You are on page 1of 20

Linh

t a b Tau

T a de

is m s n ra

a v o N
de

00 5 o

kV

u a Igu

s o t e j b o r m P cioa So
Prog ra e Ed d a m
013

b a l E

o ora
uca

s i a t n ie
ara tal p Gru ocia S s o p

is

mb o A

ien

st Ago

o|2

Ficha Tcnica Linhas de Taubat Transmissora de Energia S.A. (LTTE) Diretor Geral: Ailton Costa Ferreira Diretor Tcnico: Evandro Cavalcanti Gerente de Meio Ambiente: Sebastio Pinheiro Coordenadores de Meio Ambiente: Mrcia Mocelin e Hamilton Garbogine Analista Ambiental: Livia Mendona Coordenadores Coordenao do Meio Socioeconmico: Adalton Argolo Coordenao dos Programas: Marina Reina Gonalves Coordenao-Adjunta dos Programas: Camila Carnevale Equipe Tcnica (pesquisa e texto): Anderson Vitorino dos Santos Danielle Vallim Eduardo da Costa Freire Silva Soraya Sadala Castilho Reviso Ortogrfica: Neide Pacheco Projeto Grfico: Pedro Logn Ilustrao da Capa: Marcelo Damm

NDICE
3 APRESENTAO 4 INTRODUO 6 O PROCESSO DE PLANEJAMENTO 7 MODELO ORIENTATIVO PARA ESTRUTURAO DE PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS 18 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

APRESENTAO
A Linhas de Taubat Transmissora de Energia S.A. (LTTE) a empresa responsvel pelo projeto, implantao, operao e manuteno da Linha de Transmisso (LT) 500kV Taubat Nova Iguau. A LTTE uma empresa do Grupo ISOLUX CORSN, com 76 anos de experincia em concesses, construes, energias renovveis, engenharia e servios industriais. Est presente em 30 pases e, no Brasil, h 13 anos, com aproximadamente 3 mil empregados especializados sm suas reas de atuao. No Brasil, a ISOLUX CORSN proprietria de sete concesses de transmisso de energia: - Linhas de Taubat Transmissora de Energia (LTTE) - Cachoeira Paulista Transmissora de Energia - Interligao Eltrica Norte e Nordeste - Jauru Transmissora de Energia - Linhas de Xingu Transmissora de Energia - Linhas de Macap Transmissora de Energia - Linhas de Itacainas Transmissora de Energia A empresa BIODINMICA RIO Engenharia Consultiva Ltda., sediada no Rio de Janeiro, foi contratada pela LTTE para elaborar os Estudos Ambientais (EIA/ RIMA) e implementar a Gesto dos Programas Ambientais desse empreendimento. Os Programas de Comunicao Social e Educao Ambiental foram iniciados em janeiro de 2013, com a Primeira Campanha de Comunicao Social. As informaes coletadas e as demandas apresentadas pelos atores sociais locias durante a Primeira Campanha de Comunicao Social subsidiaram a definio das estratgias metodolgicas das Oficinas de Educao Ambiental, tendo em vista a elaborao de projetos e a construo de redes socioambientais. Essas aes pretendem habilitar os representantes do Poder Pblico, das organizaes da sociedade civil e das principais empresas e a comunidade escolar (gestores, docentes, funcionrios e pais de alunos), para a identificao dos problemas socioambientais locais e na busca de parcerias e financiamentos para solucion-los. Dessa forma, a populao poder intervir, efetivamente, na realidade local. Esta Cartilha servir de apoio s Oficinas de Elaborao de Projetos Socioambientais, que um dos objetivos especficos do Programa de Educao Ambiental apresentado no Projeto Bsico Ambiental (PBA).

Boa leitura e mos obra!

INTRODUO
Para iniciar o trabalho sobre Elaborao de Projetos Socioambientais, preciso entender o que um projeto e refletir sobre a importncia do seu planejamento e execuo. Projeto um empreendimento planejado que consiste em um conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas para alcanar objetivos especficos dentro dos limites de um oramento e de um perodo de tempo. Definio da ONU, de 1984, citada por Rolando Franco e Ernesto Cohen, autores do livro Avaliao de Projetos Sociais, apud CORROCHANO, Maria Carla, e WRASSE, Dlson. Elaborao participativa de projetos: um guia para jovens. So Paulo: Ao Educativa. O projeto pode ser concebido como uma sequncia de atividades organizadas para alcanar as seguintes metas: solucionar problemas; suprir uma carncia social; mudar a realidade; transformar atitudes. Sendo assim, vamos mudar nossa realidade? Um projeto bem elaborado pode estabelecer conceitos e difundir um modo de ver favorvel questo. Para tal, necessrio realizar um estudo do contexto em que se insere o projeto, coletar informaes sobre o local ou regio e entender a relao das pessoas com a questo-chave (Diagnstico). O projeto mais uma contribuio para a resoluo dos problemas identificados durante um diagnstico que requer a participao de outras pessoas, grupos e organizaes. importante salientar que um projeto, por si s, no transforma a sociedade, mas pode ser o primeiro passo para a mudana que queremos para a realizao dos nossos sonhos. Um projeto bem elaborado e justificado tem maiores possibilidades de obteno de um financiamento para concretiz-lo.

A construo de um projeto envolve as seguintes etapas:


ELABORAO: Nesta etapa, o planejamento e toda a estrutura do projeto devero ser confeccionados. o momento de organizar as ideias e coloc-las no papel. EXECUO: o perodo quando as atividades previstas so realizadas. MONITORAMENTO: constitudo por processos de acompanhamento do desenvolvimento das aes previstas no cronograma, da aplicao dos recursos financeiros e da anlise dos fatores de riscos e indicadores associados. AVALIAO: Procedimento adotado para aferir os resultados das aes desenvolvidas e para identificar as necessidades de mudanas, com base na anlise dos indicadores utilizados. CORREES E ADEQUAES: o momento de realizar as mudanas necessrias para o progresso e desempenho do projeto, de acordo com os resultados obtidos no monitoramento e avaliao.

ELABORAO

CORREES E ADEQUAES PROJETO

EXECUO

AVALIAO

MONITORAMENTO

O PROCESSO DE PLANEJAMENTO
Por que planejar um projeto? O planejamento uma ferramenta essencial para orientar a tomada de decises, sendo utilizada para dar eficincia ao humana, com o potencial de aumentar a compreenso sobre o trabalho e a produtividade, evitando desperdcios de tempo/recursos. Outros aspectos so a capacidade de identificar o papel dos atores envolvidos no processo, facilitar a comunicao e fortalecer o compromisso e a responsabilidade de cada um. Planejar um projeto socioambiental significa: identificar um problema; analisar a necessidade de interveno; elaborar uma proposta de ao para resolver a questo; tomar as decises adequadas em relao s alternativas propostas.

Para facilitar O planejamento deve ser capaz de orientar a soluo de trs questes: ONDE ESTAMOS? Reconhecer o espao e suas relaes; identificar as demandas e a realidade local e regional (potenciais e fragilidades). PARA ONDE VAMOS? Propor formas de trabalhor considerando as demandas identificadas e conhecer o caminho do processo de mudana de modo que o objetivo seja claro e compartilhado. COMO CHEGAR L? Identificar a metodologia adotada para resoluo das questes identificadas, prevendo o caminho a ser traado e percorrido para alcanar os resultados esperados.

MODELO ORIENTATIVO PARA ESTRUTURAO DE PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS


O PROJETO E SUAS PARTES Para iniciar a elaborao de um projeto, importante conhecer cada parte dele e compreender seus objetivos e focos. TTULO DO PROJETO O ttulo do projeto deve refletir seu objetivo geral e causar um impacto positivo no leitor, estimulando a leitura. Dica: intitule seu projeto, utilizando nomes curtos e objetivos com at 40 caracteres que facilitem sua comunicao. RESUMO DO PROJETO O resumo do projeto uma sntese das aes a serem executadas e uma das partes mais importantes para elabor-lo. A partir dele, que os avaliadores podero ter uma viso geral da proposta. Seja claro e objetivo, incluindo apenas as informaes essenciais ao entendimento do projeto. Na elaborao do resumo do projeto, importante considerar os seguintes aspectos:

os principais objetivos, o perfil e o nmero de participantes; o mtodo de trabalho a ser aplicado; as principais aes; a participao da comunidade; as aes de sustentabilidade organizacional; o foco da comunicao; os resultados esperados.

muito importante destacar os resultados a serem obtidos. Isso ajuda a entender as dimenses e o potencial transformador do projeto.

JUSTIFICATIVAS As justificativas contribuem diretamente para que as pessoas e/ou rgos financiadores aprovem o projeto. Portanto, descreva de forma concisa todos os aspectos que ressaltam a importncia do projeto. Para facilitar Neste item, devem constar: as caractersticas do pblico a ser beneficiado: sociais, culturais, econmicas e polticas; os problemas e oportunidades que so considerados prioritrios; as possveis causas desses problemas; as aes a serem desenvolvidas e a possibilidade de modificaes para casos gerais e/ou particulares no contexto da populao envolvida; a realidade local e as contribuies que o projeto pode trazer para melhor-la.

A justificativa dever esclarecer o que ser desenvolvido e por que existe a necessidade do projeto na entidade interessada e na comunidade. Deve explicar a relevncia do projeto aos usurios, instituies e polticas pblicas para as quais sua execuo est voltada.
OBJETIVOS O objetivo geral est direcionado para um foco global e resume a forma como se pretende proceder na situao enfrentada pelas aes do projeto. Na construo deste item, devemos responder a duas questes: PARA QU? e PARA QUEM?. Os objetivos gerais devem ser formulados sempre como a soluo de um problema e o aproveitamento de uma oportunidade para resolv-lo. Qual o objetivo geral do projeto? Este item deve esclarecer para quem ser realizado o projeto, qual a sua misso e o que se quer alcanar em mdio e longo prazos. Ateno: preciso que ele seja alcanado por meio dos objetivos especficos e das atividades propostas. No deve conter nmeros ou descrio de atividades. Quais so os objetivos especficos? Correspondem s aes que se prope a executar para alcanar o objetivo geral. Portanto, devem ser capazes de demonstrar as estratgias que sero utilizadas, ser viveis, hierarquizadas e mensurveis.

METAS Como fazer para alcanar os objetivos? As metas so aes quantificveis e realizadas em determinado perodo de tempo, sendo indispensveis para alcanar os objetivos especficos. Metas claras facilitam a compreenso dos caminhos escolhidos (decises), contribuem para orientar as atividades que esto sendo desenvolvidas e funcionam como instrumentos de avaliao. As metas devem ser: mensurveis, refletindo a quantidade a ser atingida; temporais, indicando prazo para realizao; factveis e realizveis; significativas para atingir os resultados almejados. Ateno: para cada objetivo especfico, apresentada uma ou mais metas. Contudo, nem todas as instituies financiadoras exigem a descrio de objetivos especficos e metas separadamente. Fiquem ligados no edital! METODOLOGIA Como fazer? Pensar em metodologia buscar uma resposta para essa pergunta. Ela capaz de definir o caminho a ser percorrido pelas etapas do projeto. Descreve-se nela o mtodo de trabalho, ou seja, o conjunto de tcnicas, instrumentos e recursos que sero utilizados para alcanar as metas estabelecidas e, paralelamente, atender aos objetivos especficos propostos. importante mostrar a razo da escolha do mtodo e como ele ser aplicado para sensibilizar e mobilizar as comunidades envolvidas na realizao compartilhada das metas e objetivos. Ateno: os referenciais tericos so os pressupostos que orientam a prtica da organizao proponente. AVALIAO E MONITORAMENTO Este item consiste no acompanhamento e reviso do projeto e suas metas. O Plano de Avaliao pode constituir-se de diferentes etapas, que variam de acordo com as exigncias do Agente Financiador ou dos Apoiadores.

Etapas mais usuais


Avaliao de resultado: consiste em verificar o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidas, no perodo de tempo previsto. Normalmente, a avaliao inclui uma visita ao local do projeto, a verificao dos relatrios, listas de presena das reunies realizadas e ateno ao produtos gerados, como fotos, documentos, materiais instrucionais e de comunicao. Avaliao de contedo: mtodo de anlise, descrio e sumarizao das tendncias verificveis em documentos elaborados, tais como: minutas ou memrias de reunies, publicaes, artigos de jornal, relatrios anuais, transcries grupais, grupos focais, entrevistas. A anlise feita por abordagens qualitativa ou quantitativa. Avaliao de processo: trata-se da avaliao da forma como o projeto conduzido, pela qual se procura verificar a eficincia do mtodo de trabalho empregado para atingir os objetivos e metas. A avaliao identifica a coerncia, a qualidade e a viabilidade das tcnicas e instrumentos pedaggicos utilizados durante o projeto. Avaliao de impacto: refere-se aos impactos sociais e ambientais que os objetivos propostos causaram na rea do projeto e as transformaes comportamentais e de atitudes identificadas no pblico beneficiado. Essa etapa da avaliao representa um desafio, na medida em que os ganhos no so facilmente compreendidos quando se referem a questes culturais, mudana de valores e novas atitudes, mensurando a contribuio do projeto para a emancipao das comunidades atingidas e sua mais eficiente organizao e atuao poltica. recomendvel que o processo da avaliao proposto seja permanente e contemple formas participativas de avaliao, que no incluam somente a equipe do projeto, mas seus beneficirios, parceiros e financiadores.

Para o sucesso do processo de avaliao do projeto, importante estabelecer INDICADORES para monitorar os resultados.

Porm, o que so indicadores? Indicadores so instrumentos utilizados pelos gestores para mensurar o progresso do projeto. Atravs deles, possvel monitorar/avaliar o quanto da proposta vem sendo alcanado, sendo importantes para tomada de deciso, uma vez que podem indicar a modificao de uma meta. Sua funo provar que o projeto atingiu os objetivos e as metas em termos quantitativos e qualitativos.

10

Ateno: o monitoramento uma prtica imprescindvel para avaliar o quanto do que foi proposto vem sendo alcanado. Pode indicar a necessidade de alterao de algumas das metas ou atividades programadas. Para facilitar Principais funes dos indicadores: indicar em que medida as metas e objetivos especficos foram ou no atingidos; indicar ou marcar um referencial histrico que expresse algum aspecto da realidade em que possvel observar e mensurar; permitir comparaes histricas; estabelecer futuras projees. Na literatura, so identificados dois modelos de indicadores de monitoramento/avaliao: Quantitativos: consolidao numrica para avaliar o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidas; Qualitativos: estes indicadores so essenciais no monitoramento/avaliao de projetos socioambientais. Por expressarem o olhar do pblico atendido sobre o projeto, so mais complexos e desejados pelas instituies financiadoras. Possuem a capacidade de analisar mais profundamente aspectos como a metodologia, os contedos das atividades, os benefcios alcanados, os desafios a serem vencidos, entre outros. Tais dados podem ser obtidos por meio de pesquisa de opinio, entrevistas, questionrios de avaliao, entre outras tcnicas de pesquisa local ou regional. Ateno importante que os indicadores sejam capazes de sinalizar se as metas foram atingidas, alm de permitirem avaliar se as estratgias utilizadas foram bem-sucedidas e quais ainda necessitam ser aprimoradas. Para que a monitoria e avaliao possam alcanar seus objetivos, necessrio que se estabeleam previamente alguns indicadores quantitativos e qualitativos. Tais indicadores devem permitir, de maneira geral, avaliar de que forma o projeto pretende: obter a participao da comunidade; documentar a experincia em todas as suas etapas; divulgar, difundir os procedimentos, acertos e erros do projeto; acompanhar a realizao dos resultados e da aplicao dos recursos financeiros; avaliar permanentemente o projeto, envolvendo equipe tcnica e comunidade e realizando os ajustes necessrios; observar, acompanhar e monitorar os impactos ambientais que o projeto poder causar; aferir os resultados econmicos para saber se o projeto autossustentvel.

11

Os indicadores de resultados permitem aferir/averiguar o progresso de cada atividade em relao aos objetivos do projeto. Em tese, se todas as atividades estiverem 100% executadas, os objetivos do projeto foram plenamente alcanados.

EXEMPLOS: Ex.1 - Para saber se um seminrio proposto para 40 pessoas atingiu o objetivo, pode-se usar a lista de presenas, para avaliar a quantidade, e consultar o relatrio do seminrio, para avaliar a qualidade. Nesse caso, os indicadores so a lista de presenas e o relatrio do seminrio. Ex.2 - Um projeto em que se prope a reflorestar 10.000 rvores poder ter como indicador de quantidade o nmero de rvores plantadas e, de qualidade, o nmero de rvores que efetivamente cresceram aps determinado perodo. Nesse caso, os indicadores podem ser: 10.000 rvores plantadas e, por exemplo, 95% das rvores plantadas crescendo aps 12 meses.
Relacione para cada atividade um ou mais indicadores de resultados, para que se possa, a qualquer momento, fazer uma avaliao e verificar se as atividades esto sendo executadas de acordo com o projeto.
Exemplo de Matriz da Avaliao Processual (Monitoramento)
Objetivo especfico
1.

Perguntas de avaliao
01.

Indicadores quantitativos

Indicadores qualitativos

Fontes de informao

Formas de coleta de dados

Periodicidade

2.

02.

Adaptada do Programa Petrobras Ambiental de 2010.

AdaptadadoProgramaPetrobrasAmbientalde

12

CRONOGRAMA FSICO DE ATIVIDADES O cronograma pretende responder pergunta QUANDO?. Portanto, consiste na disposio grfica do tempo em que as aes ou atividades sero realizadas, permitindo uma visualizao da sequncia em que elas acontecero.

Neste item, todas as atividades devero ser descritas e devero apresentar um perodo estimado de execuo, obedecendo ordem de precedncia na qual cada atividade dever ser realizada.
Objetivos especficos 1. A. Aes Ms 01 Ms 02 Ms 03 Ms 04 Ms 05 Ms 06 Ms 07 Ms 08 Ms 09 Ms 10 Ms 11 Ms 12

B.

C.

2.

3.

4.

Adaptada do Programa Petrobras Ambiental de 2010. Adaptada doPrograma Petrobras Ambientalde 2010.

ORAMENTO (QUANTO CUSTA?) O oramento um resumo ou cronograma financeiro do projeto, no qual se indica como, o qu e quando sero gastos os recursos e de que fontes eles viro. Ou seja, deve conter os investimentos totais necessrios para execuo de todas as atividades do cronograma referente ao projeto. material de consumo; custos administrativos; equipe permanente; servios de terceiros; dirias e hospedagem; veculos; mquinas e equipamentos; obras e instalaes. 13

Na estrutura do oramento, existem diferentes tipos de despesas que podem ser agrupadas de forma homognea; por exemplo:

No oramento, as despesas devem ser descritas de forma agrupada; no entanto, as organizaes financiadoras exigem que se faa uma descrio detalhada de todos os custos, chamada Memria de Clculo. Contrapartidas Os objetivos principais so mostrar ao investidor o potencial de recursos de que a instituio dispe para execuo do projeto e identificar os principais canais de comunicao (propaganda) da instituio financiadora. A contrapartida representa as despesas que so de responsabilidade do proponente. Pode aparecer em qualquer categoria de despesas; por isso, as tabelas oramentrias devem apresentar a fonte de recurso da instituio financeira ou como contrapartida do proponente. Exemplo de oramento
Exemplo de Oramento
RECURSOS HUMANOS Equipe tcnica 1 Educador ambiental snior 1 Engenheiro florestal 1 Educomunicador jnior 1 Tcnico em informtica/web 1 Coordenador geral 1 Coordenador pedaggico SUBTOTAL A (MO DE OBRA) Encargos SUBTOTAL B Impostos TOTAL 1
Recurso necessrio Recurso necessrio Material escolar coletivo Material escolar Material coletivo escolar individual Material escolar Alimentao individual Transporte Alimentao Bolsa auxlio Transporte Cesta bsica Bolsa auxlio Uniforme Cesta bsica Aquisio Uniforme de livros SUBTOTAL Aquisio de livros Impostos SUBTOTAL TOTAL 2 Impostos TOTAL 2 TOTAL 1 + 2 TOTAL 1 + 2 Taxa administrativa (15% do total do projeto) Taxa administrativa (15% do total do projeto) TOTAL DO PROJETO TOTAL DO PROJETO

Carga horria semanal (horas) 30 30 30 8 30 30 20% do Subtotal A Subtotal A + Encargos 14,45% do Total 1

Meses 12 12 12 11 12 12

Valor unitrio (R$) 2.000,00 2.000,00 1.200,00 900,00 3.000,00 2.500,00

Valor total (R$) 24.000,00 24.000,00 14.400,00 9.900,00 36.000,00 30.000,00 138.300,00 27.660,00 165.960,00 28.032,00 193.992,00
Valor total (R$) Valor total (R$) 500,00 500,00 875,00 875,00 35.000,00 26.180,00 35.000,00 21.000,00 26.180,00 20.000,00 21.000,00 2.450,00 20.000,00 320,00 2.450,00 106.325,00 320,00 17.959,00 106.325,00 124.284,00 17.959,00 124.284,00

RECURSOS MATERIAIS Descrio Quantidade RECURSOS MATERIAIS Descrio Quantidade Cartolina, canetas hidrocor, giz de cera, 10 meses rguas e fita-crepe Cartolina, canetas hidrocor, giz de cera, 10 meses Kit: 1 caderno, 1 pasta, 1 caneta, 1 lpis e 35 jovens rguas e fita-crepe 1 borracha Kit: 1 caderno, 1 pasta, 1 caneta, 1 lpis e 35 jovens Lanche 10 meses 1 borracha Vale-transporte 10 Lanche 10 meses meses Bolsa de Estudos 10 Vale-transporte 10 meses meses Apoio famlia 10 Bolsa de Estudos 10 meses meses Camiseta, cala e bon 35 meses jovens Apoio famlia 10 Apoio ao curso 4 publicaes Camiseta, cala e bon 35 jovens Apoio ao curso 14,45% do Total 2 14,45% do Total 2 4 publicaes

Valor unitrio Valor(R$) unitrio (R$)50,00 50,00 25,00 25,00 3.500,00 2.618,00 3.500,00 2.100,00 2.618,00 2.000,00 2.100,00 70,00 2.000,00 80,00 70,00 80,00

318.276,00 318.276,00 56.166,00 56.166,00 374.442,00 374.442,00

14

SUSTENTABILIDADE DO PROJETO Como o projeto ter continuidade? Quando a ideia de elaborao de um projeto surge, necessrio pensar na sustentabilidade em longo prazo e elaborar um plano de captao de recursos financeiros, materiais e humanos. Neste item, importante demonstrar ao Agente Financiador ou aos Apoiadores que o proponente tem possibilidade de dar continuidade ao projeto depois de implantado, atravs de parcerias ou da participao de cooperativas, viabilizando recursos de outras fontes para garantir a realizao das aes e atividades do projeto. Ateno: a continuidade depende das parcerias acordadas e realizadas, antes, durante e aps a implantao do projeto. CAPTAO DE RECURSOS Onde obter recursos financeiros? A captao de recursos consiste em buscar mecanismos financeiros e estruturais para suprir as demandas do projeto. A implantao e a consolidao de um projeto socioambiental dependem da capacidade de articulao atravs de parcerias e da obteno de recursos externos. As fontes podem ser nacionais ou estrangeiras, pblicas ou privadas. Atualmente, possvel observar uma crescente conscincia das empresas no sentido de legitimar sua participao em projetos socioambientais, atravs dos programas de responsabilidade social, potencializando recursos financeiros e humanos em prol da resoluo de questes socioambientais. Ateno: o ideal mesclar parcerias com instituies pblicas e privadas. Recursos Pblicos: so investimentos realizados pelos rgos governamentais federais, estaduais e municipais. Em geral, esses recursos podem ser encontrados em trs modalidades: 1. Recursos a Fundo Perdido: so fundos adquiridos atravs de editais de licitao; por exemplo: Fundo Nacional de Meio Ambiente, Fundo Nacional de Recursos Hdricos, entre outros; 2. Linha de Crdito: sua oferta se d atravs de agentes financiadores, tais como BNDES, Banco do Povo, Banco do Brasil, entre outros, com juros reduzidos; 3. Incentivos Fiscais: so instrumentos fornecidos como benefcios fiscais pelo governo iniciativa privada, atravs da deduo de impostos (ISS, ICMS, etc.).

15

Recursos Privados: so provenientes de diferentes origens, tais como:

1. Empresas Privadas: as empresas perceberam que importante caminhar junto com a sociedade e, por isso, vm legitimando a importncia de potencializar recursos financeiros e humanos atravs do financiamento de projetos socioambientais. Este instrumento contribui de forma significativa para divulgar os valores da empresa, fortalecer sua marca e conferir a fidelidade do consumidor; 2. Associaes: as associaes podem ser religiosas ou filantrpicas. So instituies que vm desempenhado importante papel no fortalecimento e na transformao dos movimentos sociais; 3. Fundaes: so instrumentos criados pelas empresas para financiar ou executar projetos socioambientais e culturais. Em geral, essas organizaes so responsveis por distribuir recursos para instituies com atuao especfica local ou regional. Parcerias e articulaes: considerada uma das fontes mais simples e eficiente de captao de recursos financeiros, materiais ou estruturais e humanos. H possibilidade de realizar as atividades em rede, mobilizando um nmero maior de atores envolvidos no processo. Ateno: o primeiro passo buscar parcerias locais, com instituies pblicas e privadas.

16

17

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BELLEN, H.M.V. Indicadores de sustentabilidade: uma anlise comparativa. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. CARRACHANO, M.C.; WRASSE, D. Elaborao participativa de projetos: um guia para jovens. So Paulo: Ao Educativa Assessoria, Pesquisa e Informao, 2002. KISIL, R. Elaborao de projetos e propostas para organizaes da sociedade civil. So Paulo: Global, 2001. (Coleo Gesto e Sustentabilidade). LTTE/BIODINMICA RIO. Linha de Transmisso 500kV Taubat Nova Iguau: Projeto Bsico Ambiental PBA: Programa de Educao Ambiental. Rio de Janeiro, 2013. MALTA, C. et. al. Elaborao de projetos em meio ambiente. So Paulo: Instituto ECOAR, 1995. PHILIPPI JR. A.; PELICIONI, M.C.F. (Eds.). Educao Ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. 2. ed. So Paulo: Signus, 2002.

18

19

s i a t s n o t e i e j b Pro cioam So
o b a l E
Prog de rama Educ ao ien Amb tal p ara os S Grup ociai

d o ra

Canal de

dilogo com a populao

Empreendedor

Av. Marechal Cmara, 160 / Sala 1816 Centro CEP: 20020-080 - Rio de Janeiro RJ

0800 729 2928


Consultoria Ambiental

Tel: (21) 2524-5699 / Fax: (21) 2240-2645 e-mail:


www.biodinamica.bio.br

ouvidoria@biodinamica.bio.br

rgo Ambiental Licenciador

IBAMA

0800 61 80 80
L i n h a Ve r d e d o I B A M A

You might also like