You are on page 1of 2

Primeiros passos: Dicas para abrir o negcio prprio - Pequenas Empr...

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,ERT80287-17189,00...

Imprimir
Primeiros Passos / boas ideias

Quatro dicas para identificar oportunidades de negcio


Dizem que as boas ideias esto por toda a parte. Eis o caminho para encontr-las, segundo o consultor americano Clayton Christensen
Da Redao comum ouvirmos de consultores e empresrios a mxima "as oportunidades esto em toda a parte". Mas onde? Como identific-las? No fcil. A verdade que, muitas vezes, s percebemos a boa ideia quando algum j a transformou num produto ou servio. Nosso pensamento imediato : "Por que no pensei nisso antes?" Claro que no h frmulas prontas para identificar oportunidades. Mas algumas dicas podem ajudar, como mostra Clayton Christensen, consultor americano, professor da Harvard Business School e autor de O Crescimento pela Inovao, entre outros ttulos. Faa perguntas Para identificar uma oportunidade, pergunte-se: Quais so os problemas que o comprador est enfrentando? Isso inclui problemas emocionais, funcionais e tambm sociais. As pessoas compram coisas que as ajudam e facilitam o dia-a-dia. Por isso, estude o comportamento delas e no espere que elas lhe digam o que precisam, pois muitas vezes no sabem do que precisam. Muita gente, por exemplo, usa o carro como escritrio. Se observar, ver que essa uma oportunidade. O motorista no diz que precisa de um carro-escritrio, porque ele est acostumado a se virar com o que tem. Mas se algum lanar um modelo no mercado, haver comprador. Lembre-se, porm, de no inventar problemas para os consumidores eles no vo mudar suas vidas s porque voc lanou algo novo. Procure o no-consumidor Quando a Sony lanou o primeiro rdio transistor, em 1955, que funcionava a bateria, ela no mirou os compradores de rdio de mesa, produzido por gigantes da poca, como a RCA. Ela pensou em conquistar aqueles que no compravam um rdio de mesa, os adolescentes. Acabou vendendo radinhos de pilha no s entre os jovens, mas tambm para o mundo inteiro. Segmente de forma diferente No segmente mercados de forma tradicional, conforme tipos de produtos, faixa de preo ou faixa etria. Segmente o mercado de forma a refletir a realidade do consumidor e a tarefa que ele est tentando realizar. O ramo de milk-shakes um exemplo. O consumo estava em queda no McDonalds, mas as pesquisas no revelavam o porqu. At que um grupo ficou observando o consumidor. Ele tomava milk-shake de manh, no carro, a caminho do trabalho. E por que milk-shake? Porque era uma opo que ao mesmo tempo matava a fome, mas no derramava na roupa. Ento, os concorrentes do milk-shake no eram as outras marcas de milk-shake, mas os lanches e pezinhos que no soltavam migalhas.

1 de 2

27/08/2013 11:13

Primeiros passos: Dicas para abrir o negcio prprio - Pequenas Empr...

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,ERT80287-17189,00...

Fique de olho nas restries Sempre que voc v um fator que restringe o consumo, pare e preste ateno, porque a que est a oportunidade de negcio. O tempo e a falta de dinheiro costumam ser dois fatores de restrio de consumo. Nos Estados Unidos, a rede Minute Clinic, de atendimento clnico rpido, nasceu justamente da constatao de que o atendimento mdico em consultrio era demorado. E caro. 80% dos casos de crianas doentes referem-se a gripes e resfriados, coisas simples de serem medicadas. Porm, para passar pelo mdico, perdem-se horas. Por que no montar clnicas onde atendimentos simples so feitos rapidamente? Por que no faz-los com enfermeiras, em vez de mdicos, que resultam num atendimento bem mais barato? Em vrios estados americanos, as enfermeiras esto autorizadas a prescrever medicamentos para coisas simples como dor de cabea e febre. As consultas no Minute Clinic custam US$ 39, contra a mdia de US$ 150 dos mdicos, e tomam 15 minutos de tempo do doente. E mais uma convenincia: ficam sempre bem prximas de uma farmcia.

2 de 2

27/08/2013 11:13

You might also like