You are on page 1of 4

Organologia e construo de instrumentos musicais

O presente trabalho visa a partir do modelo Hornbostel-Sachs oferecer uma introduo ao conceito de Organologia dos instrumentos musicais. Assim como apresentar os procedimentos1 para confeco de instrumentos que exemplificam o contedo. Ao final, os participantes sero convidados a experimentarem os instrumentos demonstrados.

1. A Organologia
or.ga.no.lo.gi.a sf. (rgano+logo +ia1! 1 "studo descritivo das organi#a$es. 2 %arte da &iologia que estuda a forma e a estrutura dos 'rgos. (dicionrio Michaelis) sf. 1. (isl. "studo dos 'rgos dos seres organi#ados. 2. Ms. Cincia que estuda a histria e as caractersticas dos instrumentos musicais, do onto de !ista da acstica, da mec"nica e da e#ecuo.(dicionrio Aulete; grifo meu)

%odemos definir Organologia, em msica, como sendo o estudo da classificao dos instrumentos musicais a partir de suas caracter)sticas f)sico*mec+nicas, hist'rico*sociais e de execuo. Ao longo da ,ist'ria da -sica, houveram v.rias tentativas em classificar os instrumentos, mas somente a partir do /enascimento esse intento ganhou volume e pormenori#ao. 0o in)cio do s1culo 22 o austr)aco "rich 3on ,ornbostel em con4unto com o alemo 5urt 6achs publicam um trabalho intitulado 7Systematik der Musikinstrumente' (1 1!) (sistemati"a#$o%classifica#$o dos instrumentos musicais; tradu#$o li&re) o qual ganhou larga aceitao. 8al sistema, que viria a ser conhecido como sistema $orn%ostel&'achs classifica os instrumentos a partir do elemento !i%ratrio gerador do som. 9 preciso salientar que dentro da etnomusicologia outros sistemas classificat'rios adotam crit1rios que levam em considerao os aspectos sociais, hist'ricos, simb'licos entre outros. 0o entanto, 1 pressuposto da organologia que os instrumentos cont1m os sistemas e#citador, ressonador e radiante. O sistema excitador 1 o mecanismo que gera as vibra$es sonoras. O sistema ressonador 1 aquele pelo qual as vibra$es sero amplificadas. O sistema radiante 1 respons.vel pela energia sonora que sai do sistema ressonador. 8omando como exemplo um violo o sistema excitador seriam as cordas, vibradas a partir de energia mec+nica: tal vibrao 1 transmitida atrav1s do cavalete ; caixa do violo ( sistema ressonador), o qual amplifica e 7timbra7 o som que ser. radiado pelo tampo e sua abertura (sistema radiante).
1 8ais procedimentos, referentes a construo dos instrumentos, sero demonstrados de maneira pr.tica ao longo da exposio do curso. Os instrumentos sero previamente confeccionados em funo da disponibilidade temporal.

2. O 'istema $orn%olstel&'achs
6egundo o modelo ,ornbolstel<6achs os instrumentos teriam a seguinte classificao = (dio)ones, Mem%rano)ones, cordo)ones, aero)ones e eletro)ones. Os eletro)ones foram adicionados posteriormente (1>?@! e no sero ob4eto desse trabalho as vistas de manter seu car.ter introdut'rio. A saber, h. uma subdiviso dos eletrofones em eletromecnicos, eletrnicos analgicos e eletrnicos digitais. 2.1 (dio)ones * 6o instrumentos em que o som 1 produ#ido a partir de corpos s'lidos, ou se4a, que no esto sob tenso. O som 1 produ#ido a partir da vibrao do pr'prio corpo. %odem ser subdivididos em Idiofones beliscado: a partir da vibrao de uma ou mais l+minas 7beliscadas7 ex. A Aalimba ; Idiofones de frico: o som se deve a frico de sua superf)cie, ex. 8aas de cristal (friccionadas pelos dedos! e /eco<reco + Idiofones de agitar: precisam ser agitados, ex. 5axixi+ Idiofones perc ssi!os: geram o som a partir da percusso, do choque com o corpo s'lido, ex. %rato, 2ilofone, sinos, entre outros. 2.2 Mem%rano)ones * 6o instrumentos que dependem de uma membrana (pele! para que o som se4a produ#ido. 9 caracteri#ado por ter uma ou duas membranas postas sobre uma forma va#ada, como 1 o caso do cilindro. A membrana pode ser de couro ou sint1tica. 6ua altura (frequBncia, notas! pode ser alterada atrav1s da tenso da membrana (mais esticada C mais aguda!. 6ua altura tamb1m varia de acordo com a forma e o tamanho do 7casco va#ado7= quanto maior mais grave, quanto menor mais agudo. 6o exemplos de membranofones, o 8)mpano, o atabaque. 2., Cordo)ones * 6o instrumentos os quais dependem de excitao de uma corda esticada para produ#irem som. "sto subdivididos entre Cordo)ones )riccionados so aqueles que utili#am arcos para friccionar as cordas, ex. 3iolino, 3iola e 3ioloncelo+ Cordo)ones dedilhados so aqueles em que a excitao da corda se d. atrav1s dos dedos ou palheta, ex. 3iolo, Duitarra e 5avaco+ Cordo)ones de -eclas ou 'istema .stendido, esses instrumentos so caracteri#ados por conterem um sistema mec+nico para vibrar as cordas, como 1 o caso do piano em que teclas acionam um sistema para que a corda se4a vibrada. 2./ Aero)ones * Enstrumentos os quais o ar 1 respons.vel por iniciar a vibrao que gerar. o som. 0ormalmente so constitu)dos de tubos que so soprados formando uma coluna de ar, no entanto, h. instrumentos que independem dos tubos (caso da Daita! e possuem

dispositivos pr'prios para gerarem a presso do ar (como no caso do (ole!. O tamanho do tubo, seu di+metro e comprimento alteraro a altura do som produ#ido. Fuanto mais comprimento e di+metro, mais grave o som. Assim os dispositivos que permitem 7abrir os furos7 de determinado instrumento alteram a frequBncia do som. 6o subdivididos de acordo com o componente de vibrao= Aero)ones de aresta a embocadura 1 uma aresta onde o 4ato de ar 1 direcionado, podendo ser simples como no caso da flauta de pan onde os l.bios determinam o tamanho da l'mina de ar ou de apito como no exemplo da flauta doce em que h. uma aresta talhada na parede do tubo + Aero)ones de alheta onde o ar fa# vibrar uma ou duas palhetas, ex. 5larinete (palheta simples! obo1 e fagote (palheta dupla! + Aero)ones de %ocal so aqueles em que o l.bio do executante vibram (como palhetas duplas!, ex. 8rombone e 8rompete. 0ossa !o1 ode ser classi)icada como um aero)one.

You might also like