menor importncia lembrar que o regime de dedicao integral docncia e pesquisa esmagadoramente minoritrio nas faculdades de direito brasileiras.

(12) Dezalay, Yves e Trubek, David M. "A reestruturao global e o direito". In: Faria, Jos Eduardo (org.). Direito e globalizao econmica implicaes e perspectivas. So Paulo: Malheiros, 1996.

APONTAMENTOS SOBRE A PESQUISA EM DIREITO NO BRASIL

formalismo do ensino do direito no teriam tido grande xito, uma vez que os alunos franceses mais destacados estariam voltando de seus LL.Ms apenas para ocupar cargos bem-remunerados nos escritrios norte-americanos que, desde j algum tempo, dominaram o mercado de advocacia francs, e tambm porque no haveria na Frana estmulo suficiente pesquisa acadmica descolada do mercado de advocacia, por meio de financiamento de centros acadmicos de excelncia12. Guardadas todas as enormes distncias a nos separar desses dois pases, cabe pensar nos riscos, vantagens e desvantagens da adoo de cada uma dessas opes estratgicas no caso brasileiro. Para no pensar na catstrofe vista que poder significar a manuteno do modelo de pesquisa e ensino jurdicos ora vigentes no Brasil.

Recebido para publicao em 21 de maro de 2003. Marcos Nobre professor de Filosofia da Unicamp e pesquisador do Cebrap. Publicou nesta revista "A Filosofia da USP sob a ditadura militar" (n 53).

154

NOVOS ESTUDOS N. 66

You might also like