You are on page 1of 37

Revista Filosfica de Coimbra

Publicao semestral do Instituto de Estudos Filosficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Director: Miguel Baptista Pereira Coordenao Redactorial : Francisco Vieira Jordo .I- e Antnio Manuel Martins Conselho de Redaco : Alexandre F. O. Morujo. Alfredo Reis. Amndio A. Coxito, Anselmo Borges, Antnio Manuel Martins . Antnio Pedro Pita. Edmundo Balsemo Pires , Fernanda Bernardo . Francisco Vieira Jordo, Henrique Jales Ribeiro, Joo Ascenso Andr, Joaquim das Neves Vicente, Jos Encarnao Reis , Jos M . Cruz Pontes, Lusa Portocarrero F. Silva, Marina Ramos Themudo , Mrio Santiago de Carvalho, Miguel Baptista Pereira

As opinies expressas so da exclusiva responsabilidade dos Autores Toda a colaborao solicitada Distribuio e assinaturas: Fundao Eng. Antnio de Almeida Rua Tenente Valadim, 331 P-4100 Porto Tel. 6067418; Fax 6004314 Redaco: Revista Filosfica de Coimbra Instituto de Estudos Filosficos Faculdade de Letras P - 3049 Coimbra Codex Tel. 25551/2; Fax 36733 Preo (IVA includo): Assinatura anual 1994: 3.000$00 (Portugal) Nmero avulso: 1.700$00 (Portugal) 4.000$00 (Estrangeiro) 2.400$00 (Estrangeiro)

REVISTA PATROCINADA PELA FUNDAO ENG. ANTNIO DE ALMEIDA

Revista Filosfica de Coimbra Publicao semestral


Vol. 3 N . 5 Maro de 1994

ISSN 0872-0851

Artigos Miguel Baptista Pereira - Retrica, Hermenutica e Filosofia....... Marina Ramos Themudo - Ao Princpio era a Aco? Observaes acerca das notas 611 - 660 das Philosophische Untersuchun5

gen de Ludwig Wittgenstein .......................................................


Maria Lusa Portocarrero F. Silva - Retrica e Apropriao na Hermenutica de Gadamer ......................................................... Ben Schomakers - The Blindness of Contemplation. On thinking according to Aristotle .................................................................. Estudos Amrico Lopes da Silva - Reencontro com Albert Camus ............. Antnio Manuel Martins - Wallace e a Lgica da Descoberta cientfica em Galileu. A propsito da edio recente dos Tratados Lgicos de Galileu ....................................................... Crnica ................................................................................................ Ficheiro de revistas ............................................................................ Recenses ............................................................................................

71

93

121

161

187 197 211 217

REVISTA FILOSFICA DE COIMBRA

Ao perfazer o seu segundo aniversrio, ensombrou - se de luto a Revista Filosfica de Coimbra com a morte inesperada do seu coordenador redactorial Doutor Francisco Vieira Jordo. Na sua vida breve mas j longa para morrer , ensinou na Faculdade de Letras Ontologia e Filosofia da Religio , investigou Bento Espinosa , como o primeiro especialista portugus na matria , escreveu sobre temas variados , que vo do pensamento grego anlise da experincia mstica , orientou seminrios e acompanhou geraes de alunos com a solicitude discreta de quem se oculta quando d . Se a interrupo abrupta da sua vida se tornou ocultamento pleno vivido na nossa experincia de luto e da impotncia da razo inerme perante a morte , o mestre de Ontologia , que foi o Doutor Francisco Vieira Jordo , falou anos a fio da saga do Ser, que chega de muitos modos, mesmo sob o espectro nadificador da morte, o que aconteceu no quinquagsimo quinto aniversrio do seu nascimento. Na partida, legou - nos o testemunho vivo de uma razo filosfica, que, nos caminhos quantas vezes nvios da existncia , ousou esperar contra a morte.
MIGUEL BAPTISTA PEREIRA

CRNICA COLQUIO INTERNACIONAL SOBRE O PENSAMENTO E A OBRA DE HENRIQUE DE GAND


Sob o alto patrocnio da Universidade Catlica de Lovaina (K.U.L.), o Centro De Wulf-Mansion do Instituto Superior de Filosofia (Hoger Instituut voor Wijsbegeerte ) organizou de 15 a 17 de Setembro ltimo o Internationaal Colloquium Hendrik van Gent , por ocasio do 700 Aniversrio da morte do Doutor Solene. Recordemos , de passagem , que Portugal deve ter sido o nico Pas , alm da Blgica, que se associou a esta efemride publicando um nmero da srie Mediaevalia . Textos e Estudos totalmente dedicado ao pensamento filosfico- teolgico de Henrique de Gand '. J no ser necessrio lembrar , por isso , aos estudiosos portugueses da filosofia, quer a importncia do pensamento do autor flamengo quer o intenso papel que o De Wulf- Mansioncentrum tem tido na edio das obras crticas e no incremento de estudos sobre a sua filosofia . Um nome se tem destacado em toda esta actividade , o do Doutor Raymond Macken , que desde 1968 tem impulsionado , na verdadeira acepo da palavra, o aparecimento dos vrios volumes dos Opera Omnia e o trabalho de investigadores oriundos dos mais diversos pases. A maior parte deles esteve presente neste Colquio . Assim , de forma justa, as Actas do Colquio a publicar ser-lhe - o dedicadas, constituindo um Festschrift que homenageia um trabalho de inusitada fecundidade.

1 Transcrevemos o ndice daquele nmero monogrfico : Maria Cndida Monteiro PACHECO: "No stimo Centenrio da Morte do Filsofo e Telogo Henrique de Gand"; Mrio A. SANTIAGO de CARVALHO: Henrique de Gand, 1293 - 1993"; Raymond MACKEN: "Henry of Ghent as defender of Human Heroism " e "Human self-defense against Injustice and Opression in the philosophy of Henry of Ghent"; L. HDL: " Die 'doppelte Wahrheit ' vom Unendlichen in den Quaestiones ordinariae ( Summa ) des Heinrich von Gent"; Gordon A. WILSON: " Non Being : Eviternity and Time in the Ontology of Henry of Ghent"; Pasquale PORRO: "' Ponere statum '. Idee divine, perfezione creaturali e ordine del mondo in Enrico de Gand"; Mrio A. Santiago de CARVALHO: "Sentido e alcance do pensamento de Henrique de Gand. Explicao da nona questo do 'Quodlibet I': a relao essncia/existncia "; Birgitta HACHMANN e Mrio A. Santiago de CARVALHO: "Os Conimbricenses e Pedro da Fonseca como leitores de Henrique de Gand"; "Henrique de Gand - Bibliografia".

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

pp. 197-207

198

Revista Filosfica de

Coimbra

A cerca de meia centena de participantes (provenientes do Canad, dos E. U. A., da Inglaterra, de Portugal, da Frana, da Blgica, da Holanda, da Itlia e da Alemanha), a alta qualidade das vrias comunicaes (em ingls, alemo e francs) e a sua muitas vezes viva discusso, testemunham a amplitude e a profundidade dos trabalhos. Eles auguram igualmente a continuidade dos estudos em torno dos Opera Oniniu, bem como a formao de uma equipa sempre renovada de jovens investigadores entusiasmados pelo pensamento extravagantemente fecundo de Henrique de (iand. Por estas razes, o presente Colquio ficar como uni marco na histria dos estudos gandavistas, superando-se definitivamente, en1 muitos pontos, os trabalhos tradicionais unais sistemticos, como os Ide Wull (1894) e de J. Paulus (1938). Significativamente, alis, ires comunicaes cni particular (a de J. Aertsen, de J. Decorte e de M. de Carvalho) tocaram de modo crtico na interpretao de Paulus. Ela ainda continua a marcar algumas das leituras e divulgaes contemporneas. Facto curioso, foi sem dvida nenhuma, o silncio de quase todos os participantes sobre a obra que em 1958 Jos Gmez Caffarena dedicou metafsica de Henrique de Gand. Com toda a justia, ela depressa emparceirou em importncia com a de J. Paulus. O filsofo espanhol, apesar de no ter podido estar presente no Colquio lovaniense, a ele se associou, enviando de Madrid uma carta ao Dr. R. Macken (com data de 26 de Julho) em que elogiava a programao do Colquio e evocava comovido o autor da sua juventude, "su venerado Enrique de Gante", .

Os trabalhos iniciaram -se na manh do dia 15 com uma saudao aos participantes pelo Presidente do Instituto Superior de Filosofia, o Prof. Doutor Carlos STEEL, o qual reiterou o empenho do seu Instituto em prosseguir um vivo e intenso apoio continuao da edio dos Opera Omnia. Sobre a histria desta edio, desde os seus difcieis incios, graas determinao de R. Macken, at s perspectivas futuras, sua metodologia e planificao, se pronunciou, no ltimo dia do Colquio, o Director do Centro De Wulf-Mansion, o Prof. Doutor W. VANHAMEL. As palavras destes dois professores, detentores dos mais elevados cargos na administrao do Instituto, dada a sua responsabilidade, foram extremamente reconfortantes, na medida em que, pelo seu respectivo comprometimento, asseguram a continuidade de um projecto em boa-hora comeado. A metodologia seguida no Colquio consagrou duas partes muito distintas, a leitura das comunicaes (e respectiva discusso) e, ao fim do dia (15 e 16), as sesses de trabalho. Quase sempre muito tcnicas, elas ocuparam-se exclusivamente dos aspectos ligados obra do Gandavense. Nesta seco dos trabalhos, a escola de Lovaina manifestou toda a sua pujana e competncia paleogrfica e filolgica , mostrando bem a razo pela qual , juntamente com a sua congnere francfona , hoje em dia um dos maiores centros de edies crticas 2.
z Recordemos, nesta ocasio, que entre 9 e 11 de Setembro ltimo, o Institui Suprieur de Philosophie (UCL) festejou o seu vigsimo quinto aniversrio com a realizao de uni outro importante Colquio Internacional , sobre o tema "Manuels, programmes de cours et techniques d'enseignement dans les Universits mdivales".

pp. 197 - 207

Revista Filosrifiea de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

Colquio Internacional sobre o Pensamento e a obra de Henrique de Gand

199

No primeiro dia, Jos DECORTE tratou das "Aristotelian Sources in Henry of Ghent" e Marcel HAVERALS de "Quelques problmes concernant quelques abreviations dans le Ms. Paris , Bibl. Nat . lat. 3120". No segundo dia, a escola de Lovaina passou o seu testemunho . Assim , o alemo Ludwig HDL referiuse s correces de autor na Summa, art. 31 - 34, o canadiano Jerome V. BROWN dedicou - se anlise do problema da autenticidade das Quaestiones super VIII libros Physicorum , e o norte-americano Gordon A . WILSON descreveu algumas particularidades da Summa no Ms Toulouse Bibl . municipale , ms. 199. Vrios foram os motivos de interesse destas duas Workshops , embora o seu resultado tenha sido irregular . que se se no pde sequer resolver as dvidas lanadas por M . Haverals relativas leitura das abreviaturas apresentadas, L. Hdl trouxe mais contribuies para um tema em que , juntamente com R. Macken , tem inovado . Falamos da temtica das correces de autor, que em outra ocasio j pudemos apresentar (Humanstica e Teologia, 13, 1992, 90-91). Acontece porm que acerca deste assunto em particular , onde at ao presente se tem avanado e confirmado a hiptese de ter sido o prprio Henrique de Gand a examinar e corrigir a cpia original cedida para reproduo ( identificada como ms. A), algumas recentes descobertas e perplexidades de G. Wilson - directamente derivadas do seu trabalho de edio da Summa - podem levar-nos a alguma cautela no que toca generalizao daquela hiptese de trabalho . O leitor mais interessado poder encontrar pormenorizadas estas descobertas de Wilson no prximo volume dos Opera Omnia , que sair do prelo no ano de 1994. J as participaes de J. Decorte e de J . V. Brown foram mais consensuais. O primeiro, dedicou a sua ateno ao facto de Henrique , durante toda a sua carreira , citar a Physica pela "translatio vetus "; o segundo , reforou a hiptese de as Questoes sobre a Fsica, de que parece conhecer- se um s manuscrito , serem de facto do prprio doutor de Gand ( mas talvez esta situao se possa alterar a confirmar-se recente descoberta de Silvia Donati ). Recorde -se que para alm dos quinze Quodlibeta e da Summa , obras cuja autoria est fora de dvida , outras chegaram at ns, atribudas ao punho de Henrique 3. o caso , fundamentalmente, da Lectura Ordinaria super sacram Scripturam , cuja autenticidade hoje incontestada, dos Syncategoreumata , ainda no criticamente editados , e das Quaestiones super VIII libros Physicorum , cuja primeira parte est praticamente concluda no que toca reconstituio crtica do texto manuscrito.

De diferente mbito, mais filosfico e histrico-crtico , foram as sesses regulares do Colquio ( quatro nos dois perodos da manh, e duas na tarde), que passamos a apresentar, por ordem de realizao. O Prof. Stephen F. BROWN, reputado especialista em Joo Duns Escoto, pensador que o trouxe ao convvio com a obra do Gandavense , desenvolveu o
3 Cf. Revista Filosfica de Coimbra , 1 (1992), 191- 92.

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

pp. 197-207

200

Revista Filosfica de Coimbra

tema "The Nature of Theology in the Opera Omnia". A sua Comunicao tratou do papel do lumen theologicum de acordo com a Sunmra henriquina ( aquele, uma extenso da teoria da iluminao ) enquanto condio de possibilidade da teologia, e debruou - se, depois, sobre algumas das razes pelas quais Godofredo de Fontaines se ops quela teoria ( no Quodl . IV, de 1287). Henrique no ficou indiferente a esta crtica e no Quodl. X11, q. 2 respondeu-lhe, acusando Godotredo de denegrir a teologia enquanto cincia . A questo no ficou por aqui: Godofredo voltou ao ataque rio Quodl . VII!, q. 7, concentrando se em particular na difi culdade da assuno de unia teoria como a da iluminao. For ,unia, o contributo mais importante da Comunicao de S. 1^. Brown prendeu -se, a nosso ver, ao esclarecimento das duas diversas concepes da teologia cni Finais do srculo XIII . sabido , de facto, que neste domnio , Henrique se distinguiu cni desenvolver a primeira crtica consequente ao paradigma aristotlico na definio da cincia tal como ele era posto em prtica por alguns sectores de Artistas e Telogos . Mas a comparao estabelecida por S . Brown permitiu-nos ver, mais uma vez, tambm neste sector , uma falha na crtica que Godofredo dirige a Henrique ; como em tantos outros domnios , Godofredo no parece ter sido capaz de atingir o autntico cerne das posies henriquinas , que alis quase sempre desfigurou . As controvrsias universitrias daquele perodo nem sempre eram genunos dilogos filosficos. Num dos ltimos volumes do Bulletin de Philosophie Mdiivale (33, 1991, p. 135), o professor de Amsterdo , Jan A . AERTSEN lamentava-se pela " serious lacuna in the history of DT [=doutrina dos transcendentais]": "the absence of an inquiry into the doctrine of Henry of Ghent who is an important link in the Avicennian tradition in the Middle Ages ." Ao escutarmos a sua Comunicao, ficmos com a impresso de que Aertsen comeou a contribuir para a modificao deste estado de coisas . Ao pronunciar - se sobre "Transcendental Thought in Henry of Ghent", o investigador deu mostras de ter estudado atentamente alguns dos principais lugares textuais da obra de Henrique sobre os transcendentais ( Quodl . VII, q . 1 e 2, V, q. 2 e III , q. 9, Summa art. 1, q. 2 e 12, art. 21, q. 4, art . 24, q. 3, 6 e 7 ou art. 34, q. 2). Aertsen concentrou-se naquela que a seu ver a via crucial para o acesso ao pensamento henriquino , a interrelao res e ens. Do seu exame , motivado pela oposio a J. Paulus ( que fazia do ponto de partida da metafsica de Henrique uma forma transcendental , maneira de Kant ), resulta a reivindicao de que a perspectiva gandavense transcendental to-s na acepo medieval do termo . Neste intento , o autor esforou-se por mostrar que a noo henriquina de res ( a ratitudo , i. e., enquanto natureza ou essncia de uma coisa ), correspondendo embora quilo que Avicena chamava o "esse proprium ", tem as suas fontes directas no Comentrio s Sentenas de Boaventura e de Toms de Aquino. De seguida , Ludwig HODL, professor jubilado da Universidade de Bochum, e R. Macken , j apresentado, brindaram - nos com duas comunicaes de contedo diverso . Enquanto MACKEN com "The medita of Henry of Ghent Rediscovered ", nos fez o historial das edies , desde a de Badius ( 1518) at ao lanamento dos Opera Omnia, Ludwig Hdl versou um tema que lhe caro: "`Copia' und Schultradition der Summa des Heinrich von Gent ". A Summa, que
pp. 197 -207 Revista FitosJiea de Coimbra -n.` 5 - vol. 3 (1994)

Colquio Internacional sobre o Pensamento e a obra de Henrique de Gand

201

como se sabe contm as lies regulares de Teologia dadas por Henrique (de 1276 at 1291), deveria ser um manual de ensino . Ora, conhece-se a "cpia" (A) e a tradio literria escolar desta imponente obra do Doutor Solene, o que significa dizer que se conhece "das lebendige Buch des Magisters, in dem er lebt und lehrt ". Partindo da metodologia editorial escolar , e tambm com base em elementos exteriores ( edies de Godofredo de Fontaines e de Joo de Pouilly, e informaes colhidas nos estatutos das Faculdade de Direito de Bolonha, 1317-1347, entre outros ), Hdl insistiu na distino entre "cpia" (o autgrafo ) e liber magistri ( o livro de mo do mestre , que pertence histria da constituio do texto da disputa). Este professor trouxe assim contribuies pregnantes para a histria da edio universitria tal qual ela se pode conceber a partir deste caso feliz que a obra de Henrique de Gand chegada at ns. J. JANSSENS surpreendeu - nos muito recentemente com a publicao de uma notvel Bibliografia comentada sobre Ibne Sina , a qual representa uma pequena, mas aprecivel , parte do seu trabalho de doutoramento defendido no H.I . W. Este estudioso carreava por isso uma particular autoridade para tratar, na segunda parte do primeiro dia do Colquio , o tema da influncia de Avicena sobre Henrique de Gand . F-lo bem , acabando por reforar o facto de que o filsofo persa est longe de ser uma autoridade menor para o Gandavense, no caso , sobretudo em matria psicolgica . De facto , " Some Elements of Avicennian Influence on Henry of Ghent's Psychology " limitou - se apenas a dois aspectos muito concretos dessa influncia ( Quodl. III, 14 , IV, 13 e 21 , VI, 14 e IX, 8): a relao entre corpo e alma e a unidade desta . Reconheceu - se, com alguma surpresa , que se o Tratado sobre a Alma de Avicena no usado por Henrique de Gand nestes dois domnios da psicologia , j o Liber de Philosophia prima amplamente utilizado no que concerne distino entre unidade substancial e acidental . Isso sucede com vista introduo da teoria gandavense do "suppositum " ( vd. infra, sobre esta teoria ) e em relao temtica da criao "simultnea " de uma alma particular com um corpo individual . um caso de uma teoria aviceniana que Henrique considerava em concordncia com a fedes catholica . Mas no menos surpreendentemente , Janssens no encontrou qualquer referncia a Avicena, no que toca ao segundo aspecto que a sua Comunicao se propunha tratar, o relativo unidade da alma. Todavia essa influncia j se notava no quadro da clebre teoria da distino , que, como se sabe, tem tambm uma aplicao teoria da unidade da alma.
Em 1985 , S. MARRONE publicava um livro polmico intitulado Truth & Scientific Thought in Henry of Ghent. Nele o autor procurava precisar os trs estdios evolutivos no desenvolvimento ideolgico de Henrique , designadamente no quadro da sua notica e epistemologia . Para Marrone, ao augustinismo fundamental , Henrique anexou um formalismo aristotlico , progressivamente mais amadurecido , por vezes mesmo averroista . Na Comunicao ao Colquio, S. Marrone procurou consolidar esta sua tese . Para o efeito , explorou sobretudo aquele que teria sido o perodo intermdio, o mais crtico (1279- 81), tal como ele pode ser percebido a partir do que a recentssima edio crtica dos artigos 31- 34 da Summa (que datam desse perodo) nos pode dar. Eis-nos, portanto, perante um caso exemplar de aplicao da hiptese das correces de autor, tendo
Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol . 3 (1994 ) pp. 197-207

202

Revista Filosfica de Coimbra

Marrone avanado mesmo que "a Glose look at lhe critical apparatus alone shows how much we have yet to learn about Henry's mental development, and about lhe currents of ideological change in lhe late thirteenth-century university". A confirmao da sua tese passou por observar que no texto final do artigo 34 (q. 5, em particular) no se encontra nenhum recurso noo de espcie inteligvel ". (Como se sabe Th Nys, em 1949 havia defendido que Henrique recusara tal noo no Quodl. IV, datvel do mesmo perodo). Para Marrone, no confronto do aparato crtico com a verso final nota-se de facto a substituio do termo species pelo termo verbunt (este teria o valor de um contedo conceptual enquanto que aquele seria a imagem cognitiva do objecto). O aspecto notico desta evoluo teve a sua quota-parte cpistemoltgica, relativa caracterizaco do conhecimento da verdade, para o que o autor contribuiu sempre em fidelidade sua tese de 1985.

Os trabalhos do segundo dia abriram com uma interessante Comunicao do autor de La via delle proposizione universali, Pasquale PORRO (Universidade de Bari ). O tema escolhido foi "Possibility and Essential Being in Henry of Ghent". Dando mostras de grande -vontade de movimentao entre os textos henriquinos , este intrprete examinou a origem da possibilidade segundo Henrique. Sabendo que o doutor de Gand no admite uma distino real entre a existncia de uma coisa e a sua essncia, a distino, por aquele feita (Quodl. VIII, q. 3 e VIII, 9 e X, 7), entre "possibile objective" e "possibile subjective", procura compatibilizar o estatuto do "esse essentiae", como capacidade de uma coisa para receber a existncia (esse existentiae), com a sua eternidade e necessidade . Com base na leitura dos Quodl. 1, q. 3, VI, 3, VIII, 3 e VIII, 8, Porro revela a hesitao de Henrique na determinao da origem da possibilidade (ela depende do poder de Deus? ou nem Deus pode criar o que em si impossvel?) Mas uma vez que a determinao da possibilidade ocorre sempre na eternidade, e dado que o Gandavense se atm a uma interpretao "estatstica" das noes modais, parece que possibilidade e necessidade coincidem. Isto no seria, alis, seno a aplicao do princpio da plenitude, que em Avicena e Averris era de mbito existencial e em Henrique aparece deslocado para o mbito da possibilidade . O autor continua assim a trilhar a tradicional leitura dualizante, que no deslinda a ligao entre os dois planos, existencial e essencial 4.
Que me seja permitido um desvio por um estudo de Diogo Pires AURLIO publicado no quinto volume de "Cultura - Histria e Filosofia" (Lisboa, 1986) com o ttulo A Racionalidade do Possvel - De S. Toms a Leibniz (p. 439- 59). Este nosso Colega pretende "explicitar a funo que o possvel desempenhou adentro daquilo a que (...) chamamos de universo aristotlico-tomista"; ele quis mostrar como , a partir de Leibniz designadamente, se produz o "esquecimento" daquele conceito . Depois de abordar o estatuto e a cincia do possvel em Aristteles e em S. Toms, Pires Aurlio sublinha os aspectos da diferena introduzida por Leibniz em ordem a um "deslocamento da problemtica em que o possvel emergiu". Nada diremos sobre este "enquandramento" da racionalidade do possvel, mas gostaramos de apelar para o seu aperfeioamento pela evocao de uma "perspectiva de evoluo progressiva", insistindo nomeadamente em que neste estudo h, pelo

pp. 197 -207

Revivia Filosfica de Coimbra -n." 5 - vol. 3 (1994)

Colquio Internacional sobre o Pensamento e a obra de Henrique de Gand

203

O estatuto do "essse essentiae" tambm concitou a ateno de mais uma Comunicao, a de H. A. G. BRAKHUIS (Universidade de Nimega). Este professor conhecido pelas suas investigaes no mbito da lgica medieval, e dos Syncategoreumata em particular. Com "Henry of Ghent's Notion of esse essentiae. Some Semantical Problems" ele mostrou-nos, no domnio que at ao presente menos tem provocado a ateno dos investigadores, que Henrique, ou melhor, o autor dos Syncategoreumata , bem versado em semntica e em lgica. Braakhuis, que prepara a edio deste texto para os Opera Omnia acredita na autoridade Gandavense dos Sincategoremas . O autor reforou esta opinio concluindo a sua Comunicao pelo exame dos ltimos artigos da Summa sob o ponto de vista da teoria da cincia e da significao. Sabemos hoje, de facto, que a metafsica de um autor medieval se intersecta com as posies de mbito lgico e lingustico de forma estreita. Problema muito debatido na Idade Mdia foi, como se sabe, o da eternidade do mundo. Deste tema se ocupou M. de CARVALHO (Universidade de Coimbra) em "The Problem of the Possible Eternity of the World according to Henry of Ghent and His Historians". Centrando a sua perspectiva num ponto de partida diferente do de Porro, o do esse existentiae, o signatrio procurou mostrar o bem fundado da argumentao henriquina em prol da temporalidade radical da criatura, situou-a no seu contexto histrico e referiu-se exegese moderna que nem sempre a tem apreciado de forma ajustada. Mathias LAARMANN (Universidade de Bochum) tratou de seguida um dos tema mais difceis da filosofia teolgica de Henrique, o do conhecimento natural de Deus. A sua Comunicao intitulava-se "Gott ais 'primum cognitum'. Zum Problem der apriorischen Seins- und Gotteserkentnis bei Heinrich von Gent". Tema comum aos grandes pensadores da poca (T. de Aquino, De Ver. 22, 2; Boaventura, Itin. 5, 3), a posio do doutor de Gand assume uma complexidade inusitada, em que o investigador alemo procurou introduzir o auditrio. Partilhamos da sua opinio segundo a qual o motivo para essa complexidade

menos, trs distintos ausentes . Penso, obviamente , em Henrique de Gand , que Pires Aurlio no deve conhecer, mas certamente tambm em Duns Escoto e em Guilherme de Ockham . Entre S. Toms e Leibniz, neles d-se a passagem de uma metafsica do possvel a uma lgica da possibilidade. A falta de radicalidade que o autor v no modelo da racionalidade Moderna ( e no negamos que, de facto, "os problemas que verdadeiramente o ocupam [a Leibniz ] so outros ") inaugurada por um profundo ataque escotista e nominalista metafsica do possvel de Henrique de Gand , que por sua vez uma alternativa ao modelo tomasino . Para l chegarmos , dever- se-ia referir, primeiro, que a entidade que o autor v no 43 da Monadologia , estranha, naturalmente , ao "tomismo " ( p. 449) - "uma entidade que, no sendo um existente , no se confunde , todavia, nem com o nada nem com o ente de razo" - claramente devedora do apuramento do esse essentiae de Henrique de Gand e do erm secundum quid de Duns Escoto, que no texto nos aparece injustificadamente elidido . E depois, e relativamente cincia do possvel , dever-se-ia adiantar que a problemtica relativa esfera da mente e a da vontade divinas representam o culminar de uma tradio que passa pela crtica de Escoto a S. Toms quanto ao modo como este entendia o conhecimento que Deus tem dos futuros contingentes. Tambm o sentido dessa crtica, porm condicionada por uma discusso em torno do que seria o ser da contingncia, j havia sido aberto por Henrique de Gand. Ser necessrio, em suma, reescrevermos a histria relativa transformao da racionalidade do possvel.

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994 )

pp. 197-207

204

Revista Filosfica de Coimbra

reside no facto de que ao perguntar -se "utrum Deus esse sit homini notum naturaliter per se (Summa, art. 22, 2), Henrique pe em relao a teoria do "primum cognitum " com especficas suposies de mbito lingustico (verbum). A nosso ver, Laarmann teve a virtude de contribuir para um tema to agudo, mas estamos em crer que as investigaes posteriores que ele nos anunciou podero trazer maior esclarecimento, em particular no confronto crtico com as alternativas epocais referidas. Urna das ltimas preocupaes da "escola de 1,ovaina" a relativa divulgao da obra de Henrique em vernculo mediante estratgias bem definidas de traduo exemplar de textos. Roland TESKE foi o seu primeiro realizador. Este professor do Wisconsin (Universidade de Marquctie) acaba de publicar um til trabalho de traduo das "quaestioncs" de Henrique relativas vontade e liberdade (Quodlibetal Questions orr Free Will, 1993). Temos conhecimento de que prepara tambm idntico trabalho, agora no mbito da tica, e de que vai contribuir , em breve, para o confronto de Henrique com a doutrina de Pelgio e de Guilherme de Auvergne sobre a liberdade. Na sua Comunicao ao Colquio, Teske examinou um problema conexo: "Henry of Ghent's Rejection of the Principle: 'Omne quod movetur ab alio movetur"', que detalhou como que a posio henriquina sobre a proeminncia da vontade (como universal e primeiro motor ) incompatvel com o princpio aristotlico enunciado no ttulo. Na verdade, tambm nesta matria Henrique assume-se como uma alternativa posio de Toms de Aquino. Tendo o segundo dia do Congresso assistido ao tratamento de temas habitualmente menos examinados , em termos quantitativos de produo, B. B. PRICE (do M.I.T. e da Univ. de York) brindou-nos com o ltimo tema do dia: "Henry of Ghent and the Tensions of Economics". A autora procurou, nas suas palavras, contribuir para o estabelecimento do "status quaestionis" do papel de Henrique no campo da investigao em histria econmica. No que neste assunto particular , o do pensamento econmico, a Comunicao da professora Price tenha sido pioneira ou sequer singular; de facto, ainda muito recentemente Langholm publicava um monumental exame tradio teolgica parisiense sobre a economia . Dedicando um captulo inteiro ao doutor de Gand, este estudioso evidenciava a importncia do seu contributo relevante pela amplitude e variedade das abordagens . Simplesmente, a presente Comunicao, mais do que revelar como que a tenso dualista do comportamento econmico se recolhe em Henrique (seres humanos vs. natureza e seres humanos entre si) teve a virtualidade de sublinhar como que aquele pensamento enquandra a tenso da relao econmica como uma forma de amizade. Discutindo, em particular, a problemtica dos desejos dos seres humanos e do interesse individual em conflito com o bem comum . A autora acabou por se questionar sobre a forma encontrada por Henrique para solucionar a tenso da economia, mas rassaltou devidamente o facto de o Gandavense se ter voltado quer para as instituies da Igreja quer para os governos laicos com o fim de reduzir ou resolver as tenses econmicas. Uma vez que escrevemos para leitores portugueses, talvez valha a pena assinalar que tambm no nosso pensamento econmico se repercute a presena de Henrique , por exemplo em Joo Sobrinho (1'1486). Na sua obra intitulada Justia
pp. 197-207 Revi sta Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

Colquio Internacional sobre o Pensamento e a obra de Henrique de Gand

205

Comutativa (ed. Paris 1483 e Lisboa, 1945), ao contrrio do que era frequente em certos meios acadmicos, o telogo e economista portugus faz mais do que citar Henrique a partir de Duns Escoto (fol. 15, 38, 46 da ed. de Paris). Ele d mostras de conhecer criticamente algumas das melhores questes quodlibticas sobre o tema, como, v. gr.: Quodl. I q. 40 (fol. 32, 76, 78), III q. 28 (fol. 32), VI qq. 20 e 22 (foi. 79, 80 e 48, 58), e XIV q.14 (foi. 78).

Do ltimo dia do Colquio referiremos as quatro iniciais Comunicaes (tendo as duas ltimas sido abordadas acima). As duas primeiras de dois competentes editores dos Opera Omnia, J. Decorte e G. Wilson, as duas restantes de J. McEvoy e de Ch. Trottmann, que s h pouco chegaram ao pensamento do Gandavense. "Henry of Ghent on Analogy. Critical reflections on Jean Paulus' Conception", a comunicao de Jos DECORTE (Univ. de Lovaina) constituiu uma crtica legtima s pginas que Jean Paulus, na sua obra ainda de referncia, tinha dedicado problemtica da analogia . Para o efeito, Decorte comeou por levantar os quatro pontos em que, a seu ver, aquela leitura falha: (i) a interpretao da Summa art. 21, q. 2 sobre a analogia e (ii) sobre a proposta de um paralelismo entre a ordem do conhecer e a do ser, (iii) a origem da teoria de Henrique, (iv) a existncia de um problema cartesiano "du pont". No este o lugar para apresentar a tese de Paulus, que continua a imperar. O seu livro alis relativamente acessvel. Mas deve-se talvez assinalar que as crticas do professor Decorte se inserem no contexto das suas ltimas produes sobre temtica afim, a da relao ou "respectus". A este propsito, importar referir que este autor, que tambm foi o editor dos Quodlibet XII e XIII, publicou em Portugal um importante estudo sobre este tema (vd. nota 1). de facto impossvel compreender bem a teoria do Gandavense do "respectus" sem se precisar o exacto lugar da analogia no jogo da sua metafsica. Neste sector, o maior contributo de Decorte consistiu no corpo de prova aduzido em favor da influncia da noo aristotlica de analogia sobre Henrique. Isto novo porquanto J. Paulus privilegiara o confronto com Aquino e com Escoto. Decorte, que para alm de um recente contributo histrico-sistemtico (Waarheid ais weg, Kampen, 1992) tem dedicado muita da sua ateno filosofia franciscana, referiu-se por isso origem franciscana da teoria da analogia de Henrique (Alexandre de Hales e Boaventura), mas salientou sobretudo como, neste particular, foi influente a Comentrio s Categorias de Simplcio traduzido por Moerbecke, que Henrique de Gand mostra ter conhecido, v. gr. no Quodl. IX, q. 1 e 3.
Em 1975, Gordon A. WILSON defendeu a sua tese de doutoramento na bem conhecida universidade norte-americana de Tulane. O tema foi o do dimorfismo e unidade metafsica do homem. A ocasio deste Colquio, vimo-lo bem, permitiu-lhe retomar o tema daquele seu inicial encontro com Henrique, agora bem consolidado por um activo dos mais fecundos plasmado no Opera Omnia. Wilson , de facto, editor dos Quodlibeta VI e VII, e ultima um livro sobre a
Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994 ) pp. 197-207

206

Revista Filosfica de Coimbra

filosofia henriquina . No estranhmos, portanto, o -vontade manifestado na sua Comunicao, que se ocupou em descrever primeiro o ponto de partida do Quodl. 1 relativamente ao tema do suppositum, examinou a relao que o syllabus de Maro de 1277 pde ter tido com o entendimento e o papel da "suppositum" na metafsica de Henrique, e concluiui pela contribuio mais fundamental desta metafsica. Ela prende-se com a rejeio da ordenao aristotlica entre mundo material e imaterial, avanando ene alternativa cone a distino entre ser criado e incriado. O Colquio encerrou o perodo da manha do seu derradeiro dia com duas interessantes e diversificadas comunicaes de outros tantos estudiosos que se podem contar entre as mais recentes aquisies no circulo dos gandavistas contemporneos. O professor de Lovaina-a-Nova, James McEVOY demonstrou como possvel trabalhar uma s "quaestio" de Henrique de maneira fecunda. Com um esprito muito britnico ele brindou os assistentes com o exame da qu. 12 do Quodl. X. que se pergunta se a amizade uma virtude. Esta Comunicao, que complementaria a de B. Price, remeteu-se portanto ao tratamento desta temtica muito particular e ao modo como as mais velhas e mais relevantes autoridades citadas (Aristteles e Ccero) se conjugam com as teolgicas (Agostinho e Ricardo de So Vitor) ao servio de uma concepo pessoal sobre o ser e a gerao da amizade enquanto virtude. Quer dizer, parte da justia, coroa das virtudes morais, e a mais prxima das que recebem a infuso da caridade. De Frana chegaram-nos os reflexos de uma pormenorizada tese sobre a viso beatfica, da autoria de Christian TROTTMANN. Este jovem investigador do C.N.R.S. abordou o contributo de Henrique para essa temtica. "Henri de Gand source de Ia dispute sur Ia vision reflexive" procurou mostrar a influncia do telogo flamengo em Joo Quidort merc da "introduo do desejo no prprio corao da paz dos bem-aventurados". Uma vez mais o seu lugar de pensador independente foi vincado numa pessoal atitude, intermediria, situada entre os mendicantes, ansiosos em assumir a herana crist de St' Agostinho, e os contributos da notica aristotlica. Na sua qualidade de tomista, Quidort procurou sistematizar e sintetizar aquela atitude. Situando-se Henrique, com efeito, entre o augustinismo e o aristotelismo, algumas das razes metafsica do seu voluntarismo (a que Teske se tinha referido) podiam ter estado na origem do voluntarismo especfico do dominicano parisiense. Uma vez que no incio desta Crnica comemos por fazer referncia Comunicao do director do De Wulf-Mansioncentrum, W. VANHAMEL, basta-nos dar notcia da ltima conferncia do dia e do Colquio. Jerome V. BROWN tratou da "Henry's Theory of Knowledge: Henry of Ghent on Avicenna and Augustine". No ser necessrio lembrar o extenso conjunto de estudos que sobre a notica de Henrique o professor Brown j dedicou (cf. Humanstica e Teologia, 12, 1991, 113 sg.). Na sua comunicao, muito tcnica, este estudioso insistiu uma vez mais no tpico da teoria do conhecimento, revelando a sempre reconhecida influncia de Agostinho e de Avicena, embora, desta vez, em relao a um assunto habitualmente negligenciado, o do conhecimento dos anjos. Como apangio de J. Brown, tambm este seu estudo mostrou a relutncia revelada por
pp. 197-207 Reviva Filosfica de Coimbra - n." 5 -vol . 3 (1994)

Colquio Internacional sobre o Pensamento e a obra de Henrique de Gand

207

Henrique em abandonar o velho estilo neoplatnico veiculado por aquelas duas fontes, no obstante a contribuio do Gandavense para a via moderna.

Um relato de apenas alguns dos muitos aspectos das vrias teses defendidas necessariamente pobre. E impossvel descrever toda a riqueza e diversidade humana e intelectual proporcionada por um Colquio, e por este em particular, que reuniu um conjunto de estudiosos que tm convivido com o pensamento e com a obra do Gandavense de muito perto. Uma palavra final merece-nos a excelente organizao do Colquio e a sua simptica equipa de assessoria. O caloroso acolhimento que sempre nos dispensaram teve o seu ponto mais alto com um requintado e opparo Jantar oferecido aos conferencistas no fim do dia 16 na Sala do Bispo do Faculty Club, que se insere num impressionante e to bem preservado espao arquitectnico (o "Groot-Begijnhof'), em tempos idos ocupado pelas clebres beguinas. Destacada a excelente organizao e acolhimento , terminaramos apenas salientando a ausncia de Kent Emery Jr., tambm ele colaborador dos Opera Omnia. De igual modo , o professor R. Wielockx , embora tendo estado presente, lanando pertinentes observaes enriquecedoras dos trabalhos nos mais vivos momentos dedicados discusso das teses propostas , no pde apresentar uma Comunicao. Lembremos que lhe devemos a edio do Quodl. /!. Em todo o caso, este acontecimento que contou na sua assistencia com uma jovem e significativa presena de promissores investigadores do Medievo, assinala um marco naquele que ser , estamos em crer , o primeiro coroamento da reabilitao contempornea desse grande filsofo e telogo dos finais do sculo XIII. Os aspectos textuais, histricos e filosficos foram tratados com competncia e alguma sobriedade, pelo que a publicao iminente das Actas do Encontro se assumiro como um ponto de referncia obrigatrio para qualquer investigao futura. Pela nossa parte, orgulhamo - nos, ainda que modestamente, de ter contribudo, com a edio de Mediaevalia. Textos e Estudos, para que esta efemride provoque um incremento na produo filosfica em torno ou na senda de Henrique de Gand. Os nosso parabns s autoridades acadmicas da KUL e o nosso bem-haja ao Dr. Raymond Macken, o verdadeiro responsvel por esta reabilitao e autntico cabouqueiro deste erudito ressurgimento. Mrio A . Santiago de Carvalho

Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol. 3 (1994)

pp. 197-207

FRANCISCO VIEIRA JORDO (1939 - 1994)


A morte prematura do Doutor Francisco Vieira Jordo no passado dia 29 de Maro de 1994 veio enlutar a Revista Filosfica de Coimbra e o Instituto de Estudos Filosficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Nascido na freguesia da Batalha em 1939 , terminou o Curso de Teologia no Seminrio de Leiria em 1964 . Obteve a licenciatura em Filosofia na Universidade Gregoriana , em Roma , em 1970. Depois de concluidos alguns estudos na Faculdade de Letras de Coimbra foi-lhe dada equivalncia Licenciatura em Filosofia pelas universidades portuguesas em 1975. Em 1988 prestou provas de doutoramento em filosofia, na Universidade de Coimbra com uma dissertao intitulada Salvao e Histria em Espinosa tendo sido aprovado com distino e louvor , por unanimidade . Era actualmente Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Antes de ingressar na Faculdade de Letras como docente , em 1976, o doutor Francisco Vieira Jordo exerceu o seu magistrio em diversas instituies com particular destaque para o Seminrio Diocesano de Leiria e o Instituto Superior de Estudos Teolgicos de Coimbra . Na Faculdade de Letras , esteve ligado docncia de vrias cadeiras dos planos de estudo mais recentes : Antropologia Filosfica (1976/7), Axiologia e Etica (1977/8), Filosofia Moderna ( 1978/9), mas foi, sem dvida , Ontologia e Filosofia da Religio que dedicou a maior parte do seu tempo de investigar e de ensinar . De facto , regia, com grande zelo e competncia , a cadeira de Ontologia desde 1979 e, a partir do ano lectivo de 1988/9 , a cadeira de Filosofia da Religio . Trabalhava ainda nesta rea, no mestrado sobre Filosofia Contempornea da Linguagem , com um Seminrio sobre A Expresso Religiosa, quando a morte o veio surpreender. Para alm da participao em numerosas reunies cientficas e culturais colaborou activamente na vida da Faculdade . Foi representante dos assistentes de Filosofia no Conselho Pedaggico da Faculdade , membro da Comisso Coordenadora do Conselho Cientfico , presidente da Comisso Cientfica do Grupo de Filosofia, Coordenador do Projecto Erasmus para a Filosofia e vice-director do programa FOCO- Faculdade de Letras . Pertencia ainda Direco da Revista Filosfica de Coimbra em cuja criao e lanamento se empenhou de forma assinalvel. Da sua bibliografia destacam - se os estudos sobre Espinosa que o consagraram como um especialista na obra do mais clebre filho de judeus portugueses.
Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994) pp. 209-210

210

Revista Filosfica de Coimbra

BIBLIOGRAFIA:
Espinosa. Histria, Salvao e Conutidade. Lisboa: F. C. Gulbenkian, 1990. Sistema e Interpretao em Espinosa. Maia: Castoliva, 1993. Mstica e Filosofia. Coimbra, 1990. "Do Conhecer ao Ser: Eleia frente Jnia Biblos 53 (1977) 115-124. "A compreenso de ser contra o seu esquecimento: llcidegger c Plato Biblos 55 (1979) 403-424. "Criticismo kantiano e pressupostos racionais da Ie religiosa'' Revista Portuguesa de Filosofia 37 (1981) 249-286. "A problemtica da linguagem religiosa frente t proclaniaso da morte de Deus" Biblos 57 (1982) 473-507. "Iluminismo e tradio do texto religioso em Espinosa" in M. B. Pereira et al. , Tradio e Crise. Coimbra, 1986, pp. 186-243. "Richard Simon e a histria crtica do texto bblico" Biblos 62 (1987) 151-165. "Natureza, sentido e liberdade em Kant" Revista Filosfica de Coimbra 1 (1992) 63-81. "Joaquim de Carvalho e Espinosa - Recordando Joaquim de Carvalho no Centenrio do seu Nascimento" Revista Filosfica de Coimbra 1 (1992) 309-319. "A Religio sob o ponto de vista filosfico" Revista Filosfica de Coimbra 2 (1993) 295-311. Um Humanismo aberto Transcendncia. Porto: Fundao Eng. Antnio de Almeida, 1993.

pp. 209-210

Revista FitusJea de Coimbra - n." 5 - vol, 3 (1994)

FICHEIRO DE REVISTAS
Agora - Papeles de Filosofia - Santiago de Compostela . 12/1 (1993): E. Lpez Castelln, Justicia y solicitud, dos paradigmas ticos (7-24); Salvador Giner, Una incierta victoria: Ia inteligencia sociolgica (25-36); A. Arifio Verd, Solipsismo y violencia o fraternidad? (37-54); M. Gonzlez Fernndez, El Octavius de Minucio Felix (55-68); L. Vega Renn , La encrucijada de Ia demostracin (69-85); Textos contemporaneos: J. W. Fernndez McClintock, La misin de Ia metfora en Ia cultura expresiva (89-124); Notas: L. Fernndez Moreno, Consideraciones en torno a Ia solucin tarskiana de Ia paradojas semnticas (127-135); C. Daz Otero, La crtica de T. W. Adorno a Ia teoria dei objeto de Husserl (137-151); M. T. Lpez de Ia Vieja, Kant y una dcada de filosofia moral en castellano (1979-1990) (163-173); F. Martnez Bouzas, Por qu tica? (A tica procura de ubicacin no ensino galego) (175-179). Analoga - Mxico. VII (1993), N 2: C. F. F. von Weizsicker, Las consecuencias polticas y morales de Ia ciencia (3-38); Manuel G. Serrano, Racionalidad comn (39-71); Carlos Pereda, Rigor se dice de muchas maneras (73-99); Alejandro Tomasini, Dos nociones de objeto en el Tractatus (101-114); Jos Andrs Bonetti , El idealismo prctico de Marx. Una lectura de ias Thesen ber Feuerbach (115-124); Lorena Velzquez, El concepto como signo natural. Una polmica acerca de Ockham (125-139); Benjamn Valdivia, Ockham: suposicin y ontologia (141-151); J. A. Garca Cuadrado, Aspectos gnoseolgicos de Ia suppositio naturalis de San Vicente Ferrer (153-167); Donald Felipe, La Bibiloteca de Santo Toms en Manila, Filipinas: una nota bibliogrfica sobre libros raros de filosofia, 1500- 1800 (169-188); G. R. Miln, Rquiem por Ia filosofia? (189-192). Convivium - Barcelona . N 5 (1993): Aurelio Rizzacasa, Per una riconsiderazione dei rapporto tra etica e politica ( 5-21); J. Ferrer , La utilitat com a objecte amable de Ia relaci (22-39); J. L. Arce Carrascoso, J. Habermas: La crtica de Ia razn interesada (40-62); Alasdair MacIntyre , Persona corriente y filosofia moral: regias, virtudes y bienes (63-80 ); Xavier Zubiri , Sobre el problema de Ia filosofa (81-98); Angel Castineira , Associaci estable versus uni social. La concepci de Ia societat en Nozick i Rawls (99-119); M . Escudero , El jardn de Ia ciencia ( 121-124); J. M.
Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol. 3 (1994) pp. 211-215

212

Revista Filosfica de Coimbra

Esquirol, Sobre la cuestin del mtodo en el debate Modernidad-Postmodernidad (125-131).

Dilogo Filosfico - Madrid. N 28 (1994) :


M. Garcia-Baro, Notas sobre conto plantear en Ia actualidad el problema filosfico de Dios (4-26); A. Tornos, Experiencia de Dios (27-41); Carlos Das, Ser filosofli y crevente (43-50); R. Rovira, Locke ante el argumento ontolgico. Textos v contentaria (51-69); P. Cerczo, Tias las huellas de lo .vagindo (En ntemorin de Isidro Munoz) (71-75); 1 Munoz irigucro, Vivir sin religicn. (lrt proyecto actual de vida (76-85); 1. Munoz Triguero, La c.risvencia religiosa. Sus componentes bsicos (86-92); 1. Murillo, Bibliogra/io provisional de Isidro Muiioz Triguero (93-94); I. Murillo, Situaeionesv concretas v hori,.onte nieta_%Lvico de la vida humana (95-97).

Discurso - So Paulo. N. 22 (1993):


S. Marton, Um extemporneo entre ns (1 1-14); Grard Lebrun, As Palavras ou os preconceitos da infncia (15-34); J. Mathiot, A Repblica segundo Hobbes: o Corpo ou a Razo? (35-61), Marilena Chau, Ser parte e ter parte: servido e liberdade na tica IV (63-122); F. Wolf, Trs figuras do discpulo tia filosofia antiga (123-152); P. E. Arantes, Hegel, frente e verso (153-165); P. Macherey, Sobre um tom irreligioso eni filosofia (167-182); J. A. Giannotti, Sobre a amizade (183-195); G. Gaston Granger, A cincia pensa? (197-204); B. Prado Jnior & M. J. R. Cass, A retrica da economia segundo McCloskey (205-221).

Educao e Filosofia - Uberlndia, MG, Brasil.


Vol. 6, N 12 (1992): Maria de Ftima Simes, Conforme as anlises das diversas constituies na Poltica pode-se falar de um conservadorismo de Aristteles? (7-14); Valria O. Oliveira, As condies de ensino da Educao Artstica nas Escolas Estaduais de 7 Grau (15-24); Maria L. C. Wortmann & Mansa C. V. Costa, A problemtica contempornea da cincia e do conhecimento: examinando ideias de Jean Ladrire (25-36); Leandro de Lajonquire, O legado pedaggico de Jean Itard ( A pedagogia: cincia ou arte?) (37-51); A. L. dos Santos, A filosofia do smbolo literrio (53-61); Rosa F. de Souza, Demandas populares pela educao tia Primeira Repblica: aspectos da Modernidade brasileira (63-70); E. F. Guimares, Quem o aluno da escola noturna? (71-82); L. R. Vieira, Educao e autoritarismo no Estado Novo (83-94); R. Goto, A letra na vida (95-106); T. A. Lara, Helenismo e cristianismo nas bases da cultura medieval (127-124); R. N. Fabbrini, O ensino da Filosofia: uma arte de multiplicao dos signos? (125-128); J. P. Cangemi & C. J. Kowalski, Existe hierarquia de significados em psicologia e nas disciplinas de sade mental? Observaes e comentrios (129-139). N. 13 (1993): P. Alcoforado, Roteiro para o estudo do Organon (9-3 1); N. C. Bandeira de Castro, Questes discursivas: retomando algumas consideraes (33-40) ; E. M. Machado Silva, Educao e trabalho: como a escola trabalha a questo do trabalho (41-46); M. Aparecida da Silva, A transposio do
pp. 211-215 Reviria Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol. 3 (1994)

Ficheiro de revistas

213

primado so sujeito ao primado do objeto: da histria do "absoluto" histria dos homens em suas relaes sociais de produo (47-59 ; N. M. H. Prestes, A educao, a razo e a autonomia (61-70) ; M. C. Santos, A percepo do belo (71-83); M. S. Pereira da Silva, Questes da prtica e da formao do profissional da educao (85-99); C. V. de Assis Dansa et al. , Atualizao ou reestruturao educacional? Concepo de educao e metodologia do projeto Educao para a Cincia/Uberlndia -MG (101-109); L. A. Penna, O estilo do ofcio (111-123); A. E. Reis et al., Histria da educao em Uberlndia: em busca das fontes (125-128) ; R. M. Fleuri, Educao popular e concepo de ser humano (129-134) M. G. Ferreira, Subsdios para a compreenso da base materialista-histrica da relao indivduo-sociedade (135-154); E. C. Martins, A filosofia da educao na actualidade (155-178); J. I. da Silva, Kierkegaard - pessoa e obra - biografia e filosofia (193-205); M. L. Melo Prais, A escola entendida como sistema social e o papel da superviso (207-214). Estudios Filosficos - Valladolid. XLII (1993): 121: N. Belloso Martin, Justicia, derecho y moral en Giorgio dei Vecchio (429- 450); M. Cabot, De Habermas a Adorno: sentido de un "retroceso" (451-478); L. Espinosa Rubio, Apuntes sobre Ia naturaleza en el neoplatonismo, el pensamiento cristiano medieval y Ia filosofa dei Renacimiento (479-50 1); J. D. Jimenez, B. Spinoza (1632-1677): La religin en el "Tractatus Theologico-Politicus"(1670) (503-527); J. Lopez Santamaria, A propsito de Alasdair Maclntyre: una propuesta polmica, Ia vuelta a Ia tradicin (529-538); J. L. Inquieta Etulain, transicin y cambio sociocultural en Ia regin cantbrica (539-562). Ethos - Buenos Aires. 19-20 (1991-1992): A. Gomez Robledo, Sobre Ia concepcin estoica dei derecho natural (11-18); M. Beuchot, Naturaleza humana y ley natural como fundamentos de los derechos humanos (19-28); T. Moinar, Cristianismo y civilizacin occidental (29-38); R. Calderon Bouchet, Montesquieu, idelogo de Ia aristocracia (39-58); G. Soaje Ramos, Notas sobre Ia experiencia en Ia doctrina dei Aquinate (59-78); A. Pithod, El trasfondo no-conciente de Ia vida moral (79-94); H. Pasqua, Amistad y vida social (95-104); M. L. Lukac de Stier, El bien supremo dei hombre en Ia doctrina hobesiana (105-116); M. C. Donadio Maggi de Gandolfi, Ravalorizacin contempornea de Ia razn moral - Ia razn moral en Stuart Hampshire (117-156). Filosofia - Turim. XLIV (1993): Fasc. III: Silvia Ferretti , Eternit e tempo in Plotino (371-392); Guglielmo Gallino, Lo spirito di seriet e l'ironia (393-432 ); Leonardo Lotito, Le radici romantiche della simbolica di Otto Weininger (433-456); Guido Morpurgo-Tagliabue, Ambiguit e semiosi (457-480); Renato Pallavidini , Estetica e politica in Rousseau : il sentimento come movente di critica al modello sociale dei "Bourgeois" (481-515).

Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol . 3 (1994 )

pp. 211-215

214

Revista Filosfica de Coimbra

Kriterion - Belo Horizonte, MG. XXXIII (1992):


N. 85: Nmero especial sobre Theodor W. Adorno. R. A. P. Duarte, Da filosofia da msica msica da filosofia: uma interpretao do itinerrio filosfico de T. W. Adorno (9-30); L. Waizbort, Estilo musical der liberdade (31-48); M. H. Barreto, Subjetividade e o novo na arte: reflexes a partir de Adorno (49-58); R. Musse, Anotaes acerca da relao entre filosofia concreta e filosofia especulativa na obra de T W. Adorno (59-70); M. Nobre, Da Dialtica do Esclarecimento Teoria Esttica (71-88), S. Kapp, Arquitetura moderna: paradoxos de unta utopia instrumental a partir de Adorno (89 108), Jos Henrique Santos, Elogio de Arthu, Versiani VeIlus^,, lundador da revi.rta k"riteriou (109-130). N. 86: Nmero comemorativo do 4 centenrio da morte de Michel de Montaigne (1592-1992): Srgio Cardoso, Villey e Starobinski: duas interpretaes exemplares (9- 28); N. Bignotto , Montaigne Renascentista (29-41); L. A. Alves Eva, O fidesmo ctico de Montaigne (42-59); F. Leopoldo e Silva, A referncia a Montaigne na concepo pascaliana de histria (60-76); T. de S. Birchal , Montaigne e a Modernidade (77-92); E. S. Muzzi, Os Ensaios de Montaigne ou a escrita nmade (93-99); E. P. F. da Mota Santos, Da razo que dorme (100-102); M. C. Diniz Peixoto, A produo do pensamento tia encruzilhada corpo/esprito (103-110). Anexo: Martin Heidegger, A origem da obra de arte ( trad . de Maria Jos Rago Campos) (111-133).

Vol. XXXIV (1993):


N. 87: Nmero especial de tica e filosofia poltica: H. C. de Lima Vaz, Plato revisitado . tica e metafsica nas origens platnicas (9-30); Marcelo Perine , "Phronesis": um conceito inoportuno? (31-55); Newton Bignotto, As transformaes da tirania (56-69); Jacob Rogozinski, Desconstruir a Lei? (70-94); W. Schmied-Kowarzik, O futuro ecolgico como tarefa da filosofia (95-107).

Manuscrito - Campinas, SP. XVI (1993):


N. 1: Kai Nielsen, Analytical Marxism as Critical Theory: a Theory in Crisis (5-36); Luiz H. de Arajo Dutra, Ceticismo e Filosofia Construtiva (37-62); A. P. Rao, Distributive Justice: a Third World Response to Recent American Thought (part 11) (63-127); M. R. Horenstein, The Question concerning Freedom in Kantian Moral Philosophy (129-151); B. H. Siater, Epsilon Identities (153-180); Rodica Ame], Antithetic Reason (183-205).

Pensamiento - Madrid. 49 (1993):


N. 194: C. Aranda Torres, Las figuras de Ia autoconciencia racional en Ia "Fenomenologa del espritu" de Hegel (177-200); J. L. del Barco, Del ocaso de Ia modernidad a Ia sensibilidad potmoderna (201-216); S. Vergs Ramrez, Comunicacin interpersonal y tica. Axiologa (217-238); W. R. Dars, El planteamiento autoritario platnico en moral (239-255); B. Arbaizar Gil, Certeza sensible y comprensin cartesiana del innatismo (257-272); M. D. Mateu Muriscot, Amor Ruibal o Ia nostalgia de los princpios metafsicos (273-291);
pp. 211-215 Revista FitosJica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

Ficheiro de revistas

215

N. 195: E. M. Borrego , Mstica yfilosofa en Plotino ( 353-369 ); G. Mayos Solsona, El problema sujeto -objeto en Descartes, prisma de Ia modernidad (371-390); J. M. Esquirol , El movimiento de Ia filosofia de Jan Patocka (391-406). Philosophica - Lisboa. 1(1993): Joaquim Cerqueira Gonalves, O estatuto das Humanidades - o regresso s artes (5- 12); Jos Barata-Moura, A objectividade como categoria filosfica. Subsdios para uma caracterizao (13-30); Viriato Soromenho Marques, Justia e sentido da Terra (31- 44); Jos Trindade Santos, Plato, Heraclito e a estrutura metafrica do real (45-68); Mafalda de Faria Blanc, Apresentao da metafsica de Malebranche (69-88); Isabel Clemente, O niilismo de Merleau-Ponty (113-122); Adriana Verssimo Serro, A imagem de Ludwig Feuerbach na literatura mais recente (1988-1993) (123-141). Revue Philosophique de Louvain - Lovaina. 91 (1993):
Aot 93: C. Troisfontaines, Prsentation du professeur Andr Motte (362-365); Andr Motte, Religion , posie et philosophie. Les Grecs et Ia qute du divin (366-382); James McEvoy, Amiti, attirance et amour chez S. Thomas d'quin (383-408); J. M. Aguirre Araa, Raison critique ou raison hermneutique? (409-440); Heinz Leonardy, lements pour une philosophie de 1'nseignement de Ia philosophie (441-458); A. Neschke- Hentschke , Une nouvelle tude sur ler platonisme antique (459-465).

Nov. 93: H. Pasqua, Matre Eckhart: 1 oubli de l 'tre et l'avnement de l intellect (535-547); Pablo da Silveira, Aristote, Maclntyre et le rle de Ia norme dans Ia vie morale (548-575); P. Kerszberg, La crise des sciences exactes comme amplification du monde (576-602); C. Troisfontaines, La critique de Schopenhauer dans "L'Action" (603-619); L.-A. Dorion, Aristote et Ia "theologia" (620-640); H. Pourtois, Reconnaissance morale et constitution de l'identit. (641-653).

Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol. 3 (1994)

pp. 211-215

RECENSES
Eusebius, Christianity & Judaism . Edited by Harold W . ATTRIDGE & Gohei HATA ( Studia Post-Biblica 42 ), E. J. Brill, Leida - Nova Iorque - Colnia, 1992, 802 p.
O palestino Eusbio de Cesareia (c. 265 - c. 339/40) - no confundir com o homnimo E . C. na Capadcia - tem lugar na filosofia por vrias razes. Discpulo de Panfilo, o mais erudito dos alunos de Orgenes , Eusbio autor de uma extensa obra ( talvez to profunda quanto a de Orgenes) versando a historiografia , a exegese, a filologia , a teologia ou a apologtica . Ela proporcionou - lhe, no seu contexto histrico - cultural particular, dar eco a um conjunto de problemticas determinantes de alguns aspectos nucleares da histria do pensamento Ocidental . J neste lugar tivemos a oportunidade de referir a importncia que atribumos aos primeiros sculos do Cristianismo , no que estes representam em termos de momento privilegiado para uma conjugao de duas culturas distantes das quais ainda somos herdeiros (cf. Rev. Fil. de Coimbra, 1, 1992, 193). De facto, para alm de Eusbio ser uma fonte de informao histrica , o seu envolvimento na polmica da definio do "homoousios "; a sua concepo historiogrfica (desenvolvida na Preparao Evanglica e na Demonstrao Evanglica ); a sua posio exegtica intermdia , de constituio origenista (entre o modelo alexandrino e antioqueno); ou as suas concepes teolgicas permeadas de algum arianismo (embora nunca tenha chegado a defender que o Filho fora criado a partir do nada , E. C. seguiu uma concepo hierrquica da Trindade , negando a igualdade, em dignidade, entre o Pai e o Filho ), impedem - nos de ignorar o seu legado para a incoao da cultura filosfica de raiz crist que ainda hoje nos informa. precisamente aos vrios aspectos da obra e do pensamento de E. C., no que diz respeito definio das origens do Cristianismo e do seu crescimento e expanso, s relaes com o Gnosticismo e com o Judasmo, ao contributo do autor enquanto apologeta e exegeta , e s relaes de Eusbio com o Imprio , bem como o seu legado, em geral, que esta obra colectiva se dedica de forma oportuna e bastante completa . Os seus dois editores (que fazem um til 'status quaestionis ' a p. 27- 49) congregaram em torno de si trinta colaboradores (canadianos, norte-americanos e japoneses ), com formao acadmica variada (histrica , teolgica, filosfica e filolgica) que de uma forma mais ou menos sistemtica vm, ao longo dos anos , estudado E. C. O produto desta associao (cujo historial feito pelos editores a p. 15-17), necessariamente irregular , concretiza-se nos trinta estudos publicados , numa bibliografia selecta (com ttulos que vo de 1808 a 1990), num ndice literrio e um outro, temtico e onomstico, bastante teis e pormenorizados. A bibliografia de E. C. tambm estudada (p. 33-39). Anote-se, porm, na bibliografia selecta (e sem querermos ser exaustivo) algumas omisses, que reputamos importantes: A. Weber, 1964: Arch. Ein Beitrag zur

Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol . 3 (1994 )

pp. 217-226

218

Revista Filosfica de Coimbra

Clhristologie des Eusebius von Cesarea , Roma; C . Curti, 1973: in Augustinianum 13, 483506; E. Places, 1982: Eusbe de Cesare Commentateur : Platonisme ei criture sainte, Paris; M. Simonetti, 1983 : in Rivista di Storia e Letteratura Religiosa 19 , 1- 44; B. H. Warmington , 1985: in Studia Patristica 23, 93- 8; F. S. Thielman 1987: in Vigiliae Christianae 41, 226 - 37; P. W. L. Walker , 1990: Holy City, fluir Places? Christian attitudes to Jerusalem and lhe Holv Land til the Fourth Centurv, Oxtord; etc. , evidentemente , impossvel dar aqui conta da totalidade dos estudos reunidos. Neni isso, alis, se pode pedir a uma Revista consagrada filosol ia. Comearemos por referenciar alguns dos captulos que mais directamente nos tocaram ou que nossa disciplina dizem respeito. Esto neste caso , primeiro , os contributos dedicados ao Gnosticismo ( designadamente o de Birger A. l'earson, especialista nessa arca , p. 291 e sg). Depois, os contributos to interessantes que estudam 1). C. como cxcgela - os de E. Ulrich ("The Old Testament of Euschius : ' l'he Hcritagc of Origen ") , de W. Mizugaki ("'Spirit' and 'Search ': The Basis o1' Biblical Hermencutics in Origen e s On First Principies" ) e de M . J. Hollerich (" Eusebius as a Polemical Interpretar of Scripture") -. Em todo o caso , preferimos voltar a nossa ateno para os seguintes domnios: o origenismo de E. C . ( que Ch . Kannengiesser tratou a p . 435 - 66): o carcter apologtico da Hist. Eccl., por A. J. Droge ( p. 492- 502); e o contributo de G. F. Chesnut , que tem para ns, talvez, o particular interesse de examinar o legado de E. C. em Orsio, presbtero hispnico do sculo v . ( Anote-se tambm uma referncia, a p. 691 , cronologia de Hidcio, Chronique , ed. Cerf , Paris , 1974).

B. A. Pearson oferece-nos um panorama acabado de como o gnosticismo hoje entendido , em particular aps as descobertas recentes de textos gnsticos copias e de Nag Hammadi . Depois de referir o modo como E. C. emprega o termo " gnostiks", examina as referncias por ele feitas a autores que hoje consideramos gnsticos , mas que, seguindo Ireneu e Justino Mrtir, Eusbio colocava antes sob o tpico genrico ou da heresia ou da "pseudonmou gnoseos ", e conclui de uma forma assaz crtica quanto ao valor de E. C. como autor documental ou fonte histrica do movimento . Com efeito , as descobertas arqueolgicas de textos intimamente ligados aos gnsticos permitem - nos hoje em dia pr de parte o testemunho dos autores cristos se quisermos uma informao mais despreconceituada sobre aqueles movimentos , sendo o seu testemunho apenas relevante para nos apercebermos do modo como o cristianismo e os seus intelectuais os viam. Ficmos convicto que esta alterao representar sem dvida algo mais do que uma mera mudana de perspectiva. O patrlogo Charles Kannengiesser investigou a insero intelectual de Eusbio na tradio de Orgenes, destacando em particular o paralelismo existente entre o criticismo bblico de Orgenes e a primeira obra historiogrfica de E. C . Trata - se, portanto, de um contributo para a determinao dos trs principais domnios em que essa herana se particulariza : a carreira de E. C . foi determinada pelo estudo de Orgenes; a sua preocupao apologtica , por isso , afim que se descortina em Origenes , quer nos mtodos quer nas finalidades quer mesmo no auditrio a que se destina ; E. C. pretendeu ser um telogo conservador de estirpe origenista . E, neste aspecto, o A. revelou-nos como a interpretao literal, predominante em E. C ., se intersecta com a influncia alegrica e tipolgica , possibilitando assim que este nunca tivesse afastado da sua obra histrica uma percepo espiritual, to nuclear num apologeta. Das dimenses apologticas da Histria Eclesistica tratou precisamente Arthur J. Droge , especialista nesse sector e docente na University of Chicago Divinity School. Digamos, desde j, que o interesse de E. C . neste campo se relaciona com o facto de ser sua convico que a verdade do cristianismo estava inextrincavelmente ligada histria; nesta ordem de ideias, Eusbio afastar-se - das ideias mais correntes sobre a histria, em
pp. 217 - 226 Revista FilosdJca de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994)

Recenses

219

particular as ligadas ao declnio da cultura , tendo aderido tese do seu progresso . Estamos perante uma "cronosofia ", tal como Krzysztof Pomian a caracterizou num estupendo contributo para a Enciclopdia Einaudi , se bem que , lamentavelmente , tenha ignorado o papel de Eusbio para essa topologia do tempo (cf. entre ns, o vol 29 da referida Enciclopdia , Lisboa, 1993). Droge comea por analisar o texto capital da HE (1. 2. 17-23) em que o processo histrico evolutivo nos aparece descrito pela primeira vez, para ser posteriormente desenvolvido na Preparao Evanglica (escrita entre 314 e 318, i. e., aps a perseguio de Diocleciano ). Mas o contributo deste estudioso tem sobretudo o mrito de haver precisado todo o carcter " revolucionrio " ( p. 499 ) da compreenso da histria em E. C ., facto que no pode ser elidido a crermos na resistncia que qualquer mudana de paradigma necessariamente provoca . Destarte , ligando-a a um passado abramico ininterrupto , reescrevendo a histria do paganismo e do judasmo e a mais recente, a das heresias , E. C. acaba por nos aparecer como um criador (" inventor") da histria , ou do seu uso ou aplicaes , no sentido em que ela controla o presente, prediz o futuro e legitima a autoridade de uma nova e velha "nao" (ethnos ), o Cristianismo, naturalmente . O autor no poderia ser mais claro ( p. 687 ): "The paradigm for writing a long narrative history had already been firmly set for the Greco - Roman world by Herodotus and Thucydides in the fifth century BCE. History dealt with wars and battles, with generais and kings, with political machinations and coups . It always assumed that the human actors in the historical drama were at the mercy of a force called fate or fortune which was higher even than the gods . Eusebius broke the old molds, biblical as well as Greco-Roman , and thereby created not only a new paradigm of historiography, the 'ecclesiastical history ', but broadned and liberated the perspectives of succeeding generations so that Christians could devise yet other paradigma , such as universal histories like that of Orosius (early fifth century ), and Christian tribal or national histories like Jordanes' (sixth century ) History of the Goths and Gregory of Tours' ( ca. 540- 549) Frankish History" . De facto , acrescentamos ns, a ideia bblica de criao tinha necessariamente de produzir uma secularizao na noo do tempo , paralela produo de uma cronologia linearizante . Sempre o tempo se traduz em sinais, da que, neste quadro, o autor destaque o seguinte ( p. 691): "The multiple parallel columns of the earliest part of Eusebius ' Chronicle, each column representing a major nation, converged by the end to only two columns : the Roman Empire and the Christian church. The Constantinian-Theodosian Christianized Roman Empire , the Gelasian theory of the two swords in the early Middle Ages, the medieval German ' Holy Roman Empire', the eleventh- and twelfth - century investiture controversy , and the United States Constitution ' s 'wall of separation between church and state' ali flowed from that basic image of two parallel lines, interpreting teir proper relationship in different ways" . Talvez no seja desprovido de interesse , este ponto , uma vez que , chegando - nos do sul , a nossa poca conhece como nunca a brbarie que pode resultar da confuso de uma inexistente dissociao entre as esferas da Igreja e as do Estado . Este saber do tempo tambm patenteia o poder na histria. Continuando com o propsito que enuncimos acima , passamos contribuio de G. F. Chesnut (Indiana University ). Este autor reconsidera o legado historiogrfico de E. C. nos historiadores eclesisticos , romanos e bizantinos . Deixemos estes de parte (Filostrgio , Scrates Escolstico , Sozomeno , Teodoreto de Ciro , Zacarias Retor), por bvias razes . A Histria Eclesistica foi dada a conhecer ao mundo latino pela traduo de Rufino (em 403), que foi porm editada com o acrescento de dois livros, que tratavam do perodo at Teodsio Magno (395). Ora, acontece que a influncia do paradigma historiogrfico eusbico nos aparece reformulada por Orsio, entre outros, aplicado a uma dimenso que , no caso do presbtero , pretendia ser universal . Vale a pena lembrar nesta
Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994) pp. 217-226

220

Revista Filosfica de Coimbra

altura que a historiografia crist se especificou fundamentalmente em tomo dos seguintes pilares : a Cidade de Deus de St' Agostinho (obra, entre ns ainda em curso de edio, na traduo de J. Dias Pereira ), a Histria contra os Pagos de Orsio, e a Histria Tripartida de Cassiodoro (c. 485- 580), que por sua vez combinava as contribuies dos j mencionados Scrates, Sozomeno e Teodoreto. Por vrias razes, ao compor a Cidade de Deus ( entre 413 e 426), Agostinho no podia ignorar o legado eusbico. No entanto, estes dois autores tm, da histria, concepes bastante dissonantes entre si, razo pela qual se pde ver na Cidade de Deus um ataque teologia da histria desenvolvida por E. C. quer na Histria Eclesistica quer na Vida de ('on.ctantino. Em concreto, o realismo antropolgico de Agostinho (vejam-se a dinmica das duas cidades e o realismo do pecado original ) leva-o a desenvolver o que eu chamaria (em alternativa crtica limitada leitura de Chesnut , que fala em termos de "a flat view of history", p. 695) uma concepo dialctica da histria. No sendo nem fatalista nem decadcntista como a dos seus predecessores lingusticos Salstio e Tcito, nem progressista, como era a de E. C., a concepo de Agostinho poderia considerar-se como ingenuamente liberal. A Cidade de Deus surgiu tambm como um "manual de sobrevivncia" (p. 696), tentando evitar que o mundo casse na barbrie , o que, evidentemente, E. C. no via, ao crer numa Roma Eterna. Como lembra Chesnut (p. 693): "In the first edition of his Ecciesiastical History (before 303) Eusebius seems to have believed that the total Christianization of the Roman Empire would eventually be completed by the power of Christian preching and Christian missionary zeal alone . No more was required of the Roman emperors than that they practice religious toleration and allow the Christians to evangelize. Probably even before the appearence of Constantine in 312, and certainly well before he was convinced that the emperor was a believing Christian (rather than just a sympathetic sun-worshiping ally), Eusebius saw as the end and goal of human history a humane, moral, highly civilized Roman regime, converted to Christianity by Christian teaching, and governing the entire inhabited world in peace" . esta ltima concepo que o presbtero Orsio (e no Paulo, como entre ns ainda se diz) retoma. Apesar de ter privado com Agostinho e de haver ( como ele mesmo nos diz, vd. p. 21 da trad. port.) sido por este impulsionado a escrever a Histria, no seu livro , to popular, no se reconhece a concepo de Agostinho, no que ela tem de mais rico. Sabemos que no momento em que Orsio comea a escrever, o Hiponense havia apenas redigido os primeiros dez dos vinte e dois livros que comporiam a obra . Orsio conhecia assim apenas os prolegmenos da Cidade de Deus. Parece natural, portanto , que ele tivesse bebido do espirito eusbico durante o curto perodo que passou na Palestina (415- 16). assim que, na linha de toda a tradio bizantina, ou seja, distintamente de Agostinho, o episdio da invaso e destruio de Roma por Alarico, nos aparece subestimado , e a teoria dos quatro reinos danielinos, embora ocidentalizada, aceite na defesa de uma Pax Romana . Entre ns, o prefaciador da Histria Contra os Pagos quis ver nesta diferena de cronosofias uma dupla perspectiva, teolgica (Agostinho ) e filosfica (a de Orsio). Nada mais equvoco porm. que no s toda a cosmoviso eusbica teolgica como o prprio regime romano ou a Pax Romana so, de facto, a antecmara do fim apocalptico. O tom reconfortante com que a Histria contra os Pagos termina no sinaliza qualquer deflao teolgica, mas uma outra concepo teolgica, certamente mais optimista no que toca avaliao dos seus necessrios fundamentos antropolgicos . que - e esta a principal lio que se retira desta ciso entre o autor africano e o hispnico - no h concepo da histria que no seja determinada pela imagem do humano, e hoje vale a pena lembrar isto, na nossa poca abafada por milenarismos acfalos. A concepo da histria da humanidade reproduz a imagem que se faz da existncia individual.

pp. 217-226

Revisai Filo.r/icn de Coirnbru - n. 5 - vol . 3 (1994)

Recenses

221

O estudo de Chesnut que recenseamos, ocupa-se ainda de Gregrio de Tours, que se aproxima da teologia augustinista de uma forma que Orsio no soube fazer, de Otto de Freising (sc. XII), muito menos augustinista do que primeira vista o ttulo da sua obra o faria prever (Histria das duas Cidades). O captulo termina com algumas exploraes interessantes no que diz respeito revivescncia de algumas dimenses eusbicas, como a imagem do soldado de Cristo ou a do monarca cristo ou a temtica da natureza da providncia divina. Em relao a este ltimo ponto, mais filosfico do que o anterior, o A. sublinha o esforo despendido por E. C. no ataque ao fatalismo pago recorrendo, para tal, definio tcnica de " acaso" por Aristteles (Phys. B S. 197 a). A Providncia aparece-nos aqui como o controle de Deus sobre os "acidentes" da Histria, designao que certos bizantinos (Scrates Escolstico, Sozomeno e Evgrio Escolstico) preferiram traduzir em termos de "kairs", o momento oportuno. Mas tambm neste ponto Agostinho representa um outro modelo. Para o A. esto portanto em causa duas alternativas: a de Eusbio, para quem a Providncia nos aparece em termos de manipulao divina de situaes ocasionais que aparentemente entram em conflito por forma a produzir padres de grande alcance histrico; e a de Agostinho, para quem a Providncia vista como um padro construdo a longo prazo segundo a forma determinstica causalefeito. Saber se esta alternativa, assim enunciada, pode colher, o que o A. no discute, e outra coisa, no menos difcil, saber se elas encontram equivalente acolhimento nos vrios modelos historiogrficos lembrados. O relevo particular que demos ao estudo de Chesnut permite-nos ficar com uma ideia do elevado valor deste grosso volume. Com poucas excepes, quase todos os contributos reunidos representam o que de mais avanado h no quadro dos estudos eusbicos. Recomenda-se, por isso, esta obra, a todos (historiadores, filsofos e telogos) interessados ou neste pensador e na variedade dos seus objectos mentais ou no perodo to decisivo em que ele viveu. O conjunto destes estudos, pela solidez da erudio que os sustenta, permitir- nos-o voltar ao passado de uma forma segura gizando a sua ultrapassagem. Sem estes relevantes contributos da histria, a filosofia seria um cego delrio, mas se o filsofo no souber ultrapass-la arrisca-se a tornar o seu discurso um puro vazio. Para os interessados, a ttulo de informao, no queremos acabar sem referir a existncia, entre ns, da Associao Internacional de Estudos Patrsticos (com sede em Paris) cujo Correspondente para Portugal actualmente o Dr. Alves de Sousa (cf. J. G. Freire, in Theologica, 18: 1985, 703). Mrio A . Santiago de Carvalho

BAXTER, Timothy M.S. The Cratylus, Plato's critique of naming. Philosophia Antiqua 58. (Leiden - New York - Kln: E. J. Brill, 1992).
O leitor dos dilogos platnicos deve estar preparado para as mais diversas supresas num gnero literrio nico na histria do pensamento ocidental. A esta diferena pertence o facto de o texto platnico no nos fornecer imediatamente teses platnicas. Da que quando falamos, genericamente, de uma filosofia da linguagem no Crtilo no estamos j a pensar numa reconstruo de uma filosofia da linguagem caracteristicamente platnica mas antes numa etapa anterior que deveria procurar reconstruir com a mxima coerncia possvel os fragmentos tericos analisveis no texto em apreo. A atribuio a este ou quele domnio disciplinar questo a reapreciar posteriormente. Isto no impede que se coloque logo de incio a questo de saber qual o tema central do dilogo. A resposta

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994 )

pp. 217-226

222

Revista Filosfica de Coimbra

a esta questo no to simples como pode parecer primeira vista. Consider-lo um dos primeiros documentos de uma filosofia da linguagem demasiado vago para os amantes do rigor filolgico . Indo letra do texto buscar a resposta encontramos a orlhotes ton onomaton como tema da discusso . As tradues oscilam entre a "justeza/correco dos nomes " e "justeza /correco das palavras". Se a traduo de onomaton por palavra demasiado vaga, a traduo mais corrente (" nomes" ) parecer ser demasiado restritiva. De facto, se lermos com ateno a segunda parte do dilogo - aproximadamente dois teros da obra - encontramos uma srie dc anlises tmdicionalmcntc tidas como etimolgicas de riais de cem palavras . Fnue elas encontramos os nomes de entidades to distintas como: deuses , heris, figuras histricas. rios, colinas, etc; designaes da divindade, homem , gua, razo , opinio, verdade, prazer, alegria, desejo, necessidade, etc bem como toda uma srie de palavras que designam actividades Como sublinha E. Heitsch , se usarmos a terminologia da gramtica tradicional que classifica as palavras de uma lngua em nomes, pronomes , artigos, adjectivos, verbos, numerais, advrbios, conjunes , preposies e interjeies verificamos que destas dez categorias de palavras o Crtilo contempla apenas trs : nomes , adjectivos ou verbos (Ernst Heitsch. "Platons Sprachphilosophie ira Kratvlos " in Hermes 1 13 (1985): 45). Se. pelo contrrio, usarmos uma terminologia corrente na lgica contempornea chegamos concluso que o texto platnico considera a questo da correco/ exactido apenas ao nvel dos nomes e predicadores . O facto de optarmos pelo termo designao no contribui, por si s, para o esclarecimento da questo . Este passa pela interpretao e articulao das trs partes do dilogo . Nesta tarefa uma das coisas mais difceis encontrar um lugar exacto para as etimologias que preenchem a segunda parte do Crtilo.

O texto de Timothy M. S. Baxter apresenta -se com a pretenso de oferecer uma interpretao global do Crtilo que integre como sua componente central a anlise desenvolvida na segunda parte do dilogo . Isto constitui , de facto, mais do que uma boa desculpa para acrescentar mais um ttulo j numerosa bibliografia sobre este dilogo platnico . Muitos dos estudos mais recentes concentram a sua ateno na primeira e terceira parte ignorando as etimologias . Porm , os problemas no se reduzem interpretao da segunda parte . Comeam logo na delimitao do tema em anlise, estatuto e lugar das teses em presena bem como no interesse do texto, na sua globalidade, como resposta s interrogaes expressas pelos interlocutores. No admira, portanto, que eminentes exegetas do texto platnico tenham avaliado o interesse e a qualidade deste dilogo das maneiras mais diversas . T. M. S. Baxter no pretende responder directamente a estes intrpretes mas apenas indirectamente apresentando uma interpretao do Crtilo que faa justia a todos os elementos integrantes do texto e que seja, ao mesmo tempo, suficientemente interessante para levar o leitor moderno a ler o texto platnico todo. Se o consegue ou no e em que medida algo que cada leitor de Baxter dever responder. Adiantaremos , desde j, que o seu texto aponta no sentido de tornar a leitura do Crtilo a um tempo mais imperiosa e muito mais exigente. No cap . 1, Baxter reconstri as teorias de Crtilo e Hermgenes, esboadas logo no incio do dilogo platnico . Fica em aberto a questo de saber se se trata de uma teoria meramente descritiva ou prescritiva da linguagem . Em qualquer dos casos , parece tratar-se de uma teoria geral da linguagem no sentido de que a reflexo a desenvolver se aplica a todas as lnguas e no apenas ao grego ( 9). Sublinhando o facto de Hermgenes ser apresentado como algum que gosta de discutir as mais diversas opinies , Baxter atribui-lhe um lugar mais central no dilogo do que muitas interpretaes em funo da fragilidade da perspectiva terica que lhe atribuida. A discusso entre Hermgenes e Crtilo permanece estril porque a compreeenso da linguagem de que ambos partem no lhes permite explicar a possibilidade do erro, do uso incorrecto da linguagem, da
pp. 217-226 Revista Filosfica de Coinihra - n." 5 - vol . 3 (1994)

Recenses

223

inexactido. Isto apesar dfe manterem posies diametralmente opostas: naturalismo e convencionalismo. Relativamente ao problema de Crtilo - como conciliar o Crtilo do Crtilo com os vrios testemunhos de Aristteles sobre Crtilo - Baxter acolhe, no essencial , a sugesto de D. J. Allan. Plato e Aristteles estariam a falar de diferentes etapas da vida de Crtilo. Supondo que este teria alterado as suas teses filosficas em pontos nucleares terminando num cepticismo radical. Assim, o Crtilo da juventude seria do Met. A 6 e o de r 5 o da velhice. Sendo assim, o Crtilo de Plato incluiria a dramatizao de uma figura histrica com alguma importncia na biografia platnica independentemente do facto de a relao mestre - discpulo ser aplicvel ou no (27-29). No cap. 2, Baxter reconstri a teoria socrtica no sentido de uma teoria prescritiva da linguagem. Neste sentido, as afirmaes nela contidas no devem ser criticadas pelos simples facto de no descreverem o modo como a linguagem funciona numa ou vrias lnguas naturais. Trata-se, portanto , de reflectir sobre os fundamentos de uma teoria da linguagem filosoficamente aceitvel. O que se procura um modelo que possa permitir uma re-avaliao das lnguas existentes , sob o ponto de vista filosfico . Baxter perguntase, neste contexto, pela razo que ter levado tantos leitores a ver no Crtilo um tratado sobre a origem da linguagem (42). Rejeitando a hiptese de Robinson - influncia da leitura epicureana - por falta de testemunhos inequvocos nesse sentido , inclina - se mais para ideia de que a prpria posio assumida no dilogo pela figura titular que leva muitos leitores a essa interpretao. Nomear e expor as etimologias so dois aspectos fulcrais de um mesmo saber tcnico, semelhante ao da medicina, baseado em princpios racionais (51). Por outro lado, Scrates no pretende ter conseguido mais do que uma compreenso mais exacta das opinies de Homero acerca dos nomes . Aqui, como sempre, a reserva perante a palavra escrita . Assumindo que o projecto do Crtilo pode ser adequadamente caracterizado como um ideal prescritivo Baxter interroga-se sobre a validade deste mtodo reflectindo acerca de algumas objeces possveis a uma teoria platnica da linguagem ideal (51-55). A teoria prescritiva reconstruida no cap . 2 no passa de um esboo preliminar como se pode depreender de Crtilo 391 a4-b2. Assim, a discusso etimolgica dos nomes gregos pode ser lida como uma tentativa de aplicao daquele esboo. Partindo deste pressuposto, Baxter procura, no cap. 3, precisar melhor os contornos da teoria socrtica contrastando as etimologias do Crtilo com a etimologia moderna (56-85). Um dos objectivos estratgicos deste captulo explicar o porqu da utilizao de dois mtodos diferentes para analisar as etimologias - o semntico e o mimtico - bem como a possibilidade de os integrar num mesmo saber acerca da correco dos nomes. Actualmente a etimologia representa um domnio da lingustica histrica e comparativa sendo praticamente ignorada ao nvel da lingustica geral . Os autores contemporneos no se cansam de sublinhar o carcter " respeitvel " das etimolgias modernas em contraste com a arbitrariedade e fantasia que dominam as etimologias do Crtilo. De facto, Baxter reconhece que a etimologia moderna , ancorada na lingustica diacrnica, no pode contribuir significativamente para iluminar o texto platnico (62). Contudo, no se furta tarefa de interpretar a parte descritiva do dilogo . No desconhece o facto de muitas das etimologias apresentadas no texto platnico parecerem ridculas ou arbitrrias ao leitor de hoje. Contudo, importa saber porque que Plato lhe deu tanto relevo preservando mais de uma centena . Se, como alguns querem , Plato pretendia apenas ridicularizar ou parodiar pensadores anteriores ou contemporneos seus seria interessante saber quem so os alvos da crtica platnica. Baxter reconhece que as vrias tentativas de responder a estas questes no tem conseguido reunir um consenso mnimo em grande parte porque no temos textos antigos que possam fornecer uma base suficiente para a
Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol . 3 (1994 ) pp. 217-226

224

Revista Filosfica de Coimbra

prtica da anlise de etimologias nas pocas clssica e pr-clssica (86). Apoiando-se muito na obra de V. Goldschmidt, Baxter tenta encontrar a reyposta que lhe parece mais satisfatria para a leitura deste trecho difcil mantendo sempre aberta a linha de continuidade com a primeira e a terceira e ltima parte (86-106). Um dos resultados importantes da anlise das etimologias que elas so um instrumento pouco seguro na busca do saber acerca das coisas . O que est em causa, nesta interpretao, c a pressuposio impensada de muitos poetas e sbios, de Homero aos Sofistas, de que a linguagem - neste caso, a lngua grega nas suas mais diversas configuraes, diz, de facto, como que as coisas realmente so.
Baxter no ignora a quantidade de problemas que se levantam neste contexto a comear pelos que se situam ao nvel da composiao do prprio texto do Cintilo. Por isso, no cap . 5, procura explorar algumas referncias a possveis alvos das etimologias (107-163). Seguindo a diviso das ctimologias em trs grandes grupos (nomes de divindades, nomes referentes ao domnio da pltp.cis, nomes que designam virtudes e vcios), depois de uma breve discusso do papel de Eutifron, Baxter analisa a funo das etimologias em Homero e nos filsofos-poetas, nos seguidores de Anaxgoras e Digenes sem esquecer os sofistas (Protgoras e Prdico). A hiptese de trabalho, como vimos, que Plato pretende criticar vrios representantes da cultura grega pelo facto de no terem compreendido correctamente a relao entre os nomes e as coisas designadas. Baxter tem conscincia de no ter conseguido produzir uma prova concludente mas contribuiu, de certo, para tornar mais plausvel a sua leitura. Finalmente, aborda no cap. 6, a refutao de Crtilo (164-183). Aqui interessa no tanto a discusso da aporia final, objecto de numerosos estudos quanto a articulao daquela com a anlise das etimologias.

O estudo de T. Baxter no conseguir convencer todos os leitores da justeza das suas sugestes de leitura. Mas poder contribuir para estimular alguns leitores no sentido de uma leitura unificada do texto platnico e, last but boi least, contribuir decisivamente para a generalizao da convico de que a leitura do Crtilo pode revelar-se relevante, sob o ponto de vista filosfico, para o leitor hodierno.
Antnio Manuel Martins

HARDY, L. & EMBREE, L. (Eds), Phenomenology of natural science. Contributions to Phenomenology 12 (Dordrecht/Boston/London: Kluwer, 1992) XIV + 301 pp.
A publicao deste volume considerada pelos seus editores como o sinal claro da emergncia de uma tendncia fenomenolgica no seio da filosofia da cincia praticada nos E .U.A. na sub-disciplina da filosofia das cincias da natureza. De entre os que se destacaram neste movimento, merece especial referncia A. Gurwitsch pelo trabalho pioneiro realizado nos anos 50. A ttulo simblico publica-se, neste volume, postumamente , um breve apontamento sobre Fsica e Fenomenologia (35-44) que constituiu o comentrio de Gurwitsch a uma conferncia homnima de Henry Margenau em 1943. Muitos dos trabalhos presentes neste volume colhem a sua inspirao no Husserl da maturidade muito particularmente na Crise das cincias europeias efenomenologia transcendental. Um denominador comum a estes trabalhos a procura de novas bases para repensar o realismo cientfico face aos dados mais recentes da investigao cientfica nos domnios da fsica e da biologia bem como aos desafios lanados pela nova filosofia da cincia.

pp. 217-226

Revista Filosfica de Coimbra - n." 5 - vol. 3 (1994)

Recenses

225

Lee Hardy, apresenta os traos gerais da concepo husserliana da estrutura bsica do conhecimento cientfico em A Ideia de Cincia em Husserl e na Tradio (1-34). Aceitando a caracterizao do projecto husserliano como uma epistemologia do tipo fundacionalista forte, L. Hardy rejeita as crticas correntes a este modelo de reflexo sobre o saber bem como a acusao de dogmatismo. Na Crise das cincias europeias Husserl fala do mundo de vida como fonte primordial da intuio cientfica . Por outro lado, o mesmo Husseri tem alguma dificuldade em explicar satisfatoriamente o hiato entre a criao da matemtica e a matematizao da fsica, inaugurada por Galileu . Henry Davis , em Mundo de vida enquanto mundo construido (45-69), explora algumas vias alternativas de tornar fecunda a categoria de mundo construido para uma reflexo fenomenolgica sobre a histria da cincia . Reflexo que pode mesmo vir a colocar em questo a explicao husserliana da gnese da fsica matemtica. Se H. Davis criticava a anlise husserliana por excessivamente intelectualista, J. J. Drummond , em Matematizao indirecta nas cincias fsicas (71-92), aceita os dados fundamentais da anlise husserliana na Crise . Partindo da caracterizao da cincia galilaica como " matematizao indirecta" das propriedades sensveis dos objectos, Drummond distingue trs etapas neste processo na fsica e considera os principais desafios lanados pela cincia contempornea a esta tese husserliana e epistemologia que lhe est subjacente . Porm , tambm Drummond est convencido de que se a concepo husserliana da cincia no puder prescindir , de todo, das noes de idealizao e formalizao , pluralidade definida, exactido na predizibilidade bem como da tese da identidade reconhecida entre os modelos cientficos e os resultados experimentais dificilmente poder ser considerada adequada face aos desenvolvimentos cientficos mais recentes . Contudo, Drummond conclui positivamente no sentido de que a obra de Husserl oferece outros recursos para reinterpretar os dados da cincia contempornea. Pierre Kerszberg continua ainda a explorar o mundo da Crise reflectindo sobre o ideal de exactido caracterstico do projecto husserliano ( Das essncias exactas e inexactas na cincia fsica moderna , 93-118).
Charles W. Harvey e J. D. Shelton procuram estabelecer os laos entre a Fenomenologia de Husserl e a ontologia das cincias da natureza ( 119-133). Estamos perante um exerccio analtico em que os autores pretendem mostrar as virtualidades do aparato conceptual husserliano designadamente no mbito da lgica formal e transcendental para a determinao do "status ontolgico" de objectos de uma teoria cientfica. Feitas as distines pertinentes , trata-se de ir pedir histria da cincia exemplos em que as categorias husserlianas possam ser relevantes para decidir sobre o que realmente e o que no .

John C . McCarthy explora igualmente as virtualidades da mereologia husserliana bem como a sua doutrina da intuio categrica em Husserl e a nova biologia ( 135-156). Objectivo principal seria ver at que ponto se pode ir na reinterpretao da categoria de forma de modo a torn -la utilizvel na compreenso da vida. Os autores que colaboram neste volume adoptam, de um modo mais ou menos claro, uma posio prxima do realismo cientfico sem, contudo, entrarem no debate directo das questes polmicas que lhe esto associadas . Halley D . Sanchez procura uma sada para o impasse gerado pelas polmicas mais recentes entre realistas e anti - realistas . O texto Realismo crtico e o debate do realismo cientfico (157-171) supe um conhecimento prvio das linhas gerais da querela e das alternativas mais conhecidas. Entre estas destacam-se o realismo interno de Putnam e a atitude ontolgica natural (NOA) de A. Fine. Sanchez considera - as insatisfatrias na medida em que nenhuma delas preserva os aspectos positivos do realismo e do anti-realismo. Por isso, o "realismo crtico" aqui
Revista Filosfica de Coimbra - n. 5 - vol . 3 (1994 ) pp. 217-226

226

Revista Filosfica de Coimbra

defendido se apresenta mais como uma tentativa de tornar inteligveis os dados essenciais da questo do que como uma terceira via face ao realismo e ao anti-realismo. Uma anlise interessante embora sumria de uma das grandes querelas do pensamento contemporneo.
O resto dos ensaios que integram este volume, da autoria de Langsdorf Heelan, Creese e Kockelmans , representam a variante hermenutica desta filosofia da cincia de raiz fenomenolgica . Assim, Lenore Langsdorf pretende reinterpretar a filosofia da cincia de T. S. Kuhn como um textualismo partindo da teoria do texto de Ricocur: Realismo e idealismo nu evplicatdo kuhniana da rineia (173-1 15). Alguns dos problentas aqui levantados so cruciais e requerem uni trabalho insano para se poder chegar uni pouco mais longe . A simples proposta de Langsdorf de ler a "natureza" como "texto" e o "mundo" como o lema dos projectos dos cientistas/investigadores bem como ;i concomitante compreenso do mundo como fonte multvoca de sentido n.`uv pode ser entendida seno como a atirmao genrica de unia inteno programaitica Patrick A. Heelan analisa em Um problema pr.r-moderno: a nora r'elev'nria do experimento (197-213) as possibilidades de reintegrar a cincia e a tecnologia na grande Tradio do Ocidente recuperando a dimenso poitica e criativa. Robert P. Creese continua na mesma rea reflectindo sobre O problema da experimentao (215-235) procurando integrar elementos colhidos na leitura dos 15-18 de Ser e Tempo. Explorando a analogia do teatro, Creese visa uma compreenso da experimentao como performance. No ltimo ensaio deste volume, Kockelmans faz uma anlise sumria das teses centrais de Lakatos, Kuhn e Kurt Hbner e sua aplicao na histria da cincia. O manancial de exemplos , como sempre, a histria da Fsica. Objectivo central deste ensaio e recolher alguns elementos que permitam delinear um esboo que possa contribuir Para uma teoria hermenutica da Histria da Cincias da Natureza (237- 264). Neste contexto, adquirem particular relevo as questes da objectividade e historicidade da cincia.

O volume termina com uma bibliografia ordenada cronologicamente dos principais textos de "fenomenologia " no mbito da filosofia das cincias da natureza (265-290).
Antnio Manuel Martins

pp. 217-226

Revista Filo .vjiea de Coi,nhru - n." 5 - vol . 3 (1994)

BOLETIM DE ASSINATURA
Assinatura anual 1994 (IVA includo): Portugal ........................................................ Estrangeiro ..................................................

3.000$00 4.000$00

Desejo assinar os nmeros relativos a 1994 da Revista Filosfica de Coimbra (n.s 5 e 6) Nome Morada Cdigo Postal Junto envio cheque n. Banco na importncia de $ , sobre o

pagvel ordem de Revista Filosfica de Coimbra.


Assinatura

Data

Enviar para: Fundao Eng. Antnio de Almeida Rua Tenente Valadim, 331 P-4100 Porto

* Contacte a Fundao Eng. Antnio de Almeida, se desejar adquirir nmeros anteriores.

Execuo grfica da TIPOGRAFIA LOUSANENSE, LDA. em Maro de 1994 Depsito legal n. 51135/92 Tiragem: 1000 ex.

You might also like