You are on page 1of 24

Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

Governador

Jos Serra
Vice-Governador

Alberto Goldman
Secretria de Estado da Educao

Maria Helena Guimares de Castro


Secretria-Adjunta

Iara Gloria Areias Prado


Chefe de Gabinete

Fernando Padula
FUNDAO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO - FDE Presidente

Fbio Bonini Simes de Lima


Chefe de Gabinete

Richard Vainberg

Rua Rodolpho Miranda, 636, Bom Retiro 01121-900, So Paulo, SP PABX (0/xx/11) 3327-4000 FAX (0/xx/11) 3311-7314 www.fde.sp.gov.br fde@fde.sp.gov.br

Governo do Estado de So Paulo Secretaria de Estado da Educao Fundao para o Desenvolvimento da Educao

Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

So Paulo, 2008

Catalogao na Fonte: Centro de Referncia em Educao Mrio Covas F981m Fundao para o Desenvolvimento da Educao. Diretoria de Obras e Servios. Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas/ Fundao para o Desenvolvimento da Educao. - So Paulo : FDE/DOS, 2008. 24 p.: il. Inclui bibliograa. ISBN: 978-85-87028-28-0 1. Descarga atmosfrica 2. Para-raio 3. Prdio Escolar I. Ttulo. CDU: 727.1:551.594

ndice

7 Captulo 1 : Introduo

11 Captulo 2 : Orientaes gerais e especicaes para as instalaes

13 Captulo 3 : Elaborao de editais e contratao

17 Captulo 4 : Exigncias aps a execuo dos servios

19 Captulo 5 : Orientaes para scalizao

21 Captulo 6 : Referncias bibliogrcas e normativas

Introduo

Os sistemas de proteo contra descargas atmosfricas SPDA, tambm conhecidos como pra-raios, so dispositivos que consistem em hastes ou malhas metlicas, instaladas no ponto mais elevado da edificao, e de suas instalaes como reservatrios, antenas etc. ligados terra por meio de condutores tambm metlicos.
Sua funo direcionar e dissipar terra as descargas atmosfricas (raios) causadas pelas nuvens eletricadas pelo atrito e pela movimentao, evitando danos ao edifcio e s pessoas. O pra-raios foi inventado em 1752 pelo americano Benjamin Franklin, que, alm de cientista e inventor, foi escritor e um grande estadista. Suas atividades contemplaram diversos ramos do conhecimento humano, como educao, poltica, artes, cincias naturais e humanas. Todas as escolas da rede estadual de ensino so equipadas com pra-raios quando construdas. Porm, em razo do valor dos materiais metlicos, como cordoalhas de cobre e outros conectores, tem-se observado acelerado aumento na incidncia de furtos, depredaes e atos de vandalismos, inutilizando estes dispositivos e, conseqentemente, colocando em risco a segurana das edicaes e usurios. responsabilidade do administrador escolar manter e zelar pela conservao desses sistemas.

Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

Captulo 1 : Introduo

Este manual tem como objetivo orientar os administradores escolares e dirigentes regionais quanto forma de contratao de servios especializados para inspeo, instalao e manuteno dos sistemas de proteo contra descargas atmosfricas das unidades escolares. As instrues que constam deste documento foram baseadas nas recomendaes das normas tcnicas brasileiras, que xam condies exigveis ao projeto, instalao e manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA).

CAPTAO A carga eltrica do raio absorvida pela malha metlica que reveste o edifcio

GAIOLA DE FARADAY

DESCIDA A malha metlica conduz as cargas para os diversos pontos de descida

ATERRAMENTO Ao chegar ao subsolo, as cargas so dispensadas

Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

Captulo 1 : Introduo

1
FRANKLIN

Captao
Podem ser de dois tipos FRANKLIN

GAIOLA DE FARADAY

Captores

Pra-raios FR Cabo de ao galvanizado fogo

Descidas (ver fig.2)


Mastro de ao galvanizado fogo

Malha de interligao Hastes de terramento (ver fig.3)

2
Pilar

Descida
Podem ser de dois tipos TIPO EXTERNA (para instalao em edifcios existentes)
Cabo Pilar

Aterramento
Malha de aterramento (cabo de ao)

TIPO EMBUTIDA (obras novas)


Vergalho

Vergalho ou cabo de descida

Vergalho corre por dentro do pilar

Cabo corre por fora do pilar

Solda exotrmica Cabo de ao

Haste de disperso

Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

10

Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

Orientaes gerais e especicaes para as instalaes

O sistema de captao deve estar sempre acima do ponto mais alto da edificao, bem como de qualquer instalao complementar, como luz de obstculos, antenas de rdio ou TV.
O sistema de conduo, quando exposto nas descidas, deve estar protegido do contato dos ocupantes da edicao atravs de tubulao isolante. O aterramento do sistema deve ser instalado sempre fora de locais de utilizao ou passagem dos alunos, de preferncia em terreno natural e sem pavimentao, bem como afastado, no mnimo, 0,50 m de qualquer estrutura (fundaes). Aps a instalao, o sistema deve ser testado de acordo com o que prescreve a NBR 5419 Proteo de estruturas contra descargas atmosfricas, a m de que se possa conrmar sua ecincia.

Condutores da malha de cobertura, descidas e aterramento


Captores e descidas - Cabo de ao galvanizado a fogo com seo de 50 mm2; Malha de interligao das hastes do aterramento - Cabo de ao galvanizado a fogo com seo de 80 mm2; Hastes de aterramento tipo Copperweld, revestidas de cobre por deposio eletroltica nas dimenses de 2,40 m x dimetro=19 mm; Caixas de inspeo de concreto, com dimenses mnimas de 250 x 250 mm e tampa de concreto. As hastes devem ser
Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

11

Captulo 2 : Orientaes gerais e especicaes para as instalaes

aterradas dentro das caixas e recobertas com uma camada de concreto magro com espessura mnima de 5 cm; Cada condutor de descida dever ser provido de uma conexo para medio, instalada prximo ao ponto de ligao; A conexo deve ser desmontvel por meio de ferramenta, para efeito de medies eltricas; vedado qualquer outro tipo de emenda fria, excetuando-se a conexo para medio que obrigatria; A malha de aterramento do pra-raios deve ser interligada barra de terra do Quadro Geral de Distribuio de Energia da Escola e haste de aterramento da entrada de energia para equipotencializao.

Dispositivos de Proteo contra Surtos (DPS)


Devero estar includas na proposta as instalaes de Dispositivos de Proteo contra Surtos nas redes de entrada de energia eltrica e de entrada de telefone.

Pra-raios radioativos
Caso a escola possua pra-raios radioativo, dever ser providenciada sua remoo por empresa especializada, de acordo com as Instrues para Remoo, Acondicionamento e Transporte de Pra-raios Radioativos da CNEN/IPEN (Comisso Nacional de Energia Nuclear / Instituto de Pesquisas Energticas e Nucleares). A documentao que comprova a remoo e entrega do equipamento no CNEN/IPEN deve ser enviada FDE.

12

Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

Elaborao de editais e contratao

Os editais para contratao de servios para inspeo, instalao e manuteno dos sistemas de proteo contra decargas atmosfricas das unidades escolares devem assegurar a contratao de empresas especializadas e definir claramente o escopo dos servios a serem executados. Condies para participao dos proponentes no processo de seleo das empresas

A empresa a ser convidada dever comprovar experincia em instalao de pra-raios e possuir um engenheiro eletricista que seja responsvel tcnico para instalao do SPDA.

A empresa dever apresentar os seguintes documentos:

Cpia do CNPJ da empresa; Cpia do registro da rmpresa no CREA SP; Cpia do comprovante da quitao da anuidade do CREA da empresa; Cpia da Carteira do CREA do engenheiro eletricista responsvel tcnico; Cpia do comprovante da quitao da anuidade do CREA do engenheiro eletricista. obrigatria a apresentao de toda documentao exigida. Caso a proponente no apresente a documentao completa, ela dever ser desclassicada do processo de seleo.

Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

13

Captulo 3 : Elaborao de editais e contratao

Escopo da proposta
Execuo de Sistema de Proteo Contra Descargas Atmosfricas SPDA em atendimento as determinaes da NBR 5419:2005 Proteo de estruturas contra descargas atmosfricas; Sistema de SPDA do tipo gaiola de Faraday ou sistema misto gaiola de Faraday + captores Franklin; Subsistemas de captores, subsistemas de condutores de descida e subsistemas de aterramento aparentes e sobrepostos nas paredes e colunas da edicao feitos de cabos de ao galvanizado a fogo; Especicaes conforme captulo 2 deste documento e demais requisitos normativos; obrigatria a apresentao de todos os itens especicados. A proposta deve trazer devidamente caracterizados todos os servios a serem executados.

Memorial Descritivo
As proponentes devero apresentar Memorial Descritivo contendo a situao atual da escola e a especicao/metodologia dos servios que sero executados, contendo o tipo de sistema de captao, descidas e aterramento com suas quantidades e materiais a serem utilizados e o respectivo prazo de execuo.

Croquis
Devero ser apresentados croquis da planta baixa dos telhados e corte transversal das edicaes com dimenses externas da edicao, permetro, localizao das descidas, nmero de hastes de aterramento ou malha, tipo(os) de material(is) do SPDA e suas conexes, conexo de medio, rea total protegida.

Planilha de preos
No preo proposto para instalao do SPDA devero ser inclusos todos os materiais, mo-de-obra, equipamentos, acessrios, inclusive os servios de recomposio de pisos, paredes, telhados, bem como todos os impostos incidentes e BDI. A planilha de preos dever ser formulada utilizando como referncia os itens e composies discriminados na tabela da pgina seguinte. Consultar tambm atividades e servios complementares disponveis na listagem de preos da FDE, encontrados no site www.fde.sp.gov.br

14

Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

Captulo 3 : Elaborao de editais e contratao

Cd. FDE

Descrio dos servios

Qtde.

Unid.

P. unitrio

P. total

09.13.12 09.13.13 09.02.43

09.13.26 09.13.27 09.13.31 09.13.32 09.13.33 09.13.34 09.56.99 09.13.99

PP-02 Pra raios Franklin com haste 3m x dimetro=2 PP-03 Pra raios Franklin com haste 6m x dimetro=2 DPS - Dispositivo de Proteo contra Surtos (energia) Cabo de ao galvanizado quente 50 mm, com suportes de xao Cabo de ao galvanizado quente 80 mm - sob a terra Terra completo - 3 hastes Terra simples - 1 haste Tubo de PVC 2 x 3 m para proteo de cabo de cobre nu Conexo exotrmica cabo/cabo Conexo exotrmica cabo/haste Conexo exotrmica com estrutura metlica Remoo e destino nal do Captor Radioativo Servios de Pra-raios Outros itens (conforme necessidade)

un un un m linear m linear un un un un un un vb vb PREO TOTAL

Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

15

16

Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

Dossi tcnico

Exigncias aps a execuo dos servios

Aps a execuo dos servios a empresa instaladora, atravs do engenheiro eletricista responsvel tcnico, dever apresentar dossi tcnico e certificado de garantia.
Para recebimento dos servios dever ser entregue o dossi tcnico composto dos seguintes documentos: a) Dados da escola com endereo, n de pavimentos, rea construda, tipo de sistema e mtodo implantado, n de descidas, n de hastes de aterramento, cabo dos anis de interligao das hastes, medies de resistncia de todas as descidas, equipamento utilizado para medio, tipo, modelo e fabricante; b) Laudo tcnico assinado por engenheiro eletricista responsvel comprovando que a instalao atende aos requisitos normativos; c) Anotao de Responsabilidade Tcnica ART, recolhida no CREA regional, com autenticao bancria e assinatura do engenheiro responsvel mencionado em seu campo 17 (descrio) que toda a instalao foi executada em consonncia estrita norma ABNT NBR 5419:2005; d) Projeto as built da instalao. Desenhos em escala mostrando as dimenses, os materiais e as posies de todos os componentes do SPDA, inclusive eletrodos de aterramento.

Termo de garantia da instalao


Documento de garantia de instalao da empresa instaladora, assinado pelo responsvel tcnico, indicando o perodo de garantia dos servios executados e a periodicidade para inspeo e manuteno do sistema.

Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

17

18

Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

Orientaes para scalizao

Recomenda-se que a fiscalizao acompanhe a execuo dos servios e faa o recebimento da instalao conforme requisitos da norma ABNT NBR 5419:2005 e seguindo as recomendaes abaixo:
a) Vericar se o nmero de captores est indicado na documentao tcnica; b) Vericar se os condutores percorrem o caminho indicado em projeto; c) Vericar se o nmero de descidas o indicado na documentao e se os condutores esto dispostos da maneira mais retilnea possvel e no menor percurso em direo terra. Em curvas vericar, se estas apresentam raio suciente para no causar reteno do uxo de eltrons durante a descarga atmosfrica; d) Conrmar ausncia de emendas frias, exceto nas conexes de interligao condutor de descida x haste de aterramento neste caso com caixa de inspeo; e) Para assegurar a disperso da corrente de descarga atmosfrica sem causar sobretenses perigosas, a resistncia de terra deve ser menor que 10 Ohms. Vericar laudo tcnico; f) Avaliar se a congurao adotada assegura o menor nmero possvel de conexes e se as conexes existentes so seguras (soldas exotrmica, oxiacetilnica ou eltrica) conrmando a execuo com as informaes constantes do laudo tcnico; g) Ligao equipotencial principal - vericar se nos quadros de distribuio de energia eltrica foram instalados os barramentos de terra e estes foram interligados ao sistema de terra.
Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

19

Captulo 6 : Orientaes para scalizao

Vericar se os dispositivos previstos na documentao esto instalados e interligados ao sistema de aterramento; h) Vericar se o laudo tcnico da instalao est preenchido adequadamente e assinado por engenheiro eletricista devidamente registrado no sistema CREA/CONFEA.

20

Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

6
Legislao Site

Referncias bibliogrcas e normativas


Decreto Estadual n 46.076/01 de 31.08.2001 do Corpo de Bombeiros do Estado de So Paulo que institui o regulamento de segurana contra incndio das edicaes e reas de risco.

Normas tcnicas
NBR 5410 Instalaes eltricas de baixa tenso; NBR 5419 Proteo de estruturas contra descargas atmosfricas.

Catlogos tcnicos
FUNDAO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO. Catlogo de componentes: especicaes da edicao escolar. 11.ed. (vol. 1 e 2) So Paulo: FDE, 2003; ___. Catlogo de servios: especicaes da edicao escolar. 7.ed. So Paulo: FDE, 2003.

www.fde.sp.gov.br

Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

21

22

Manual de orientao para manuteno de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) nas escolas

FUNDAO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO Diretor de Obras e Servios

Bruno Ribeiro
Assessores

Maria Tereza Sampaio Pedro Huet de Castro


Gerncia de Projetos

Selene Augusta de Souza Barreiros


Departamento de Especicaes Tcnicas

Ricardo Grisolia Esteves


Organizao e coordenao

Mnica Geraes Duran Ricardo Grisolia Esteves


Elaborao

Edison Massao Tanaka Jos Carlos vila Aira Ruriko Mariti


Projeto Grco e Ilustraes

Eduardo Asta
Reviso de Texto

Janaina Fidalgo
Colaborao

Daniele Mancz Regina Helena Cardarelli Wilson de Freitas


So Paulo, 2008

You might also like