You are on page 1of 9

Garrido Neto Contabilidade Pblica

Teoria e Exerccios - Mdulo II

PROCEDIMENTOS CONTBEIS ORAMENTRIOS (PCO)

Principal objetivo: reunir conceitos, regras e procedimentos relativos aos atos e fatos oramentrios e seu relacionamento com a contabilidade. Tambm tem como objetivo a harmonizao, por meio do estabelecimento de padres a serem observados pela Administrao Pblica, no que se refere receita e despesa oramentria, suas classificaes, destinaes e registros, de modo a permitir a evidenciao e a consolidao das contas pblicas nacionais. - Principais Fontes: - Lei n 4.320/64; - Lei Complementar n 101/2000 (LRF); - Portaria MPOG n 42/1999; - Portaria Interministerial n 163/2001; - Demais Portarias que tratam da matria; - Manual de Procedimentos Contbeis Roteiro do Mdulo: 1 Princpios Oramentrios; 2 Receita Oramentria; 2.1 Classificaes; Oramentrios (PCO) STN.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

2.2 Reconhecimento; 2.3 Procedimentos Contbeis; 3 Despesa Oramentria; 3.1 Classificaes; 3.2 Reconhecimento; 3.3 Procedimentos Contbeis; 3.4 Restos a Pagar, DEA e Suprimento de Fundos.

PRINCPIOS ORAMENTRIOS

- Unidade; - Universalidade; - Anualidade; - Exclusividade; - Oramento Bruto; - Legalidade; - Publicidade; - Transparncia; - No-Afetao das Receitas; - Outros Princpios: Especificao, Clareza, Equilbrio e Programao.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

PRINCPIO DA UNIDADE

Lei 4.320/64, Art. 2. A Lei do Oramento conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princpios de unidade, universalidade e anualidade.

PRINCPIO DA UNIVERSALIDADE

Lei 4.320/64, Art. 2. A Lei do Oramento conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princpios de unidade, universalidade e anualidade. Lei 4.320/64, Art. 3 A Lei de Oramentos compreender todas as receitas, inclusive as de operaes de crdito autorizadas em lei. Pargrafo nico. No se consideram para os fins deste artigo as operaes de credito por antecipao da receita, as emisses de papel-moeda e outras entradas compensatrias, no ativo e passivo financeiros. Lei 4.320/64, Art. 4 A Lei de Oramento compreender todas as despesas prprias dos rgos do Governo e da administrao centralizada, ou que, por intermdio deles se devam realizar, observado o disposto no artigo 2.

PRINCPIO DA ANUALIDADE

Lei 4.320/64, Art. 2 A Lei do Oramento conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princpios de unidade, universalidade e anualidade.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Lei 4.320/64, Art. 34. O exerccio financeiro coincidir com o ano civil.

PRINCPIO DA EXCLUSIVIDADE

CF. 88, Art. 165, 8 - A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. Lei 4.320/64, Art. 7. A Lei de Oramento poder conter autorizao ao Executivo para: I - Abrir crditos suplementares at determinada importncia obedecidas as disposies do artigo 43;

PRINCPIO DO ORAMENTO-BRUTO

Lei 4.320/64, Art. 6. Todas as receitas e despesas constaro da Lei de Oramento pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues. 1 As cotas de receitas que uma entidade pblica deva transferir a outra incluir-se-o, como despesa, no oramento da entidade obrigada a transferncia e, como receita, no oramento da que as deva receber.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

PRINCPIO DA LEGALIDADE

CF/88, Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia... CF/88, Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I o plano plurianual; II as diretrizes oramentrias; III os oramentos anuais.

PRINCPIO DA PUBLICIDADE

CF/88, Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia...

PRINCPIO DA TRANSPARNCIA

LRF, Art. 48. So instrumentos de transparncia da gesto fiscal, aos quais ser dada ampla divulgao, inclusive em meios eletrnicos de acesso pblico: os planos, oramentos e leis de diretrizes oramentrias; as prestaes de contas e o respectivo parecer prvio; o Relatrio Resumido da Execuo Oramentria e o Relatrio de Gesto Fiscal; e as verses simplificadas desses documentos. Pargrafo nico. A transparncia ser assegurada tambm mediante:

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

II liberao ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informaes pormenorizadas sobre a execuo oramentria e financeira, em meios eletrnicos de acesso pblico.

PRINCPIO DA NO-AFETAO DAS RECEITAS

Art. 167. So vedados: ... IV - a vinculao de receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, ressalvadas a repartio do produto da arrecadao dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinao de recursos para as aes e servios pblicos de sade, para manuteno e desenvolvimento do ensino e para realizao de atividades da administrao tributria, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, 2, 212 e 37, XXII, e a prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita, previstas no art. 165, 8, bem como o disposto no 4 deste artigo

PRINCPIO DA ESPECIFICAO

Lei 4.320/64, Art. 5. A Lei de Oramento no consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, servios de terceiros, transferncias ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu pargrafo nico. Lei 4.320/64, Art. 20. Pargrafo nico. Os programas especiais de trabalho que, por sua natureza, no possam cumprir-se subordinadamente s normas gerais de execuo da despesa podero ser custeadas por dotaes globais, classificadas entre as Despesas de Capital LRF, Art. 5o O projeto de lei oramentria anual, elaborado de forma compatvel com o plano plurianual, com a lei de diretrizes oramentrias e com as normas desta Lei Complementar:

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

III - conter reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, sero estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, destinada ao: b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos. Lei 4.320/64 - Art. 15. Na Lei de Oramento a discriminao da despesa far-se- no mnimo por elementos. 1 Entende-se por elementos o desdobramento da despesa com pessoal, material, servios, obras e outros meios de que se serve a administrao publica para consecuo dos seus fins.

PRINCPIO DO EQUILBRIO

Art. 167. So vedados: III - a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta; LRF, Art. 12. 2o O montante previsto para as receitas de operaes de crdito no poder ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei oramentria.

PRINCPIO DA PROGRAMAO

Lei n 4.320/64, Art. 2 A Lei do Oramento conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princpios de unidade universalidade e anualidade. LRF, Art. 8o At trinta dias aps a publicao dos oramentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes oramentrias e observado o disposto na alnea c do inciso I do art. 4o, o Poder

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Executivo estabelecer a programao financeira e o cronograma de execuo mensal de desembolso.

PROCEDIMENTOS CONTBEIS ORAMENTRIOS (PCO)

Roteiro do Mdulo: 1 Princpios Oramentrios; 2 Receita Oramentria; 2.1 Classificaes; 2.2 Reconhecimento; 2.3 Procedimentos Contbeis; 3 Despesa Oramentria; 3.1 Classificaes; 3.2 Reconhecimento; 3.3 Procedimentos Contbeis; 3.4 Restos a Pagar, DEA e Suprimento de Fundos.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

RECEITA ORAMENTRIA

Art. 57. Ressalvado o disposto no pargrafo nico do artigo 3 desta lei, sero classificadas como receita oramentria, sob as rubricas prprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operaes de crdito, ainda que no previstas no Oramento.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

You might also like