You are on page 1of 3

INTRODUO

Medir um processo da matemtica e de outras cincias embora tenha as suas razes nas experincias do dia-a-dia. Na sua forma mais simples a atribuio de um valor numrico a um atributo ou caracterstica de um objecto. Reconhecer os atributos passveis de serem medidos o ponto de partida para o estudo da medida. s crianas mais jovens devem ser dadas oportunidades de, manipulando objectos fsicos, identificarem esses atributos. Sobre uma bola, por exemplo, uma criana poder dizer que redonda, que grande, que de borracha, que leve, que azul. Apenas alguns daqueles atributos so passveis de serem medidos. Sero apenas os que permitem uma quantificao, uma ordenao ou comparao. Deve ser dada a oportunidade aos alunos de resolverem problemas que envolvam distncia, rea, volume e outras propriedades quantificveis. Os alunos devem ser guiados a desenvolver, compreender e aplicar frmulas importantes para medir comprimento, rea e volume de figuras seleccionadas. O processo de medio
96

As suas experincias devem lev-los a descobrir que algumas unidades so mais adequadas para medir um determinado atributo do que outras. Uma fila de clipes pode servir para medir o comprimento de um lpis mas no o comprimento da sala de aula. As experincias devem ser diversificadas. Devem usar balanas para comparar o peso dos objectos, encher recipientes com gua ou areia e transferir o seu contedo para outros recipientes de formas e tamanhos diferentes para explorar o volume, aprender a medir o tempo em horas, minutos, etc. medida que estas experincias crescem devem ser introduzidas as unidades e os instrumentos de medida padronizados. O processo fundamental de medir passa assim por identificar um atributo mensurvel, seleccionar a unidade apropriada, medir o objecto por comparao com essa unidade e relatar o nmero de unidades necessrias. Numa fase mais avanada da escolaridade os alunos devem entender claramente que ao dar valores de medida essencial indicar a unidade bem como o valor numrico dizer que o comprimento do meu lpis 19 cm no simplesmente 19. Devem tambm encontrar a noo da preciso na medida e reconhecer que todas as medies so aproximaes. Por exemplo, devem comparar as medidas de um mesmo objecto feitas por vrios alunos e discutir as razes para essas variaes. O valor de um comprimento feito com uma rgua graduada em centmetros e outra em milmetros vai permitir aproximaes mais precisas no segundo caso. Ao longo da escolaridade, sempre que se trabalhem conceitos e processos associados medida, devem ser organizadas experincias de aprendizagem que possibilitem realizar estimativas antes do clculo aproximado ou exacto. A capacidade de estimao e de refinamento da compreenso das unidades deve ser aprofundada. Devem ser capazes de dizer que 125 cm uma estimao razovel para a altura de um aluno de 8 anos e que 125 m ou 1,25 cm no .

A aquisio do conceito de medida inclui, numa primeira etapa, experincias de comparao directa ou comparao indirecta, quando a directa no possvel, o que pressupe o domnio da propriedade transitiva. Esta propriedade implica a noo de conservao das grandezas ou da quantidade das grandezas. nesta altura, que segundo Piaget, comea a percepcionar-se a ideia de unidade. Numa segunda etapa, as crianas medem directamente por comparao, por exemplo, colocando dois lpis lado a lado vem qual o maior e aprendem que tm de os alinhar por uma das pontas. Mais tarde, aprendem a medir objectos usando vrias unidades, primeiro no padronizadas, como uma fila de clipes colocada de uma ponta a outra do objecto para medir o seu comprimento. A etapa seguinte portanto a escolha de uma unidade de base. Deve permitir-se e estimular que a criana possa criar as suas prprias unidades (unidades informais). Essas unidades informais de comprimento (o p, o palmo,....), de rea (um quadrado de papel), de volume (o copo do iogurte), de tempo (a ampulheta) e outras devem ser utilizadas para realizar medies que envolvam a contagem de unidades repetidas. Por exemplo: Quantos clipes mede um lpis? Quantos lpis, em altura, tem uma mesa? Quantos passos, em comprimento, mede o teu quarto? Quantos quadrados de papel ( ) cobrem o tampo da tua mesa? Quantas folhas A4 cobrem o cho da sala de aula? Quantos cubos ou dados de jogar so precisos para encher a caixa de sapatos?

97

A utilizao de frmulas e instrumentos de medio Nestas idades, as experincias com medida devem levar os alunos a identificar certas relaes que se podem generalizar em frmulas bsicas (por exemplo o clculo da rea de um rectngulo atravs do produto da medida do comprimento pela medida da largura, expressando o resultado na unidade conveniente). A partir do reconhecimento de que h mltiplas caractersticas pertencentes a um objecto, os alunos podem explorar como que variando uma delas, as outras so afectadas. Se o comprimento da aresta de um cubo fosse alterada o que aconteceria ao seu volume? O estudo da Medida permite conexes com outras reas da Matemtica. Desenvolve a familiaridade com a numerao decimal, a notao cientfica, o raciocnio proporcional, as razes e propores, o estudo da geometria, a estatstica. Tambm proporciona a aplicao da Matemtica a outras reas. Quanto s tcnicas de medio importante que os alunos possam fazer investigaes que os levem a descobrir como diferentes unidades podem acarretar diferentes medies para o mesmo atributo e como importante seleccionar unidades padronizadas. Em simultneo os alunos devem desenvolver o vocabulrio adequado.
98

Integrao curricular nesta perspectiva que so definidos nos documentos oficiais, os objectivos curriculares para as Grandezas e Medidas: A compreenso do processo de medio e dos sistemas de medidas e a aptido para fazer medies em situaes diversas do quotidiano utilizando instrumentos apropriados; A compreenso de conceitos como os de comprimento, rea, volume e a aptido para utilizar conhecimentos sobre esses conceitos na resoluo de problemas; A aptido para efectuar medies em situaes diversas e fazer estimativas, bem como a compreenso do sistema mtrico.
(DEB, 2001, p. 62 )

Tambm no documento a Matemtica na Educao Bsica (Abrantes, Serrazina e Oliveira, 1999) encontramos referncias aos percursos de aprendizagem em Medida: A incluso do estudo da medida nos currculos do ensino bsico justifica-se pelas necessidades da vida quotidiana, do mundo do trabalho e, ainda, do desenvolvimento da tecnologia e da cincia. Com efeito, tanto na vida do dia-a-dia como em muitas profisses, importante realizar medies e ser capaz de manipular instrumentos de medida. A evoluo tecnolgica e cientfica est associada ao grau de preciso nas medidas. Aspectos essenciais deste tema incluem a compreenso de que um atributo mensurvel uma caracterstica de um objecto que pode ser quantificada, como, por exemplo, a amplitude, o comprimento, a rea, o volume ou a temperatura. Seleccionar unidades de medida adequadas, compreender os sistemas de medida e aplicar frmulas, assim como utilizar propriedades da medida na compreenso do conceito de invariante, constituem aspectos importantes da competncia matemtica. (p. 75)
99

medida que avanam na escolaridade, os alunos devem encontrar alternativas vlidas para situaes em que as unidades padronizadas no podem ser aplicadas directamente. Por exemplo, para medir a circunferncia mxima de uma bola de basquetebol podem decidir utilizar um cordel enrolando-o em torno da bola e depois medir o comprimento do cordel. Para medir o volume de uma pedra podem mergulh-la num determinado volume de gua num cilindro graduado e determinar a variao que ocorreu. Durante o 2 ciclo e seguintes os alunos devem aplicar as suas capacidades para medir em situaes mais complexas incluindo resolver problemas onde tero de decompor ou reorganizar formas. Nestes anos de escolaridade os alunos trabalham os conceitos de propores e semelhanas, conceitos que esto intimamente ligados medida. Nas investigaes sobre semelhanas de tringulos percebem que ngulos correspondentes tm medidas iguais mas os lados correspondentes tm comprimentos com uma proporo fixa. Os alunos devero entender medidas expressas em propores como a unidade preo por quilograma, a velocidade em quilmetro por hora ou rotaes por minuto.

Percurso de aprendizagem A medida requer uma variedade de experincias que vo desde a manipulao concreta de objectos at utilizao de frmulas e instrumentos de medio na resoluo de problemas. Em relao a cada atributo, o desenvolvimento de competncias de medida, deve processar-se atravs da realizao de tarefas a trs diferentes nveis: comparao, unidades no padronizadas e unidades padronizadas. Estas tarefas comeam com a comparao de objectos, passam pelo nvel intermdio de medio com unidades no padronizadas at chegar medio da grandeza usando unidades padronizadas. As tarefas aqui propostas para as grandezas comprimento, rea e volume foram delineadas, tendo em conta, por um lado, estes trs nveis de aprendizagem e, por outro que, dentro de cada nvel, se devem planear tarefas que envolvam as experincias j referidas, desde o concreto ao simblico (Drean e Souviney, 1992). Este percurso pode esquematizar-se a partir da seguinte grelha: O objectivo iniciar o percurso numa actividade do tipo A e progredir atravs dos rectngulos adjacentes at chegar a uma tarefa do tipo I. Pode no ser necessrio percorrer todos os rectngulos da grelha, ou seja, realizar todos os nove tipos de tarefas. O caminho percorrido pode no ser o mesmo para cada criana, basta mover para a esquerda ou para cima, consoante a dificuldade da criana. Por exemplo, no caso de dificuldades no nvel E, h que propor mais tarefas do nvel B ou D. Um caminho possvel:

A D G

B E H

C F I
101

100
Comparao Unidades no padronizadas Unidades padronizadas

Concreto A D G

Representacional B E H

Smblico C F I

De seguida sero apresentadas as tarefas construdas para possveis percursos de aprendizagem para as grandezas comprimento, rea e volume/capacidade.

You might also like