You are on page 1of 46

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.

04-001
MAR 2012

Avaliao de risco a sade humana, para fins de gerenciamento de reas contaminadas


APRESENTAO
1) Este Projeto de Norma foi elaborado pela Comisso de Estudo de Estudo Especial de Avaliao da Qualidade do Solo e da gua para Levantamento de Passivo Ambien tal e Avaliao de Risco Sade Humana (CEE-68) (ABNT/CB-XX), nas reunies de:

13.07.2011

2) Baseado no Manual de Gerenciamento de reas Contaminadas (CETESB - COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SO PAULO, 2000), RAGS - Risk Assessment Guidance for Superfund, human health evaluation manual Part A - EPA/ 540/1-89/003 (US.EPA - UNITED STATES ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY , 1989); Public Health Assessment Guidance Manual (ATSDR - Agency for Toxic Substances and Disease Registry, 2005). 3) No tem valor normativo; 4) Aqueles que tiverem conhecimento de qualquer direito de patente devem apresentar esta informao em seus comentrios, com documentao comprobatria; 5) Este Projeto de Norma ser diagramado conforme as regras de editorao da ABNT quando de sua publicao como Norma Brasileira. 6) Tomaram parte na elaborao deste Projeto: Participante AMBCONSULT BfU DO BRASIL BRASFOND CETESB ENVISOFT HAZTEC Representante Cyro Bernardes Junior Cristina L. S. Sisinno Guilherme Bechara Marcia Sayuri Ohba Rodrigo Cesar de Araujo Cunha Mauricio Soares Leonardo Garcez Ana Claudia Lopes de Moraes Andr Moreira de Souza Filho PETROBRAS Eduardo Macedo Barbosa Jos Ribamar da Silva Paulo Rubens Ferreira Britto PREFEITURA DA CIDADE DE SO PAULO Elisangela Erika Maruo Fukuzawa

NO TEM VALOR NORMATIVO

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

SEVMAR TECNOHIDRO PROJETOS AMBIENTAIS

Mauricio Prado Alves Alexandre Magno de Sousa Maximiano

NO TEM VALOR NORMATIVO

2/2

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

Avaliao de risco a sade humana para fins de gerenciamento de reas contaminadas


Risk assessment to human health for management of contaminated areas

Prefcio
A ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas o Frum Nacional de Normalizao. As Normas Brasileiras, cujo contedo de responsabilidade dos Comits Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normalizao Setorial (ONS), so elaboradas por Comisses de Estudo (ABNT/CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratrios e outros). Os Projetos de Norma Brasileira, elaborados no mbito dos ABNT/CB e ONS circulam para Consulta Pblica entre os associados da ABNT e demais interessados. O Escopo desta Norma Brasileira em ingls o seguinte:

Scope
This Standard establishes the procedures for risk assessment to human health for management of contaminated areas as a result of exposure to chemicals substances present in the physical environment This Standard applies to the management of contaminated areas after carrying out steps of the preliminary assessment, detailed investigation and confirmatory investigation, supporting the adoption of intervention measures and providing subsidies applicable to studies of assessment of possible damage to health This standard does not apply to the risk assessment from exposure to radioactive substances, the ecological risk assessment and occupational health as well as the preliminary risk assessment (PRA) associated with the production process.

NO TEM VALOR NORMATIVO

1/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

Introduo
A avaliao de risco uma etapa do processo de gerenciamento de reas contaminadas utilizada para estimar o risco sade humana causado pela exposio do homem a uma determinada substncia ou grupo de substncias presentes no meio fsico (solo, sedimento, gua subterrnea, gua superficial e ar) e para estabelecer metas que orientem as medidas de interveno. O processo de avaliao de risco adotado nesta Norma baseia-se no mtodo da U.S.EPA (1989) que possui as seguintes etapas: coleta, avaliao e validao de dados, avaliao de exposio, anlise de toxicidade e caracterizao de risco. A Figura 1 apresenta o fluxograma das interaes entre as diferentes etapas da avaliao de risco.

Figura 1 Fluxograma das etapas da avaliao de risco a sade humana

NO TEM VALOR NORMATIVO

2/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

1 Escopo
Esta Norma estabelece os procedimentos de avaliao de risco sade humana para fins de gerenciamento de reas contaminadas em decorrncia da exposio a substncias qumicas presentes no meio fsico. Esta Norma se aplica ao gerenciamento de reas contaminadas, aps a realizao das etapas de avaliao preliminar, investigao confirmatria e investigao detalhada, subsidiando a adoo das medidas de interveno aplicveis e fornecendo subsdios aos estudos de avaliao de eventuais danos sade. Esta Norma no se aplica avaliao de risco decorrente da exposio a substncias radioativas, avaliao de risco ecolgico e sade ocupacional, bem como avaliao preliminar de risco (APR) associada ao processo produtivo.

2 Referncias normativas
Os documentos relacionados a seguir so indispensveis aplicao deste documento. Para referncias datadas, aplicam-se somente as edies citadas. Para referncias no datadas, aplicam-se as edies mais recentes do referido documento (incluindo emendas). ABNT ISO/IEC 17025, Acreditao de Laboratrios. ABNT NBR 15492, Sondagem de reconhecimento para fins de qualidade ambiental. ABNT NBR 15495-1, Poos de Monitoramento de guas Subterrneas em Aquferos Granulares. Parte 1: Projeto e Instalao. ABNT NBR 15495-2, Poos de Monitoramento de guas Subterrneas em Aquferos Granulares. Parte 2: Desenvolvimento. ABNT NBR 15515-1, Passivo ambiental em solo e gua subterrnea - Parte 1: Avaliao preliminar. ABNT NBR 15515-2, Passivo ambiental em solo e gua subterrnea - Parte 2: Investigao confirmatria. ABNT NBR 15847, Amostragem de guas subterrneas em poos de monitoramento. Mtodos de purga. PROJETO ABNT 68:000.03-001/3 - Passivo ambiental em solo e gua subterrnea - Parte 3: Investigao detalhada.

3 Termos e definies
Para os efeitos deste documento, aplicam-se os seguintes termos e definies: 3.1 ao corrosiva conjunto de aes que visam reduo do risco para nveis aceitveis, tais como: aes de controle institucionais, aes de emergncia, aes de engenharia e aes de remediao

NO TEM VALOR NORMATIVO

3/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

3.2 ao institucional aes que garantam a reduo do nvel de risco para nveis aceitveis, pela alterao dos parmetros de exposio atravs de imposies legais ou de normas (tais como: restrio de uso e controle de acesso) 3.3 aes de emergncia aes necessrias para eliminao ou reduo de risco imediato (tais como: ventilao de reas confinadas, e evacuao de prdios) 3.4 aes de engenharia aes que garantam a reduo do nvel de risco para nveis aceitveis, pela alterao de parmetros dos meios de transporte e/ou dos cenrios de exposio atravs de obras de engenharia (tais como: impermeabilizao de piso e selamento de poo de abastecimento) 3.5 aes de remediao projetos que visam incentivar ativamente a reduo de concentraes das substncias qumicas de interesse (SQI) na rea fonte e/ou nos locais de exposio at concentraes metas calculadas com base na quantificao dos risco 3.6 anlise de risco avaliao no numrica de uma rea para determinar vias potenciais de exposio e receptores, baseado no conhecimento ou em informao j disponvel na rea 3.7 rea com potencial de contaminao (AP) rea, terreno, local, instalao, edificao ou benfeitoria onde so ou foram desenvolvidas atividades que, por suas caractersticas, apresentam maior possibilidade de acumular quantidades ou concentraes de matria em condies que a tornem contaminada 3.8 rea suspeita de contaminao (AS) rea, terreno, local, instalao, edificao ou benfeitoria com indcios de ser uma rea contaminada (AC) 3.9 rea contaminada sob investigao (Al) rea, terreno, local, instalao, edificao ou benfeitoria onde h comprovadamente contaminao, identificada na avaliao preliminar ou constatada em investigao confirmatria, na qual esto sendo realizados procedimentos para determinar a extenso da contaminao e identificar a existncia de possveis receptores, bem como para verificar se h risco sade humana. A rea tambm ser classificada como rea contaminada sob investigao (AI), caso seja constatada a presena de produtos contaminantes (por exemplo, combustvel em fase livre), ou quando houver constatao da presena de substncias, condies ou situaes que, de acordo com parmetros especficos, possam representar perigo

NO TEM VALOR NORMATIVO

4/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

3.10 rea contaminada (AC) rea, terreno, local, instalao, edificao ou benfeitoria, anteriormente classificada como rea contaminada sob investigao (AI) na qual, aps a realizao de avaliao de risco, foram observadas quantidades ou concentraes de matria em condies que causem ou possam causar danos sade humana. A critrio do rgo competente, uma rea poder ser considerada contaminada (AC) se forem detectadas concentraes superiores ao valor legal aceitvel, sem a obrigatoriedade de realizao de avaliao de risco sade humana, quando existir um bem de relevante interesse ambiental a ser protegido 3.11 rea de interesse rea(s) definida(s) pela extenso da migrao da(s) substncias(s) qumicas(s) de interesse (SQI) 3.12 rea fonte (AF) rea que compreende a fonte primria e os compartimentos do meio fsico contaminados pelas substncias qumicas provenientes da fonte primria (fontes secundrias) 3.13 atenuao natural reduo da SQI no meio fsico dada uma distncia e tempo determinado, em funo de processos como difuso, disperso, absoro, degradao qumica, biodegradao, etc 3.14 avaliao de exposio determinao ou estimativa (qualitativa ou quantitativa) da magnitude, freqncia, durao e do caminho de exposio 3.15 avaliao de risco avaliao de risco uma etapa do processo de gerenciamento de reas contaminadas por meio da qual determina-se qualitativa e/ou quantitativamente as chances de ocorrncia de efeitos adversos sade, decorrentes da exposio humana a reas contaminadas por substncias perigosas 3.16 avaliao preliminar avaliao preliminar a etapa inicial do processo de gerenciamento de reas contaminadas, realizada com base nas informaes histricas disponveis e inspeo do local, com o objetivo principal de encontrar evidncias, indcios ou fatos que permitam suspeitar da existncia de contaminao na rea 3.17 bens a proteger bens que, segundo a Poltica Nacional do Meio Ambiente e legislaes decorrentes desta, devem ser protegidos
NOTA So considerados como bens a proteger: sade e bem-estar da populao, fauna e flora, qualidade do solo, das guas e do ar, interesses de proteo natureza/paisagem, ordenao territorial e planejamento regional e urbano, segurana e ordem pblica.

NO TEM VALOR NORMATIVO

5/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

3.18 biodegradao natural reduo na concentrao do(s) composto(s) qumico(s) de interesse atravs da ocorrncia natural de atividade microbiana 3.19 cadastro de AC conjunto de operaes que estabelecem o registro e o armazenamento dos dados obtidos sobre reas potencialmente contaminadas (AP), reas suspeitas de contaminao (AS) e reas contaminadas (AC). Fonte de dados para o planejamento de medidas de interveno nas reas contaminadas, para o controle e planejamento ambiental da regio de interesse
NOTA O cadastro de AC considerado o instrumento central do gerenciamento de AC, sendo composto de duas partes principais: cadastro fsico e cadastro informatizado.

3.20 caminho de exposio caminho que a SQI toma da rea de fonte at um organismo exposto. Um caminho de exposio descreve um mecanismo nico pelo qual um indivduo ou populao exposto a SQI, originrios de uma rea. Cada caminho de exposio inclui uma fonte ou vazamento de uma fonte, um ponto de exposio e uma rota de exposio. Se o ponto de exposio difere da fonte, um mecanismo de transporte/exposio (por exemplo, ar) tambm includo 3.21 cenrio de exposio situao com chance real de ocorrncia onde o receptor pode vir a ser direta ou indiretamente exposto a(s) substncia(s) qumica(s) de interesse, sem considerar condies extremas ou virtualmente impossveis 3.22 concentrao mxima aceitvel (CMA) mxima concentrao de uma SQI em um determinado compartimento do meio fsico que no representa risco a sade do receptor presente em um cenrio de exposio especfico 3.23 controles de engenharia modificaes em uma rea ou instalao (por exemplo, paredes de conteno, capeamento, tratamento em pontos de consumo de gua) para reduzir ou eliminar os riscos 3.24 controles institucionais restrio ao uso ou acesso (por exemplo, cercas, aes legais, zoneamento restritivo) uma rea ou instalao para eliminar ou minimizar a exposio potencial ao(s) composto(s) qumico(s) de interesse 3.25 concentrao no ponto de exposio (CEP) concentrao dentro da unidade de exposio (UE) a qual o receptor se expe 3.26 dose de referncia (RfD) valor toxicolgico recomendado para avaliar efeitos potenciais no carcinognicos em humanos, resultantes da exposio a SQI
NO TEM VALOR NORMATIVO 6/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

3.27 ingresso (I) frao do composto qumico que est na interface de contato com o organismo exposto (pele, pulmes, intestino) e disponvel para absoro, por unidade de tempo.
NOTA Ingresso no equivalente dose absorvida, que corresponde quantidade da SQI absorvida pela corrente sangunea ( a frao da SQI administrada ao corpo, por meio de inalao, ingesto ou contato drmico, que est disponvel para absoro).

3.28 exposio contato de um organismo com uma substncia qumica ou agente fsico.
NOTA Se a exposio ocorre ao longo do tempo, a exposio total pode ser dividida pelo perodo de interesse para ser obtida uma taxa de exposio mdia por unidade de tempo. Esta taxa de exposio mdia pode ser expressa em funo da massa corprea, sendo denominada como Ingresso e expressa em unidades de mg da substncia qumica/kg de massa corprea.dia. A taxa de exposio mdia tambm normalizada, dividindo-se pela massa corprea do receptor, para que possa ser utilizada para fins comparativos.

3.29 exposio mxima razovel (EMR) mximo valor de exposio que pode ser aceito em uma determinada rea
NOTA O objetivo da EMR estimar o caso para uma exposio conservativa, mas dentro das faixas de exposio possveis. As aes nas reas contaminadas so baseadas na estimativa da EMR, que se espera ocorrer para cenrios de uso atual e futuro da rea de interesse. Estimativas de EMR envolvem necessariamente o julgamento de profissionais especializados.

3.30 fonte primria instalao ou material a partir dos quais os contaminantes se originam e foram ou esto sendo liberados para os compartimentos do meio fsico contaminados 3.31 fonte de contaminao local onde foi gerada a contaminao ou onde funciona/funcionou uma atividade potencialmente contaminadora 3.32 gerenciamento de reas contaminadas conjunto de medidas adotadas com o intuito de minimizar o risco proveniente da existncia de reas contaminadas, populao e ao meio ambiente
NOTA Essas medidas proporcionam os instrumentos necessrios caracterizao da rea contaminada e tomada de deciso quanto s formas de interveno mais adequadas.

3.33 ndice de periculosidade soma de dois ou mais quocientes para mltiplas substncia(s) qumica(s) de interesse ou caminhos de exposio ou ambos

NO TEM VALOR NORMATIVO

7/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

3.34 investigao confirmatria etapa do processo de gerenciamento de reas contaminadas por meio da qual confirmada ou no a existncia de substancias qumicas no meio fsico em uma AP ou AS, acima de um valor legal aceitvel 3.35 investigao detalhada etapa do processo de gerenciamento de reas contaminadas por meio da qual caracterizado o meio fsico onda a localiza-se a AI, bem como so definidos os limites das plumas de contaminao nos diferentes compartimentos do meio fsico 3.36 limite de deteco do mtodo (LDM) menor concentrao de uma substncia que pode ser detectada, mas no necessariamente quantificada, pelo mtodo utilizado 3.37 limite de quantificao praticvel (LQP) menor concentrao de uma substncia que pode ser determinada quantitativamente, com preciso e exatido, pelo mtodo utilizado 3.38 limite de quantificao da amostra (LQA) LQP ajustado para as caractersticas especficas da amostra analisada 3.39 modelo conceitual constitui-se numa sntese das informaes relativas a uma rea em estudo, onde se pode visualizar, atravs de texto explicativo ou ilustrao, a localizao da contaminao, a sua forma de propagao e a sua relao com os bens a proteger existentes
NOTA Este modelo atualizado ao final de cada etapa do gerenciamento de reas contaminadas.

3.40 monitoramento ambiental medio contnua ou peridica da qualidade ou caractersticas de um compartimento do meio fsico 3.41 medidas de interveno conjunto de aes a serem adotadas visando a reabilitao de uma rea para o uso declarado, a saber: medidas emergenciais, de remediao, de controle institucional e de controle de engenharia 3.42 pluma de contaminao extenso da contaminao em um determinado compartimento do meio fsico (gua subterrnea, gua superficial, sedimento, ar e solo) 3.43 poo sentinela poo localizado na direo de fluxo da gua subterrnea, jusante da pluma de fase dissolvida e montante do receptor

NO TEM VALOR NORMATIVO

8/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

3.44 ponto de conformidade (PDC) local selecionado entre a(s) rea(s) de fonte e o(s) ponto(s) potencial(is) de exposio, onde as concentraes da SQI estejam abaixo dos nveis alvo determinados para o compartimento do meio fsico 3.45 ponto de exposio (PDE) ponto no qual um indivduo ou populao pode entrar em contato com a SQI originria de uma rea fonte 3.46 priorizao ao que conduz a um ordenamento das reas a ser investigadas/remediadas, em funo da importncia relativa dos impactos que cada uma das reas poder causar, observando-se as caractersticas das substncias presentes, importncia dos bens a proteger e possibilidade destes serem atingidos pela contaminao 3.47 quociente de risco (QR) expressa a relao entre o Ingresso (I) de determinada Substancia Qumica de Interesse (SQI) e a dose de referncia (RfD) desta SQI para uma dada via de ingresso. O QR deve ser menor que 1, pois um valor de QR que ultrapasse a unidade indica uma possibilidade maior de ocorrncia de um efeito adverso sade. 3.48 receptor organismo, comunidade, habitat sensvel ou ecossistema que esteja exposto direta ou indiretamente a um ou mais compostos qumicos associados a um evento de contaminao ambiental
NOTA No caso do risco sade humana, o receptor o indivduo humano ou comunidade/grupo de indivduos.

3.49 reduo do risco reduo ou eliminao do nvel de risco em relao sade humana ou ao meio ambiente, por meio de aes remediao provisrias, aes de remediao, controles institucionais, ou controles de engenharia 3.50 remediao atividades conduzidas de forma a proteger a sade humana, a segurana e o meio ambiente. Essas atividades incluem avaliao de risco, preparao de determinaes para nenhuma ao futura, monitoramento de controles institucionais, controles de engenharia e projeto e operao de equipamentos de remediao 3.51 risco compreende o risco sade e o risco ecolgico 3.51.1 risco sade probabilidade de ocorrncia de cncer em um determinado receptor exposto a contaminantes presentes
NO TEM VALOR NORMATIVO 9/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

em uma rea contaminada ou a possibilidade de ocorrncia de outros efeitos adversos sade decorrentes da exposio a substncias no carcinognicas 3.51.2 risco ecolgico possibilidade de ocorrncia de efeitos adversos aos organismos presentes nos ecossistemas 3.52 risco no carcinognico quociente que expressa a potencial ocorrncia de efeitos adversos sade no carcinognicos, considerando a SQI e o caminho de exposio 3.53 risco carcinognico probabilidade de ocorrncia adicional de cncer em funo de um evento de exposio associado a uma contaminao ambiental, considerando a SQI e o caminho de exposio avaliado 3.54 solo todo material situado abaixo da superfcie do terreno, incluindo o solo, conforme definido pedologicamente, e as rochas 3.55 solo superficial frao de solo compreendida desde a superfcie do terreno at 1 m de profundidade 3.56 solo subsuperficial frao de solo situada abaixo de 1 m 3.57 substncia qumica de interesse (SQI) substncia qumica quantificada em amostra proveniente do meio fsico, que est relacionada fonte primria ou secundria de contaminao 3.58 unidade de exposio (UE) rea geogrfica na qual o receptor de interesse, humano ou ecolgico (isto , plantas, pssaros, peixes etc.) move-se e entra em contato com o meio contaminado durante todo o perodo da durao da exposio
NOTA Para receptores humanos, as variveis de exposio e toxicolgicas so aplicadas igualmente na UE para todos os indivduos da populao, e para os ecolgicos, em geral, so considerados os habitats e os fatores de sazonalidade envolvidos.

3.59 via de ingresso maneira pela qual substncia(s) qumica(s) de interesse entra(m) em contato com um organismo (por exemplo, por ingesto, inalao e contato dermal)

NO TEM VALOR NORMATIVO

10/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

4 Etapas do processo de avaliao de risco sade humana


4.1 Coleta, avaliao e validao de dados

A etapa de coleta, avaliao e validao de dados envolve a compilao e validao de todas as informaes relevantes para o desenvolvimento de um modelo conceitual de exposio (MCE) da rea de interesse, bem como a identificao dos dados bsicos para a quantificao das doses de ingresso (In) das substncias qumicas de interesse (SQI). A etapa de coleta, avaliao e validao de dados deve ser desenvolvida considerando o fluxograma apresentado na Figura 2.

Figura 2 Fluxograma da etapa de coleta e avaliao e validao de dados Neste contexto, para a aplicao adequada desta Norma, fundamental que j tenham sido desenvolvidas as etapas de avaliao preliminar, investigao confirmatria e detalhada, que proporcionem a gerao de dados ambientais para elaborao do modelo conceitual de exposio e posterior quantificao do risco sade humana. Para a aplicao desta Norma, recomendvel que as etapas acima mencionadas tenham sido desenvolvidas em acordo com as ABNT NBR 15515-1, ABNT NBR 15515-2 e PROJETO ABNT 68:000.03-001/3. 4.1.1 Coleta de dados Nesta etapa devem ser obtidos os dados e informaes disponveis em estudos anteriores que serviro como base para o desenvolvimento da avaliao de risco sade humana, os quais devem obrigatoriamente provir dos relatrios das seguintes etapas do gerenciamento de reas contaminadas:
NO TEM VALOR NORMATIVO 11/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

a) avaliao preliminar, ABNT NBR 15515-1 (Passivo ambiental em solo e gua subterrnea - Parte 1: Avaliao preliminar); b) investigao confirmatria, ABNT NBR 15515-2 (Passivo ambiental em solo e gua subterrnea Parte 2: Investigao confirmatria); c) investigao detalhada, PROJETO ABNT 68:000.03-001/3 (Passivo ambiental em solo e gua subterrnea - Parte 3: Investigao detalhada). Desses relatrios devem ser obtidos os seguintes dados a serem avaliados e validados em conformidade com 4.1.2: a) resultados de anlises qumicas das amostras coletadas nos diferentes compartimentos do meio fsico (solo, sedimento, gua subterrnea, gua superficial e ar) e alimentos; b) as caractersticas do meio fsico que podem afetar o transporte, a atenuao natural e a persistncia dos contaminantes; c) as caractersticas de uso e ocupao do solo na rea de interesse. 4.1.2 Avaliao e validao de dados A consolidao dos dados pode envolver diferentes eventos de amostragem, que eventualmente tenham como base diferentes tcnicas de amostragem e mtodos analticos, os quais devem ser validados conforme os critrios descritos a seguir, bem como quando aplicvel, conforme ABNT NBR 15847 (Amostragem de guas subterrneas em poos de monitoramento. Mtodos de purga). 4.1.2.1 Anlises qumicas laboratoriais 4.1.2.1.1 As anlises qumicas devem seguir mtodos analticos laboratoriais aceitos e padronizados para cada substncia qumica. Os padres de sensibilidade para os mtodos analticos devem ser selecionados de acordo com os valores legais aplicveis estabelecidos pelo rgo competente e, na ausncia de padres nacionais, podem ser adotados padres internacionais de referncia. 4.1.2.1.2 As amostras devem ser analisadas dentro do prazo de validade especfico para a anlise de cada substncia qumica, caso contrrio, os dados devem ser desconsiderados e um novo plano de amostragem e anlises laboratoriais devem ser realizados. 4.1.2.1.3 O processo de avaliao e validao dos dados referentes s anlises qumicas laboratoriais deve se basear na ABNT NBR 17025 e nas condies especificadas nesta subseo. Desta forma, os laudos analticos devem conter: a) a identificao do projeto, nome e endereo da rea de interesse; b) a identificao da amostra e do ponto de amostragem, especificando a matriz (solo, sedimento, gua superficial, gua subterrnea, ar e alimentos) em que a mesma foi coletada, e seu cdigo de identificao, o qual deve ser nico, de modo a possibilitar a rastreabilidade da amostra; c) as datas de recebimento das amostras pelo laboratrio, de processamento da amostra e de realizao da anlise laboratorial, de acordo com normas aplicveis; d) a unidade de medida da concentrao obtida na anlise qumica, a qual dever ser coerente com a matriz amostrada;
NO TEM VALOR NORMATIVO 12/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

e) a indicao se a anlise da amostra de material slido se refere a base mida ou seca. Se mida, especificar a umidade da amostra; f) a indicao se o resultado da anlise de amostra lquida se refere ao teor total ou frao dissolvida;

g) o mtodo analtico empregado e, quando aplicvel, o mtodo de preparo da amostra (extrao, digesto, etc.); h) o limite de quantificao da amostra (LQA), o limite de quantificao praticvel (LQP) do mtodo para o laboratrio, o limite de deteco do mtodo (LDM) e o fator de diluio da amostra (FD), sendo (LQA = LQP x FD); i) j) nos casos em que as anlises tenham sido conduzidas em condies anmalas, os qualificadores de resultados devem ser reportados (valor estimado, conforme item 4.1.2.1.10); os cromatogramas, nos casos de anlises qumicas por cromatografia.

4.1.2.1.4 Os laudos analticos devem ser acompanhados de cadeia de custdia e relatrio de recebimento das amostras, que permitam controlar e assegurar a qualidade e a rastreabilidade das amostras. 4.1.2.1.5 Na cadeia de custdia devem constar as seguintes informaes:

a) identificao do projeto, nome e endereo da rea de interesse; b) empresa responsvel pela coleta; c) identificao e assinatura do tcnico responsvel pela coleta; d) identificao e assinatura do responsvel pelo transporte; e) identificao e assinatura do tcnico responsvel pelo recebimento das amostras no laboratrio; f) identificao da amostra;

g) identificao da matriz a ser analisada; h) identificao das substncias qumicas a serem quantificadas; i) j) quantidade e tipo de frascos utilizados por amostra; especificao dos conservantes eventualmente utilizados;

k) data e horrio de amostragem; l) data e horrio de entrega ao laboratrio;

m) temperatura de chegada ao laboratrio. 4.1.2.1.6 O relatrio de recebimento das amostras deve especificar as condies das amostras no momento de seu recebimento pelo laboratrio, a saber:
NO TEM VALOR NORMATIVO 13/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

a) as amostras foram recebidas em caixas trmicas? b) a caixa trmicas estava lacrada? c) data de abertura da caixa trmica. d) cadeia de custdia estava presente? e) temperatura da caixa trmica est entre 4 2 graus Celsius, medida no branco de temperatura? f) as amostras foram recebidas intactas?

g) quantidade de amostra suficiente? h) os frascos utilizados so corretos para anlise? i) j) as amostras foram preservadas corretamente? as amostras respeitam o tempo de validade?

k) a identificao dos frascos coincide com a Cadeia de Custdia? l) frascos para Compostos Orgnicos Volteis (VOC) estavam isentos de bolha?

m) o cliente foi comunicado, caso constatada alguma irregularidade? 4.1.2.1.7 Os laudos analticos laboratoriais devem apresentar os critrios e resultados do controle de qualidade laboratorial adotados: a) valores de recuperao de traadores e/ou recuperao na amostra fortificada (Spike); b) anlise de branco do procedimento analtico laboratorial. 4.1.2.1.8 A validao dos dados deve considerar as informaes contidas nos laudos analticos e na cadeia de custdia. Desta forma, caso a cadeia de custdia no acompanhe o laudo analtico, ou no esteja devidamente preenchida e assinada, os laudos analticos devero ser desqualificados para efeito do estudo de avaliao de risco sade humana. 4.1.2.1.9 No que se refere aos laudos analticos, a validao dos dados deve considerar o perodo de validade da amostra estabelecido por normas ou pelos rgos competentes, bem como observar os seguintes itens referentes aos LQA: a) se os resultados das anlises laboratoriais das substncias qumicas so superiores aos LQA, os dados podem ser considerados; b) caso os LQA sejam menores que os valores legais aplicveis, os dados podem ser considerados; c) caso os LQA sejam maiores que os valores legais aplicveis, as concentraes superiores aos LQA devem ser consideradas e para os resultados qualificados como no detectados (ND), deve ser considerada a possibilidade de realizao de nova amostragem e/ou de adequao dos procedimentos analticos. Feitas estas tentativas e mantidas a condio dos LQA superiores aos valores legais aplicveis e resultados qualificados como no detectados (ND), a substncia, ainda assim, deve ser considerada na etapa de Identificao das SQI.
NO TEM VALOR NORMATIVO 14/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

4.1.2.1.10 Quando aplicado e descrito no mtodo analtico empregado, devem constar no laudo os qualificadores dos resultados (QR). O seguinte deve ser observado: a) os qualificadores que indicam o grau de incerteza da concentrao de uma amostra devem ser reportados como: J (estimado entre limite de deteco - LD e limite de quantificao - LQ), M (preciso na injeo da duplicata no foi identificada), E (valor estimado devido a interferncia da matriz ou quando a concentrao excedeu os valores de calibrao do instrumento), N (recuperao do branco fortificado do laboratrio fora dos limites de controle), W (resultado do branco fortificado do laboratrio fora dos limites de controle), B (substncia qumica quantificada no branco e na amostra), D (substncia identificada depois de uma diluio secundria), H (resultado de traador fora dos limites de controle devido a interferncia de matriz). Quando o resultado for abaixo do LD, reportar como menor que o valor numrico do LD; b) a concentrao a qual o qualificador J est associado, deve ser reportada da mesma forma que as concentraes quantificadas e esta concentrao deve ser avaliada na etapa de identificao das SQI. 4.1.2.1.11 No caso de anlise cromatogrfica, se ocorrer picos no reportados no laudo que possam representar concentraes significativas, esses picos devem ser identificados e a concentrao quantificada correspondente deve ser considerada na avaliao de risco. 4.1.2.1.12 Amostras de branco de laboratrio so utilizadas para aferir o processo de anlise laboratorial, no que diz respeito ocorrncia de possveis concentraes adicionais associadas aos procedimentos e equipamentos do laboratrio. Os brancos podem ser de diferentes tipos: branco de calibrao do mtodo no laboratrio, branco do reagente do laboratrio, gua utilizada para o branco. Os resultados das anlises de branco devem estar abaixo dos LQP, caso contrrio, as anlises qumicas devem ser preferencialmente refeitas; caso isso no seja possvel, os resultados devem ser avaliados como a seguir: a) se as substncias qumicas identificadas no branco forem acetona, 2-butanona, cloreto de metileno, tolueno, ster ftalato e a amostra contm nveis detectveis de substncias qumicas em concentrao 10 vezes a concentrao mxima encontrada no branco, considerar a amostra para a avaliao de risco. Se menor que dez vezes, deve ser adotado que a substncia qumica no estava presente na amostra conforme U.S.EPA (1989); b) Se as substncias qumicas identificadas no branco forem acetona, 2-butanona, cloreto de metileno, tolueno, ster ftalato no forem contaminantes de laboratrio, os resultados positivos das demais amostras devem ser considerados somente quando as concentraes das substncias qumicas excederem em 5 vezes a concentrao mxima dessas substncias em qualquer amostra de branco. Se no exceder, a amostra ser desconsiderada para a avaliao de risco. 4.1.2.2 Meio fsico 4.1.2.2.1 A avaliao e a validao dos dados referentes ao meio fsico, obtidos nas etapas anteriores do processo de gerenciamento de reas contaminadas, devem ser conduzidas em conformidade com as ABNT NBR 15515-1, ABNT NBR 15515-2 e PROJETO ABNT 68:000.03-001/3, relativas a estas etapas descritas em 4.1.1, considerando o descrito a seguir. 4.1.2.2.2 Os parmetros do meio fsico a serem avaliados e validados devem estar relacionados s caractersticas geolgicas, hidrogeolgicas e hidrolgicas que podem influenciar o comportamento e o transporte do contaminante no meio fsico, bem como serem passveis de utilizao nos modelos matemticos utilizados nos estudos de avaliao de risco sade humana.
NO TEM VALOR NORMATIVO 15/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

4.1.2.2.3 A verificao da adequao e suficincia de dados no que se refere caracterizao do meio fsico, deve contemplar os seguintes compartimentos: a) solo - A descrio pedolgica e litolgica da rea deve seguir o descrito na ABNT NBR 15492 (Sondagem de reconhecimento para fins de qualidade ambiental - Procedimento), bem como estar adequada para possibilitar a caracterizao do comportamento dos contaminantes no meio fsico, sendo necessrio, para tanto: definir as dimenses da rea de interesse com base no modelo conceitual atualizado; verificar se o nmero e a distribuio das sondagens realizadas so adequados; verificar as profundidades alcanadas e se a descrio do material amostrado foi realizada; verificar a consistncia da interpretao dos dados geofsicos, quando disponveis; verificar se na interpretao da geologia local foram levadas em considerao as caractersticas geolgicas regionais; verificar se sees geolgicas foram elaboradas em nmero suficiente para caracterizao do meio fsico em subsuperfcie, considerando o sentido longitudinal e transversal do escoamento da gua subterrnea; verificar a qualidade e consistncia dos dados provenientes das determinaes realizadas para cada uma das camadas representativas para a caracterizao do meio e rocha s quando aplicvel, tais como granulometria, pH, potencial redox, frao de carbono orgnico, capacidade de troca catinica (CTC), densidade aparente, umidade, permeabilidade, porosidade total e efetiva.

Caso os dados no sejam suficientes para caracterizao do compartimento em questo visando o entendimento do comportamento dos contaminantes, deve-se prever a obteno de dados complementares; b) aqfero - A caracterizao hidrogeolgica da rea de interesse deve ser avaliada visando o entendimento do comportamento dos contaminantes, sendo necessrio, para tanto, verificar: a instalao dos poos de monitoramento, conforme a ABNT NBR 15495-1 e 15495-2 (Poos de Monitoramento de guas Subterrneas em Aquferos Granulares). a classificao do aqfero, conforme a Resoluo Conama 396/2008 e suas futuras revises; se o mapa potenciomtrico foi elaborado adequadamente, considerando o nmero de pontos de medio de nvel dgua, a data de medio e o nivelamento dos poos; se a geometria das linhas equipotenciais consistente com a geologia e o relevo locais e se possibilita a identificao de reas de recarga ou descarga eventualmente existentes; se o sentido de fluxo das guas subterrneas consistente, considerando a potenciometria; se a taxa de infiltrao/recarga, porosidade efetiva, condutividade hidrulica, carga hidrulica, espessura saturada, gradiente hidrulico foram determinados ou se foram estimados. Em caso de estimativa, verificar a adequao dos mesmos para o uso pretendido e a fonte de dados, caso contrrio, verificar se a quantidade de dados suficiente e identificar se a metodologia utilizada
NO TEM VALOR NORMATIVO 16/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

para as determinaes foi a adequada; a existncia de aqferos profundos, suas caractersticas e utilizao, em caso de aqferos confinados e semi-confinados, verificando a possibilidade de estarem conectados com o aqfero livre; a existncia de aquitardes, aquicludes e aqferos suspensos, estabelecendo a conexo entre os mesmos; a existncia e localizao de poos de captao de gua subterrnea, suas caractersticas construtivas, dados de produo, dados de teste de bombeamento, informaes sobre zona de captura, bem como a geologia a eles associada; se foram realizadas determinaes de granulometria, pH, potencial redox, carga hidrulica, condutividade hidrulica, espessura saturada, gradiente hidrulico e porosidade efetiva, e caso necessrio a frao de carbono orgnico.

4.1.2.2.4 Caso os dados no sejam suficientes para caracterizao do aqfero visando o entendimento do comportamento dos contaminantes, deve-se prever a obteno de dados complementares. c) guas superficiais - Avaliar a existncia de corpos de guas superficiais na rea de interesse, sendo necessrio verificar: o enquadramento, conforme a Resoluo Conama 357/2005, e suas futuras revises; o sentido de escoamento; a vazo do corpo dgua (preferencialmente a Q7,10 - vazo mnima de 7 dias seguidos em um perodo de recorrncia de 10 anos), para o caso de rios; sua perenidade e a vazo de recarga ou descarga associada ao aqfero local, caso necessrio; a largura e a profundidade do corpo dgua, caso necessrio; a cota da superfcie da gua e se a mesma foi obtida no mesmo perodo da obteno das medidas de nvel dgua nos poos; as variaes de mar, quando aplicvel; os resultados de determinaes realizadas, tais como pH, condutividade eltrica, potencial redox, oxignio dissolvido, temperatura, slidos totais em suspenso e dissolvidos.

Caso os dados no sejam suficientes para caracterizao das guas superficiais visando o entendimento do comportamento dos contaminantes, deve-se prever a obteno de dados complementares. d) ar - As caractersticas do compartimento ar e do clima da rea de interesse devem ser avaliadas visando o entendimento do comportamento dos contaminantes, sendo necessrio verificar: a velocidade mdia, a direo e o sentido predominante dos ventos;
NO TEM VALOR NORMATIVO 17/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

se a rosa dos ventos foi apresentada; a temperatura mdia do ar; a umidade relativa do ar; a presso atmosfrica; a taxa de precipitao mdia anual, a taxa de infiltrao, evapotranspirao e escoamento superficial; as variaes sazonais associadas ao ciclo hidrolgico; a morfologia da rea de interesse.

4.1.2.2.5 Adicionalmente para a modelagem matemtica a ser desenvolvida com base nos dados mencionados anteriormente, devem ser avaliados os dados eventualmente disponveis de monitoramento temporal das SQI no ar da rea de interesse. 4.1.2.2.6 Caso os dados no sejam suficientes para caracterizar o compartimento ar e o clima visando o entendimento do comportamento dos contaminantes, deve-se prever a obteno de dados complementares. 4.1.2.3 Contaminao A avaliao e a validao dos dados referentes contaminao devem ser realizadas a partir dos dados obtidos nas investigaes desenvolvidas (avaliao preliminar, investigao confirmatria e investigao detalhada), sendo necessrio verificar se: a) as substncias qumicas associadas s fontes de contaminao foram consideradas para a amostragem dos compartimentos de interesse do meio fsico; b) os resultados identificaram a presena de substncias no associadas s fontes de contaminao descritas no modelo conceitual atualizado. Caso isso ocorra, o modelo conceitual deve ser revisto; c) os limites das plumas de contaminao foram definidos por meio de amostragem, considerando sua extenso nos planos horizontal e vertical; d) o nmero e a localizao dos pontos de amostragem so suficientes e adequados para a delimitao das plumas, considerando os valores legais aplicveis regio de estudo; e) os pontos de amostragem onde foram detectadas as mais altas concentraes esto relacionadas com as fontes de contaminao identificadas. Caso no estejam, necessria a reavaliao dos dados, verificando a sua suficincia para a identificao das fontes e caracterizao da contaminao, revisando o modelo conceitual aps a obteno dos novos dados; f) foi constatada a presena de fase livre e, se identificada, verificar se ela foi delimitada adequadamente, considerando sua extenso e espessura.

Se a concentrao dos compostos identificados forem superiores a 1% de sua solubilidade, deve ser avaliada a possvel presena de fase livre, utilizando a Lei de Raoult para o caso de misturas de substncias.
NO TEM VALOR NORMATIVO 18/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

No caso da existncia de fase livre, proceder conforme norma aplicvel. A presena de fase livre no impede a realizao da avaliao de risco sade humana fora da rea de ocorrncia, sendo que os resultados deste estudo devem ser obrigatoriamente revistos ao final da remoo da fase livre. Caso os dados no sejam suficientes e adequados, deve-se prever a obteno de dados complementares. 4.1.2.3.1 Valores representativos da rea e livres de influncia da fonte (VRA)

Os valores representativos da rea e livres de influncia da fonte (VRA) representam as concentraes das substncias qumicas de interesse de ocorrncia natural, os quais esto presentes na rea de interesse e esto isentas da influncia das fontes de contaminao. A determinao dos VRA recomendvel quando as concentraes naturais das SQI sejam anmalas ou quando no se disponha de valores que sejam representativos para a rea, por exemplo, os valores legais aplicveis ou aqueles determinados por pesquisa cientfica e referendados pelo rgo ambiental. Os VRA devem ser estabelecidos por meio da coleta de amostras de solo, sedimento, gua subterrnea e gua superficial, obtidas em pontos que estejam fora da rea de influncia da fonte e em nmero suficiente de modo a contemplar a variabilidade existente. 4.1.2.3.2 Controle de qualidade da amostragem

As amostras de controle de qualidade de procedimentos de campo so coletadas para aferir o processo de coleta, transporte e envio das amostras para o laboratrio, no que diz respeito possibilidade de alterao das concentraes das SQI associada manipulao da amostra. As amostras de branco so empregadas para tal fim, sendo necessrio verificar a existncia dessas amostras para o controle de qualidade da amostragem de solo, sedimento, gua (superficial e subterrnea) e de ar. Nesse caso, as amostras a serem geradas so as seguintes: a) branco de viagem, somente para quantificao de compostos orgnicos volteis; b) branco de viagem para temperatura; c) branco de campo (exceto para solo e sedimento); d) branco de equipamento. Um evento de amostragem deve ser invalidado se no constar pelo menos um branco de campo e um branco de equipamento para cada lote de 20 amostras coletadas e um branco de viagem para cada recipiente de armazenamento de amostras. A identificao adequada das amostras de controle de qualidade de procedimentos de campo deve constar na cadeia de custdia a ser enviada ao laboratrio. Ressalta-se que para o monitoramento da temperatura, os registros podem ser feitos manualmente medindo-se no frasco de controle de temperatura (branco de temperatura), ou ser adicionado um registrador de temperatura na caixa trmica.

NO TEM VALOR NORMATIVO

19/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

4.1.2.4 Transporte e atenuao natural O transporte e a atenuao natural de contaminantes so os processos pelos quais as substncias se movimentam e so transformadas no meio fsico. A avaliao desses processos permite identificar os caminhos percorridos por uma substncia qumica de interesse (SQI), desde a rea fonte at o PDE, bem como as transformaes que ela sofrer, permitindo determinar os produtos dessas transformaes e suas concentraes finais nos PDE. As seguintes categorias de dados e informaes devem ser avaliadas: a) as propriedades fsico-qumicas das SQI consideradas, bem como dos produtos de sua transformao; b) os processos de transporte que ocorrem com a SQI a partir da rea fonte; c) os processos fsicos, qumicos e biolgicos que podem influenciar a persistncia e o movimento da SQI no meio fsico; d) as condies especficas da rea de interesse que iro influenciar a movimentao de uma SQI no meio fsico. Pelo menos as seguintes propriedades das SQI devem ser identificadas, dada sua importncia nos processos de transporte e de atenuao natural: a) peso molecular; b) solubilidade em gua; c) densidade; d) presso de vapor; e) constante da Lei de Henry; f) coeficientes de partio;

g) coeficientes de difuso; h) fator de bioconcentrao; i) taxas de transformao e degradao.

Visando a compreenso dos mecanismos que determinam a eventual exposio de receptores potenciais, devem ser avaliados os processos de transporte e atenuao natural nos meios e os mecanismos de transferncia entre meios. Para tanto, os seguintes dados e informaes devem ser avaliados: a) a velocidade de fluxo da gua subterrnea para determinar quando uma pluma de contaminao ir atingir um determinado PDE; b) a disperso dos contaminantes no meio fsico que influenciar a distribuio e as concentraes das SQI nos compartimentos do meio fsico;
NO TEM VALOR NORMATIVO 20/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

c) a distribuio espacial da contaminao, considerando a migrao horizontal e vertical das SQI; . d) a degradao biolgica, a volatilizao e a reteno das SQI nos compartimentos do meio fsico. Em relao aos fatores inerentes rea de interesse, devem ser considerados aqueles especificados em 4.1.2.2. Caso os dados e informaes relevantes para a avaliao do transporte e atenuao natural no estejam disponveis, devem ser utilizados cenrios mais conservadores de exposio.

4.2

Avaliao de exposio

O objetivo da avaliao de exposio determinar o tipo, magnitude e freqncia da exposio humana s SQI que esto presentes no meio fsico, associados a um dado evento de exposio atual e/ou futuro. Um evento de exposio de um receptor a uma SQI pode se estender por um perodo de tempo (horas, dias, anos) ou ser um evento isolado. A exposio pode ser direta ou indireta. A direta ocorre quando o receptor est diretamente em contato com o compartimento do meio fsico contaminado ou com a fonte primria de contaminao e a indireta quando as SQI atingem o receptor atravs de outros compartimentos do meio fsico que no o contaminado. O desenvolvimento da avaliao de exposio proporciona a definio dos cenrios de exposio e a quantificao do ingresso (I), possibilitando a atualizao do modelo conceitual no que se refere exposio. A etapa de avaliao de exposio pode ser dividida em dois passos distintos, a saber: a) caracterizao dos cenrios de exposio; b) quantificao do ingresso. 4.2.1 Caracterizao dos cenrios de exposio A caracterizao dos cenrios de exposio consiste em definir todos os caminhos pelos quais a contaminao se desloca a partir da fonte primria e chega a uma populao potencialmente exposta. Cada cenrio de exposio deve descrever um nico mecanismo pelo qual cada populao pode ser exposta a uma substncia qumica, considerando um PDE e uma via de ingresso. Os cenrios de exposio devem ser sempre relacionados aos seguintes elementos: a) fonte primria de contaminao; b) fonte secundria de contaminao; c) caminho de exposio; d) ponto de exposio (PDE); e) via de ingresso; f) receptores.
NO TEM VALOR NORMATIVO 21/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

4.2.1.1 Fontes de contaminao Uma rea fonte est associada origem da contaminao e sua identificao deve servir de base para determinar quais compartimentos do meio fsico podem ser impactados e como as SQI chegam aos receptores potencialmente expostos. Cada rea fonte compreende um ponto ou rea onde ocorre ou ocorreu a liberao da SQI para o meio fsico. A caracterizao das fontes de contaminao, bem como as eventuais mudanas nelas ocorridas ao longo do tempo, deve ser identificada a partir dos dados contidos nos relatrios de avaliao preliminar, investigao confirmatria e investigao detalhada e de outros documentos disponveis. Nesses relatrios devem ser identificadas as seguintes informaes: a) as substncias identificadas no levantamento histrico, indicando aquelas que no foram identificadas nos trabalhos de investigao anteriores avaliao de risco; b) o perodo de atividade e a estimativa do tempo durante o qual as fontes permaneceram ativas; c) os mecanismos de liberao das substncias para o meio impactado; d) os compartimentos do meio fsico potencialmente impactados; e) o relato de indcios de contaminao observados na inspeo do local; f) a localizao das fontes em planta, com a determinao de sua rea e geometria;

g) as aes de controle e eliminao das fontes, especificando a forma de interveno e a poca em que essas aes foram implementadas. As informaes sobre as fontes de contaminao devem ser utilizadas para auxiliar na estimativa do tipo e durao da potencial exposio. 4.2.1.2 Substncias qumicas de interesse (SQI) A identificao das SQI feita em duas etapas. Na primeira etapa feita uma seleo com base nos dados referentes s substncias identificadas na rea investigada. Na segunda etapa feita a seleo das substncias de interesse, tendo em vista sua significncia para a avaliao de risco. 4.2.1.2.1 Etapa 1

Para cada uma das fontes de contaminao, faz-se necessria a identificao dos contaminantes potenciais conforme os critrios a seguir: a) verificar se todos os contaminantes potenciais foram analisados, os quais devem ser identificados com base no histrico das fontes (matrias primas, produtos, produtos de reao, metablitos, resduos, etc.); b) listar para cada compartimento do meio fsico (ar, solo, sedimento, gua superficial e gua subterrnea) os contaminantes encontrados e validados em 4.1.2.1 que esto acima do limite de quantificao; c) listar para cada compartimento do meio fsico os contaminantes encontrados e validados que esto acima dos valores legais aplicveis (Valores orientadores, padres de potabilidade, etc.);
NO TEM VALOR NORMATIVO 22/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

d) verificar se houve determinao de VRA. Se positivo, avaliar a aplicabilidade deste valor; e) caso os VRA sejam adotados e estiverem acima dos valores legais aplicveis, adotar os VRA como referncia para a avaliao de risco da rea de interesse. Se o resultado analtico das amostras coletadas na rea sob investigao indicar concentraes inferiores ao VRA estabelecido para a substncia em questo, ela poder ser descartada da avaliao de risco concernente rea fonte sob investigao, devendo esta deciso ser justificada. 4.2.1.2.2 Etapa 2

A seleo das substncias a serem consideradas na avaliao de risco, entre aquelas selecionadas na etapa 1, deve obedecer aos seguintes critrios: a) possuir dados toxicolgicos validados cientificamente e disponveis; b) possuir dados fsico-qumicos validados cientificamente e disponveis; c) estar envolvidas em cenrios de exposio a serem avaliados; d) possuir relao Rij/Rj (fator de risco para a substncia i no meio j/fator de risco total no meio j) superior a 0,01. Esta frao calculada separadamente para as substncias carcinognicas e no carcinognicas, como abaixo: Rij = (Cij) x (Tij) onde Rij o fator de risco para substncia i no meio j Cij a concentrao da substncia i no meio j Tij os valor da toxicidade para substncia i (para carcinognicos utilizam-se os valores de SF e para no carcinognicos os valores correspondentes a 1/RfD O fator de risco total para o meio : Rj = R1j + R2j + ...Rnj
NOTA Os dados relativos toxicidade utilizados na equao do quadro acima so apresentados em 4.3.

Somente devem ser consideradas no clculo do risco por compartimento do meio fsico as SQI selecionadas para aquele compartimento. 4.2.1.3 Receptores potenciais Uma avaliao deve ser realizada visando identificao e caracterizao das populaes que tenham sido expostas no passado, estejam expostas no presente e que possam estar potencialmente expostas no futuro. Os receptores expostos no passado que eventualmente sejam identificados, devem ser avaliados sob o ponto de vista da sade pblica. Os seguintes aspectos devem ser considerados para a identificao das populaes potencialmente expostas:
NO TEM VALOR NORMATIVO 23/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

a) receptores residenciais: deve ser identificada a existncia de casas, edifcios residenciais e outras estruturas residenciais localizadas na rea ou em suas proximidades; b) receptores recreacionais: devem ser identificadas atividades recreacionais em reas contaminadas ou em suas proximidades, associadas a campos, parques, rios, lagos e praias; c) receptores trabalhadores (industrial ou comercial): devem ser identificados, dentro e fora da rea de interesse, trabalhadores que exeram suas atividades em ambientes fechados e abertos; d) trabalhadores da construo civil: devem ser identificados, dentro da rea de interesse, trabalhadores cujas atividades possam proporcionar contato com solo, gua subterrnea e gua superficial; e) receptores eventuais: devem ser identificados visitantes rea de interesse e suas proximidades. A caracterizao dos receptores envolve o levantamento das atividades, hbitos e dados demogrficos das populaes identificadas, podendo ser efetuada por meio de levantamento local ou bibliogrfico. Os seguintes aspectos devem ser considerados: a) dados demogrficos como, expectativa de vida, massa corprea e altura; b) dados exposicionais como, durao, freqncia e tempo de permanncia no local de exposio, rea superficial da pele, taxas de contato, tais como frao de alimentos consumidos que so produzidos na rea de interesse, taxas de ingesto de solo e gua e taxas de inalao; c) presena de sub-populaes sensveis, como crianas, idosos, gestantes e portadores de condies patolgicas. A identificao destas sub-populaes est associada existncia de escolas, creches, playgrounds, asilos, unidades de sade ou dados que evidenciem populaes sensveis na regio; d) presena de sub-populaes que em funo de seus hbitos alimentares devem ser consideradas de forma diferenciada no processo de avaliao de risco. A identificao destas sub-populaes est associada existncia de receptores que consumam alimentos produzidos no local; e) a identificao da origem de suprimento de gua e seus usos. Aps o trmino desta etapa, devem ser apresentados quais receptores sero considerados, suas caractersticas, localizao e se constituem receptores atualmente expostos ou que estaro potencialmente expostos no futuro. 4.2.1.4 Pontos de exposio (PDE) Os PDE, onde podem ocorrer o contato das SQI com um potencial receptor, devem ser identificados para cada compartimento do meio fsico impactado ou potencialmente impactado, considerando os cenrios atuais e futuros de uso e ocupao. Os seguintes compartimentos devem ser considerados para a identificao de PDE: a) gua subterrnea: se ocorrer a utilizao de poos e nascentes para abastecimento municipal, industrial, domstico e agrcola, bem como para atividades recreacionais. b) solo: se ocorrer contato com as SQI presentes no solo superficial e subsuperficial;
NO TEM VALOR NORMATIVO 24/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

c) gua superficial: se ocorrer sua utilizao para abastecimento municipal, industrial, domstico e agrcola, bem como para atividades recreacionais e de pesca; d) sedimentos: se ocorrer o contato com as SQI presentes com potenciais receptores, a saber, trabalhadores envolvidos com a remoo desse material e receptores envolvidos com outras atividades ocupacionais e recreacionais; e) ar: na ocorrncia de cenrios de exposio em ambientes abertos e espaos fechados contemplando todos os potenciais receptores; f) alimentos: se ocorrer a presena de receptores que utilizem alimentos provenientes da rea de interesse.

4.2.1.5 Caminhos de exposio Um caminho de exposio o trajeto percorrido por uma SQI, desde a rea fonte at o receptor, no PDE. As seguintes informaes devem ser consideradas na anlise dos caminhos de exposio: a) os compartimentos do meio fsico que esto impactados (ar, gua, solo e biota); b) os mecanismos de transporte das SQI desde a rea fonte at os PDE; c) a localizao dos PDE; d) os receptores potencialmente expostos; e) os caminhos de exposio cujos clculos de ingresso (I) so apresentados em 4.2.2: emisso de vapores e partculas a partir do solo superficial; lixiviao do solo para gua subterrnea; transporte em meio saturado de gua subterrnea contaminada; transporte em meio no saturado de vapores a partir do solo subsuperficial; transporte em meio no saturado de vapores a partir da gua subterrnea; transporte da contaminao do solo para o alimento.

4.2.1.6 Vias de ingresso Nesta etapa devem ser identificadas as vias pelas quais as SQI podem ingressar no organismo dos receptores potencialmente expostos para todos os caminhos de exposio considerados. As vias de ingresso consideradas na avaliao de risco sade humana em reas contaminadas so as seguintes: a) ingesto de contaminantes presentes na gua subterrnea, gua superficial, solo e alimentos. b) inalao de contaminantes presentes no ar, incluindo vapores emitidos a partir da gua
NO TEM VALOR NORMATIVO 25/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

subterrnea, gua superficial, solo superficial e solo subsuperficial. c) contato drmico com contaminantes presentes na gua subterrnea, gua superficial e solo. 4.2.1.7 Concentraes nos pontos de exposio (CPDE) Nesta etapa devem ser determinadas as concentraes das SQI que potencialmente ocorrem no PDE, por meio dos resultados analticos disponveis ou estimados por modelos matemticos, as quais iro ser utilizadas para clculo do ingresso (I). As CPDE devem ser determinadas para todos os compartimentos do meio fsico (ar, solo superficial e subsuperficial, gua subterrnea e superficial) relevantes para a avaliao de risco, para os quais foram identificados caminhos de exposio completos, conforme 4.2.1.5. Para determinao das CPDE, deve ser considerada a localizao do PDE em relao pluma de contaminao (solo superficial, solo subsuperficial, gua subterrnea ou gua superficial). Se o PDE estiver dentro da pluma, a CPDE a ser adotada deve ser a concentrao mais representativa para a rea fonte considerando um determinado compartimento do meio fsico. Sendo assim, a CPDE pode ser obtida: a) a partir da mxima concentrao analtica laboratorial da SQI em questo; b) a partir da identificao da mdia ou mediana que melhor represente a CPDE; c) a partir da quantificao do UCL95 que melhor represente a CPDE; d) a partir da anlise estatstica de Monte Carlo que melhor represente a CPDE. Se o PDE estiver localizado fora da pluma, a CPDE a ser adotada deve ser a concentrao obtida por modelagem matemtica do transporte do contaminante, a partir da mxima concentrao (analtica laboratorial) localizada dentro da pluma. Na modelagem matemtica, caso o conjunto de dados dos parmetros do meio fsico seja limitado, devem ser empregados aqueles que proporcionem as maiores concentraes no PDE. Caso contrrio, deve ser realizado tratamento estatstico adequado dos dados, visando a identificar valores representativos dos parmetros para o meio considerado. 4.2.1.8 Consolidao dos cenrios de exposio A consolidao dos cenrios de exposio deve contemplar somente as situaes em que uma SQI est ou estar em contato com as populaes potencialmente expostas. Os elementos descritos anteriormente devem estar identificados e caracterizados para que um cenrio de exposio seja considerado completo. A caracterizao de cada um desses elementos deve servir como base para identificao de eventos de exposio atuais e futuros relacionados rea de interesse. A integrao de todas as informaes de 4.2.1.1 a 4.2.1.7 permite determinar os cenrios de exposio. Devem ser consideradas trs situaes quanto aos cenrios de exposio: a) cenrios de exposio completos. Todos os seis elementos esto presentes; b) cenrios potenciais de exposio. Um ou mais dos elementos podem no estar presentes, mas no
NO TEM VALOR NORMATIVO 26/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

existe informao suficiente para eliminar ou excluir o cenrio; c) cenrios de exposio incompletos. Um ou mais dos elementos esto ausentes. Neste caso, o cenrio no considerado na avaliao de risco. 4.2.1.9 Documentao e apresentao de cenrios de exposio Esta subseo descreve como integrar as informaes obtidas e apresentar as concluses sobre os cenrios de exposio, contendo uma descrio sobre a relao entre fontes de contaminao, SQI, caminhos de exposio e receptores na rea de interesse. O texto deve incluir no mnimo: a) a descrio de todos os cenrios de exposio completos, os cenrios que ocorreram no passado, que ocorrem no presente ou que podero ocorrer no futuro; b) a descrio de quaisquer cenrios eliminados, especificando os motivos da eliminao; c) a discusso de todos os caminhos de exposio e vias de ingresso, relatando suas condies e especificidades; d) a localizao e caracterizao das populaes potencialmente expostas; e) dados ou estimativas que permitiram estabelecer as condies temporais de exposio (crnica, subcrnica ou aguda). 4.2.1.10 Modelo conceitual de exposio (MCE) O modelo conceitual de exposio (MCE) constitui-se numa sntese das informaes relativas a uma rea em estudo, onde se pode visualizar, por meio de texto explicativo e ilustrao, a localizao da contaminao, o transporte e distribuio das SQI desde as fontes primrias ou secundrias at os PDE e sua relao exposio dos receptores existentes, representando o conjunto de cenrios de exposio presentes na rea de interesse. A Figura 3 apresenta um exemplo de ilustrao relativo a um MCE desenvolvido, considerando uma rea de fonte primria, fontes de contaminao secundrias, receptores e PDE na rea de interesse, caminhos de exposio e vias de ingresso. Um MCE deve ser desenvolvido para cada rea de interesse considerando suas caractersticas especficas.

NO TEM VALOR NORMATIVO

27/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

Figura 3 Modelo conceitual de exposio 4.2.2 Quantificao do ingresso O ingresso definido pela frao da SQI que est na interface de contato com o organismo exposto (pulmes, pele e intestino) e disponvel para absoro, sendo expressa pela massa de SQI, por massa corprea e unidade de tempo, considerando as diferentes vias de ingresso. O calculo do ingresso (I) deve considerar os diferentes cenrios de exposio definidos no MCE da rea de interesse. 4.2.2.1 Determinao do ingresso (I) A determinao do ingresso (I) nos PDE realizada em duas etapas: a estimativa das concentraes de exposio e a quantificao da dose de ingresso. A estimativa das concentraes de exposio corresponde quantificao das concentraes das SQI que esto em contato com o receptor durante o perodo de exposio. As concentraes de exposio so determinadas usando dados de monitoramento ambiental ou modelos de transporte e atenuao natural de contaminantes. A modelagem matemtica pode ser utilizada para estimar concentraes atuais ou futuras em pontos de exposio que j apresentam contaminao, em pontos ainda no contaminados ou em pontos onde no existam dados de monitoramento.

NO TEM VALOR NORMATIVO

28/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

O In no deve ser confundido com a dose absorvida, que corresponde quantidade da substncia qumica que, tendo ingressado no organismo, absorvida pela corrente sangunea, sendo, portanto, uma frao do In. A equao geral para o clculo do In de uma SQI pela via de ingesto representada a seguir:

In = C
onde

CR EF ED 1 BW AT

In o ingresso da SQI n para uma determinada via de ingresso, em miligramas por quilograma dia (mg/kg.dia); C a concentrao da SQI no compartimento do meio fsico considerado no PDE, em miligrama por litro ou miligrama por quilograma (mg/L ou mg/kg);

CR a taxa de ingesto diria de gua, em miligramas por litro ou miligramas por quilogramas (mg/L ou mg/kg); EF a freqncia da exposio, em dias por ano (d/a);

ED a durao da exposio, em anos (a); BW a massa corprea em quilogramas (kg); AT 4.2.2.1.1 o tempo mdio para ocorrncia de efeitos adversos (efeitos carcinognicos ou no carcinognicos), em dias (d); Quantificao do I por via de ingresso

Nesta etapa so estimados os I para todos os cenrios de exposio possveis para uma rea de interesse. a) Ingressos decorrentes da exposio s SQI presentes na gua

Um receptor pode ser exposto a uma SQI presente na gua (subterrnea ou superficial) pelas seguintes vias de ingresso: ingesto da gua usada para consumo; ingesto involuntria da gua durante trabalho, natao e/ou recreao; contato drmico com gua.

A via de ingresso relativa inalao de substncias qumicas volatilizadas a partir da gua subterrnea ou superficial apresentada na alnea c). Os casos de vias de ingresso por ingesto e contato drmico com a gua (subterrnea ou superficial) so considerados eventos de contato direto. A equao a seguir deve ser utilizada para o clculo do In decorrente da ingesto de SQI presentes na
NO TEM VALOR NORMATIVO 29/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

gua.
InInesto = Ca IRw EF ED BW AT

onde In IRw EF ED BW AT Ca o ingresso da SQI n por ingesto de gua, em litros por quilograma dia (L/kg.d); a taxa de ingesto diria de gua, em litros por dia (L/d); a frequncia da exposio, em dias por ano (d/a); a durao da exposio, em anos; a massa corprea, em quilogramas (kg); o tempo mdio para ocorrncia de efeitos adversos (efeitos carcinognicos ou no carcinognicos), em dias (d); Concentrao da SQI na gua, em miligramas por litro (mg/L).

A seguinte equao deve ser utilizada para o clculo da In para a via de ingresso relativa ingesto involuntria de substncias presentes na gua durante a natao ou recreao.
InIngesto = Ca IRw ET EF ED BW AT

onde In IRw EF ET ED BW AT Ca o ingresso da SQI n por ingesto de gua, em litros por quilograma dia (L/kg.d); a taxa de ingesto involuntria de gua, em litros por hora (L/h); a frequncia da exposio, em dias por ano (d/a); o tempo da exposio, horas por dia (h/d); a durao da exposio em anos; a massa corprea, em quilogramas (kg); o tempo mdio para ocorrncia de efeitos adversos (efeitos carcinognicos ou no carcinognicos), em dias (d); a concentrao da SQI na gua, em miligramas por litro (mg/L).

A seguinte equao deve ser utilizada para o clculo da In para a via de ingresso relativa ao contato drmico com a gua.

NO TEM VALOR NORMATIVO

30/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

InContato.Dermico = Ca

SA EF ET ED PC CFd BW AT

Onde:

InContato.Dermico o ingresso da SQI n por contato drmico com a gua, em litros por quilograma dia (mg/kg dia)
AS EF ET ED BW PC AT Ca CFd a rea superficial da pele disponvel para contato, em centmetros quadrados (cm2); a frequncia da exposio, em dias por ano (d/a); a tempo da exposio, em horas por dia (h/d); a durao da exposio, em anos (a); a massa corprea, em quilogramas (kg); a coeficiente de permeabilidade, em centmetros por hora (cm/h); a tempo mdio para ocorrncia de efeitos adversos (efeitos carcinognicos ou no carcinognicos), em dias (d); a concentrao da SQI na gua, em miligramas por litro (mg/L); a fator de converso (10-3 L/cm3).

No caso da exposio via contato drmico com a gua, o In corresponde dose absorvida pelo organismo e no o ingresso, sendo funo da constante de permeabilidade drmica (PC). b) ingressos decorrentes da exposio s SQI presentes no solo superficial e subsuperficial. Um receptor humano pode ser exposto a uma substncia qumica presente no solo superficial e subsuperficial pelas seguintes vias de ingresso: contato drmico; ingesto; inalao de partculas e/ou vapores.

A via de ingresso relativa inalao de substncias qumicas volatilizadas a partir do solo e do sedimento, apresentada na alnea c). Nos casos de exposio por ingesto e contato drmico, considera-se que o receptor est sempre em contato direto com o meio contaminado. As equaes a seguir devem ser utilizadas para o clculo do In para a via de ingresso relativa ingesto de solo superficial.

NO TEM VALOR NORMATIVO

31/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

InIngesto = Csolo.superficial

AF EF EV ED CFk BW AT
IRS FI EF EV ED CFk BW AT

InIngesto = Csolo.superficial

onde
InIngesto

o ingresso da SQI n por ingesto de solo superficial, em miligramas por

quilograma dia (mg/kg.dia); IRSS FI EF ED a taxa de ingesto de solo, em miligramas por dia (mg/d); a frao ingerida da fonte contaminada; a frequncia da exposio, em dias por ano (d/a); a durao da exposio, em anos (a);

AF o fator de aderncia do solo na pele, em miligramas por centmetros quadrados evento (mg/ (cm2 . evento)); BW EV (evento/dia); AT a massa corprea, em quilogramas (kg); a frequncia de eventos para contato drmico com o solo, em evento dia o tempo mdio ocorrncia de efeito adversos (efeitos carcinognicos ou no carcinognicos), em dias (d); a concentrao da SQI no solo superficial, em miligramas por quilograma (mg/kg); o fator de converso (10-6kg/mg).

Csolo.superficial
CFk

No caso da via de exposio por contato drmico com o solo superficial, a dose calculada corresponde dose absorvida pelo organismo e no dose de ingresso, sendo funo do fator de absoro drmica (ABSd). A equao a seguir deve ser utilizada para o clculo do In para a via de ingresso relativa contato drmico com solo superficial.
Incontato.dermico = Csolo.superficial SA AF EF EV ED ABSd CFk BW AT

onde

Incontato.dermico o ingresso da SQI n por contato drmico com o solo superficial, miligramas por quilograma dia (mg/kg.dia);
AS a rea superficial da pele disponvel para contato, em centmetros quadrados
NO TEM VALOR NORMATIVO 32/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

(cm2); AF o fator de aderncia do solo na pele, em miligramas por centmetro quadrado 2 evento (mg/(cm . evento)); EF a freqncia da exposio, em dias por ano (d/a);

EV a freqncia de eventos para contato drmico com o solo, em eventos por dia,(eventos/d) ED BW ABSd a durao da exposio, em anos (a); a massa corprea, em quilogramas (kg); o fator de absoro drmico (adimensional)

AT o tempo mdio para ocorrncia de efeitos adversos (efeitos carcinognicos ou no carcinognicos), em dias (d); CFk o fator de converso (10-6 kg/mg) a concentrao da SQI no solo superficial (mg/kg)

Csolo.superficial

A equao a seguir deve ser utilizada para o clculo do In para a via de ingresso relativa inalao de partculas do solo superficial.
InInalao = Csolo.superficial IR EF ET EV ED BW AT

onde
InInalao

o ingresso da SQI n para inalao de partculas do solo superficial, em metros cbicos por quilograma dia (m3/kg.dia) a taxa de inalao, em metros cbicos por hora (m3/h); a freqncia da exposio, em dias por ano (d/a); a durao da exposio, em anos (a); o tempo de exposio, em horas por dia (h/d); a massa corprea, em quilogramas (kg); a freqncia de eventos para contato drmico com o solo, em eventos por dia a tempo mdio para ocorrncia de efeitos adversos (efeitos carcinognicos ou no carcinognicos), em dias (d). a concentrao da SQI no solo superficial, em miligramas por quilograma

IR EF ED ET BW EV (eventos/d) AT

Csolo.superficial (mg/kg)

A equao a seguir deve ser utilizada para o clculo do In para a via de ingresso relativa ingesto de
NO TEM VALOR NORMATIVO 33/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

gua subterrnea contaminada a partir da lixiviao do solo subsuperficial.


InLixiviao.Solo.Subsuperficial = Csolo.subsuperficial IRw EF ED BW AT

onde
InLixiviao.Solo.Subsuperficial a ingresso da SQI n por ingesto de gua subterrnea contaminada a

partir de lixiviao do solo subsuperficial, em miligramas por quilograma dia (mg/kg.dia); IRw ED EF BW AT a taxa de ingesto diria de gua, em litros por dia (L/d); a durao da exposio, em anos (a); a freqncia da exposio, em dias por ano (d/a); a massa corprea, em quilogramas (kg); a tempo mdio para ocorrncia de efeitos adversos (efeitos carcinognicos ou no carcinognicos), em dias (d). a concentrao da SQI no solo subsuperficial, em miligramas por

Csolo.subsuperficial quilograma (mg/kg)

c) ingressos decorrentes da exposio s SQI presentes no ar Esta Norma considera que um receptor pode ser exposto a uma SQI presente no ar, partindo de fontes de contaminao secundrias presentes no solo subsuperficial e gua subterrnea. A absoro drmica de substncias qumicas na fase vapor no considerada nesta Norma para o clculo do In visto ser pouco significativa quando comparada ao ingresso via inalao. A equao a seguir deve ser utilizada para o clculo do In para a via de ingresso relativa Inalao de vapores em ambientes fechados a partir do solo subsuperficial.
InInalao.Ambiente.Fechado = Car.Ambiente.Fechado IRAESP EF ET ED BW AT

onde
InInalao.Ambiente.Fechado o ingresso da SQI n por inalao de vapores do solo subsuperficial em

ambientes fechados, em miligramas por quilograma dia (mg/kg.dia); IRAESP ET ED a taxa de inalao diria em ambientes fechados, em metros cbicos por hora (m3/h); o tempo de exposio, em horas por dia (h/d); a durao da exposio, em anos (a);
NO TEM VALOR NORMATIVO 34/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

EF BW AT

a freqncia da exposio, em dias por ano (d/a); a massa corprea, em quilogramas (kg); o tempo mdio para ocorrncia de efeitos adversos (efeitos carcinognicos ou no carcinognicos), em dias (d);

Car.Ambiente.Fechado a concentrao da SQI no ar, em miligramas por metro cbico (mg/m3).

A equao a seguir deve ser utilizada para o clculo do In para a via de ingresso relativa Inalao de vapores em ambientes abertos a partir do solo subsuperficial.
InInalao.Ambiente.aberto = Car.Ambiente.Aberto IRAAMB EF ET ED BW AT

onde
InInalao.Ambiente.aberto o ingresso da SQI n por inalao de vapores do solo subsuperficial em

ambientes abertos, em metros cbicos por quilogramas dia (m3/kg.dia); IRAAMB ET ED EF BW AT a taxa de inalao diria em ambientes abertos, em metros cbicos por hora (m3/hora); o tempo de exposio, em horas por dia (h/d); a durao da exposio, em anos (a); a freqncia da exposio, em dias por ano (d/a); a massa corprea, em quilogramas (kg); o tempo mdio para ocorrncia de efeitos adversos (efeitos carcinognicos ou no carcinognicos), em dias (d);

Car.Ambiente.Aberto a concentrao da SQI no ar em ambiente aberto, em miligramas por metro cbico (mg/m3)

A equao a seguir deve ser utilizada para o clculo do In para a via de ingresso relativa Inalao de vapores em ambientes fechados a partir da gua subterrnea.
InInalao.Ambiente.Fechado = Car.Ambiente.Fechado IRAESP EF ET ED BW AT

onde
InInalao.Ambiente.fechado

a ingresso da SQI n por inalao de vapores do solo subsuperficial em ambientes abertos, em metros cbicos por quilograma dia (m3/kg.dia);

IRAESP

a taxa de inalao diria em ambientes abertos, em metros cbicos por hora (m3/h);
NO TEM VALOR NORMATIVO 35/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

ED ET EF BW AT

a durao da exposio, em anos (a); o tempo de exposio, em horas por dia (h/d); a freqncia da exposio, em dias por ano (d/a); a massa corprea, em quilogramas (kg); o tempo mdio para ocorrncia de efeitos adversos (efeitos carcinognicos ou no carcinognicos), em dias (dias).

Car.Ambiente.Fechado a concentrao da SQI no ar em ambiente aberto, em miligramas por metro cbico (mg/m3).

A equao a seguir deve ser utilizada para o clculo do In para a via de ingresso relativa Inalao de vapores em ambientes abertos a partir da gua subterrnea.
InInalao.Ambiente.Aberto = Car.Ambiente.Aberto IRAAMB EF ET ED BW AT

onde
InInalao.Ambiente.Aberto

o ingresso da SQI n por inalao de vapores da gua subterrnea em ambientes abertos, em metros cbicos por quilograma dia (m3/kg.dia);

IRAAMB ET ED EF BW AT

a taxa de inalao diria em ambientes abertos, em metros cbicos por hora (m3/h); o tempo de exposio, em horas por dia (h/d); a durao da exposio, em anos (a); a freqncia da exposio, em dias por ano (d/a); a massa corprea, em quilogramas (kg); o tempo mdio para ocorrncia de efeitos adversos (efeitos carcinognicos ou no carcinognicos), em dias (d). a concentrao da SQI no ar em ambiente aberto, em miligramas por metro

Car.Ambiente.Aberto cbico (mg/m3).

d) ingressos decorrentes da exposio s substncias qumicas presentes em alimentos contaminados Nos casos de exposio por ingesto de alimentos contaminados, deve ser considerado o cenrio de exposio direto, ou seja, o receptor encontra-se em contato direto com o meio contaminado. A equao a seguir deve ser utilizada para o clculo da In para a via de ingresso relativa ingesto de alimentos.

NO TEM VALOR NORMATIVO

36/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

InIngesto.Alimentos = Calimento

IRA EF ED BW AT

onde
InIngesto.Alimentos

o ingresso da SQI n por ingesto de alimentos, em miligramas por quilogramas dia (mg/kg.dia);

IRA ED EF BW AT

a taxa de ingesto de alimentos, quilogramas por dia (kg/dia); a durao da exposio, em anos (a); a freqncia da exposio, em dias por ano (d/a); a massa corprea, em quilogramas (kg); o tempo mdio para ocorrncia de efeitos adversos (efeitos carcinognicos ou no carcinognicos), em dias (d); o concentrao da SQI no alimento, em miligramas por quilograma (mg/kg).

Calimento

Caso haja interesse em se determinar separadamente o ingresso proveniente de diferentes alimentos (folhas, razes, gros, leite, peixes, etc.), o clculo deve considerar as taxas de ingesto (IR) e demais parmetros especficos para cada um dos alimentos.

4.3

Anlise de toxidade

4.3.1 Esta etapa consiste na seleo de dados toxicolgicos relativos s SQI, de modo a possibilitar a interpretao dos possveis efeitos adversos sade humana associados a um evento de exposio. 4.3.2 Esses dados devem ser obtidos em bancos de dados toxicolgicos validados cientificamente, que serviro como fonte de informaes sobre o perfil toxicolgico da SQI, a saber: a) tipos de efeitos adversos sade; b) fatores de carcinogenicidade; c) doses de referncia. 4.3.3 Na identificao dos efeitos adversos sade, inicialmente a SQI deve ser caracterizada quanto aos seus efeitos carcinognicos ou no-carcinognicos, com base nas evidncias cientficas descritas no banco de dados selecionado. Devem tambm ser reportados os principais efeitos deletrios ao organismo exposto a SQI. 4.3.4 O levantamento de dados de dose-resposta o processo de anlise das informaes toxicolgicas e a caracterizao da relao entre a dose do contaminante administrado ou recebido e a incidncia de efeitos adversos sade da populao exposta. A partir dessa anlise, valores toxicolgicos (dose de referncia e fator de carcinogenicidade) so identificados, sendo determinados aqueles que sero utilizados para estimar a possibilidade de ocorrncia de efeitos adversos em funo da exposio humana a uma SQI.

NO TEM VALOR NORMATIVO

37/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

4.3.5 Para as substncias carcinognicas no h, teoricamente, um nvel de exposio que seja isento de risco, enquanto para as substncias no-carcinognicas h uma concentrao abaixo da qual os efeitos adversos no so esperados. 4.3.6 Devido a essas diferenas, devem-se considerar separadamente os efeitos carcinognicos e os no-carcinognicos. 4.3.7 A anlise toxicolgica para efeitos carcinognicos realizada com base no fator de carcinogenicidade (SF), que representa a inclinao da curva dada pela regresso linear de dados de ensaios de dose e resposta para efeitos carcinognicos. O SF possibilita o clculo da probabilidade de um indivduo desenvolver cncer durante o tempo de vida, como resultado de exposio a uma concentrao de uma SQI. O SF expresso pelo inverso da relao entre a massa da SQI, pela massa corprea e tempo de avaliao para o efeito (mg/kg.dia)-1. 4.3.8 A anlise toxicolgica para efeitos no-carcinognicos realizada com base na determinao da dose de referncia (RfD), a qual dependente da via de ingresso, dos efeitos adversos e da durao da exposio. No que se refere durao da exposio, a RfD pode ser classificada em aguda, crnica e subcrnica, que se diferenciam pela manifestao dos efeitos adversos em funo do tempo de exposio. A dose de referncia e o fator de carcinogenicidade podem ser determinados para cada via de ingresso, tais como: inalao, ingesto e contato drmico. Deve-se atentar para o fato de que nem sempre estaro disponveis os dados toxicolgicos para todas as vias de exposio. Nesses casos, podem ser aplicados os dados provenientes de uma via no especfica e justificada sua adoo, com base nas orientaes existentes no banco de dados consultado ou em literatura cientfica. Os dados toxicolgicos no carcinognicos e carcinognicos devem ser obtidos preferencialmente em bancos de dados existentes em rgos ambientais ou de sade do pas e, na sua ausncia, no Integrated Risk Information System (IRIS) da Agncia de Proteo Ambiental Americana (U.S.EPA). Caso os dados no estejam disponveis no IRIS, as seguintes fontes podem ser consultadas: Provisional Peer Reviewed Toxicity Value (PPRTV); California Environmental Protection Agency (CalEPA); Health Effects Assessment Summary Tables (HEAST); Agency for Toxic Substances and Disease Registry (ATSDR).

4.4

Caracterizao do risco

Nesta etapa o risco sade humana deve ser quantificado. A quantificao do risco deve ser realizada individualmente para cada SQI considerando seu efeito carcinognico e no carcinognico, para cada caminho de exposio identificado no modelo conceitual de exposio da rea de interesse. Aps quantificado o risco individual das SQI para todos os caminhos de exposio, deve-se proceder a somatria dos riscos associados a exposio simultnea a todas SQI e caminhos de exposio. Para as substncias carcinognicas a caracterizao do risco representa a probabilidade adicional do desenvolvimento de cncer no decorrer do tempo de vida a partir da exposio a uma SQI.

NO TEM VALOR NORMATIVO

38/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

Para fixao das metas de remediao e gerenciamento do risco, o risco carcinognico calculado dever ser comparado com o nvel de risco aceitvel estabelecido pelo rgo regulatrio local. O risco no carcinognico caracterizado pelo quociente de risco (QR), que expressa a relao entre o Ingresso (In) de determinada SQI e a dose de referncia (RfD) desta SQI para uma dada via de ingresso. O QR deve ser menor que 1, pois um valor de QR que ultrapasse a unidade indica uma possibilidade maior de ocorrncia de um efeito adverso sade. A caracterizao de risco s pode ser considerada completa quando a quantificao do risco estiver acompanhada de interpretao e de anlise das incertezas a ela associadas. 4.4.1 Quantificao de risco para efeitos carcinognicos A quantificao do risco para uma determinada SQI e um dado cenrio de exposio calculada pela seguinte equao: Riscoin = In x SFn Riscoin In SFn mg/kg.dia Risco carcinognico para a SQI n para o cenrio i ingresso para a SQI n

(mg/kg.dia)-1 Fator de Carcinogenicidade da SQI n

Para mltiplos cenrios de exposio a uma determinada SQI, o Risco dado por:
p

RiscoTs =

RiscoSQli
i =1

p RiscoTs RiscoSQI i

Nmero de cenrios possveis Risco Carcinognico Total para a SQI Risco Carcinognico no cenrio i para a SQI

Para mltiplas SQI e um determinado cenrio de exposio c, o Risco dado por:


q

RiscoTc =

RiscoSQI
j =1

q RiscoTc RiscoSQI j

Nmero de SQI possveis Risco carcinognico Total para o cenrio c Risco carcinognico para a SQI j no cenrio c

O risco total, decorrente da exposio a mltiplas substncias carcinognicas e mltiplos cenrios, quantificado a partir da somatria dos riscos das q SQI e p cenrios.

NO TEM VALOR NORMATIVO

39/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

RiscoTotal =

Riscocenrioi, SQI j
i =1j =1

Q P Riscocenrio i, SQI j

Nmero de SQI possveis Nmero de cenrios possveis Risco carcinognico para o cenrio i e a SQI j

A aplicao da equao do risco total (RiscoTotal) deve ser considerada somente em casos de priorizao inicial para gerenciamento de mltiplas reas contaminadas. As seguintes premissas devem ser atendidas: a) b) c) o risco decorrente da exposio crnica; existe independncia de ao toxicolgica entre as SQI avaliadas; todas as SQI avaliadas produzem o mesmo efeito, ou seja, cncer.

4.4.2 Quantificao de risco para efeitos no carcinognicos A quantificao do risco para uma determinada SQI e um dado cenrio de exposio calculada pela seguinte equao:
QRin = Ii RfDn

QRin In RfDn

mg/kg.dia mg/kg.dia

Quociente de risco para a SQI n para o cenrio i ingresso para a SQI n Dose de referncia da SQI n

Para mltiplos cenrios de exposio a uma determinada SQI, o quociente de risco (QR) dado por:
p

QRTs =

QRSQI
i =1

p QRTs QRSQI i

Nmero de cenrios possveis QR total para a SQI QR no cenrio i para a SQI

Para mltiplas SQI e um determinado cenrio de exposio c, o Quociente de Risco (QR) dado por:
q

QRTc =

QRSQI j
j =1

q QRTc QRSQI j

Nmero de SQI possveis QR total para o cenrio c QR para a SQI j no cenrio c


NO TEM VALOR NORMATIVO 40/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

O ndice de risco (IR), decorrente da exposio total a mltiplas substncias no carcinognicas e mltiplos cenrios, quantificado a partir da somatria dos quocientes de risco (QR) das q substncias qumicas de interesse (SQI) e p cenrios.
p q

IR =

QRcenrioi , SQI j
i =1j =1

Q P QRcenrio i, SQI j

Nmero de SQI possveis Nmero de cenrios possveis Quociente de Risco para o cenrio i e a SQI j

A equao acima deve ser utilizada somente na situao em que as substncias possuam efeitos ou mecanismos de ao semelhantes no organismo exposto. A aplicao da equao do ndice de risco (IR) deve ser considerada somente em casos de priorizao inicial para gerenciamento de mltiplas reas contaminadas, quando este for considerado como decorrente da exposio crnica.

4.5

Anlise de incertezas

Para consolidao de uma avaliao de risco, as incertezas a ela associadas devem ser caracterizadas e, se possvel, quantificadas. Estas usualmente podem estar associadas a todas as etapas do processo de avaliao de risco. Nesta etapa, devem ser apresentados os procedimentos de identificao e caracterizao de incertezas associadas avaliao de risco sade humana. Tambm deve ser descrita a melhor forma de apresentar informaes relevantes baseadas no grau de confiana da estimativa de risco sade humana quantificado para uma rea de estudo. Para esta Norma fundamental a identificao das variveis significativas relacionadas rea de estudo e premissas que mais contribuam para as incertezas. A quantificao do grau de incerteza da avaliao de risco no obrigatria. Assim, o foco desta etapa so as aproximaes qualitativas/semiquantitativas que podem influenciar diretamente nos resultados finais da quantificao do risco. Devem ser identificadas e caracterizadas as seguintes categorias de incertezas associadas avaliao de risco sade humana: a) incertezas ligadas a informaes da rea de estudo; b) incertezas ligadas a anlise de toxicidade; c) incertezas ligadas a avaliao da exposio. 4.5.1 Incertezas ligadas a informaes da rea de estudo

As seguintes incertezas ligadas rea de estudo devem ser identificadas e caracterizadas:


NO TEM VALOR NORMATIVO 41/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

a) variaes dos valores dos parmetros do meio-fsico que possam influenciar no resultado final da quantificao do risco; b) variao dos valores dos parmetros de exposio que possam influenciar no resultado final da quantificao do risco; c) variao dos valores dos parmetros de transporte de contaminantes que possam influenciar no resultado final da quantificao do risco; d) confiabilidade das premissas utilizadas para o desenvolvimento do MCE, bem como sua aplicabilidade para a rea de estudo. Para informaes sobre o meio-fsico, exposicionais e de transporte de contaminantes relacionadas rea de estudo, devem ser considerados os seguintes aspectos: a) probabilidade de ocorrncia real de caminhos de exposio e do uso e ocupao do solo. para os usos atuais do solo descreva: fontes e qualidade da informao, e nvel de confiana qualitativo.

para os usos futuros do solo descreva: fontes e qualidade da informao, e informao relacionada probabilidade de ocorrncia. para cada caminho de exposio, descrever por que o caminho foi ou no selecionado para a avaliao.

Na eventual combinao de caminhos de exposio esta deve ser justificada com base nas premissas utilizadas para o desenvolvimento do MCE. para as SQI que no foram includas na estimativa quantitativa do risco deve-se descrever: razo da excluso (por exemplo: ausncia de informaes toxicolgicas, fsico-qumicas ou da falta de quantificao da SQI nas anlises qumicas); possveis conseqncias da excluso.

Deve-se avaliar o quanto o MCE se aproxima da realidade da rea em estudo, bem como a sua expresso matemtica (por exemplo, o modelo de transporte de gua subterrnea) se aproxima das condies de ocorrncia e comportamento da contaminao no meio-fsico. Tendo como base que os modelos utilizados para quantificao do risco so analticos determinsticos e parcialmente validados, importante identificar as variveis sensveis para o modelo e seu impacto potencial nas estimativas de risco. Para informaes sobre o MCE, devem ser considerados os seguintes aspectos: listar/resumir as variveis sensveis para o MCE;
NO TEM VALOR NORMATIVO 42/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

avaliar o potencial impacto de cada uma das variveis sensveis na quantificao do risco, indicando em quanto o resultado pode ser sub ou superestimado. Essa avaliao particularmente importante se o risco carcinognico ou o quociente de risco para um ponto de exposio estiver ligeiramente acima ou abaixo do limite.

Para os dados utilizados nos parmetros de entrada nas expresses matemticas utilizadas transporte e atenuao da SQI no meio fsico, devem considerados os seguintes aspectos: listar/resumir as variveis sensveis; avaliar o potencial impacto de cada uma das variveis sensveis na quantificao do risco, indicando em quanto o resultado pode ser sub ou superestimado.

4.5.2 Incertezas ligadas anlise de toxicidade e avaliao de exposio Descrever sucintamente, com base em referncias bibliogrficas reconhecidas cientificamente, as possveis incertezas inerentes toxicidade das SQI para as condies de exposio verificadas. Devem ser analisadas as incertezas associadas soma de riscos ou ndices de perigo para as vrias SQI selecionadas para avaliao de risco. A premissa de adio de doses ignora possveis sinergias ou antagonismos entre os efeitos das substncias qumicas, e presume similaridades nos mecanismos de ao e metabolismo. Os dados para analisar as interaes de forma quantitativa geralmente no esto disponveis. Na ausncia de informao adequada, os riscos carcinognicos devem ser tratados como aditivos e que ndices de perigo no carcinognico tambm devem ser tratados de forma aditiva. Estas premissas so feitas para auxiliar a preveno de uma subestimao do risco de cncer ou dos efeitos no cancergenos sade em uma rea de estudo. Para cada SQI no includa na quantificao do risco, devido inadequao da informao de toxicidade, considerar os possveis efeitos sade e possveis conseqncias da excluso em estimativas finais de risco.

NO TEM VALOR NORMATIVO

43/44

ABNT/CEE-68 PROJETO 68:000.04-001


MAR 2012

Bibliografia

[1]

Agency for Toxic Substances and Disease Registry, Public Health Assessment Guidance Manual. United States of America: ATSDR. 2005. CALIFORNIA ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY, Department of Toxic Substances Control. Interim final guidance for the evaluation and mitigation of subsurface vapor intrusion to indoor air. San Francisco: CEPA, 2005. COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SO PAULO, Manual de Gerenciamento de reas Contaminadas. So Paulo: CETESB, 2000. COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SO PAULO, Relatrio de estabelecimento de valores orientadores para solos e guas subterrneas no Estado de So Paulo. So Paulo: CETESB, 2005. COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SO PAULO. DD103/2007, Procedimento para gerenciamento de reas contaminadas. So Paulo: CETESB, 2007. Maximiano, A. Determinao de Valores de Concentraes Aceitveis de BTEX E PAH no Solo e na gua Subterrnea Utilizando o Procedimento de Ao Corretiva Baseada no Risco (RBCA) Aplicado a Vazamentos de Combustveis na Cidade de So Paulo. So Paulo: IGC-USP. 2001.79p. Resoluo CONAMA 396/2008 Resoluo CONAMA 420/2009 UNITED STATES ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY, EPA Region 9 PRGs Tables. Regional Screening Levels (RSL) for Chemical Contaminants at Superfund Sites. Washington: USEPA, 2010. Disponvel em: <http://www.epa.gov/region9/superfund/prg/>. Acesso em: 24 fev. 2011.

[2]

[3]

[4]

[5]

[6]

[7] [8] [9]

[10] UNITED STATES ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY, RAGS - Risk Assessment

Guidance for Superfund, human health evaluation manual (Part A), Interim Final. Washington: USEPA, 1989. v.1. (EPA/ 540/1-89/003).
[11] UNITED STATES ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY, Soil Screening Guidance:

Technical Background Document. Office of Solid Waste and Emergency Response. Washington, D.C. EPA/540/R-95/128. 1996.

NO TEM VALOR NORMATIVO

44/44

You might also like