You are on page 1of 18

Microfones Parte 2

Compilado por: Eng. Adriano Luiz Spada Attack do Brasil

20- Diagrama Polar (Diretividade)


Sem dvida uma das caractersticas mais importantes dos microfones o seu padro de captao tridimensional. Os microfones possuem diferentes respostas de freqncia e amplitude conforme a direo da fonte geradora de udio. Para direo frontal cpsula do microfone temos a denominao de eixo, sendo que esta direo representa o ngulo 0 (zero grau), para a parte posterior temos a denominao de ngulo de 180. O fator diretividade deve ser extremamente levado em conta na hora de escolher um microfone para determinada finalidade, pois caso contrrio os problemas aparecero. Observe a figura 22 para melhor entender os ngulos de captao.

Figura 22 ngulos de Captao

20.1- Omnidirecional (Todas as Direes - Omni em latim significa todos)


Os microfones omnidirecionais so transdutores de gradiente de presso que expem apenas a parte frontal da cpsula fonte sonora. Eles so capazes de captar o som de todas as direes, apresentando semelhante amplitude no nvel do sinal de sada quando excitado em qualquer ngulo. Cobrem 360 e captam o mximo som em todo o ambiente. Sua sensibilidade bastante alta e necessitam estar muito prximos da fonte sonora para no captarem sons indesejveis, principalmente em aplicaes ao vivo. So indicados quando utilizamos apenas um microfone para captao em festas, orquestras, corais, etc. Os microfones omnidirecionais so extremamente susceptveis a realimentaes, ou seja, microfonias, por isso sua utilizao deve ser bem projetada (casos especficos), caso contrrio haver muitos problemas. O formato de captao omnidirecional encontrado em microfones de lapela, muito utilizados para captao de oradores, pois mesmo com a mudana de lugar da fonte geradora (quando o orador vira a cabea) a resposta do microfone continua sendo a mesma. A figura 23 ilustra o tipo de captao omnidirecional.

21

Figura 23 Captao Omnidirecional Para freqncias muito altas h uma tendncia captao maior pela parte frontal, mas na maioria das aplicaes podemos tornar irrelevantes essas diferenas. A figura 24 apresenta um exemplo (modelo apenas ilustrativo) de grfico de padro polar conforme trazem atualmente os manuais de microfones. Observe a diferena existente na captao (sensibilidade) em funo do ngulo e da freqncia captada.

Figura 24 Exemplo Padro Polar Omnidirecional Na figura 24 podemos interpretar que para freqncias at 1kHz este microfone totalmente omnidirecional. Para freqncias prximas de 5kHz, na faixa de 45 e 315 tem incio uma diminuio de

22

sensibilidade, em 90 e 270 temos uma queda de aproximadamente 3dB (cada diviso tem 5dB), em 120 e 240 queda de 5dB e em 165 e 195 uma queda de aproximadamente 8dB. Para freqncias ainda maiores 8kHz temos uma queda um pouco maior nos mesmos ngulos de captao citados para freqncia de 5kHz, alm de termos para ngulos prximos a 180 uma queda de mais de 10dB na sensibilidade. Observe que com o aumento da freqncia houve sim a reduo de sensibilidade em determinados ngulos de captao, porm no so redues to elevadas e somente ocorrem para altas freqncias, por isso a utilizao deste microfone deve ser muito bem analisada, caso contrrio surgiro muitos problemas mais tarde.

20.2- Direcional (Unidirecional Compreende a Famlia dos Cardiides)


Sua caracterstica principal captar o som vindo de uma nica direo, por este motivo respondem melhor aos sons situados num ngulo de menos de vinte graus de cada lado da direo que esto apontados (no eixo). Este tipo de microfone possui grande sensibilidade aos sons vindos da frente da cpsula, e muito pouca sensibilidade aos sons vindos das outras direes. Dentro do padro de captao direcional podemos encontrar algumas variaes. So elas: cardiide, supercardiide, hipercardiide e ultradirecional (tambm chamado de shotgun). A) Cardiide: Possuem este nome porque sua curva de resposta tem a forma de um corao. Este tipo de microfone responde melhor aos sons vindos da frente (0), sendo que os sons das laterais so captados com pouca intensidade e a 180 a sensibilidade ainda mais baixa. Sua utilizao indicada para lugares de muito barulho ou para evitar a reverberao em ambientes fechados, tambm quando queremos um controle da diretividade, que o caso de quando temos vrios instrumentos em um determinado ambiente e queremos captar um a um individualmente, dessa forma necessitamos o mnimo vazamento de sons entre eles. Os microfones cardiides so preferidos quando so utilizados monitores (caixas de retorno), pois estes possuem mais imunidade a realimentao (feedback). Atualmente so os mais vendidos, pois so de fcil utilizao e possuem boa rejeio a microfonias, ou seja, eles so uma espcie de multiuso. O ngulo de cobertura para os microfones cardiides de 131 a -3dB, e a relao entre som direto e som ambiente chega a 33%. O microfone cardiide possui dois caminhos para o som percorrer at o diafragma: um pela frente e outro pelas aberturas laterais. Quando a fonte sonora est localizada no eixo do microfone (on-axis), ou seja, com ngulo de incidncia 0, o som que entra pela frente chegar sempre antes do que o som que entra por trs, pois este atravessa um caminho mais curto. Para sons gerados na parte traseira (180) do microfone, os dois sons que chegam ao diafragma so opostos e iguais, isto quer dizer que os dois sons possuem a mesma amplitude mas sentidos opostos, por isso ocorre o cancelamento. A figura 25 ilustra como ocorre o processo nos microfones cardiides.

Figura 25 Funcionamento Cardiide Observe que para incidncia em 0 o caminho que o som tem que percorrer pela parte traseira maior do que pela parte frontal e tambm temos a resistncia acstica que atrasa ainda mais o som que incide pela parte traseira. Dessa maneira o som frontal e traseiro chegam em tempos diferentes ao diafragma e com isso no se cancelam. Para sons que tem a incidncia em 180, a resistncia acstica faz com que o som vindo da parte traseira chegue ao mesmo tempo no diafragma que o som frontal, dessa forma ocorre o cancelamento. Na construo do microfone tomado extremo cuidado para assegurar que os caminhos pela frente e por trs fiquem iguais para o caso de sinais que incidam a 180 do eixo (parte traseira). A estrutura de um microfone cardiide muito mais complexa do que um omnidirecional, pois h a necessidade de tomar um cuidado especial no projeto do caminho por trs para que o cancelamento de fontes que incidam a 180 seja uniforme na maior banda possvel de freqncias. A figura 26 exemplifica o tipo de captao cardiide.

23

Figura 26 Captao Cardiide Como podemos observar para o microfone cardiide temos o ngulo de maior rejeio em 180, o que faz com que a melhor posio para utilizao de monitores seja exatamente na posio traseira do microfone, ou seja, a 180. A figura 27 exemplifica o ngulo de cobertura, a melhor posio para utilizao de um monitor e tambm a queda de sensibilidade em funo do ngulo de captao.

24

Figura 27 Cobertura, Captao e Posio Monitor para o Microfone Cardiide Na figura 27 observamos que o ngulo de cobertura para o microfone cardiide de 131, mas veja que para este ngulo considerado o ponto de queda de 3dB. Outro aspecto importante a forma de colocao de monitores atrs do microfone em virtude da forma de captao, pois nesta posio possui a menor sensibilidade e com isso o menor problema de realimentao (microfonia). O ponto X identifica o ngulo de menor cobertura que para o microfone cardiide ocorre em 180. A figura 28 apresenta um exemplo de diagrama polar de um microfone cardiide (exemplo apenas ilustrativo). Observe as variaes de captao (sensibilidade) em funo do ngulo e da freqncia captada.

Padro Polar
LEGENDA
200Hz 1kHz 5kHz 8kHz

ESCALA DE 5 DECIBIS POR DIVISO

Figura 28 Exemplo Padro Polar Cardiide No exemplo apresentado na figura 28 podemos observar que para freqncias muito baixas ocorre um aumento da sensibilidade na parte traseira do microfone, j para freqncias muito altas ele tende ao padro

25

supercardiide criando um lbulo de maior sensibilidade em 180. Mas apesar destas pequenas variaes em funo da freqncia a sua maior sensibilidade est voltada toda ao campo frontal. Um aspecto muito importante que o microfone cardiide possui um alcance maior do que um microfone omnidirecional, dessa forma pode ser utilizado a uma maior distncia da fonte sonora se comparado ao omnidirecional, ou seja, possui um fator de distncia maior. Os microfones cardiides so ideais para captaes em lugares que possuam muita reverberao, ambientes mais ou menos barulhentos e qualquer situao que necessite que os sons vindos de trs no sejam captados, ou captados muito pouco. A atenuao dos sons provenientes da parte de trs da ordem de 20 a 25dB. A figura 29 apresenta um exemplo de microfone cardiide medido em 0, 90 e 180. Observe que a rejeio em 180 da ordem de 20 a 25dB como falado anteriormente, isto para a faixa de freqncias mdias, mas a ao tipo cardiide diminui tanto para freqncias muito baixas quanto para freqncias muito altas.
0

-5

90

Nvel Relativo (dB)

-10

-15

180

-20

-25

125

250

500

1kHz

Freqncia (Hz)

2kHz

4kHz

8kHz

16kHz

Figura 29 Exemplo Curvas de Captao para o Microfone Cardiide B) Supercardiide: O padro supercardiide tambm uma variao dos microfones direcionais, porm possui um ngulo de cobertura menor que o cardiide, ou seja, uma diretividade maior. Os microfones supercardiides apresentam caractersticas bem parecidas com os cardiides mas com maior sensibilidade aos sons vindos da frente, captando um pouco mais os vindos de trs. O ngulo de cobertura para os microfones supercardiides de 115 no ponto de -3dB, sendo que a rejeio de sons vindos da parte traseira chega a 12dB e a relao entre som direto e som ambiente chega a 27%. O ngulo de maior rejeio ocorre em 126. Este microfone utilizado para gravaes a longas distncias e captaes onde procura-se diminuir bastante a interferncia de sons ou barulhos ambientes, tambm quando estamos captando fontes sonoras muito prximas e queremos a menor interferncia de uma na outra, o microfone supercardiide torna-se uma boa opo, j em casos mais extremos de distncia e ngulo de cobertura a melhor opo o microfone hipercardiide. O supercardiide uma boa opo para captao de percusso e voz. A figura 30 exemplifica a forma de captao supercardiide.

26

Figura 30 Captao Supercardiide Observe na figura 30 que o microfone supercardiide possui uma maior sensibilidade aos sons vindos da parte frontal (mais direcional), com isso possui um maior alcance, mas tambm uma menor rejeio aos sons vindos da parte traseira, isto quando comparado com microfone cardiide. A figura 31 exemplifica o ngulo de cobertura, a melhor posio para utilizao de um monitor e tambm a queda de sensibilidade em funo do ngulo de captao para o microfone supercardiide.

27

Figura 31 Cobertura, Captao e Posio Monitor para o Microfone Supercardiide Na figura 31 podemos observar que o ngulo de cobertura para o microfone supercardiide de 115 em 33dB. A forma de colocao de monitores deve ser exatamente nos ngulos marcados com X no microfone, pois esta posio possui a menor sensibilidade e com isso o menor problema de realimentao. O ponto X identifica o ngulo de menor cobertura que para o microfone supercardiide ocorre em 126. Na figura 32 apresentamos um exemplo de diagrama polar de um microfone supercardiide (exemplo apenas ilustrativo). Observe as variaes de captao (sensibilidade) em funo do ngulo e da freqncia captada.

Figura 32 Exemplo Padro Polar Supercardiide Na figura 32 podemos observar o padro supercardiide, o qual cria um lbulo de maior sensibilidade em 180. Mas apesar desta pequena variao de captao no ngulo de 180 a sua maior sensibilidade est

28

voltada toda ao campo frontal, o que faz deste ser um microfone mais direcional que o microfone cardiide e com isso possuir tambm um maior alcance. C) Hipercardiide: Microfones hipercardiides so altamente sensveis aos sons frontais, e com uma sensibilidade menor do que os microfones supercardiides aos sons vindos da parte de trs. O motivo deve-se ao fato do hipercardiide possuir as aberturas posteriores maiores que no supercardiide, o que faz o diagrama polar ser tambm mais estreito. Para captao com preciso de uma fonte sonora deve ser apontado com bastante preciso para no pegar sons indesejveis. Em ambientes reverberantes originam perdas de definio graves e coloraes indesejveis nas vozes. O ngulo de cobertura para os microfones hipercardiides de 105 em -3dB, sendo que a rejeio de sons vindos da parte traseira chega a 6dB e a relao entre som direto e som ambiente chega a 25%. O ngulo de maior rejeio ocorre em 110. Quando queremos captar vrias fontes sonoras muito prximas umas das outras o microfone hipercardiide um bom caminho, pois seu ngulo de cobertura mais estreito que o supercardiide evita que uma fonte gere muita interferncia sobre a outra, com isso temos os sons de cada fonte sendo captados mais limpos, principalmente se for a maior distncia. A figura 33 exemplifica a forma de captao hipercardiide.

Figura 33 Captao Hipercardiide Observe na figura 33 que o padro de diretividade hipercardiide possui um alto ganho na regio frontal (no eixo), o que proporciona como j falamos a captao de fontes sonoras individuais de uma forma bastante eficiente. A figura 34 ilustra o ngulo de cobertura, a melhor posio para utilizao de um monitor e tambm a queda de sensibilidade em funo do ngulo de captao para o microfone hipercardiide.

29

Figura 34 Cobertura, Captao e Posio Monitor para o Microfone Hipercardiide Observe na figura 34 que o ngulo de cobertura de 105, ou seja, mais diretivo que o supercardiide. A melhor posio para colocao de monitores novamente dada pelo ponto X, pois neste ponto temos o ngulo de menor sensibilidade e conseqentemente menor possibilidade de realimentao. Na figura 35 apresentamos um exemplo de diagrama polar de um microfone hipercardiide (exemplo apenas ilustrativo). Observe as variaes de captao (sensibilidade) em funo do ngulo e da freqncia captada.

Figura 35 Exemplo Padro Polar Hipercardiide No exemplo apresentado na figura 35 observamos o padro hipercardiide, o qual cria um lbulo de maior sensibilidade em 180, pouco maior que o supercardiide. Porm apesar desta pequena variao de captao no ngulo de 180 a sua maior sensibilidade est voltada toda ao campo frontal, sendo o seu ngulo

30

de cobertura menor do que o supercardiide (105). Dessa forma este microfone mais diretivo e com isso possui um maior alcance do que o supercardiide. D) Ultradirecionais ou Shotgun (espingarda formato do cano da espingarda): Com a necessidade de captao em longas distncias (mais de um metro) surgiu tambm necessidade de termos ngulos de cobertura extremamente estreitos (30 a 60). Isso fez com que fosse criado um microfone no apenas com cancelamentos na relao frente-costa, mas com interferncias de fase. Na construo utiliza-se um tubo (20 a 40 cm de comprimento) com cortes transversais fixado frente da cpsula (pode ser cardiide, supercardiide ou hipercardiide). Estes cortes do origem a um labirinto para o som chegar at cpsula, neste labirinto cada caminho possui um comprimento diferente (diferentes impedncias acsticas), e desta forma sons que incidirem no eixo do microfone so amplificados e sons gerados nas laterais so cancelados, pois entram pelas ranhuras, vo ao labirinto e depois chegam cpsula em tempos diferentes. Isto acontece porque sons que entram pela parte frontal sofrem interferncias construtivas e com isso aumentam a sua diretividade. A eficincia da diretividade est ligada freqncia e comprimento do tubo, pois quanto menor a freqncia, maior o seu comprimento de onda e maior dever ser o tubo para ocorrer de forma eficaz o cancelamento das freqncias vindas das partes laterais. Dessa forma, para freqncias mais baixas este microfone se comportar segundo ao padro polar da cpsula que est sendo utilizada, e somente para freqncias mais altas que aparecer o efeito do tubo, tornando assim o microfone mais direcional do que um hipercardiide. A figura 36 ilustra um exemplo de microfone shotgun da Sennheiser, modelo MKH70.

Figura 36 Exemplo Microfone Shotgun Sennheiser Modelo MKH70 O modelo apresentado na figura 36 trata-se de um microfone shotgun longo (tubo longo), por este motivo o efeito dos cancelamentos de fase funcionam para freqncia ainda mais baixas do que em um shotgun curto, dessa forma torna-se ainda mais diretivo. A figura 37 apresenta um exemplo de diagrama de padro polar para um microfone shotgun.

31

Diagrama Polar Microfone Shotgun


180 150 210 150 180 210

120

240

120

240

90

270

90

270

60

300

60

300

30 0

330

30 0

330

250Hz 500Hz 1000Hz


20.3- Bidirecional

2500Hz 6300Hz 10000Hz

Figura 37 Exemplo Padro Polar Microfone Shotgun

Os microfones bidirecionais so os que captam o som de duas direes opostas, na frente (0 do eixo) e atrs (180 do eixo), rejeitando sons provenientes das laterais a 90 e 270. Este microfone muito conhecido como figura 8, este nome deve-se ao formato de captao em forma de um oito. A construo deste tipo de microfone feita da seguinte forma: Para microfones de fita: podem ser construdos igualmente abertos pela frente e pela traseira do diafragma, assim as presses sonoras vindas iguais pela frente ou por trs produzem deslocamentos idnticos, mas em sentidos opostos, j presses vindas pelas laterais exercero fora igual nos dois lados da membrana, que dessa maneira permanecer parada. Para outros tipos de transdutor: utilizam-se duas cpsulas cardiides iguais, sendo colocada uma de costas para a outra (opostas fisicamente) e com polaridade invertida. Todos os sinais vindos pelas laterais iro incidir nas duas cpsulas com a mesma amplitude e sero cancelados. Para sinais vindos da frente de uma das cpsulas, incidiro na outra com muito menor amplitude, o que diminuir muito os cancelamentos. A figura 38 ilustra como funciona a captao do microfone bidirecional.

32

Figura 38 Captao Bidirecional O percentual de captao de som ambiente segue o padro do microfone cardiide, ou seja, 33%. A utilizao do microfone bidirecional est ligada a programas de entrevistas, estdios de gravao, gravao de dois cantores simultaneamente, etc. Na figura 39 apresentamos um exemplo de diagrama polar de um microfone bidirecional. Lembrando que este exemplo apenas ilustrativo, pois cada modelo de cada fabricante possui suas prprias caractersticas.

Figura 39 Exemplo Padro Polar Bidirecional

33

Na figura 39 temos a mxima sensibilidade nos ngulos de 0 e 180, e a mxima rejeio nos ngulos de 90 e 270. Um lbulo de captao da cpsula 1 e o outro da cpsula 2, ambos com padro muito prximo ao cardiide. Sua variao em funo da freqncia muito pequena, mantendo seu diagrama polar igual tanto para baixas como para altas freqncias. Por estes vrios motivos o microfone bidirecional muito interessante para utilizao em gravaes de duas fontes sonoras simultaneamente, uma a 0 e outra a 180. A interferncia de uma fonte na outra muito pequena, pois a fonte que estiver sendo captada pela cpsula situada a 0, na cpsula a 180 a sua incidncia ser na parte traseira de um cardiide, ou seja, o ponto de grande rejeio no microfone cardiide. O mesmo acontecer com a fonte que estiver sendo captada pela cpsula situada a 180. A utilizao de microfones bidirecionais deve ser bem pensada, pois esta aplicao est ligada a casos especficos. Por isso a sua quase que total utilizao est em estdios de gravao, principalmente quando necessita-se gravar duas vozes simultaneamente. A figura 40 apresenta a cobertura e forma de captao do microfone bidirecional.

Figura 40 Cobertura e Captao Bidirecional

20.4- Diferencial (Noise Cancellers Canceladores de Rudo)


Estes microfones possuem duas cpsulas montadas em oposio com polaridade invertida, ou seja, 180 defasadas e operam com o princpio do cancelamento de fase. Utiliza-se dois microfones omnidirecionais idnticos, podendo ser dinmicos, condensadores, etc. Esse tipo de microfone amplifica os sinais gerados muito prximos a uma das bobinas, distncia menor que cinco centmetros, e rejeita sons de fontes sonoras mais distantes. Sua utilizao maior em comunicaes, normalmente em locais com alto nvel de rudos, como em guerras, cabines de aeronaves, parques industriais e outros locais com muito barulho. A figura 41 exemplifica um microfone do tipo diferencial.

Figura 41 Microfone Diferencial

20.5- Pressure Zone Microphone PZM (microfone por zona de presso)


O microfone de superfcie foi inventado por Ken Wahrenbrock, este vendeu a patente empresa Crown que colocou no mercado com o nome comercial de PZM, ou seja, microfone por zona de presso. Dessa

34

forma no deveramos chamar todos os microfones que utilizam este conceito de PZM, pois este nome uma patente da Crown. Este princpio obtido montando-se um pequeno microfone omnidirecional muito prximo a uma placa (boundary) a qual reflete o som que nela incide, dessa forma a cpsula do microfone fica montada na zona de presso. Para este tipo de microfone a incidncia do som direto sobre a cpsula e do som refletido pela placa praticamente acontece ao mesmo tempo. As velocidades dessas duas ondas so praticamente iguais, mas com sentidos opostos, o que faz com que elas se cancelem (velocidade seja igual a zero), ficando sobre a membrana do microfone apenas as pequenas variaes de presso e da o nome microfone por zona de presso. A maior vantagem deste formato de microfone que temos um som sem interferncias de fase e tambm sem colorao fora do eixo. As figuras 42 e 43 exemplificam um microfone PZM em vista superior e vista lateral, respectivamente.

Figura 42 Microfone PZM Vista Superior

Figura 43 Microfone PZM Vista Lateral Na figura 43 podemos observar que o som direto e o som refletido incidem na cpsula do microfone quase ao mesmo tempo, porm com sentidos opostos. Quando utilizamos um microfone convencional em um pedestal, ocorre a incidncia de sons diretos e tambm sons refletidos pelo piso ou paredes, estes sons refletidos por outras superfcies incidem sobre a cpsula do microfone em tempos diferentes da incidncia do som direto, sendo que este processo causa o que chamamos de efeito do filtro pente (comb filter), o qual possui a caracterstica de adulterar a resposta em freqncias do microfone. As figuras 44 e 45 exemplificam como funciona o processo do som direto e refletido, e tambm o efeito de filtro pente.

Figura 44 Processo Som Direto e Som Refletido

35

Figura 45 Processo Filtro Pente (Comb Filter) Na ilustrao da figura 45 observamos que os pontos de corte de freqncia ocorrem sempre em mltiplos, dessa forma temos basicamente o desenho de um pente e da o nome filtro pente, ou comb filter em ingls. Para realizao de medies muitas vezes utilizado o microfone posicionado no cho, pois com isso, diminui-se as interferncias e conseqentemente erros na leitura. A captao deste microfone segue o padro semi-esfrico e esta pode ser ainda mais definida quando se estende a rea da placa. Para isso podemos utilizar um material acrlico ou mesmo montar o microfone sobre uma mesa, teto, piso ou parede. Para baixas freqncias a resposta deste tipo de microfone depende da extenso da superfcie onde ele est montado, sendo que quanto maior a superfcie melhor ser a sua resposta. Quando utilizamos placas de menor tamanho, ocorre que as freqncias que possuem um comprimento de onda superior rea dessa placa, so captadas de modo omnidirecional. Na figura 46 podemos observar como se d captao para o microfone tipo PZM.

Figura 46 Captao Microfone Tipo PZM Um maior controle da rea de captao pode ser obtido estreitando-se o ngulo entre as placas ou acrescentando-se mais placas, dessa forma fazemos com que estas atuem como uma espcie de "gomos de uma laranja". Mike Lamm e John Lehman (Dove & Note Recording Company, Houston) desenvolveram com grande sucesso diversas configuraes utilizando placas, as quais deram origem a tcnica conhecida como L2 Mic Array [1]. Com esses arranjos eles conseguiram criar situaes de estreo natural, X-Y (Lauridsen), ORTF, M-S, Figura 8 (Blumlein) e outros formatos de captao, utilizando dois microfones PZM e placas refletoras. Este sistema utilizado para captao de fontes sonoras como pianos, grupos vocais, gravao de platia, sons percussivos, TV, cinema, etc. Na figura 47 podemos observar como se d resposta em freqncia para um microfone convencional e um PZM.

36

Figura 47 Resposta em Freqncia Microfone Convencional x PZM

20.6- Phase Coerent Cardioid Microphone PCC (microfone cardiide fase coerente)
O PCC possui um funcionamento similar ao PZM, porm destinado a ser usado em um plano de superfcie relativamente grande. Este conceito de captao foi desenvolvido pela empresa Crown. Diferente do PZM o PCC utiliza uma cpsula miniatura supercardiide com diagrama polar direcional, que proporciona ganho antes da realimentao, reduzindo rudo ambiente e rejeitando sons vindos de trs. A montagem em superfcie cria um diagrama polar meio supercardiide e incrementa a diretividade do microfone em 3dB. A forma de colocao da cpsula do microfone no plano de superfcie tal que os sons diretos e refletidos so captados em fase. A coerente adio dos sons diretos e refletidos provoca um ganho de 6dB na sensibilidade do microfone e tambm previnem cancelamentos provocados pela diferena de fase dos sinais. Este tipo de microfone necessita de alimentao phantom power de 12 a 48 Volts. A sua utilizao est principalmente ligada a captao de oradores e mesas de conferncia, onde h necessidade de conseguirmos bastante ganho antes da realimentao e tambm uma boa articulao dos sons captados. A figura 48 ilustra o funcionamento do microfone PCC.

37

Figura 48 Microfone PCC x PZM

38

You might also like