You are on page 1of 6

PLANO DE ESTUDOS PARA PRELETORES E LDERES DA ILUMINAO 2014

Nome: _____________________________________ Regional: __________________________________

TEMA: NORMAS FUNDAMENTAIS DOS PRATICANTES DA SEICHO-NO-IE


Desenvolvido pela Comisso Executiva Central da Superintendncia das Atividades dos Preletores da Seicho-No-Ie do Brasil, Presidentes das Associaes dos Preletores Regionais e Membros das Diretorias das Associaes dos Preletores Regionais.
TM

PDF Editor

Introduo

(...) muito melhor trancar bem as portas e dormir sem pensar nos assaltantes do que deixar as portas abertas e ficar a noite inteira acordado, temendo os assaltantes (TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida Vol. 38, 8 imp., p.95). Reverncias! Muito obrigado! Aps pesquisa direta realizada com os presidentes das Associaes dos Preletores via e-mail e com vrios preletores e lderes da iluminao atravs das redes sociais percebemos que o tema Normas Fundamentais dos Praticantes da Seicho-No-Ie mereceria um aprofundamento maior em nossos estudos. Por que ser? Alguns colegas afirmam haver preletores que sentem dificuldade de aplicar algumas normas em seu cotidiano; e outros afirmam que eles prprios carecem de incentivo para praticar algumas de nossas normas. Sendo assim, a Comisso Executiva Central da Superintendncia das Atividades dos Preletores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL acatou a sugesto do corpo doutrinrio de nosso ensinamento os preletores e lderes da iluminao e produziu este material, juntamente com a colaborao de alguns presidentes regionais e membros das diretorias das Associaes dos Preletores Regionais. Entretanto, poderemos perceber que vrias normas vo nos remeter a alguns temas da atualidade e, em vrias delas, h material do nosso Supremo Presidente e tambm de sua esposa. Nossa proposta, com este estudo, que neste ano o preletor se coloque mais na condio de adepto e possa se maravilhar novamente com as normas fundamentais de nossa doutrina, a fim de tentar aplic-las em sua vida cotidiana e deixar-se estimular pelos mtodos aqui descritos. Neste ano, cada AULA, que ser sobre uma das normas fundamentais dos praticantes da Seicho-No-Ie, gerar uma lio de casa. So prticas simples, que devem ser feitas diariamente at o ms seguinte, na ocasio da prxima reunio mensal. Dessa forma, acreditamos que sero criadas condies para aplicarmos as normas todos os dias, sem falta. TM Certos de que voc se esforar para estar presente em todas as reunies mensais, agradecemos ao seu empenho e desejamos sucesso nas prticas. Muito obrigado!

PDF Editor

Superintendncia das Atividades dos Preletores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Principais Atividades 1 Janeiro


Data: 10 a 19 17 a 26 18 a 19 22 a 28 23 Atividade Seminrio Geral do Triunfo Espiritual Seminrio Geral do Triunfo Espiritual Treinamento p/ Coordenador de Caravanas Seminrio Geral do Triunfo Espiritual Aula Virtual p/ Prel. e L.I. Local: Ac. Curitiba Ac. Santa Tecla Ac. Curitiba Ac. Santa F Transmisso virtual

NORMAS FUNDAMENTAIS DOS PRATICANTES DA SEICHO-NO-IE

1 Agradecer a todas as coisas do Universo Agradea a seu pai e sua me. Agradea a seu marido ou a sua mulher. Agradea a seus filhos. Agradea a seus criados. Agradea a todas as pessoas. Agradea a todas as coisas do Universo. (TANIGUCHI, Masaharu; TANIGUCHI, Seicho. O Que Deve Fazer o Dedicado Iluminao; 6 ed., p.121).

Livros-texto:
A Verdade da Vida Vol. 26 A Verdade da Vida maravilhosa 365 itens para alcanar o ideal Vol. 2
TM

Preceitos de Luz

PDF Editor

Janeiro: 1 Norma Fundamental


1.1 Aula 1: Agradecer a todas as coisas do Universo 50

Agradecer o princpio bsico do nosso ensinamento. a primeira lio que qualquer adepto ou simpatizante aprende, e um tema estudado exaustivamente pelos preletores da Seicho-No-Ie. O princpio da gratido uma caracterstica forte do nosso Movimento. Assim como o conceito de alegria e de Imagem Verdadeira, a gratido algo muito peculiar a nossa doutrina e acredita-se que temas que constituem o pilar de nossos estudos estejam intrinsecamente ligados queles que professam e praticam o ensinamento em nome de seu fundador, mestre Masaharu Taniguchi: os preletores e lderes da iluminao da Seicho-No-Ie.
Realmente, sentimento religioso o sentimento de gratido que brota naturalmente pela conscientizao de que o um no existe de modo autnomo, mas ligado ao todo, e que s existe relacionado ao todo. o sentimento que consta nos ensinamentos da Seicho-No-Ie: Agradece a todas as coisas do cu e da terra. Agradece Ptria. Agradece a teu pai e a tua me. Agradece a teu marido ou a tua mulher. Se pensamos que vivemos com a nossa prpria fora, no sentimos gratido alguma; mas, quando existe a convico de que nossa vida est ligada Vida global e que vivemos graas aos seus benefcios, sentimos gratido. Penso que sentimento religioso esse profundo sentimento de gratido. (TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida, Vol. 26; 3 ed., pp. 161-162).

A frase Reconcilia-te com todas as coisas do cu e da terra h dcadas vem despertando o sentimento adormecido nos mais variados tipos de pessoas que a ouvem. Alis, na autoridade dessas palavras, que no TMdeixam margem para dvidas sobre a necessidade de se reconciliar, onde se encontra o verdadeiro princpio da harmonizao. Toda a Revelao Divina

PDF Editor
da Grande Harmonia uma exortao gratido, reconciliao.

Queremos, agora, que todos fechem a apostila e respondam seguinte

questo: Voc vive em conformidade com o princpio da Revelao Divina da

Grande Harmonia? Ou seja, voc consegue agradecer verdadeiramente a todas as coisas do Universo? Levante-se e divida a sua resposta com os seus colegas. (...) Creio que os preletores j devam ter notado que em vrias circunstncias necessrio empenho para que se possa agradecer a TODAS as situaes pelas quais passamos e a TODAS as pessoas que passam, ou permanecem em nossas vidas. Se no houver dedicao dos prprios preletores no sentido de agradecer, denotar o indcio de que no h importncia em praticar o ensinamento. Reflexiona e reconcilia-te autoanlise.
(...) o ato de agradecer , por si mesmo, uma experincia feliz, mas, alm disso, possui o poder de transformar o corpo carnal, o ambiente e o prprio destino, como resultado do pensamento. Mas preciso despertar a mente, fazendo com que admita a existncia das coisas positivas, pois, sem isso, a pessoa no sentir nunca gratido, acabando por terminar esta preciosa vida criando um destino sombrio, cheio de insatisfaes. (TANIGUCHI, Seicho. A Verdade da Vida maravilhosa; 1 ed. p.112).

Mas devemos agradecer at mesmo quando algum parece agir com m inteno contra ns? comum ouvirmos pessoas dizerem no ter sangue de barata. Como agradecer em tais situaes? Qual o princpio que rege o processo de harmonizao, que gerar o sentimento de gratido?
Quando algum nos trata com maldade, o meio para harmonizar nosso relacionamento com ele consiste em no odi-lo, nem incrimin-lo, nem critic-lo, mas em abandonar o nosso ressentimento. O dio provoca dio. Enquanto mantivermos sentimento de dio, inevitvel que o outro nos trate com maldade como reflexo de nossa mente (TANIGUCHI, Masaharu. 365 TM itens para alcanar o ideal, Vol. 2; 12 imp., p.19).

Ainda assim, pode ser que haja algum que questione Sei que preciso

PDF Editor
dedicar-se com mais afinco Meditao Shinsokan:

agradecer a ele, mas no consigo! Que devo fazer?. Nesse caso preciso

Obrigado por avaliar o Wondershare PDF Editor. Voc pode converter apenas 5 pginas com a verso de teste. Para converter todas as pginas, voc precisa adquirir o software em:
http://cbs.wondershare.com/go.php?pid=1159&m=db

You might also like