You are on page 1of 66

Direito Penal Militar (DPM)

MATERIAL DE APOIO
DISCIPLINA: Direito Penal Militar (DPM) AULA 01: Conceitos basilares

OBJETIVOS DESTA AULA

NESTA AULA, VOC IR:


1- Conceituar o Direito Penal Militar. 2- Definir o crime militar e o militar. 3- Identificar o crime propriamente militar e o impropriamente militar.

INTRODUO:
Na presente aula, voltaremos a ateno para alguns conceitos bsicos, conhecendo as definies de Direito Penal Militar, crime militar e militar, alm do crime propriamente e impropriamente militar.

CONTEDO: 1. Direito Penal Militar

O Direito Penal Militar (DPM) trata de normas que so definidas como de direito material ou substantivo, enquanto as de direito formal ou adjetivo so relativas ao Direito Processual Penal Militar. O diploma legal que rene as normas de direito material o Cdigo Penal Militar, institudo pelo Decreto-Lei n 1.001, de 21 de outubro de 1969. um direito penal especial uma vez que suas normas se aplicam a um grupo especfico de pessoas, os militares, resguardando valores e deveres peculiares. Sua natureza especial corroborada pela carta magna quando estabelece as Justias Militares. Podemos definir o Direito Penal Militar como o conjunto de regras jurdicas que tem como escopo garantir o perfeito cumprimento das misses constitucionais pertinentes s Instituies Militares.

lvaro Mayrink da Costa sustenta que o Direito Penal Militar possui objeto especfico, porque se constri sobre uma categoria de bens e interesses que lhe privativa por natureza. Se os bens jurdicos, penalmente considerados, comportam, por natureza, uma diferenciao em categorias e exigem tratamento jurdico diverso, do origem a ordenamentos autnomos. No que se refere ao conceito de Direito Penal Militar, vale reproduzir os ensinamentos de Ione de Souza Cruz e Claudio Amin Miguel qu ando o definem como um ramo do Direito Penal, especial, criado no com a finalidade de definir crimes para militares, mas sim de criar regras jurdicas destinadas proteo das instituies militares e o cumprimento de seus objetivos constitucionais. No mesmo sentido, Ccero Robson Coimbra Neves & Marcello Streifinger definem o Direito Penal Militar da seguinte maneira:
Conjunto de normas jurdicas que tm por objeto a determinao de infraes penais, com suas consequentes medidas coercitivas em face da violao, e ainda, pela garantia dos bens juridicamente tutelados, mormente a regularidade de ao das foras militares, proteger a ordem jurdica militar, fomentando o salutar desenvolver das misses precpuas atribudas s Foras Armadas e s Foras Auxiliares.

Se o Direito Penal Militar tem como principal escopo proteger as Instituies Militares, seus valores e bens jurdicos, por consequncia tambm tutelar os princpios basilares da hierarquia e disciplina, previstos na Constituio Federal, nos seus artigos 42 e 142:
Art. 42 Os membros das Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituies organizadas com base na hierarquia e disciplina, so militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios.(Redao dada pela Emenda Constitucional n 18, de 1998) Art. 142. As Foras Armadas, constitudas pela Marinha, pelo Exrcito e pela Aeronutica, so instituies nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da Repblica, e destinam-se defesa da Ptria, garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

Com efeito, tudo aquilo que viola a Instituio viola a sua base, o seu alicerce, os seus principais pilares, que no caso so os princpios da hierarquia e disciplina.

INSTITUIES MILITARES

HIERARQUIA

DISCIPLINA

Definido o Direito Penal Militar passamos para o estudo do crime militar e suas especificidades.

2.

Crime militar

Reconhecer o crime militar no simples, requer um vasto conhecimento sobre as hipteses legais dispostas no Cdigo Penal Militar. Em razo disso, diversos doutrinadores destacam citao de Jlio Fabrini Mirabete como referncia dessa dificuldade : rdua, por vezes, a tarefa de distinguir se o fato crime comum ou militar, principalmente nos casos de ilcitos praticados por policiais militares. Portanto, no so apenas os policiais militares que enfrentam dificuldade no momento de identificar o crime militar, mas tambm os principais juristas e operadores do direito. O critrio adotado pelo Direito Positivo brasileiro para a definio do crime militar, a exemplo da Itlia e da Alemanha, o ratione legis ou critrio objetivo, desde a Constituio de 1946. um critrio estabelecido pela CF/88 quando expressa a competncia da Justia Militar em seus arts. 124 e 125, 4, tambm citado no inciso LXI, do art. 5, do mesmo diploma legal.
Art. 5 - LXI - ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei; Art. 124. Justia Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei. Art. 125. Os Estados organizaro sua Justia, observados os princpios estabelecidos nesta Constituio. 4 Compete Justia Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competncia do jri quando a vtima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)

Dessa forma, o crime militar aquele assim definido na lei, ou seja, no Cdigo Penal Militar (CPM). Sendo assim, um fato considerado crime militar quando corresponder a alguma conduta taxativamente prevista no CPM. Indispensvel o estudo dos crimes militares devido a sua natureza especial, dificuldade de conceituao e interpretao. interessante destacarmos que nos crimes militares haver sempre uma leso de um bem ou interesse jurdico tutelado pelo ordenamento penal militar. Independente do conceito, importante a compreenso de que os crimes militares visam defesa de tudo aquilo que consubstancia a razo de ser das instituies militares, dessa forma, qualquer conduta que atente contra a ordem militar ser uma infrao penal militar, seja o agente militar ou civil. Clio Lobo define o crime militar da seguinte forma:
[...] a infrao penal prevista na lei penal militar que lesiona bens ou interesses vinculados destinao constitucional das instituies militares, s suas atribuies

legais, ao seu funcionamento, sua prpria existncia, no aspecto particular da disciplina, da hierarquia, da proteo autoridade militar e ao servio militar. As ofensas definidas na lei repressiva castrense que dizem respeito destinao constitucional, s atribuies legais das instituies militares, autoridade militar, ao servio militar, tm, como agentes, tanto o civil quanto o militar, enquanto as que atingem a disciplina e a hierarquia tm como destinatrio somente o militar.

Para verificar a existncia de um crime militar, em primeiro lugar, preciso encontrar previso do fato na parte especial do CPM. Se no h previso, o fato no configura um crime militar. Havendo previso, passa-se para a segunda parte que verificar se o fato criminoso se enquadra em uma das hipteses dos Arts. 9 e 10 , tambm do CPM, tratando o primeiro dos crimes militares em tempo de paz e o segundo em tempo de guerra. Nosso objeto de estudo ser o art. 9, haja vista a sua maior pertinncia e relevncia para as rotinas policiais militares. O texto do Art. 9, crimes militares em tempo de paz, merece transcrio por ser o mais utilizado:

Crimes militares em tempo de paz


Art. 9 Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: I - os crimes de que trata este Cdigo, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela no previstos, qualquer que seja o agente, salvo disposio especial; II - os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados: a) por militar em situao de atividade ou assemelhado, contra militar na mesma situao ou assemelhado; b) por militar em situao de atividade ou assemelhado, em lugar sujeito administrao militar, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; c) por militar em servio, em comisso de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito a administrao militar contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; c) por militar em servio ou atuando em razo da funo, em comisso de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito administrao militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil; (Redao dada pela Lei n 9.299, de 8.8.1996) d) por militar durante o perodo de manobras ou exerccio, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; e) por militar em situao de atividade, ou assemelhado, contra o patrimnio sob a administrao militar, ou a ordem administrativa militar; f) por militar em situao de atividade ou assemelhado que, embora no estando em servio, use armamento de propriedade militar ou qualquer material blico, sob guarda, fiscalizao ou administrao militar, para a prtica de ato ilegal; f) revogada. (Vide Lei n 9.299, de 8.8.1996)

III - os crimes praticados por militar da reserva, ou reformado, ou por civil, contra as instituies militares, considerando-se como tais no s os compreendidos no inciso I, como os do inciso II, nos seguintes casos: a) contra o patrimnio sob a administrao militar, ou contra a ordem administrativa militar; b) em lugar sujeito administrao militar contra militar em situao de atividade ou assemelhado, ou contra funcionrio de Ministrio militar ou da Justia Militar, no exerccio de funo inerente ao seu cargo; c) contra militar em formatura, ou durante o perodo de prontido, vigilncia, observao, explorao, exerccio, acampamento, acantonamento ou manobras; d) ainda que fora do lugar sujeito administrao militar, contra militar em funo de natureza militar, ou no desempenho de servio de vigilncia, garantia e preservao da ordem pblica, administrativa ou judiciria, quando legalmente requisitado para aquele fim, ou em obedincia a determinao legal superior. Pargrafo nico. Os crimes de que trata este artigo, quando dolosos contra a vida e cometidos contra civil, sero da competncia da justia comum. (Pargrafo includo pela Lei n 9.299, de 8.8.1996) Pargrafo nico. Os crimes de que trata este artigo quando dolosos contra a vida e cometidos contra civil sero da competncia da justia comum, salvo quando praticados no contexto de ao militar realizada na forma do art. 303 da Lei no 7.565, de 19 de dezembro de 1986 - Cdigo Brasileiro de Aeronutica. (Redao dada pela Lei n 12.432, de 2011)

O art. 9 do CPM ser melhor estudado mais a frente, pois requer uma anlise minuciosa de suas diversas hipteses, a fim de que seja bem compreendido e, posteriormente, aplicado corretamente no exerccio do poder de polcia judiciria militar. Para identificar o crime militar so encontradas algumas dificuldades principais, sobretudo quando se trata de infraes que lesionam bens jurdicos das foras auxiliares: Mesma Legislao Penal Militar para foras armadas e auxiliares. Competncias constitucionais diferentes da Justia Militar da Unio e Justia Militar Estadual. O cdigo penal militar no define os crimes militares, mas apenas enumera hipteses. Jurisprudncia de diversos tribunais civis e militares. Necessidade de reforma da Legislao Penal Militar.

2.1 Conceito de militar


O conceito de militar, para fins de aplicao do Direito Penal Militar, est previsto no art. 22 do Cdigo Penal Militar:

Pessoa considerada militar


Art. 22. considerada militar, para efeito da aplicao deste Cdigo, qualquer pessoa que, em tempo de paz ou de guerra, seja incorporada s foras armadas, para nelas servir em posto, graduao, ou sujeio disciplina militar.

Como se observa, este artigo do CPM apenas prev como militares as pessoas incorporadas s foras armadas, no fazendo meno aos militares estaduais integrantes das Foras Auxiliares. Desta forma, o art. 22 do CPM precisa ser complementado pelo art. 42 da Lei Maior, trazendo o seguinte mandamento:
Art. 42 Os membros das Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituies organizadas com base na hierarquia e disciplina, so militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios.(Redao dada pela Emenda Constitucional n 18, de 1998)

Sendo assim, h que se fazer uma interpretao sistemtica do art. 22 do CPM com o art. 42 da Constituio Federal/88, eis que esta ampliou o conceito de militar, incluindo os representantes das Foras Auxiliares Estaduais. O importante sabermos que no obstante a ausncia dos militares estaduais no preceito disposto no Cdigo Penal Militar, esses tambm devem ser considerados para fins de aplicao da Lei Castrense, de modo a respeitar o texto constitucional no tocante a ampliao do conceito de militar.

3. Crime propriamente militar e o impropriamente militar


A teoria clssica, adotada por Clio Lobo e Jorge Csar de Assis, distingue duas categorias de crimes militares, quais sejam: os crimes propriamente militares e os impropriamente militares. O alicerce para esta doutrina o Direito Romano que j aceitava a diferena entre as categorias de crimes militares. Mesmo antes da CF de 1988, a doutrina e a jurisprudncia j adotavam essa distino, contudo, sem embasamento legal. A atual CF prev a distino anteriormente utilizada, no seu art. 5, inc. LXI, com a seguinte redao: ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei. Este dispositivo ressalta a importncia da distino de categorias, sobretudo quando a prtica de crime propriamente militar hiptese de exceo constitucional de privao de liberdade. No obstante a importncia de diferenciar os conceitos de crime propriamente e impropriamente militares, no h qualquer definio legal dos termos, ficando a cargo da doutrina o preenchimento dessa lacuna.

3.1

Crimes propriamente militares

Os crimes puramente militares, ou propriamente militares, ou militares prprios, no entendimento de Clio Lobo, so aqueles que, previstos no Cdigo Penal Militar, descrevem uma infrao penal militar especfica e funcional do ocupante do cargo militar, que lesiona bens ou interesses das instituies militares, no aspecto particular da disciplina, da hierarquia, do servio e do dever militar. So tambm conhecidos como o crime do Soldado, pois s podem ser cometidos pelos militares, consistem em violaes de deveres que lhes so prprios. Dentre os crimes propriamente militares, cabe citar a desero (Art. 187. Ausentar-se o militar, sem licena, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias), o abandono de posto (Art. 195. Abandonar, sem ordem superior, o posto ou lugar de servio que lhe tenha sido designado, ou o servio que lhe cumpria, antes de termin-lo), dormir em servio (Art. 203. Dormir o militar, quando em servio, como oficial de quarto ou de ronda, ou em situao equivalente, ou, no sendo oficial, em servio de sentinela, vigia, planto s mquinas, ao leme, de ronda ou em qualquer servio de natureza semelhante) e a recusa de obedincia (Art. 387. Praticar, em presena do inimigo, qualquer dos crimes definidos nos arts. 163 e 16), sendo este ltimo crime militar em tempo de guerra com a sano mxima de pena de morte. Tambm so propriamente militares os crimes de motim e revolta (arts. 149 a 153), violncia contra superior (art. 157), reunio ilcita (art. 165), publicao ou crtica indevida (art. 166) e desacato a superior (art. 298). Ainda quanto ao crime propriamente militar, vale salientar a relevncia de sua definio no que tange a priso do indiciado feita pelo encarregado, prevista no art. 18, do CPPM. Passando rapidamente pelo Direito Processual Penal Militar, temos que a doutrina majoritria entende que no caso da priso do indiciado pelo encarregado, esta s ser possvel nas hipteses de crime propriamente militar, face ao art. 5, inciso LVI, da CF/88. Destarte, mais um caso que demonstra a importncia de conhecer a diferena entre o crime propriamente militar e o impropriamente militar. O art. 18 versa sobre a deteno do indiciado:

Deteno de indiciado
Art. 18. Independentemente de flagrante delito, o indiciado poder ficar detido, durante as investigaes policiais, at trinta dias, comunicando-se a deteno autoridade judiciria competente. Esse prazo poder ser prorrogado, por mais vinte dias, pelo comandante da Regio, Distrito Naval ou Zona Area, mediante solicitao fundamentada do encarregado do inqurito e por via hierrquica.

Sobre a priso provisria do indiciado pelo encarregado, cumpre destacar os ensinamentos de Clio Lobo:

O encarregado do inqurito poder determinar a priso provisria somente de militar, e nos crimes propriamente militares. A priso limitada a 30 dias, prorrogvel por mais 20 dias pelo Comandante do Distrito Naval, da Regio Militar ou da Zona Area, conforme o caso. Segundo nosso entendimento, a prpria autoridade autorizada pela Constituio para prender o militar, tem atribuio para prorrogar a medida coercitiva por ela decretada. A medida coercitiva ser comunicada ao Juiz que, aps ouvir o MP, relaxar a priso se consider-la ilegal. Havendo necessidade do recolhimento por mais tempo, alm dos 50 dias, compete ao Juiz decretar a priso preventiva, mediante representao do encarregado do inqurito ou a requerimento do MP, desde que atendidos os requisitos exigidos para a medida cautelar. Vedado ao encarregado do IPM, ou outra autoridade militar, determinar a priso de civil, em qualquer hiptese, inclusive a do militar no crime impropriamente militar. Se o fizer, responder por crime de abuso de autoridade (arts. 5, LXI, da CF, 18, 254 e 255 do CPPM).

Sendo assim, o crime propriamente militar no pode ser cometido por civil e, por conseguinte, este no pode ser preso pela exceo constitucional da privao de liberdade estatuda no Art. 5, previso que subordina apenas os militares. Estes sim podem ser presos sem estarem em flagrante delito e inexistindo ordem escrita e fundamentada de autoridade judicial competente. O direito constitucional expresso no inciso LXI, do Art. 5, nica e exclusivamente direcionado aos civis, havendo ressalva quanto a sua aplicao aos militares nos casos de crime propriamente militar ou transgresso disciplinar. Em sntese, podemos definir o crime propriamente militar como aquele que s tem previso no Cdigo Penal Militar e s pode ser praticado pelo militar. Nas palavras de Jorge Alberto Romeiro aquele cuja ao penal somente pode ser proposta contra militar. Donde se conclui a vontade constitucional inequvoca de tratamento diferenciado entre civis e militares, permitindo-se a privao de liberdade do militar pelo mero cometimento de transgresso disciplinar, fato que retrata a extrema importncia da manuteno da disciplina militar, princpio basilar das instituies castrenses.

3.2. Crimes impropriamente militares


A outra espcie de crime militar a do crime impropriamente militar, crime militar imprprio ou acidentalmente militares. Jorge Csar de Assis entende que o crime militar imprprio aquele que est definido tanto no Cdigo Penal Castrense quanto no Cdigo Penal comum e, que, por um artifcio legal tornam-se militares por se enquadrarem em uma das vrias hipteses do inc. II do art. 9 do diploma militar repressivo. Para Telma Anglica Figueiredo os delitos acidentalmente militares constituem -se em uma violao da lei, ao ferirem interesses sociais confiados administrao militar, ou acarretarem dano ao servio militar. Sintetizando a questo, os crimes militares so ramificados em duas espcies pela Teoria Clssica, sejam os crimes propriamente militares e os impropriamente. Se os propriamente militares so aqueles os quais o sujeito ativo s pode ser militar,

imediatamente, e por deduo, conclui-se que os crimes impropriamente militares so os que podem ser cometidos tanto por militares quanto por civis. Clio Lobo entende que o crime impropriamente militar a infrao penal prevista no Cdigo Penal Militar que, no sendo especfica e funcional da profisso do soldado, lesiona bens ou interesses militares relacionados com a destinao constitucional e legal das instituies castrenses. Os crimes impropriamente militares podem ser previstos exclusivamente no CPM, podem ser definidos no CPM e de forma diversa no Cdigo Penal (CP), ou ainda, descritos de forma idntica na legislao penal militar e comum. O crime de violncia contra militar de servio (Art. 158. Praticar violncia contra oficial de dia, de servio, ou de quarto, ou contra sentinela, vigia ou planto) um exemplo de crime impropriamente militar que s tem previso no CPM. O crime de incndio (CPM: Art. 268. Causar incndio em lugar sujeito administrao militar, expondo a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem; e CP: Art. 250 - Causar incndio, expondo a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem) est definido nas duas leis penais, mas de forma diferente. Por ltimo, para exemplificar a definio idntica nos dois cdigos, cumpre citar o clssico crime de homicdio, que em ambos os cdigos descreve a conduta de matar algum. Tambm so exemplos de crimes impropriamente militares: desacato a militar (art. 299), desobedincia (art. 301) e leso corporal (Art. 209).

CONCLUSO: Os crimes propriamente so aqueles que s podem ser praticados pelo militar, enquanto os crimes impropriamente militares so aqueles que tm previso no Cdigo Penal Militar, mas podem ser praticados tanto por militares como por civis. Como se v, essas so as distines entre o crime propriamente e impropriamente militares, necessrias para estabelecer o impedimento ou a possibilidade de privao da liberdade do militar, constituindo exceo do direito constitucional preceituado no inciso LXI, do Art. 5 da CF.

CONTEUDISTA: CAP PM PEDRO (RG 80.450)

SNTESE DA AULA NESTA AULA, VOC:


1- Conceituou o Direito Penal Militar; 2- Definiu o crime militar e o militar; 3- Identificou o crime propriamente militar e o impropriamente militar.

MATERIAIS PARA CONSULTA: ASSIS, Jorge Csar de. Curso de Direito Disciplinar Militar Da Simples Transgresso ao Processo Administrativo. 1 ed. Curitiba: Juru, 2009. . Comentrios ao Cdigo Penal Militar: Comentrios Doutrina Jurisprudncia dos Tribunais Militares e Tribunais Superiores. 6 ed. Curitiba: Juru, 2008. COSTA, lvaro Mayrink da Costa. Crime Militar. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1978. CRUZ, Ione de Souza; MIGUEL; Cludio Amin. Elementos de Direito Penal Militar Parte Geral. Rio de Janeiro: Lumen Jris, 2005. FIGUEIREDO, Telma Anglica. Excludentes de Ilicitude no Direito Penal Militar. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004. LOBO, Clio. Direito Penal Militar. 3 ed. Braslia: Braslia Jurdica, 2006. NEVES, Ccero Robson Coimbra; STREIFINGER, Marcello. Apontamentos de Direito Penal Militar Vol. 1 Parte Geral. So Paulo: Saraiva, 2005.

APRENDA MAIS!
Um estudo acerca da natureza jurdica do Direito Penal Militar http://www.jusmilitaris.com.br/novo/uploads/docs/natjurdirpenmil.pdf

A Necessidade da Reforma do Direito Militar http://www.jusmilitaris.com.br/novo/uploads/docs/anecessidade.pdf

Direito Penal Militar Juvenil (?) http://www.jusmilitaris.com.br/novo/uploads/docs/dirpenalmiljuvenil.pdf

ATIVIDADES 1 O crime propriamente militar aquele que: a) b) c) d) s o militar pode praticar. tanto o militar como o civil podem praticar. est previsto no Cdigo Penal Militar e de maneira diversa no Cdigo Penal. somente o civil pode praticar.

2 O crime impropriamente militar aquele que: a) b) c) d) somente o militar de servio pode praticar. pode ter como sujeito ativo tanto o civil como o militar. est previsto no Cdigo Penal Brasileiro, mas o militar pode praticar. autoriza a priso do autor sem flagrante delito ou ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente.

3 Quanto ao crime militar CORRETO afirmar: a) O critrio adotado pelo Direito Positivo brasileiro para a definio do crime militar o ratione legis ou critrio objetivo, ou seja, o crime militar aquele assim definido na lei. b) O critrio adotado pelo Direito Positivo brasileiro para a definio do crime militar o ratione personae, ou seja, todo delito praticado pelo militar. c) O critrio adotado pelo Direito Positivo brasileiro para a definio do crime militar o ratione loci, uma vez que s pode ser praticado em local sujeito a administrao militar. d) S pode ser praticado pelo militar de servio, pois estando de folga perde a natureza castrense. 4 So todos exemplos de crimes propriamente militares: a) b) c) d) abandono de posto, dormir em servio, violncia contra superior e desacato. desacato a superior, homicdio, dormir em servio e desero. Violncia contra superior, abandono de posto, dormir em servio e desero. Homicdio, desacato, violncia contra superior e dormir em servio.

5 So todos exemplos de crimes impropriamente militares: a) b) c) d) Violncia contra militar de servio, homicdio, incndio e abandono de posto. desero, homicdio, dormir em servio e violncia contra militar de servio. homicdio, violncia contra superior, incndio e desero. Homicdio, violncia contra militar de servio, incndio e desacato a militar.

6 Assinale a alternativa INCORRETA: a) O crime propriamente militar aquele que s o militar pode praticar, enquanto o impropriamente militar pode ser praticado tanto pelo militar como pelo civil. b) O critrio adotado pelo Direito Positivo brasileiro para a definio do crime militar o ratione legis ou critrio objetivo, ou seja, o crime militar aquele assim definido na lei. c) O militar estadual no considerado militar para fins de aplicao do Cdigo Penal Militar, uma vez que o seu art. 22 dispe que considerada militar, para efeito da aplicao deste Cdigo, qualquer pessoa que, em tempo de paz ou de guerra, seja incorporada s foras armadas, para nelas servir em posto, graduao, ou sujeio disciplina militar.

d) H que se fazer uma interpretao sistemtica do art. 22 do CPM com o art. 42 da Constituio Federal/88, eis que esta ampliou o conceito de militar, incluindo os representantes das Foras Auxiliares Estaduais.

CONFIRA SUAS RESPOSTAS: 1- A 2- B 3- A 4- C 5- D 6- C

MATERIAL DE APOIO
DISCIPLINA: Direito Penal Militar (DPM) AULA 02: Distines importantes

OBJETIVOS DESTA AULA

NESTA AULA, VOC IR:


456Diferenciar o crime militar do crime comum. Compreender as fases de identificao do crime militar. Diferenciar o crime militar da transgresso disciplinar.

INTRODUO:
Na presente aula, estudaremos distines fundamentais no Direito Penal Militar. Aprenderemos as fases de identificao do crime militar nas foras auxiliares, bem como a diferena entre a infrao penal castrense e a transgresso disciplinar.

CONTEDO: 1. Diferena entre o crime militar e o crime comum

No estudo da diferenciao entre crime militar e comum, utilizaremos o critrio adotado por Ccero Robson Coimbra Neves e Marcello Streifinger, no livro Apontamentos de Direito Penal Militar, volume 1 Parte Geral. Os autores asseveram que a tipicidade fundamental para distinguir a infrao penal militar da comum, e, para tal, definem trs passos que facilitam a distino, sintetizados em trs indagaes. Primeiro passo: O fato previsto como delito na Parte Especial do Cdigo Penal Militar contm descrio semelhante na legislao penal comum?

Segundo passo: H previso das circunstncias em um dos incisos do art. 9 do CPM? Terceiro passo: O sujeito ativo do crime pode ser processado e julgado pela Justia Militar, que apreciar o delito (arts. 124 e 125, 4, da CF)? No caso das trs respostas serem afirmativas o crime ser militar. Os autores lembram ainda, que a concluso por crime depende tambm da anlise da antijuridicidade e, para os adeptos da teoria tripartida, da culpabilidade. Importante notarmos que para haver dvida sobre a natureza do crime ele tem que estar previsto na parte especial do CPM. Sendo assim, antes de iniciarmos as perguntas precisamos verificar se h subsuno do fato com algum tipo penal do CPM, caso contrrio o crime ser comum ou fato atpico. Da mesma forma, o fato previsto na parte especial do CPM tem que ter descrio semelhante na legislao penal comum ou ento no haver dvida. A descrio semelhante abarca os crimes definidos de modo diverso ou igual na legislao penal comum. Entretanto, preciso compreender que o procedimento citado apenas um meio clere de verificao do crime militar, e, de maneira residual, do comum. As trs perguntas definidas pelos autores tm como objetivo facilitar a constatao dos crimes e no devem ser analisadas de forma absoluta. Ccero Robson Coimbra Neves e Marcello Streifinger apresentam exemplos que merecem a transcrio para fins didticos e de fixao do procedimento aludido. Os exemplos so os seguintes: Exemplo 1: Soldado PM, de folga, intervm em roubo a uma casa lotrica e entre em confronto com os roubadores; ferindo mortalmente um deles, vem posteriormente a saber que o morto tambm policial militar da ativa. Nesse caso, vamos responder s questes: 1) Sim, h o tipo homicdio no art. 205 do CPM, e o crime contm igual definio no Cdigo Penal. 2) Sim, por ter sido cometido por policial militar da ativa e por ter igual definio no Cdigo Penal, aplicamos o inciso II do art. 9, enquadrando-se na alnea a, j que o sujeito passivo tambm militar da ativa. 3) Sim, nos termos do 4 do art. 125 da CF, a Justia Militar Estadual julga policial militar. Exemplo 1 - Crime Militar Exemplo 2: Civil, membro de organizao criminosa, ingressa em quartel da PM e com a pura e simples inteno de afetar o moral da tropa, desacreditando a fora policial estadual, escolhe um soldado PM (no quartel de folga e fardado), praticando contra ele o crime de homicdio. Respondamos s questes: 1) Sim, h o tipo homicdio no art. 205 do CPM, e o crime contm igual definio no Cdigo Penal. 2) Sim, por ter sido cometido por civil que almejava atingir a Corporao, em lugar sujeito Administrao Militar, aplicamos a alnea b do inciso III do art. 9.

3) No, nos termos do 4 do art. 125 da CF, a Justia Militar Estadual no competente para julgar civis. Exemplo 2 Crime comum. Exemplo 3: Civil, membro da instituio guerrilheira, ingressa em quartel do Exrcito Brasileiro e com a pura e simples inteno de afetar o moral da tropa, desacreditando as Foras Armadas, escolho um soldado (de folga e fardado) praticando contra ele o crime de homicdio. Vejamos as respostas: 1) Sim, h o tipo homicdio no art. 205 do CPM, e o crime contm igual definio no Cdigo Penal; 2) Sim, por ter sido cometido por civil que almejava atingir a Corporao, em lugar sujeito Administrao Militar, aplicamos a alnea b do inciso III do art. 9. 3) Sim, nos termos do art. 124 da CF, a Justia Militar Federal competente para julgar qualquer pessoa que pratique crime militar. Exemplo 3 Crime militar. Dessa forma, para definirmos se um fato corresponde a um crime militar, em mbito estadual, temos a seguinte frmula: 1 - Verificar se o fato previsto como crime na parte especial do CPM. 2 - Verificar se o fato se enquadra em uma das hipteses do art. 9 do CPM. 3 - Verificar se o sujeito ativo pode ser julgado pela Justia Militar do Estado. Se todas as verificaes forem positivas o fato configura um delito castrense e ser julgado pela Justia Militar Estadual. Com efeito, h que se conhecer bem o tipo legal dos crimes militares e suas hipteses de configurao do art. 9, de modo a diferenciar o delito castrense do crime comum pela regra da excluso, ou seja, se o fato no constitui crime militar ser ento uma infrao penal comum. Isso, por bvio, no caso de realmente ser um delito, pois poder tambm ser considerado um fato atpico, como ocorre, por exemplo, com o civil que pratica um crime previsto no CPM, mas sem equivalente no CP. Existem alguns crimes muito comuns ao dia-a-dia policial que no so considerados militares pelo fato de no preencherem os requisitos da primeira fase de identificao do crime militar, qual seja a subsuno a um tipo da parte especial do Cdigo Penal Militar. Dentre eles podemos destacar o crime de abuso de autoridade, quadrilha ou bando, porte ilegal de arma e disparo de arma de fogo. No caso especfico do abuso de autoridade, sendo um crime de aes mltiplas prev diversas condutas. Havendo leso corporal, o policial militar responder pelo crime do Cdigo Penal Militar se o ilcito for enquadrado em uma das circunstncias do art. 9. Se o abuso no resultar em leso corporal, responder pelas condutas da lei 4.898-65 que regula os casos de abuso de autoridade. Cabe destacar o art. 3 desta lei, porquanto prev condutas que podem ocorrer no cotidiano da atividade policial, quando o militar no cumpre os ensinamentos que lhes foram transmitidos no perodo de formao:

Art. 3. Constitui abuso de autoridade qualquer atentado: a) liberdade de locomoo; b) inviolabilidade do domiclio; c) ao sigilo da correspondncia; d) liberdade de conscincia e de crena; e) ao livre exerccio do culto religioso; f) liberdade de associao; g) aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio do voto; h) ao direito de reunio; i) incolumidade fsica do indivduo; j) aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio profissional. (Includo pela Lei n 6.657,de 05/06/79)

Dessa forma, possvel o policial militar responder pelo abuso de autoridade e pelo crime militar de leso corporal previsto no art. 209 do Cdigo Penal Militar, salientando que o crime militar s existir quando a conduta resultar em leso. O policial militar, pelos mesmos motivos do abuso de autoridade, tambm poder responder pela infrao penal comum e militar na hiptese da prtica de tortura, resultando em leso corporal. A Lei 9.455/97 prev as seguintes condutas:

Art. 1 Constitui crime de tortura: I - constranger algum com emprego de violncia ou grave ameaa, causandolhe sofrimento fsico ou mental: a) com o fim de obter informao, declarao ou confisso da vtima ou de terceira pessoa; b) para provocar ao ou omisso de natureza criminosa; c) em razo de discriminao racial ou religiosa; II - submeter algum, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violncia ou grave ameaa, a intenso sofrimento fsico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de carter preventivo. Pena - recluso, de dois a oito anos. 1 Na mesma pena incorre quem submete pessoa presa ou sujeita a medida de segurana a sofrimento fsico ou mental, por intermdio da prtica de ato no previsto em lei ou no resultante de medida legal. 2 Aquele que se omite em face dessas condutas, quando tinha o dever de evitlas ou apur-las, incorre na pena de deteno de um a quatro anos. 3 Se resulta leso corporal de natureza grave ou gravssima, a pena de recluso de quatro a dez anos; se resulta morte, a recluso de oito a dezesseis anos.

O crime de quadrilha ou bando no tem previso no CPM, razo pela qual no caracterizar uma infrao penal castrense. Deste modo, o policial militar que figurar como integrante de uma quadrilha responder pelo crime na justia comum. Os crimes de porte ilegal de arma de fogo e disparo de arma de fogo, comuns ao cotidiano policial militar, pelas mesmas razes do delito de quadrilha ou bando, no sero

considerados crimes militares, haja vista no possurem previso na parte especial do CPM. Tais delitos esto previstos na Lei 10.826/2003, nos arts. 14, 15 e 16:

Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido


Art. 14. Portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depsito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessrio ou munio, de uso permitido, sem autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. Pargrafo nico. O crime previsto neste artigo inafianvel, salvo quando a arma de fogo estiver registrada em nome do agente. (Vide Adin 3.112-1)

Disparo de arma de fogo


Art. 15. Disparar arma de fogo ou acionar munio em lugar habitado ou em suas adjacncias, em via pblica ou em direo a ela, desde que essa conduta no tenha como finalidade a prtica de outro crime: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. Pargrafo nico. O crime previsto neste artigo inafianvel. (Vide Adin 3.112-1)

Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito


Art. 16. Possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depsito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessrio ou munio de uso proibido ou restrito, sem autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa. Pargrafo nico. Nas mesmas penas incorre quem: I suprimir ou alterar marca, numerao ou qualquer sinal de identificao de arma de fogo ou artefato; II modificar as caractersticas de arma de fogo, de forma a torn-la equivalente a arma de fogo de uso proibido ou restrito ou para fins de dificultar ou de qualquer modo induzir a erro autoridade policial, perito ou juiz; III possuir, detiver, fabricar ou empregar artefato explosivo ou incendirio, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar; IV portar, possuir, adquirir, transportar ou fornecer arma de fogo com numerao, marca ou qualquer outro sinal de identificao raspado, suprimido ou adulterado; V vender, entregar ou fornecer, ainda que gratuitamente, arma de fogo, acessrio, munio ou explosivo a criana ou adolescente; e

VI produzir, recarregar ou reciclar, sem autorizao legal, ou adulterar, de qualquer forma, munio ou explosivo.

O mesmo no ocorre no caso dos entorpecentes. O Cdigo Penal Militar possui previso expressa do delito de entorpecentes no seu art. 290, no entanto preciso observar as condies impostas pelo dispositivo legal:
Trfico, posse ou uso de entorpecente ou substncia de efeito similar: Art. 290. Receber, preparar, produzir, vender, fornecer, ainda que gratuitamente, ter em depsito, transportar, trazer consigo, ainda que para uso prprio, guardar, ministrar ou entregar de qualquer forma a consumo substncia entorpecente, ou que determine dependncia fsica ou psquica, em lugar sujeito administrao militar, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena - recluso, at cinco anos. Casos assimilados 1 Na mesma pena incorre, ainda que o fato incriminado ocorra em lugar no sujeito administrao militar: I - o militar que fornece, de qualquer forma, substncia entorpecente ou que determine dependncia fsica ou psquica a outro militar; II - o militar que, em servio ou em misso de natureza militar, no pas ou no estrangeiro, pratica qualquer dos fatos especificados no artigo; III - quem fornece, ministra ou entrega, de qualquer forma, substncia entorpecente ou que determine dependncia fsica ou psquica a militar em servio, ou em manobras ou exerccio.

Na hiptese do inciso III, o civil no ser considerado no mbito estadual, uma vez que no julgado pelas Justias Militares Estaduais. Destarte, no tocante aos crimes relacionados a entorpecentes o militar pode praticar um delito castrense, havendo subsuno ao art. 290 e enquadramento em uma das circunstncias do art. 9. A Lei 11.343/06 Nova lei de drogas s se aplica para o militar nos casos que no configurarem o crime do art. 290 do Cdigo Penal Militar, por exemplo na hiptese do militar que, de folga, que faz uso de entorpecente, fora de local sujeito administrao militar e sem fornecer a substncia entorpecente para outro militar. Por fim, cabe trazer baila uma deciso recente do Tribunal de Justia Militar do Estado de So Paulo, demonstrando a plena aplicabilidade do art. 290, mesmo aps a Lei 11.343/06 entrar em vigor:
APELACAO N 006263/10 (Feito n 058893/10 4A AUDITORIA )

Relator: FERNANDO PEREIRA rgo: 1 Cmara Votao: Unnime Julgamento: 02/08/2011 Ementa: POLICIAL MILITAR - Apelao Criminal - Condenao em Primeira Instncia pela prtica do crime previsto no art. 290 do CPM - Apelo pleiteando a absolvio nos termos da alnea "a", primeira parte ou da alnea "c" do art. 439 do CPPM - Deciso de primeiro grau que abordou com propriedade todos os aspectos que cercaram a prtica do crime - Conjunto probatrio comprovando a conduta criminosa do apelante - Recurso de apelao que no comporta provimento. Deciso: "A E. Primeira Cmara do TJME, unanimidade de votos, negou provimento ao apelo, de conformidade com o relatrio e voto do E. Relator, que ficam fazendo parte do acrdo". Acrdo na ntegra - http://www.tjmsp.jus.br/SMD/3820.pdf Cabo PM RE 991858-2, foi denunciado perante a 4 Auditoria Militar como incurso no artigo 290, caput, do Cdigo Penal Militar (CPM), porque no dia 4 de setembro de 2010, por volta das 23:00 horas, trazia consigo e guardava 0,74g de cocana, acondicionada em um flaconete, substncia entorpecente, capaz de causar dependncia fsica e psquica a seus usurios, em lugar sujeito Administrao Militar, sem que para tanto tivesse autorizao e, portanto, em desacordo com determinao legal ou regulamentar.

2.

A diferena entre o crime militar e a transgresso disciplinar

No incomum o militar, no exerccio do poder de polcia judiciria militar ou no exerccio do poder disciplinar (Administrao), que difere do poder punitivo (Justia Penal), ter muitas dvidas no momento de definir se um fato configura um crime ou mera transgresso disciplinar. Por este motivo, extremamente importante a compreenso da diferena entre o crime militar e a transgresso disciplinar. Este conhecimento traz contribuio significativa nas prticas rotineiras atinentes s decises de justia e disciplina das foras auxiliares. Diante disso, preciso, em primeiro lugar, relembrarmos o conceito de crime militar. Nesta oportunidade, o conceito que mais interessa o amplo, que trata da conduta que viola bens jurdicos e interesses das Instituies militares, ao contrrio do conceito restrito, que preceitua o crime militar como aquele assim definido em lei. Portanto, para fins de diferenciao do crime militar e transgresso disciplinar, cabe reproduzir novamente os ensinamentos de Clio Lobo:

[...] a infrao penal prevista na lei penal militar que lesiona bens ou interesses vinculados destinao constitucional das instituies militares, s suas

atribuies legais, ao seu funcionamento, sua prpria existncia, no aspecto particular da disciplina, da hierarquia, da proteo autoridade militar e ao servio militar. As ofensas definidas na lei repressiva castrense que dizem respeito destinao constitucional, s atribuies legais das instituies militares, autoridade militar, ao servio militar, tm, como agentes, tanto o civil quanto o militar, enquanto as que atingem a disciplina e a hierarquia tm como destinatrio somente o militar.

A transgresso disciplinar definida nos mais diversos regulamentos disciplinares das Foras Armadas e Auxiliares. O art. 14, do Regulamento Disciplinar da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro (RDPMERJ / R-9), Decreto n. 6.579, DE 05 DE MARO DE 1983, define que:
So Transgresses Art. 14 - So transgresses disciplinares: I - Todas as aes ou omisses contrrias Disciplina Policial Militar, especificadas no Anexo I do presente Regulamento; II - Todas as aes, omisses ou atos, no especificados na relao de transgresses do Anexo citado, que afetem a honra pessoal, o Pundonor Policial Militar, o decoro da classe ou o sentimento do dever e outras prescries contidas no Estatuto dos Policiais Militares, leis e regulamentos, bem como os praticados contra regras e ordens de servio estabelecidas por autoridades competentes.

Ocorre que em alguns casos uma mesma conduta violadora poder configurar um crime e, simultaneamente, uma transgresso disciplinar. Isso porque a prtica de um crime, sobretudo nos delitos funcionais, exigir uma avaliao da repercusso tica e disciplinar deste fato. Assim como em alguns casos, a conduta poder ser apenas criminosa ou somente uma infrao administrativa. A dificuldade est justamente na definio do caso concreto, ou seja, em definir pela existncia de uma ou outra hiptese, ou pela coexistncia das duas. Vale frisar ainda que se um fato criminoso foi apurado, estando em fase de persecuo criminal ou julgamento judicial, ou seja, sem haver trnsito em julgado, a Administrao poder apreciar o aspecto disciplinar independente da deciso judicial, no caso de entender pela existncia de elementos suficientes que permitam a avaliao administrativa. Tal possibilidade tem como base o princpio da independncia das instncias, previsto no art. 2 da CF/88. Consubstanciando a idia de independncia das esferas, Hely Lopes Meirelles preceitua que a mesma infrao pode dar ensejo a punio administrativa (disciplinar) e a punio penal (criminal), porque aquela sempre um minus (menos) em relao a esta. Concluindo que em razo disso toda condenao criminal por delito funcional acarreta a punio disciplinar, mas nem toda falta administrativa exige sano penal. Nesse sentido, o art. 35 do RDPMERJ e seus incisos, versando que:

Inciso 1 - As comunicaes civis, penais e disciplinares podero cumularse, sendo umas e outras independentes entre si, bem assim as instncias civis, penal e administrativa. Inciso 2 - A absolvio criminal s afasta a responsabilidade administrativa e civil quando reconhecer provada a inexistncia do fato ou negada a sua autoria. Inciso 3 - A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante averiguao, sindicncia ou processo administrativo disciplinar, independentemente do processo civil ou criminal a que eventualmente se sujeite o Policial Militar pelo mesmo fato, assegurados o contraditrio e a ampla defesa.

Ione de Souza Cruz & Claudio Amin Miguel lembram que um fato pode ser, ao mesmo tempo, definido como crime militar e transgresso disciplinar, como por exemplo o abandono de posto. Nesses casos, o critrio a ser levado em considerao o do grau de violao do bem jurdico tutelado. Portanto, a definio pelo crime ou pela transgresso depender da anlise do caso concreto. Dentre os principais casos que geram dvidas na diferenciao do crime e transgresso disciplinar esto os de abandono de posto e o de dormir em servio. Vale destacar deciso do Tribunal de Justia Militar do Estado de So Paulo entendendo em um caso concreto de abandono de posto pela existncia de mera infrao disciplinar.

APELACAO N 006245/10 (Feito n 055633/09 4A AUDITORIA ) Relator: EVANIR FERREIRA CASTILHO rgo: 1 Cmara Votao: Maioria Julgamento: 20/03/2012 Ementa: Policial Militar - Apelao criminal - Crime de abandono de posto - Sentena absolutria com fulcro na alnea "e" do artigo 439 do CPPM - Irresignao Ministerial - Punio pelos mesmos fatos na seara administrativa Permanncia disciplinar de oito dias - Independncia das Instncias Entretanto, penalidade suficiente para a preveno de nova ocorrncia Eventual condenao no teria o carter reeducativo - Policial de bom carter e extrema dedicao - Ausncia de dolo em sua conduta - Infrao penal no caracterizada - Recurso ministerial a que se nega provimento. Deciso: "A E. Primeira Cmara do TJME, por maioria de votos (2x1), negou provimento ao apelo ministerial, de conformidade com o relatrio e voto do E. Relator, que ficam fazendo parte do acrdo. Vencido o E. Juiz Paulo A. Casseb, que dava provimento". Acrdo na ntegra: http://www.tjmsp.jus.br/SMD/4528.pdf

No mesmo sentido, o TJM-SP decidiu pela transgresso disciplinar em um caso do tipo penal de dormir em servio, hiptese que tambm gera muita controvrsia a respeito da definio de crime ou infrao administrativa:
APELACAO N 005851/08 (Feito n 044795/06 1a AUDITORIA) Relator: ORLANDO EDUARDO GERALDI Orgo: 2 Cmara Votao: Unnime Julgamento: 18/03/2010 Indexao: Dormir em servio. Absolvio. Ementa: Absolvem-se da acusao de dormir em servio os policiais militares que, impedidos de prosseguir no patrulhamento por defeito no sistema eltrico da nica viatura disponvel, so surpreendidos dormindo no interior do veculo, estacionado no interior do quartel, se h dvida de que haviam premeditado os momentos de sono. Deciso: "A E. SEGUNDA CMARA DO TJME, UNANIMIDADE DE VOTOS, NEGOU PROVIMENTO AO APELO INTERPOSTO PELO MINISTRIO PBLICO, DE CONFORMIDADE COM O RELATRIO E VOTO DO E. JUIZ RELATOR, QUE FICAM FAZENDO PARTE DO ACRDO". Acrdo na ntegra: http://www.tjmsp.jus.br/SMD/2201.pdf

O ilustre Procurador de Justia ressaltou que necessrio perquirir sobre a extenso do dano para aferir a tipicidade da conduta, sendo diminuta a ofensa ao dever militar no presente feito. Segundo as fotos, os bancos no estavam to reclinados ao ponto de se acomodar para dormir mas, sim, para descanso. No houve qualquer outra ao preparatria para o ato de dormir e o benefcio da dvida deve ser levado em conta, tendo sido bastante razoveis as explicaes dadas pelo Aspirante para no ter dado voz de priso aos rus. Os acusados noticiaram ao COPOM o recolhimento da viatura Subunidade em razo de problemas eltricos, o que foi confirmado pelo Asp Of Argolo e pelo Tenente Elton (fls. 176, 180). O Aspirante disse ter examinado o veculo posteriormente e constatado o defeito alegado pelos militares. As fotografias tiradas pelo Asp Of Argolo e acostadas s fls. 08/11 demonstram que os rus estavam adormecidos, circunstncia que foi confirmada pelo Tenente Elton e admitida pelos acusados, aps lhes serem exibidas as fotos. No entanto, negaram a inteno deliberada de dormir e alegaram terem sido vencidos pelo cansao. No foi dada voz de priso em flagrante, pois o Aspirante entendeu tratar-se de infrao disciplinar, e no de crime, por ausncia de preparativos para o ato de dormir. A justificativa dada pelo Asp Argolo, como bem observado pelo nobre Procurador de Justia, razovel. Ademais, a mensurao de dolo ou culpa na situao em que se deram os fatos pode ser melhor aferida por quem se deparou com o ocorrido.

Embora o tipo penal em questo seja crime de perigo, e no de dano, relevante a constatao de que a integridade fsica dos milicianos e o patrimnio que custodiavam no foram expostos a risco, eis que a viatura estava estacionada no interior do quartel. Conforme noticiado nos autos, no havia outra viatura para que os acusados prosseguissem no patrulhamento.

Jorge Csar de Assis ensina que o crime militar toda violao acentuada ao dever militar e aos valores das instituies militares. Distingue-se da transgresso disciplinar porque esta a mesma violao, porm na sua manifestao elementar e simples. Outrossim, a relao entre crime militar e transgresso disciplinar a mesma que existe entre crime e contraveno penal. Conclui o mesmo autor que a diferena entre crime militar e transgresso disciplinar ser apenas da intensidade da referida violao das obrigaes e deveres, mostrando ainda a estreita ligao entre o Direito Penal Militar e o Direito Disciplinar. Neste diapaso, Ccero Robson Coimbra Neves & Marcello Streifinger discorrem sobre a interveno administrativa e penal:
O instrumento mais elementar sem dvida o Direito Administrativo Disciplinar Militar, que suficiente para resolver boa parte das condutas indisciplinadas. Em alguns casos, porm, a interveno necessita ser mais rgida, mais contundente, desde que haja a turbao de um bem jurdico-penal de tal grandeza que justifique o desencadeamento da persecuo criminal.

Perante o exposto, verifica-se a necessidade de apreciar o caso concreto para avaliar o grau de violao do bem jurdico tutelado, a intensidade da leso provocada, e a partir da definir se o fato constitui um crime ou uma transgresso disciplinar, visto que ambos resultam em uma violao de um dever. Essa diferenciao no simples, mas fundamental para a boa prtica da justia e disciplina nas Instituies Militares. O estudo de jurisprudncias pertinentes ao fato que est sendo analisado traz enorme contribuio no cumprimento desse ofcio.

CONTEUDISTA: CAP PM PEDRO (RG 80.450)

SNTESE DA AULA NESTA AULA, VOC:


456Diferenciou o crime militar do crime comum; Compreendeu as fases de identificao do crime militar; e Entendeu a diferena entre o crime militar e a transgresso disciplinar.

MATERIAIS PARA CONSULTA: ASSIS, Jorge Csar de. Curso de Direito Disciplinar Militar Da Simples Transgresso ao Processo Administrativo. 1 ed. Curitiba: Juru, 2009. . Comentrios ao Cdigo Penal Militar: Comentrios Doutrina Jurisprudncia dos Tribunais Militares e Tribunais Superiores. 6 ed. Curitiba: Juru, 2008. COSTA, lvaro Mayrink da Costa. Crime Militar. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1978. CRUZ, Ione de Souza; MIGUEL; Cludio Amin. Elementos de Direito Penal Militar Parte Geral. Rio de Janeiro: Lumen Jris, 2005. FIGUEIREDO, Telma Anglica. Excludentes de Ilicitude no Direito Penal Militar. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004. LOBO, Clio. Direito Penal Militar. 3 ed. Braslia: Braslia Jurdica, 2006. NEVES, Ccero Robson Coimbra; STREIFINGER, Marcello. Apontamentos de Direito Penal Militar Vol. 1 Parte Geral. So Paulo: Saraiva, 2005.

APRENDA MAIS!
Abandono de posto: crime ou transgresso disciplinar? http://www.jusmilitaris.com.br/novo/uploads/docs/abandonoposto.pdf

Crime militar e crime comum. Conceitos e diferenas. http://www.jusmilitaris.com.br/novo/uploads/docs/crimemilitarecomum.pdf

Dormir em servio: crime militar ou transgresso disciplinar? http://www.jusmilitaris.com.br/novo/uploads/docs/delitodosono.pdf

O casal de militares perante a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) http://www.jusmilitaris.com.br/novo/uploads/docs/casalmilitares.pdf

Os crimes cometidos luz da Lei n 11.340/06 Lei Maria da Penha envolvendo militares cnjuges e os seus reflexos na jurisdio e na administrao militares. http://www.jusmilitaris.com.br/novo/uploads/docs/violencia_domestica-1.pdf

Peculiaridades da embriaguez em servio http://www.jusmilitaris.com.br/novo/uploads/docs/embriaguezservico.pdf

ATIVIDADES

1 De acordo com o que foi visto na Aula 2, assinale qual o primeiro passo no momento de verificar se o crime militar ou comum. e) Constatar se o fato previsto como delito na Parte Especial do Cdigo Penal Militar contm descrio semelhante na legislao penal comum. f) Verificar se h previso das circunstncias em um dos incisos do art. 9 do CPM. g) Verificar se o sujeito ativo do crime pode ser processado e julgado pela Justia Militar, que apreciar o delito (arts. 124 e 125, 4, da CF). h) Identificar o local que foi praticado o crime e se o militar estava de servio. 2 Policial militar que pratica abuso de autoridade no exerccio da funo poder responder, eventualmente, por crime militar que tenha relao com os mesmos fatos? e) No, pois o crime de abuso de autoridade comum e absorve o delito militar. f) No, caso contrrio configuraria o bis in idem, ou dupla punio por um mesmo fato, vedado pelo ordenamento jurdico ptrio. g) Sim, na hiptese do policial militar ter causado leso na vtima, aquele responder pelo delito de leso corporal do art. 209 do Cdigo Penal Militar. h) Sim, visto que o abuso de autoridade praticado em servio caracteriza um crime militar, pelo fato do militar estar fardado e representando a Instituio Militar. 3 Considere a seguinte hiptese: policial militar flagrado dentro do 55 BPM portando uma arma de fogo com a numerao suprimida, quando fardado e escalado para o servio de Rdio Patrulha. Assinale a resposta CORRETA: e) O crime praticado militar, pois o militar estava de servio e fardado, circunstncias que quando provadas sempre qualificam o delito como castrense. f) O crime ser comum, pois, tendo sido suprimida a numerao, no possvel afirmar se a arma de fogo era ou no da Corporao. g) A hiptese em questo descreve um crime comum, praticado por policial militar de servio e em local sujeito administrao militar, visto que o ilcito no tem previso na parte especial do CPM, mas to somente na Lei 10.826/03 Estatuto do Desarmamento razo pela qual no caracterizar uma infrao penal castrense. h) Sempre que um crime for praticado em local sujeito administrao militar o delito ser castrense, de modo que no caso em tela o crime militar.

4 Considere a seguinte hiptese: policial militar flagrado dentro do 55 BPM portando substncia entorpecente, para uso prprio, dentro do seu armrio. Assinale a resposta CORRETA: e) O fato atpico, haja vista a Lei 11.343/06 Nova Lei de drogas determinar que no se impor priso em flagrante ao usurio de drogas. f) O crime militar, com base no art. 290 do Cdigo Penal Militar. g) O crime comum, eis que a nova Lei de drogas deve ser aplicada, em detrimento do art. 290 do Cdigo Penal Militar, pelo fato de ser uma norma mais recente e de acordo com o princpio da especialidade. h) O crime militar porque a substncia entorpecente foi encontrada dentro da Unidade, porm se fosse encontrado com o militar de servio, fora de local sujeito administrao militar, no configuraria o delito castrense.

5 Quanto diferena entre o crime militar e a transgresso disciplinar, indique a resposta CORRETA: e) No h diferena entre o crime militar e a transgresso disciplinar, porquanto sempre que um existir o outro tambm existir. f) Para verificar se o fato constitui um crime militar ou uma transgresso disciplinar basta procurar a descrio da conduta praticada no Regulamento Disciplinar. Havendo a previso da conduta no RDPMERJ o fato ser transgresso disciplinar e no crime militar. g) Um fato pode ser, ao mesmo tempo, definido como crime militar e transgresso disciplinar, como por exemplo o abandono de posto. Nesses casos, o critrio a ser levado em considerao o do grau de violao do bem jurdico tutelado. Portanto, a definio pelo crime ou pela transgresso depender da anlise do caso concreto. h) A diferena simples: se o fato tiver previso no Cdigo Penal Militar nunca ser transgresso disciplinar, por este motivo, o policial militar condenado pela prtica de um delito castrense no pode ser punido pela administrao militar. 6 Quanto ao crime militar e a transgresso disciplinar marque a afirmativa INCORRETA: e) A diferena entre o crime militar e a transgresso disciplinar a intensidade da violao das obrigaes e deveres, de maneira que estreita a ligao entre o Direito Penal Militar e o Direito Disciplinar. f) O crime militar a infrao penal prevista na lei penal militar que lesiona bens ou interesses vinculados destinao constitucional das instituies militares, s suas atribuies legais, ao seu funcionamento, sua prpria existncia, no aspecto particular da disciplina, da hierarquia, da proteo autoridade militar e ao servio militar. g) Em alguns casos uma mesma conduta violadora poder configurar um crime e, simultaneamente, uma transgresso disciplinar. Isso porque a prtica de um crime, sobretudo nos delitos funcionais, exigir uma avaliao da repercusso tica e disciplinar deste fato. h) O policial militar que pratica um delito castrense, somente estar sujeito ao julgamento pela Justia Militar Estadual, no cabendo a administrao militar apreciar a repercusso tica e disciplinar das condutas praticadas pelo seu agente, uma vez que o fato caracterizou um crime.

CONFIRA SUAS RESPOSTAS: 7- A 8- C 9- C 10- B 11- C 12- D

MATERIAL DE APOIO
DISCIPLINA: Direito Penal Militar (DPM) AULA 03: Art. 9 - Incisos I e II

OBJETIVOS DESTA AULA

NESTA AULA, VOC IR:


789Analisar as circunstncias do crime militar do inciso I do art. 9 do CPM. Compreender as hipteses de configurao do delito castrense do inciso II do art. 9. Conhecer jurisprudncias pertinentes.

INTRODUO:
Na presente aula, estudaremos as hipteses de configurao do crime militar previstas nos incisos I e II do art. 9 do Cdigo Penal Militar. Para facilitar o aprendizado analisaremos jurisprudncias pertinentes as circunstncias desses incisos.

CONTEDO:

1. Art. 9 - Inciso I
Art. 9 Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: I - os crimes de que trata este Cdigo, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela no previstos, qualquer que seja o agente, salvo disposio especial; Para Ramagem Badar, os crimes descritos no inciso I do art. 9 do Cdigo Penal Militar so os denominados de propriamente militares ou de definio adaptvel ao Cdigo Militar.

Uma segunda linha doutrinria entende que este dispositivo no trata apenas dos crimes propriamente militares, pois, h previso neste inciso da prtica de infrao penal militar por qualquer agente, o que excluiria a hiptese de crime militar prprio. Vimos na aula 1 que a melhor definio para o crime propriamente militar aquele que s o militar pode praticar, razo pela qual a segunda linha doutrinria se mostra mais adequada. Verifica-se que no inciso I, o enquadramento no crime propriamente militar seria unicamente na prtica de crime no previsto na lei penal c omum (nela no previstos) somada a disposio especial, que versa sobre as previses que afastam a incidncia de qualquer agente, ou seja, aquelas disposies que prevem a caracterstica de militar do sujeito ativo. Como o que ocorre no crime de Desero.

Desero
Art. 187. Ausentar-se o militar, sem licena, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias: Pena - deteno, de seis meses a dois anos; se oficial, a pena agravada.

Vale frisar que a disposio especial tambm poder prever a condio de civil do agente, e, por conseguinte, excluir a hiptese do militar como sujeito ativo. o que acontece no crime de Insubmisso (Ar. 183. Deixar de apresentar-se o convocado incorporao, dentro do prazo que lhe foi marcado, ou, apresentando-se, ausentar-se antes do ato oficial de incorporao). Importante lembrar que o crime pode ter previso apenas no CPM e no ser propriamente militar, sendo possvel o civil figurar como sujeito ativo nos crimes de competncia da Justia Militar da Unio. o caso do crime de Violncia contra militar de servio (Art. 158. Praticar violncia contra oficial de dia, de servio, ou de qu arto, ou contra sentinela, vigia ou planto), que s tem previso no CPM, mas no propriamente militar. Sob a ptica das foras auxiliares, o inciso I gera maiores confuses, eis que a expresso qualquer que seja o agente no se aplica, por fora da co mpetncia constitucional da Justia Militar Estadual, limitando-se a julgar e processar os militares estaduais, eliminando a hiptese do civil. Sobre a anlise do inciso I, Clio Lobo ensina que a 1 parte do inciso I trata de crimes impropriamente militares, definidos de modo diverso no Cdigo Penal Militar e no Cdigo Penal, isto , de figuras delituosas cujas descries tpicas no so idnticas nos dois diplomas repressivos. Por exemplo: incitamento (Art. 155 do CPM e art. 286 do CP); apologia (art. 156 do CPM e art. 287 do CP); amotinamento de presos (art. 182 do CPM e art. 354 do CP); ato obsceno (art. 239 do CPM e art. 233 do CP); escrito ou objeto obsceno (art. 234 do CPM e art. 234 do CP); desacato a militar (art. 299 do CPM e art. 331 do CP); desobedincia (art. 301 do CPM e art. 330 do CP); falsificao de documento (art. 311 do CPM e art. 297 do CP); Falsidade ideolgica (art. 312 do CPM e art. 299 do CP); incndio (art. 268 do CPM e art. 250 do CP). O mesmo autor continua o estudo do inciso I asseverando que na sua 2 parte trata dos crimes propriamente militares e, tambm, os impropriamente militares sem definio na lei penal comum.

So exemplos de crimes somente previstos no CPM: desrespeito a superior (art. 160), a insubmisso (art. 183), aliciao (art. 154), violncia contra militar em servio (art. 158) e a desero (art. 187).

INCISO I APLICADO NAS FORAS AUXILIARES


1 Crimes do CPM, previstos de modo diverso ou no previstos no CP + sujeito ativo militar da ativa = crime militar; 2 Crimes do CPM, previstos de modo diverso ou no previstos no CP + sujeito ativo militar inativo + circunstncias do inciso III = crime militar; O inciso I, por si s, no se aplica ao militar inativo, preciso cumprir tambm as condies do inciso III. 3 Sujeito ativo civil. . Crimes previstos de modo diverso no CP responde pelo crime equivalente do CP, na Justia Comum. . Crimes no previstos no CP, ou seja, somente previstos no CPM = Fato atpico. A Justia Militar Estadual no julga o civil, de acordo com o art. 125, 4 da CF/88.

2. Art. 9 - Inciso II, alnea a


Art. 9 Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: II - os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados: a) por militar em situao de atividade ou assemelhado, contra militar na mesma situao ou assemelhado; Inicialmente, cabe salientar que os crimes previstos no inciso II so os chamados impropriamente militares, eis que podem ter como sujeito o civil, como por exemplo no homicdio ou na leso corporal. Nesta alnea importante notarmos que o legislador no impe qualquer condio diferente da situao de atividade. De modo que no preciso que o militar esteja de servio ou atuando em razo da funo, ou mesmo em local sujeito a administrao, mas to somente que seja militar da ativa, tanto o sujeito ativo como o passivo. Por este motivo, a doutrina majoritria define que se um militar da ativa pratica um crime previsto no CPM contra outro militar da ativa, tal fato sempre configurar um crime militar. Vale destacar que tambm no necessrio que um conhea a condio de militar

do outro. O mesmo no ocorre com a condio de superior ou de inferior, que dispe o inciso I do artigo 47:
Art. 47. Deixam de ser elementos constitutivos do crime: I - a qualidade de superior ou a de inferior, quando no conhecida do agente;

No obstante o entendimento tradicional e predominante da doutrina de que no crime praticado por militar da ativa contra militar da ativa, havendo previso no CPM, ser sempre considerado crime militar, independente de estar de servio, do local e motivao do crime, existem decises recentes do STF em sentido contrrio:

RHC 111025 / RJ RIO DE RECURSO ORDINRIO EM HABEAS Relator(a): Min. GILMAR Julgamento: 10/04/2012 rgo Julgador: Segunda Turma Publicao PROCESSO ELETRNICO DJe-079 DIVULG 23-04-2012 PUBLIC 24-04-2012 Parte(s) RELATOR : MIN. GILMAR MENDES RECTE.(S) : FERNANDO JOS GONALVES JNIOR ADV.(A/S) : ALBERTO SILVA DOS SANTOS LOUVERA RECDO.(A/S) : MINISTRIO PBLICO FEDERAL PROC.(A/S)(ES) : PROCURADOR-GERAL DA REPBLICA

JANEIRO CORPUS MENDES

Ementa Recurso ordinrio em habeas corpus. 2. Homicdio qualificado praticado por militar da ativa contra militar do Corpo de Bombeiros da ativa. Delito praticado fora do lugar sujeito administrao militar e por motivos pessoais. 3. Competncia da Justia comum. Tribunal do jri. 4. Recurso a que se nega provimento.

Deciso Negado provimento ao recurso ordinrio, nos termos do voto do Relator. Deciso unnime. Ausente, justificadamente, o Senhor Ministro Celso de Mello. 2 Turma, 10.04.2012. Neste recurso ordinrio em habeas corpus, reitera os fundamentos submetidos a exame da Corte estadual e do Superior Tribunal de Justia, sustentando, em sntese, a incompetncia da Justia comum, por meio do tribunal do jri, para julgamento do delito de homicdio praticado por policial militar contra bombeiro militar, ainda que cometido por razes estranhas ao servio. Na espcie, no obstante a condio de militar da ativa tanto do recorrente quanto da vtima, verifico que o delito foi praticado em uma universidade, portanto fora de lugar sujeito administrao militar. Alm disso, segundo consta da denncia, a motivao do crime (cobrana de dvida particular) no estaria relacionada com as atividades militares, no vislumbrando qualquer agresso aos bens jurdicos tipicamente associados

funo castrense. Desse modo, no h como acolher o pleito da defesa para que seja determinada a incompetncia da Justia comum, porquanto a competncia do Tribunal do Jri para o julgamento dos crimes contra a vida prevalece sobre a da Justia Militar em se tratando de fato circunscrito ao mbito privado, sem nexo relevante com as atividades castrenses. (HC 103812, Min. Crmen Lcia, redator p/acrdo: Min. Luiz Fux, Primeira Turma, julgado em 29/11/2011, DJ 17.2.2012). http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=1935683

Em que pese o entendimento do STF no caso em tela, o art. 9, inciso II, alnea a, no prev qualquer condio para a caracterizao do delito militar, exige to somente a previso do crime no CPM e a condio de militar da ativa do sujeito ativo e passivo. o que verificamos nos seguintes julgados:
TRIBUNAL DE JUSTIA MILITAR DO ESTADO DE SO PAULO APELACAO N 006297/11 (Feito n 059389/10 4A AUDITORIA ) Relator: AVIVALDI NOGUEIRA JUNIOR Orgo: 2 Cmara Votao: Maioria Julgamento: 28/07/2011 Ementa: POLICIAL MILITAR - DIREITO PENAL MILITAR - HOMICDIO QUALIFICADO. Artigo 205, 2, inciso I, do Cdigo Penal Militar. Delito configurado. Apelo no provido. Policial militar que, em horrio de folga e civilmente trajado, por motivo ftil, dispara tiro contra a cabea de outro policial militar, que com ele estava na mesa de um bar, tambm em horrio de folga - Vtima civil que presenciou os fatos e confirmou a desproporo entre o crime e sua causa moral. Deciso: "A E. Segunda Cmara do TJME, por maioria de votos (2X1), negou provimento ao apelo, de conformidade com o relatrio e voto do E. Relator, que ficam fazendo parte do acrdo. Vencido o E. Juiz Revisor Paulo Prazak, que dava parcial provimento ao apelo, mantendo a condenao, todavia, apenas a ttulo de homicdio simples, fixando a pena no seu mnimo legal". Aos 20 dias do ms de janeiro de 2011 realizou-se a Sesso de Julgamento, conforme Ata de fls. 270/272. Na r. Sentena encartada aos autos (fls. 273/289), consta a deciso do Conselho Permanente de Justia que, unanimidade, condenou o Acusado pela prtica do crime previsto no artigo 205, 2, inciso I, c.c. o artigo 9, inciso II, alnea a, ambos do Cdigo Penal Militar, pena de 18 (dezoito) anos de recluso, a ser inicialmente cumprida no regime fechado. http://www.tjmsp.jus.br/SMD/3827.pdf

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO QUINTA CMARA CRIMINAL CONFLITO DE JURISDIO N 2008.055.00358 SUSCITANTE: JUZO DE DIREITO DA AUDITORIA DA JUSTIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SUSCITADO: JUZO DE DIREITO DA QUARTA VARA CRIMINAL DE NOVA IGUAU RELATOR: DES. CAIRO TALO FRANA DAVID EMENTA: Crimes previstos inicialmente no artigo 121, 2, inciso II, na forma do artigo 14, II, ambos do Cdigo Penal, em concurso material. Tentativa de homicdio recproca e acusado e vtima eram policiais militares, que estavam de folga, sem farda e um no sabia que o outro era integrante da mesma corporao. Conflito de jurisdio. O suscitante, Juzo da Auditoria da Justia Militar do Estado do Rio de Janeiro, entendeu que a competncia seria da justia comum, porque acusado e vtima estavam de folga, fora do exerccio de sua funo policial, em local no sujeito administrao militar, ambos ignorando por completo, a condio militar um do outro. 1 A despeito das consideraes supra, o artigo 9 do Cdigo Penal Militar estabelece que crime de natureza castrense o cometido por militar em situao de atividade ou assemelhado, contra militar na mesma situao ou assemelhado. Em atividade, no significa em servio e sim que no se trata de membro da corporao reformado ou da reserva. Tanto isso verdade, que na alnea c do referido dispositivo legal, h referncia expressa a militar em servio, o que significa que essa expresso no semelhante de militar em situao de atividade. 2 No podemos criar restries, fazendo uma interpretao extensiva da lei. 3 Este Magistrado filia-se corrente jurisprudencial que entende que militar em atividade antnimo de militar de folga. Em sendo assim, uma simples interpretao gramatical do que dispe o artigo 9 do CPM, alnea a, nos conduz concluso de que crime militar o cometido por miliciano em atividade contra outro militar em idntica situao, pouco importando se esto de servio ou de folga. 3 Conflito conhecido e no provido, firmando-se a competncia do suscitante. Conflito Negativo de Jurisdio que tem como suscitante o Juzo de Direito da Auditoria de Justia Militar deste Estado e suscitado o Juzo de Direito da Quarta Vara Criminal da Comarca de Nova Iguau, j que este ltimo declinou de sua competncia em razo de serem acusado e vtima policiais militares, em plena atividade poca do fato, com fulcro no artigo 9, inciso II, alnea a do Cdigo Penal Militar, remetendo os autos ao juzo suscitante, fl. 15. Por sua vez o suscitante s fls. 29/31, por entender que a competncia do juzo militar, in casu, fixada verificando-se se o policial, no momento do cometimento do delito, encontrava-se em pleno exerccio da as funo e por estarem os envolvidos de folga, alm do fato de que no se conheciam e, portanto, ignoravam a qualidade de militar um do outro, suscitou o presente conflito negativo com base no artigo 114, caput, in fine, do Cdigo de Processo Penal Militar e artigo 116 1 do Cdigo de Processo Penal. Disse que a jurisprudncia do Egrgio Supremo Tribunal Federal, vem-se solidificando no sentido de que em tais casos no basta apenas que os envolvidos sejam militares da ativa, mas entendendo que nas hipteses em que o autor e vtima encontram-se de folga, e assim afastados da funo policial e em local no sujeito administrao militar, trata-se de crime de competncia da justia comum. (...) Constata-se tambm que no caso da alnea a, pouco importa se os militares se encontravam de servio ou de folga, assim como se utilizavam

fardas ou se motivao para o cometimento do delito seja ou no alheia funo que desempenhavam. (...) No caso em exame e segundo a denncia verifica-se que se trata de crime definido no artigo 121, 2, inciso II c/c artigo 14, inciso II, na forma do artigo 69 do Cdigo Penal, em que so autores e vtima militares pertencente Polcia Militar deste Estado e poca todos em situao ativa naquela corporao, pouco importando se estavam de folga, com ou sem farda, eis que tais condies no so exigidas para a fixao da competncia. Destarte, voto pelo conhecimento e provimento do presente conflito, fixando a competncia no juzo suscitante.

Portanto, a mencionada deciso do Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro no seguiu as decises do Supremo Tribunal Federal e se alinhou a doutrina tradicional, definindo que na hiptese da alnea a pouco importa se os militares esto sem farda, de folga ou em local no sujeito administrao militar, uma vez que a alnea no prev tais requisitos. J estudamos o conceito de militar e vimos que ele est previsto no art. 22 do CPM:

Pessoa considerada militar


Art. 22. considerada militar, para efeito da aplicao deste Cdigo, qualquer pessoa que, em tempo de paz ou de guerra, seja incorporada s foras armadas, para nelas servir em posto, graduao, ou sujeio disciplina militar.

Tambm vimos que este conceito deve ser interpretado de maneira sistemtica com o mandamento do art. 42 e 125 4, incluindo os militares dos Estados e ampliando o conceito de militar do art. 22 do CPM.
Art. 42 Os membros das Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituies organizadas com base na hierarquia e disciplina, so militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios.(Redao dada pela Emenda Constitucional n 18, de 1998) Art. 125. Os Estados organizaro sua Justia, observados os princpios estabelecidos nesta Constituio. 4 Compete Justia Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competncia do jri quando a vtima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)

Quanto situao de atividade prevista na alnea a, impende reproduzir os comentrios feitos por Ccero Robson Coimbra Neves e Marcello Streifinger, na obra Apontamentos de Direito Penal Militar:

A extenso do tipo, portanto, refere-se ao militar da ativa, compreendido como tal aquele que esteja de folga, licenciado (mesmo que para fins particulares) ou em local no sujeito Administrao Militar. Portanto, para a configurao dessa hiptese jurdica, consideraremos militar da ativa o policial militar que exerce suas funes rotineiras no servio policial militar que lhe afeto, mesmo que no momento do crime esteja licenciado, de folga, em trajes civis e fora do quartel. Em suma, a situao de atividade inicia-se com a incorporao e encerra-se com a excluso do miliciano da fora a que pertence ou com sua passagem para a inatividade.

No caso do agregado, seguiremos o entendimento dos mesmos autores, considerando, para fins penais militares, como militar da ativa. O art. 12 do CPM prev uma equiparao do militar da reserva ou reformado a militar da ativa, versando que: O militar da reserva ou reformado, empregado na administrao militar, equipara-se ao militar em situao de atividade, para o efeito da aplicao da lei penal militar. Nesta hiptese, o militar inativo praticar crime militar nas mesmas circunstncias do militar da ativa, ou seja, sero aplicados os incisos I e II, do art. 9, e no o inciso III. Outro aspecto interessante de observar o de que os militares estaduais e federais no devem ter equivalncia no momento de analisar as hipteses de crime militar. Doutrina e jurisprudncia majoritrias entendem que o militar estadual visto como civil pela Justia Militar Federal e vice-versa. Por este motivo, Clio Lobo afirma que militar, perante a Justia Militar federal, , nica e exclusivamente, quem se encontra incorporado s Foras Armadas, e ainda, militar perante a Justia Militar estadual, , to somente, quem integra a Polcia Militar ou o Corpo de Bombeiros Militares. Portanto, ambos so considerados militares para fins de aplicao do CPM, no entanto, quando militares estaduais e federais praticam crimes entre si, no sero considerados militares em todos os casos, preciso avaliar o caso concreto, pois, em regra, um ser civil para o outro, ressalvados alguns casos e entendimentos especficos. Nesse sentido, seria a Justia Comum a competente para julgar militar Federal que, de folga, cometa crime contra policial militar em servio de policiamento ostensivo. Entretanto, o Superior Tribunal Militar entendeu no Recurso Criminal n 2004.01.007204-2 que graduado da Marinha praticou crime militar ao desacatar integrantes de patrulha da Polcia Militar Estadual, em pleno exerccio de suas funes de policiamento ostensivo, visando manuteno da ordem e segurana pblicas:

RECURSO CRIMINAL - DESACATO A MILITAR - REJEIO DA DENNCIA COMPETNCIA. Denncia oferecida contra graduado da Marinha que desacatou integrantes de patrulha da Polcia Militar Estadual, em pleno exerccio de suas funes de policiamento ostensivo, visando manuteno da ordem e segurana pblicas. Pea acusatria rejeitada por considerar que o fato no constitui infrao penal da competncia desta Justia Militar da Unio, sendo determinada a remessa dos autos Justia Estadual. Demonstrado que, ao incio da ocorrncia, os policiais militares no sabiam que o agente ativo era militar federal, porm este, embora em momento de lazer e em local no sujeito administrao militar, sabia que a guarnio era constituda de militares, pois estavam fardados, o que lhe obrigava a

adotar conduta condizente com a disciplina imposta aos integrantes das Foras Armadas. Trata-se de delito praticado por militar federal contra outros militares, membros da Polcia Militar Estadual, todos em situao de atividade. Conceito de militar constante do art. 22 do CPM, derrogado pela EC n 18/98, integrante da Carta Poltica promulgada em 5 de outubro de 1988, concluindo-se que os membros das Polcias Militares e Corpos de Bombeiros so considerados militares para todos os efeitos e, por fora do art. 6 do CPPM, submetem-se aos princpios da hierarquia e da disciplina consolidados na lei substantiva castrense.

No mesmo diapaso os Embargos n 2003.01.007044-7, do STM:


Acrdo Num: 2003.01.007044-7 UF: RS Proc: EMB(FO) - EMBARGOS (FO) Cd. 160 Publicao Data da Publicao: 09/04/2003 Vol: Veculo: Deciso: 30/10/2003

Ementa EMENTA - EMBARGOS - ILCITO PENAL PRATICADO POR MILITAR DAS FORAS ARMADAS CONTRA POLCIAL MILITAR ESTADUAL. COMPETNCIA DA JUSTIA MILITAR DA UNIO. RECEBIMENTO DA DENNCIA PELO TRIBUNAL. SMULA 709 DO STF. Preliminar de no-conhecimento dos presentes embargos, por intempestividade suscitada pela Procuradoria-Geral da Justia Militar, rejeitada por unanimidade de votos. No mrito, compete Justia Militar da Unio processar e julgar crime praticado por Militar das Foras Armadas, em situao de atividade, contra Militar da Polcia Estadual, na mesma situao, por fora da Constituio Federal (artigos 124, c/c artigos 109, inciso IV, 42 e 142) e do CPM (artigo 9, inciso II, alnea "a"). O Acrdo que d provimento ao recurso contra a rejeio da denncia vale, desde logo, pelo recebimento, o que afasta a alegao de supresso de instncia. Deciso por maioria.

No Recurso em Sentido Estrito n 0000114-81.2010.7.07.0007, o STM entendeu que a Justia Militar da Unio a competente para julgar crime militar praticado por policial militar estadual contra oficial das foras armadas:
Num: 0000114-81.2010.7.07.0007 (2009.01.007687-0) UF: PE 03/08/2010 Proc: RSE(FO) - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO (FO) Cd. 320 Deciso:

Recurso em Sentido Estrito. Rejeio de Denncia. Competncia da Justia Militar para julgar Policial Militar. Preliminar de no conhecimento do recurso suscitada pela Procuradoria-Geral da Justia Militar. Inadmisso do recurso no tocante ao conflito negativo de competncia encaminhado ao egrgio Superior Tribunal de Justia, com base no art. 105, inciso I, alnea d, da Constituio Federal, c/c o art. 112, inciso I, alnea b, do CPPM. Preliminar rejeitada. Deciso unnime. Deciso da Juza-Auditora Substituta da Auditoria da 7 CJM, proferida nos autos do Registro n 13/09, que declarou a incompetncia da Justia Militar da Unio para processar e julgar Policial Militar. Em deciso de 14 de agosto de 2009, a JuzaAuditora Substituta da Auditoria da 7 CJM assentou que a conduta atribuda ao Policial Militar constitui crime militar a ser apreciado pela Justia Militar do Estado

da Paraba. O rgo Ministerial pede o recebimento da Denncia por se tratar de crime militar de competncia da Justia Militar da Unio em razo do disposto no art. 9, inciso II, alnea a, do CPM e, tambm, em virtude do estabelecido na Emenda Constitucional n 18/98. Entendimento do STM que, sendo o delito praticado por policial militar estadual, em detrimento de oficial das Foras Armadas, independentemente do local onde seja praticado, aplicam-se as regras contidas no CPM. Consoante a Emenda Constitucional n 18/98, o militar integrante das FFAA e o policial militar integrante das corporaes dos Estados so militares da ativa, sendo o primeiro da esfera federal e o segundo da esfera estadual. Competncia da Justia Castrense firmada quando a conduta praticada por policiais militares contra militares das Foras Armadas, conformando-se hiptese do art. 9, inciso II, alnea a, do CPM, dada a qualidade de militar atribuda aos integrantes das Corporaes Policiais Militares com o advento da Emenda Constitucional n 18/98. Declarada a competncia da Justia Militar da Unio para processar e julgar o feito e, de ofcio, concedido Habeas Corpus para determinar o trancamento do Procedimento n 13/09, em trmite perante a Auditoria da 7 CJM. Deciso por maioria.

Esses so exemplos de casos nos quais os militares federais e estaduais foram considerados militares em crimes que praticaram um contra o outro. Em que pese tais entendimentos, em regra sero considerados civis quando figurarem como sujeito ativo e passivo de delito castrense. o que defende a doutrina majoritria. Cabe destacar julgado do STF seguindo a doutrina majoritria:

EMENTA: CONFLITO DE COMPETNCIA. JUSTIA ESTADUAL COMUM E JUSTIA MILITAR. CRIME DE LESES CORPORAIS LEVES - AGENTES: CONSCRITOS DO EXRCITO BRASILEIRO - VTIMA: PRAA DA POLCIA MILITAR. 1. Praa da Polcia Militar, em servio, procedendo revista de dois conscritos do exrcito, de folga, fora da rea de administrao militar, veio a ser agredido fsica e moralmente por estes, resultando leses corporais leves. 2. A leitura do artigo 42 da Constituio Federal no autoriza o intrprete a concluir pela equiparao dos integrantes das Polcias Militares Estaduais aos Componentes das Foras Armadas, para fins de Justia. 3. Impossibilidade de enquadramento no artigo 9 e incisos, do Cdigo Penal Militar, que enumera, taxativamente os crimes de natureza militar. Precedentes da Corte. Conflito conhecido, assegurada a competncia da Justia Comum.(CC 7051, Relator(a): Min. MAURCIO CORRA, Tribunal Pleno, julgado em 17/04/1997, DJ 09-03-2001 PP-00103 EMENT VOL-02022-01 PP-00098)

Vale destacar que o militar estadual pode praticar um crime que viole bens e interesses jurdicos das Foras Armadas, sendo considerado delito militar por se enquadrar nas mesmas hipteses que o civil incidiria, quais sejam as previstas no art. 9, inciso III. Neste caso, o crime ser considerado castrense, no pela condio de militar do sujeito ativo, mas porque o praticou em circunstncias especficas que no exigem a qualidade de militar. Lembrando que a Justia Militar da Unio julga tanto o militar como o civil. Estudaremos o inciso III mais a frente. No que se refere ao crime, previsto no CPM, praticado por militares estaduais de Estados distintos o entendimento predominante de que h crime militar e a competncia

ser da Justia Militar do Estado do sujeito ativo do crime, ou seja, do militar que praticou o crime. Nesse caso, a instaurao do inqurito policial militar ser de acordo com a atribuio territorial. Dessa forma, se um policial militar do Estado do Rio de Janeiro pratica um crime militar contra um policial do Estado de So Paulo, sendo o crime praticado neste Estado, a atribuio de apurao ser da polcia de So Paulo, enquanto o militar ser julgado na Justia Militar do Rio de Janeiro. o que preconiza a smula 78 do STJ: Compete Justia Militar processar e julgar policial de corporao estadual, ainda que o delito tenha sido praticado em outra unidade federativa. Uma outra questo que gera dvidas a do delito cometido por um cnjuge ou companheiro contra o outro, quando ambos so militares da ativa. Clio Lobo esclarece a hiptese definindo que se a ocorrncia diz respeito vida em comum, permanecendo nos limites da relao conjugal ou de companheiros, sem reflexos na disciplina e na hierarquia militar; permanecer no mbito da jurisdio comum. O autor ainda cita uma deciso da Corte Suprema, segundo a qual a administrao militar no interfere na privacidade do lar conjugal, mxime no relacionamento do casal. Os crimes que se enquadram na alnea a, do inciso II, so aqueles que possuem igual definio no Cdigo Penal comum, razo pela qual so classificados como crimes impropriamente militares. Clio Lobo enumera, com base na alnea a, as hipteses de crime comum um militar nas respectivas combinaes de sujeito ativo e passivo, da seguinte maneira:
I sujeitos ativo e passivo militares (art. 22), isto , integrantes das Foras Armadas: crime militar da competncia da Justia Militar federal; II sujeitos ativo e passivo militares estaduais, isto , policial militar e bombeiro militar: crime militar da competncia da Justia Militar estadual (art. 125, 4, da Constituio); III sujeito ativo e passivo policial militar e bombeiro militar de corporaes pertencentes a unidades federativas diversas: crime militar da competncia da Justia Militar da unidade federativa de origem da corporao do sujeito ativo (orientao jurisprudencial); IV sujeito ativo integrante das Foras Armadas e sujeito passivo policial militar ou bombeiro militar: crime comum; V sujeito ativo policial militar ou bombeiro militar e sujeito passivo integrante das Foras Armadas: crime comum.

So exemplos de crimes que possuem igual definio no CPM e CP: homicdio, leso corporal e concusso.

Homicdio simples - CPM


Art. 205. Matar algum:

Homicdio simples - CP
Art. 121. Matar algum:

Leso leve - CPM


Art. 209. Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem:

Leso corporal - CP
Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem:

Concusso - CPM
Art. 305. Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida:

Concusso - CP
Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida: Por fim, cumpre frisar que a figura do assemelhado no mais existe, razo pela qual esta parte da alnea a deve ser desconsiderada.

3. Art. 9 - Inciso II, alnea b


II - os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados: b) por militar em situao de atividade ou assemelhado, em lugar sujeito administrao militar, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil;

A alnea b do inciso II versa que ser crime militar aquele praticado: por militar em situao de atividade ou assemelhado, em lugar sujeito administrao militar, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; Esta alnea prev como sujeito passivo qualquer pessoa que no seja militar da ativa, bem como assinala que o crime deve ser praticado em local sujeito administrao militar. No h muito o que debater nesta hiptese, o principal definirmos o que seria o lugar sujeito administrao militar. Clio Lobo conceitua o lugar sujeito administrao militar como aquele que pertence ao patrimnio das Foras Armadas, da Polcia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militares ou encontra-se sob a administrao dessas instituies militares, por disposio legal ou ordem igualmente legal de autoridade competente. Acrescenta que o local pode ser imvel ou mvel, como veculo, embarcao, aeronave, etc.

Vale salientar que a residncia do militar no considerada local sob a administrao militar, mesmo que se encontre em reas militares, como o caso das vilas residenciais, muito comum nas foras armadas. Aqui cabe lembrar o preceito constitucional do inciso XI do artigo 5, declarando que a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador. Note-se que apenas a residncia no considerada, no entanto as reas comuns das vilas sero locais sob a administrao militar. Clio Lobo cita orientao jurisprudencial proferida pelo STM entendendo que const itui crime comum o praticado por militar contra civil, em casa particular, situada em vila residencial, embora em zona sob a administrao militar. A administrao militar no penetra no interior das casas cedidas a oficiais e praas, interferindo nas suas relaes civis e de suas famlias. Definido o lugar sujeito administrao militar passamos para o estudo das alneas c e d do inciso II do art. 9 do CPM.

4. Art. 9 Inciso II, alneas c e d


II - os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados: c) por militar em servio, em comisso de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito a administrao militar contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; c) por militar em servio ou atuando em razo da funo, em comisso de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito administrao militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil; (Redao dada pela Lei n 9.299, de 8.8.1996) d) por militar durante o perodo de manobras ou exerccio, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil;

Inicialmente, vale notar que a alnea c foi alterada pela Lei n 9.299, de 08.08.1996, trazendo significante modificao pelo fato de incluir a expresso ou atuando em razo da funo. Hiptese muito comum nas foras auxiliares, em razo dos deveres lega is previstos no art. 301 do Cdigo de Processo Penal e art. 144 da Constituio Federal, nos seguintes termos:
Art. 301. Qualquer do povo poder e as autoridades policiais e seus agentes devero prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito. Art. 144. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos:

I - polcia federal; II - polcia rodoviria federal; III - polcia ferroviria federal; IV - polcias civis; V - polcias militares e corpos de bombeiros militares.

o que o autor Jorge Csar de Assis chamou de crime militar em razo do dever jurdico de agir: o policial militar que, paisana, e de folga, e com armamento particular, comete o fato delituoso por ter se colocado em servio, intervindo numa situao de flagrncia. As alneas c e d sero abordadas na mesma parte do estudo, pois, na realidade, abarcam diversas situaes que, basicamente, se resumem na expresso em servio ou atuando em razo da funo. Comisso de natureza militar, formatura, manobras ou exerccio, so circunstancias que caracterizam um servio. Nessas alneas tambm temos como sujeito passivo qualquer pessoa que no seja militar da ativa. Quanto ao conceito de servio, cumpre reproduzir os ensinamentos do insigne autor Clio Lobo:
Militar em servio o que se encontra exercendo funo do cargo militar, permanente ou temporrio, decorrente de lei, decreto, regulamento, ato, portaria, instruo, ordem verbal ou escrita de autoridade militar competente. Pode ser funo de natureza militar ou outro servio executado pelo militar nessa qualidade. A ordem deve ter suporte legal, caso contrrio, no ocorre a condio de militar em servio. J tivemos a oportunidade de decidir que o militar encarregado pelo comandante de apurar furto de gado de particular no se encontra em servio, o que diferente se o gado pertencesse administrao militar. Nessa ltima hiptese, o agente estaria em servio, embora no se encontrasse em funo de natureza militar. Como servio, entende-se os destinados limpeza e higiene das instalaes militares, ao abastecimento de gneros alimentcios e de seu preparo, a conservao de imveis, de material blico, conservao e utilizao dos meios de transporte militar, dos locais destinados ao esporte, diverso, indispensveis para sanidade mental da tropa, aliviando-a das tenses resultantes dos exerccios, dos treinamentos e da prpria rigidez da disciplina militar. Servio alcana, igualmente, funo de natureza militar, que constitui requisito da alnea d do inciso III. Esta a espcie, da qual aquele o gnero. Militar em servio no se confunde com militar em situao de atividade, na ativa ou no servio ativo. O militar em servio exerce funo de seu cargo militar, incluindo-se formatura, manobra, exerccio, comisso de natureza militar. Obviamente, s o militar em situao de atividade exerce funo do cargo militar, embora nem sempre esteja no exerccio dessa funo.

A smula 06 do STJ, de 07 de junho de 1990, versa que compete Justia Comum Estadual processar e julgar delito decorrente de acidente de trnsito envolvendo viatura de Polcia Militar, salvo se autor e vtima forem policiais militares em situao de atividade. No entanto, o STF decidiu em sentido contrrio:

Ementa: Conflito de competncia. Acidente de trnsito. Viatura militar e civil. Compete Justia Militar processar e julgar delito decorrente de acidente de trnsito envolvendo viatura de policial militar. Recurso conhecido e provido. ( STF RE 146.816-SP Red. p/o acrdo Min. Nelson Jobim Informativo, n. 266, Braslia, 29.04 a 03.05.2002)

No mesmo sentido, Clio Lobo afirma que a smula 06 do STJ foi reformada por deciso do Supremo Tribunal Federal: Crime militar cometido por policial da ativa, em servio de patrulhamento, contra civil (artigos 9, II, c, e 210 do Cdigo Penal Militar). competente, para o julgamento, a Justia Militar estadual, de acordo com o 4 do art. 125 da Constituio Federal. (RE n 135.195 1 T., unnime, Ac. de 06.08.91.) Adotando o mesmo entendimento, o Tribunal de Justia Militar de So Paulo decidiu:
APELACAO N 006128/10 (Feito n 051816/08 4A AUDITORIA ) Relator: PAULO A. CASSEB rgo: 1 Cmara Votao: Unnime Julgamento: 14/12/2010 Ementa: POLICIAL MILITAR - Sentena Condenatria - Apelo defensivo pugnando anulao do processo ou absolvio com fulcro no art. 439, alnea "b" do CPPM - Denncia imputou a prtica dos crimes de leso culposa (art. 210, 1 e 2, do CPM) e ameaa (art. 223, "caput", do CPM) a Eder Escudeiro e do delito de ameaa a Cau de Souza Carvalho - Rejeitadas as preliminares de incompetncia da Justia Militar e de necessidade de realizao de reproduo simulada dos fatos Competncia da Justia Militar reafirmada, mesmo no caso de acidente de trnsito - Afastada a Smula 06 do E. Superior Tribunal de Justia - Deficincia na sinalizao de cho decorrente da ausncia de faixa divisria do trfego na via Impossibilidade de se precisar a posio exata dos veculos no momento do acidente - Probabilidade de que ambos pudessem ter extrapolado os limites Depoimentos das testemunhas de acusao civis devem ser analisados com reservas - Fragilidade da prova oral - Intimidao sofrida pelos milicianos por parte das pessoas presentes - A situao pessoal das vtimas dificultou a prestao de socorro e facilitou o abandono do local - Afastada a caracterizao do tipo penal da ameaa - Reforma da r. sentena "a quo" - Absolvio dos acusados com fulcro no art. 439, alnea "e" do Cdigo de Processo Penal Militar - Provimento dos recursos Deciso unnime. Deciso: "A E. PRIMEIRA CMARA DO TJME, UNANIMIDADE DE VOTOS, REJEITOU AS PRELIMINARES ARGUIDAS E NO MRITO, TAMBM UNANIMIDADE, DEU PROVIMENTO AO APELO INTERPOSTO, DE CONFORMIDADE COM O RELATRIO E VOTO DO E. RELATOR, QUE FICAM FAZENDO PARTE DO ACRDO". Acrdo na integra - http://www.tjmsp.jus.br/SMD/3041.pdf RECURSO INOMINADO N 000036/04 (Feito n 038100/04 1a AUDITORIA) Relator: LOURIVAL COSTA RAMOS rgo: 2 Cmara

Votao: Unnime Julgamento: 05/08/2004 Indexao: Recurso Inominado - Acidente de Trnsito - Policial Militar em servio dirigindo viatura militar, com vtima civil - Competncia da Justia Militar Estadual - Inteligncia do artigo 9, inciso II, alnea "a" c/c artigo 210, ambos do CPM - Smula n 06 do STJ - Inaplicabilidade. Ementa: Incabvel a alegao de incompetncia da Justia Militar para julgamento do caso em questo, sob argumentao de que ocorreu crime comum, por tratar-se de crime militar, nos termos do artigo 124 da Constituio Federal. Ausente o efeito vinculante, no h obrigatoriedade de aplicao da Smula n 06 do STJ nos julgados desta Corte Militar. Inexiste conflito aparente de normas entre o Cdigo de Trnsito e o Cdigo Penal Militar - ambas as legislaes especializadas - eis que tutelam bens jurdicos distintos. Deciso: ``A E. SEGUNDA CAMARA DO TJME, A UNANIMIDADE DE VOTOS, ACOLHENDO O R. PARECER DA DOUTA PROCURADORIA DE JUSTICA, NEGOU PROVIMENTO AO RECURSO MINISTERIAL, HOMOLOGANDO, ASSIM, A DECISAO DO D. JUIZO `A QUO`, DECLARANDO COMPETENTE ESTA JUSTICA MILITAR PARA PROCESSAR E JULGAR EVENTUAL DELITO DECORRENTE DE ACIDENTE DE TRANSITO, ENVOLVENDO VIATURA MILITAR, CONDUZIDA POR POLICIAL MILITAR.`` Acrdo na integra - http://www.tjmsp.jus.br/SMD/0226.pdf

Outrossim, cumpre ressaltar a superao da smula 297 do STF: Oficiais e praas das milcias dos estados no exerccio de funo policial civil no so considerados militares para efeitos penais, sendo competente a justia comum para julgar os crimes cometidos por ou contra eles. (Superada pelo RHC 56049-RTJ 87/47 e HC 82142-RTJ 187/670). Desta forma, no exigido o exerccio de funo militar por parte dos militares estaduais, mas to somente que estejam em servio, inclusive o de policiamento ostensivo e de trnsito. o que ser verifica na seguinte deciso do Tribunal de Justia Militar do Estado de So Paulo:
APELACAO N 005722/07 (Feito n 037888/04 2a AUDITORIA ) Relator: FERNANDO PEREIRA rgo:1Cmara Votao:Unnime Julgamento:30/06/2010 Ementa: POLICIAL MILITAR - Apelao Criminal - Condenao em Primeira Instncia pela prtica do crime de concusso - Apelo sustentando as teses de crime impossvel e da incompetncia da Justia Militar - Caracterizao do crime de concusso - Delito formal que se consumou com a exigncia - Slido conjunto probatrio - Crime praticado por militar em servio contra civil - Art. 9, inciso II, alnea "c", do CPM Entendimento de tratar-se o policiamento de trnsito de atividade civil previsto

na Smula 297 do STF - Enunciado j considerado superado pelo prprio STF desde a E.C. n 7, de 1997 - Recurso no provido.

Deciso: "A E. Primeira Cmara do TJME, unanimidade de votos, negou provimento ao apelo interposto, de conformidade com o relatrio e voto do E. Relator, que ficam fazendo parte do acrdo". http://www.tjmsp.jus.br/SMD/2864.pdf

No caso do militar que abandona o posto para praticar um crime preciso avaliar as condutas separadamente. Na primeira, o militar est de servio e deixa o seu posto sem ordem ou autorizao, incidindo na infrao penal militar de abandono de posto. Todavia, na segunda conduta delitiva, o militar no ser considerado como estando de servio, razo pela qual o crime ser comum, ressalvada a hiptese de configurar outro crime militar que no exija como circunstncia configuradora o estar de servio. o que ocorre quando um militar da ativa abandona o seu posto para praticar homicdio contra outro militar da ativa que est de folga em sua casa. Nesse caso o crime de homicdio ser militar, pois a alnea a do inciso II no exige que esteja de servio.

5. Art. 9 - Inciso II, alnea e


II - os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados: e) por militar em situao de atividade, ou assemelhado, contra o patrimnio sob a administrao militar, ou a ordem administrativa militar; Na alnea e, temos como sujeito ativo o militar da ativa e como sujeito passivo a Administrao Militar. A alnea e do inciso II define que haver crime militar quando praticado por militar em situao de atividade, ou assemelhado, contra o patrimnio sob a administrao militar, ou a ordem administrativa militar. Resta conceituar o patrimnio sob a administrao militar e a ordem administrativa militar para melhor compreenso dessa hiptese. Os autores Ccero Robson Coimbra Neves e Marcello Streifinger lecionam que o patrimnio sob a Administrao Militar abrange, alm dos bens pertencentes Fora Militar, os de propriedade de pessoas naturais e jurdicas que, por alguma razo, encontram-se sob responsabilidade da Administrao Militar. Acrescentam que no fazem parte do patrimnio sob a administrao militar os bens de entidades civis, ainda que compostas por militares, como por exemplo clubes, associaes, cooperativas etc. Importante notar que o requisito em tela no exige que o bem pertena administrao militar, mas to somente que esteja sob a sua administrao.

A ordem administrativa militar, de acordo com a doutrina e jurisprudncia dominantes, trata da organizao, existncia e finalidade das instituies militares, assim como o seu prestgio moral.

6. Art. 9 - Inciso II, alnea f


II - os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados: f) por militar em situao de atividade ou assemelhado que, embora no estando em servio, use armamento de propriedade militar ou qualquer material blico, sob guarda, fiscalizao ou administrao militar, para a prtica de ato ilegal; f) revogada. (Vide Lei n 9.299, de 8.8.1996) A smula 47 do STJ versa que compete Justia Militar processar e julgar crime cometido por militar contra civil, com emprego de arma pertencente corporao, mesmo no estando em servio. (STJ Smula n 47 - 20/08/1992 - DJ 25.08.1992. Competncia Processo e Julgamento - Crime Cometido por Militar Contra Civil - Arma da Corporao) No entanto, tal entendimento foi superado pela Lei 9.299/96, quando revogou a alnea f do inc. II do art. 9 do CPM. Portanto, o uso de armamento de propriedade militar para a prtica de ato ilegal, por si s, no mais configura um crime militar, exigindo que a conduta esteja enquadrara em outras hipteses do art. 9 para que seja considerado um delito castrense. Sendo assim, o policial militar que de folga comete homicdio contra um civil, por razes absolutamente particulares, no cometer um crime militar, mas comum, ainda que utilize armamento da Polcia Militar. Cabe a observao da motivao por razes absolutamente particulares, pois se o policial militar praticar um homicdio ao atuar em razo da funo, mesmo de folga, o fato poder, nesta hiptese, configurar um crime militar.

CONTEUDISTA: CAP PM PEDRO (RG 80.450)

SNTESE DA AULA

NESTA AULA, VOC:


789Compreendeu as circunstncias do crime militar do inciso I do art. 9 do CPM; Identificou as hipteses de configurao do delito castrense do inciso II do art. 9; e Entendeu as jurisprudncias pertinentes aos casos estudados.

MATERIAIS PARA CONSULTA:

ASSIS, Jorge Csar de. Curso de Direito Disciplinar Militar Da Simples Transgresso ao Processo Administrativo. 1 ed. Curitiba: Juru, 2009. . Comentrios ao Cdigo Penal Militar: Comentrios Doutrina Jurisprudncia dos Tribunais Militares e Tribunais Superiores. 6 ed. Curitiba: Juru, 2008. COSTA, lvaro Mayrink da Costa. Crime Militar. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1978. CRUZ, Ione de Souza; MIGUEL; Cludio Amin. Elementos de Direito Penal Militar Parte Geral. Rio de Janeiro: Lumen Jris, 2005. FIGUEIREDO, Telma Anglica. Excludentes de Ilicitude no Direito Penal Militar. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004. LOBO, Clio. Direito Penal Militar. 3 ed. Braslia: Braslia Jurdica, 2006. NEVES, Ccero Robson Coimbra; STREIFINGER, Marcello. Apontamentos de Direito Penal Militar Vol. 1 Parte Geral. So Paulo: Saraiva, 2005.

APRENDA MAIS!
Art. 9 do CPM: a ofensa s Instituies Militares como elemento determinante na caracterizao do crime militar http://www.jusmilitaris.com.br/novo/uploads/docs/tipicidade_indireta.pdf

Art. 9 do CPM: uma nova proposta de interpretao http://www.jusmilitaris.com.br/novo/uploads/docs/art9cpm.pdf

Qualquer crime cometido por PM de servio crime militar? http://www.jusmilitaris.com.br/novo/uploads/docs/crimemilitarservico.pdf

ATIVIDADES

1 O inciso I do art. 9 do CPM trata apenas dos crimes propriamente militares. Esta CORRETA a afirmativa? i) j) k) l) Sim, pois o inciso I prev crimes que s podem ser praticados contra o civil. No, visto que o inciso I trata de crimes que s podem ser praticados pelo militar. Sim, em razo da qualidade de militar ser exigida no inciso I. No, uma vez que o inciso I prev crimes que tanto o militar como o civil podem praticar.

2 Considerando a aplicao do inciso I no mbito das foras auxiliares, bem como o contedo estudado nesta aula, est CORRETA a seguinte assertiva: i) Sempre que um civil praticar um crime que s tem previso no CPM, este crime ser considerado militar e ser julgado pela Justia Militar Estadual. j) Quando um militar inativo praticar um crime que s tem previso no CPM ou com previso diversa no Cdigo Penal, este delito ser militar, independente de quaisquer outros requisitos que existam no art. 9. k) Sempre que um militar da ativa praticar um crime do CPM que seja previsto de modo diverso no Cdigo Penal ou que no tenha previso neste, o delito ser considerado militar. l) Na hiptese de um civil praticar uma conduta prevista no CPM e de modo diverso no Cdigo Penal, o fato ser considerado atpico, pois, independente de haver previso no CP o civil no pode ser julgado pela Justia Militar Estadual. 3 No que se refere alnea a, do inciso II, do CPM, CORRETO afirmar:

i)

A doutrina majoritria define que se um militar da ativa pratica um crime previsto no CPM contra outro militar da ativa, tal fato sempre configurar um crime militar. j) O crime somente ser militar se ocorrer em local sujeito administrao militar. k) No h entendimento jurisprudencial exigindo que o crime tenha sido praticado em local sujeito administrao e por motivos relacionados atividade castrense, uma vez que o tipo penal no impe qualquer condio para a hiptese desta alnea. l) Para que a hiptese da alnea a seja configura necessrio que um sujeito conhea a condio de militar do outro. 4 Para fins de aplicao do art. 9 do Cdigo Penal Militar, o militar da ativa aquele que: i) est devidamente escalado e cumprindo servio fardado, uma vez que o militar de folga no considerado da ativa para fins de aplicao do Cdigo Penal Militar. j) exerce suas funes rotineiras no servio policial militar que lhe afeto, mesmo que no momento do crime esteja licenciado, de folga, em trajes civis e fora do quartel. k) exerce suas funes rotineiras no servio policial militar que lhe afeto, contanto que no esteja de folga ou licenciado. l) exerce suas funes rotineiras no servio policial militar que lhe afeto, salvo se estiver licenciado para tratamento de sade. 5 Considere a hiptese de um militar federal praticar um crime contra um militar estadual e vice-versa. Assinale a afirmativa CORRETA: i) O militar estadual, quando pratica um crime contra militar federal, ser considerado militar, uma vez que o art. 42 da CF/88 ampliou o conceito de militar do art. 22 do CPM. j) A doutrina e jurisprudncia majoritrias entendem que o militar federal que desacata um policial militar fardado, cumprindo servio de policiamento ostensivo, praticar delito castrense, haja vista ambos serem militares para fins de aplicao do CPM. k) Doutrina e jurisprudncia majoritrias entendem que o militar estadual visto como civil pela Justia Militar Federal e o militar federal visto como civil para a Justia Militar Estadual, de maneira que, em regra, o crime praticado por um contra o outro ser considerado comum. l) No h jurisprudncia apontando a possibilidade do militar federal praticar delito castrense contra policial militar fardado e de servio, de modo que a questo absolutamente pacfica. 6 Policial militar, da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro, de folga, desacata militar estadual, integrante da Polcia Militar do Estado de Minas Gerais, que estava fardado, realizando servio de policiamento ostensivo no municpio de Muria-MG. O crime militar ou comum? Quem tem atribuio para investigar o delito? Quem tem competncia para julgar o crime? i) O crime comum uma vez que no h crime militar entre militares de Estados distintos. A atribuio ser da polcia civil do Estado de Minas Gerais. O policial ser julgado na Justia Comum de Minas Gerais. j) O crime militar. A atribuio territorial e o IPM ser instaurado pela Polcia Militar do Estado de Minas Gerais. O policial militar ser julgado na Auditoria de Justia Militar do Estado do Rio de Janeiro. k) O crime militar. A atribuio territorial e o IPM ser instaurado pela Polcia Militar do Estado de Minas Gerais. O policial militar ser julgado pela Justia Militar do Estado de Minas Gerais, visto que l ocorrem os fatos. l) O crime militar. A atribuio de instaurao do IPM ser da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O policial militar ser julgado na Auditoria de Justia Militar do Estado do Rio de Janeiro. 7 Policial militar da ativa, de folga e portando arma de fogo da Corporao, se depara com um veculo suspeito e decide abord-lo em razo da sua funo. Durante a abordagem, o policial verifica que um dos civis, ocupantes do veculo, portava uma arma ilegalmente e d voz de priso ao mesmo. No entanto, no momento de conduzir o civil autuado em flagrante delito, o policial militar pratica excessos que causam leses corporais no conduzido. O delito de autoria do policial militar ser:

a) comum, pois o policial militar estava de folga. b) militar, de acordo com a alnea c, do inciso II, do art. 9, que prev a possibilidade do militar, atuando em razo da funo, cometer o delito castrense. c) comum, pois o militar da ativa s pratica crime contra o civil quando est de servio, no havendo previso que mencione o atuar em razo da funo. d) militar, pois sempre que o militar praticar um crime portando arma de fogo da Corporao o delito ser considerado castrense. 8 Durante uma festa de confraternizao dentro do 70 BPM, um policial militar da ativa, em trajes civis, discute com um civil que tambm participava do evento. Ambos trocam ofensas e o policial militar agride e lesiona o civil. O delito de autoria do policial militar ser: a) comum, pois o mesmo estava em trajes civis, portanto no caracteriza o servio policial militar. b) comum, uma vez que o evento tratava-se de uma festa de confraternizao, portanto de natureza civil. c) militar, visto que todo delito praticado dentro de uma Unidade Militar considerado castrense, independente de qualquer circunstncia. d) militar, com base na alnea b, do inciso II, do CPM, ou seja, crime praticado por militar da ativa, contra civil, em local sujeito administrao militar, tendo igual definio no Cdigo Penal. 9 - A smula 47 do STJ versa que compete Justia Militar processar e julgar crime cometido por militar contra civil, com emprego de arma pertencente corporao, mesmo no estando em servio . Ponderando a presente smula com o art. 9 do CPM, temos que: a) O policial militar da ativa que pratica homicdio contra civil, quando de folga e em trajes civis, aps discusso em uma casa de show, usando arma de fogo da Corporao, por motivos absolutamente particulares, sem qualquer relao com a sua funo, comete um delito comum, em funo da revogao da alnea f, do art. 9, pela Lei 9.299/96 que previa o delito castrense na hiptese do militar da ativa praticar ato ilegal, usando armamento de propriedade militar, mesmo estando de folga. b) O policial militar da ativa que pratica homicdio contra civil, quando de folga e em trajes civis, aps discusso em uma casa de show, usando arma de fogo da Corporao, por motivos absolutamente particulares, sem qualquer relao com a sua funo, comete um delito militar, pelo fato do homicdio ter sido praticado com arma da Corporao, o que por si s caracteriza a infrao penal castrense, sendo mantido o disposto na smula 47 do STJ. c) O policial militar da ativa que pratica homicdio contra civil, quando de folga e em trajes civis, aps discusso em uma casa de show, usando arma de fogo da Corporao, por motivos absolutamente particulares, sem qualquer relao com a sua funo, comete um delito comum, pois sempre que o policial militar estiver de folga e em trajes civis, fora do local sujeito administrao militar, qualquer crime que praticar ter natureza comum. d) O policial militar da ativa que pratica homicdio contra civil, quando de folga e em trajes civis, aps discusso em uma casa de show, usando arma de fogo da Corporao, por motivos absolutamente particulares, sem qualquer relao com a sua funo, comete um delito militar, pois sempre que um policial militar da ativa praticar um crime contra um civil, o delito ser militar, independente das circunstncias, j que viola frontalmente a sua funo de aplicador e garantidor das leis e direitos humanos. CONFIRA SUAS RESPOSTAS: 13- D 14- C 15- A 16- B 17- C 18- B 19- B 20- D 21- D

MATERIAL DE APOIO
DISCIPLINA: Direito Penal Militar (DPM) AULA 04: Art. 9 - Inciso III e o crime militar doloso contra a vida de civil

OBJETIVOS DESTA AULA

NESTA AULA, VOC IR:


101112Analisar as circunstncias do crime militar do inciso III do art. 9 do COM; Compreender as peculiaridades do crime militar doloso contra a vida de civil; e Conhecer jurisprudncias pertinentes.

INTRODUO:
Na presente aula, estudaremos as hipteses de configurao do crime militar previstas no inciso III do art. 9 do Cdigo Penal Militar, bem como as peculiaridades do crime militar doloso contra a vida de civil. Para facilitar o aprendizado analisaremos jurisprudncias pertinentes aos casos dessa aula.

CONTEDO:
1.

Art. 9 - Inciso III

III - os crimes praticados por militar da reserva, ou reformado, ou por civil, contra as instituies militares, considerando-se como tais no s os compreendidos no inciso I, como os do inciso II, nos seguintes casos: a) contra o patrimnio sob a administrao militar, ou contra a ordem administrativa militar; b) em lugar sujeito administrao militar contra militar em situao de atividade ou assemelhado, ou contra funcionrio de Ministrio militar ou da Justia Militar, no exerccio de funo inerente ao seu cargo;

c) contra militar em formatura, ou durante o perodo de prontido, vigilncia, observao, explorao, exerccio, acampamento, acantonamento ou manobras; d) ainda que fora do lugar sujeito administrao militar, contra militar em funo de natureza militar, ou no desempenho de servio de vigilncia, garantia e preservao da ordem pblica, administrativa ou judiciria, quando legalmente requisitado para aquele fim, ou em obedincia a determinao legal superior. Este inciso um tanto controvertido no que se refere s foras auxiliares, uma vez que parte da doutrina entende que no aplicado na Justia Militar Estadual, enquanto outra parte entende que possvel a sua aplicao para os militares inativos, ou seja, da reserva remunerada e reformados. Integrando a corrente que sustenta a no aplicabilidade do inciso III no mbito estadual, Clio Lobo defende que este inciso coloca o militar inativo ao lado do civil e, por este motivo, seriam considerados civis para efeito da aplicao do Cdigo Penal castrense, pois no esto incorporados s Foras Armadas, Polcia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militares. A nica exceo seria o militar da reserva convocado para o servio ativo. Como o civil no julgado pela Justia Militar Estadual o militar inativo teria o mesmo tratamento deste, praticando apenas o crime anlogo previsto no Cdigo Penal. O fato que a jurisprudncia aponta a possibilidade de julgar os militares inativos, com base no art. 9, inciso III, do CPM, sobretudo nos Tribunais de Justia Militar dos Estados de Minas Gerais, So Paulo e Rio Grande do Sul. De modo que na prtica o militar inativo julgado, sendo possvel figurar como sujeito ativo de delito militar. o que se observa nos seguintes julgados:
TRIBUNAL DE JUSTIA MILITAR DO ESTADO DE SO PAULO HABEAS CORPUS N 002276/11 (Feito n 061722/11 3a AUDITORIA ) Relator: EVANIR FERREIRA CASTILHO Orgo: 1 Cmara Votao: Unnime Julgamento: 20/09/2011 Ementa: Policial Militar - Habeas Corpus - Pleiteado o trancamento da ao penal Alegao de incompetncia desta Justia Militar para processar e julgar policial reformado - Improcedncia - Conduta delitiva contra militar em funo de natureza militar - Inteligncia do artigo 9, inciso III, letra "d" do CPM em consonncia com o artigo 13 do mesmo Codex - Inexistncia de ilegalidade na instaurao da persecuo penal - Ordem denegada.

Deciso: "A E. Primeira Cmara do TJME, unanimidade de votos, denegou a ordem, de conformidade com o relatrio e voto do E. Relator, que ficam fazendo parte do acrdo". Acrdo na ntegra - http://www.tjmsp.jus.br/SMD/3969.pdf

O Paciente, na poca dos fatos ostentava a condio de policial militar reformado, encontrava-se fora de local sujeito administrao militar, praticou conduta compatvel com a descrio dos artigos 299, 223 e 301 do Cdigo Penal Militar. O sujeito passivo secundrio era policial militar atuando em razo do servio, na vigilncia e preservao da ordem pblica. Ademais o citado artigo em consonncia com o disposto no artigo 13 do Cdigo Penal Militar que determina: O militar da reserva, ou reformado, conserva as responsabilidades e prerrogativas do posto ou graduao para o efeito de aplicao da lei penal militar, quando pratica ou contra ele praticado crime militar. Esclarece e elimina toda e qualquer discrepncia, eventual, que o Militar reformado, continua a ser jurisdicionado da Justia Militar. E nessa condio de policial reformado, no h como se questionar que os crimes militares definidos em lei, por ele praticados, como, in tese, demonstra a espcie, possam deixar de serem julgados por esta Justia Especializada.

TRIBUNAL DE JUSTIA MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS EMBARGOS INFRINGENTES N 149 Referncia: Processo de Competncia Originria n 10 (IPM de Portaria 020/2001) Relator: Juiz Cel PM Paulo Duarte Pereira Revisor: Juiz Dcio de Carvalho Mitre Data Julgamento: 13/03/2003 Data Publicao: 20/05/2003 Sumrio: Embargos Infringentes do julgado - Processo de competncia originria - Cabimento - Competncia da Justia Militar - Oficial QOR contra oficial da ativa. Ementa: - Mesmo na unanimidade de votos do v. acrdo, em processos de competncia originria, cabem embargos infringentes do julgado. - Ainda que fora do lugar sujeito administrao militar, os crimes praticados por militar da reserva contra militares da ativa, em servio legalmente constitudo, so considerados de natureza militar. - Se inexistem razes que suportem modificaes no acrdo embargado, deve ser mantido pelos seus prprios fundamentos jurdicos. Deciso: Unnime. NEGARAM PROVIMENTO. Acrdo na ntegra http://www.tjm.consultajurisprudencia.mg.gov.br/jcab/recursos/EMBARGOSINFRIN GENTESNo149.pdf TRIBUNAL DE JUSTIA MILITAR DO ESTADO DE DO RIO GRANDE DO SUL Nro e Ano do Acrdo: 3581-2012 Nome do Juiz Relator: Juiz Fernando Guerreiro de Lemos Tipo: Recurso em sentido estrito Ementa: RSE. MILITAR DA RESERVA. CRIME PRATICADO CONTRA MILITAR DE SERVIO. COMPETNCIA DA JUSTIA MILITAR. PRECEDENTES. RECURSO PROVIDO. UNNIME. competente a Justia Militar Estadual para processar e julgar policial militar da reserva que pratica crime previsto no

Cdigo Penal Militar contra policial militar do servio ativo no exerccio do policiamento ostensivo e na preservao da ordem pblica (arts. 9, inc. III, letra d, e 13, ambos do CPM). Com efeito, quando um militar da reserva pratica uma ao contra um militar de servio, so atingidas as prprias instituies militares, in casu, a polcia militar. Ademais, percebe-se claramente na narrativa da pea incoativa que o ru, em tese, atingiu, com a sua conduta, bens tutelados pela lei castrense, especialmente a disciplina. Recurso provido. Unanimidade. Sala das Sesses do Tribunal de Justia Militar do Estado, em Porto Alegre, 12 de dezembro de 2012. Acrdo na ntegra http://www.tjmrs.jus.br/jurisprudencia/arquivo_jurisprudencia.asp?pIndice=5958

Quanto aos civis, o entendimento predominante o de que no praticam crimes militares em mbito estadual, respondem apenas pelo crime equivalente do Cdigo Penal comum, caso haja. No havendo, o fato atpico. Portanto, no vamos considerar a prtica de crime militar por parte do civil, apesar de haver quem entenda ser possvel, conforme prev a smula n 53 do Superior Tribunal de Justia: Compete Justia Comum Estadual processar e julgar civil acusado de prtica de crime contra instituies militares estaduais. No que se refere ao civil no praticar crime militar, cumpre salientar os ensinamentos de Ccero Robson Coimbra Neves e Marcello Streifinger:

Ainda com relao aos elementos contidos no inciso III, deve-se frisar que a Justia Militar Estadual, por fora do 4 do art. 125 da CF, no tem competncia para julgar civis, o que resulta em atipicidade, no Cdigo Penal Militar, dos fatos praticados por civis. Em outras palavras, para as Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, o inciso III somente pode ser aplicado possibilidade de cometimento de crime militar por militar da reserva ou reformado. (grifei)

Vale frisar que os autores, assim como a jurisprudncia pacfica dos Tribunais de Justia Militar Estadual, frisam a possibilidade do militar inativo cometer o delito militar, sendo uma referncia doutrinria desta hiptese. O 4 do art. 125 da CF versa que compete Justia Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados (no autoriza julgar civis), nos crimes militares definidos em lei e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competncia do jri quando a vtima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004).(grifei) Sendo assim, a JME no julga o civil, somente tem competncia para processar e julgar os militares dos Estados. Por conseguinte, h entendimento dominante no sentido de que o civil no pratica crime militar em mbito estadual. Sobre a no aplicao do inciso III na JME, cumpre citar um artigo interessante escrito por Edmar Martins, publicado no site do Frum Brasileiro de Segurana Pblica, intitulado O crime militar praticado por militar estadual e seus requisitos. http://www2.forumseguranca.org.br/node/22201

Sobre a possibilidade do civil praticar delito militar, vale a leitura do artigo Crimes militares praticados por civil contra as instituies militares estaduais, de autoria de Joo Paulo Fiza da Silva, publicado no site Jus Navigandi. http://jus.com.br/revista/texto/22380/crimes-militares-praticados-por-civil-contra-asinstituicoes-militares-estaduais Passamos para o estudo individualizado das alneas. 2.

Art. 9 - Inciso III, alnea a

III - os crimes praticados por militar da reserva, ou reformado, ou por civil, contra as instituies militares, considerando-se como tais no s os compreendidos no inciso I, como os do inciso II, nos seguintes casos: a) contra o patrimnio sob a administrao militar, ou contra a ordem administrativa militar; No h muito o que debater a respeito desta hiptese, cabendo apenas definir o patrimnio sob a administrao militar e a ordem administrativa militar, o que j foi feito quando estudamos a alnea e do inciso II do art. 9. No entanto, destacaremos novamente os conceitos para fins de fixao desse conhecimento. Ccero Robson Coimbra Neves e Marcello Streifinger lecionam que o patrimnio sob a Administrao Militar abrange, alm dos bens pertencentes Fora Militar, os de propriedade de pessoas naturais e jurdicas que, por alguma razo, encontram-se sob responsabilidade da Administrao Militar. Acrescentam que no fazem parte do patrimnio sob a administrao militar os bens de entidades civis, ainda que compostas por militares, como por exemplo clubes, associaes, cooperativas etc. Importante notar que o requisito em tela no exige que o bem pertena administrao militar, mas to somente que esteja sob a sua administrao. A ordem administrativa militar, de acordo com a doutrina e jurisprudncia dominantes, trata da organizao, existncia e finalidade das instituies militares, assim como o seu prestgio moral. Portanto, em mbito estadual, a alnea a tem como sujeito ativo o militar da reserva remunerada ou reformado e como sujeito passivo o patrimnio sob a administrao militar ou ordem administrativa militar.

3.

Art. 9 - Inciso III, alnea b

III - os crimes praticados por militar da reserva, ou reformado, ou por civil, contra as instituies militares, considerando-se como tais no s os compreendidos no inciso I, como os do inciso II, nos seguintes casos:

b) em lugar sujeito administrao militar contra militar em situao de atividade ou assemelhado, ou contra funcionrio de Ministrio militar ou da Justia Militar, no exerccio de funo inerente ao seu cargo; O conceito de lugar sujeito administrao militar tambm foi estudado na alnea b do inciso II do art. 9, oportunidade na qual observamos que o autor Clio Lobo conceitua o lugar sujeito administrao militar como aquele que pertence ao patrimnio das Foras Armadas, da Polcia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militares ou encontra-se sob a administrao dessas instituies militares, por disposio legal ou ordem igualmente legal de autoridade competente. Acrescenta que o local pode ser imvel ou mvel, como veculo, embarcao, aeronave, etc. A alnea em questo, em mbito estadual, tem como sujeito ativo o militar da reserva remunerada ou reformado e como sujeito passivo o militar da ativa e o funcionrio de Ministrio Militar ou Justia Militar no exerccio de funo, com a circunstncia especfica de estarem esses em local sujeito administrao militar. Surge uma divergncia no que tange ao funcionrio de Ministrio Militar ou Justia Militar no exerccio de funo, havendo entendimento pela inconstitucionalidade dessa previso. Clio Lobo assevera que:

Quanto ao servidor pblico civil lotado em repartio militar e o da Justia Militar, a inconstitucionalidade flagrante. Segundo a atual Constituio (art. 109, IV) e a Emenda Constitucional de 1969 (art. 125, IV), sob cuja gide foi editado o Cdigo Penal Militar, compete Justia Federal conhecer dos crimes praticados contra servidor pblico federal, no exerccio da funo de seu cargo. Logo, nesse particular o inciso III j nasceu inconstitucional.

Para Ivone de Souza Cruz e Claudio Amin Miguel, a hiptese da alnea b deve ocorrer em local sujeito administrao militar para que configure um delito castrense. Importante lembrar que o dispositivo salienta que o funcionrio de Ministrio Militar ou Justia Militar precisa estar no exerccio de funo inerente ao seu cargo. A hiptese mais comum, naturalmente, ser a do crime militar praticado por inativo contra o militar da ativa, quando estiverem em local sujeito administrao militar. Estudando a jurisprudncia ptria, verifica-se que a alnea b do inciso III ocorre com freqncia nas Unidades Militares de atendimento mdico e odontolgico, onde militares inativos constantemente tm contato com militares da ativa, muitas vezes do quadro de sade das respectivas Corporaes, durante algum tratamento. Vale trazer baila um julgado com esta hiptese para melhor visualizao da matria em questo:
RECURSO EM SENTIDO ESTRITO N 248 Referncia: Proc. n 30.715/2 AJME Relator: Juiz Cel PM Rbio Paulino Coelho Data Julgamento: 26/02/2008 Data Publicao: 12/03/2008 Sumrio: Recurso em sentido estrito - Ameaa - Rejeio da denncia pelo Juzo Militar - Competncia da Justia Militar - Provimento do recurso.

Ementa: Se a vtima Major PM QOS e exercia a sua funo de dentista, em unidade sujeita Administrao Militar, ao ser ameaada por um Major da reserva, configurou-se a prtica de crime militar e competente a Justia Militar para processar e julgar o feito, apurado pelo instrumento prprio, que o IPM.- Razo assiste irresignao do Ministrio Pblico, eis que houve violao ao dever militar e aos preceitos de hierarquia e disciplina, que so essenciais nas instituies militares, que se estendem e se aplicam inclusive, aos militares da reserva e reformados. - Provimento do recurso. Deciso: Unnime. DERAM PROVIMENTO AO RECURSO DO MINISTRIO PBLICO PARA RECONHECER A COMPETNCIA DA JUSTIA MILITAR PARA PROCESSAR E JULGAR O FEITO. Acrdo na ntegra http://www.tjm.consultajurisprudencia.mg.gov.br/jcab/recursos/RECURSOEMSENTI DOESTRITONo248.pdf

Por fim, cumpre frisar que se um militar inativo cometer um crime contra outro militar inativo, em local sujeito administrao militar, este delito ser comum, uma vez que no configura nenhuma das hipteses do inciso III do art. 9.

4.

Art. 9 - Inciso III, alnea c

III - os crimes praticados por militar da reserva, ou reformado, ou por civil, contra as instituies militares, considerando-se como tais no s os compreendidos no inciso I, como os do inciso II, nos seguintes casos: c) contra militar em formatura, ou durante o perodo de prontido, vigilncia, observao, explorao, exerccio, acampamento, acantonamento ou manobras; Esta alnea trata de crimes cujo sujeito ativo, na esfera estadual, o militar inativo, praticando o delito em face de militares da ativa em determinadas circunstncias, quais sejam em formatura, durante o perodo de prontido, vigilncia, explorao, exerccio, acampamento, acantonamento ou manobras. O acantonamento a rea de alojamento do efetivo em local construdo. J o acampamento consiste no local de estacionamento da tropa em rea no construda. A hiptese da alnea em tela exige to somente o conhecimento de circunstncias do dia-a-dia para a caracterizao do crime, razo pela qual no preciso discorrer demasiadamente sobre a sua previso.

5.

Art. 9 - Inciso III, alnea d

III - os crimes praticados por militar da reserva, ou reformado, ou por civil, contra as instituies militares, considerando-se como tais no s os compreendidos no inciso I, como os do inciso II, nos seguintes casos:

d) ainda que fora do lugar sujeito administrao militar, contra militar em funo de natureza militar, ou no desempenho de servio de vigilncia, garantia e preservao da ordem pblica, administrativa ou judiciria, quando legalmente requisitado para aquele fim, ou em obedincia a determinao legal superior. Para aplicao nas Foras Auxiliares, este dispositivo, no caso da garantia e preservao da ordem pblica, no exigir a requisio legal, uma vez que trata de misso constitucional precpua das Corporaes Militares Estaduais, como se depreende do art. 144, da Constituio Federal.
Art. 144. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos:

I - polcia federal; II - polcia rodoviria federal; III - polcia ferroviria federal; IV - polcias civis; V - polcias militares e corpos de bombeiros militares. (...) 5 - s polcias militares cabem a polcia ostensiva e a preservao da ordem pblica; aos corpos de bombeiros militares, alm das atribuies definidas em lei, incumbe a execuo de atividades de defesa civil.

No que se refere s Foras Armadas, esta possibilidade ser excepcional. De modo que ser admitida quando legalmente requisitada ou mediante o efetivo emprego dos militares federais durante Cooperao do Governo Federal com as Unidades Federativas. guisa de exemplo podemos citar a histrica tomada do Complexo do Alemo que teve a participao das Corporaes militares federais e estaduais, em novembro de 2010, bem como a implementao da Fora de Pacificao neste mesmo local, sob o comando do Exrcito Brasileiro. Por fim, cabe salientar um recente julgado da presente alnea, proferido pelo Tribunal de Justia Militar do Rio Grande do Sul:
Nro e Ano do Acrdo: 1367-2012 Nome do Juiz Relator: Juiz Antonio Carlos Maciel Rodrigues Tipo: Recurso em sentido estrito Ementa: PENAL E PROCESSUAL PENAL MILITAR. POLICIAL MILITAR DA RESERVA. DENNCIA. REJEIO. COMPETNCIA. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO. PROVIMENTO. 1. competente a Justia Militar Estadual para processar e julgar policial militar da reserva, quando pratica crime previsto no

Cdigo Penal Militar, contra policiais militares do servio ativo, no exerccio do policiamento ostensivo e na preservao da ordem pblica (arts. 9, inc. III, letra d, e 13, ambos do CPM). 2. Recurso em sentido estrito do Ministrio Pblico provido. Deciso unnime. Sala das Sesses do Tribunal de Justia Militar, em Porto Alegre, 04 de julho de 2012. Acrdo na ntegra http://www.tjmrs.jus.br/jurisprudencia/arquivo_jurisprudencia.asp?pIndice=5780

6.

Art. 9 Pargrafo nico

Pargrafo nico. Os crimes de que trata este artigo, quando dolosos contra a vida e cometidos contra civil, sero da competncia da justia comum. (Pargrafo includo pela Lei n 9.299, de 8.8.1996) Pargrafo nico. Os crimes de que trata este artigo quando dolosos contra a vida e cometidos contra civil sero da competncia da justia comum, salvo quando praticados no contexto de ao militar realizada na forma do art. 303 da Lei no 7.565, de 19 de dezembro de 1986 - Cdigo Brasileiro de Aeronutica. (Redao dada pela Lei n 12.432, de 2011)

A ressalva do pargrafo nico no tem pertinncia para os militares dos estados uma vez que trata de hiptese aplicada exclusivamente em aes da Fora Area Brasileira, na forma do art. 303 do Cdigo Brasileiro de Aeronutica, versando sobre a possibilidade de destruir ou abater aeronaves que violem tal dispositivo normativo, bem como as determinaes da autoridade aeronutica. A primeira parte a que interessa as foras auxiliares, sendo a redao introduzida pela Lei 9.299 de 1996: Pargrafo nico. Os crimes de que trata este artigo, quando dolosos contra a vida e cometidos contra civil, sero da competncia da justia comum. (Pargrafo includo pela Lei n 9.299, de 8.8.1996). Ccero Robson Coimbra Neves e Marcello Streifinger asseveram que para boa parte da doutrina est Lei apresentou inconstitucionalidade flagrante, visto que suprimiu as competncias constitucionais da Justia Militar da Unio e dos Estados, previstas no art. 124 e no 4 do art. 125. Importante notar que poca da aprovao da Lei 9.299 ainda no vigorava a Emenda Constitucional n 45, que trouxe nova redao para a competncia constitucional da Justia Militar Estadual.

A supresso de competncia constitucional das Justias Militares ocorreu porque ambas julgavam o crime militar doloso contra a vida de civil, antes da introduo do pargrafo nico do art. 9. A inconstitucionalidade seria clara pelo fato de uma norma infraconstitucional no poder afrontar a Lei Maior, ou seja, a Constituio Federal. Sintetizando, se a competncia constitucional autorizava o julgamento deste crime pelas Justias Militares, no poderia uma Lei Ordinria restringir tal competncia. No mesmo sentido a insero do pargrafo nico tambm violava o princpio do juiz natural, previsto nos incisos XXXVII e LIII, in verbis: XXXVII - no haver juzo ou tribunal de exceo; LIII - ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente. Considerando que a autoridade competente, definida pela Lei Maior, seria a integrante da Justia Militar, federal ou estadual. Com efeito, pela redao do pargrafo nico, conclui-se que o seu contedo trata de norma de direito penal militar adjetivo, ou seja, processual, isso fica claro pela leitura do texto - sero da competncia da justia comum. A inteno foi de transferir a competncia de julgamento e no determinar que o crime fosse considerado comum. Idia esta, corroborada pela mesma Lei 9.299/1996, em seu art. 2, quando altera a redao do art. 82 do Cdigo de Processo Penal Militar:
Art. 2 O caput do art. 82 do Decreto-lei n 1.002, de 21 de outubro de 1969 Cdigo de Processo Penal Militar, passa a vigorar com a seguinte redao, acrescido, ainda, o seguinte 2, passando o atual pargrafo nico a 1 : "Art. 82. O foro militar especial, e, exceto nos crimes dolosos contra a vida praticados contra civil, a ele esto sujeitos, em tempo de paz: ........................................................................................... 1 .................................................................................... 2 Nos crimes dolosos contra a vida, praticados contra civil, a Justia Militar encaminhar os autos do inqurito policial militar justia comum." (grifei)

Destarte, a prpria Lei 9.299/1996 prev que o fato continuar sendo apurado por inqurito policial militar (IPM) e posteriormente encaminhado justia comum, pela justia militar. Por conseguinte, o crime no deixou de ser militar, j que investigado por IPM. Inobstante a previso legal da norma infraconstitucional em questo, o Superior Tribunal de Justia, como cita Clio Lobo na sua obra Direito Penal Militar, em acrdo proferido no CC. N 17.665, sustenta que a norma de contedo material. No lei processual penal. E prossegue: quando a lei determinar que o delito deixar de ser julgado pela Justia Militar, lgico, desqualifica-o da natureza anterior. Vale dizer, deixou de ser crime militar para ingressar na regra geral crime comum. Julgamento realizado em 27 de novembro de 1996. Sendo assim, o STJ entendeu que o crime passou a ser comum, porquanto a norma prevista na Lei 9.299/1996 seria de contedo material. Em sentido contrrio, Clio Lobo profere insigne comentrio a respeito do tema:

A Lei n 9.299/96 no retirou os crimes dolosos contra a vida da categoria de crime militar, como conseqncia no podem ser julgados pela Justia comum, sem violao da Lei Fundamental. Se no houvesse o aodamento de fazer-se uma lei para dar satisfao s ONGs internacionais, para satisfazer interesses

eleitoreiros, a redao do pargrafo nico seria outra: No se consideram militares, os crimes dolosos contra a vida, cometidos nas circunstncias das alneas b, c, e d, do inciso II. Nessa hiptese, a lei declara (e pode faz-lo) que esses delitos deixam de ser militares. Dessa maneira, as infraes penais escapam da competncia da Justia Militar, sem inconstitucionalidade.

Ccero Robson Coimbra Neves e Marcello Streifinger citam o julgamento da ADIn 1.494-DF, ajuizada pela Associao dos Delegados de Polcia do Brasil Adepol com o escopo de declarar inconstitucional a Lei 9.299/96:
Crimes dolosos contra a vida. Inqurito. Julgada medida cautelar em ao direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Associao dos Delegados de Polcia do Brasil Adepol contra a Lei 9.299/96, que, ao dar nova redao ao art. 82 do Cdigo de Processo Penal Militar, determina que nos crimes dolosos contra a vida, praticados contra civil, a Justia Militar encaminhar os autos do inqurito policial militar Justia Comum. Afastando a tese da autora de que a apurao dos referidos crimes deveria ser feita em inqurito policial civil e no em inqurito policial militar, o Tribunal, por maioria, indeferiu a liminar por ausncia de relevncia na argio de ofensa ao inciso IV do 1 e ao 4 do art. 144 da CF, que atribuem s polcias federal e civil o exerccio das funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais, exceto as militares. Considerou-se que o dispositivo impugnado no impede a instaurao paralela de inqurito pela polcia civil. Vencidos os Ministros Celso de Mello, relator, Maurcio Corra, Ilmar Galvo e Seplveda Pertence (ADIn 1.494-DF, rel. p/ o acrdo Min. Marco Aurlio, DJU, 20-4-1997)

Dessa forma, o STF entendeu ser cabvel a instaurao de inqurito policial militar para apurar o crime doloso contra a vida de civil, quando praticado nas hipteses previstas no Cdigo Penal Militar, reconhecendo a natureza militar do delito. No entanto, destacou que no vedada a instaurao paralela de inqurito pela polcia civil. A Emenda Constitucional n 45, de 08 de dezembro de 2004, trouxe nova redao para o art. 125 4 da Carta Magna:

4 Compete Justia Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competncia do jri quando a vtima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)

Redao antiga 4 Compete Justia Militar estadual processar e julgar os policiais militares e bombeiros militares nos crimes militares, definidos em lei, cabendo tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas.

A partir desta nova redao, em mbito estadual, a inconstitucionalidade da Lei 9.299/1996 restou superada, haja vista no restringir mais a competncia constitucional da Justia Militar Estadual. Entretanto, na esfera federal, a redao do art. 124 se manteve a mesma, razo pela qual a Lei 9.299/1996 continuou sendo considerada inconstitucional para aplicao na Justia Militar da Unio. o que se verifica na jurisprudncia do Superior Tribunal Militar:
Acrdo Num: 1997.01.006449-0 UF: RJ Deciso: 17/03/1998 Proc: RSE(FO) - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO (FO) Cd. 320 Publicao Data da Publicao: 22/04/1998 Vol: Veculo: Ementa RECURSO CRIMINAL. Competncia da Justia Militar da Unio. Inconstitucionalidade, declarada incidenter tantum, da Lei n 9299 de 1996, no que se refere ao pargrafo nico do art. 9 do CPM e ao caput do art. 82 e seu pargrafo 2 do CPPM. Desde a sano da Lei n 9299 de 1996, com o Projeto de Lei encaminhado ao Congresso Nacional para modific-la, verifica-se que seu texto resultou equivocado. Enquanto no ocorre a alterao do texto legal pela via legislativa, o remdio a declarao de sua inconstitucionalidade incidenter tantum, conforme dispe o Art. 97 da CF. Antecedentes da Corte (RCr n 63485/PE). Provido o recurso do RMPM e declarada a competncia da Justia Militar da Unio para atuar no feito. Deciso unnime. (grifei)

Diante de toda essa discusso, o importante verificarmos que o crime militar doloso contra a vida de civil no perdeu a sua natureza castrense, apenas teve o seu julgamento deslocado para a justia comum. Porm, em que pese continuar sendo um crime militar, o STF entendeu que a polcia civil tambm pode instaurar inqurito policial para investigar os fatos. Ccero Robson Coimbra Neves e Marcello Streifinger encerram muito bem o debate sobre o assunto, apresentando a seguinte concluso:
(...) conclui-se que, na esfera estadual, o crime doloso contra a vida de civil continua a ser crime militar, havendo, porm, a competncia de julgamento pelo Tribunal do Jri. (...) Os crimes dolosos contra a vida de civis, perpetrados por militares dos Estados, ao encontrarem a plena tipicidade no Cdigo Penal Militar, sero de atribuio apuratria das autoridades de polcia judiciria militar (entenda-se: do Comandante de Unidade e, nos casos de delegao, do Oficial de servio delegado). Como reflexo, as medidas previstas no art. 12 do CPPM devem ser encetadas pelo Oficial com atribuio de polcia judiciria militar, e no pelo Delegado de Polcia.

Importante lembrarmos que as dvidas geradas pela Lei 9.299/96, bem como pela EC n 45/2004, abarcam as hipteses de crime militar doloso contra a vida de civil, no havendo incertezas nos casos de crime militar culposo contra a vida de civil e no crime militar doloso ou culposo contra a vida de militar. Em tais casos, o entendimento pacfico no sentido de

serem crimes militares, apurados pelas Instituies Militares e julgados pelas Justias Militares, com base em suas respectivas competncias constitucionais. Impende salientar julgado recente do Tribunal de Justia Militar do Estado de So Paulo relativo ao crime de homicdio de militar da ativa contra militar da ativa:
APELACAO N 006297/11 (Feito n 059389/10 4A AUDITORIA ) Relator: AVIVALDI NOGUEIRA JUNIOR Orgo: 2 Cmara Votao: Maioria Julgamento: 28/07/2011 Ementa: POLICIAL MILITAR - DIREITO PENAL MILITAR - HOMICDIO QUALIFICADO. Artigo 205, 2, inciso I, do Cdigo Penal Militar. Delito configurado. Apelo no provido. Policial militar que, em horrio de folga e civilmente trajado, por motivo ftil, dispara tiro contra a cabea de outro policial militar, que com ele estava na mesa de um bar, tambm em horrio de folga - Vtima civil que presenciou os fatos e confirmou a desproporo entre o crime e sua causa moral. Deciso: "A E. Segunda Cmara do TJME, por maioria de votos (2X1), negou provimento ao apelo, de conformidade com o relatrio e voto do E. Relator, que ficam fazendo parte do acrdo. Vencido o E. Juiz Revisor Paulo Prazak, que dava parcial provimento ao apelo, mantendo a condenao, todavia, apenas a ttulo de homicdio simples, fixando a pena no seu mnimo legal". Acrdo na ntegra - http://www.tjmsp.jus.br/SMD/3827.pdf

No mesmo sentido, o policial militar da ativa que pratica o crime de homicdio doloso contra outro policial militar da ativa dentro do quartel, indubitavelmente, ser de competncia da Justia Militar Estadual e a investigao ser de atribuio da Polcia Militar, consoante o disposto no 4 do art. 144 da Constituio Federal: 4 - s polcias civis, dirigidas por delegados de polcia de carreira, incumbem, ressalvada a competncia da Unio, as funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais, exceto as militares. (grifei) Para se aprofundar no tema, vale a leitura do artigo escrito por Ccero Robson Coimbra Neves, publicado no site Jus Navigandi, sob o ttulo de Crimes dolosos, praticados por militares dos Estados, contra a vida de civis. http://jus.com.br/revista/texto/7416/crimes-dolosos-praticados-por-militares-dos-estadoscontra-a-vida-de-civis

CONTEUDISTA: CAP PM PEDRO (RG 80.450)

SNTESE DA AULA

NESTA AULA, VERIFIQUE SE VOC:


10- Compreendeu as circunstncias do crime militar do inciso III do art. 9 do CPM; 11- Identificou as peculiaridades do crime militar doloso contra a vida de civil; e 12- Entendeu as jurisprudncias pertinentes aos casos estudados.

MATERIAIS PARA CONSULTA: ASSIS, Jorge Csar de. Curso de Direito Disciplinar Militar Da Simples Transgresso ao Processo Administrativo. 1 ed. Curitiba: Juru, 2009. . Comentrios ao Cdigo Penal Militar: Comentrios Doutrina Jurisprudncia dos Tribunais Militares e Tribunais Superiores. 6 ed. Curitiba: Juru, 2008. COSTA, lvaro Mayrink da Costa. Crime Militar. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1978. CRUZ, Ione de Souza; MIGUEL; Cludio Amin. Elementos de Direito Penal Militar Parte Geral. Rio de Janeiro: Lumen Jris, 2005. FIGUEIREDO, Telma Anglica. Excludentes de Ilicitude no Direito Penal Militar. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004. LOBO, Clio. Direito Penal Militar. 3 ed. Braslia: Braslia Jurdica, 2006. NEVES, Ccero Robson Coimbra; STREIFINGER, Marcello. Apontamentos de Direito Penal Militar Vol. 1 Parte Geral. So Paulo: Saraiva, 2005.

APRENDA MAIS!
Crimes dolosos contra a vida praticados por militares estaduais contra civis e a competncia da Justia Militar Estadual Breves consideraes http://www.jusmilitaris.com.br/novo/uploads/docs/crimesdolosos.pdf

Inconstitucionalidade da lei que altera o foro militar e a Emenda Constitucional n 45/2004 http://www.jusmilitaris.com.br/novo/uploads/docs/inconstitucion.pdf

Crimes dolosos, praticados por militares dos Estados, contra a vida de civis http://jus.com.br/revista/texto/7416/crimes-dolosos-praticados-por-militares-dos-estados-contra-avida-de-civis

O crime militar praticado por militar estadual e seus requisitos http://www2.forumseguranca.org.br/node/22201 Crimes militares praticados por civil contra as instituies militares estaduais http://jus.com.br/revista/texto/22380/crimes-militares-praticados-por-civil-contra-as-instituicoesmilitares-estaduais

ATIVIDADES

1 No que se refere ao inciso III, do art. 9, do CPM, est INCORRETA a seguinte afirmativa: m) Os Tribunais de Justia Militar dos Estados de So Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, julgam o militar inativo que pratica o delito castrense nos moldes do inciso III, do art. 9 do CPM, de modo que consideram a possibilidade do militar inativo praticar crime militar. n) A doutrina majoritria entende que o civil no pratica crime militar em mbito estadual, em razo da competncia constitucional das Justias Militares Estaduais que s processam e julgam os militares dos Estados, diferente do que ocorre na Justia Militar da Unio que processa e julga os crimes militares. o) No existe qualquer jurisprudncia nos Tribunais Estaduais, civil ou militar, que considere a prtica do delito castrense por parte do militar inativo, de modo que absolutamente pacfico o entendimento de que o inciso III no se aplica em mbito estadual. p) Quanto ao civil, o entendimento predominante o de que no pratica crime militar e quando cometer algum delito previsto no CPM responder pelo crime equivalente do Cdigo Penal na hiptese do delito ter igual previso ou estar definido de modo diverso na lei penal comum, enquanto que no delito que s tem previso no CPM o fato ser considerado atpico. 2 Policial militar inativo que furta uma arma do 60 BPM, quando neste local esteve para resolver questes de interesse pessoal relacionadas Instituio Militar, pratica crime: m) comum, uma vez que o militar inativo no pratica delito castrense, entendimento este absolutamente pacfico na doutrina ptria. n) militar, pois praticou um crime previsto na parte especial do CPM e preencheu os requisitos do art. 9, notadamente a alnea a, do inciso III, a saber, militar inativo contra o patrimnio sob a administrao militar, ou contra a ordem administrativa militar. o) comum, haja vista ter igual previso no Cdigo Penal Brasileiro.

p) militar, qualquer delito praticado pelo militar estadual inativo em local sujeito administrao militar ter natureza castrense. 3 Considere a seguinte hiptese: policial militar da reserva remunerada desacata policiais militares da ativa, fardados e de servio, durante uma abordagem em operao de trnsito. Diante desse contexto, marque a alternativa CORRETA: m) competente a Justia Militar Estadual para processar e julgar policial militar da reserva, quando pratica crime previsto no Cdigo Penal Militar, contra policiais militares do servio ativo, no exerccio do policiamento ostensivo e na preservao da ordem pblica, de acordo com o art. 9, inc. III, alnea d, e art. 13, ambos do CPM. n) O crime praticado de competncia da Justia Comum visto que o militar inativo jamais poder ser julgado pela Justia Militar Estadual. o) O crime militar, mas o militar inativo ser julgado na Justia Comum, uma vez que no pode ser julgado na Justia Militar Estadual, da mesma forma que o civil, motivo pelo qual no h jurisprudncia sinalizando a possibilidade do militar inativo ser julgado pelo delito castrense. p) O crime comum, pois o policiamento de trnsito tem natureza civil, ento no pode ser vislumbrado qualquer delito castrense nesse tipo de policiamento. 4 Policial militar inativo, insatisfeito com o atendimento mdico do Hospital Central da Polcia Militar (HCPM), passa a ofender e ameaar o Oficial mdico, da ativa, fardado e exercendo as suas funes normalmente. Perante tais fatos, assinale a afirmativa CORRETA: m) O fato atpico, uma vez que o militar inativo no pratica crime militar, somente responder na esfera administrativa. n) O crime militar, com base na alnea b, do inciso III, do art. 9 do Cdigo Penal Militar, que prev como delito castrense aquele praticado por militar inativo, em lugar sujeito administrao militar, contra militar em situao de atividade, no exerccio de funo inerente ao seu cargo. o) O crime comum, pois a doutrina pacfica no sentido de entender que o militar inativo no pratica crime militar, apenas responder pelo crime comum, na conduta anloga do Cdigo Penal, no existindo qualquer jurisprudncia apontando a possibilidade do militar estadual inativo responder por delito castrense. p) O crime militar porque sempre que um militar inativo praticar crime contra um militar da ativa o delito ser castrense, mesmo que no preencha qualquer condio do inciso III, do art. 9. 5 Dois militares inativos discutem dentro de uma Unidade Militar, ou seja, em local sujeito administrao militar, e trocam agresses fsicas que causam leso corporal em ambos. Neste caso o crime comum ou militar? m) Trata-se de crime comum porque nenhum tribunal brasileiro tem admitido a prtica de crime militar por parte do militar inativo. n) O caso em tela consiste em um tpico exemplo de crime militar, uma vez que praticado por dois militares inativos em local sujeito administrao militar. o) O crime comum visto que no configura nenhuma das hipteses do inciso III do art. 9. p) Sempre que um militar inativo praticar um delito contra outro militar inativo o crime ser militar, independente do local onde foi praticada a infrao, razo pela qual o crime militar. 6 No que se refere ao crime militar doloso contra a vida de civil, CORRETO afirmar que: m) O STF entendeu que no cabvel a instaurao de IPM no caso do crime doloso contra a vida de civil. n) O crime militar doloso contra a vida de civil passou a ser considerado um crime comum perdendo a sua natureza militar, razo pela qual ser julgado pela justia comum. o) O crime militar doloso contra a vida de civil foi revogado pela Lei 9.299, de modo que no possvel a instaurao de IPM nesse tipo de delito, mas to somente Inqurito Policial. p) O crime militar doloso contra a vida de civil no perdeu a sua natureza castrense, apenas teve o seu julgamento deslocado para a justia comum, portanto possvel a instaurao de IPM para apurar os fatos.

7 Quanto ao delito de homicdio previsto no art. 205 do CPM INCORRETO afirmar: a) O crime militar de homicdio culposo contra civil tem natureza castrense e ser julgado pela Justia Militar Estadual e no pelo Tribunal do Jri. b) Policial militar da ativa que praticar homicdio doloso contra outro policial militar da ativa, em local sujeito administrao militar, responder pelo delito castrense e ser julgado na Justia Militar. c) A jurisprudncia do STF entendeu que no cabe instaurar IPM no caso de crime doloso contra a vida de civil praticado por militar estadual de servio. d) Policial militar da ativa que praticar homicdio culposo contra outro policial militar da ativa, em local sujeito administrao militar, responder pelo delito castrense e ser julgado na Justia Militar. 8 Considere as seguintes hipteses: 1 Policial Militar da ativa pratica o crime de homicdio doloso contra outro militar, dentro da Unidade Militar. 2 Policial Militar da ativa pratica o crime de homicdio doloso contra civil, quando estava de servio e fardado. 3 Policial Militar da ativa pratica o crime de homicdio contra civil, usando arma da Corporao, quando de folga e por motivos absolutamente particulares. Assinale a afirmativa CORRETA no tocante natureza dos crimes praticados: a) b) c) d) 1 Crime militar. 2 Crime militar. 3 Crime comum. 1 Crime militar. 2 Crime comum. 3 Crime comum. 1 Crime militar. 2 Crime militar. 3 Crime militar. 1 Crime comum. 2 Crime militar. 3 Crime comum

9 Marque a assertiva INCORRETA: a) A prtica de crime militar por parte do militar inativo, bem como o seu julgamento pela Justia Militar encontra amparo na jurisprudncia dos Tribunais de Justia Militar Estadual de So Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. b) O crime militar doloso contra a vida de civil no perdeu a sua natureza castrense, apenas teve o seu julgamento deslocado para a justia comum, portanto possvel a instaurao de IPM para apurar os fatos. c) competente a Justia Militar Estadual para processar e julgar policial militar da reserva, quando pratica crime previsto no Cdigo Penal Militar, contra policiais militares do servio ativo, no exerccio do policiamento ostensivo e na preservao da ordem pblica, de acordo com o art. 9, inc. III, alnea d, e art. 13, ambos do CPM. d) O civil pratica delito militar em mbito estadual e ser julgado pela Justia Militar Estadual, de acordo com a competncia constitucional definida no art. 125 4.

CONFIRA SUAS RESPOSTAS: 22- C 23- B 24- A 25- B 26- C 27- D 28- C 29- A 30- D

You might also like