You are on page 1of 86

INTRODUO:

Equipamentos para preparar sushis

Preparar estas delcias orientais no to difcil quanto parece. Primeiro tenha mo alguns equipamentos que sero essenciais para facilitar o preparo. Veja o que voc vai precisar: A esteira de bambu usada para enrolar o sushi Uma faca em afiada! tam m chamada faca ento. " #ushima$i sudare ou ma$isu: esterinha de am u para o preparo de sushis

" %ha&an mushi: tigelinhas de cer'mica ou laqueadas para o molho sho(u. " )sp*tula para retirar e espalhar o arro+ so re a alga! pode"se utili+ar as mos! porm o arro+ em pegajoso. Uma dica ter uma pequena tigela com *gua e gotas de vinagre para umedecer as mos. ,essa forma o arro+ no gruda. " Uma t* ua para o preparo e corte dos sushis. " Uma toalha -mida para limpar as mos sempre que necess*rio.

Arroz para sushi passo-a-passo

Para preparar o arro+ do sushi voc vai precisar os seguintes ingredientes: " " " " " " " . $g de arro+ cateto ou polido curto / colheres 0sopa1 de saqu . litro de *gua mineral . quadrado de alga $om u de cerca de 2!3 cm .4 colheres 0sopa1 de vinagre de arro+ 5 colheres 0sopa1 de a6-car 7 colheres 0sopa1 de sal

Passo 1: 8ave em o arro+ em *gua fria. )scorra e continue a lavar at que a *gua saia limpa. #e preferir! utili+e o escorredor de arro+.

Passo 2: 9ransfira o arro+ para uma panela de a6o ino: de fundo grosso! junte o saqu e a *gua mineral. 8impe a alga com um pano de prato -mido! fa6a alguns talhos de um dos lados para que solte todo o sa or e coloque"a no arro+.

Passo 3: 8eve ao fogo alto e tampe. ;edu+a o fogo ao mnimo e co+inhe o arro+ por .4 minutos. < seguir! elimine a alga e prossiga com o co+imento por mais = minutos. ,esligue o fogo e verifique se o arro+ est* co+ido e a *gua foi totalmente a sorvida. %u ra a panela com um pano de prato! tampe e dei:e descansar por .4 minutos. ,espeje o vinagre em uma panela pequena. 8eve em fogo ai:o! junte o a6-car e o sal. ,epois de . minuto! desligue o fogo e dei:e esfriar completamente.

Passo 4: Umede6a um pano no vinagre preparado e passe"o no interior de um recipiente com madeira de ordas ai:as. #e no possuir um! utili+e uma t* ua de madeira grande. %om o au:lio de uma esp*tula de am u ou uma colher de pau umedecida! transfira o arro+ co+ido para o recipiente preparado. ,espeje um pouco do vinagre so re o arro+ e me:a com a esp*tula. <gite um leque pr>:imo ao arro+ para que esfrie mais rapidamente. #e no possuir um! ligue o ventilador. %ontinue juntando o vinagre e a esfriar o arro+ at que esteja temperatura am iente. ?o final! o arro+ deve estar rilhante e encorpado! mas no

empastado. %u ra com um pano e use"o no mesmo dia! j* que no pode ser conservado na geladeira.

Sushi: Como fazer o

rolinho de arroz

Para preparar os rolinhos siga as nossas instru6@es: Passo 1: %oloque em uma tigela *gua e vinagre de arro+ 0de ma6 ou de vinho ranco1 em partes iguais e umede6a as mos. %oloque cerca de . colher 0sopa1 de arro+ co+ido na palma de uma das mos e aperte delicadamente.

Passo 2: %om a outra mo modele rolinhos ovais de cerca de 3 cm de comprimento e / cm de largura. As rolinhos devem ser macios e compactos para que no se rompam. Proceda da mesma forma at terminar o arro+! umedecendo as mos no vinagre com *gua de ve+ em quando.

Passo 3: Buando os rolinhos ficarem prontos! pressione com um dedo em um dos lados e espalhe um pouco de &asa i 0pasta de rai+ forte1! tomando cuidado com a quantidade! j* que a pasta em picante.

Como escolher frutos do mar para preparo de sushis


As frutos do mar so presen6a quase que o rigat>ria em todos os pratos da cultura japonesa. As pei:es so consumidos praticamente crus! por isso! deve"se ter muito cuidado ao escolher estes ingredientes. )les devem estar o mais fresco possvel! cortados e temperados conforme a indica6o de cada receita. As mais utili+ados so o atum! o salmo! namorado! o cara"pau! o camaro e as lulas. Aprenda a verificar os sinais de frescor dos peixes: " Veja se olhos esto claros e rilhantes. " < pele deve estar -mida. " <s guelras devem ser vermelho"claras e as escamas difceis de remover. Buando pressionada! a carne deve voltar facilmente. " A pei:e deve cheirar em e estar limpo.

Como preparar a lula para o sushi

Para o preparo da lula! siga os passos a ai:o. Passo 1:


)scolha uma lula fresca grande 0caso seja muito pequena! calcule . lula para / sushis1. )vite as congeladas! que no devem ser consumidas cruas. ;etire a ca e6a e os tent*culos. < seguir! retire a pele com um papel toalha.

Passo 2:
Ca6a um corte no sentido do comprimento! limpe a parte interna e lave em. < ra com cuidado e corte ret'ngulos com o lado mais curto de cerca de 3 cm de comprimento.

Passo 3:
)m um dos lados da lula! fa6a corte superficiais em cru+ para que a carne fique mais macia.

Passo 4:
%orte a lula em ret'ngulos ligeiramente maiores que os rolinhos de arro+.

Como preparar o peixe para o sushi Passo 1:


)scolha um pei:e fresco mdio e limpo e retire a ca e6a.

Passo 2:
%om uma faca em afiada! a ra o pei:e no sentido do comprimento.

Passo 3:
;etire a espinha central e separe os dois fils.

Passo 4:
Cinalmente elimine a pele do pei:e.

Passo 5:
Para cortar o salmo! utili+e uma faca em afiada. ?ivele o fil de pei:e e corte"o ao meio no sentido do comprimento.

Passo 6:
%orte fatias retangulares no muito finas. As ret'ngulos de salmo ou do pei:e que voc escolher devem ser ligeiramente maiores que o olinho de arro+

10

Como montar o sushi


As passos para montar os sushis so: Passo 1: %oloque uma folha de alga so re uma pequena esteira de am u e distri ua por cima uma camada de arro+ de cerca de . cm de altura! dei:ando um espa6o va+io na parte superior. ?o centro! fa6a pequenos fossos! que sero completados com o recheio.

Passo 2: Proceda com o recheio! variando os ingredientes como preferir. Pode utili+ar legumes! a acate picadosm omelete e ainda retalhos de pei:es.

Passo 3: %om o au:lio da esteira! pressionando levemente conte-do. #e preferir use lugar da esteira.

enrole a alga! para fi:ar em o filme pl*stico em

11

Passo 4: Cinali+e enrolando tam m na esteira. Para fi:ar as a erturas! umede6a ligeiramente as e:tremidades das folhas de algas ou complete com um pouquinho de arro+ para sushi.

12

Os diferen es ipos de sushis

):istem v*rios tipos diferentes de sushis e! de acordo com o formato e recheio! rece em nomes diferentes. As mais conhecidos so:

Calif!rnia: verso americani+ada de urama$i! uma oa op6o para quem no gosta de pei:e cru. Vem com $ani! pepino e manga 0ou a acate1. <lgumas ve+es o sushiman inclui maionese! outras ve+es cream cheese.

"ossoma#i: o arro+ e o recheio envoltos em alga marinha. Dosso quer di+er fino e ma$i significa EenroladoE! da! Eenrolado finoE. %onforme o recheio usado! o hossoma$i leva um nome diferente: 9e$ama$i " de atum. Fapama$i " de pepino. #ha$ema$i " de salmo.

13

$i%iri: olinho de arro+ em forma alongada co erto com fatias de pei:e cru ou ainda polvo e camar@es. #empre preparados mo sem a ajuda de esterinhas ou formas e apresentados em pares. A movimento da mo ao fa+er este olinho leva o nome! em japons! de niguiri! da o nome deste sushi. <s pessoas tendem a EmolharE o arro+ do niguiri no sho(o! mas o certo conforme a cultura oriental EmolharE o pei:e.

$orima#i: olinho de arro+ enrolado em alga de nori. )ste sushi recheado com omelete! pepino! maionese! a acate! alface! camar@es e lulas.

14

&ema#i: o cone de alga recheado com arro+! pei:e e pepino. A nome quer di+er Eenrolado na moE 09eGmo1. < alga marinha do tema$i tem que estar em sequinha e crocante. #e voc demora para comer 0quando pede para entregar em casa! por e:emplo1! a alga amolece com a umidade e fica E orrachentaE.

'rama#i: arro+ so re folha de nori 0alga1! tiras de pei:e ou outros ingredientes! enrolado de forma que o arro+ fique na parte e:terna. Ura quer di+er EforaE. A urama$i normalmente vem com gergelim! que alm de enfeitar! d* um sa or especial. ,epois cortado em H unidades. A mais conhecido o urama$i calif>rnia.

%om o crescente mercado de sushis a criatividade dos sushiman uma enorme variedade de modelos! cortes e ingredientes passou a ser oferecida. <lgumas conden*veis como os sushis com frutas e com recheios de queijo ou empanados. <lguns mestres tradicionais torcem o nari+ e se recusam a preparar estas novidades.

15

Como servir os sushis < culin*ria japonesa uma arte muito delicada. Cormas e cores comp@em os pratos servidos em travessas laqueadas! cer'mica tra alhada! am u tran6ado! ou madeira decorada. )m qualquer refei6o os ingredientes so perfeitamente com inados e apresentados com visual magnfico. ?o caso dos sushis! capriche na apresenta6o. )scolha um prato onito! de preferncia liso para contrastar com as cores e formas dos sushis. #irva com fatias de gengi re agridoce que ajuda a neutrali+ar o paladar do pei:e. Para dar mais sa or aos sushis e ajudar a compor o visual! utili+e o gergelim. A &asa i 0raiz for e1 e sho(o 0molho de soja1 tam m so acompanhamentos o rigat>rios.

16

Conhe(a um pouco da his !ria do sushi

Pas"arquiplago! do mar que o Iapo retira os principais alimentos que comp@em a sua co+inha. As pei:es! as algas e frutos esto presentes em praticamente todos os pratos da culin*ria japonesa. <s terras so montanhosas e so poucos os locais onde possvel desenvolver a agricultura. A arro+ uma cultura de alta produ6o em *reas pequenas. A sushi a com ina6o do arro+ com os pescados crus. <pesar de parecer uma com ina6o estranha e e:>tica ! na verdade! uma com ina6o logicamente adaptada aos produtos regionais. <ntigamente os pei:es para serem transportados para outros lugares eram conservados no arro+ co+ido. As japoneses sa iam que o arro+ li erava o *cido actico e l*ctico que garantiria a qualidade por mais 17

tempo. < tcnica tam m era usada pelos pescadores que ficavam pescando em alto mar! criando"se assim o sushi prensado. ?o sculo JVKKK um co+inheiro chamado Lohei decidiu parar de utili+ar o pei:e fermentado e passou a oferecer algo parecido com o que conhecemos por sushi. < prepara6o se tornou muito popular em Asa$a que na poca era a capital comercial do Iapo. )ra justamente nesta cidade que se reuniam os comerciantes de arro+. Asa$a est* situada na regio de Fansai e assim ficou conhecido o estilo de sushis enrolados em algas! decorados e apresentados de forma alegre e colorida. I* na regio de 9>$io o estilo era o )do e cujo melhor e:emplo o nigiri+ushi! aquele olinho de arro+ co erto com o pei:e sem a utili+a6o da alga. )m meados do sculo JKJ! come6ou"se a utili+ar o vinagre! o &assa i e o gengi re! pois eles tinham fortes poderes anti acterianos e havia uma grande preocupa6o quanto a manipula6o e o consumo dos pei:es crus. #urgiram assim! os primeiros quiosques que fa+iam sushi no formato que conhecemos hoje.

Como sur%iu o sushi ) Calif!rnia As americanos achavam o nori 0alga marinha1 que envolvia os enrolados do sushi pouco apetitosos em ora! gostassem da culin*ria japonesa! principalmente dos sushis. <ssim! resolveram criar o %alif>rnia roll no qual o nori iria enrolado por dentro e o arro+ ficaria e:posto por fora com gergelim ou ovas. ?ada mais tpico numa regio tropical como a %alif>rnia do que um recheio que mistura frutas da regio e frutos do mar.

18

*e%ras da e i+ue a ,aponesa < co+inha japonesa prima pela harmonia de todos os seus elementos! pois o seu povo cultua muito a nature+a nos mnimos detalhes. 9odos os pratos so servidos e apresentados com e:trema sensi ilidade.

A m-o +ue serve o pra o ?a etiqueta! a regra no poderia ser diferente. Coram os samurais que esta eleceram a tica de conduta por volta do sculo JVK. %om o passar do tempo estas regras se populari+aram. Um dos e:emplos cl*ssicos est* na maneira de servir as pessoas: a mo direita significa que se trata de um aliado! e a esquerda um inimigo.

"ashi ?o se deve cravar um hashi em um restaurante ou casa japonesa em nenhum alimento. )sta atitude s> permitida nos orat>rios! templos udistas ou shintostas para as pessoas que j* morreram.

.a+u/ ):iste um ritual especial mesa para tomar o saqu. 8evante o seu copinho para rece er a e ida! servida sempre por seu vi+inho de mesa! apoiando"o com a mo esquerda e segurando"o com a direita. M imprescindvel que voc sirva o seu vi+inho de mesa porque no de om tom servir a si pr>prio. A copo de saqu deve sempre ficar cheio at o final da refei6o. < tradi6o manda fa+er um rinde! Campai! esva+iando o copinho num s> gole. M sinal de hospitalidade e aten6o.

19

0arulhos Ca+ parte da etiqueta produ+ir arulhinhos ao comer macarro ou tomar sopas. Nas aten6o: arrotar considerado e:trema falta de educa6oO

A radi(-o dos hashis As hashis come6aram a ser usados no ano de /.344 anos antes de %risto. %onta"se que os primeiros foram utili+ados como suporte para grelhar carnes so re a rasa. Para no queimar as mos e servir a carne! eram usadas as tiras de am u. 8enda ou fato! o h* ito so revive at os dias de hoje e se mostra uma das formas mais interessantes de manipula6o dos alimentos. As hashis so mais higinicos do que os garfos e colheres e podem ser produ+idos com diversos materiais! desde am u at prata e marfim. Parece que toda a cultura culin*ria oriental foi de certa forma desenvolvida para ser consumida por estes palitinhos. As alimentos so cortados em tamanhos que podem ser facilmente segurados! dispensando o uso da faca e do garfo. ):istem algumas regras de etiqueta para segurar os hashi. Uma delas no ficar alan6ando os palitos no ar. 9am m no de om tom passar os alimentos de hashi para hashi de outra pessoa. As palitinhos so delicados e como tal no devem jamais perfurar os alimentos. ,i+em os japoneses que os hashis no fa+em parte da tradi6o de comer sushis e sashimis. Ksso um h* ito ocidental. A correto consumir utili+ando"se das mos.

20

Pe+ueno %loss1rio ,apon/s %onhe6a o nome dos principais ingredientes usados na culin*ria japonesa. Ana%o: enguia 2ai#on: na o ralado ou finamente fatiado 34i: camaro co+ido 5ari: gengi re em conserva 6#a: lula 6#ura: ovas de salmo .a#e: salmo .hari: arro+ pronto para sushi .ho7u: molho de soja 8a%uro: atum $ori: folhas de alga tostada &ama%o: omelete fino de ovos &a#o: polvo &oro: atum gordo 'ni: ouri6o do mar 9asa4i: rai+ forte! vendida na forma de p> para ser reconstituda com *gua

21

.'."6 - C'*.O :CO;6$"A <APO$3.A= PPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP )stamos iniciando nossa se6o de receitas com um curso de culin*ria! um curso de #ushi. Prato famoso que hoje virou parte da dieta do rasileiro! o #ushi uma receita antigo do Iapo e que muito saud*vel e com poucas calorias! onde os principais ingredientes so o arro+! o pei:e e legumes. ?ossa primeira aula ser* para a confec6o do arro+! o mais importante ingrediente dos famosos enrolados 0 ma$is 1! tipos de #ushi muito apreciados. A #hari! ou o arro+ para o #ushi o principal e mais cuidadoso ingrediente no que di+ a prepara6o do prato! vamos a ai:o e:plicar como confeccion*"lo :

22

6n%redien es : 1 garrafa de vinagre de arroz Tozan ( 750 ml ) 3 opos de a!" ar 1#$ olher de sopa de sal 1#$ olher de h% de a&i'no'moto 1 (g de arroz )ishi*i+ ,anagi ou Calif-rnia ( do tipo gr.o longo ) /a0u1 de ozinha

Preparo : a1 8avar em o arro+! dei:ando"o escorrer numa peneira por cerca de uma hora. 1 )m uma panela com um litro de *gua 0 para cada quilo de arro+ use um litro de *gua! se voc resolver co+inhar dois quilos! use dois litros de *gua 1! colocar um peda6o de alga desidratada 0 Fom u1 de .4cm:.4cm c1 8evar ao fogo alto depois de dei:ar temperado por cerca de de+ minutos no caldo de Fom u com duas colheres de sopa de #aqu de co+inha. d1 Buando levantar fervura! a ai:e o fogo e dei:e co+inhar por mais cinco minutos e1 ,esligar o forno e dei:ar descansar por mais do+e minutos! no destampando a panela para que o arro+ cres6a por igual. f1 Passar o arro+ para uma vasilha grande 0 recomenda"se de madeira 1 para temperar o #hari! e poder mistur*"lo a vontade sem amass*"lo. g1 Verter o tempero so re o arro+ e mistur*"lo com uma colher de pau de acordo com a figura a ai:o.

23

h1 < anar com uma ventarola ou ventilador 0 de preferncia1 enquanto seca o arro+ at ela ficar com um rilho. ,ei:ar esfriar

Procedimen o para a confec(-o do empero do .hari :

Nisturar numa panela o vinagre! o a6-car! o sal e o aji"no"moto e lev*" lo ao forno. Ne:er com uma colher de pau at o a6-car dissolver sem dei:ar levantar fervura. A resultado ser* um molho agridoce de cor clara que ser* usado para temperar o arro+. 2bs3 As 0uantidades a ima des ritas podem ser mudadas afim de onseguir um tempero mais do e ou a re no arroz+ fi a a gosto do /uhimen 0ue o est% fazendo4

24

)nrolados 0ma$$is1! vamos fa+er o 9e$$ama$i 0 enrolado de <tum 1.

6n%redien es : 5ara 6 enrolados 3 / .Q/ copos de shari 0arro+ preparado conforme a li6o . 1 5 folhas de nori 0 alga desidratada comprada em qualquer loja especiali+ada 1 . peda6o de fil de atum cortado em tiras 0 um peda6o de cerca de 744 gramas 1 rai+ forte 0 voc pode comprar em forma de pasta j* pronta 1 0opcional1 *gua avinagrada 0 . copo de *gua com / colheres de ch* de vinagre de arro+ 1 . esteira para enrolar sushi 0 sudare 1 . pequena toalha

Procedimen o :

.1 %oloque uma das folhas de nori so re a esteira. 0Cig..1 /1 Nolhe suas mos na *gua avinagrada e pegue o arro+ espalhando so re a alga! dando um espa6o de cerca de 7 a 5 cm a partir do topo da folha de alga 0fig./1 Ca6a isto co rindo at a orda inferior da alga. 0fig.71 0 para limpar suas mos despeje cerca de um quarto da *gua avinagrada so re a toalha1

#;%GEsushi/.gif N<%;ARU99A? Dtml;esKmg

25

71 %oloque o pei:e cortado so re o arro+ no sentido hori+ontal 0 se quiser voc pode colocar um pouco de rai+ forte so re o arro+ 1 0fig.51 51 )nrole tudo junto no sentido do canto superior at alcan6ar a ponta superior da folha de alga. <juste gentilmente a forma do enrolado! de forma que a so ra da folha de alga! EfecheE o enrolado. 0fig.3 e H1 5ara o Corte 3 31%om uma faca em afiada! passe a l'mina na toalha avinagrada 0fig21! afim de que ela fique molhada. %orte o enrolado em oito peda6os 0fig.=1.

#;%GEsushi7.gif N<%;ARU99A? Dtml;esKmg

A serve como fica onito o prato.

#;%GEsushi5.gif N<%;ARU99A? Dtml;esKmg

>es a do .ushi ?

Kani Maki - Sushi de Kani Para dois enrolados

26

$ por!7es de arroz preparados onforme a li!.o 8 $ tiras de *ani ortadas ao meio

Procedimento : )nrole conforme a li6o KK e coloque as tiras de Fani em cada um dos enrolados. Ca6a uma concavidade no centro e passe rai+ forte 0 &asa i 1 no arro+ no formato de uma pequena tira antes de enrolar! se preferir.

Kappa Maki ( Kyuri-pepino ) Para dois enrolados Procedimento : %ortar o pepino 0$(uri1 em diagonal em quatro ou seis tiras. Polvilhe sal! lave e tire o e:cesso de *gua com o pano. )nrolar conforme mostrado na li6o KK.

Oshinkomaki ( Takuan - conserva de nabo )

Para dois enrolados 1 tira de nabo em onserva ortada bem fina ( largura de um dedo ) Procedimento : )nrolar conforme mostrado na li6o KK

27

Sopas e Outros Pratos ?esta li6o come6arei com uma das mais conhecidas a Nissoshiru O

Missoshiru ( sopa clssica ! ) 6 5or!7es 1 pa ote de 9ondashi ( tempero a base de pei:e ) 5 opos de %gua 3 olheres de sopa de ;isso 1#$ olher de h% de a&i'no'moto Procedimento : ?uma panela coloque a *gua com o Dindashi. ,ei:e ferver. <crescente o Nisso passando"o numa peneira e em seguida acrescente o <ji"no" moto. ?o dei:e ferver por muito tempo. #ervir com 9ofu 0 queijo de soja 1! Rroto de feijo ou ainda pedacinhos de %heiro Verde.

.opas : /opa Clara om 2vos ( Tamago )o /uimono ) 8ngredientes 7 ovos atidos 28

/ fatias de gengi re fresco / colheres de sopa de ce olinha picada / colheres de sopa de sho(u escuro . colher de sopa de mai+ena 0 para encorpar " opcional 1 / envelopes de dashi"no"moto de .4 grs *gua Procedimento : Ponha no fogo uma panela com 3 :caras de *gua! coloque o dashi"no" moto! o gengi re! o sho(u e a mai+ena! me:a em dei:a e dei:e ferver. %oloque os ovos atidos aos poucos so re o caldo fervente! me:endo para dissolver os mesmos. %oloque em tigelas 0 Fuan 8ans " tigelas de pl*stico japonesas a venda em qualquer loja de produtos orientais 1 e decore com as ce olinhas picadas! jogando"as por cima. #irva quente.

Sopa de ran!o com "o!umelos ( Tori To Shiitake Shiru ) Kngredientes : . :cara de carne de frango em pedacinhos 0 de preferncia peito 1 . :cara de cogumelos secos 0 #hiita$e1 . colher de sopa de suco de limo / colheres de sopa de sa$e de co+inha / colheres de sopa de farinha de trigo caldo de frango 0 ver a ai:o 1 sal

Caldo de <rango ( )i=atori no >ashi ) 744 grs de ossos e peles de frango 7 fatias de gengi re fresco / colheres de sopa de ce olinha picada . colher de ch* de sal .Q/ colher de ch* de aji"no"moto *gua

29

Procedimento para o %aldo de Crango : Ponha no fogo uma panela e coloque H :caras de *gua e dei:e ferver. %oloque os ossos! a pele do frango! o gengi re. a ce olinha. o sal e o aji"no"moto! dei:ando co+inhar por vinte minutos. ;etires as peles e os ossos e o caldo est* pronto para ser usado. #e quiser guard*"lo! ponha na geladeira num recipiente com tampa! com tempo m*:imo de arma+enamento de uma semana. Procedimento para #opa : 9empere o frango com sal e um pouco de *gua por .4 minutos. 9ire e passe na farinha de trigo. <que6a uma panela at a *gua ficar fervente e mergulhe o frango 0 no dei:e amolecer muito O 1! reservando"o em seguida. %oloque em seguida o cogumelo seco na *gua para amolecer. Ponha no fogo uma panela com 3 :caras de caldo de frango! dei:ando"o ferver.. %oloque em seguida o cogumelo! o suco de limo! o sa$e e por -ltimo o frango! co+inhando em seguida por mais 7 minutos. #irva quente em tigelas decoradas.

Macarronada #aponesa ( $aki Soba ) Kngredientes : 344 grs. de macarro so a /44 grs de frango 0 presunto 1 co+ido cortado em pequenos cu inhos /44 grs de camaro limpo .Q/ :cara de champignons cortados / colheres de sopa de sho(u / colheres de sopa de ce olinha picada caldo de frango 0 ver receita 1 s*l! *gua e >leo

Procedimento:

30

%o+inhe o macarro so a como macarro tradicional e reserve. )squente 7 colheres de sopa de >leo numa panela e coloque o camaro e frite. <crescente o caldo de frango! o sho(u! o cogumelo! o frango! a ce olinha! . pitada de sal e co+inhe at o caldo diminuir! juntando o macarro em seguida. Ne:a at ficar em misturado. #irva quente.

Culin1ria <aponesa

@ndice

1- .ushi em &i%elinhas 2- &ema#i 3- "osoma#i 4- $i%irizushi 5- .alada de salm-o com maionese 6- Arroz para sushi 7- Ceviche 8- *ain4oA *oll 9- $e%ui-&oro 10- "ossoma#i de fru os do mar 11- 6#auni :Ouri(o Bivo= 12- .hime,i Alfa 13- Ca#isso4a Alfa 14- Arroz com shime,i e salm-o %relhado 15- &empur1 'don 16- .alada .ea "ouse 17- P-ezinhos de aveia com missD 18- *olinhos Primavera 19- An :doce de fei,-o= 20- Ca#iman,u

31

Sushi em Ti elinhas
(Fotos: Ricardo Hara/RH Fotografias)

*onfira o passo a passo%

Esta receita, criada pela nutricionista da Sakura, Eliane Kina, uma maneira prtica e original de ser ir o sus!i, dispensando o uso do makisu (esteira para enrolar), "ue re"uer uma certa !a#ilidade para fa$er os famosos rolin!os% &tima op'(o para uma reuni(o de amigos ou familiares, esta ers(o de sus!i ai surpreender seus con idados pela apresenta'(o e sa#or inusitados) In redientes
Para o arroz: 3 xcaras (ch) de arroz tipo japons 3 xcaras (ch) de gua 3 cm de alga konbu 3 colheres (sopa) de Sa u !aiti "irim Para o tempero do arroz: # xcara (ch) de $inagre de %rroz !aiti & colheres (sopa) de a'(car colher (sopa) de sal # colher (ch) de glutamato monoss)dico & colheres (sopa) de Sa u !aiti "irim Para o recheio:

# colher (sopa) de manteiga 3**g de salm+o Sakura ,remium - gosto # colher (sopa) de Sa u !aiti "irin # xcara (ch) de maionese # colher (sopa) de .asabi /enko & pepinos0 em cubinhos #* unidades de morangos0 1atiados # xcara (ch) de broto de al1a1a

!odo de "reparo

32

#2 3a4e o arroz0 escorra bem e reser4e0 tomando cuidado para n+o uebrar o gr+o2 &2 5m uma panela grande0 le4e a gua e a alga konbu em 1ogo alto0 at6 le4antar 1er4ura0 retire a alga e acrescente o arroz e o Sa u !aiti "irin2 "isture bem0 cozinhe at6 ue uase toda a gua tenha e4aporado0 abaixe o 1ogo e cozinhe por mais 7 minutos2

32 %pague o 1ogo0 aba1e a panela com um pano (mido e deixe descansar por #* minutos2 82 5n uanto isso prepare o molho9 em uma jarra m6dia0 colo ue o $inagre de %rroz !aiti0 o a'(car0 o sal0 o glutamato monoss)dico e o Sa u !aiti "irin2 % ue'a em 1ogo m6dio e mexa at6 dissol4er o a'(car e o sal2

:2 !espeje o arroz em um recipiente grande e raso0 adicione xcara do tempero0 cubra no4amente com o guardanapo e deixe descansar por : minutos2 "isture o arroz com mo4imentos de baixo para cima para ue 1i ue soltinho e n+o uebre2 ;2 5m uma panela m6dia0 a ue'a a manteiga0 adicione o salm+o0 o Sakura ,remium e o Sa u !aiti "irin e cozinhe por sete minutos ou at6 mudar a cor0 desmanche com um gar1o e reser4e2

33

72 "isture a maionese com o .asabi /enko at6 4irar uma pasta homognea2 <2 ,egue #* tigelinhas com #* cm de di=metro0 1orme camadas de arroz0 maionese0 salm+o0 arroz0 pepino0 arroz0 maionese0 morangos0 arroz e broto de al1a1a2 Sir4a acompanhado de Sakura ,remium2
E E E E *endimen o: .3 tigelinhas &empo de Preparo: 53 minutos 5rau de dificuldade: Ndio 2ica: Pode"se su stituir o roto de alfafa por roto de feijo e o morango por $i&i.

Tema#i
(Fotos: +na Fuccia/RH Fotografias)

, temaki, literalmente sus!i enrolado com as m(os, con!ecido no -rasil como o sus!i em cone, est se tornando cada e$ mais popular no pa.s, como uma op'(o de fast/ food lig!t e saud el% 0ro a disso s(o as 1temakarias2 (casas especiali$adas em temaki), "ue 3m fa$endo cada e$ mais sucesso, criando uma ariedade de rec!eios e sa#ores, inclusi e alguns doces% +prenda como fa$3/lo com Eliane Kina, nutricionista da Sakura, e re4na os amigos e a fam.lia, "ue, com certe$a, ir(o adorar esta maneira democrtica e di ertida de se comer sus!i) In redientes
> 1olha de alga nori > # tigela de gua (para molhar as m+os) > xcara (ch) de arroz para sushi > colher (ch) de .asabi /enko > # colher (ch) de maionese > # unidade de kani kama > & 1atias de pepino em tiras > Sakura ,remium a gosto

!odo de "reparo

34

#? @olo ue a 1olha de nori sobre a palma da m+o (lado brilhante para baixo)2 &? "olhe a ponta dos dedos da outra m+o e espalhe o arroz at6 a metade da 1olha de nori2

3? ,asse o Aasabi e a maionese no arroz e acrescente o kani e o pepino2

35

$osoma#i
(Fotos: 5uil!erme 6eto/RH Fotografias)

7tili$ando a receita #sica de sus!imes!i (arro$ para sus!i) pu#licada na edi'(o 89: (%lique aqui), aprenda como preparar o !osomaki% *ontendo normalmente apenas um tipo de ingrediente como rec!eio, seu preparo muito rpido e fcil% ; s< seguir as orienta'=es da nutricionista da Sakura, Eliane Kina, e, pronto, delicie/se com esta sa#orosa iguaria >aponesa) In redientes
> 1olha de alga nori para cada rolinho > xcara (ch) de arroz para sushi > /ani kama em tiras > Salm+o em tiras > ,epino em tiras > .asabi /enko a gosto (raiz 1orte) > Sakura ,remium a gosto > Babo ralado em tiras para decorar > Cengibre em conser4a /enko para decorar

!odo de "reparo

#? Sobre uma esteira para enrolar sushi (makisu)0 colo ue a alga nori com o lado brilhante para baixo2 5spalhe o arroz sobre ela0 deixando um espa'o de # cm2 &? %crescente o Aasabi e o ingrediente de sua pre1erncia sobre o arroz (pepino0 salm+o ou kani)2

36

3? 5nrole com a ajuda da esteira0 passe um pouco de gua no espa'o ue sobrou e 1eche o rolinho2 8? ,ara cortar0 molhe a 1aca0 corte o rolinho ao meio e no4amente as partes ue restaram ao meio0 at6 dar oito peda'os2

:? !isponha?os em um prato e 1a'a a decora'+o com nabo em tirinhas e gengibre em conser4a2 Sir4a com Sakura ,emium2 ;? ,ronto

Ni irizushi
(Fotos: +na Fuccia/RH Fotografias)

, tradicional nigiri$us!i, "ue dispensa apresenta'=es, apesar de ser o mais con!ecido e popular tipo de sus!i do mundo, raramente feito em casa, pois re"uer toda uma tcnica para o seu preparo% + seguir, apresentamos um passo a passo ela#orado pela nutricionista da Sakura, Eliane Kina, "ue torna poss. el prepar/lo, mesmo sem ter toda a !a#ilidade e a tcnica dos sus!imen) Siga suas sugest=es e surpreenda/se com os resultados) In redientes
> # xcara (ch) de arroz temperado para sushi (dependendo da 1orminha) > Salm+o em 1atias > ,almito /enko > %spargos /enko > /ani kama > Dolhas de alga nori em 1atias > Sakura ,remium a gosto

37

!odo de preparo

#? @omplete a 1orminha com arroz para sushi (preparado con1orme receita da edi'+o &<;)0 prense?o com a tampa para 1azer o 1ormato e disponha?o sobre uma super1cie lisa2 @aso n+o tenha a 1orminha0 1a'a os bolinhos com as m+os umedecidas0 dando o 1ormato apertando com os dedos2 &? @olo ue sobre cada bolinho de arroz um peda'o de ingrediente (salm+o0 palmito0 aspargo ou kani)2 @om uma 1itinha de nori0 prenda o ingrediente de sua pre1erncia no bolinho e sir4a?o acompanhado de Sakura ,remium2 2

Di%a: ?ecore o #olin!o com #roto de alfafa e, se "uiser, passe um pouco de maionese% 0ode/se ariar o neta (ingrediente "ue co#re o #olin!o de arro$) com outros pei@es ou ingredientes de sua prefer3ncia%

38

Salada de salm&o %om maionese


(Fotos: 5uil!erme 6eto/RH Fotografias)

0ei@e no#re e nutriti o, o salm(o tam#m e@tremamente erstil, pois pode ser sa#oreado de muitas maneiras, permitindo as mais ariadas cria'=es na co$in!a% 6esta receita, ela#orada pela professora de culinria Eiko Kina, alm do pei@e, utili$ado o s!irataki A uma espcie de macarr(o transparente e gelatinoso considerado um erdadeiro aliado das dietas, de ido a suas #ai@.ssimas calorias e por ser muito rico em fi#ras, au@iliando no com#ate ao colesterol, B dia#ete e B o#esidade% , na#o, por sua e$, tem fun'(o digesti a e complementa esta deliciosa com#ina'(o de sa#ores e te@turas% E@perimente) In redientes
> :** g de salm+o curtidoE > # pacote de shirataki (macarr+o transparente e gelatinoso de konnFaku) > nabo ralado em tiras bem 1inas (tsum) E ,ara temperar o salm+o > # colher (sopa) de sa u seco > #G& colher (sopa) de sal Ingredientes do molho e modo de preparo > 3 colheres (sopa) de maionese > # colher (ch) de Aasabi (raiz 1orte) preparadoE > # colher (sopa) de aceto bals=mico > & colheres (sopa) de suco de lim+o > colher (ca16) de sal ># pitada de ajinomoto > & colheres (sopa) de azeite Hata todos os ingredientes no li uidi1icador e utilize o molho resultante da mistura2 * Dica: Se utilizar Aasabi em p)0 colo ue?o em um recipiente pe ueno e misture?o com um pouco de gua0 at6 ue ele ad uira consistncia de pasta2

!odo de preparo

#? @om o sal e o sa u0 tempere o peixe com a pele2 &? 5mbrulhe o salm+o em papel absor4ente e le4e?o - geladeira para curtir por & dias0 em 1orma com grade2 Iro ue o papel uando esti4er molhado2

39

3? Datie o peixe como se 1osse para sashimi e reser4e?o2 8? !isponha os ingredientes da salada em uma tra4essa0 decore a gosto e sir4a com o molho - parte2

40

'rroz para sushi


(Fotos: Sati Ko#as!i/6-)

*om esta receita #sica de sus!imes!i (arro$ temperado para sus!i) ela#orada pela nutricionista da Sakura, Eliane Kina, poss. el e@ecutar todas as aria'=es do sus!i mudando somente os acompan!amentos e o formato (#olin!o, enrolado, em cone, etc%)% Ce e e sa#oroso, o sus!i uma <tima sugest(o para as festas de final de ano% 6as pr<@imas edi'=es, aprenda tam#m a preparar o nigiri$us!i, o !osomaki e o temaki% In redientes
Para o arroz: > : xcaras (ch) de arroz tipo japons > : xcaras (ch) de gua > 8 colheres (sopa) de Sa u licoroso !aiti "irin > : cm de konbu (um tipo de alga marinha) Para o tempero: > & xcaras (ch) de $inagre de %rroz !aiti > & xcaras (ch) de a'(car > & colheres (sopa) de sal > colher (sopa) de glutamato monoss)dico > xcara (ch) de Sa u licoroso !aiti "irin

!odo de preparo

#? 3a4e o arroz0 escorra?o bem e reser4e2 5m uma panela grande0 colo ue a gua e a alga konbu e a ue'a?a em 1ogo alto0 at6 le4antar 1er4ura2 Jetire0 ent+o0 o konbu e acrescente o arroz e o sa u2 &? "isture?os bem e cozinhe at6 ue uase toda a gua tenha e4aporado2 %baixe o 1ogo e cozinhe?o por mais 7 minutos2 %pague o 1ogo0 aba1e a panela com um pano (mido e deixe?a descansar por cerca de #* minutos2

3? 5n uanto isso0 prepare o tempero colocando0 em uma jarra m6dia0 o 4inagre0 o a'(car0 o sal0 o

41

glutamato monoss)dico e o sa u2 % ue'a em 1ogo m6dio e mexa?os at6 dissol4er o a'(car e o sal2 8? !espeje o arroz em um recipiente grande e raso2 %dicione K de xcara do tempero preparado0 cubra? o no4amente com o guardanapo e deixe?o descansar por : minutos2 "isture o arroz com mo4imentos de baixo para cima0 para ue ele 1i ue soltinho e n+o uebre2

2ica: %oloque o tempero que so rou em um recipiente de vidro fechado e arma+ene"o em local fresco e arejado.

42

Ce(i%he
(Fotos: Ricardo Hara)

+#erto recentemente, o restaurante S!imo em con"uistando o p4#lico com esta receita, introdu$ida na casa pelo c!ef *ristiano Dori, "ue pEde constatar pessoalmente a popularidade deste prato no 0eru, onde e@istem in4meras ce ic!erias% Segundo ele, 1 o prato mais re"uisitado da casa2 e, apesar de sua origem peruana, 1com#ina com a culinria >aponesa, de ido aos ingredientes utili$ados2% + dica prepar/lo na !ora de comer e ser i/lo imediatamente, para apro eitar o frescor do pei@e% In redientes
> #** g de peixe branco (linguado ou robalo) picado em cubos > &: g de pol4o cozido > &: g de camar+o cozido > #* g de sal > Suco de & limLes > #* g de pimenta dedo?de?mo'a picadinha > #: g de cebola roxa > # rodela de milho adocicado cozido > salsa crespa > ceboulete

!odo de "reparo

#? Buma tigela 1unda0 colo ue o peixe e tempere com o sal2 & ? %crescente o suco dos limLes2

3 ? 5m seguida0 acrescente o pol4o e o camar+o picados0 misturando tudo2 8 ? %crescente a pimenta picada e a cebola roxa0 misturando no4amente2

43

: ? @om a ajuda de um aro0 arrume os ingredientes no centro do prato0 jogue o caldo por cima e decore com o milho0 a ceboulete e a salsa crespa2 ; ? ,ronto

44

Rain)o* Roll
(Fotos: Sati Ko#as!i/6-)

, sus!i, "ue criado na *alif<rnia, est fa$endo o maior sucesso no recm/ inaugurado Sus!i -ar do Restaurante Farsila, no Hotel Gntercontinental, em S(o 0aulo% Segundo o c!ef, Fl io 7c!ima, o sus!i uma mistura de uramaki (enrolado onde o arro$ fica por fora), com niguiri$us!i (#olin!o co#erto uma fatia de pei@e)% 1+ aria'(o de pei@es por cima dos sus!is "ue d o colorido e por isso o nome rain#oH (arco/.ris em ingl3s), e@plica% In redientes
> #:* g Dil6s de salm+o > "olho tare E > @ream cheese > ,epino japons > < 1atias de peixes crus di4ersos de aproximadamente &*g (atum0 robalo0 hamachi0 salm+o0 kani etc) > #3* g de arroz temperado para sushi > 1olha de alga (nori) * Molho Tar > 3**ml de shoFu > #**ml de sa u > &**g de a'(car > # dente de alho > #G8 de cebola > # tira de cebolinha @ozinhe todos os ingredientes at6 obter a consistncia de caramelo (aproximadamente uma hora) e depois 6 preciso coar2

!odo de "reparo

#2 Sobre a esteira de (de pre1erncia plasti1icada) MmakisuN colo ue a alga (nori) disponha o arroz por cima &2 $ire o conjunto todo deixando o arroz em contato com o makisu

45

32 Jecheie com salm+o grelhado0 cream cheese0 tar e pepino 1atiado 82 5m seguida0 enrole cuidadosamente com ajuda da esteira

:2 @ubra com a 1atias de peixes 4ariados por cima do rolinho ;2 %perte de no4o o conjunto com a esteira para 1ixar o peixe

72 @orte em < unidades em 1orma de arco?ris2 <2 Sir4a

Ne ui+Toro

46

(Fotos: Ricardo Hara)

6o Sus!i Cika, o tradicional 6egui/Foro gan!a um sa#or todo especial, com a troca do nori (alga) pelo salm(o% 1*omo o nori, em contato com o pei@e e o arro$, aca#a amolecendo, resol i trocar essa alga pelo salm(o e os clientes apro aram2, conta o proprietrio do restaurante e sus!iman Cika% + mudan'a foi t(o #em aceita "ue o sus!i um dos mais pedidos no local% Ie>a a receita a#ai@o% In redientes
> 7*g de atum gordo (toro) > ;*g de salm+o > arroz temperado para sushiE > gergelim > Aasabi > cebolinha bem picadinha Eo tempero para sushi 6 4endido pronto em casas de produtos orientais

!odo de "reparo

#2 @orte ; 1atias de salm+o bem 1ininhas e compridas (cerca de #7cm) &2 Omede'a as m+os (para e4itar ue o arroz grude) e 1a'a ; bolinhos de arroz

32 5nrole o salm+o em 4olta de cada bolinho 82 ,onha um pou uinho de Aasabi em cima de cada bolinho2 Jeser4e

47

:2 Da'a 1atias 1ininhas de atum e depois corte tudo bem picadinho ;2 @olo ue a cebolinha picada no atum e misture bem

72 !isponha esse recheio em cima dos bolinhos <2 ,or (ltimo acrescente o gergelim (modo 1ica com um sabor bem especial)2 Sir4a com shoFu

$ossoma#i de frutos do mar 48

(Fotos: Ricardo Hara)

, sus!i gan!a um sa#or todo especial com esse rec!eio temperado em mol!o inagrete% ; uma op'(o ideal para sa#orear nesses dias "uentes e, por isso mesmo, um dos pratos "ue o restaurante KaJomi@ le ou para sua filial de praia, "ue fica at o final de fe ereiro, na Ri iera de S(o Couren'o, em -ertioga, litoral norte de S(o 0aulo (a % Ri iera, K%8LM / N@@KO OOK:/99NK)% Puem "uiser curtir o !ossomaki em casa mesmo, s< seguir a receita a#ai@o: In redientes
> &**g de arroz cozido > # copo de 4inagre temperadoE > metade de uma 1olha de nori > 1rutos do mar em 4inagrete E P 4inagre de4e ser temperado com uma colher (sopa) de a'(car0 # pitada de sal0 #G& colher (sopa) de aji no moto2 Ingredientes para o vinagrete > # camar+o grande > # peda'o de pol4o > & mexilhLes > # kani > # peda'o de lula > # xcara (ch) de 4inagre > # xcara (ch) de gua > # colher (sopa) de azeite > # colher (ch) de sal > # colher (ch) de a'(car > # pitada de shoFu

!odo de "reparo

#2 ,ara o 4inagrete0 ue de4e ser 1eito um dia antes0 cozinhe todos 1rutos do mar2 P kani n+o precisa ser cozido &2 ,i ue todos os ingredientes e acrescente os temperos2 Cuarde0 em pote tampado0 na geladeira

49

32 !epois de cozinhar o arroz0 com ele ainda uente0 misture o 4inagre temperado e deixe es1riar 82 Ba 1olha de nori0 colo ue um pouco de arroz no centro e 4 espalhando at6 deixar s) a ponta de uma extremidade li4re

:2 @olo ue os 1rutos do mar0 sem o caldo do tempero0 bem ao centro ;2 !epois de enrolar o hossomaki corte em oito peda'os2 Sir4a
2ica: ?o tempero do vinagrete podem ser acrescentadas tam m tirinhas finas de ce olas! de tomates e de cenoura. <pesar delas no serem colocadas no hossoma$i garantem um sa or especial aos frutos do mar

I#auni ,Ouri-o .i(o/ 50

(Fotos: Sati Ko#as!i/6-)

, uni ou ouri'o tem um sa#or forte, por isso, n(o poss. el ser indiferente, algumas pessoas simplesmente adoram, outras detestam% Das, entre os apreciadores, unQnime "ue "uanto mais fresco, mel!or% 0or isso, alguns locais, como o restaurante Hanadoki, ser em a iguaria ainda i a% 1Puem aprecia o ouri'o sai satisfeito2, garante o c!ef Ko>i Rokomi$o% , sa#or da carne 1fresca2, realmente, inigual el% Iale a pena e@perimentar) In redientes
> # ouri'o inteiro (mais #**g de carne de ouri'o) > #G3 de lula m6dia (de &*cm de comprimento) > Aasabi > # colher (sobremesa) de shoFu > #G& colher (ca16) de )leo de gergelim > meio lim+o

!odo de "reparo

#2 @orte a lula em 1atias 1inas &2 Da'a o tempero com uma pitada de Aasabi0 o lim+o0 o shoFu e )leo de gergelim

32 !eixe a lula e a carne de ouri'o marinando nesse molho2 Jeser4e 82 Da'a uma abertura na parte de baixo do ouri'o 4i4o

51

:2 Jetire as 4sceras (parte escura) com uma pin'a ;2 Jecheie com a carne e a lula temperada e sir4a rapidamente

52

Shime0i 'lfa
(Fotos: Cui$ Fernando 0elegrini/RH Fotografias)

Ce e, saud el e erstil, o cogumelo s!ime>i tem gan!ado popularidade entre os #rasileiros% +gora, com o mol!o pronto para s!ime>i da +lfa, em poucos minutos poss. el preparar um delicioso refogado, "ue ai #em como entrada ou mesmo para acompan!ar o go!an (arro$ #ranco)% E@perimente, oc3 ai "uerer repetir) In redientes
>>> : a ; colheres (sopa) de "olho pronto para shimeji %l1a >>> &:* g de cogumelos shimeji0 la4ados e cortados >>> # xcara (ch) de broto de 1eij+o (moFashi) >>> & xcaras (ch) de acelga cortada em tiras >>> 3 colheres (sopa) de )leo para re1ogar >>> # colher (sopa) de gengibre picadinho >>> # colher (sopa) de cebolinha 4erde picada para salpicar >>> # colher (sopa) de gergelim preto torrado para salpicar

!odo de preparo

#> 5m uma panela0 a ue'a o )leo e re1ogue le4emente o gengibre picado2 &> %crescente o shimeji0 re1ogando at6 amolecer um pouco e0 ent+o0 tempere?o com o molho pronto %l1a0 deixando por cerca de : minutos no 1ogo0 misturando algumas 4ezes2

3> %crescente o broto de 1eij+o e a acelga e re1ogue tudo por cerca de & minutos2 8> Jetire do 1ogo0 disponha em uma tra4essa e salpi ue o gergelim e a cebolinha0 ser4indo em seguida2

1a#isso)a 'lfa 53

(Fotos: Ricardo Hara/RH Fotografias)

Rakisso#a, "ue em >apon3s significa literalmente macarr(o frito, um prato de origem c!inesa, de fcil preparo e custo acess. el, fatos "ue o tornaram mundialmente popular% +tualmente, ele consumido at mesmo em fast/foods, nas ruas ou em feiras populares% + seguir, a professora de culinria Eiko Kina nos ensina a prepar/lo de maneira prtica, utili$ando produtos +lfa, "ue garantem um resultado mara il!oso) In redientes
> :** g de macarr+o para Fakissoba %l1a > 3** g (total) de carnes 4ariadas cortadas em ret=ngulos (suna0 bo4ina0 1rango0 camar+o0 lula0 presunto cozido0 etc2) > 8** g de 4egetais 4ariados cortados em ret=ngulos (acelga0 broto de bambu0 sals+o0 repolho0 br)colis0 cou4e?1lor0 cenoura0 4agem0 er4ilha torta0 cebola0 etc2)E > 3 colheres (sopa) de molho para Fakissoba %l1a > xcara (ca16) de )leo > # colher (sopa) de )leo de gergelim EPs legumes mais duros0 como cenoura0 br)colis e cou4e?1lor0 podem ser pre4iamente bran ueados (pr6?cozidos) no microondas ou na panela2

!odo de "reparo
#? @ozinhe o macarr+o para Fakissoba %l1a con1orme as instru'Les da embalagem e reser4e?o2 &? Iempere pre4iamente as carnes (suna0 bo4ina0 1rango) com & colheres (sopa) de shoFu0 # colher (sopa) de sa u0 # colher (sobremesa) de amido de milho e #G& colher (ch) de ajinomoto2

3? 5m uma 1rigideira grande ou panela Aok0 a ue'a o )leo e le4e o macarr+o cozido para 1ritar0 at6 1icar le4emente crocante2 8? Iempere?o com & colheres (sopa) de molho para Fakissoba0 retire?o do 1ogo e arrume?o em uma tra4essa2

54

:? Ba mesma 1rigideira0 1rite as carnes0 come'ando pela suna0 em seguida a bo4ina e a de 1rango e0 por (ltimo0 os 1rutos do mar e as carnes cozidas0 como o presunto2 ;? 5m seguida0 4 acrescentando as 4erduras0 come'ando pelas mais duras0 e re1ogue?as2

7? %crescente0 ent+o0 o molho para Fakissoba0 misturando tudo2 <? Jetire a panela do 1ogo e despeje o re1ogado sobre o macarr+o2

Q? Jegue com o )leo de gergelim #*? sir4a em seguida2

'rroz %om shime0i e salm&o

relhado

55

(Fotos: 5uil!erme 6eto)

6esta edi'(o, a professora Eiko Kina nos ensina a fa$er um delicioso arro$ no microondas utili$ando o salm(o grel!ado% +lm de incenti ar o consumo de ingredientes saud eis, como o salm(o e o s!ime>i, a professora enfati$a a importQncia de se sa#er utili$ar corretamente as di ersas fun'=es do forno de microondas, e@plicando: 1, princ.pio #sico das microondas o co$imento por i#ra'(o molecular, isto , elas penetram superficialmente nos alimentos e (o transmitindo o calor por condu'(o para as molculas mais profundas% 0ortanto, o co$imento acontece de fora para dentro, e n(o o contrrio como todos imaginam%2 +ssim, a pot3ncia ideal, con>ugada ao tempo, "ue ai proporcionar um co$imento correto% *onfira, ent(o, o passo a passo desta receita% In redientes
> & xcaras (ch) de arroz (tipo japons) > 3 xcaras (ch) de gua > &** g de shimeji > 3 colheres (sopa) de cebolinha 4erde picada > 3** g de salm+o grelhado des1iado Para preparar o salmo (con1orme receita RYakizakana no microondasR) > & colheres (sopa) de sa u seco (para cada kg de peixe) > # colher (sopa) de sal (para cada kg de peixe) > # colher (sopa) de manteiga (para untar o prato grelhador)

!odo de "reparo

#? !epois de temperar e grelhar o salm+o0 con1orme a receita da ed2 &7#0 des1ie o peixe e reser4e?o2 &? 5m recipiente pr)prio para microondas0 misture o arroz la4ado0 a gua e o shimeji2

56

3? 3e4e a mistura ao microondas0 acionando o sensor de cozimento para arroz0 ou deixe cozinhar por #< a &8 minutos em potncia alta (o tempo 4ai depender do seu microondas)2 Ierminado o cozimento0 deixe em tempo de espera por 3 a 8 minutos2 8? %1o1e o arroz com um gar1o e acrescente o salm+o des1iado0 misturando?os2

:? ,or (ltimo0 acrescente a cebolinha picada e sir4a imediatamente2 ;? ,ronto

57

Tempur2 Udon
(Fotos: Ricardo Hara)

7ma das especialidades mais famosas e apreciadas da culinria >aponesa, a"ui o tempur ser ido so#re o macarr(o de udon com um caldo #em "uente, resultando numa deliciosa com#ina'(o, <tima para a"uecer no in erno% , co$in!eiro Ednald ,li eira de +lmeida, do restaurante Kan>i, em Doema, "uem nos d a receita, cu>o preparo mais simples do "ue parece) *onfira o passo a passo% In redientes
(para uma por'+o indi4idual) > &:* g de macarr+o de udon pr6?cozido > # 1atia de abobrinha > # 1atia de cenoura > # 1atia de beringela > # 1lor de br)colis > # 1lor de cou4e?1lor > & camarLes limpos e descascados Caldo b sico para !don > :** ml de gua > # colher (sobremesa) de hondashi (tempero - base de peixe) > # colher (ch) de sal > # colher (ch) de ajinomoto > # colher (ch) de shoFu > # colher (sobremesa) de katsuobushi (1locos de peixe seco) > 3* ml de sa u licoroso > # por'+o de cebolinha picada Massa de temp"r > &:* g de 1arinha de trigo > # o4o inteiro > 3** ml de gua

!odo de "reparo

#? Buma panela0 prepare o caldo0 le4ando a gua para 1er4er e acrescentando o sa u0 o hondashi0 o katsuobushi0 o ajinomoto0 o sal e0 por (ltimo0 o shoFu2 5xperimente e0 se necessrio0 acrescente mais tempero2 Jeser4e2 &? ,repare a massa do tempur0 misturando todos os ingredientes2 %ntes de mergulhar os legumes e os camarLes na massa0 passe?os le4emente na 1arinha de trigo2

58

3? Drite os legumes e os camarLes empanados em )leo bem uente (#<*S@)0 at6 1icarem crocantes2 !ica9 para ue 1i uem mais 4istosos0 uando esti4erem uase prontos0 espirre com as m+os pe uenas uantidades da massa mais diluda em gua sobre eles2 8? !epois de la4ar e escorrer o macarr+o de udon pr6?cozido0 es uente?o no caldo reser4ado2

:? @olo ue o macarr+o e o caldo uentes numa tigela grande2 ;? %rrume os tempurs por cima0 salpi ue cebolinha e sir4a imediatamente2

59

Salada Sea $ouse ,Ser(e duas pessoas/


(Fotos: Sati Ko#as!i/6-)

+ receita "ue ensinamos a#ai@o foi cria'(o do c!ef Hugo KaHauc!i e fa$ um tremendo sucesso em seus restaurantes% , c!arme dessa salada fica por conta de finas fatias de salm(o, meio co$idas, meio cruas e do mol!o com a$eite, s!oJu e lim(o "ue a tempera% , modo de preparo simples, por isso, pode ser feita em casa, ent(o m(os B o#ra) In redientes
> 8 1atias de salm+o > 8 1olhas de al1ace > #G& cenoura em 1ios > 8 ramos de agri+o > #G& pepino japons 1atiado > #G& tomate em rodelas > < colheres (sopa) de azeite > 3 colheres (sopa) de shoFu > #G& colher (sopa) de suco de lim+o > gergelim torrado a gosto

!odo de "reparo

#2 %rrume a salada num prato a seu gosto &2 5s uente o azeite numa 1rigideira e despeje sobre as 1atias de salm+o ue de4em estar em outro prato

32 @olo ue as 1atias de salm+o sobre a salada 82 !espeje o excesso de azeite ue sobrou no prato de 4olta na 1rigideira

60

:2 3e4e ao 1ogo e acrescente o shoFu e o lim+o ;2 Jegue esse molho sobre a salada e0 por (ltimo0 salpi ue o gergelim

61

"&ezinhos de a(eia %om miss3


(Fotos: Ricardo Hara/RH Fotografias)

7tili$ando ingredientes saud eis, como a a eia e o missE (pasta de so>a fermentada), a nutricionista da Sakura, Eliane Kina, criou esta prtica receita de p(e$in!os, <tima op'(o para o lanc!e das crian'as, mas "ue agradar igualmente aos adultos) Puentin!os, e@alam um aroma irresist. el e dispensam complementos%%% Simplesmente deliciosos) In redientes
> Dermento biol)gico para p+o0 em p) ou tablete (#: g) > colher (sopa) de a'(car > K xcara (ch) de leite morno > # o4o > xcara (ch) de )leo > 3 colheres (sopa) de "issT %ka > # xcara (ch) de a4eia > & a 3 xcaras (ch) de 1arinha de trigo

!odo de "reparo

#> 5m uma tigela grande0 misture o 1ermento com o a'(car2 &> !espeje o leite morno0 o o4o0 o )leo0 o "issT %ka e a a4eia2 "isture tudo2

3> Uunte a 1arinha aos poucos0 so4e bastante0 at6 ue a massa solte das m+os2 8> @orte a massa em #7 peda'os e 1a'a bolinhas0 cubra?as com um pano e deixe descansando at6 dobrar de tamanho2

62

:> %sse em 1orno m6dio (#<*V @)0 por aproximadamente #: minutos0 ou at6 o p+o dourar por 1ora e assar por dentro2 ;> ,rontoW
&empo de preparo: 74 minutos *endimen o: .2 minipes 5rau de dificuldade: Ndio 2ica: Para o po ficar mais douradinho! pincele"o com a mistura de uma clara e S colher 0caf1 de #a$ura 8ightO

63

Rolinhos "rima(era
(Fotos: Ricardo Hara)

,s Rolin!os 0rima era, ou !arumaki, em >apon3s s(o uma e@celente entrada para "ual"uer refei'(o, oriental ou n(o e ainda podem ser ser idos como aperiti o a "ual"uer !ora do dia% + massa, "ue tra#al!osa, pode ser comprada em "ual"uer lo>a de produtos orientais e ent(o s< rec!ear e fritar, fica uma del.cia) *onfira a receita da culinarista da Sakura, Eliane Kina% In redientes
> # pacote de massa para rolinhos#;*g (#& discos) > &:* g de carne0 em tiras 1inas > & colheres (sopa) Sakura Iradicional > # colher (sopa) de Sake !aiti ,rata > & colheres (sopa) de )leo > 3 colheres (sopa) de amido de milho > # colher (sopa) de a'(car > repolho pe ueno0 em tiras 1inas > # cenoura ralada > & xcaras (ch) de )leo para 1ritar > molho agridoce kenko Para #azer a cola para #echar o rolinho: > & colheres (sopa) de gua > # colher (sopa) 1arinha de trigo

!odo de "reparo

#2 Bum recipiente deixe marinando por no mnimo duas horas0 a carne0 o Sakura0 o sa u e o amido de milho &2 Buma panela m6dia0 a ue'a o )leo0 acrescente a carne e o a'(car e 1rite por 7 minutos ou at6 a carne mudar a cor

64

32 %dicione o repolho e a cenoura e cozinhe por mais 8 minutos ou at6 ue os legumes estejam Mal denteN2 !eixe es1riar 82 %bra o disco de massa sobre a m+o0 colo ue uma colher de recheio no centro de cada rolinho

:2 @om a ajuda da cola 1eche todos os lados da massa como nas 1otos acima

;2 % ue'a o )leo0 colo ue os rolinhos para 1ritar e tire assim ue esti4er dourado por 1ora 72 Se ue com papel absor4ente e sir4a com o molho agridoce

'n ,do%e de fei0&o/

65

(Fotos: 5uil!erme 6eto)

+tendendo a rias solicita'=es, nesta edi'(o, a professora Eiko Kina nos ensina a fa$er o an ou anko (doce de fei>(o a$uki), muito apreciado como rec!eio de doces tradicionais >aponeses, como o Jakiman>u e o fukas!i/man>u, cu>as receitas foram pu#licadas, respecti amente, nas edi'=es 8:M e 8:L% Ie>a como prepar/lo no microondas, apro eitando as dicas da professora: 1alm de economi$ar tempo e esfor'o, o resultado fantstico, a te@tura do an fica sempre no ponto, #em macia e com uma cor #onita% *aso n(o utili$e o doce imediatamente, congele/o para utili$/lo "uando necessrio%2 In redientes
> kg de 1eij+o azuki > :** g a 7:* g de a'(car > # pitada de sal > gua

!odo de preparo

#? ,rimeiro0 1a'a a massa bsica do an da seguinte maneira9 > 5scolha e la4e o azuki0 deixando?o de molho por mais ou menos 3 horas2 5m seguida0 d duas 1er4uras0 por : minutos0 trocando a gua uma 4ez0 e ent+o cozinhe em panela de press+o por #* a #: minutos2 > Hata o azuki cozido no li uidi1icador0 com gua su1iciente para bater2 ,asse a massa obtida por uma peneira 1ina e0 em seguida0 esprema?a bem com um pano para retirar todo o l uido2 Jende cerca de um uilo de massa2 &? @olo ue metade da massa bsica num recipiente re1ratrio2

3? %crescente o a'(car e o sal0 misturando bem2 8? 3e4e ao microondas em potncia alta0 programando o tempo para #& a #3 minutos2

66

:? !ecorridos 8 minutos0 retire o recipiente do microondas0 misture a massa uma 4ez e0 em seguida0 de & em & minutos2 ;? % pasta estar no ponto uando0 ao mistur?la0 1or poss4el 4er o 1undo do recipiente2

7? Irans1ira a massa para um prato e deixe?a es1riar para utiliz?la0 enrolando?a no tamanho ue desejar2 < ? ,ronto

1a#iman0u

67

(Fotos: Ricardo Hara)

?entre os Hagas!i (doces t.picos >aponeses), o man>u (#olin!o rec!eado com doce de fei>(o) um dos mais populares e apreciados% 6esta edi'(o, amos aprender a fa$er o Jakiman>u ou, literalmente, o man>u assado%

+ receita foi gentilmente fornecida pela sra% Fomoe Kanamori, presidente do ?epartamento Feminino da +ssocia'(o *ultural e Esporti a Sa4de (+ces), e o preparo ficou por conta das m(os !a#ilidosas das simpticas componentes do grupo% *onfira) In redientes
$Para rendimento de %&' a %(' man)"* > # kg de 1arinha de trigo > 8 copos (americano) de a'(car > ; o4os > # colher (sopa) de 1ermento em p) X # colher (ca16) de bicarbonato de amTnia > #:* g de margarina > & kg de shiroan (pasta doce de 1eij+o branco encontrada em casas de produtos japoneses)0 enrolado em pe uenas por'Les > gergelim branco Para pincelar $mist"re t"do e reserve* > 8 gemas > & colheres (ch) de mel > # pitada de shoFu

!odo de "reparo

#2 Buma 4asilha0 colo ue o a'(car e a margarina0 misturando bem com as pontas dos dedos0 at6 1ormar uma 1aro1a2 &2 %crescente os o4os0 um de cada 4ez0 sem parar de misturar2

68

32 "isture o bicarbonato de amTnia ao 1ermento em p) e junte?os com a massa2 82 $ juntando a 1arinha de trigo0 em trs 4ezes0 sempre misturando0 at6 obter uma massa homognea2 !eixe a massa descansar por #* a #: minutos2

:2 ,egue uma por'+o de massa0 enrole?a sobre uma tbua pol4ilhada de 1arinha e corte em pe uenos peda'os no tamanho desejado2 ;2 %bra cada um dos peda'os de massa nas pontas dos dedos (massa 1ina)0 cubra com uma por'+o de shiroan e molde o manju0 dispondo?o sobre uma 1orma untada2

72 ,incele os manju com a mistura e pol4ilhe um pouco de gergelim sobre cada um deles2 3e4e ao 1orno uente (&**S @) e deixe assar por #: a &* minutos2 <2 ,ronto

&empura

Nari Dirata

69

Nari Dirata 6n%redien es Nassa . ovo inteiro! gelado /44 g de farinha de trigo peneirada e gelada 544 ml de *gua gelada Vegetais e pei:es = camar@es grandes ou ./ mdiosTT 5 shiita*es inteiros 5 piment@es cortados em 5 no comprimento . erinjela em rodelas . atata"doce em rodelas = pontas de aspargos verdes ou rancos 5 folhas de shiso! manjerico ou s*lvia ;olho /Q7 de copo de dashi# 0caldo" ase japons feito de pei:e seco1T / col. 0sopa1 de sho?u / col. 0sopa1 de saqu doce ou a6-car Tpode ser substitu@do por 9ondashi+ p- A base de pei:e se o TTBual0uer pei:e de arne bran a (de prefer1n ia+ de arne firme) pode ser utilizado+ desde 0ue limpo e sem espinhas Preparo Vegetais e pei:es %orte todos os vegetais em espessura e tamanhos no muito grandes! para facilitar o co+imento. ,escasque o camaro 0dei:e o ra o1! retirando a ca e6a e o intestino dorsal 0que deve ser retirado com um palito! depois dar uma pequena UpicotadaV no dorso1. Ca6a 7 cortes transversais na arriga do camaro! para impedir que ele se curve. #eque em o camaro! para que a massa envolva"o completamente 0pode"se colocar uma pitada de sal1. Nassa Nisture o ovo e a *gua gelada na vasilha gelada! so re anho"maria frio 0feito de *gua e gelo1. Peneire por cima dessa mistura! de uma s> ve+! a

70

farinha. %om / palitinhos longos ou / espetos 0no use atedor de arame nem colher de pau1! misture a massa levemente! dei:ando v*rios grumos de farinha na superfcie e nas ordas 0a massa s> deve ser feita segundos antes de fritar1. Nolho %oloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo at ferver. )sse molho pode ser servido com na o ralado e gengi re fresco ralado a gosto. 9empura <que6a o >leo a .24W%. Passe os vegetais em farinha! retirando em o e:cesso. ,epois! passe"os na massa 0isso permite que a massa fi:e em1! retire o e:cesso e frite no >leo. ?o frite muitos por ve+ 0para no diminuir a temperatura1. ,epois dos vegetais! aumente a temperatura do >leo para .=4W% e frite os camar@es ou os pei:es. ?o espere que os camar@es dourem! apenas que peguem cor e sua casca fique crocante. )scorra tudo em papel" a sorvente. #irva com o molho parte e com tigelinhas cheias de sal! pimenta e suco de limo! para que cada um tempere a gosto seu tempura. *endimen o: 5 por6@es &empo de Preparo: .h /4min 3xecu(-o: f*cil Cus o: moderado

71

2ai%a#u 6mo F 0a a a 'niversi 1ria Ratata envolta com sho(u e salpicada com gergelim. Uma receita meio adocicada! para ser servida nas refei6@es ou no lanche. 544g de atata doce >leo para fritura S :cara de a6-car / colheres de sopa de *gua . colher de ch* de sho(u . colher de caf de gergelim preto torrado

.. 8ave em as atatas e corte em tamanhos mdios e uniformes. /. ,ei:e de molho em *gua morna por .4 minutos. 7. ;etire e coe em uma peneira. 5. %oloque as atatas em >leo em quente e frite"as. ?o incio da fritura o fogo deve estar em quente pois ao mergulhar as atatas no >leo! a tendncia da temperatura cair. ?o entanto! durante todo o processo de co+imento! o >leo deve ser mantido em temperatura mdia. 3. Buando as atatas estiverem macias por dentro e crocantes por fora! retire e passe para um refrat*rio com papel a sorvente! a fim de retirar o e:cesso de gordura. H. %oloque o a6-car! a *gua e o sho(u misturados numa panela grande e co+inhe em fogo ai:o. 2. Buando come6ar a engrossar! acrescente as atatas reservadas e misture rapidamente! para que as atatas fiquem envoltas neste molho. =. 9ransfira para um recipiente levemente untado com >leo e polvilhe o gergelim. *endimen o: 5 por6@es

72

O#onomi7a#i F Crepe ,apon/s ,elicioso crepe salgado moda japonesa. Uma sugesto reunir um grupo de amigos para um lanche tarde e cada um preparar o seu A$onomi(a$i so re uma chapa ao centro da mesa. 8assa: 544g de repolho fatiado 34g de car* / :caras de farinha de trigo / :caras de *gua 744g de carne de porco #al a gosto 8olho: 5 colheres de sopa de maionese 5 colheres de sopa de catchup 5 colheres de sopa de molho ingls

1. )m uma tigela ata os ovos e acrescente o car*! o repolho! a *gua e por -ltimo a farinha de trigo e misture at a massa ficar homognea. /. ?uma chapa aquecida doure a carne de porco e jogue uma medida de concha da massa por cima! dourando"a dos dois lados at ficar co+ida. 7. Prepare o molho parte misturando todos os ingredientes e sirva so re a massa feita. *endimen o: 5 por6@es

73

"i7ashi Chuu#a F 8acarr-o >rio Um prato em leve como esse ideal para os dias quentes do vero. #irva"o para aquela visita que adora massa! caprichando na decora6o. %om certe+a voc vai fa+er sucessoO S pacote 0/44g1 de macarro instant'neo .44g de presunto em tiras S pacote de $ani$ama desfiado . pepino japons cortado em tiras / ovos inteiros #al a gosto 8olho . pacote de hondashi H colheres de sopa de *gua H colheres de ch* em cheias de vinagre 5 S colheres de sopa de sho(u . S colher de ch* de a6-car 0opcional1 7 colheres de ch* de >leo de gergelim torrado sal a gosto 1. %o+inhe o macarro at ficar Eal denteE! escorra e envolva com um pouco de >leo para no grudar. ;eserve. /. Rata os ovos! tempere com sal a gosto! prepare"os numa frigideira como a massa de panqueca e fatie em tiras finas. ,ei:e reservado. 7. Prepare o molho misturando todos os seus ingredientes e leve geladeira at a hora de servir. 5. <rrume o macarro em pratos individuais! decore com ovo! pepino! presunto e Fani$ama na mesma propor6o. 3. )m seguida! regue com o molho em gelado e sirva. *endimen o: 5 por6@es

Ca#iso4a F 8acarr-o *efo%ado M um prato muito! se no o mais! apreciado pelos rasileiros. 9rata"se de uma

74

varia6o da macarronada feita principalmente com legumes. Pr*tico e f*cil! >timo para os fins de semana em que pintar aquela preguicinha. . pacote 0344g1 de macarro instant'neo / colheres de sopa de goma a ura 0>leo de gergelim torrado1 5 shiita$e 0cogumelo1 frescos! cortados em tiras finas X ingrediente opcional 744g de carne de porco cortada em tiras .34g de mo(ashi 0 roto de feijo1 . cenoura em tiras / piment@es em tiras .44g de hana nira 0 roto de alho1 H colheres de sopa de >leo comum . colher de ch* de sal 5 colheres de sopa de sho(u 0molho de soja1 Pimenta do reino a gosto 5 colheres de sopa de molho ingls .. %o+inhe o macarro! escorra e misture com / colheres de sopa de >leo de gergelim. ;eserve. /. ?uma frigideira grande! aque6a / colheres de sopa de >leo e refogue a carne de porco at dourar. 7. <crescente as cenouras e refogue. Ca6a o mesmo com o pimento! shiita$e! mo(ashi e hana nira! nesta ordem. 9ransfira para um prato e reserve. 5. ?a mesma frigideira! aque6a uma colher de sopa de >leo e refogue rapidamente o macarro. Iunte as carnes com as verduras refogadas anteriormente. 3. 9empere com sal! molho de soja! molho ingls e pimenta! e sirva ainda quente. 2icas? A ompanhado de uma arne na hapa e uma salada verde+ torna'se uma refei!.o ompletaC *endimen o: 5 por6@es

75

"aruma#i GaAa F 8assa caseira para "aruma#i <gora voc no precisa mais comprar massa pronta para fa+er um delicioso haruma$iO ,e preparo r*pido e f*cil! uma verdadeira mo"na"roda para os principiantes na culin*ria japonesaO 344 g de farinha de trigo 344ml de *gua . colher de ch* de sal .. %oloque a farinha! a *gua e o sal! aos poucos e me:endo delicadamente! em uma vasilha. 76

/. Rata delicadamente com colher de pau at ficar com consistncia pegajosa. 7. <que6a uma frigideira untada com um pouco de >leo ou manteiga. 5. ,espeje uma concha pequena de massa! espalhando por toda a frigideira e dei:e a massa fritar at desgrudar! do mesmo modo que panqueca. 3. As discos de massa j* esto prntos para serem recheados e fritos. *endimen o: Au or: *evis a $ihon *7oori $o a dessa recei a: HI6

Jamen F Jamen Um dos mais populares pratos do Iapo! o 8amen tradicional japons em diferente do instant'neo a que estamos acostumados aqui no Rrasil. #eus ingredientes variam astante de regio para regio! consumido principalmente no inverno! e com uma rapide+ inacredit*vel que s> os japoneses detm a tcnica. " /44 g. de macarro lamen " Colhas de nori cortadas em quadrados de 3 cm. " / ovos 77

" Pimenta seca em p> 0pr>pria pQ lamen1 Kngredientes pQ o molho: " . colher 0sopa1 de >leo de gergelim " / colheres 0sopa1 de sho(u " . colher 0ch*1 de hondashi " sal a gosto %o+inhar o macarro e resguardar. )m 344 ml de *gua fervente! colocar todos os ingredientes do molho at ferver. %o+inhar os ovos! descasc*"los e cortar na metade. %olocar em tigelas pr>prias para lamen 0dom uri1 o macarro! o molho! os ovos e algumas folhas de nori 0por6@es individuais1. < pimenta colocada a gosto na hora de consumir. ,icas: Pode"se incluir mais ingredientes ao molho! como fatias de lom o de porco frito! ti$u&a! etc. A molho feito para se tomar com colheres pr>prias de lamen. *endimen o: / por6@es Au or: *evis a $ihon *7oori $o a dessa recei a: KI6

34i no &empura F &empura de camar-o Uma deliciosa varia6o do tempura que vai dei:ar a todos com gostinho de quero maisO .Q/$g de camar@es . colher de ch* de sal .Q/ colher de ch* de glutamato monoss>dico . colher de sopa de saqu Nassa 0Foromo1 . ovo . :cara de *gua em gelada / :caras de farinha de trigo .. ,escasque os camar@es! dei:ando a ca e6a e a cauda. < ra"os ao meio pelas costas e limpe"os. /. Ca6a pequenos cortes transversais! arrume os camar@es num prato e 78

espalhe por cima o sal! glutamato monoss>dico e o saqu para temperar. 7. Passe cada um dos camar@es pela massa e frite"os em >leo quente. Prepare a massa: antes de iniciar este processo! leve o >leo ao fogo. ?uma acia! coloque os ovos e a *gua gelada me:endo at dissolver o ovo. Iunte a farinha e misture delicadamente sem ater a massa. ,icas %oloque uns 7 ou 5 cu os de gelo em um saquinho pl*stico! amarre"o para no dei:ar va+ar e coloque o saquinho dentro da acia com a massa. ,esta forma! a massa estar* sempre gelada! mesmo ao final da fritura. A contraste entre a ai:a temperatura da massa e a alta temperatura do >leo fundamental para seu tempura ficar com aquela te:tura crocanteO *endimen o: 3 por6@es Au or: *evis a $ihon *7oori

&ori A%e F >ran%o fri os crocan es %rocantes e deliciosos cu os de frango fritos. . . . . . . . . Y fils de so reco:a de frango! cortados em cu os 0=44 g1 Neia colher 0ch*1 de a6-car . colher 0sopa1 de sho(u . colher 0sopa1 de saqu Neia colher 0sopa1 de sal . colher 0ch*1 de <IK"?A"NA9AZ . :cara 0ch*1 de amido de milho [leo para fritura em imerso

Nodo de Preparo: . )m um refrat*rio grande! coloque o frango! o a6-car! o sho(u! o saqu! o sal e o <IK"?A"NA9AZ . ,ei:e tomar gosto por 74 minutos! me:endo de ve+ em quando.

79

. Passe os peda6os de frango no amido de milho! individualmente! envolvendo"os por completo. . Crite"os em imerso no >leo quente! por cerca de .4 minutos! ou at que estejam dourados. #irva em seguida. ,ica: <o empanar! retire o amido de milho que estiver em e:cesso! pois quando essa camada fina! permite que o frango fique em crocante. Crite logo em seguida! para que os peda6os de frango no umede6am. Varia6o: %aso prefira! utili+e fils de peito de frango. *endimen o: H por6@es.

Penne com salm%o Kngredientes 344 g de penne / litros de *gua fervente . col. 0ch*1 de sal . fio de a+eite Para o molho: 744 g de salmo fresco / col. 0sopa1 de dill fresco / col. 0sopa1 de ce ola picada sal e pimenta"do"reino moda na hora a gosto S col. 0ch*1 de raspas de casca de limo 344 ml de creme de leite fresco . col. 0sopa1 de manteiga folhas de dill frescas para decorar

80

Preparo %o+inhe a massa na *gua! a+eite e sal! at que esteja al dente. )nquanto isso! refogue a ce ola na manteiga! salteie o salmo picado! salgue e apimente. %oloque o creme de leite! as folhas de dill e dei:e ferver por 3 minutos. Rata a metade no liquidificador e misture tudo depois! adicionando raspas de casca de limo. Passe a massa para uma travessa funda preaquecida! despeje o molho decore com folhas frescas de dill e sirva imediatamente. ;endimento: H por6@es 9empo de preparo: /4 min ):ecu6o: moderado

Sashimi estilo &obu Kngredientes #ashimi /44 g de fil de salmo limpo sem pele nem espinhas /44 g de fil de atum vermelho fresco sem pele nem espinhas /44 g de polvo co+ido ou lulas co+idas em *gua fervente salgada 5 quia os co+idos em *gua salgada 5 na os co+idos em *gua salgada 5 tomates sem pele Nolho . ce ola picada . col. 0ch*1 de >leo 74 ml de aceto als'mico =4 ml >leo de sementes de uvas ou outro >leo neutro

81

.4 ml >leo de gergelim .3 ml de sho(u sal Q pimenta"do"reino moda na hora Q 9a asco 0opcional1 Preparo #ashimi <que6a uma grelha! pincele a superficie com >leo. \relhe o fil de salmo por .4 segundos cada lado e coloque em seguida na *gua com gelo para impedir que o co+imento continue. )n:ugue com uma toalha de papel. ;epita a mesma opera6o com o atum. #e quiser! envolva o atum em gros de gergelim para um aspecto mais sa oroso. M importante no assar demais o pei:e! para que no fique duro. #omente a superfcie deve mudar de cor! adquirindo um leve sa or de grelhado. 8ave em o polvo com sal grosso para limpar a pele e ata com o rolo de macarrao para que rar um pouco os m-sculos. %o+inhe em *gua fervente com sal por 74 a 54 minutos at ficar macio. #e optar pela lula! co+inhe por apenas alguns minutos em *gua fervente 0ela fica dura se co+ida demais1 Nolho Crite a ce ola picada em >leo ate mudar de cor! coloque o aceto als'mico! o sal ! o sho(u e retire do fogo. Iunte os >leos de uva e de gergelim! a pimenta e algumas gotas de ta asco. #irva os pei:es fatiados! fa6a uma salada com os vegetais ainda mornos e cu ra com o molho. ;endimento: 5 por6@es 9empo de preparo: 33 min ):ecu6o: f*cil

82

Salm%o na brasa Kngredientes . salmo de 7!3 $g inteiro e limpo 0sem vsceras1 7 col. 0sopa1 de sal grosso . col. 0sopa1 de ervas de Provence . col. 0so remesa1 de mi: de pimentas modas na hora 0reino! Iamaica! rosa etc.1 / fios de a+eite de oliva Nolho S :c. 0ch*1 de gergelim cru S :c. 0ch*1 de mel S :c. 0ch*1 de sho(u / col. 0sopa1 de vinagre als'mico . col. 0sopa1 de suco de limo

83

Preparo Ca6a pequenos cortes diagonais na pele do pei:e de am os os lados.9empere com as ervas misturadas s v*rias pimentas e ao sal grosso! esfregando em por dentro e por fora. %oloque um papel" alumnio com alguns furos so re a grelha da churrasqueira 0j* preparada com rasa1. ;egue a+eite de am os os lados do pei:e e coloque"o so re o alumnio. 9ampe o lado e:posto do pei:e com outros peda6os de papel"alumnio e dei:e"o assar na grelha por cerca de 74 minutos. ;etire o alumnio que co re o pei:e e dei:e"o assar por mais 54 minutos. )nquanto isso! fa6a o molho. ,oure o gergelim numa frigideira antiaderente por 7 minutos! me:endo sempre. %oloque o mel e me:a por mais / minutos. <crescente o sho(u e dei:e levantar fervura. %oloque o vinagre als'mico e o suco de limo! co+inhe por mais . minuto e desligue o fogo. Passe o pei:e para uma t* ua e sirva com o molho.

'tum com (asabi

Kngredientes 5 fils de atum de /44 g cada 3 col. 0sopa1 de a+eite de oliva e:travirgem . S col. 0ch*1 de pimenta"do"reino em gros amassados 0ou pilados1 . col. 0sopa1 de dill fresco picado folhas verdes variadas 0alface! agrio! endvias! espinafre1 Nolho 7 ce olinhas picadas finas . col. 0ch*1 de coentro fresco picado . S col. 0sopa1 de &asa i H col. 0sopa1 de manteiga sem sal 7 col. 0sopa1 de sho(u . S col. 0sopa1 de suco de limo

84

Preparo %oloque os fils de atum numa vasilha rasa. Resunte dos dois lados com / colheres 0sopa1 de a+eite de oliva. Polvilhe com a pimenta"do"reino e o dill e dei:e marinar por /4 minutos. )nquanto isso fa6a o molho. Nisture numa panela a ce olinha! o coentro! o suco de limo! o sho(u e o &asa i em pasta. Cerva por / minutos. < ai:e o fogo e adicione aos poucos a manteiga 0que deve apenas derreter! no co+inhar1. 9ire do fogo e reserve. <que6a o restante do a+eite de oliva e grelhe o atum! dei:ando 7 minutos de cada lado. %oloque os fils lado a lado numa travessa e regue com o molho reservado. #irva quente so re folhas verdes a gosto 0alface! agrio! endivias! espinafre etc1. ;endimento: 5 por6@es 9empo de preparo: /3 min ):ecu6o: moderado

)i*e de atum com shiitake

Kngredientes /44 ml de molho sho(u .44 g de shiita$e em tiras /34 g de ife de atum 34 g de manteiga Preparo )m uma panela! junte sho(u e o shiita$e. %o+inhe por 7 minutos e reserve. Crite o atum rapidamente na manteiga 074 segundos de cada lado1. #irva o atum e o shiita$e com sho(u acompanhado de pur de atatas. ;endimento: . por6o

85

9empo de preparo: 3 min ):ecu6o: muito f*cil

86

You might also like