You are on page 1of 10

MSICA E CONTESTAO POLTICA

Os cantores cafonas e o AI-5


Com a decretao do Ato Institucional n.5 (ato que oficializou a ditadura militar no Brasil) em 1968, o governo determinou a censura prvia imprensa, msica, ao teatro e ao cinema. O ato marca o incio da linha dura da ditadura militar. Os artistas e o pblico da msica popular romntica no tiveram relao direta com o AI-5 e com as manifestaes realizadas pela elite e pela esquerda durante aquele perodo. Sua decretao no afetou os cantores cafonas. Alheios as questes polticas, ocupados e preocupados em trabalhar para poder se sustentar e sustentar suas famlias, eles revelam a Paulo Cesar de Arajo que no participaram das manifestaes e que o AI-5 pra eles no foi importante. Claudio Fontana, por exemplo, afirma que tinha que voltar a p pra casa do trabalho porque os nibus no passavam em decorrncia das manifestaes no Rio de Janeiro (ARAJO, 2005, p. 40). Mas mesmo estando desligados da questo poltica a produo musical desses artistas vai denunciar o autoritarismo vivenciado pelos segmentos populares em nosso pas (ARAJO, 2005, p.48).

Waldik Soriano

Polmico, Waldik Soriano, em 1973, numa entrevista ao jornal Zero Hora de Porto Alegre, defendeu a existncia de grupos de extermnio e disse que Cristo para ele era um arruaceiro e enganador. A sociedade no gostou nada dessas declaraes e vrios setores se mobilizaram para derrubar Waldik. Deputados do Rio Grande do Sul da Arena (partido do governo militar) e do MDB (partido de oposio), uniram-se em pronunciamentos contra ele, deixando de lado, por um momento, divergncias entre os dois partidos. Eles defendiam a censura e o banimento de Waldik Soriano, esquecendo-se, os deputados do MDB, de que um dos principais itens do programa do seu partido naquele momento era exatamente a defesa da liberdade de oposio e de imprensa (ARAJO, 2005, p. 72). Waldik tambm sofreu censura da sociedade, em algumas cidades do interior do Brasil seus discos e psteres foram queimados em fogueiras armadas em praa pblica. Em 1974, ano que talvez tenha sido o pice da censura sobre a msica popular no Brasil, Waldik Soriano teve sua canoTortura de Amor censurada. O motivo: continha a palavra tortura, e era inadmissvel que se falasse em tortura naquele perodo. Perodo no qual a tortura foi ostensivamente utilizada pelo regime militar no combate a brasileiros com atitudes subversivas e/ou terroristas e, embora a msica, com inteno potica, era muito grvida de sentido naquele momento para ser liberada (ARAJO, 2005, p. 75). A msica foi composta no final dos anos 50 e foi gravada por vrios cantores, mas foi na regravao pelo prprio Waldik que ela enfrentou problema com a Censura em 1974.

Benito di Paula, a Censura e o drible Censura

O cantor e compositor Benito di Paula, cone do chamado sambojia, tambm sofreu represso poltica e teve que utilizar o recurso da linguagem da fresta para burlar o cerco da Censura, onde as letras

das msicas faziam sentido no no dito, mas no interdito, nas entrelinhas. Benito di Paula teve seu primeiro LP recolhido das lojas logo aps seu lanamento, em 1971, por conter na faixa de abertura o samba Apesar de Vocde Chico Buarque. Quando se decidiu incluir a msica no LP de Benito ela ainda no estava proibida. Num primeiro momento no era bvio para todo mundo que a mensagem de Chico Buarque era endereada ao presidente Mdici. A prpria Censura s foi perceber isto meses depois do lanamento, quando o compacto de Apesar de Voc j tocava na rdio e havia vendido cerca de 100 mil cpias (ARAJO, 2005, p. 104). At aquele momento Chico Buarque no era identificado como autor de canes de protesto e no possua a imagem de paladino da democracia e de contestador do regime militar. Isso pode ser percebido com a msica Bom tempo que foi vaiada pelo pblico de esquerda durante a Bienal do Samba em 1968, eles no compreendiam o motivo de tanto otimismo expresso nos versos da msica.

Outra msica de Chico Buarque tambm foi vaiada trs meses depois no III Festival Internacional da Cano, quando sua composio Sabi em parceria com Tom Jobim venceu a msica Pra no dizer que no falei de flores de Geraldo Vandr. Diante do engajamento explcito da msica de Vandr, os versos de Sabi e, principalmente, do samba Bom tempo, soavam demasiadamente brandos, escapistas e inofensivos (ARAJO, 2005, p. 104).

Para driblar a Censura Benito di Paula utilizou a linguagem de fresta em suas msicas O bom o Juca (composio de Carlos Magno e que tambm faz referncia ao general Mdici) e Tributo a um rei esquecido (homenagem ao cantor e compositor Geraldo Vandr). No final da msica O bom o Juca utiliza-se o bom o Juca e tem que ser/ presidente da escola para no ser acusado de pretender o cargo do presidente Mdici. E assim a msica foi liberada pela Censura que no percebeu a analogia entre Brasil-favela, presidente da Repblicapresidente da escola.

Quanto msica Tributo a um rei esquecido o verso Eu quis gritar seu nome/ no pude uma referncia ao fato de no se poder nem sequer pronunciar o nome de Geraldo Vandr. Vandr aps

apresentar no III Festival Internacional da Cano a msica Pra no dizer que no falei de flores, cano que fazia a mais contundente crtica ao Exrcito brasileiro e num momento em que as Foras Armadas controlavam os poderes da Repblica, recebeu vrias crticas do governo e com a decretao do AI-5 teve que fugir do pas. Em um esconderijo antes de deixar o pas Geraldo Vandr comps ainda A cano da despedida. Existem duas lendas sobre sua volta ao Brasil: a primeira e mais difundida diz que ele foi preso, torturado, castrado e enlouqueceu; a segunda, diz que ele fez acordo com os rgos de represso na sua volta, mas nenhuma das duas foi confirmada. Vandr insiste em dizer que nunca foi torturado e se nega a falar sobre o assunto. Outra composio de Benito di Paula, Proteo s borboletas, foi liberada no Brasil, mas foi proibida na Argentina . Frases como tudo que eu penso liberdade, no quero ser maltratado e minhas asas, minhas armas, soaram muito subversivas para serem ouvidas num pas que vivia o auge da represso militar naquele momento.

Luiz Ayro e o protesto dos Treze anos; Wando e a crtica social

Entrevista com Luiz Ayro

Luiz Ayro, por ter conseguido se formar em Direito, um dos nicos desta gerao de artistas cafonas que fez algumas canes com letras intencionalmente polticas. Uma dessas msicas o samba Treze anos e que tambm sofreu com a Censura. Embora no traga em seu ttulo referncias polticas muito bvias, um dos mais contundentes protestos produzidos no mbito da musica popular contra o regime ditatorial instalado no Brasil em 1964. O samba uma resposta as comemoraes dos treze anos da revoluo de 1964. Ele foi proibido pela Censura com o ttulo de Treze anos, mas

Luiz Ayro, malandramente troca o nome do samba para O divrcioe o manda para um outro departamento de Censura sem mudar nada na letra, e com isso liberado. Quando o general Fernando Belfort Bethlem ouviu a msica no gostou nada e esbravejou aos quatro cantos: Vocs so todos uns calhordas! Olha s o que esse cara fez. Ele sacaneou todo mundo e ningum viu (...) esse cara sacaneou todos ns e vocs deixaram (ARAJO, 2005, p. 122). Com a ameaa de o disco ser recolhido das lojas a gravadora acionou um advogado para intervir junto Braslia, o qual, com muita luta e conversa conseguiu fazer com que a msica no fosse proibida. Este perodo foi marcado por uma rearticulao da sociedade civil em diversas frentes de participao contra a ditadura. Entre elas destacam-se a luta pela redemocratizao do pas liderada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); as Comunidades Eclesiais de Base, que se formavam em torno de parquias da periferia e das capelas em zonas rurais; a mobilizao dos trabalhadores do ABC paulista nas fbricas e nos sindicatos; e a retomada do movimento estudantil. Para Paulo Cesar, o samba O divrcio poderia ter servido de trilha sonora para tantas passeatas promovidas naquele perodo, mas os estudantes universitrios no ouviam cantores populares como Luiz Ayro e por isso no tomaram conhecimento do samba (ARAJO, 2005, p. 126). Em obras de artistas populares como Luiz Ayro, Benito di Paula e Wando, negavam-se as intenes crticas, por mais evidentes que fossem. Como no eram nomes identificados com a MPB, no seriam capazes de refletir e criticar (ARAJO, 2005, p. 127).

O cantor e compositor Wando, tambm fez msicas com forte contedo crtico-social, a msica Presidente da favela um exemplo. Ela chama a ateno para um dos aspectos sociais mais importantes daquele perodo: a emergncia de movimentos de organizao de moradores de bairros e favelas.

Ufanismo?
A dupla Dom & Ravel ficou marcada como representante da ideologia expressa pelo regime militar e principal porta-voz das realizaes do governo no perodo do milagre econmico, com sua msica Eu te amo meu Brasil, gravada em 1970, em meio a euforia coletiva pela conquista da Copa do Mundo do Mxico, pelo grupo de rock Os Incrveis.

A msica se tornou um grande sucesso naquele ano, e ao mesmo tempo, tornou-se uma das msicas mais rejeitadas por aqueles que faziam oposio ao regime militar. A composio traz implcita a ideologia do nacionalismo ufanista, caracterstico dos regimes autoritrios, mas ao recordar o tema Dom afirma que ele resultado de influncias da poca, do que estava vendo e ouvindo nos rdios, nas propagandas e nas ruas (ARAJO, 2005, p. 215). Havia um orgulho em ser brasileiro e uma onda ufanista cobria o Brasil de norte a sul. E esta onda de entusiasmo pelo Brasil no foi expresso apenas por Dom & Ravel, diversos compositores, das mais variadas tendncias da msica, produziram mensagens que, em maior ou menor grau, se harmonizavam com a atmosfera desejada pela propaganda oficial do regime (ARAJO, 2005, p. 217), mas somente a dupla Dom & Ravel ficou estigmatizada por isso. Um exemplo da alegria coletiva com a nao brasileira expressa em forma de msica a composio Pas tropical de Jorge Benjor lanada por Wilson Simonal em 1969. Vale ressaltar que Mdici recebeu vrias manifestaes de afago e incentivo de vrios cantores populares. Por causa da propaganda feita pelo seu governo e pelo milagre econmico, Mdici foi muito elogiado. O grupo Os Originais do Samba, os sambistas Jorginho do Imprio e Pedrinho Rodrigues, tambm gravaram msicas exaltando o Brasil e defendendo o slogan do governo Mdici: Brasil, ame-o ou deixe-o. O conjunto de Waldeck de Carvalho, o cantor Roberto Silva e o bloco Cacique de Ramos manifestaram em msicas seu apoio e simpatia ao governo Mdici. O vendaval ufanista tambm arrastou artistas da MPB que transitavam pelos crculos da esquerda, o caso de Ivan Lins, que no V Festival Internacional da Cano, em 1970, apareceu com a composio O amor o meu pas. A oposio protestava mas as adeses se ampliavam.

Entrevista com Ravel

A marcha Eu te amo meu Brasil apenas mais uma entre diversas outras composies que naquele momento expressavam um certo otimismo com o pas. (...) Para estes artistas, como para grande parte da populao brasileira, o ufanismo era algo natural e legtimo naquele momento (ARAJO, 2005, p. 223). Em maro de 1971, a dupla Dom e Ravel gravou seu primeiro LP, e uma das faixas de maior destaque a balada S o amor constri, mensagem de unio e fraternidade que, mesmo no sendo ufanista, est acompanhada de signos identificados com a ideologia expressa pelo regime militar. Dom em entrevista dada a Paulo Cesar,diz que ele via gente comentando que muitas pessoas tinham sido assassinadas, tanto de um lado quanto de outro: gente da esquerda matando; gente da direita torturando, aquela confuso toda, um lado querendo destruir o outro (ARAJO, 2005, p. 228), e por isso fez a msica com a inteno de ver os interesses divergentes conciliados, conciliados pelo amor. Outra gravao da dupla, em 1971, que tambm alcanou sucesso e polmica foi a cano Voc tambm responsvel, que se tornou uma espcie de smbolo do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetizao). Dom realmente acreditava no projeto educacional, ele disse que j estava pensando em fazer uma msica abordando a questo educacional em nosso pas, mas ao tomar conhecimento mais profundamente daquele projeto de se erradicar o analfabetismo do Brasil, resolvi fazerVoc tambm responsvel (ARAJO, 2005, p. 229). A composio expressa dois aspectos: entusiasmo com o projeto do governo e empatia com a dificuldade de milhes de brasileiros que, excludos da ordem social, no tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever. E canes e mensagens de exaltao ao Mobral no faltaram naquele perodo.

Muitos afirmam que a dupla recebeu dinheiro do governo militar para fazer a msica, mas os irmos negam essa afirmao enfatizando que jamais ganharam nada, pelo contrrio, entregaram 50% dos direitos autorais dessa msica para o movimento do Mobral.

Eu no sou cachorro, no: queixa amorosa ou rejeio social?


A msica Eu no sou cachorro, no de Waldik Soriano uma cano emblemtica da poca. Foi lanada em outubro de 1972 e alcanou,

rapidamente, os primeiros lugares das paradas de sucesso, vendeu milhares de cpias e se tornou o maior sucesso de Waldik.

Uma das explicaes da poca para tanto sucesso era de que o povo brasileiro ingnuo, que aceita qualquer coisa (ARAJO, 2005, p. 236). Mas ser que a msica no apresenta uma mensagem de contedo crtico? Aparentemente apenas mais uma cano de dorde-cotovelo, mas seu refro Eu no sou cachorro, no/ pra viver to humilhado poderia ser um forte apelo popular endereado aos representantes da opresso vivenciados pelo pblico que ouvia essa msica. A insero no contexto autoritrio e excludente da nossa sociedade investe Eu no sou cachorro, no de um sentido crtico que lhe d nova conotao, sem esvazi-lo de seu sentido original (ARAJO, 2005, p. 237). A opresso relatada na letra da msica no se refere somente a uma relao amorosa e o pblico, talvez, no a interpretasse apenas desta maneira. Paulo Cesar afirma que o processo de releitura coletiva do significado explcito de uma cano muito mais comum do que se imagina. O sambaOpinio de Z Keti que originalmente era um protesto contra o Programa de Remoo 1964, foi transformado pela esquerda em um emblema para a luta contra o governo militar. A msica era muito cantada pelo pblico universitrio, mas, segundo Ruy Castro, era inacreditvel que as pessoas no se sentissem desconfortveis na platia quando Z Keti continuava a letra (...daqui do morro eu no saio, no/ se no tem gua eu furo um poo/ se no tem carne eu compro um osso/ e ponho na sopa/ e deixa andar/ deixa andar...) trecho que apresenta o mais leso e preguioso conformismo, mas ningum parecia reparar (ARAJO, 2005, p. 239).

Esta releitura ou apropriao que o pblico de classe mdia intelectual fez do samba de Z Keti pode ter sido realizada tambm pelas camadas populares em relao ao bolero de Waldik Soriano. E, neste sentido, ambas as composies veicularam uma mensagem de protesto e resistncia (ARAJO, 2005, p. 239). Os protestos feitos em outras canes cafonas so diferentes dos que foram produzidos pelos compositores de formao universitria, mas no so menos protesto por causa disso. O carter de resistncia contido na composio de Waldik foi percebido por alguns compositores da MPB, os quais se apropriaram do refro de Eu no sou cachorro, no, enfatizando-lhe o contedo

crtico. Entre eles pode-se citar o cantor Belchior, que em uma de suas canes cita os versos de Waldik: Miserveis sempre sem po/ e daqui a pouco, sem circo/ coisa ante cuja viso d vontade de morrer.../ ...eu no sou cachorro, no/ pra viver to humilhado...; e Caetano Veloso, que ao lado de uma cano de Chico Buarque citou a cano de Waldik em Pecado original: Quando a gente volta o rosto/ para o cu e diz/ olhos nos olhos/ da imensido/ eu no sou cachorro, no.... Ao citar os boleros Olhos nos olhos, de Chico Buarque, e Eu no sou cachorro, no, de Waldik Soriano, Caetano Veloso destacava os principais representantes de duas vertentes da msica popular brasileira do perodo: Chico Buarque (cano de carter sociopoltico) e Waldik Soriano (cano de lamento/queixa amorosa), relativizando assim a oposio MPB/MPC (ARAJO, 2005, p. 241).

Os exilados polticos da MPB e os exilados em sua prpria ptria


Entre as canes de protesto produzidas por compositores da MPB durante o regime militar destaca-se a temtica do exlio, pois a realidade em que eles estavam inseridos era marcada por este fato. Essa questo atingia diversos polticos, artistas e intelectuais brasileiros nesse perodo. Quanto aos compositores cafonas, a realidade social outra, mas tambm abordam a temtica do exlio, s que abordando o drama dos exilados em sua prpria ptria: os milhes de brasileiros annimos que, forados por um sistema poltico-econmico excludente, deixaram sua cidade natal e partiram em busca de melhores condies de vida na rea urbano-industrial do sul do pas (ARAJO, 2005, p. 243). Vale lembrar que a maioria dos cantores cafonas tambm eram imigrantes de outros estados do Brasil que estabeleceram suas carreiras no eixo Rio-So Paulo. Os compositores cafonas expressam em diversas canes a inadequao grande metrpole e o desejo de retornar a cidade natal. Esse exlio retratado por Paulo Srgio em sua composio Vou voltar pra minha terra:
No suporto essa espera de rever o que meu Vou contar, na minha terra, tudo que me aconteceu Eu cheguei aqui h pouco, mas aqui no fico mais

A saudade em mim tanta de rever meu lar, meus pais.

Um drama vivenciado por muitos brasileiros durante o regime militar e que vai ser tema de vrias canes cafonas e da MPB a figura do policial militar como um smbolo mximo da represso. Tanto a cano Camburo do cantor cafona Kleber (enfatizando o camburo) quanto Acorda amor de Chico Buarque (enfatizando a viatura) apresentam essa figura do policial militar, a primeira retratando a represso de que so vtimas os integrantes das camadas populares em seu cotidiano no Brasil e a segunda enfatizando a perseguio sofrida na poca por cidados de classe mdia envolvidos na oposio ao regime militar. O mais grave hoje no Brasil que muitas das vozes que clamavam contra a tortura no tempo do regime militar silenciaram, e constata-se agora uma certa complacncia da sociedade para no dizer o aplauso de setores das elites e de muitos segmentos mdios. como se a tortura praticada contra os estratos mais baixos da populao no fosse to grave assim. como se no existisse mais tortura no Brasil. (ARAJO, 2005, p. 249).

You might also like