You are on page 1of 285

Sustentabilidade e Modelos de Excelncia Empresarial

Pedro Esquivel Setembro/ Outubro de 2013

Plano geral do mdulo


Sustentabilidade
Sustentabilidade e Responsabilidade Social Factos e Previses Bem-estar e Alteraes Climticas/ Sociais Economia Verde e Respostas As organizaes e as partes interessadas Impacto na sociedade Efeitos da regulamentao Referncias bsicas da Responsabilidade Social SA 8000 NP 4469-1/ISO 26000 GRI e Relatrios de Sustentabilidade Maturidade da gesto RS Futuro da RS 2 horas exerccio

Modelos de Excelncia Empresarial


Da Qualidade Excelncia Histria da Excelncia Significados de Excelncia Modelos de Governo Colapsos e Gesto do Risco tica Organizacional e Pessoal Estratgias equilibradas Excelncia e Maturidade da gesto Modelos de Excelncia e de Maturidade Critrios de Maturidade e Avaliao Modelo EFQM Gesto estruturada e gesto por processos Tringulo da gesto por processos Processo de Planeamento Estratgico Balanced Scorecard Boas prticas de empresas excelentes
2

1.Sustentabilidade a. Desenvolvimento Sustentvel e Responsabilidade Social

Definio de Desenvolvimento Sustentvel (DS)


O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL tem sido alvo de particular interesse desde a Conferncia das Naes Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em 1992 (Cimeira da Terra).

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL aquele que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das geraes futuras satisfazerem as suas prprias necessidades. Relatrio Bruntland - 1987 O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL a procura de um modelo de desenvolvimento capaz de gerar riqueza e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da Sociedade, como um todo, sem comprometer a qualidade do Ambiente, de forma a assegurar que as geraes futuras tenham um Ambiente pelo menos to bom quanto o usufrudo actualmente. Sustentabilidade, Julho de 2004, BCSD Questes: DS fala apenas do mdio/ longo prazos? quais so os tempos do DS?
4

Definio de Responsabilidade Social (RS)


Segundo a Comisso Europeia, a Responsabilidade Social Empresarial uma contribuio das empresas para o Desenvolvimento Sustentvel.

A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE) a operacionalizao do Desenvolvimento Sustentvel ao nvel empresarial.


Segundo o Livro Verde Promover um Quadro Europeu para a Responsabilidade Social das Empresas (2001), a Responsabilidade Social essencialmente um conceito segundo o qual as empresas decidem, numa base voluntria, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Passa pela integrao de preocupaes sociais e ambientais por parte das empresas nas suas operaes e na sua interaco com as Partes Interessadas. Posteriormente, no sentido de alargar o mbito de aplicao da RS, passou a ser frequente falar em RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (RSC) e RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAES (RSO).

Questes: se a Responsabilidade Social inclui as preocupaes ambientais, porque que muitas pessoas limitam o seu mbito ao mecenato e aos direitos humanos?
5

3Ps: As trs preocupaes/ perspectivas


Econmica P - Proveitos

Gesto Ambiental P - Planeta Social P - Pessoas

A RS a procura de um equilbrio tendo em considerao estas 3 preocupaes em simultneo...


6

Distino DS/ RS
Responsabilidade Social (operacionalizao do Desenvolvimento Sustentvel) Desenvolvimento Sustentvel (inclui uma filosofia global sociocultural)

Econmica

Responsabilidade Social no sentido restrito (apenas a componente social)

Ambiental
Responsabilidade Social no sentido muito restrito (inclui apenas apoios comunidade)

Social

1.Sustentabilidade b. Factos e previses

Factos: nmeros
Mais de um bilio de pessoas vive com menos de um dlar por dia; 80% da riqueza mundial partilhada por 20% de pessoas. 125 milhes de crianas no tm acesso educao bsica; 23,5% dos adultos dos pases em desenvolvimento (81% da pop. mundial) so analfabetos. 43 milhes de pessoas no mundo esto infectadas pelo vrus HIV; todos os dias morrem mais de 30000 crianas devido a doenas que j tm tratamento. 1 em cada 6 pessoas no mundo no tm acesso gua potvel. 12500 espcies de fauna e flora esto em risco de extino; estima-se que, todos os anos, 37000 km de gelo desaparea, assim como 140000 km de florestas. Entre 1980 e 1990, o nmero de pessoas afectadas pelas catstrofes naturais aumentou 50%; Furao Katrina; Terramoto Paquisto (300 000 mortes e mais 100 mil milhes de dlares de prejuzos); Tsunamis na sia e no Japo; Tornados nos EUA.

Factos demogrficos (1)


O Banco Mundial define a pobreza extrema como viver com menos de 1 dlar por dia (PPP)e pobreza moderada como viver com entre 1 e 2 dlares por dia. Estima-se que 1 bilho e 100 milhes de pessoas a nvel mundial tenham nveis de consumo inferiores a 1 dlar por dia e que 2 bilhes e 700 milhes tenham um nvel inferior a 2 dlares. A percentagem da populao dos pases em desenvolvimento a viver na pobreza extrema diminuiu de 28 para 21 por cento entre 1990 e 2001. Essa reduo deu-se fundamentalmente na sia Oriental e do Sul. Na frica sub-saariana (parte sul do continente africano)o PIB per capita diminuiu 14% e o nmero de pessoas a viver em pobreza extrema aumentou de 41% para 44% entre 1981 e 2001. Outras regies conheceram poucas ou nenhumas melhorias. No incio dos anos 90 as economias da Europa de Leste e da sia Central registraram redues acentuadas no rendimento. As taxas de pobreza extrema chegaram aos 6% antes de comearem a diminuir no final da dcada.

10

Factos demogrficos (1)


Outros indicadores relativos pobreza esto tambm a melhorar. A esperana de vida aumentou substancialmente nos pases em desenvolvimento aps a Segunda Guerra Mundial e diminuram a diferena face aos pases desenvolvidos onde o progresso foi menor. At na frica sub-saariana, a regio menos desenvolvida, a esperana de vida aumentou de 30 anos antes da guerra para 50 anos, antes de a pandemia da SIDA e outras doenas a terem feito recuar para o valor actual de 47 anos. A mortalidade infantil, por seu lado, diminuiu em todas as regies. A proporo da populao mundial a viver em pases onde a ingesto mdia de calorias inferior a 2200 por dia diminuiu de 56% em meados dos anos 60 para menos de 10% nos anos 90. Entre 1950 e 1999 a literacia mundial aumentou de 52% para 81%, tendo o crescimento da literacia feminina (que passou de 59% para 80% da masculina) sido responsvel pela maior parte melhoria. A percentagem das crianas fora da fora de trabalho passou de 76% para 90% entre 1960 e 2000. As tendncias relativas ao consumo de electricidade, aquisio de automveis, rdios e telefones foram semelhantes, bem como as relativas ao acesso a gua potvel. Tambm a desigualdade parece ter vindo a diminuir a nvel global.

11

Factos demogrficos (3)

Fonte: Pblico
12

Factos demogrficos (4)

Fonte: Pblico
13

Factos demogrficos (5)

Fonte: Pblico
14

Factos demogrficos (6)

Fonte: Pblico
15

Factos demogrficos (7)

Fonte: Pblico
16

Factos demogrficos (8)

17

Factos demogrficos (9)

18

Factos demogrficos (10)

Fonte: http://www.drmoney.com.br/
19

Factos demogrficos em Portugal (1)

20

Factos demogrficos em Portugal (2)

21

Factos demogrficos em Portugal (3)

22

Factos demogrficos em Portugal (4)

23

Factos demogrficos em Portugal (5)

24

Factos: catstrofes naturais (1)

Fonte: Pblico

25

Factos: catstrofes naturais (2)

26

Factos: catstrofes naturais (3)

27

Factos: relatrios do IPCC (1)

28

Factos: relatrios do IPCC (2)

Fonte: Pblico
29

Factos: relatrios do IPCC (3)

Fonte: Pblico
30

Factos: relatrios do IPCC (4)

Fonte: Pblico
31

Factos: relatrios do IPCC (5)

32

Factos: relatrios do IPCC (6)

33

Factos: relatrios do IPCC (7)

34

Factos: relatrios do IPCC (8)

35

A disponibilidade de gua (1)

36

A disponibilidade de gua (2)

37

A disponibilidade de gua (3)

38

A disponibilidade de gua (4)

39

A disponibilidade de gua (5)

Eco-inovao no controlo de gua Fonte: Earth Action Mentor

40

A disponibilidade de alimentos (1)

41

A disponibilidade de alimentos (2)

42

A disponibilidade de alimentos (3)

43

A disponibilidade de alimentos (4)

44

A disponibilidade de alimentos (5)

45

A disponibilidade de alimentos (6)

46

A disponibilidade de alimentos (7)

47

A disponibilidade de alimentos (8)

48

A perda de biodiversidade

49

Factos: Portugal
Antes da crise... Portugal o pas da zona euro com menor rendimento per capita. S 20% dos portugueses acabou o ensino secundrio; quase 1 milho de portugueses so analfabetos; Mais de 233 000 acidentes de trabalho por ano; cerca de um acidente fatal por dia. Previses: Colapso das contas pblicas...do estado social... Nova pobreza... Emigrao Mais secas, ondas de calor mais prolongadas, eroso costeira em 67% do territrio continental, quebra nas reservas de gua, diminuio drstica da precipitao no Inverno e perda de biodiversidade. Envelhecimento da populao.

50

Alteraes climticas em Portugal

Fonte: Expresso
51

1.Sustentabilidade c. Bem-estar

52

Bem-estar: objectivo ltimo da Sociedade (1)


O bem-estar humano a finalidade ltima de todos os esforos de uma sociedade e deve naturalmente envolver todos os seus membros. Deste modo, importa definir indicadores de bem-estar de forma a aferir o sucesso das polticas e suas iniciativas. A OCDE tem proposto a utilizao de um modelo de trs pilares: Bem-estar material inclui todos os bens e recursos disponveis para os cidados e suas habitaes. Os indicadores a usar relacionam-se com o produto nacional bruto, rendimentos do trabalho e qualidade das habitaes. Qualidade de vida agrega todos os aspectos no-monetrios que caracterizam a vida quotidiana dos cidados. Os indicadores propostos medem a sade, o equilbrio trabalho-vida, a educao, o envolvimento nas decises, a qualidade ambiental, a segurana e outros aspectos mais subjectivos da vida dos cidados. Sustentabilidade pode ser avaliada analisando um conjunto de capitais econmicos, ambientais e sociais transmitidos da gerao actual para as geraes futuras.
53

Bem-estar: objectivo ltimo da Sociedade (2)

54

A dissociao absoluta do uso dos recursos (1)


O crescimento econmico combinado com a melhoria da qualidade ambiental costuma ser designado por dissociao absoluta (significa eliminao da correlao positiva entre o crescimento econmico e o uso de recursos) e um dos princpios bsicos da sustentabilidade.
Consumo de Materiais Desafios da Ecoinovao

1980

1990

2000

2010

2020

2030

2040

55

A dissociao absoluta do uso dos recursos (2)


Nos ltimos anos surgiram muitos conceitos e termos novos relacionados com a dissociao absoluta: Green Growth/ Crescimento Verde modelo criado na coreia, mais tarde adoptado pela OCDE e pelo Banco Mundial. Green Economy/ Economia Verde conceito desenvolvido pelo programa de ambiente das Naes Unidas (UNEP, The Green Economy Initiative). Sustainable Growth/ Crescimento Sustentvel uma das vertentes prioritrias da estratgia Europa 2020. Bio-economy/ Bia-economia conceito da Unio Europeia que enderea o crescimento econmico e o emprego nas regies rurais, costeiras e industriais, de forma a reduzir a dependncia da energia fssil e melhorar a sustentabilidade ambiental das indstrias de produo e transformao.

56

A dissociao absoluta do uso dos recursos (3)

Entretanto, tambm se criaram outros conceitos associados ao Desenvolvimento Sustentvel que so igualmente relevantes: Smart Growth/ Crescimento Inteligente uma das vertentes prioritrias da estratgia Europa 2020; significa o crescimento atravs de melhores desempenhos na educao, na I&D e na sociedade digital. Inclusive Growth/ Crescimento inclusivo tambm uma das vertentes prioritrias da estratgia Europa 2020; significa o crescimento do emprego com especial cuidado nos jovens, mulheres e idosos.

57

1.Sustentabilidade d. Economia Verde

58

A Economia Verde (1)


O PNUMA define tambm a economia verde como uma economia que resulta em bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e a escassez de recursos. Ao mesmo tempo, a instituio constata que apesar da economia mundial ter quadruplicado nos ltimos 25 anos, beneficiou apenas centenas de milhares de pessoas, e, mais grave ainda, 60% dos maiores produtos ou servios referentes ao ecossistema mundial foram reduzidos ou usados de modo insustentvel. Como exemplo, aponta o facto de actualmente 20% das espcies de peixes estarem subexploradas. No que respeita s restantes espcies, 52% esto totalmente exploradas, 20% esto sobre-exploradas e 8% esto totalmente esgotadas. No que respeita gua, prev-se que a sua distribuio s possa satisfazer 60% das necessidades dentro de 20 anos. Pelo seu lado, a agricultura conseguiu um enorme aumento de colheitas custa do uso de fertilizantes qumicos, que degradaram os solos e no refrearam a tendncia crescente de desmatamento. O PNUMA afirma por isso que a escassez ecolgica e a desigualdade social so marcas registadas de uma economia que est longe de ser verde.
59

A Economia Verde (2)


Vertente Economia A mudana para a Economia Verde Economia global actual Economia global verde A prosperidade econmica est A prosperidade econmica dissocia-se do associada ao consumo de recursos. consumo de recursos. So necessrios 1,5 planetas para A extraco de recursos e as emisses esto regenerar recursos e absorver CO2 e dentro dos limites do planeta. resduos com os actuais nveis de consumo. 870 milhes de pessoas so mal alimentadas (FAO 2012) e 1,9 mil milhes de pessoas vivem em extrema pobreza (WB 2008). As pessoas nos pases industrializados consomem 20 vezes mais recursos do que as pessoas de pases no desenvolvidos. Os recursos disponveis so mais bem distribudos entre as pessoas.

Ambiente

Social

60

A Economia Verde (3)

61

A Estratgia Europa 2020 (1)

A Europa tem sido a regio no globo mais sensvel temtica do Desenvolvimento Sustentvel e um bom exemplo disso a Estratgia Europa 2020. Esta estratgia foi proposta em Maro de 2010 com o objectivo de orientar o desenvolvimento econmico da Unio Europeia e sucedeu Estratgia de Lisboa. Os objectivos estratgicos da Estratgia Europa 2020 apontam para um crescimento inteligente (smart), sustentvel (sustainable) e inclusivo (inclusive), atravs de uma melhor coordenao das polticas nacionais e europeia.

62

A Estratgia Europa 2020 (2)


As metas da Estratgia Europa 2020 so as seguintes: Aumentar o nvel de emprego da faixa etria 20-64 anos, dos 69 para pelo menos 75%. Investir 3% do produto nacional bruto em I&D, melhorando as condies para a participao do sector privado e desenvolvendo um novo indicador para acompanhar a inovao. Reduzir os gases de efeito de estufa em pelo menos 20% em relao aos nveis de 1990 (ou mesmo 30%, se as condies o permitirem), aumentar a quota das energias renovveis para 20% da energia consumida final, e aumentar 20% na eficincia energtica. Reduzir o abando no escolar dos actuais 15% para 10%, e aumentar o nvel de escolaridade (terceiro ciclo) da faixa etria 30-35 anos, de 31 para 40%. Reduzir o nmero de Europeus abaixo do limiar de pobreza em 25%, o que corresponde a 20 milhes de cidados.

63

A Estratgia Europa 2020 (3)

As polticas da Unio Europeia concretizam-se em recomendaes para cada pas. No caso Portugus as recomendaes do Conselho Europeu de 12 de Julho de 2011 transformaram-se na prtica nas recomendaes do Memorando de Polticas Econmicas e Financeiras de 17 de Maio de 2011. Apesar da situao econmica, em Abril de 2012, Portugal reafirmou os seus compromissos com a Estratgia Europa 2020, o que pode ser evidenciado atravs do National Reform Programme disponvel no site http://ec.europa.eu.

64

As Conferncias COP/CMP
As Conferncias das Partes (COP/CMP) da ONU criadas a partir 1994 com o objectivo de acompanhar os esforos relativos s alteraes climticas, continuaram a realizar-se regularmente um pouco todo o mundo, mas os resultados obtidos tm ficado frequentemente aqum das expectativas (a ltima reunio, a COP18/CMP8, realizou-se no Qatar em Dezembro de 2012). Nestas conferncias esto actualmente reunidas 195 partes interessadas nas negociaes relativas s alteraes climticas, que sumariamente obrigam os pases mais ricos a fazerem investimentos considerveis para a reduo dos gases de efeito de estufa. Deste modo, as decises do protocolo de Quioto tm sido adiadas, e os pases comprometeram-se a rever as metas ambientais at 2015, de forma a evitar que a temperatura mdia da Terra suba mais do que dois graus.
65

O TEEB (1)

Em 2007, os ministros de meio ambiente dos governos dos pases do G8+5, em encontro em Potsdam, Alemanha, concordaram em iniciar o processo de analisar os benefcios econmicos globais da diversidade biolgica, os custos da perda de biodiversidade e as falhas das medidas de proteco versus os custos da sua efectiva conservao. Esta vontade deu origem ao estudo A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade (TEEB The Economics of Ecosystems and Biodiversity), que engloba vrios relatrios destinados a pblicos diferentes. Do ponto de vista econmico, os fluxos dos servios ecossistmicos podem ser vistos como o dividendo que a sociedade recebe do capital natural. A manuteno das reservas do capital natural, permite o fornecimento sustentvel de fluxos futuros de servios ecossistmicos, assegurando o bem-estar permanente.

66

O TEEB (2)
Os relatrios TEEB propem uma abordagem para a estimativa dos valores da natureza. Essa estimativa evidentemente uma tarefa complexa, pois poucos servios ecossistmicos tm preos explcitos ou so comercializados em mercados abertos. Os servios mais susceptveis de terem preos no mercado so os servios de produo (por exemplo, produtos agrcolas ou pecurios) que so consumidos directamente pelas pessoas. Os servios culturais, como a paisagem ou a existncia de espcies animais, caracterizados pelo valor de no uso, tm tido influncia nas tomadas de deciso mas raramente foram quantificados em termos financeiros. No caso dos servios de regulao e de suporte, como a purificao da gua ou a regulao do clima, apesar dos elevados montantes envolvidos, os valores econmicos permanecem invisveis nas contas do dia-a-dia. A invisibilidade econmica dos servios ambientais faz com que os custos de algumas actividades no sejam assumidos pelas empresas e recaiam sobre a sociedade e futuras geraes, tornando os respectivos negcios rentveis e atractivos. Em alguns casos, esses custos recaem sobre pequenas comunidades rurais, totalmente dependentes do ecossistema. Os estudos do TEEB indicam exemplos de valores monetrios para alguns servios ecossistmicos.
67

O TEEB (3)
Economia dos servios ecossitmicos (TEEB) alguns exemplos Aspecto Descrio A conservao de florestas Reduzir as taxas de desmatamento at 2030 reduziria as emisses globais de gases de evita emisses de gases de efeito estufa em 1.5 a 2.7 GT CO2 por ano, evitando assim danos resultantes das efeito estufa no valor de mudanas do clima estimados em mais de US$ 3.7 trilies, em termos de VPL (valor US$3.7 trilies actual lquido). Pesca global tem A competio entre as frotas de peixe subsidiadas, juntamente com regulamentaes desempenho reduzido em deficientes e com a fraca aplicao das regras existentes levou a uma sobreexplorao US$50 bilies de grande parte das reservas de peixes de valor comercial, reduzindo a renda advinda da pesca marinha global em US$ 50 bilies ao ano, quando comparado com um cenrio de pesca mais sustentvel (Banco Mundial e FAO 2009). A importncia dos servios Embora cubram apenas 1,2% dos continentes, os recifes de coral so refgio para ecossistmicos fornecidos cerca de 1-3 milhes de espcies, incluindo mais de um quarto de todas as espcies pelos recifes de corais de peixes marinhos . Cerca de 30 milhes de pessoas de comunidades costeiras e de ilhas so totalmente dependentes de recursos dos recifes como fonte primria de produo de alimentos, renda e subsistncia . Apicultura gera US$ 213 Uma nica colnia de abelhas garantiu o valor de uma produo agrcola anual (US$ milhes por ano na Sua 1.050) em frutas polinizadas no ano de 2002, comparado a apenas US$ 215 em produtos directos da apicultura (ex. mel, cera de abelha, plen) (Fluri and Fricke 2005). Em mdia, as colnias de abelhas suas garantiram uma produo agrcola anual no valor de cerca de US$ 213 milhes por meio da polinizao, cerca de cinco vezes o valor da produo de mel
68

O Crescimento Verde
H dois desafios com os quais o mundo se depara. Por um lado, necessrio expandir as oportunidades econmicas para todos num contexto de crescimento populacional e por outro, enderear as presses ambientais que podem por em causa todos os outros esforos. A OCDE define o Crescimento Verde da seguinte forma: Crescimento Verde significa a acelerao do crescimento econmico e desenvolvimento, assegurando ao mesmo tempo que os capitais naturais continuam a fornecer os recursos e servios ambientais dos quais o nosso bem-estar depende. Vertentes do Crescimento Verde (OCDE) Descrio Envolve a criao de incentivos para uma maior eficincia no uso dos recursos naturais, atravs da reduo do desperdcio e do consumo de energia, permitindo oportunidades para a inovao e criao de valor. Envolve o aumento da previsibilidade da forma como os governos actuam face s questes ambientais mais importantes. Envolve a criao de estmulos para a procura de bens, servios e tecnologias verdes. Envolve a mobilizao das receitas fiscais, criando taxas ambientais e eliminando subsdios a processos com impactes ambientais negativos. Estas medidas podem ajudar a criar recursos para programas anti pobreza e em reas como a disponibilizao de gua e sistemas de saneamento bsico. Envolve a mitigao de riscos relativos disponibilidade de recursos crticos e a impactes ambientais potencialmente irreversveis.
69

Vertente Crescimento da produtividade Aumento da confiana do investidor Abertura de novos mercados Reorientao fiscal

Reduo de riscos do crescimento

1.Sustentabilidade e. A Energia

70

O fluxo da energia

71

A equao de Kaya (1)


A famosa equao de Kaya permite determinar a emisso de CO2 a partir de quatro factores: A dimenso da populao envolvida (# pessoas). O grau de prosperidade econmica (produto nacional bruto por pessoa PNB/ pessoa). A intensidade energtica (energia por unidade do produto nacional bruto energia/ unidade PNB). A intensidade carbnica (CO2 emitido por unidade de energia CO2/ unidade de energia). Com base nestes factores podemos dizer que a emisso de CO2 pode ser calculada com a seguinte frmula: Emisso de CO2 = #pessoas x (PNB/pessoa) x (energia/unidade PNB) x (CO2/unidade energia) Nota: s se pode actuar nos ltimos dois factores!
72

A equao de Kaya (2)


O consumo de energia e as emisses tm aumentado devido: Ao aumento da populao; Ao aumento do Produto Nacional Bruto por pessoa;

Exemplos de medidas de reduo de emisses: Aumentar a distribuio das melhores tecnologias; Melhorar a eficincia energtica; Desenvolver novas tecnologias econmicas em energia e de baixa emisso; Utilizar mais biocombustveis;

73

A equao de Kaya (3)

Nas prximas dcadas, as principais alteraes em curso so: O uso de energias renovveis continuar a crescer significativamente. Ir crescer a energia produzida a partir de carvo com captura e armazenamento de carbono. Ir crescer o uso da energia nuclear. O gs natural tornar-se- o principal combustvel fssil. O uso da co-gerao continuar a crescer. O transporte da energia ser feito por redes cada vez mais inteligentes (Smart Grids).

74

Reduo da intensidade energtica

75

Reduo da intensidade carbnica

76

A UE em 2050

77

A energia elctrica (1)

78

A energia elctrica (2)

79

A energia elctrica (3)

80

A energia elctrica (4)

81

Biomassa (1)

82

Biomassa (2)

83

Renovveis em Portugal (1)

84

Renovveis em Portugal (2)

85

Renovveis em Portugal (3)

86

Renovveis em Portugal (4)

87

1.Sustentabilidade f. A Mobilidade

88

Mobilidade (1)

89

Mobilidade (2)

90

1.Sustentabilidade g. Os Edifcios

91

Edifcios (1)

92

Edifcios (2)

93

Edifcios (3)

94

Edifcios (4)

95

Edifcios (5)

96

1.Sustentabilidade g. Ambiente em Portugal

97

Estatsticas do Ambiente em Portugal (1)

98

Estatsticas do Ambiente em Portugal (2)

99

Estatsticas do Ambiente em Portugal (3)

100

Estatsticas do Ambiente em Portugal (4)

101

Estatsticas do Ambiente em Portugal (5)

102

Estatsticas do Ambiente em Portugal (6)

103

Estatsticas do Ambiente em Portugal (7)

104

Estatsticas do Ambiente em Portugal (8)

105

Estatsticas do Ambiente em Portugal (9)

106

Estatsticas do Ambiente em Portugal (10)

107

1.Sustentabilidade h. Pegada ecolgica

108

A pegada ecolgica (1)

109

A pegada ecolgica (2)

110

1.Sustentabilidade i. Eco-inovao

111

A Ecoinovao (1)
Eco-inovaes so todas as medidas de qualquer parte relevante (empresas, polticos, organizaes sindicais, associaes, igrejas, instituies privadas, etc) que desenvolvem novas ideias, comportamentos, produtos ou processos, aplicam-nas e introduzem-nas como uma contribuio para a reduo dos impactes ambientais ou atingimento de metas ecolgicas de sustentabilidade. FIU, 1998 Eco-inovao uma mudana nas actividades econmicas que melhora simultaneamente o desempenho econmico e ambiental da sociedade. Comisso Europeia, 2008 As tecnologias ambientais envolvem tecnologias e processos para a gesto da poluio, produtos e servios menos poluidores e com menos uso de recursos intensivos, e mtodos para gerir recursos de forma eficiente. So tecnologias cujo uso ambientalmente menos prejudicial que as alternativas relevantes. Comisso Europeia, 2004
112

A Ecoinovao (2)

Fonte: Ecodrive

Referncia

113

A Ecoinovao (3)
Eco-inovao a introduo de qualquer novo ou significativamente melhorado produto (bem ou servio), processo, mudana de organizao ou soluo de marketing que reduz o uso dos recursos naturais (incluindo materiais, energia, gua e terra) e reduz a libertao de substncias perigosas ao longo do seu ciclo de vida. Eco-Innovation Observatory, 2010

O Impacte ambiental (I) depende da populao (P), da sua afluncia (A consumo por pessoa) e da tecnologia (T), o que pode ser representado por I = PAT Como os governos no podem actuar em P e A, as suas atenes tm de se concentrar em T.

114

A Ecoinovao (4)
Tipos de eco-inovaes
Natureza Tecnologias Ambientais Descrio Tecnologias de controlo de poluio e tratamento de gua. Adaptado de: Typology Tecnologias de tratamento e limpeza de poluio. of eco-innovation (Ren Tenologias de produo mais limpas ou mais eficientes. Kemp e Tim Foxon Equipamentos de processamento de resduos. Equipamentos de monitorizao ambiental. Tecnologias de energias verdes. Abastecimento de gua. Controlo de rudo e vibrao. Inovao Estabelecimento de prioridades ambientais na gesto das empresas. Organizacional Esquemas preventivos de poluio. Pequenas alteraes de procedimentos. Implementao de sistemas de gesto ambiental com responsabilidades definidas para gerir a energia, as emisses, o consumo de gua, os efluentes e os resduos. Alteraes na cadeia de valor com novos papis na colaborao entre as empresas no sentido da diminuio dos impactes ambientais. Inovao do Produtos novos ou melhorados (incluindo edifcios). Produto ou Servios ambientais: gesto de resduos (incluindo resduos perigosos), gesto de gua, consultoria e Servio realizao de anlises e testes ambientais. Servios ou mtodos que providenciam menos poluio, requerem menos recursos (por exemplo, partilha de veculos). Inovaes Verdes Sistemas de produo ou consumo mais amigveis do ambiente, por exemplo, agricultura biolgica, de Sistema maior uso da mobilidade colectiva e sistemas que usam energias renovveis.
115

A Ecoinovao (5)
Tipos de Eco-inovao Tipo Produto Descrio Inclui produtos e servios em que o seu impacte global ambiental foi minimizado; o eco-design um dos conceitos-chave; inclui servios financeiros, tratamento ambiental e servios com menor uso de recursos. Processos que reduzem o uso de materiais, reduzem os riscos e resultam em reduo de custos; podem reduzir o uso de substncias perigosas e o uso de energia. a introduo de mtodos de organizao e gesto para lidar com as questes ambientais; inclui a educao e a aprendizagem; inclui esquemas de preveno de poluio; inclui a formao de redes colaborativas. Envolve alteraes no produto e na sua embalagem, na sua promoo e distribuio; inclui tcnicas de marketing para o uso de produtos verdes; inclui as opes de etiquetagem e informao ecolgica do produto. Inclui o papel do elemento humano no consumo de recursos; inclui as alteraes aos padres de comportamento e consumo; inclui o projecto colaborativo com os consumidores de forma a eliminar caractersticas suprfluas; inclui a introduo de novos estilos de vida. Envolve conjuntos de inovaes interligadas para a criao de sistemas globais que minimizem os impactes ambientais; inclui o uso de diferentes tecnologias para criar conceitos novos (por exemplo green cities) .

Processo Organizacional

Marketing

Social

Sistmica

Fonte: Eco-Innovation Observatory, 2010


116

A Ecoinovao (6)
Benefcios da Ecoinovao

Eco-Innovation Observatory, 2010


117

A Ecoinovao (7)

118

As tecnologias ambientais

Exemplos de Tecnologias Ambientais Tecnologias Ambientais Exemplos Tecnologias de controlo de Tratamentos biolgicos de gua em pequena poluio escala (casas e indstria. Separao de resduos para reciclagem. Equipamentos de lavagem de incineradores. Tecnologias de limpeza Processos de produo limpos Bio remediao de solos. Biotecnologia branca ou biocatlise. Nanotecnologia. Tecnologia de membranas de cloro e lcalis. Reutilizao de desperdcios, gua ou calor. Bio marcadores.

Reciclagem interna de processos Tecnologias de medio

119

A Eco-eficincia
O conceito de eco-eficincia foi definido em 2000 pelo WBCSD (World Business Council for Sustainable Development): Eco-eficincia = valor do produto ou servio/ impacto ambiental O clculo da eco-eficincia no certamente fcil. O valor do produto ou servio pode ser obtido a partir do valor acrescentado (quando este indicador no inclui o desperdcio do consumidor). O impacto ambiental certamente algo bem mais complicado, por para alm do uso de recursos em si, temos os efeitos relativos s emisses, poluio do solo e da gua. Alm disso preciso considerar tambm aspectos como a toxidade. O WBCSD prope ento a utilizao de indicadores e objectivos alternativos como sejam: Reduo do uso de materiais. Reduo da intensidade energtica. Reduo da deposio de substncias txicas. Aumento do nvel de reciclagem. Maximizao do uso de energias renovveis. Aumento da durao do produto. Aumento da utilizao do produto.
120

As cidades inteligentes (1)


Conceito Sustainable Living (Vida Sustentvel) Estrutura conceptual da Smart City (Innovation Group) Solues e tecnologias Informao da energia consumida Apoio no uso da energia Fonte: Innovation Group Armazenamento da energia Iluminao inteligente Telemedio Sade e apoio Redes inteligentes de energia Pagamentos mveis Teletrabalho Desmaterializao documental Webalitics Veculos elctricos Pontos de carga Novas solues logsticas Infomobility Sistemas inteligentes de transporte Sistemas dinmicos de controlo de trfego Sistemas GPS
121

Smart Economy

Smart Mobility

As cidades inteligentes (2)


Smart Governance The Intelligent Nation Centros de servios partilhados Cidadania digital Sistemas de segurana Cadeia de valor inteligente Estudos de ciclos de vida Contabilidade ambiental Incluso digital Edifcios inteligentes Medio inteligente Iluminao inteligente Empresas inteligentes Educao e investigao Autenticao

Smart Technologies

Sustainable Environment

Smart people/ smart tourist

Fonte: Innovation Group

122

As cidades inteligentes (3)

123

As cidades inteligentes (4)

124

Os desafios actuais da Europa (1)

125

Os desafios actuais da Europa (2)

126

Os desafios actuais da Europa (3)

127

1.Sustentabilidade j. Acontecimentos e iniciativas

128

Os acontecimentos DS/ RS (1)

129

Os acontecimentos DS/ RS (2)

130

Os acontecimentos DS/ RS (3)

131

Os acontecimentos DS/ RS (4)

132

Os acontecimentos DS/ RS (5)

133

Os acontecimentos DS/ RS (6)

134

Os Objectivos do Milnio (1)

ONU -2000
135

Os Objectivos do Milnio (2)

136

O aparecimento de ONGs na Sustentabilidade (1)

137

O aparecimento de ONGs na Sustentabilidade (2)

138

O aparecimento de ONGs na Sustentabilidade (3)

139

Os reconhecimentos pblicos

140

Os ndices de Sustentabilidade

141

1.Sustentabilidade k. Contexto e desenvolvimento econmico

142

O contexto das empresas (1)

143

O contexto das empresas (2)

144

O Desenvolvimento Econmico (1)

145

O Desenvolvimento Econmico (2)

146

O desenvolvimento regional
M.Porter
Armazns de Uvas Fertilizadores, Pesticidas, Herbicidas Equipamentos de Vidicultura Tecnologias de Irrigao Equipamentos de Produo de Vinho Barris

Agncias governamentais de Produo de Vinho

Garrafas Rolhas e Tampas Etiquetas

Vidicultores

Produtores de Vinho

Rel. Pblicas e Publicitrios Publicaes especializadas

Cluster de Agricultura da Califrnia

Agncias governamentais de Produo de Vinho


Extrado de Competividade e Ambiente: Implicaes para o Estado, ONGs e Empresas (M.Porter)

Cluster do Turismo Cluster da Alimentao


147

O efeito da regulamentao (1)

148

O efeito da regulamentao (2)


A introduo e o cumprimento de regulamentos bem elaborados sempre benfica, principalmente nos mdios e longo prazos: - Os regulamentos reduzem a incerteza e reduzem custos. - Os regulamentos bem desenvolvidos representam o futuro, projectam metas atingveis, impem desafios. - O cumprimento de regulamentos proporciona outras oportunidades de aumento de competitividade. - Os regulamentos comunicam conhecimento ao acesso de todos. De uma forma geral, a legislao nacional e os sistemas de regras das organizaes portuguesas (Sistemas de Gesto, Sistemas da Qualidade, Sistemas do Ambiente, etc) so mal estruturados e mal aceites.

149

O efeito da regulamentao (3)

150

Trabalho: gerao de um plano de RS


1. Escolher um framework (por exemplo, 3Ps, Partes Interessadas) 2. Escolher 2 elementos do framework 3. Definir os objectivos de cada elemento 4. Definir as iniciativas para cada objectivo
Elemento do framework E1 Objectivo E2 OOOO OOOO Iniciativas IIIIIIII IIIIIIII IIIIIIII IIIIIIII

151

1.Sustentabilidade l. Benefcios da Responsabilidade Social

152

Mitigao dos riscos

153

Oportunidades de Inovao

154

Novos mercados

155

Melhoria dos desempenhos

156

Atraco de talentos

157

Proteco dos recursos

158

Exemplos de benefcios (1)

159

Exemplos de benefcios (2)

160

1.Sustentabilidade m. Livro Verde da Responsabilidade Social

161

O Lidro Verde da RS (1)

162

O Lidro Verde da RS (2)

163

O Lidro Verde da RS (3)

164

165

1.Sustentabilidade n. Actividades RS na empresa

166

Actividades RS (1)

167

Actividades RS (1)

168

Actividades RS (2)

169

Actividades RS (3)

170

O conceito EFR

EFR = Empresa Familiarmente Responsvel


171

1.Sustentabilidade o. ISO 26000 e NP 4469

172

ISO 26000 (1)

Posicionamento da ISO
173

ISO 26000 (2)

Fonte: CSR Europe


174

ISO 26000 (3)


ISO 26000 structure 1. 2. 3. 4. 5. 6. Scope Terms and definitions Understanding SR Principles of SR Recognizing SR and engaging stakeholders Guidance on SR core subjects (7 core subjects and 37 issues) 7. Guidance on integrating SR throughout an organization
Fonte: CSR Europe
175

ISO 26000 (4)


Princpio: Accountability
Accountability for its impacts on society and the environment The organization should accept and encourage scrutiny Accountability imposes an obligation to be answerable to stakeholders An organization should account for: the results of its decisions and activities, including significant consequences, even if they were unintended or unforeseen; and the significant impacts of its decisions and actions on society and the environment

Fonte: Richard Welford (CSR Asia)


176

ISO 26000 (5)


Princpio: Transparncia
An organisation should be transparent in its decisions and activities that impact on society and the environment Clear, accurate and complete disclosure of policies, decision-making and activities The organization should be transparent with respect to:
the purpose, nature and location of its activities the manner in which decisions are made, implemented and reviewed the impacts of its activities on society and the environment

Fonte: Richard Welford (CSR Asia)


177

ISO 26000 (6)


Princpio: Comportamento tico
An organization should behave ethically at all times based on principles of honesty, equity and integrity The organization should promote ethical conduct by: developing governance structures that promote ethical conduct identifying, adopting and applying its own standards of ethical behaviour encouraging and promoting good standards of ethical behaviour establishing oversight mechanisms establishing mechanisms for reporting of violations

Fonte: Richard Welford (CSR Asia)

178

ISO 26000 (7)


Princpio: Respeito pelo interesse das partes interessadas
An organization should respect, consider and respond to the interests of its stakeholders The organization should:
Identify its stakeholders Respond to the needs of its stakeholders Recognize the legal rights and legitimate interests of stakeholders Consider the views of stakeholders that may be affected by a decision even if they have no formal role in the governance of the organization

Fonte: Richard Welford (CSR Asia)


179

ISO 26000 (8)


Princpio: Respeito pelas leis e regulamentos

An organization should accept that respect for the rule of law is mandatory The organization should:
comply with legal and regulatory requirements ensure that is relationships and activities fall within the intended and relevant legal framework remain informed of legal obligations periodically review compliance

Fonte: Richard Welford (CSR Asia)


180

ISO 26000 (9)


Princpio: Respeito pelas normas internacionais de comportamento
In countries where national law or its implementation does not provide for minimum environmental or social safeguards, an organization should strive to respect international norms of behaviour In situations of conflict with international norms of behaviour, and where not following these norms would have significant consequences, an organization should, as feasible and appropriate, review the nature of its activities and relationships within that jurisdiction

Fonte: Richard Welford (CSR Asia)


181

ISO 26000 (10)


Princpio: Respeito pelos Direitos Humanos

An organization should respect human rights and recognize their importance and their universality

Fonte: Richard Welford (CSR Asia)


182

ISO 26000 (11)

Fonte: ISO
183

ISO 26000 (12)

Fonte: ISO
184

ISO 26000 (13)

Fonte: ISO
185

ISO 26000 (14)

Fonte: ISO
186

ISO 26000 (15)

Fonte: ISO
187

ISO 26000 (16)

188

ISO 26000 (17)

Fonte: ISO
189

Fonte: Richard Welford (CSR Asia)


Seven principles of Social responsibility Recognizing social responsibility Seven core subjects Stakeholder identification and engagement

Accountability

Organizational governance The environment Fair operating practices Consumer issues Community Involvement & development

Transparency

Human rights

Labour practices

Ethical behaviour Respect for stakeholder interests Respect for the rule of law Respect for international norms of behaviour

Related actions and expectations (issues)


Integrating social responsibility into the organization Relationship of the organizations characteristics to social responsibility

Understanding the social responsibility of the organization

Voluntary initiatives on social responsibility

Practices for integrating social responsibility throughout the organization

Communication on social responsibility

Respect for human rights

Reviewing and improving the organisations actions and practices related to social responsibility

Enhancing credibility regarding social responsibility 190

ISO 26000 (19)


ISO 26000, main strengths - Broad international consensus (ISO consensus, trying to balance content and applicability) good orientation for starting a SR/CSR journey good basis for stakeholder dialogue good basis for company-external discussions good basis for cross-border dialogues freedom of use: offering guidance where users may select from the parts judged relevant at a particular point of time
Fonte: CSR Europe
191

ISO 26000 (20)


ISO 26000, main weaknesses need to purchase the document (50 to 160) explicit inclusion of SMEs incl. micro-organizations volume, complexity, in part redundant large emphasis on consumer issues several weak definitions (like organization, stakeholder, international norms of behaviour) - too focused on organization-internal processes, less on possible contributions to society - claiming relevance of all core subjects to all orgs - remarkable potential of misconceptions and misuse http://www.26k-estimation.com/html/misconceptions_and_misuse.html#Misuse

Fonte: CSR Europe


192

ISO 26000 (21)


Why is ISO 26000 not for certification? Because Societies are different Their demands/expectations vary dramatically, and over time Organizations are different There is no one way to contribute to society Certification would address the formal side while substantive SR promotes well-being Certificates detract attention from substantive SR Certificates may lull management into a false sense of security Certifying to ISO 26000 is misusing the guidance standard
Fonte: CSR Europe
193

ISO 26000 (22)


There are many other codes in use
UN Global Compact UNDHR DJSI GRI AA1000 SA 8000
National SR standards
Trade Associations Codes of Conduct

International norms of behaviour

National SR Laws and Regulations

ISO 26000

EFQM ILO Conventions Labour standards


Environment standards

There is nothing wrong in not using ISO 26000, but


Fonte: CSR Europe
194

ISO 26000 (23)


Fonte: CSR Europe ISO 26000 use - Is voluntary - Meet demands of (mostly local) society - Orientation on SR core subjects and issues (but there are also other SR issues) - Identify/select issues of actual importance - Specify your possible contributions to society, regardless by which internal processes - Make your way known

Each organization is different each society is different each situation is different each use of ISO 26000 is unique
195

ISO 26000 (24)


Large enterprises and ISO 26000
No enterprise has eagerly waited for ISO 26000, since many other tools are already practiced; however, ISO 26000 offers a good orientation, so that some

explicitly use its structure/headlines in their reporting use it without mentioning it dont use it include statement of use into their reporting Either way is reasonable: ISO 26000 = guidance
Fonte: CSR Europe
196

ISO 26000 (25)


There are several ISO 26000 tools around: - Complex ones - Easy-to-handle ones.
Auto diagnostic tool (Alares Foundation): http://www.rspymes.es CSR self assessment tool for schools http://csr.eslcompany.com ISO 26k self assessment tool
(http://www.google.es/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=26&ved=0CF0QF jAFOBQ&url=http%3A%2F%2Fwww.cbi.eu%2Fdownload%2Fsub document%2FSelf asse ssment ISO 26000 issues.xls&ei=OKrQT8-FCsOU0QXJj83JCw&usg=AFQjCNHFeoBV6tBGCzqkOEdwU2XEnYuIcw&sig2=8PFckZ2A2 1bgbsC-le-PSA)

ISO 26000: Practical guide for SMEs http://responsabilitate-sociala.org/wpcontent/uploads/2011/08/ISO 26000 Practical Guide SITE.pdf

ECOLOGIA Handbook for SMEs,


http://www.ecologia.org/isosr/ISO26000Handbook.pdf

NORMAPME ISO 26000 user guide for European SMEs,


http://www.normapme.eu/en/page/45/corporate-social-responsibility

ISO 26000 Free toolkit http://www.llco.lu/blog/?p=126 -> www.26k-estimation.com


Fonte: CSR Europe
197

ISO 26000 (26)


Examples of decisions on the relevance of a core subject or an issue?
An automotive components manufacturer may consider consumer issues an irrelevant core subject So also e.g. schools or hospitals on community involvement and development An enterprise conducting business only in Europe may consider guidance on human rights irrelevant because law exists and is properly enforced A German manufacturer may consider the issue Health and safety at the workplace irrelevant in view of social dialogue, national law, and regulation A local company may consider all guidance on international norms of behaviour not relevant
Fonte: CSR Europe
198

ISO 26000 (27)


Recognizing core subjects

Human rights

Materiality:
Labour practices

Community involvement and development

Identification of relevant issues Assess significance of impacts Consider impacts on stakeholders

Organizational governance
The environment Fair operating practices

Consider sphere of influence

Consumer issues

Fonte: Richard Welford (CSR Asia)


199

ISO 26000 (28)


Materiality Matrix
Crucial

Importance to stakeholder

Policy clarified in communications

Communicate focus: Including performance indicators and measurement

Not included

Impact clarified in communications

Little importance

Relevance/importance to business

Crucial

Fonte: Richard Welford (CSR Asia)


200

ISO 26000 (29)


The role of communications in social responsibility Demonstrate accountability and transparency Disclosure of information relating to corporate responsibility Demonstrating how the organization meets it commitments Raising awareness inside and outside the organization Providing information about the impacts of the organizations operations Helping to engage and create dialogue with stakeholders Facilitating benchmarking among peer organizations Enhancing the organizations reputation Characteristics of information relating to social responsibility

Understandable

Responsive

Accurate

Balanced

Timely

Available
201

NP 4469 (1)

202

NP 4469 (2)

203

NP 4469 (3)

Aspectos

204

NP 4469 (4)

205

NP 4469 (5)

206

1.Sustentabilidade p. AA 1000

207

AA1000 (1)
Norma de prestaco de contas

208

AA1000 (2)

209

AA1000 (3)

210

AA1000 (4)

211

1.Sustentabilidade q. Relatrios de Sustentabilidade

212

Relatrios de Sustentabilidade (1)

213

Relatrios de Sustentabilidade (2)

214

Relatrios de Sustentabilidade (3)

Fonte: Hiroshi Ishida


215

Relatrios de Sustentabilidade (4)

216

Relatrios de Sustentabilidade (5)

Fonte: Hiroshi Ishida


217

Relatrios de Sustentabilidade (6)

https://www.globalreporting.org/

218

Relatrios de Sustentabilidade (7)

Fonte: CSR Asia


219

Relatrios de Sustentabilidade (8)

Fonte: Hiroshi Ishida


220

Relatrios de Sustentabilidade (9)

Fonte: SESI
221

Relatrios de Sustentabilidade (10)

Princpios e indicadores

Implementao

222

Relatrios de Sustentabilidade (11)

Fonte: Hiroshi Ishida

223

Relatrios de Sustentabilidade (12)

Fonte: Hiroshi Ishida


224

Relatrios de Sustentabilidade (13)

225

Relatrios de Sustentabilidade (14)


ITEMS GERAIS DE DIVULGAO

Fonte: Hiroshi Ishida


226

Relatrios de Sustentabilidade (15)


ITEMS ESPECFICOS DE DIVULGAO

Fonte: Hiroshi Ishida


227

Relatrios de Sustentabilidade (16)


Alteraes na GRI 4.0:

Fonte: Hiroshi Ishida


228

Relatrios de Sustentabilidade (17)

Fonte: Hiroshi Ishida


229

Relatrios de Sustentabilidade (17)

Fonte: Hiroshi Ishida


230

Relatrios de Sustentabilidade (18)

Fonte: Hiroshi Ishida


231

Relatrios de Sustentabilidade (19)

Fonte: CSR Asia


232

Relatrios de Sustentabilidade (20)

Fonte: CSR Asia


233

Relatrios de Sustentabilidade (21)

Fonte: CSR Asia


234

Relatrios de Sustentabilidade (22)

Fonte: CSR Asia


235

Relatrios de Sustentabilidade (23)

Fonte: CSR Asia


236

Relatrios de Sustentabilidade (24)

Fonte: CSR Asia


237

Relatrios de Sustentabilidade (25)

Fonte: CSR Asia


238

Relatrios de Sustentabilidade (26)

239

Relatrios de Sustentabilidade (27)

240

Relatrios de Sustentabilidade (28)

241

Relatrios de Sustentabilidade (29)

242

Relatrios de Sustentabilidade (30)

243

1.Sustentabilidade r. Relatrios integrados

244

Relatrios integrados (1)

245

Relatrios integrados (2)

Fonte: Hiroshi Ishida


246

Relatrios integrados (3)

Fonte: Hiroshi Ishida


247

Relatrios integrados (4)

http://www.theiirc.org/
248

Relatrios integrados (5)

249

Relatrios integrados (6)

250

Relatrios integrados (7)

Princpios

251

Relatrios integrados (8)

252

Relatrios integrados (9)

253

Relatrios integrados (10)

254

Relatrios integrados (11)

255

1.Sustentabilidade s. SA 8000

256

SA 8000 (1)
A SA8000 (Social AccountAbility 8000) a primeira certificao internacional da responsabilidade social. Seu principal objetivo garantir os direitos dos trabalhadores. Lanada em 1997 pela CEPAA - Council on Economics Priorities Accreditation Agency, atualmente chamada SAI - Social Accountability International, organizao no-governamental norte-americana, a Social Accountability 8000 (SA8000) a primeira certificao de um aspecto da responsabilidade social de empresas com alcance global. Com base em normas internacionais sobre direitos humanos e no cumprimento da legislao local referente, a SA8000 busca garantir direitos bsicos dos trabalhadores envolvidos em processos produtivos.

257

SA 8000 (2)

258

SA 8000 (3)

259

SA 8000 (4)
A norma basicamente composta por nove requisitos:

Trabalho infantil: no permitido Trabalho forado: no permitido Sade e segurana: devem ser asseguradas Liberdade de Associao e negociao coletiva: devem ser garantidas Discriminao: no permitida Prticas Disciplinares: no so permitidas Horrio de Trabalho: no deve ultrapassar 48horas/semana, alm de 12horas-extra/semana Remunerao: deve ser suficiente Sistemas de gesto: deve garantir o efetivo cumprimento de todos os requisitos

260

SA 8000 (5)
Estrutura da norma:

261

SA 8000 (6)

Disseminao:

262

1.Sustentabilidade t. Maturidade dos programas de Responsabilidade Social

263

Factores Crticos de Sucesso

264

O percurso da RS (1)

265

O percurso da RS (2)

266

Nveis de maturidade (1)

267

Nveis de maturidade (2)

268

Estudo/ reconhecimento H&S (1)

269

Estudo/ reconhecimento H&S (2)

270

Estudo/ reconhecimento H&S (3)

271

272

Estudo/ reconhecimento H&S (5)

273

Estudo/ reconhecimento H&S (6)

274

Estudo/ reconhecimento H&S (7)

275

Estudo/ reconhecimento H&S (8)

276

Estudo/ reconhecimento H&S (9)

277

Accountability Rating (1)

278

Accountability Rating (2)

279

Aproximaes avanadas (1)

280

Aproximaes avanadas (2)

281

Aproximaes avanadas (3)

282

Aproximaes avanadas (4)

283

Concluses (1)

ISO26000: Now we know what CSR is not


It is not about:
1. 2. 3. 4. Giving away money Planting a few trees PR photo opportunities Feeling good and being a caring company

Fonte: Richard Welford (CSR Asia)


284

Concluses (2)

285

You might also like