You are on page 1of 1

ESTUDO DIRIGIDO Centro de Atividades 1.

Uma bola de massa 1kg e velocidade de 2 choca-se contra um muro e inverte o sentido do movimento mantendo, no entanto, o mdulo da velocidade. Calcule o valor da quantidade movimento antes e depois da coliso. m/s seu sua de 1 gr4 ico mostra, hipoteticamente, a intensidade da or&a e,ercida por uma pessoa no ato de acender um isqueiro, para cada a&o descrita.

2. Uma bola de utebol de massa !," kg possui 1# $ de energia cin%tica quando recebe um chute que inverte o sentido de seu movimento sem mudar a dire&o e o mdulo de sua velocidade. Calcule a quantidade de movimento da bola aps o chute. '. Um caminho de massa 2!!! kg e um carro de massa 1!!! kg movem-se com velocidade de 1!( km/h em uma mesma tra)etria retil*nea. +valie as a irmativas abai,o e indique qual delas % verdadeira. a- + quantidade de movimento % uma grande.a escalar e, portanto, no depende nem da dire&o nem do sentido da velocidade. b- Como o caminho e o carro t/m a mesma velocidade, a quantidade de movimento desses ve*culos tamb%m % a mesma. c- + quantidade de movimento do caminho tem valor ' , 1!0 kg.m/s e sempre o mesmo sentido de sua velocidade. d- 1s vetores quantidade de movimento do caminho e do carro sero iguais caso eles tenham velocidades com a mesma dire&o e mesmo sentido. e- 1 valor da quantidade de movimento de cada um deles % di erente porque suas massas so di erentes. 0. Uma catapulta de brinquedo dispara bolas de borracha de massa 2! g com velocidade '# 2m/h. 1 tempo de dura&o de cada disparo % !," s. sabendo que cada disparo tem acelera&o igual a 2 m/s3, calcule o impulso m%dio e,ercido sobre uma bola. ". 1 gr4 ico abai,o representa a varia&o da or&a resultante com o tempo sobre o co.inho de massa " kg durante o chute do gato 5ar ield. 6upondo que a dire&o da or&a tenha se mantido constante, determine o impulso e,ercido sobre o co. #. +o acender um isqueiro uma pessoa a. com que seu dedo e,er&a uma or&a vari4vel direcionada a tr/s a&7es distintas8 9. : preciso vencer a or&a de atrito est4tico entre o rolete e a pedra a ele pressionada. 99. 6uperado o atrito est4tico, a or&a aplicada no mais necessita ser de tamanho to elevado e, portanto, pode ser redu.ida. +inda em contato com o rolete, o dedo desce e come&a a abai,ar a alavanca que libera o g4s. 999. Uma ve. livre do rolete e com a alavanca que libera o g4s completamente pressionada, a or&a % mantida constante durante o tempo que or necess4rio se ter a chama acesa. ;essas condi&7es, o impulso da or&a e,ercida pelo dedo sobre o rolete do isqueiro e sobre a alavanca que libera o g4s at% seu completo abai,amento, tem intensidade, em ;.s, de a- !,!". b- !,1!. c- !,1". d- !,2!. e- !,2". <. 1 gr4 ico representa a or&a resultante sobre um carrinho de supermercado de massa total 0! kg, inicialmente em repouso.

+ intensidade da or&a constante que produ. o mesmo impulso que a or&a representada no gr4 ico durante o intervalo de tempo de ! a 2" s %, em ne=tons, igual a a. 1,2 b. 12 c. 1" d. 2! e. 21

You might also like