You are on page 1of 3

Colgio Marista de Carcavelos

Cincias Fsico-Qumicas 9Ano FICHA DE TRABALHO


NOME: N

2010/2011
Prof:Helena Felgueiras
Classif:________________________ ANO: TURMA: DATA:

No te esqueas de dar respostas completas e apresentar todos os clculos que efectuares. 1. Considera o circuito elctrico indicado na figura 1.

a) Esquematiza o circuito elctrico referido. b) Indica: - a fonte de energia; - os receptores de energia. c) Representa, por meio de uma seta, no esquema do circuito: - o sentido real da corrente; - o sentido convencional da corrente. 2. Considera os objectos indicados na figura 2-A. Um aluno pretendeu testar a condutibilidade elctrica destes materiais. Para isso, intercalou-os entre os terminais A e B do circuito indicado na figura 2-B. Constri um quadro no qual possas assinalar os materiais bons condutores e os maus condutores da corrente elctrica.

3. Num circuito constitudo por duas lmpadas de incandescncia (A e B), associados em srie a uma pilha seca, instalam-se trs voltmetros (V1, V2, V3), como se ilustra no esquema (fig.3).

a) Sabendo que as leituras dos voltmetros V1, V2 so, respectivamente, 9 V e 5 V, qual a leitura no voltmetro V3? b) Se a lmpada de incandescncia A fundir, o que acontece ao circuito elctrico? 4. Num circuito constitudo por duas lmpadas de incandescncia (X e Y), associadas em srie e uma pilha seca, instalam-se trs ampermetros (A1, A2 e A3), como se ilustra no esquema (fig.4).

Haver algum ampermetro cuja leitura da intensidade da corrente seja diferente? Justifica a tua resposta. 5. Considera os esquemas (X, Y e Z) e assinala o que corresponde a um circuito elctrico instalado incorrectamente.

6. Observa o circuito elctrico da figura

a) Esquematiza o circuito elctrico indicado. b) Completa as frases seguintes utilizando os termos: apagada(s) acesa(s)

srie

paralelo

A As lmpadas de incandescncia L1 e L2 esto associadas em ________. B Se o interruptor estiver aberto, as lmpadas de incandescncia L1, L2 e L3 esto __________. C Se o interruptor estiver fechado e a lmpada de incandescncia L1 estiver desenroscada, as lmpadas L2 e L3 esto _________. D Se o interruptor estiver fechado e a lmpada de incandescncia L3 estiver desenroscada, as lmpadas L1 e L2 esto____________. 7. Faz a converso das seguintes unidades:

8. Selecciona, entre as seguintes opes, a correcta. Apresenta todos os clculos que efectuares. 1- Um condutor hmico, com uma resistncia de 5 , apresenta um d.d.p. nos seus terminais de 200 V. A intensidade de corrente que atravessa o condutor : A 10 A B 20 A C 40 A D 80 A 2- A um fio com uma determinada resistncia, aplicou-se uma diferena de potencial de 3 V, tendo sido percorrido por uma corrente de intensidade 100 mA. A resistncia elctrica do fio : A- 3 B - 300 C 30 D- 5 3- Uma resistncia de 15 foi percorrida por uma corrente de intensidade 3 A. A diferena de potencial aplicada nos terminais da resistncia : A 15 V B 18 V C 30 V D 45 V

You might also like