You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA UFPB

CURSO DE HISTRIA CCHLA DEPARTAMENTO DE HISTRIA DISCIPLINA: ESTGIO SUPERVISIONADO DOCENTE I PROFESSOR: ANTNIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO

RELATRIO DOCENTE

DE

DIAGNOSE

PARA I

ESTGIO NA

SUPERVISIONADO

REALIZADO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MDIO PROFESSORA MARIA DE FTIMA SOUTO (EEFM) MANGABEIRA I

ALUNO: ERALDO MACIEL DE MEDEIROS MATRCULA: 11023595

JOO PESSOA-PB PERODO: 2013.2

SUMRIO 1. Introduo................................................................................................ 03

2. Aspectos fsicos da Escola....................................................................... 03 3. Recursos humanos e os Aspectos administrativos da Escola............... 07 4. Aspectos didticos e pedaggicos da Escola...........................................08 5. Consideraes finais................................................................................ 08 6. Anexos....................................................................................................... 11

RELATRIO DO ESTGIO DOCENTE SUPERVISIONADO I 1. Introduo. O presente trabalho constitui um relato de diagnose realizado pelo aluno Eraldo Maciel de Medeiros matrcula 1123595. O mesmo pesquisou durante o ms de outubro de 2013 (entre os dias 11 a 31), geralmente nas segundas e sextas feiras, durante o turno da tarde. A pesquisa foi feita na ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL e MDIO PROFESSORA MARIA DE FTIMA SOUTO (EEFM) Cd. MEC. 25094734 - que se localiza na rua Jos Gomes de Souza, S/N, no Bairro de Mangabeira I, (CEP: 58055-420), no municpio de Joo Pessoa (PB), telefone (83) 3218-5185. Segundo o Regimento Interno (documento em anexo) a Escola Professora Ftima Souto foi criada no dia 04 de maro de 1986, pelo Decreto Estadual n 11.254. Ato assinado pelo Govenador Tarcsio de Miranda Burity.

Figura 1 Frente da Escola Estadual Ftima Souto

2. Aspectos fsicos da Escola A Escola Ftima Souto apresenta a seguinte infraestrutura fsica (dependncias): 10 (dez) salas de aulas pequenas, Figura 2, com capacidade mxima para 30 (trinta) alunos por sala com cadeiras brancas de frmica e quadro de giz.

Figura 2 - Sala de Aula

Apresenta 1(uma) biblioteca pequena (figura 3) com poucos volumes (segundo a funcionrios Sara no existe arquivada nenhuma cpia dos PCNs - Parmetros Curriculares Nacional arquivada).

Figura 3 - Biblioteca

Apresenta 1 (uma) sala de informtica (Figura 4) sem internet banda larga; 1 (uma) sala de vdeo pequena com poucos equipamentos tecnolgicos, somente uma televiso e um aparelho de DVD modelo antigo.

Figura 4 - Sala de Informtica

Apresenta 1 (uma) sala de diretoria pequena (Figura 5) com uma mesa para a diretora e trs cadeiras.

Figura 5 - Entrada da Diretoria

Possui 1 (uma) secretaria (Figura 6) com dois computadores para uso administrativo; 1 (uma) cozinha pequena com uma geladeira, um fogo de quatro bocas e utenslios de cozinha; 1 (uma) quadra de esportes aberta, com piso duro de concreto (figura 7).

Figura 6 - Secretaria

Figura 7 Quadra de esportes

A escola tem 1 (uma) sala especial para os professores pequena e com pouco conforto. Existe tambm um pequeno espao para o lazer dos alunos (Figura 8).

Figura 8 - Espao Lazer

3 (trs) banheiros (sendo um masculino e um feminino para os alunos e um exclusivo para funcionrios) e 1 (um) bebedouro coletivo. A escola tambm cumpre a legislao de acesso para pessoas com deficincia ou visibilidade reduzida. Outro fato interessante que foi observado na Escola foi a existncia de uma horta sustentvel no terreno do educandrio que pode ser considerada modelo para outros estabelecimentos escolares. Foi construda pelos prprios alunos atravs de uma ideia m de proteo ao meio ambiente, mas tambm para produz alimentos saudveis que servem de complemento para a merenda escolar dos alunos (ver fotos nos anexos).

3. Recursos humanos e os aspectos administrativos da Escola O corpo de funcionrios da escola formado da seguinte forma: 1 (uma) diretora da Escola que se chama dona Nsia (Doutora Nsia como prefere ser chamada), 1 (uma) coordenadora pedaggica que se chama Magdala, 7 (sete) professores efetivos do turno da tarde que foram assim discriminados pela servidora Sara que trabalha na secretaria da escola:

Fig. 9 - Professoras da Escola Ftima Souto

Portugus (Gerlndia); Geografia (Zlia); Educao Fsica (Saulo), Histria (Zilda); Cincias (Joanilson); Ingls (Sandra); Artes (Marlene). De acordo com a servidora Sara, h ainda professores prestadores de servios e estagirios que no foram discriminados na pesquisa, porque atuam em outros turnos, h ainda quatro pessoas trabalhando na secretaria, dois porteiros, cinco pessoas nos servios gerais, uma merendeira e um vigilante que trabalha no turno da noite, ao todo so 63 servidores, embora no tenha visto todos esses servidores. Segundo a servidora

Sara, o colgio fornece gua potvel e merenda escolar a todos os alunos que so de aproximadamente 800 alunos. 4. Aspectos didtico-pedaggicos da Escola A escola funciona nos trs turnos (manh, tarde e noite) com ensino fundamental e mdio (1 e 2) e as aulas so ministradas em quadro giz, os professores utilizam equipamentos tecnolgicos especiais do tipo data show, vdeo e mais nenhum outro tipo de tecnologia, a no ser os materiais didticos comuns do tipo livro ou apostilhas que preparam no computador da prpria escola ou mandam os alunos tirar xerox. O material didtico, o fardamento e a merenda escolar, segundo a servidora Sara, so fornecidos gratuitamente pelo Governo do Estado da Paraba e, somente em alguns casos que os prprios alunos tiram xerox de material extra para complementar os estudos. Segundo o regimento interno da Escola (em anexo) seus principais objetivos so: estimular o desenvolvimento da criana atravs de atividades que forneam experincias educacionais adequadas de acordo com a situao socioeconmica do aluno; favorecer o desenvolvimento integral da personalidade, respeitando a individualidade de cada aluno; promover o ajustamento ativo e o bem estar fsico, social e emocional do aluno no meio social em que est inserido, em cooperao com a famlia e a comunidade; proporcionar ao aluno da educao bsica a formao necessria ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto realizao para o trabalho e o exerccio conscincia da cidadania. A Escola tem autonomia nos aspectos administrativos, pedaggicos e financeiro.

5. Consideraes finais: O estgio docente de diagnose foi feito na Escola Estadual Maria de Ftima Souto, localizada em Mangabeira I, entre 11 a 30 de outubro de 2013, no turno da tarde, geralmente nas segundas e nas sextas feiras. Primeiramente entramos em contato com a servidora Sara, conhecida nossa, que nos prestou grande assistncia e respondeu, na medida do possvel, algumas perguntas formuladas e, ainda, ficou com o questionrios para tirar algumas dvidas e conferir as respostas com outra pessoa, mas no autorizou que tirssemos as fotos e entregou os documentos com o regimento interno somente aps a autorizao expressa da diretora da escola, no caso, a professora Nsia. Quando

conversei com a servidora Sara, ela nos pareceu meio desconfiada, talvez temendo alguma que fizssemos alguma denncia devido ao estado de precariedade em que encontra as instalaes da escola. Basta dizer que levei alguns dias para contatar a diretora Nsia, pois a mesma no apareceu na escola na sexta-feira (dia 11/10) e na segunda feira (14/10), pois tinha viajado para aproveitar o feriado do dia dos professores, que aconteceu na tera feira, mas que a segunda feira (dia 14 de outubro) no teve aula porque resolveram imprens-la com o feriado do dia dos professores. Na semana seguinte conseguiu contato com a diretora Nsia e ela foi solcita e se colocou a disposio para fornecer as informaes e os documentos necessrios para completar nosso estgio de diagnose, por isso, agradeo a cooperao tanto da diretora Nsia, quanto da servidora concursada Sara pela ajuda, o que proporcionou a rpida elaborao do nosso relatrio. Fazendo a diagnose das instalaes da escola, podemos concluir que eram precrias, as paredes sujas e mal cuidadas, os quadros negros e alguns brancos esto velhos e manchados e as condies de trabalho dos professores no so boas, mas esse educandrio no seria exceo regra do tratamento dado ao ensino pblico nesse Brasil. Deve ser por isso que os funcionrios e a prpria no permitiram que fossem tiradas fotos e relutassem, no incio, em fornecer todas as informaes solicitadas e necessrios a nossa pesquisa. A diretora tambm no queria que conversssemos diretamente com os professores alegando que iria atrapalhar as aulas. Ela afirmou que aceitava estagirios para a regncia de aulas, desde que fosse sem remunerao. Ela aceitou sem problemas estagirio para fazer diagnose sobre o funcionamento e sobre as condies fsicas e materiais sobre a escola, apesar da desconfiana dos servidores. Foi preciso muita conversa para convenc-los de que aquilo era somente uma pesquisa pedaggica que servir para construir um relatrio de diagnose para a disciplina Estgio Supervisionado Docente I. Um curiosidade que encontrei na escola foi o cultivo de uma horta sustentvel no terreno da escola, l pode-se encontrar legumes e verduras frescas e sem agrotxicos que so usadas na alimentao dos alunos e servidores. Muito interessante essa iniciativa que deveria ser seguida por outras escolas do municpio e do Estado. A ideia foi da diretora Nsia que era uma senhora bem sensata. Os servidores a chama de doutora Nsia.

10

O estgio importante pelo fato de nos fazer perceber a realidade da escola, dessa forma podemos observar os aspectos fsicos, o corpo docente, a didtica do professor em sala de aula, e sua formao, onde se percebe o domnio ou despreparo do docente; e sua avaliao na sala de aula, importante verificar o relacionamento do professor e aluno, mas no s isso, o relatrio servira para uma experincia importantes no processo de formao acadmica. Ento o estgio um processo de aprendizagem indispensvel para um bom profissional (PINHEIRO, 2008). Os objetivos propostos foram atingidos tendo em vista que todas as condies foram disponibilizadas e todas as atividades propostas foram satisfatoriamente desenvolvidas. Alguns problemas levantando durante a realizao das atividades foram observados e foram sanados a partir de uma interveno direta do aluno-estagirio por meio da proposio de metodologias diferencias no cumprimento das atividades e tarefas.

11

6. Anexos
Fotos da horta Sustentvel

12

You might also like