You are on page 1of 7

Alimentao Trs cereais bsicos

Joo Pinheiro da Silva

No conjunto mundial existem inmeras lendas sobre o aparecimento dos cereais; na histria da alimentao. Os mais variados documentos atestam a antiguidade do cultivo dos gros em diferentes partes do Mundo. ertas !reas comearam a ser caracteri"adas pelo consumo de um tipo espec#fico de cereal. $inda hoje% & comum identificar o 'rigo com os povos do Ocidente e o $rro" com os do Oriente. om o correr dos tempos% no diminuiu o papel fundamental dos cereais na alimentao dos homens (fig. )*. Mas no se sabe como o homem teve a ideia de isolar essas plantas da flora natural. $ escolha deve ter sido feita ao acaso% como com outras plantas dom&sticas.
O nome cereal vem do latim cerealis. E chamava-se assim em Roma, por ter-se originado da deusa da agricultura, CERES, que como sabemos ilha de Saturno e de Cibele, deusa latina da agricultura, identi icada com a !emtrer grega. "divinhamos-lhes essa circunst#ncia pelo arran$o vegetal que lhe rodeia a cabe%a e lhe encima a ronte com uma belas espigas de trigo. & ig. '(

Fig. 1 Yvert !" # 1$ %&!1 Frana Semeadora. 'bliterao comemorativa de Paris 1!.1 .1$"

Fig.

Yvert !% # 1$!(&)1 Frana Ti*o +eres. 'bliterao ordinria de Paris 1$.,%.1$!(

1 ' Trigo

)ma das plantas de cultivo mais antigo o trigo. Origin*rio da +sia ,enor, o trigo di undiu-se por todo o ,undo. "lgumas variedades oram encontradas no Sul de -ran%a e na Su.%a, em escava%/es arqueol0gicas & ig. 1(. " 2.blia documenta uma crise de alimenta%3o, resolvida pelo arma4enamento do trigo. 5o livro do 6nesis, 7os, interpretando o sonho do ara0, recomenda que se reservasse trigo, poupando a popula%3o ao lagelo da ome.

Fig. ! Yvert ((" # 1$-! .tlia +am*anha /0ndial contra a Fome Semeador. 'bliterao ordinria de Per1gia ,-.,%.1$-!.

Fig. ) Yvert !-)$ # ,,) Frana 2etratos das 2egi3es. 'bliterao de 1.4 dia de circ0lao de Paris -.,!. ,,).

)m acto que se destaca na hist0ria da alimenta%3o a progressiva generali4a%3o no consumo de trigo em orma de p3o & ig. 8(. !e *cil transporte e conserva%3o longa, levava todas as vantagens sobre qualquer outro alimento. "pesar de o trigo estar ligado 9 cultura dos povos ocidentais, ho$e em dia o seu consumo generali4ado. Em virtude do seu pre%o relativamente bai:o no mercado mundial, est* come%ando a ser consumido em pa.ses que at pouco tempo n3o o utili4avam. ; o caso do 7ap3o, tradicional consumidor de arro4, que antes da '<= 6uerra ,undial, come%ou a desenvolver a planta%3o de trigo e cevada. " planta do trigo uma gram.nea, que loresce anualmente. Origin*rio das regi/es asi*ticas, secas e ensolaradas, necessita de grande quantidade de calor seco para germinar. >sto permite que dentro do gr3o de acumulem amido e gl?ten &prote.na vegetal(. @or aclimata%3o, adapta%3o e cuidados especiais com as sementes, ho$e em dia consegue-se produ4ir trigo no mundo todo. ,as os maiores produtores, com capacidade de e:porta%3o, gra%as 9 tecnologia e mecani4a%3o s3o os Estados )nidos da "mrica, Canad*, R?ssia, -ran%a, Sucia e China. Esta ?ltima e:porta poucoA a sua popula%3o consome toda a produ%3o.

Fig. " Yvert 1 !, # 1$(" S0ia Aniversrios +entenrio dos *adeiros. 'bliterao de 1.4 dia de circ0lao de 50rich !.,$.1$(".

Fig. - Yvert -$ Timbre6Ta7e # 1$)!&)- Frana Ti*o 8erbes. 'bliterao comemorativa de Paris ,$.1,.1$)!.

@ouco utili4ado sob a orma de gr3o, o trigo largamente consumido como arinha, no abrico de alimentos b*sicos, como o p3o & ig. B( e massas. " espiga do trigo um s.mbolo de prosperidade & ig. C(.

/ilho
Se at agora discutida a origem do milho, uma coisa certa< o seu cultivo na "mrica come%ou no ,:ico pr-colombiano, de onde se e:pandiu. -oi introdu4ido na Europa depois do sculo DE>. Conquistou grandes *reas, sobretudo na Europa meridional e centra &-ig. F(, onde o clima convm 9 sua adapta%3o. @osteriormente, os europeus levaram-no 9 + rica e +sia. Considerando a sua cultura e a produ%3o mundial, porm, o milho tornou-se tipicamente americano, nos dois hemis rios. "s grandes concentra%/es da cultura est3o no Cintur3o do ,ilho dos Estados )nidos e nas pampas h?midos da "rgentina. ; uma gram.nea alta, que pela largura das olhas demonstra uma a inidade tropicalA tambm d* rutos anuais. !istinguem-se atualmente in?meras variedades. " mais comum a variedade precoce, de caules grossos e espigas longas, que atinge de 'B a 1G cm de comprimento, com H' a '8 ileiras de gr3o. Em todos os pa.ses de grande cultura, a tendIncia substituir as variedades locais por tipos h.bridos, que d3o gr3os maiores e mais saborosos. "lm de ser consumido em gr3o, tambm trans ormado em arinha, que serve para pratos e bolos. Jambm pipocas. " palavra vem do termo ind.gena papoKa, que quer di4er< pele estalando.

.1 /ilho da Am9rica *ara o /0ndo

5o dia B de 5ovembro de H8L', dois elementos da e:pedi%3o de Crist0v3o Colombo voltaram de uma marcha de reconhecimento pelo interior da ilha de Cuba e contaram que haviam visto um tipo de gr3o que chamam maiz, de sabor agrad*vel, que co4inhado, secado e trans ormado em arinha. Jra4ido 9 Europa por Colombo, o cereal dos nativos di undiu-se t3o rapidamente que, poucos anos depois, a maioria dos europeus $* o conhecia. E os coloni4adores portugueses encarregaram-se de divulg*-lo mais ainda, introdu4indo-o tambm em + rica & ig. M( $* com o nome de milho. " ve4 da +sia chegou logo de seguida e, dessa orma, duas gera%/es ap0s Colombo, o mundo inteiro utili4ava amplamente o milho, na alimenta%3o de homens e animais. !evido a essa e:pans3o r*pida, a origem americana do milho acabou praticamente esquecida. Janto assim que, em >t*lia, ele era chamado de granoturco. Contudo, nada se encontrou que indicasse a presen%a do 4ea maNs na Jurquia antes de H8L'. E no resto do velho mundo, menos ainda. Enquanto isso, diversos actos demonstram a e:istIncia do milho no continente americano desde pocas muito remotas. "mostras desse cereal, encontradas em escava%/es arqueol0gicas na "mrica do Sul e analisadas quimicamente, revelaram datar de H.GGG anos antes de Cristo. "mostras equivalentes, obtidas na "mrica do 5orte, datavam do ano 'GGG a. C. E os cientistas acreditam que algumas variedades de milho silvestre devem ter e:istido no continente americano em pocas ainda mais remotas.

Fig. % Yvert (!- # 1$-) 21ssia :7*osio Agr;cola de /oscovo /ilho. 'bliterao ordinria de 1 .1,.1$-$.

Fig. ( 6 Yvert - " # 1$(, Angola 1.4 +ongresso do /P<A 2i=0e>as agr;colas. 'bliterao ordinria de /alange ,(.1 .1$(!.

" popularidade do milho entre os nativos americanos acilmente compreens.vel< o seu cultivo dava pouco trabalho e a produ%3o era compensadora. O mtodo de plantio usado era praticamente o mesmo em todas a s regi/es da "mrica. @rimeiro os .ndios derrubavam as matas, abrindo uma clareira. !epois queimavam a vegeta%3o abatida, para limpar a ro%a. E inalmente semeavam os gr3os em ileiras, no meio das cin4as. Chuva e tempo completavam o servi%o< meses depois as espigas atingiam o ponto de colheita. Eram ent3o apanhadas e guardadas em pai0is ventilados &em @ortugal e Espanha chamamse espigueiros(, onde se conservavam por longos per.odos.

Cada uma dessas ro%as de queimada produ4ia v*rias colheitas artas, mas ao im de certo tempo os terrenos esgotavam-se e a produ%3o diminu.a. @ara os .ndios, porm, isto n3o constitu.a problema< terra boa n3o altava, de modo que bastava abrir outra clareira e a4er novas lavouras. Os primeiros coloni4adores da "mrica seguiam 9 risca a norma ind.gena, e durante muito tempo o milho continuou a ser plantado dessa maneira. !epois, oram surgindo novos mtodos, mais racionais.

Fig. $ Yvert %)" # 1$-! :?A +am*anha /0ndial contra a Fome. :s*iga de gro. 'bliterao de 1.4 dia de circ0lao de @ashington A+ ,).,-.1$-!.

Em matria de adaptabilidade, nenhum cereal se compara ao milho, que vive tanto em regi/es setentrionais como o Canad* e a R?ssia, quanto em *reas muito meridionais da "mrica do Sul. " altitude, por sua ve4, n3o o pre$udica< lavouras de milho s3o sempre bom neg0cio, quer em *reas abai:o do n.vel do mar, como acontece na plan.cie do C*spio, quer em planta%/es montanhosas a 8GGG metros de altura, nas encostas dos "ndes peruanos. 5os Estados )nidos da "mrica, que produ4em mais de metade dos cereais do ,undo, cultivase milho praticamente em todos os estados. Cerca de O das a4endas mantIm culturas regulares desse cereal, e na regi3o centro-norte do pa.s P o chamado corn-belt ou cintur3o do milho P mais de metade da *rea cultivada dedicada a ele & ig. L(. !essa orma, n3o de estranhar que os E)" se$am o primeiro produtor mundial, seguido da R?ssia em segundo, China em terceiro e 2rasil em quarto. "lguns bot#nicos acham que o milho descende de uma espcie primitiva, na qual pequenos gr3os cresciam individualmente, envolvidos numa bainha. 7* outros s3o de opini3o que ele o produto da evolu%3o de uma planta que os a4tecas chamavam de teocentli &na verdade o teocentil parece ser o parente silvestre mais pr0:imo do milho que ho$e conhecemos. "ssim como ele, tem tambm de4 cromossomas e pode ser cru4ado com variedades de milho comum, produ4indo tipos h.bridos(. )ma terceira teoria a irma que o milho, o teocentil e ainda o tripsacum &outro gnero americano do mesmo grupo( originaram-se de um antepassado comum, ho$e e:tinto. " partir de HL8G, e:periIncias genticas e estudos arqueol0gicos vieram dar mais peso 9 hip0tese de que o milho descende da espcie que continha os gr3os separados. ,as nem por isso o teocentil oi descartado da sua genealogia. "o contr*rio, acredita-se que tenha tido ele importante papel na evolu%3o do cereal, atravs de cru4amentos que resultaram em novos tipos, os quais correspondem 9 maior parte das variedades modernas.

! ' Arro>
" cultura do arro4 remonta, sem d?vida, a mais de BGGG anos. ; uma das plantas sagradas que o imperador da China semeava simbolicamente, por volta do ano 'MGG antes da nossa era. @arece, entretanto, que o primeiro centro de cultura n3o oi a China, mas a Qndia, de onde o arro4 se propagou. "o acaso, come%ou a ser cultivado em algumas partes da S.ria e oi transportado pelos *rabes para a @en.nsula >brica. Cerca de H8CG, penetrou na >t*lia, em @isa, de onde se e:pandiu para as regi/es da

plan.cie irrigada pelo Rio @0. 5os sculos DE> e DE>> oi introdu4ido nas "mricas pelas m3os dos coloni4adores europeus. O arro4 uma planta de p#ntanos. @arece que oi encontrada em estado selvagem, crescendo nos charcos, onde a *gua dos rios da +sia Oriental estagnava, depois da retra%3o das enchentes. "presenta-se sob a orma de um caule verde, muito r.gido, cu$a altura varia de meio metro a um metro e vinte cent.metros, segundo as regi/es e espcies. Esse caule carrega uma pan.cula estreita, com espigas de 1G, CG e, 9s ve4es, HGG gr3os & ig. HG(. !o come%o ao im do seu cultivo, e:ige um e:cesso de trabalho humano, o que sup/e uma superabund#ncia de m3o-de-obra rural. ; semeado num viveiro recoberto de *gua, renovada periodicamente. !epois de 'G a 1G dias, quando as plantas $* atingiram 'G ou 1G cent.metros, transplantam-se para o campo, $* preparado para receber as mudas.

Fig. 1, Yvert (1% # 1$(1 /oambi=0e S9rie base 2i=0e>as agr;colas. 'bliterao ordinria de Bangoioio 1$.1 .1$(1.

Fig. 11 Yvert 1%1, # 1$(( Ja*o :s*iga de arro>. 'bliterao ordinria de Yamashiroohara6CDoto ,1.,-.1$($.

"tualmente a +sia Oriental produ4 LH,CR do arro4 mundial. O 7ap3o & ig. HH(, as -ilipinas, a >nsul.ndia e a >ndochina s3o os maiores consumidores< a Qndia e a China, apesar de serem grandes produtores, complementam a sua alimenta%3o com outros cereais. " "mrica o mais importante dos produtores secund*rios. Colhe anualmente mais de F milh/es de toneladas, o que representa B ve4es a produ%3o europeia. S* mais de 'GG variedades de arro4, que se distinguem pelo aspeto da in lorescIncia e por sua adapta%3o 9s condi%/es do solo. -undamentalmente, distingue-se o arro4 de undo de vale do arro4 de montanha. Este segundo o chamado arro4 sequeiro, de caule curto, gr3os pequenos e rendimento in erior ao das variedades irrigadas. @or outro lado, menos e:igente em rela%3o 9s outras variedades, bastando-lhes as *guas das chuvas. @ode ser cultivado at 'GGG metros de altitude.

Fig. 1 Yvert 1(") # 1$$$ TailEndia +0lt0ra do arro>. 'bliterao do 1.4 dia de circ0lao de FangGoG "., .1$$$.

; consumido em gr3o, simplesmente co4ido ou em orma de bolos. Os orientais abricam o saqu &aguardente( por um processo de ermenta%3o do arro4. 5a Qndia, China, 7ap3o, @aquist3o, >ndonsia, Jail#ndia & ig. H'( e 2irm#nia &atual ,Nanmar( alimento b*sico de mais de ' bili/es de pessoas.

FibliograHia 2elatIrios da FA' JFood and Agric0lt0re 'rgani>ationK. L a organi>ao das Ba3es ?nidas *ara a agric0lt0ra e alimentaoM tem a sede em 2oma e dela Ha>em *arte 1" estados membros.

You might also like