You are on page 1of 21

Universidade Anhanguera Faculdades Integradas Torricelli

Adenilson de Melo Silva Andr Geronazzo Fernandes Cleber Ferreira de Brito Francisco Eduardo Leito Jos Paulo Souza Lopes Vincius de Lira Teixeira

0000022425 0000022426 0000022401 0000022419 0000022433 0000022421

Redes de Comunicao Industrial: Introduo s Redes de Comunicao e O Modelo de Referncia OSI

Trabalho apresentado como avaliao parcial da Disciplina Redes de Comunicao Industrial, no Curso Bacharelado de Engenharia Eltrica no 9 semestre, sob orientao do Prof Adjailton Cabrera.

Anhanguera Educacional Guarulhos 29/09/2013

RESUMO

Nesta etapa do ATPS de redes de comunicao industrial, foi abordado o estudo sobre os equipamentos e arquiterura de redes de comunicao, e tambm o modelo OSI e as suas respectivas camadas.

Palavras chaves: Redes de comunicao

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 - PERSONAL AREA NETWORK (PAN) ........................................................................................... 7 FIGURA 2 - LOCAL AREA NETWORK (LAN) .................................................................................................. 8 FIGURA 3 - CAMPUS AREA NETWORK (CAN)............................................................................................... 8 FIGURA 4 - METROPOLITAN AREA NETWORK (MAN).................................................................................... 9 FIGURA 5 - MODELO OSI ......................................................................................................................... 12 FIGURA 6 - NVEL LOGICO ........................................................................................................................ 12 FIGURA 7 - MEIO FSICO COM RETRANSMISSORES ..................................................................................... 13 FIGURA 8 - CIRCUITOS V.24 (DTE) .......................................................................................................... 14 FIGURA 9 - QUADRO HDLC ...................................................................................................................... 16

SUMRIO
1. 2. 3. INTRODUO .................................................................................................................... 4 JUSTIFICATIVA .................................................................................................................. 5 OBJETIVO GERAL ............................................................................................................. 6 3.1 4.1 OBJETIVO ESPECFICO.................................................................................................... 6 CLASSIFICAO DE REDES ....................................................................................... 7 PERSONAL AREA NETWORK PAN ............................................................................ 7 LOCAL AREA NETWORK - LAN .................................................................................... 7 CAMPUS AREA NETWORK CAN ............................................................................... 8 METROPOLITAN AREA NETWORK - MAN ..................................................................... 9 W IDE AREA NETWORK - WAN .................................................................................... 9

4.1.1 4.1.2 4.1.3 4.1.4 4.1.4 4.2 4.3

PROTOCOLOS DE COMUNICAO .......................................................................... 10 MODELO OSI ................................................................................................................ 11 CAMADA FSICA ....................................................................................................... 12 CAMADA DE ENLACE ................................................................................................ 14 CAMADA DE REDE .................................................................................................... 16 CAMADA DE TRANSPORTE ........................................................................................ 16 CAMADA DE SESSO ................................................................................................ 17 CAMADA DE APRESENTAO .................................................................................... 17 CAMADA DE APLICAO ........................................................................................... 18

4.3.1 4.3.2 4.3.3 4.3.4 4.3.5 4.3.6 4.3.7 5. 6.

CONCLUSO ................................................................................................................... 19 REFERNCIA BIBLIOGRAFIA ........................................................................................ 20

1. Introduo

Como a indispensabilidade de se comunicar vem dos mais tenros tempos da humanidade, podemos compreender que todos os seres vivos na Terra possuem a nsia de se comunicar, desde os sinais de fumaa usados pelos ndios americanos ou pelos tambores dos nativos Africanos ate o moderno sistema de telefonia VOIP utilizados na atualidade, e com a intrnseca expanso dos recursos de comutao de mensagens de dados entre os diversos tipos de equipamentos eletrnicos existentes, foi inestimvel o desenvolvimento oferecido aos ofcios da humanidade, logo aps a segunda guerra mundial e o inicio da guerra fria, surgiu a necessidade de desenvolver uma rede de dados que facilitasse a troca de informaes entre os inovadores computadores, e essa rede foi progredindo em paralelo com os computadores deixando ambientes restritos como os militares para ambientes industriais e at os domiciliares, iniciativa que foi tornando a tecnologia cada vez mais acessiva.

2. Justificativa

A atividade prtica supervisionada ATPS que constitui em um mtodo de ensino e aprendizagem tem como justificativa incentivar o estudo aprofundado, dos principais tpicos abordados nesta disciplina, bem como o entendimento de suas principais aplicaes alm de desenvolver habilidades para atuao profissional, oferecer diferentes ambientes de aprendizagem e auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas diretrizes curriculares nacionais de graduao, direciona o estudante para a busca do raciocnio critico e a autonomia intelectual, e para o estudante atingir esses objetivos proposto no ATPS, sugerido um cronograma de desafios e passos que devem ser trilhados no decorrer do semestre para seu desfecho.

3. Objetivo Geral

O objetivo deste trabalho obter conhecimentos, que o aluno possa compreender os equipamentos e os tipos de arquiteturas de redes de comunicao e abrangendo o modelo OSI e suas respectivas camadas.

3.1 Objetivo especfico

Nessa etapa do ATPS tem como objetivo especfico a buscar de informaes sobre os conceitos implcitos no nas redes de comunicao conhecendo o modelo OSI.

4.1

Classificao de redes

4.1.1

Personal Area Network PAN

Uma rede PAN e a rede que possui um menor alcance fsico, em maioria das vezes abrangem apenas espaos individuais, um escritrio, pequena sala esse tipo de rede no necessariamente usa tecnologia sem fio.

Figura 1 - Personal Area Network (PAN)

4.1.2

Local Area Network - LAN

Comumente utilizadas em reas maiores, no caso de um departamento de uma empresa ou seus respectivos andares, a rede LAN pode conectar Multiplos grupos entre si e geralmente liga-los a um dispositivo centralizado, que tanto pode ser um servidor como um switch, ela tanto pode ser conectada atravs de cabos como wireless.

Figura 2 - Local Area Network (LAN)

4.1.3

Campus Area Network CAN

Tambm conhecida como Campus LAN consiste na ligao de duas redes LAN que estejam fisicamente prximas, essa interligao pode ser a de dois campus de uma universidade esse tipo de coneco.

Figura 3 - Campus Area Network (CAN)

4.1.4

Metropolitan Area Network - MAN

As conexes feitas entre diferentes instalaes em uma cidade, como por exemplo, a interligao de prdios de uma mesma empresa forma uma rede MAM, os tipos de interligaes de uma rede MAN so por cabeamentos pticos ou por ligaes sem fio.

Figura 4 - Metropolitan Area Network (MAN)

4.1.4

Wide Area Network - WAN

So redes interligadas que se localizam separadas por distancias geogrficas maiores que as metropolitanas esses tipos de redes podem ser cidades estados ou ate mesmo pases separados e essa separao pode ser ate mesmo por continentes, so instalaes operadas por provedores de servio recebem conexes dos estabelecimentos que fazem parte da rede e ligam-se entre si por meio de provedores de servio pela prpria internet.

Figura 7 - Wide Area Network (WAN)

4.2

Protocolos de comunicao

Protocolo consiste em um conjunto de regras preestabelecidas, com o intuito de padronizar um mtodo em que os computadores dentro de uma rede comunicam entre si, a comunicao entre dois dispositivos acontece quando ambas utilizam o mesmo tipo de protocolo e, alm disso, existe inmeros tipos de protocolos onde cada um tem sua devida funo. Dentre os protocolos existem podemos classifica-los nas seguintes categorias abertos ou proprietrios, roteveis e no roteveis. IPX/SPX: Internetwork Packet Exchange/Sequenced Packet Exchange Desenvolvido pela Novel para intercambio dos pacotes das redes na arquitetura NetWare. AppleTalk: Empregado por sistemas de computadores Apple. FTP: O File Transfer Protocol (Protocolo de Transferncia de Arquivos). Permite a transferncia de arquivos entre dois computadores, funcionando sobre a infra-estrutura da Internet que usa o TCP/IP como protocolo padro. TelNet: um protocolo de rede utilizado na Internet ou redes locais para proporcionar uma facilidade de comunicao baseada em texto interativo

10

bidirecional usando uma conexo de terminal virtual. Os dados do usurio so intercalados em banda com informaes de controle Telnet em um byte de conexo 8-bit de dados orientado sobre o Transmission Control Protocol (TCP) Netbeui: Desenvolvido pela Microsoft para ser o padro nas suas primeiras verses de rede. A partir do Windows 2000, o NetBuei deixou o posto de protocolo principal para o TCP/IP e atualmente caiu praticamente em desuso. HTTP: O Hypertext Transfer Protocol, que significa Protocolo de

Transferncia de Hipertexto. o protocolo padro da Web, que a parte grfica da internet. esse protocolo que por sua vez possibilita a visualizao dos vdeos, figuras udios em nosso browser. E tambm importante ressaltar que o HTTP, trabalha e juntamente com TCP/IP. Analogamente podemos afirmar que o TCP/IP atua como se fosse uma rodovia que por onde so transportadas todas as informaes HTTP. Esse protocolo no utilizado em rede local ou na Internet em si, mas precisa destes dois sistemas para funcionar. TCP/IP: o protocolo que revolucionou as redes, o mais utilizado atualmente por permitir diversos tipos de configurao. "TCP" e "IP" so abreviaes de: "Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmisso" e "Internet Protocol - Protocolo de Interconexo", que so abreviaes dos principais protocolos que compem o TCP/IP, mais h muitos outros protocolos imbutidos nele. PPP: Point-to-point Protocol um protocolo de enlace de dados para conexo ponto a ponto, usando linhas seriais discadas. Comumemente utilizado para transmitir pacotes IP na internet, o PPP padronizou o mtodo de envio de dados em conexes ponto a ponto, permitindo assim o acesso de qualquer servidor que utilize um mtodo compatvel.

4.3

Modelo OSI

O modelo OSI (Open System Interconnection) foi estabelecido em 1970 pelo ISO (International Organization for Standardization, com o objetivo de permitir que dois sistemas diferentes comuniquem entre si independentemente de suas

11

arquiteturas subjacentes, o real proposito do modelo OSI e facilitar a comunicao entre diferentes tipos de sistemas sem necessidade de realizar mudanas logicas do hardware e software de cada um deles, importante ressaltar que o modelo OSI no se trata de protocolo mais sim parmetro para projetar uma arquitetura de redes flexveis, robusta e Inter opervel. O modelo OSI e estruturado em 7 camadas distintas porm so todas relacionadas entre si mesmas onde cada qual define uma parte do processo de transmisso de informaes em uma rede.

Figura 5 - Modelo OSI

4.3.1

Camada Fsica

E a camada Fsica que define as caractersticas mecnicas, eltricas, funcionais e tambm os respectivos procedimentos para ativar, manter e desativar conexes fsicas para a transmisso de bits.

Figura 6 - Nvel Logico


12

As caractersticas mecnicas dizem respeito ao tamanho e forma de conectores, pinos, cabos, etc. que compem um circuito de transmisso. As caractersticas eltricas especificam os valores dos sinais eltricos (nvel de tenso e corrente) usados. As caractersticas funcionais definem o significado dado aos sinais transmitidos na camada fsica (por exemplo, transmisso, recepo, terra, etc.). Os procedimentos especificam as funes e protocolos necessrios para a transmisso de bits. O bit considerado, na transmisso serial, como a unidade de dados bsica da Camada Fsica. Os protocolos da Camada Fsica devem ser independentes do meio de transmisso de modo que um dado terminal possa ser utilizado em diversos meios, como pares metlicos, fibra ptica ou rdio, por exemplo.

Figura 7 - Meio Fsico com retransmissores Os padres de Camada Fsica que provavelmente se tornaram mais populares so aqueles correspondentes s interfaces RS232C e RS449 (EIA) e suas adaptaes, para redes de telecomunicaes, feita pelo ITU -T (CCITT, na poca), a saber as Recomendaes V.24 e X.21. Estas Recomendaes so frequentemente vistas como especificaes da Camada Fsica, mas de fato contm elementos das Camadas 1, 2 e 3. Nestas Recomendaes, as descries dos procedimentos das diversas camadas parecem, por vezes, se misturar. Isto se deve ao fato que o Modelo OSI no havia sido ainda desenvolvido suficientemente para permitir uma viso clara das fronteiras entre camadas. A Recomendao V.24 foi publicada pela primeira vez em 1964 e especifica a operao de 39 circuitos que podem ser usados por um terminal (designado genericamente como Data Terminal Equipment - DTE ) para controlar um modem (designado genericamente Data Communication/ Terminating Citcuit Equipment DCE ) e para permitir que o modem envie ao terminal informaes a respeito do seu
13

estado. O aspecto essencial da V.24 que os sinais so transportados como tenses simples referidos a um terra presente no pino 107. De acordo com o conceito atual de Camada Fsica apenas alguns circuitos seriam considerados.

Figura 8 - Circuitos V.24 (DTE) A Recomendao X.21, cuja primeira verso data de 1972 (Livro Verde do CCITT, portanto) permanece um modelo quanto a estrutura e forma de descrever protocolos. A clareza de abordagem da recomendao X.21 e sua capacidade de ser utilizada em aplicaes modernas, onde o equipamento tem inerentemente um mnimo de inteligncia, que tanto os dados de usurio quanto a informao de controle do equipamento so multiplexados em 2 pares de conectores. O par denominado Circuito de Transmisso carrega sinais do terminal para o modem, enquanto o outro par, denominado Circuito de Recepo carrega sinais do modem para o terminal. A transferncia de dados num sentido como no outro habilitada por comandos sobre um circuito de controle. 4.3.2 Camada de Enlace

O objetivo bsico da Camada de Enlace de Dados assegurar a transferncia confivel de dados entre sistemas conectados diretamente por um meio fsico.

14

O meio fsico est frequentemente sujeito a rudos e s interferncias mais diversas, necessitando, desta forma que funes mais inteligentes venham a suprir suas limitaes. A Camada de Enlace de Dados envolve tipicamente as seguintes funes: Ativao e desativao do Enlace de Dados; Superviso e Recuperao em caso de anormalidades; Sincronizao; Segmentao e delimitao das unidades de dados; Controle de erros e sequenciamento das unidades de dados; Controle de Fluxo. A ativao e desativao de Enlaces de Dados constituem normalmente protocolos que estabelecem uma conexo de enlace de dados para a transferncia de dados sobre o enlace de dados. A condio de sucesso deste protocolo a seleo de uma conexo fsica confivel e com taxa de erros aceitvel para todas as conexes de rede que a utilizaro. Em determinados ambientes, isto pode implicar em estabelecer uma conexo de enlace de dados a cada conexo de rede, em outros no. Esta a flexibilidade e abertura do Modelo OSI. As funes de sincronizao, delimitao das unidades de sinal, controle de erros e sequenciamento j so caractersticas da Camada de Enlace de Dados. Existe um padro bastante conhecido para estas funes, denominado High-level Data Link Control (HDLC) baseado no Synchronous Data Link Control (SDLC) . O SDLC foi criado pela IBM para substituir o antigo Bisynchronous protocol (BSC) para conexes de dados em reas metropolitanas envolvendo equipamentos IBM. A rede SDLC constituda de uma estao primria que controla as comunicaes e uma ou mais estaes secundrias. Hoje, constitui tambm uma variante do protocolo HDLC da ISO denominado Normal Response Mode (NRM). A principal diferena entre o HDLC e o SDLC que este suporta apenas o NRM, onde as estaes secundrias no se comunicam com a primria, a menos que esta o permita . Alm deste, o HDLC tambm suporta o Asynchronous response mode (ARM) onde as estaes secundrias podem iniciar a comunicao com a primria, sem sua permisso prvia e o Asynchronous balanced mode (ABM) onde cada estao pode atuar como primria ou secundria.

15

Estes padres deram origem tambm ao protocolo Link Access ProcedureBalanced (LAP B ou Camada 2 do padro X.25) que uma variante do HDLC no modo ABM (onde o endereo se resume a estao remota) e ao IEEE 802.2, mais conhecido como Logical Link Control (LLC) e extremamente popular em ambientesLAN.

Figura 9 - Quadro HDLC

4.3.3

Camada de Rede

A camada de rede tem por objetivo fornecer um suporte de comunicao fim a fim para as camadas superiores. Isto inclui a escolha do modo de transferncia e da qualidade de servio (por exemplo no se que refere aos requisitos de retardo na transferncia), o endereamento da unidade de dados ao seu destino final na rede ou na sub-rede (segmento de rede) externa, o interfuncionamento com elementos de rede externos se necessrio, a notificao de eventuais deficincias de segmentos externos, controle de fluxo fim a fim e outras funes.

4.3.4

Camada de Transporte

A Camada de Transporte a camada responsvel pelo controle da transferncia de dados, incluindo a qualidade do servio e a correo de erros fim a fim. O exemplo mais bem sucedido da Camada de Transporte so os padres associados a redes IP (Internet Protocol), TCP (Transmission Control Protocol) e UDP (User Datagram Protocol). O protocolo TCP orientado conexo, permite a entrega sem erros de um fluxo de dados e realiza controle de fluxo. O protocolo

16

UDP, por outro lado no orientado conexo, sem controle de fluxos e garantia de entrega. A Camada de Transporte deve considerar os requisitos da aplicao, atravs dos parmetros que descrevem as Classes de Servio e as limitaes da rede. So parmetros de definio da Classe de Servio: Vazo ou throughput (bit/s); Atraso ou latncia de propagao (ms); Jitter ou Variao no atraso de propagao (ms) ; Probabilidade de falha no estabelecimento da conexo; Taxa de erro residual.

4.3.5

Camada de Sesso

A Camada de Sesso tem por objetivo o controle dos procedimentos de dilogo atravs da abertura e fechamento de sesses. A camada de Sesso inclui as seguintes funes, entre outras: Transferncia de dados em ambas direes, normal ou expressa; Gerncia de Token, permitindo s aplicaes solicitar e transferir a primazia da comunicao ou de exerccio de determinadas funes; Controle de Dilogo, permitindo s aplicaes acordar a forma de dilogo, half duplex ou duplex; Sincronizao e gerncia de atividades, permitindo estratificar o dilogo, colocando ttulos, subttulos e marcas de delimitao.

4.3.6

Camada de Apresentao

A Camada de Apresentao responsvel pela sintaxe de dados, da mesma forma que a camada de Aplicao ser pela semntica. Significa que a forma como os contedos sero manipulados pela Camada de Aplicao montada e desmontada pela Camada de Apresentao. Os aspectos de criptografia, se necessrios por questes de segurana da comunicao, so tambm de responsabilidade desta Camada.

17

4.3.7

Camada de Aplicao

A Camada de Aplicao responsvel pela semntica da comunicao. A estrutura da Camada de Aplicao (Recomendao X.207) foi modelada diferenciando elementos comuns a todas as aplicaes, Common Application Service Elements(CASE) cuja objetivo prover capacitaes genricas necessrias a transferncia de informaes, independentemente de sua natureza, de elementos de servio de aplicao especficos ou Specific Applications Service Elements (SASE) cujo objetivo fornecer capacitaes de transferncia de informaes destinadas a atender requisitos especficos de determinadas aplicaes. Entre as funes CASE esto o estabelecimento e liberao de associaes entre processos de aplicao e entre as funes SASE esto a transferncia de arquivos ou tarefas, acesso a bases de dados, etc... Entre os protocolos bem sucedidos da camada de Aplicao esto o Application Common Service Element - ACSE (ver Recomendaes X.217, X.217 bis, X.227 e X.227 bis) que estabelece contextos onde os protocolos de aplicao podem ocorrer (inclusive quando verses diferentes de protocolos de aplicao coexistem), o Remote Operation Service Element - ROSE (ver Recomendaes X.219 e X.229) que permite a realizao de operaes remotas concebidas como a forma padro de interao entre processos de aplicao pares para realizao de uma funo, ou seja aes genricas solicitadas para execuo em um processo de aplicao remoto. Finalmente, cabe mencionar os aplicativos utilizados em redes baseadas nos protocolos TCP/IP como o File Transfer Protocol (FTP), Telnet, Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) e outros que se revelaram autnticos best sellers dado sua popularidade e praticidade.

18

5. Concluso

Podemos concluir que as redes so de extrema importncia para todos os seguimentos e tambm que sem um modelo padronizado seria praticamente impossvel termos redes to grandes como a internet.

19

6. Referncia Bibliografia http://kingweah.wordpress.com/2012/01/24/pan-personal-area-network/ http://www.inforlogia.com/os-protocolos-de-rede/ http://support.microsoft.com/kb/103884/pt-br http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialosi/pagina_5.asp PLT Comunicao de dados e redes de computadores. Behrouz A. Forouzan Editora Mc. Graw Hill

20

You might also like