You are on page 1of 4

Avaliao de um Objeto de Aprendizagem com Base nas Teorias Cognitivas

Lacio Nobre de Macdo, Ana Anglica Mathias Macdo, Jos Aires de Castro Filho Trecho do texto apresentado no XXVII Congresso da SBC, realizado entre os dias 30 de junho e 06 de julho de 2007.

Introduo
As Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC) deram um novo suporte ao ato de ensinar e aprender. O uso de diferentes softwares educacionais, as pesquisas na internet e a pedagogia de projetos podem ser utilizados pelo professor como ferramentas de apoio ao ensino. Esses recursos aliados mediao eficaz do professor ajudam os alunos na resoluo de problemas, na anlise de hipteses, na experimentao e na busca das melhores solues, constituindo-se assim em um novo paradigma educacional (OLIVEIRA; COSTA; MOREIRA, 2001). Entretanto, historicamente a escola tem se mostrado muito relutante em adotar as inovaes advindas das descobertas tecnolgicas. Por vezes, somente aps essas inovaes terem sido adotadas no comrcio e na indstria, que a escola, por uma imposio da sociedade, passa a adot-las. No podemos cair no extremo de deificar ou diabolizar as novas tecnologias. Uma das primeiras coisas que se dever fazer capacitar os professores para a utilizao dessas ferramentas em sua prtica pedaggica. Dessa forma, torna-se fundamental aprofundar estudos nessa rea para fundamentar a prtica pedaggica dos professores; a fim de que, eles possam utilizar o computador de forma crtica e sem nenhuma crena alienada que v alm das possibilidades dessa mquina (KENSKY, 2003).

Objetos de Aprendizagem
O uso de Objetos de Aprendizagem - OA como ferramentas interativas na educao presencial ou a distncia algo recente. Os primeiros estudos sobre o tema surgiram no ano 2000 atravs de David Wiley que definiu os OA como sendo qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para o suporte ao ensino (WILEY, 2000, p.3). A principal idia dos Objetos de Aprendizagem quebrar o contedo educacional em pequenos pedaos que possam ser reutilizados em diferentes ambientes de aprendizagem, em um esprito de programao orientada a objetos. Essa primeira definio deixou os Objetos de Aprendizagem em uma categoria bastante abrangente que envolve diferentes recursos como: pequenos softwares, fotos com uma mensagem para a reflexo, apresentaes feitas em um visualizador de imagens como o Power Point ou uma simulao feita em Flash. Os Objetos de Aprendizagem utilizam-se de imagens, animaes e applets, documentos VRML (Realidade Virtual), arquivos documentos do tipo (doc e txt), arquivos do tipo hipertexto (html) dentre outros. Porm, como existem diversos conceitos de OA, faz-se necessrio o estudo de alguns desses conceitos para uma melhor compreenso deste assunto. Gibbons & Nelson (2001) usam o termo objeto instrucional e o definem como um elemento ou parte da arquitetura de um evento instrucional que foi modelado para ser usado independentemente em outra ocasio. Muzio, Heins & Mundell (2001) utilizam o termo objeto de comunicao e conceituam como o objeto que designado e/ou utilizado para propsitos instrucionais. Esses objetos vo desde mapas e grficos at demonstraes em vdeo e simulaes interativas.

Como se pode observar, o termo Objeto de Aprendizagem ainda permanece vago e no existe ainda um conceito que seja universalmente aceito, mas h o consenso de que ele deve ter um propsito educacional definido, um elemento que estimule a reflexo do estudante e que ele seja construdo de forma que possa ser facilmente reutilizado em outros contextos de aprendizagem. A reutilizao uma das grandes vantagens do uso de um Objeto de Aprendizagem. Por exemplo: um OA feito para o ensino de uma disciplina no curso de enfermagem poderia, com algumas adaptaes, ser utilizado com eficincia em outra disciplina de um curso de medicina (BETTIO; MARTINS, 2004). A reutilizao de um OA traz outro benefcio alm da praticidade: o custo. Ao reutilizar um Objeto de Aprendizagem a escola diminui os custos com a compra de novos programas e licenas de instalao o que constituem uma grande economia para a mesma. Alm disso, os OA possuem a interoperabilidade, ou seja, a capacidade ser utilizado em qualquer plataforma de ensino em todo o mundo. Outra vantagem dos OA que eles podem ser armazenados em um banco de dados, conhecido como repositrio. Neste, o usurio poder encontrar Objetos de Aprendizagem de diferentes contedos, nveis, qualidade e formatos. Em geral, os repositrios possuem catlogos por assunto e uma descrio sobre os objetos, bem como um guia do professor onde o usurio poder se informar sobre a utilizao do OA. H tambm, um controle sobre o nmero de vezes em que os objetos foram visualizados e/ou baixados atravs de download. Os repositrios facilitam a atualizao e a busca de novos OA. Exemplos de repositrios podem ser encontrados nos sites: http://rived.proinfo.mec.gov.br/ , www.merlot.org e http://www.labvirt.futuro.usp.br/ O OA possui tambm a vantagem de atualizao rpida e segura. Para isso, basta que o desenvolvedor faa a atualizao do OA diretamente no repositrio onde ele est armazenado e o mesmo ficar disponvel, para todos os usurios, j atualizado.

Avaliando Objetos de Aprendizagem


Para efeito de anlise selecionamos trs Objetos de Aprendizagem. Foram analisados os seguintes OA: Balanceando a Equao, Estao Espacial e Salto dos Recordes. Estes OA esto disponveis na pgina do Laboratrio Didtico Virtual da Universidade de So Paulo USP em http://www.labvirtq.futuro.usp.br/ . O LabVirt coordenado pela Escola do Futuro e conta com a participao das Faculdades de Educao, POLI, ECA e Instituto de Qumica. O propsito dessa anlise apenas identificar a concepo de aprendizagem que fundamentou a construo do OA para que o professor possa adapt-lo ou no a sua prtica pedaggica. Isso muito importante, porque o planejamento de uma boa aula depende, em grande parte, da capacidade do professor de conhecer e dominar o assunto a ser tratado, bem como ter uma concepo de aprendizagem bem definida que o leve a optar por recursos audiovisuais que se adaptem a sua metodologia de ensino. OA Balanceando a Equao Trata-se de um OA onde o objetivo que o aprendiz aprenda a balancear uma equao. A aplicao de um teste mostrou que o OA apresenta todas as caractersticas da concepo empirista.

Figura 1: OA Balanceando a Equao

OA Estao Espacial Neste OA o objetivo a ser alcanado posicionar uma estao espacial entre a Terra e a Lua de maneira que a fora gravitacional entre os dois se anule. Esse OA no dispe de nenhuma ajuda ao aluno. Mesmo em caso de erro no existe nenhum feed back para o aluno. A aplicao de um teste mostrou o seguinte resultado: o OA apresenta quase todas as caractersticas da concepo racionalista. No h indicativos sobre o funcionamento do Objeto de Aprendizagem, nem tpicos de ajuda ao aprendiz que, neste caso, s pode chegar resposta atravs da estratgia de tentativa e erro.

Figura 2: OA Estao Espacial

OA Salto dos Recordes Este OA traz como desafio ajudar um motoqueiro a saltar de uma rampa at outra rampa com uma distancia de 100 metros uma da outra. Este OA possibilita ao aluno manipular a altura das rampas (em graus) e a velocidade da moto em metros por segundo. Permite ainda que seja traada uma linha imaginaria do que seria uma trajetria ideal para o sucesso do salto. A aplicao de um teste mostrou o seguinte resultado: o OA apresenta todas as caractersticas da concepo interacionista.

Figura 3: OA Salto dos Recordes

Consideraes Finais
Os desafios para a educao no sculo XXI so grandes. Principalmente, no que diz respeito informatizao das escolas e a incluso digital. Estima-se em 10% a percentagem de pessoas com o acesso a internet no Brasil. Este quadro se constitui num grande desafio para poder pblico e para a sociedade. No resta dvida de que o meio mais rpido para fazer a incluso digital desses indivduos atravs da escola. Surge ento a necessidade de um corpo docente que saiba utilizar-se de forma correta das ferramentas digitais. No h como prescindir do uso da internet e de suas potencialidades para superao das dificuldades de aprendizagem to comuns entre os estudantes. Dessa forma, o uso de Objetos de Aprendizagem surge como uma excelente alternativa para as escolas pblicas e particulares devido a sua facilidade de uso, ao baixo custo, sua capacidade de reutilizao, interoperabilidade e atualizao. Os OA podem contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem e proporcionar oportunidades para que o professor possa acompanhar o desenvolvimento de seus alunos e conhecer suas dificuldades. Alm disso, os Objetos de Aprendizagem surgem como uma alternativa s prticas pedaggicas, baseada apenas na oralidade e na escrita, permitindo ao aluno fazer simulaes, testar hipteses, desenvolver projetos, superar desafios e encontrar solues para determinados problemas.

Referncias Bibliogrficas
BETTIO, R. W. de & MARTINS, A. Objetos de aprendizado: um novo modelo direcionado ao ensino a distncia. Documento on line publicado em 17/12/2004: available from web in: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=5938 Acesso em 20/05/2006. GIBBONS, A.S.; NELSON, J. The Nature and Origin of Instructional Objects. Utah State University Documento on line publicado em 2001. Disponvel na internet KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distncia. Campinas: Papirus, 2003. MUZIO, J.; HEINS, T.; MUNDELL, R. Experiences with Reusable eLearning Objects: From Theory to Practice. Victoria, Canad. 2001. OLIVEIRA, C. C. de; COSTA, J. W. da; MOREIRA, M. Ambientes informatizados de aprendizagem: produo e avaliao do software educativo. Campinas So Paulo: Papirus, 2001. WILEY, D. (2000) The instructional use of learning objects. Online version: available from http://reusability.org/read/. 2000. Acesso em 20/03/2006.

You might also like