You are on page 1of 4

JornApis Informando sobre abelhas e polinizao

JornApis, Nmero 10, Jan/Mar, 2014 -

ISSN 2316-4794

Publicao do Grupo de Pesquisas com Abelhas e Polinizao da UVA

VII ExpoMel 2014


27 a 29 de maio
Envio de resumos at 14 de maro/14 (Pgina 2)
Dr. David Roubik visita o Setor de Abelhas da UFC como consultor da FAO (Pgina 3)
DICA DE LEITURA

Lanamento da Frente Parlamentar pelo desenvolvimento da Apicultura e da Cajucultura


(Pgina 2)

Vida e Criao de Abelhas Indgenas Sem Ferro


(Pgina 3)

Participe do

ABELHAS SOLITRIAS E SUA IMPORTNCIA NO ECOSSISTEMA


BARBOSA, B.C.; MUNK, K.; ALVES, L.H; PREZOTO, F.

PECNORDESTE 2014
Em Fortaleza-CE Saiba mais acessando:
www.pecnordeste.com.br

(Pgina 4)

A programao sair em breve.

Simpsio sobre insetos sociais:


Saiba mais no site: http://www.iussi2014.com/symposia.html

(88) 3614-2054

Submisso de resumos at 30/jan/2014

MANIFESTO PELA PROTEO S ABELHAS.


Assine este manifesto atravs da internet. As abelhas precisam de sua ajuda.

www.semabelhasemalimento.com.br

Pag. 2

JornApis, n.10, Jan/Mar, 2014

VII ExpoMel ocorrer de 27 a 29/maio. Em Meruoca-CE


1

Prof. Dr. Jos Everton Alves1

Professor da Universidade Estadual Vale do Acara

A ExpoMel j um evento consolidado, que ser realizado pela AMEL, Universidade Estadual Vale do Acara (UVA) e Instituto de Educao, Cincia e Tecnologia do Cear (IFCE-Campus Sobral). Este evento busca ter um elevado nvel de palestras alm da apresentao de trabalhos cientficos na rea de abelhas e polinizao. A comisso organizadora da VII ExpoMel est se reunindo desde dezembro de 2013 e definindo a programao, enviando os convites aos palestrantes, realizando a eleio para escolha dos agraciados para as quatro categorias do prmio VII ExpoMel 2014 alm de outros ajustes. O evento tambm conta com uma exposio de equipamentos e insumos para apicultura e meliponicultura bem como de produtos apcolas. Os interessados no evento devero buscar mais informaes pelo e-mail expomel2008@gmail.com.

LANAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR PELO DESENVOLVIMENTO DA APICULTURA E CAJUCULTURA (FPDAC)


1

Ticiana Batista Mesquita1

Assessora de Agronegcios da ADECE. E -mail: ticibatista@hotmail.com

No dia 3 de dezembro de 2013 houve o lanamento da oficial da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento da Apicultura e Cajucultura, na Cmara dos Deputados, em Braslia-DF. A proposta de criao desta frente do deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), o qual apresentou requerimento de registro desta FPDAC Cmara dos Deputados com 214 assinaturas de adeso. Para a instalao desta Frente Parlamentar, seriam necessrias 195 assinaturas, portanto 19 assinaturas acima do mnimo necessrio. Na vice-coordenao esto os deputados Joo Ananias (PC do B-CE), Damio Feliciano (PDT-PB) e Valdir Maranho (PP-MA). Esta Frente Parlamentar ser um frum permanente onde sero debatidos os mais diversos temas relacionados apicultura e cajucultura no Brasil. O principal objetivo desta iniciativa dar apoio s cadeias produtivas destes segmentos atravs do estmulo produo e comercializao dos produtos originados deles. Desta forma, busca-se desenvolver no Pas e, em especial no Nordeste, a produo de mel e outros produtos da apicultura bem como os da cajucultura, como estratgia de fortalecimento da agricultura familiar. O vice-coordenador da Frente Parlamentar, Deputado Joo Ananias (PC do B-CE), afirmou que a Cmara dos Deputados no pode fechar os olhos para estas atividades (apicultura e cajucultura) sem um devido apoio, j que as mesmas promovem uma grande distribuio de renda para o povo do serto. O deputado frisou ainda a importncia econmica da apicultura e da cajucultura na balana comercial do Brasil, mas acrescentou ainda que devem ser considerados os aspectos sociais, ambientais e polticos, para assim valorizar a agricultura familiar e a economia solidria. Durante o evento, foram abordados os principais entraves da Apicultura no Brasil. Inicialmente j agendou-se para o dia 12/dezembro uma audincia pblica para aprofundar os assuntos debatidos e buscar solues. Durante o lanamento desta FPDAC, o representante da Cmara Setorial Lanamento da Frente Parlamentar, em do Mel do Estado do Cear, Guido Alves Dias, agradeceu aos Deputados Braslia. (Da esq. para a dir.) Dep. Fed. pela formao desta Frente Parlamentar j que esta ser um grande apoio Assis Carvalho (PT-PI), Dep. Fed. que o congresso brasileiro dar no combate s dificuldades que a apicul- Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) e tura vem enfrentando no Nordeste nos ltimos dois anos, devido seca. Dep. Fed. Joo Ananias (PC do B-CE).

Mais de 19.000 acessos. Veja todos os JornApis em:


(88) 3614-2054

blogdogpap.blogspot.com.br

Pag. 3

JornApis, n.10, Jan/Mar, 2014

Dr. David Roubik visita o Setor de Abelhas da UFC como consultor da FAO.
Breno Magalhes Freitas1
1

Professor da Universidade Federal do Cear. E-mail: freitas@ufc.br

O Grupo de Pesquisas com Abelhas da Universidade Federal do Cear conduz a Rede Brasileira de Polinizao do Cajueiro, dentro de um projeto internacional denominado Conservao e Manejo de Polinizadores para uma agricultura sustentvel atravs de uma abordagem ecossistmica o qual mediado pela FAO (Organizao para Alimentos e Alimentao das Naes Unidas) e coordenado no Brasil pelo Ministrio do meio Ambiente e executado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade.

com captulos sobre a polinizao do cajueiro e do maracuj no seu novo livro que ser lanado em 2014 pela FAO. Os alunos tambm aproveitaram a presena do pesquisador para conversarem com ele alm de tietarem bastante, tirando fotos ao seu lado, afinal no todo dia que se tem essa oportunidade!!!

Como parte do referido projeto, o renomado cientista americano David W. Roubik visitou, como consultor da FAO, o Setor de Abelhas da UFC e inspecionou as atividades desenvolvidas tanto em laboratrio quanto em campo. Para tanto, alm de conhecer as instalaes do Setor e o que realizado, tanto no que se refere ao projeto em questo quanto outros desenvolvidos concomitantemente. O pesquisador conversou com alunos e visitou as reas experimentais de plantios de cajueiro no municpio de Ho- Figura 1 Dr. David Roubik posa ao lado do rizonte-CE (Fig. 1). Dr. Breno Magalhes Freitas (UFC), Dr. DeoO Dr. Roubik mostrou-se bastante satisfeito com o clcio Paulino (UFC) e de alguns dos integrantes que viu e ouviu, e convidou os Profs. Breno M. do Grupo de Pesquisa com Abelhas da UFC. Freitas e Claudia Ins da Silva para contriburem

Dica de Leitura:
Vida e Criao de Abelhas Indgenas Sem Ferro de autoria do Dr. Paulo Nogueira Neto. O autor dispensa comentrios, seno teramos que deixar um nmero do JornApis exclusivamente para este assunto. O livro , sem sombra de dvidas, o melhor e mais completo livro sobre abelhas sem ferro do mundo. Tem 33 captulos distribudos em 447 pginas, com vrias ilustraes e fala de praticamente todas as espcies de abelhas sem ferro do Brasil. indispensvel t-lo na sua biblioteca. Voc pode adquirir esta obra prima gratuitamente pelo endereo eletrnico abaixo:

Pag. 4

JornApis, n.10, Jan/Mar, 2014

ABELHAS SOLITRIAS E SUA IMPORTNCIA NO ECOSSISTEMA


Bruno Corra Barbosa, Karine Munk, Luis Henrique Alves, Fabio Prezoto
Laboratrio de Ecologia Comportamental, Universidade Federal de Juiz de Fora CEP: 36036-900. Juiz de Fora, Minas Gerais. E-mail: barbosa.bc@outlook.com

EXPEDIENTE

JornApis
O JornApis uma publicao trimestral do Grupo de Pesquisas com Abelhas e Polinizao da UVA (GPAP)

ISSN 2316-4794

JornApis, n.10, Jan/Mar-2014 Tiragem: 500 exemplares jornapis@gmail.com Impresso: Nordeste Grfica Ltda.
Editores Jos Everton Alves Jos Elton de Melo Nascimento Hortnsia Arajo

Universidade Estadual Vale do Acara - UVA Av. da Universidade, 850. Campus da Betnia. 62.040-370, Sobral-CE

Colaboradores
Joo Paulo de O. Muniz Marcela Sheila Arajo Xavier Joo Paulo Pereira dos Reis

PARCEIROS DO GPAP

A grande maioria das espcies de abelhas conhecidas de vida solitria, representado 85% deste grupo. Estas espcies so caracterizadas por serem as fmeas as nicas responsveis pela coleta seu alimento, construo e defenda de seu prprio ninho e oviposio sem a ajuda de outras abelhas. Depois de cumpridas todas estas tarefas, ela morre sem que haja contato com as outras geraes. A fmea fundadora dos ninhos de algumas espcies, tem controle sobre o sexo das suas crias, e sua escolha est relacionada com a disponibilidade de recursos florais, no qual meses de maior disponibilidade de recursos far com que a probabilidade de emergirem fmeas seja maior. As abelhas solitrias tm papel importante na biologia reprodutiva de muitas espcies vegetais da regio neotropical, agindo como vetores de plen de plantas de vrias espcies vegetais. Machos da tribo Euglossini coletam compostos aromticos de diversas flores e de outras fontes extraflorais. Estes compostos so aparentemente importantes no processo reprodutivo dessas abelhas, atuando na demarcao de territrios e atrao das fmeas. No Brasil, o uso de abelhas solitrias na polinizao de culturas agrcolas pouco utilizado. Os primeiros trabalhos apontam a eficincia de algumas espcies de abelhas solitrias na polinizao de plantas de interesse econmico, como acerola (Malpighia glabra), caju (Anacardium occidentale) e maracuj (Passiflora spp.). Alm desta aplicabilidade do conhecimento acumulado sobre as abelhas solitrias, este estudos podem representar um passo importante para sua conservao, especialmente daquelas espcies que ocorrem em ecossistemas ameaados, como a mata atlntica brasileira e a caatinga. Essas abelhas podem ser estudadas por mtodos de coleta ativa usando redes entomolgicas, iscas atrativas e ninhos-armadilha. Com estas tcnicas possvel conhecer um pouco mais sobre diversidade, abundncia e biologia das espcies estudadas, avaliando tambm suas relaes com as alteraes do ambiente e seu nvel de conservao, alm de conhecer os possveis efeitos da fragmentao. A comunidade de abelhas solitrias pode sofrer influncias negativas das aes antrpicas, como a remoo da flora nativa e prticas como podas e capinas em reas de vegetao cultivada; contribuindo para a diminuio da ocorrncia de abelhas nessas reas ou favorecendo espcies generalistas que utilizem recursos de plantas cultivadas como as abelhas da espcie Apis mellifera. De modo geral, reas com maior quantidade de cobertura de vegetao possuem maior abundncia e diversidade de abelhas solitrias (Euglossina). Por isso, essas abelhas podem ser consideradas bioindicadoras do estado de conser- Figura: Espcie de abelha solitria. Foto: Bruno Corra Barbosa. vao de determinadas reas.

(88) 3614-2054

www.ieducare.com.br

You might also like