You are on page 1of 7

2

Sumrio

Fonte de Heron Introduo


uma fonte com construo atribuda a Heron de Alexandria que tem como princpio de funcionamento diferenas de presso que ocasionam o movimento da gua e consequente funcionamento da fonte. Um modelo da fonte apresentado na Figura 1.

Figura 1

Funcionamento
A fonte consiste em, pelo menos, trs recipientes interligados: o primeiro, que chamamos de A, totalmente aberto atmosfera e os outros dois fechados, que chamamos de B e C. Todos so conectados por trs tubos como mostra a Figura 1. Para o funcionamento da fonte necessrio que inicialmente o recipiente B esteja cheio, pois este fornecer a gua necessria fonte, e se localize acima do recipiente C. O recipiente C deve conter inicialmente apenas ar em seu interior. A energia inicial para o funcionamento do sistema dada quando se coloca o recipiente B acima de C, com isso ele adquire energia potencial gravitacional em relao ao recipiente inferior C. Essa energia potencial inicial mais a presso atmosfrica mantero o funcionamento at que se esgote a gua do recipiente superior. Para a fonte comear a funcionar necessrio acrescentar alguma quantidade de gua no recipiente A que penetrar no tubo 1 e ir at o recipiente inferior, comprimindo e forando a sada de ar de C, pelo tubo 2. O ar que dele sai, entra em B aumentando a presso nos pontos do interior desse recipiente. Isso fora a gua a subir pelo tubo 3 e a jorrar no recipiente A. A gua que jorra cai em A, entra no tubo 1 e vai para a o recipiente C, forando mais sada de ar e consequente aumento de presso em B. E o processo continua at que toda a gua do reservatrio B passa para C, via recipiente A.

Princpio Terico de Funcionamento


Quando a fonte colocada em funcionamento, isto , quando adicionada gua suficiente no recipiente A para encher o tubo 1, que liga A a C, estabelece-se uma coluna de gua no tubo 1 aumentando a presso do ar dentro do recipiente C e consequentemente do recipiente B, pois estes esto interligados pelo tubo 2. Com isso a presso no interior do recipiente B se torna maior do que a presso atmosfrica fazendo com que a gua presente neste recipiente flua atravs do tubo 2 jorrando no recipiente A. Por sua vez a gua que cai no recipiente A continua a escoar pelo tubo 1 para o recipiente C mantendo o processo at o esgotamento da gua que inicialmente estava no recipiente B. Para explicar o motivo do recipiente inicialmente cheio de gua B ser colocado a uma altura superior em relao ao recipiente inicialmente vazio C ser considerada a Figura 2.

Figura 2

Considerando que a gua se comporta como um fluido ideal, isto , de viscosidade nula, demonstraremos teoricamente o funcionamento da fonte. Partindo da situao em que a fonte j esteja em funcionamento e o nvel da gua constante no recipiente A e, tomando como referncia os pontos 1, 2, 3 e 4 mostrados na Figura 2, temos a partir da equao de Bernoulli: (1) Assim temos: (2)

5 Dessa forma a presso no ponto 2 maior que a presso atmosfrica e considerando que a densidade do ar muito menor do que a da gua, a presso no ponto 3 torna-se igual a P2: (3) onde, a presso atmosfrica, a velocidade do nvel da gua no ponto 1 que igual a zero, a densidade da gua, g a acelerao gravitacional, a diferena de altura entre os pontos 1 e 2, a presso no ponto 2, a velocidade do nvel da gua no ponto 2. Tomando agora os pontos 3 e 4 como referncia e aplicando a equao de Bernoulli, temos: (4)

onde,

a velocidade com que a gua sai no ponto 4, a diferena de altura entre os pontos 3 e 4.

Substituindo a equao 3 em 4 temos: (5) Sendo os dimetros internos em 2 e 3 iguais as velocidade na superfcie do lquido nesses pontos ser igual, portanto a equao 5 se reduz a: (6) Dividindo a equao por obtemos: (7)

Assim possvel concluir que para que a fonte funcione necessrio que a altura do recipiente aberto para a atmosfera at o recipiente inicialmente sem gua, neste caso , deve ser maior que a altura do recipiente aberto atmosfera at o recipiente inicialmente cheio de gua, . Tambm se conclui que para uma maior velocidade da gua que sai da fonte necessrio haver um maior distanciamento entre os recipientes.

Roda Dgua Introduo


Rodas dgua so mquinas motrizes capazes de transformar a energia potencial ou cintica da gua em movimento em trabalho mecnico. So compostas basicamente por um dispositivo circular montado sobre um eixo, contendo na sua periferia caambas ou aletas dispostas de modo a poder aproveitar a energia hidrulica. As rodas dgua tiveram sua origem na antiguidade: Egito, China e Prsia, sendo tambm muito utilizadas por gregos e romanos. Com o avano tecnolgico e a necessidade de fornecimento de potncias cada vez maiores as rodas dgua foram sendo substitudas, porm em muitos casos ainda so utilizadas principalmente em pequenas instalaes agrcolas. O trabalho a seguir dispe-se a apresentar as tipos de roda dgua, funcionamento, rendimento, clculos de potncia e aplicaes.

Tipos
As rodas dgua podem ser classificadas em trs tipos: Sobre axial; Sub axial de eixo horizontal; Sub axial de eixo vertical.

Sobre axial: este tipo de roda possui pequenas caambas montadas diagonalmente que
recebem a gua na parte superior com pequena velocidade a fim de reduzir o impacto contra as ps. Aps penetrar nas caambas seu peso causa o movimento. Este tipo de roda usa basicamente a energia potencial devido diferena de altura da entrada para a sada para funcionar.

Figura 3 - Roda dgua sobre axial tipo alcatruzes

Este tipo de roda dgua recomendado para locais que tenham um desnvel de 3 a 10 metros e podem trabalhar com vazes de 30 l/s at 1000 l/s e apresenta um rendimento que pode variar de 20% a 80%, dependendo da forma da roda e das palhetas coletoras.

Sub Axial: Nas rodas do tipo sub axial a gua passa por baixo do eixo da roda, a qual possui
aletas que ficam em contato com a gua corrente. Para o funcionamento este tipo de roda

7 utiliza basicamente a energia cintica da gua em movimento. Este tipo de roda apresenta um rendimento que varia entre 30% e 50%. Alguns tipos de rodas sub axiais recebem nomes especficos, como as rodas Pelton e Poncelet. Estes tipos de roda sub axiais apresentam um melhor rendimento podendo atingir 80%.

Figura 4 - Roda dgua sub axial de eixo horizontal (esq.) e de eixo vertical (dir.)

Potncia
Nas rodas dgua que so alimentadas pela parte superior, as sobre axiais, o princpio de funcionamento baseia-se na utilizao da energia potncia gravitacional da gua devido queda de altura entre a entrada e a sada de gua na roda. Portanto, a potncia hidrulica deste tipo de roda pode ser calculada utilizando-se a equao a seguir:

Onde, P = Potncia hidrulica [cv]; = densidade da gua [kg/m] Q = vazo [m/s] = Altura manomtrica da queda dgua [m] As rodas sub axiais utilizam a energia cintica da gua em movimento para funcionar. Portanto, sabendo que potncia igual ao trabalho (energia) dividido pelo tempo e que, neste caso, o trabalho realizado pela gua pode ser igualado a sua energia cintica, calcula-se a potncia da seguinte forma:

Mas, sendo:

8 A potncia de uma roda dgua sub axial pode ser calculada conforme a seguinte equao:

Onde,

= velocidade da gua [m/s] = densidade da gua [kg/m] A = rea projetada das paletas da roda dgua [m]

Rendimento
A tabela 1 apresenta faixas de valores de rendimento para diferentes tipos de roda dgua.

Tabela 1 Tabela de Rendimentos

Conclui-se pela tabela 1 que o rendimento da roda dgua varia com o tipo, forma de alimentao e geometria da palheta.

Aplicaes
Atualmente as rodas dgua so utilizadas em pequenas funes, principalmente para trabalhos agrcolas, tais como: Indstrias rurais; Moendas; Moagem de gros; Serraria; Bombeamento de gua; Gerao de energia eltrica;

You might also like