You are on page 1of 25

ORIENTAES PARA PREENCHIMENTO DOS INSTRUMENTAIS PARA AS CONFERNCIAS MUNICIPAIS DE ASSISTNCIA SOCIAL 2013

ORIENTAES PARA PREENCHIMENTO DOS INSTRUMENTAIS PARA AS CONFERNCIAS MUNICIPAIS DE ASSISTNCIA SOCIAL 2013 INSTRUMENTAL 1: Avaliao Local do SUAS: Este instrumental visa sistematizar a anlise do Suas em cada esfera de governo tendo em vista o debate das deliberaes por eixo luz das normativas obrigatrias do Suas e do plano decenal. O instrumental apresentado um recurso da fase preparatria das confer ncias municipais! estaduais e do "istrito #ederal para o registro da avalia$o das deliberaes de confer ncias anteriores! conforme documentos de orientaes do %&'S. &este sentido! visa contribuir para o debate durante as %onfer ncias! permitindo avaliar o ac(mulo da pol)tica de assist ncia social em termos de constru$o! realiza$o! impedimentos e dificuldades. Ser um diagnstico! portanto! *ue permitir identificar as deliberaes realizadas! em andamento ou ainda n$o realizadas. O preenc+imento deste compete ao rg$o gestor *ue! con,untamente com o %onsel+o! proceder a anlise e a avalia$o de cada um dos eixos temticos definidos para as %onfer ncias de 'ssist ncia Social -./0! considerando os ob,etivos dos eixos e as respectivas normativas. 1ara tanto! deve2se agrupar as deliberaes das confer ncias anteriores! conforme os .3 4seis5 eixos temticos das %onfer ncias de 'ssist ncia Social. O %6'S dever resgatar as deliberaes das %onfer ncias 6unicipais de -..7!-..8!-..9 e -.// fazer uma sistematiza$o e avaliar conforme o :nstrumental / em anexo. Este material deve ser apresentado na %onfer ncia 6unicipal de 'ssist ncia Social do seu 6unic)pio para uma reflex$o e servir de novas proposies a luz dos 3 Eixos propostos pelo %onsel+o &acional de 'ssist ncia Social.

Segue abaixo as orienta es !ara o !reenc"i#ento dos ca#!os do $or#ul%rio: &a#!o 1 ' Esfera de Governo: identifi*ue a esfera de governo correspondente do rg$o gestor responsvel pelo preenc+imento deste instrumental; &a#!o ( ' Eixo< :dentificar o eixo! conforme descritos abaixo< Eixo 1 ' ) co$inancia#ento obrigat*rio da assist+ncia social )b,etivos es!ec-$icos: = 'valiar o atual *uadro da gest$o oramentria e financeira; = #ortalecer o oramento prprio para o cofinanciamento da pol)tica de assist ncia social; = 1romover o con+ecimento sobre o ciclo oramentrio e suas peas! bem como prazos e interlocutores; = 'firmar ,unto aos gestores o compromisso do cofinanciamento da pol)tica de assist ncia social por meio de mecanismos institucionais e outros! tomando como premissa o exerc)cio do controle social.
>ei n? @.8A-B90 2 >O'S >ei OrgCnica da 'ssist ncia Social< dispe sobre a organiza$o da 'ssist ncia Social e d outras provid ncias. "ispe sobre a presta$o de contas de aplica$o de recursos a *ue se refere a >ei n? @.8A-! de 8 de dezembro de /990! e d outras provid ncias. Dela$o com a '":& /90A 4presta$o de contas da aplica$o dos recursos oriundos do #&'S feita diretamente ao Eribunal de %ontas do Estado ou do "istrito #ederal5. >ei de Desponsabilidade #iscal. Estabelece normas de finanas p(blicas voltadas para a responsabilidade na gest$o fiscal e d outras provid ncias. 'provada pelo %onsel+o &acional de 'ssist ncia Social por intermdio da Desolu$o %&'S nF /A7! de /7 de outubro de -..A. "ispe sobre o apoio financeiro da Gni$o a Estados! "istrito #ederal e 6unic)pios destinados ao aprimoramento dos servios! programas! pro,etos e benef)cios de assist ncia social com base no Hndice de Iest$o "escentralizada do Sistema Jnico de 'ssist ncia Social K :I"SG'S. 'ltera a >ei n? @.8A-! de 8 de dezembro de /990! *ue dispe sobre a organiza$o da 'ssist ncia Social. ' lei foi integralmente incorporada >O'S e instituiu formalmente o Sistema Jnico de 'ssist ncia Social K SG'S Degulamenta o #&'S 2 Defere s destinaes dos recursos repassados pelo #&'S destacamos o cofinanciamento dos servios de carter continuado e de programas e pro,etos de assist ncia social! destinado ao custeio de aes e ao investimento em e*uipamentos p(blicos da rede socioassistencial dos Estados! do "istrito #ederal e dos 6unic)pios! considerando a previs$o de *ue os recursos poder$o ser repassados pelos fundos estaduais! municipais e do "istrito #ederal para entidades e organizaes *ue compem a rede socioassistencial! desde *ue preenc+idos os critrios no disposto no art. 9? da >ei n? @.8A-! de /990! *ue dispe sobre o funcionamento das entidades e organizaes de assist ncia social resultante de prvia inscri$o no respectivo %onsel+o 6unicipal de 'ssist ncia Social! ou no %onsel+o de 'ssist ncia Social do "istrito #ederal.

>ei n? 9.3.AB/99@ >E: %O61>E6E&E'D &? /./! "E AB7B-.... Desolu$o %&'S n? /A7B-..A 2 1ol)tica &acional "e 'ssist ncia Social 2 1&'S "ecreto 8.303B-.//

>E: &F /-.A07B-.//

"ecreto n? 8.8@@B-./-

Desolu$o %&'S n? 00! de /- de "ezembro de -./-. >E: &? /-.790! "E /@ "E M'&E:DO "E -./-. >E: &? /-.8.@! "E /8 "E 'IOSEO "E -./-.

'prova a &orma Operacional Lsica do Sistema Jnico de 'ssist ncia Social 2&OLBSG'S. :nstitui o 1lano 1lurianual da Gni$o para o per)odo de -./- a -./7. "ispe sobre as diretrizes para a elabora$o e execu$o da >ei Oramentria de -./0 e d outras provid ncias.

Eixo ( ' .esto do SUAS: vigil/ncia socioassistencial0 !rocesso de !lane,a#ento0 #onitora#ento e avaliao1 )b,etivos es!ec-$icos: = 'valiar e compreender a concep$o da vigilCncia socioassistencial! processos de plane,amento! monitoramento e avalia$o! para o aprimoramento da gest$o do SG'S! tomando como premissa o exerc)cio do controle social; = "iscutir e analisar a operacionaliza$o da vigilCncia socioassistencial! enfocando a utiliza$o de todos os sistemas de informa$o! da organiza$o do diagnstico socioterritorial e do mapeamento de vulnerabilidades.
>E: &F @.8A-B90 K >O'S. 1ol)tica &acional "e 'ssist ncia Social K 1&'S DESO>GNOO &? -39! "E /0 "E "EPE6LDO "E -..3. >ei OrgCnica da 'ssist ncia Social< dispe sobre a organiza$o da 'ssist ncia Social e d outras provid ncias. 'provada pelo %onsel+o &acional de 'ssist ncia Social por intermdio da Desolu$o %&'S nF /A7! de /7 de outubro de -..A. 'prova a &orma Operacional Lsica de Decursos Qumanos do Sistema Jnico

Eixo 2 3 .esto do trabal"o1 )b,etivos es!ec-$icos: = 'valiar e reafirmar a concep$o de gest$o do trabal+o para o aprimoramento da gest$o do SG'S e *ualifica$o dos servios! programas! pro,etos e benef)cios! tomando como premissa o exerc)cio do controle social; = "iscutir a gest$o do trabal+o na perspectiva da implanta$o de *uadros efetivos de funcionrios! de planos de cargos! carreiras e salrios! de concurso p(blico; = Rualificar o debate sobre a educa$o permanente na assist ncia social.
>E: &F @.8A-B90 2 >O'S 1O>HE:%' &'%:O&'> "E 'SS:SES&%:' SO%:'> K 1&'S DESO>GNOO &? -39! "E /0 "E "EPE6LDO "E -..3. DESO>GNOO &? /8-! "E -. "E SEEE6LDO "E -..8. DESO>GNOO %&'S &? 00! "E /- "E "EPE6LDO "E -./-. DESO>GNOO %&'S &? A! "E /0 "E 6'DNO "E -./0. >ei OrgCnica da 'ssist ncia Social< dispe sobre a organiza$o da 'ssist ncia Social e d outras provid ncias. 'provada pelo %onsel+o &acional de 'ssist ncia Social por intermdio da Desolu$o %&'S nF /A7! de /7 de outubro de -..A. 'prova a &orma Operacional Lsica de Decursos Qumanos do Sistema Jnico de 'ssist ncia Social K &OL2DQBSG'S. Decomenda a institui$o de 6esa de &egocia$o na forma estabelecida na &orma Operacional de Decursos Qumanos do Sistema Jnico de 'ssist ncia SocialB&OL2DQBSG'S. 'prova a &orma Operacional Lsica do Sistema Jnico de 'ssist ncia Social &OLBSG'S. :nstitui a 1ol)tica &acional de Educa$o 1ermanente do Sistema Jnico da 'ssist ncia Social K 1&E1BSG'S.

Eixo 4 ' .esto dos servios0 !rogra#as e !ro,etos5 )b,etivos es!ec-$icos: = 'valiar do ponto de vista do controle social os processos de acompan+amento dos servios! programas e pro,etos ofertados pela rede socioassistencial! tendo em vista a *ualidade e efetividade dessas ofertas; = 'valiar a gest$o dos processos de articula$o e integra$o entre servios! programas e pro,etos! tomando como parCmetro os n)veis de complexidade do SG'S< prote$o social bsica e especial; = 'valiar a organiza$o dos servios! programas e pro,etos! a partir da sua estrutura< territorialidade! e*uipe de refer ncia! acessibilidade! e*uipamentos e +orrios de funcionamento.
>E: &F @.8A-B902 >O'S. 1O>HE:%' &'%:O&'> "E 'SS:SES&%:' SO%:'> K 1&'S DESO>GNOO &? -39! "E /0 "E "EPE6LDO "E -..3. DESO>GNOO %&'S &? 00! "E /- "E "EPE6LDO "E -./-. DESO>GNOO %&'S &? A! "E /0 "E 6'DNO "E -./0. >ei OrgCnica da 'ssist ncia Social< dispe sobre a organiza$o da 'ssist ncia Social e d outras provid ncias. 'provada pelo %onsel+o &acional de 'ssist ncia Social por intermdio da Desolu$o %&'S nF /A7! de /7 de outubro de -..A. 'prova a &orma Operacional Lsica de Decursos Qumanos do Sistema Jnico de 'ssist ncia Social K &OL2DQBSG'S. 'prova a &orma Operacional Lsica do Sistema Jnico de 'ssist ncia Social &OLBSG'S. :nstitui a 1ol)tica &acional de Educa$o 1ermanente do Sistema Jnico da 'ssist ncia Social K 1&E1BSG'S.

Eixo 6 ' .esto dos bene$-cios no SUAS5 )b,etivos es!ec-$icos: = 'valiar do ponto de vista do controle social os processos de acompan+amento da gest$o dos benef)cios e transfer ncia de renda; = 'valiar e fortalecer a gest$o dos benef)cios e transfer ncia de renda na assist ncia social! na perspectiva da garantia dos direitos dos 4as5 usurios 4as5 e da consolida$o do SG'S; = 'valiar a gest$o dos processos de articula$o e integra$o entre servios! benef)cios e transfer ncias de renda! na perspectiva da intersetorialidade com as demais pol)ticas p(blicas.
"ispe sobre o apoio s pessoas portadoras de defici ncia! sua integra$o social! sobre a %oordenadoria &acional para :ntegra$o da 1essoa 1ortadora de "efici ncia 2 %OD"E institui a tutela ,urisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas! disciplina a atua$o do 6inistrio 1(blico! define crimes! e d outras provid ncias. "ispe sobre a organiza$o da 'ssist ncia Social e d outras provid ncias. Degulamenta a 1ol)tica &acional da 1essoa 1ortadora de "efici ncia. :nstitui o 1rograma Lolsa2Denda para atendimento a agricultores familiares atingidos pelos efeitos da estiagem nos 6unic)pios em estado de calamidade p(blica ou situa$o de emerg ncia! e d outras provid ncias. "ispe sobre o Estatuto do :doso e d outras provid ncias. 'provada pelo %onsel+o &acional de 'ssist ncia Social por intermdio da Desolu$o %&'S nF /A7! de /7 de outubro de -..A.

>E: n? 8.@70B/9@9 >E: &F @.8A-B90 2 >O'S "ecreto 0.-9@ de -.B/-B/999 >E: &F /..A7@B-..>E: &F /..8A/B-..0 1ol)tica &acional "e 'ssist ncia Social K 1&'S

>E: &? /..@03! "E 9 "E M'&E:DO "E -..A "ecreto n? 7.-.9B-..A

%ria o 1rograma Lolsa #am)lia e d outras provid ncias. Degulamenta a >ei n? /..@03! de 9 de ,aneiro de -..A! *ue cria o 1rograma Lolsa #am)lia! e d outras provid ncias. :nstitui! no Cmbito do 1rograma de Desposta aos "esastres! o 'ux)lio Emergencial #inanceiro para atendimento popula$o atingida por desastres! residentes nos 6unic)pios em estado de calamidade p(blica ou situa$o de emerg ncia! d nova reda$o ao T-F do art.-3 da >ei nF /..7--!de/9 de ,ul+o de -..-! ao art. -o2' da >ei nF 9.3.A! de 7 de fevereiro de /99@! e d outras provid ncias. "ispe sobre o direito do4a5 portador 4a5 de defici ncia visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompan+ado de c$o2guia. Degulamenta a >ei //./-3B-..7 *ue dispe sobre o direito da pessoa com defici ncia visual. Estabelece mecanismos e critrios a serem adotados na aplica$o do disposto no art. A. da >ei /..8A/B-..0. 'prova a &orma Operacional Lsica de Decursos Qumanos do Sistema Jnico de 'ssist ncia Social 4&OLDQBSG'S5 Degulamenta o benef)cio de presta$o continuada da assist ncia social Estabelece o %ompromisso pela :nclus$o das 1essoas com "efici ncia. Lenef)cios eventuais *ue trata art. -- da >ei @.8A- de /990. 'prova a Eipifica$o &acional de Servios Socioassistenciais

>E: &F /..97AB-..A >E: &? //./-3! "E -8 "E MG&QO "E -..7. "ecreto 7.9.A "E -/..9.-..3 "ecreto n? 7.90AB-..3 Desolu$o %&'S n.? -39! de /0 de dezembro de -..3. "ecreto 3.-/A "E -3..9.-..8 "ecreto 3.-/7 "E -3..9.-..8 "ecreto 3.0.8 "E /A./-.-..8 DESO>GNOO &? /.9! "E // "E &OUE6LDO "E -..9.

"ecreto n? 8.00-B-./. DESO>GNOO &? -8! "E /9 "E SEEE6LDO "E -.//. Desolu$o %&'S &? 00! "E /- de dezembro de -./-.

" nova reda$o e acresce artigos ao "ecreto no 7.-.9! de /8 de setembro de -..A! *ue regulamenta a >ei n? /..@03! de 9 de ,aneiro de -..A! *ue cria o 1rograma Lolsa #am)lia. %aracteriza as aes de assessoramento e defesa e garantia de direitos no Cmbito da 'ssist ncia Social. 'prova a &orma Operacional Lsica do Sistema Jnico de 'ssist ncia Social 2&OLBSG'S.

Eixo 7 ' Regionali8ao1 )b,etivos es!ec-$icos: = 'valiar e fortalecer a gest$o compartil+ada e integrada dos entes federados! visando garantia da integralidade de acesso s protees! resguardando as diversidades regionais! culturais e tnicas; = 1romover debate sobre o desafio da intersetorialidade das pol)ticas p(blicas! na perspectiva da regionaliza$o; = Decon+ecer as diversas realidades socioeconVmicas! culturais e tnicas e suas expresses 4*uest$o fronteiria! imigra$o! migra$o! grande obras e megaeventos5 tendo em vista a garantia dos direitos socioassistenciais.

>E: &F @.8A-B90 2 >O'S 1ol)tica &acional "e 'ssist ncia Social K 1&'S >E: &? //./.8! "E 3 "E 'LD:> "E -..7. Desolu$o %&'S &? 00! "E /- de dezembro de -./6EE'S E ESED'EWI:'S 1>'&O "E%E&'> SG'S 1>'&O /.

"ispe sobre a organiza$o da 'ssist ncia Social e d outras provid ncias. 'provada pelo %onsel+o &acional de 'ssist ncia Social por intermdio da Desolu$o %&'S nF /A7! de /7 de outubro de -..A. "ispe sobre normas gerais de contrata$o de consrcios p(blicos e d outras provid ncias. 'prova a &orma Operacional Lsica do Sistema Jnico de 'ssist ncia Social 2&OLBSG'S. 46etas e Estratgias deliberadas nas %onfer ncias &acionais e 6etas5 Ioverno #ederal5

&a#!o 2 ' Relao das Deliberaes anteriores: 1or eixo! listar as deliberaes das confer ncias anteriores preferencialmente a partir da %onfer ncia de -..7 4XSG'S 2 1lano /.< Estratgias e 6etas para a :mplementa$o da 1ol)tica &acional de 'ssist ncia SocialY5. ' delibera$o *ue se repete em diversas confer ncias! basta escrev 2la u#a 9nica ve8. )bs: &o caso do 1lano "ecenal! deve2se avaliar exclusivamente as metas nacionais *ue s$o de responsabilidade compartil+ada entre os entes federados. &a#!o 4 ' Ano das conferncias< :dentificar o ano da confer ncia em *ue a delibera$o foi aprovada 4-..7B-..8B-..9B-.//5. Se ela se repetir em mais de uma %onfer ncia! identificar os diversos anos. &a#!o 6 ' Situao das deliberaes: 6ar*ue a situa$o em *ue as deliberaes se encontram< se implementada! em andamento ou n$o implementada. Entende2se por implementada a*uelas *ue , foram conclu)das; em andamento a*uelas *ue est$o em processo de implementa$o; e n$o implementada a*uelas *ue n$o foram realizadas. &a#!o 7 ' Normativas obrigatrias do S AS< )bs: 1ara o preenc+imento deste campo ser necessrio consultar as normativas 4>O'S! 1&'S! &OLBSG'SB-./-! &OL2DQ! 1lano de 'ssist ncia Social! 1ol)tica &acional de Educa$o 1ermanente5. &a#!o 711 ' Deliberaes im!lementadas: '. :dentifi*ue se foi implementada de acordo com as normativas 4sim ou n$o5. L. Se foi implementada de acordo com as normativas! especifi*ue *uais. %. Se foi implementada! mas em desacordo com as normativas! ,ustifi*ue. &a#!o 71( ' Deliberaes em andamento: '. :dentifi*ue se est sendo implementada de acordo com as normativas 4sim ou n$o5. L. Se est sendo implementada de acordo com as normativas! especifi*ue *uais. % . Se est sendo implementada! mas em desacordo com as normativas! ,ustifi*ue. &a#!o : 3 Deliberaes no im!lementadas: Mustifi*ue os motivos pelos *uais a delibera$o n$o foi realizada. &a#!o ;: An"lise do #rgo Gestor da Assistncia Social : %ampo destinado a avalia$o sinttica sobre o eixo a partir dos elementos detectados na anlise. 4Este documento deve ser assinado e datado pelo 4a5 Desponsvel pelo Zrg$o Iestor da 'ssist ncia Social5.

&a#!o < ' An"lise do $onsel%o de Assistncia Social: %ampo destinado para avalia$o e parecer do %onsel+o sobre o eixo! validando e apontando avanos! converg ncias e diverg ncias na anlise.

Instrum nt!" 1 A#!"$!%&' L'(!" )' SUAS


Este instrumental visa sistematizar a anlise do Suas em cada esfera de governo tendo em vista o debate das deliberaes por eixo luz das normativas obrigatrias do Suas e do plano decenal, conforme orientaes em anexo.

1 Es* r! ) +'# rn', (

!unic"pio

Estado

#$

2 E$-' 1, % &ofinanciamento obrigatrio da assist'ncia social


/ Situa)o da #elibera)o 0 2ormativas obrigatrias do S3*S 022 #eliberaes em andamento *8 est sendo 6 5 Se sim, implementada especificar as de acordo as normativas normativas Sim 2)o 021 #eliberaes implementadas . *no (s 3 (ela)o da Em 2)o * 5 implementou das #elibera)o 4mplementada andamento implementada de acordo com 6 5 Se Sim, & 5 Se n)o, #eliberae (+,,-.+,,/. as normativas Especificar as 7ustificar s *nteriores +,,0. normativas +,11 Sim 2)o 12#eliberaes n)o implementadas

&8 Se n)o 7ustificar

9ustificar

3 2 *nlise do :rg)o ;estor da *ssist'ncia Social *ssinatura do(a (esponsvel pelo :rg)o ;estor da *ssist'ncia Social #ata< 42 *nlise do &onsel=o de *ssist'ncia Social *ssinatura do(a (esponsvel pelo &onsel=o de *ssist'ncia Social #ata<

Instrum nt!" 1 A#!"$!%&' L'(!" )' SUAS


Este instrumental visa sistematizar a anlise do Suas em cada esfera de governo tendo em vista o debate das deliberaes por eixo luz das normativas obrigatrias do Suas e do plano decenal, conforme orientaes em anexo.

1 Es* r! ) +'# rn', (

!unic"pio

Estado

#$

2 E$-' 2, ;est)o do Suas< vigil>ncia socioassistencial, processo de plane7amento, monitoramento e avalia)o


/ Situa)o da #elibera)o 0 2ormativas obrigatrias do S3*S 022 #eliberaes em andamento *8 est sendo 6 5 Se sim, implementada especificar as de acordo as normativas normativas Sim 2)o 021 #eliberaes implementadas . *no (s 3 (ela)o da Em 2)o * 5 implementou das #elibera)o 4mplementada andamento implementada de acordo com 6 5 Se Sim, & 5 Se n)o, #eliberae (+,,-.+,,/. as normativas Especificar as 7ustificar s *nteriores +,,0. normativas +,11 Sim 2)o 12#eliberaes n)o implementadas

&8 Se n)o 7ustificar

9ustificar

3 2 *nlise do :rg)o ;estor da *ssist'ncia Social *ssinatura do(a (esponsvel pelo :rg)o ;estor da *ssist'ncia Social #ata< 42 *nlise do &onsel=o de *ssist'ncia Social *ssinatura do(a (esponsvel pelo &onsel=o de *ssist'ncia Social #ata<

Instrum nt!" 1 A#!"$!%&' L'(!" )' SUAS


Este instrumental visa sistematizar a anlise do Suas em cada esfera de governo tendo em vista o debate das deliberaes por eixo luz das normativas obrigatrias do Suas e do plano decenal, conforme orientaes em anexo.

1 Es* r! ) +'# rn', (

!unic"pio

Estado

#$

2 E$-' 3, ;est)o e ?rabal=o


/ Situa)o da #elibera)o 0 2ormativas obrigatrias do S3*S 022 #eliberaes em andamento *8 est sendo 6 5 Se sim, implementada especificar as de acordo as normativas normativas Sim 2)o 021 #eliberaes implementadas . *no (s 3 (ela)o da Em 2)o * 5 implementou das #elibera)o 4mplementada andamento implementada de acordo com 6 5 Se Sim, & 5 Se n)o, #eliberae (+,,-.+,,/. as normativas Especificar as 7ustificar s *nteriores +,,0. normativas +,11 Sim 2)o 12#eliberaes n)o implementadas

&8 Se n)o 7ustificar

9ustificar

3 2 *nlise do :rg)o ;estor da *ssist'ncia Social *ssinatura do(a (esponsvel pelo :rg)o ;estor da *ssist'ncia Social #ata< 42 *nlise do &onsel=o de *ssist'ncia Social *ssinatura do(a (esponsvel pelo &onsel=o de *ssist'ncia Social #ata<

Instrum nt!" 1 A#!"$!%&' L'(!" )' SUAS


Este instrumental visa sistematizar a anlise do Suas em cada esfera de governo tendo em vista o debate das deliberaes por eixo luz das normativas obrigatrias do Suas e do plano decenal, conforme orientaes em anexo.

1 Es* r! ) +'# rn', (

!unic"pio

Estado

#$

2 E$-' ., ;est)o dos servios, programas e pro7etos


/ Situa)o da #elibera)o 0 2ormativas obrigatrias do S3*S 022 #eliberaes em andamento *8 est sendo 6 5 Se sim, implementada especificar as de acordo as normativas normativas Sim 2)o 021 #eliberaes implementadas . *no (s 3 (ela)o da Em 2)o * 5 implementou das #elibera)o 4mplementada andamento implementada de acordo com 6 5 Se Sim, & 5 Se n)o, #eliberae (+,,-.+,,/. as normativas Especificar as 7ustificar s *nteriores +,,0. normativas +,11 Sim 2)o 12#eliberaes n)o implementadas

&8 Se n)o 7ustificar

9ustificar

3 2 *nlise do :rg)o ;estor da *ssist'ncia Social *ssinatura do(a (esponsvel pelo :rg)o ;estor da *ssist'ncia Social #ata< 42 *nlise do &onsel=o de *ssist'ncia Social *ssinatura do(a (esponsvel pelo &onsel=o de *ssist'ncia Social #ata<

Instrum nt!" 1 A#!"$!%&' L'(!" )' SUAS


Este instrumental visa sistematizar a anlise do Suas em cada esfera de governo tendo em vista o debate das deliberaes por eixo luz das normativas obrigatrias do Suas e do plano decenal, conforme orientaes em anexo.

1 Es* r! ) +'# rn', (

!unic"pio

Estado

#$

2 E$-' /, ;est)o dos 6enef"cios no Suas


/ Situa)o da #elibera)o 0 2ormativas obrigatrias do S3*S 022 #eliberaes em andamento *8 est sendo 6 5 Se sim, implementada especificar as de acordo as normativas normativas Sim 2)o 021 #eliberaes implementadas . *no (s 3 (ela)o da Em 2)o * 5 implementou das #elibera)o 4mplementada andamento implementada de acordo com 6 5 Se Sim, & 5 Se n)o, #eliberae (+,,-.+,,/. as normativas Especificar as 7ustificar s *nteriores +,,0. normativas +,11 Sim 2)o 12#eliberaes n)o implementadas

&8 Se n)o 7ustificar

9ustificar

3 2 *nlise do :rg)o ;estor da *ssist'ncia Social *ssinatura do(a (esponsvel pelo :rg)o ;estor da *ssist'ncia Social #ata< 42 *nlise do &onsel=o de *ssist'ncia Social *ssinatura do(a (esponsvel pelo &onsel=o de *ssist'ncia Social #ata<

Instrum nt!" 1 A#!"$!%&' L'(!" )' SUAS


Este instrumental visa sistematizar a anlise do Suas em cada esfera de governo tendo em vista o debate das deliberaes por eixo luz das normativas obrigatrias do Suas e do plano decenal, conforme orientaes em anexo.

1 Es* r! ) +'# rn', ( 2 E$-' 0, (egionaliza)o

!unic"pio

Estado

#$

/ Situa)o da #elibera)o

0 2ormativas obrigatrias do S3*S 022 #eliberaes em andamento *8 est sendo 6 5 Se sim, implementada especificar as de acordo as normativas normativas Sim 2)o

021 #eliberaes implementadas . *no (s 3 (ela)o da Em 2)o * 5 implementou das #elibera)o 4mplementada andamento implementada de acordo com 6 5 Se Sim, & 5 Se n)o, #eliberae (+,,-.+,,/. as normativas Especificar as 7ustificar s *nteriores +,,0. normativas +,11 Sim 2)o

12#eliberaes n)o implementadas

&8 Se n)o 7ustificar

9ustificar

3 2 *nlise do :rg)o ;estor da *ssist'ncia Social *ssinatura do(a (esponsvel pelo :rg)o ;estor da *ssist'ncia Social #ata< 42 *nlise do &onsel=o de *ssist'ncia Social *ssinatura do(a (esponsvel pelo &onsel=o de *ssist'ncia Social #ata<

INSTRUMENTAL (: RE.ISTR) E SISTEMATI=A>?) @A &)NAERBN&IA MUNI&ICAL @E ASSISTBN&IA S)&IAL (D12 O instrumental destina2se ao registro da %onfer ncia 6unicipal de 'ssist ncia Social de -./0 e dever ser preenc+ido posteriormente realiza$o da mesma! pela %omiss$o Organizadora! sob responsabilidade do %onsel+o 6unicipal de 'ssist ncia Social. Decomenda2se o estudo do mesmo pela e*uipe de relatoria! de forma a organizar a coleta das informaes demandadas. Est organizado conforme os seis eixos definidos pelo %&'S para as %onfer ncias de 'ssist ncia Social.

Segue abaixo as orienta es !ara o !reenc"i#ento dos ca#!os do $or#ul%rio: In$or#a es .erais da &on$er+ncia Munici!al: No#e do Munic-!io E UA: Identi$icar o Munic-!io e a Unidade Aederativa1 (1 Identi$icao da &on$er+ncia: indi*ue o n(mero se*uencial da %onfer ncia 6unicipal 4U:::! :[ ou [! por exemplo5! considerando *ue alguns munic)pios realizaram mais ou at menos confer ncias *ue o Cmbito nacional. Defira tambm o munic)pio a *ue a confer ncia se refere! isto X:[ %onfer ncia 6unicipal de 'ssist ncia Social de...Y 21 @atas e !er-odo de reali8ao: :dentifi*ue os diasBm s e ano e os per)odos da realiza$o da %onfer ncia. 41 Corte do Munic-!io: 1orte populacional conforme definidos na 1ol)tica &acional de 'ssist ncia Social! isto ! 1e*ueno porte :< at -. mil +abitantes; 1e*ueno porte :: entre -. e 7. mil +abitantes! 6dio porte< entre 7. e /.. mil +abitantes; Irande porte< entre /.. e 9.. mil +abitantes; e 6etrpole< acima de 9.. mil +abitantes. 61 N9#ero total de !artici!antes: Somatrio de todos os presentes! incluindo "elegados4as5! Observadores! %onvidados4as5! organizadores e outros4as5. 71 N9#ero de @elegados FasG: :dentifi*ue o n(mero de participantes delegados 4as5! isto ! a*ueles *ue t m direito de voz e voto na confer ncia! conforme a categoria representada pelos4as5 mesmos4as5. Entende2se por representantes da sociedade %ivil os4as5 participantes das entidades n$o governamentais! trabal+adores e usurios4as5 da assist ncia social. Entende2se por delegados4as5c Iovernamentais a*ueles4as5 indicados4as5 pelo 1oder 1(blico.

HUA@R) @A ES&)LIA @)SEAS @ELE.A@)SEAS E )JSERKA@)RES CARA CARTI&ICAR @A L &)NAERBN&IA ESTA@UAL @E ASSISTBN&IA S)&IAL ' (D12:
P!rt$($5!nt )'s Mun$(65$'s, N7 DE 8A+AS C"!ss$*$(!%&' 5'r P'rt @eAueno 4 @eAueno 44 !Fdio ;rande !etrpole T't!" N7 ) Mun$(65$'s 0+ -0 +,/ ,1 13. P'r Mun$(65$' D " 9!)'s T't!"
O+ SC D " 9 O:s r#2 P!rt$(

D " 9!)'s
O+ SC

P'r P'rt 1CD 11C 1,, D+ B, .1.

T't!" 0+ -0 +,/ ,133 +/E 1// 1+D0 B002

D " 92 O:s r# P!rt$(

,1 ,1 ,+ ,B 1;;;;

,1 ,1 ,+ ,B 1;;;

,+ ,+ ,D ,E B, ;;

,1 ,1 ,1 ,1 ,;;

,B ,B ,,/ B;;

0+ -0 -, +1 1231

0+ -0 -, +1 1231

F'nt , N't! T<(n$(! N7 /2 n'# m:r' ) 2012 =n)$( ) 8u"n r!:$"$)!) Mun$($5!" C'm5'st' IPECE2

:1Eventos Cre!arat*rios: :11 Ruais os eventos de mobiliza$o antecederam a %onfer ncia\ ' resposta permite selecionar m(ltiplas opes. %aso os eventos n$o ten+am sido contemplados nas categorias apontadas! assinale XoutrosY e indi*ue o tipo de atividade realizada. ;1 An%lise e @eliberao !or eixo: Esta parte do instrumental e*uivalente para cada um dos seis eixos. S-ntese Avaliativa: Neste item sero registrados os pontos mais relevantes apurados nas discusses realizadas durante a conferncia, a partir do instrumental Avaliao Local do SUAS ;11 &rinci!ais Avanos' Degistre at tr s avanos! considerados mais importantes nas discusses relativas ao eixo em *uest$o. ;1( &rinci!ais Dificuldades' Degistre at 0 4tr s5 dificuldades! consideradas mais importantes nas discusses relativas ao eixo em *uest$o. ;12 (utras observaes' Degistre at 0 4tr s5 observaes destacadas nas discusses! relativas ao eixo em *uest$o. %onsiderando o levantamento realizado no :nstrumental / 2 'valia$o >ocal do SG'S! identificar a partir do total das deliberaes apontadas< )*+ &ercentual de deliberaes im!lementadas' ' propor$o de deliberaes anteriores realizadas em rela$o ao n(mero total. )*, &ercentual de deliberaes em andamento' ' propor$o de deliberaes *ue se encontram em processo de implementa$o em rela$o ao n(mero total. )*- &ercentual de deliberaes no im!lementadas' ' propor$o de deliberaes *ue n$o foram implementadas em rela$o ao n(mero total.

Sistemati.ao das Recomendaes ' &este item ser$o registradas as deliberaes anteriores cu,a manuten$o na agenda do SG'S foi considerada pertinente nas discusses realizadas na %onfer ncia. %omo , s$o deliberaes! enfatiza2se sua importCncia recomendando sua implementa$o. )*/ Recomendaes' >iste a*ui as deliberaes anteriores relativas ao eixo em *uest$o *ue dever$o ser mantidas na agenda do SG'S pela confer ncia. )*) Esfera de Governo' 'ssinale a *ue esfera4s5 de Ioverno deve ser encamin+ada cada uma das recomendaes! isto ! se ao prprio 6unic)pio! ao Ioverno Estadual! ao Ioverno do "istrito #ederal ou ao Ioverno #ederal! ou ainda! s outras pol)ticas de interface com a assist ncia social 4educa$o! sa(de! cultura! esporte! trabal+o! etc.5 ou aos outros 1oderes 41oder Mudicirio e >egislativo5. &ro!ostas novas de deliberao' '*ui ser$o registradas as propostas novas! isto ! n$o contempladas em nen+uma delibera$o das confer ncias anteriores. 0* Deliberaes novas !ara o 1unic2!io' >istar as novas deliberaes aprovadas pela %onfer ncia em rela$o ao eixo em *uest$o para o Cmbito municipal. Uale salientar *ue o carter de XnovaY deve se referir ao conte(do apresentado e n$o apenas a uma nova reda$o para um tema , abordado. 34* Avaliao Geral da $onferncia 1unici!al' 1ara o preenc+imento deste item! sugere2se *ue a %omiss$o Organizadora sistematize os dados do instrumental prprio de avalia$o da %onfer ncia preenc+ido pelos participantes. No docu#ento do &EAS3&E dis!onibili8ado !ara os Munic-!ios !or ocasio das Reuni es @escentrali8adas e A#!liadas do &EAS3&E co#o os &onsel"os Munici!ais de Assist+ncia Social "% u#a sugesto de $or#ul%rio de avaliao1 34*3 &rinci!ais !ontos !ositivos' :ndi*ue at *uatro aspectos considerados positivos! ou avanos! verificados na realiza$o desta %onfer ncia. 34*5 &rinci!ais !ontos negativos' :ndi*ue at *uatro aspectos considerados negativos! ou dificuldades! verificadas na realiza$o desta %onfer ncia. 34*6 Sugestes !ara futuras $onferncias' :ndi*ue at *uatro sugestes para futuras %onfer ncias 6unicipais da 'ssist ncia Social. Este documento dever ser datado e assinado pelo4a5 1residente do %onsel+o 6unicipal de 'ssist ncia Social.

Instru#ental ( 3 Registro e Siste#ati8ao das &on$er+ncias Munici!ais de Assist+ncia Social (D12


In$or#a es .erais da &on$er+ncia Munici!al: /. &ome do 6unic)pioB G# -. :dentifica$o da %onfer ncia 0. "atas e per)odo de realiza$o A. 1orte do munic)pio 7. &(mero total de participantes

71 N9#ero de @elegadosFasG Sociedade %ivil Gsurios4as5 Erabal+adores Entidades Iovernamentais

:1 Eventos !re!arat*rios :111 Huais os eventos de #obili8ao antecedera# a &on$er+nciaM 4 4 4 4 4 4 4 5 1r2confer ncias 5 1lenrias 5 1alestras 5 "ebates p(blicos 5 Deunies 5 Encontros temticos 5 Outras formas< .................................................

;1 An%lise e @elibera es !or eixo Eixo 1: %ofinanciamento Obrigatrio da 'ssist ncia Social 2 S-ntese Avaliativa ;111 Crinci!ais avanos ;1(1 Crinci!ais di$iculdades ;121 )utras observa es

;141 Cercentual de @elibera es i#!le#entadas ;161 Cercentual de @elibera es e# anda#ento ;171 Cercentual de @elibera es no i#!le#entadas Siste#ati8ao das Reco#enda es F@elibera es anteriores no i#!le#entadas e Nue so !ertinentes #anter na agenda !ara consolidar o SUASG1 AtO cinco reco#enda es !or eixo0 e# orde# de !rioridade1 ;1:1 Reco#endao 6unic)pio ;1;1 Es$era de .overno Estado Gni$o )utras !ol-ticas @e#ais Coderes LegislativoG FPudici%rio e

Cro!ostas novas de deliberao F!ro!ostas ainda no a!resentadas e deliberadas nas con$er+ncias anteriores !ara e$etivar o SUAS LocalG <1 @elibera es Novas !ara o Munic-!io

Eixo (: Iest$o do SG'S< UigilCncia Socioassistencial! 1rocessos de 1lane,amento! 6onitoramento e 'valia$o 3 S-ntese Avaliativa ;111 Crinci!ais avanos ;1(1 Crinci!ais di$iculdades ;121 )utras observa es

;141 Cercentual de @elibera es i#!le#entadas ;161 Cercentual de @elibera es e# anda#ento ;171 Cercentual de @elibera es no i#!le#entadas Siste#ati8ao das Reco#enda es F@elibera es anteriores no i#!le#entadas e Nue so !ertinentes #anter na agenda !ara consolidar o SUASG1 AtO cinco reco#enda es !or eixo0 e# orde# de !rioridade1 ;1:1 Reco#endao 6unic)pio ;1;1 Es$era de .overno Estado Gni$o )utras !ol-ticas @e#ais Coderes LegislativoG FPudici%rio e

Cro!ostas novas de deliberao F!ro!ostas ainda no a!resentadas e deliberadas nas con$er+ncias anteriores !ara e$etivar o SUAS LocalG <1 @elibera es Novas !ara o Munic-!io

Eixo 2: Iest$o do Erabal+o 3 S-ntese Avaliativa ;111 Crinci!ais avanos ;1(1 Crinci!ais di$iculdades ;121 )utras observa es

;141 Cercentual de @elibera es i#!le#entadas ;161 Cercentual de @elibera es e# anda#ento ;171 Cercentual de @elibera es no i#!le#entadas Siste#ati8ao das Reco#enda es F@elibera es anteriores no i#!le#entadas e Nue so !ertinentes #anter na agenda !ara consolidar o SUASG1 AtO cinco reco#enda es !or eixo0 e# orde# de !rioridade1 ;1:1 Reco#endao 6unic)pio ;1;1 Es$era de .overno Estado Gni$o )utras !ol-ticas @e#ais Coderes LegislativoG FPudici%rio e

Cro!ostas novas de deliberao F!ro!ostas ainda no a!resentadas e deliberadas nas con$er+ncias anteriores !ara e$etivar o SUAS LocalG <1 @elibera es Novas !ara o Munic-!io

Eixo 4: Iest$o dos Servios! 1rogramas e 1ro,etos 3 S-ntese Avaliativa ;111 Crinci!ais avanos ;1(1 Crinci!ais di$iculdades ;121 )utras observa es

;141 Cercentual de @elibera es i#!le#entadas ;161 Cercentual de @elibera es e# anda#ento ;171 Cercentual de @elibera es no i#!le#entadas Siste#ati8ao das Reco#enda es F@elibera es anteriores no i#!le#entadas e Nue so !ertinentes #anter na agenda !ara consolidar o SUASG1 AtO cinco reco#enda es !or eixo0 e# orde# de !rioridade1 ;1:1 Reco#endao 6unic)pio ;1;1 Es$era de .overno Estado Gni$o )utras !ol-ticas @e#ais Coderes LegislativoG FPudici%rio e

Cro!ostas novas de deliberao F!ro!ostas ainda no a!resentadas e deliberadas nas con$er+ncias anteriores !ara e$etivar o SUAS LocalG <1 @elibera es Novas !ara o Munic-!io

Eixo 6: Iest$o dos Lenef)cios do SG'S 3 S-ntese Avaliativa ;111 Crinci!ais avanos ;1(1 Crinci!ais di$iculdades ;121 )utras observa es

;141 Cercentual de @elibera es i#!le#entadas ;161 Cercentual de @elibera es e# anda#ento ;171 Cercentual de @elibera es no i#!le#entadas Siste#ati8ao das Reco#enda es F@elibera es anteriores no i#!le#entadas e Nue so !ertinentes #anter na agenda !ara consolidar o SUASG1 AtO cinco reco#enda es !or eixo0 e# orde# de !rioridade1 ;1:1 Reco#endao 6unic)pio ;1;1 Es$era de .overno Estado Gni$o )utras !ol-ticas @e#ais Coderes LegislativoG FPudici%rio e

Cro!ostas novas de deliberao F!ro!ostas ainda no a!resentadas e deliberadas nas con$er+ncias anteriores !ara e$etivar o SUAS LocalG <1 @elibera es Novas !ara o Munic-!io

Eixo 7: Degionaliza$o 3S-ntese Avaliativa ;111 Crinci!ais avanos ;1(1 Crinci!ais di$iculdades ;121 )utras observa es

;141 Cercentual de @elibera es i#!le#entadas ;161 Cercentual de @elibera es e# anda#ento ;171 Cercentual de @elibera es no i#!le#entadas Siste#ati8ao das Reco#enda es F@elibera es anteriores no i#!le#entadas e Nue so !ertinentes #anter na agenda !ara consolidar o SUASG1 AtO cinco reco#enda es !or eixo0 e# orde# de !rioridade1 ;1:1 Reco#endao 6unic)pio ;1;1 Es$era de .overno Estado Gni$o )utras !ol-ticas @e#ais Coderes LegislativoG FPudici%rio e

Cro!ostas novas de deliberao F!ro!ostas ainda no a!resentadas e deliberadas nas con$er+ncias anteriores !ara e$etivar o SUAS LocalG <1 @elibera es Novas !ara o Munic-!io

1D1 Avaliao geral da &on$er+ncia Munici!al: 1D111 Crinci!ais !ontos !ositivos 1D1(1 Crinci!ais !ontos negativos 1D121Sugest es !ara $uturas con$er+ncias

@ata: Assinatura do &onsel"o Munici!al de Assist+ncia Social:

You might also like