You are on page 1of 4

SIMBOLOGIA E SIMBOLISMO DA MAONARIA

II COMO INTEPRETAR OS SMBOLOS E ALEGORIAS MAONICAS

A Loja Manica no um lugar de psicanlise, onde cada qual interpreta os Smbolos como lhe aprouver. Esta a resposta que damos aos que afirmam que os Smbolos Manicos so interpretados subjetiva e livremente, isto , licenciosamente. tambm a resposta aos que afirmam que as Colunas Vestibulares so os rgos sexuais masculino e feminino, que o Esquadro e o Compasso unidos representam o coito, que a letra C alude ao rgo gerador masculino. Geralmente h autores de livros que defendem ou copiam tais bobagens, como h aqueles que, por nada entenderem de Maonaria, defendem a licenciosidade de interpretao dos Smbolos. So ignorantes, desconhecem a Histria, as Filosofias (e muitos se dizem filsofos e chegam a fundar agremiaes ditas filosficas). Falam talvez, mas os seus discursos no passam de generalidades pueris bem tramadas, como na ttica usada por espertas cartomantes. Vejamos, em primeiro lugar, o que simblico. A palavra deriva do grego synbalon que traduzida para um portugus mais coloquial smbolo. O prefixo syn j revela conjunto, reunio. Todo smbolo, seja convencional, histrico ou tradicional, representa geralmente uma reunio de idias ou princpios, quando no signifique uma s idia ou expresso. importante assinalar que o Smbolo Manico sempre ideolgico e no simplesmente ideogrfico. O Smbolo Manico se distingue por sua universalidade e como expresso de idias pacificamente aceitas pela humanidade civilizada. Por conseguinte, o Maom no deve particularizar o Smbolo a seu gosto. Todo Smbolo Manico de comunicao nos mbitos da Sublime Instituio, ainda que, por motivos histricos, no seja originrio da Maonaria, mas tradies morais profanas. Assim, o Maom licencioso prejudica a comunicao universal. Obreiro pernicioso e vaidoso, ainda que invoque a liberdade de opinio a seu favor, a sua falsa maneira de defender-se e de impor as suas inventivas pessoais.

SIMBOLOGIA E SIMBOLISMO DA MAONARIA


Ainda, todo Smbolo Manico requer interpretao coerente, lgica, e inspiradora de lies morais. Dissemos inspiradora, porque iniciao inspirao e no simples ensinamento ou pregao. Muitas vezes a interpretao universal profana pode na Maonaria tornar-se complexa, isto , toma outros sentidos alm do original. Isso graas aos autores Maons chamados clssicos. Tal complexidade se converte em tradio manica e passa aos Rituais. preciso, porm, que subsista uma conjuno perfeita de sentido moral ou razes da Histria e da Evoluo do Pensamento e das verdades superadas, ou melhor, daquilo que no mais verdade. Vejamos, por exemplo, o que aconteceu com a letra G, do Grau de Companheiro. Quando surgiu a Maonaria Especulativa, ela significava somente GEOMETRIA, a cincia de origem egpcia considerada pelos filsofos gregos como base Moral e da Filosofia. Alias, os antigos Pedreiros livres falavam de Boa Geometria como base do comportamento moral e profissional (v. Poema Regius). Voltando aos antigos gregos, os seus filsofos basearam na Geometria a Ordem, Equilbrio e Harmonia do Universo. Citemos, agora, o catecismo do ano de 1730, conforme as rigorosas pesquisas da Loja Arte Quatro Corados em velhos Rituais (v. Bernarde E. Jones, em Freemason Guide and Compedium, pg. 299 a 301): - Why was you made a Mason? - For the sake of the Letter G. - What does it signifye? - GEOMETRY - Why GEOMITRY? - Because it is the Root and foundations of all Arts and Sciences. A est a letra G com o significado original de Geometria, a quinta cincia, havida como o caminho e a base fundamental de todas as artes e cincias. Realmente, na escalada das Artes Liberais e no trivium et quadrivium a Bocio (470 a 525, m. ou m., de nossa E:.V:.), a Geometria era a quinta arte da srie de sete muito antes e remotamente adotada pelos greos e outros povos: GRAMTICA, RETRICA, (ou Dialtica), LGICA, ARITIMTICA, GEOMETRIA, MSICA e ASTRONOMIA.

SIMBOLOGIA E SIMBOLISMO DA MAONARIA


As quatro ltimas cincias constituam a MATEMTICA. Da, esta outra lio do Grau de Companheiro, da mesma poca: - Why was made a Felow-Craft? - For the Sake of the letter G. - What does that G denote? - Geometry or the Fifth Science. Nos dois exemplos vemos que o Maom ou Companheiro (Felow) era Iniciado por devoo letra G. J no mesmo sculo (XVIII), a imaginao de Maons comea a acrescentar ao original outros significados. Eis um exemplo do ano de 1766: - Why was Made a Fellow-Craft? - For the sake of the letter G, wich is inclused in a Great Light. (A Grande Luz a Blazing Star, de seis pontas.) - What does the G denote? - GLORY, GRANDEUR and GEOMETRY, or the Fifth Science, Glory for God, Grandeur for the Mster of the Lodge, and Geometry for the Brothers (Glria para Deus, Grandeza para o Venervel e Geometria para os Irmos). Afirma-se, de acordo com escritos por volta de 1730, bem antes do exemplo referido, que em algumas Lojas se adotava esta lio: - When you came into the middle, what did you see? - The Resemblance of the letter G. - Who doth that G denote? - One Thats greater than you. (ortografia original.) - Whos greater than I, that am a Free and Accept Mason, the Mster of the Lodge? - The Grand Arquitect and Contriver of the Universe, or He that was taken up to the Top of the Pinacle of the Holy Temple. Ento, chegado ao Meio (ou meia-dia), o Maom v a letra G a representar algo de grandeza muito maior, sumamente maior do que aquela

SIMBOLOGIA E SIMBOLISMO DA MAONARIA


de qualquer Irmo; o Grande Arquiteto do Universo e Construtor de todos os mundos. A se reproduziram, por conhecimento, imitao ou sugestes, as idias de Plato (420-347 a. C.), na sua obra Timeu (VI, 29, 30, VIII, IX, 34-37), onde o filsofo, discpulo de Scrates e seguidor, em parte, de Pitgoras, identifica o GRANDE GEMETRA, O MAIOR EM BONDADE, QUE CRIOU A OBRA MAIOR DE TODAS. E como ele criou o Universo? Responde o filsofo: Ordenando o Caos, por formas (Geometria) e nmeros. Por sua vez, Aristteles (384-322 a. C), em sua obra Do Cu (1/10, 380), analisando as idias platnicas, afirmou: Fala-se da criao do mundo, de modo anlogo aos gemetras. Provamos, assim, que o Simbolismo Manico no uma inveno arbitrria. Suas bases tambm se assentam no profundo conhecimento da Histria da Filosofia. Por isso mesmo sustentamos que o Maom pouco versado nas cincias ou mal-informado no deve abalanar-se a ensinar Maonaria. Os Smbolos, todavia, instruem os leigos e constituem a sntese do conhecimento humano (Gnose), atravs da Histria. Eis a est interpretao da letra G deste a sua gnese e seu desenvolvimento como exemplo. Luiz Gusmo. . - M..M..

You might also like