You are on page 1of 20

DOSSIER MATERIAIS DE RENOVAO E REABILITAO

Artigo Tcnico entrevistas produtos

/ 45

Reabilitao

Reabilitao de Coberturas Inclinadas Tradicionais

Autoria do Trabalho: Eng. Miguel Silva - Onduline, SA

NOTA INTRODUTRIA
Quando pensamos numa determinada soluo para coberturas inclinadas, devemos lembrar-nos que estas esto completamente expostas aos raios UVs, aos ciclos de gelo-degelo, s intempries, vento, chuva intensa, entre outras. Infelizmente, deparamo-nos regularmente com escolhas duvidosas, quer tecnicamente, quer na qualidade dos materiais que iro integrar uma determinada cobertura, tendo apenas como critrio o preo mais baixo, um total desconhecimento na forma como esses materiais devem ser colocados ou se so ou no adequados para determinado tipo de solicitao. Como exemplos mais frequentes, poderemos citar o uso incorrecto de barreiras pra-vapor (colocadas em posies completamente erradas), isolamentos trmicos com espessuras escolhidas sem qualquer tipo de critrio (a no ser o econmico), entre outros. Felizmente, nesta rea, com a alterao das normas e com o aparecimento da certificao energtica dos edifcios, parece-nos que finalmente se est a inverter esta situao. Este artigo ir referir-se essencialmente reabilitao de coberturas inclinadas e sua impermeabilizao, atravs de placas de subtelha fibrobetuminosas.

A TELHA

CERMICA E PRINCIPAIS PATOLOGIAS

EM COBERTURAS INCLINADAS
A no considerao das recomendaes dos fabricantes ou o estudo rigoroso das limitaes das solues escolhidas, provocam o aparecimento de patologias graves, infelizmente mais frequentes do que o que seria desejvel. Estas patologias tm consequncias graves, no s estticas, mas talTELHAS DESLOCADAS OU PARTIDAS, como consequncia da aco do vento ou de outros factores climatricos (ex: queda de granizo, deslocao fortuita de pessoas, instalao de antenas, painis solares, ar condicionado, deslocao de animais, entre muitos outros). vez e, mais importante, ao nvel da degradao acelerada dos elementos estruturais, dos restantes elementos da cobertura (tais como isolamentos trmicos, forros, tectos falsos, etc.) e, acima de tudo, no conforto e na sade das pessoas. As patologias mais comuns em coberturas inclinadas so as seguintes:

INCORRECTA APLICAO DE MATERIAIS. Esta tambm, infelizmente, uma das patologias mais recorrentes nas coberturas, dado que, muitas vezes, por questes quase sempre relacionadas com custos mais baixos de execuo ou simplesmente pela pouca relevncia que se atribui s coberturas inclinadas, as tarefas so executadas por empresas com muito pouca experiencia, formao ou Know-how na realizao das mesmas. Como consequncia, os materiais so aplicados em stios incorrectos, inacessveis (dificultando trabalhos de manuteno) e que impedem frequentemente o escoamento adequado e natural da gua ao longo da cobertura.

FALTA DE VENTILAO. Este um dos erros mais comuns nas coberturas, por vezes por excesso de zelo, fazendo com que as coberturas fiquem completamente estanques ao ar, aumentando gravemente o risco de condensaes superficiais. Quando estas condensaes so muito intensas, muito frequente confundirem-se com infiltraes.

DEFORMAO DA ESTRUTURA DA COBERTURA, quase sempre por incorrecto dimensionamento (ou pela falta dele) dos elementos que compem a estrutura da cobertura ou por condies na execuo do trabalho ineficazes (ex: exposio chuva durante a execuo da cobertura e tempo de secagem incorrecto ou inexistente).

46 /

FALTA DE MANUTENO, Como qualquer outro elemento da construo, ao longo dos anos de servio, a cobertura necessita de visitas de manuteno (ex: limpeza de caleiras, algerozes, substituio de rufos, telhas, etc. ).

SOLUES INCOMPLETAS. Quando os materiais no so aplicados com todos os acessrios necessrios e fundamentais (muitas vezes por falta de conhecimento, outras por razes econmicas), aparecem falhas (acontece com frequncia nas solues de impermeabilizao) e, como bvio, o resultado final e o comportamento dos mesmos fica seriamente comprometido, tendo-se em muitas situaes, gasto dinheiro de forma desnecessria.
Inexistncia de grampeamento da telha cermica

Como consequncia, aparecem as indesejveis goteiras ou humidades, por infiltrao ou condensao. Estas tm efeitos muito negativos, levando degradao acelerada dos elementos da cobertura. Nas estruturas de madeira, aparecem normalmente fungos (podendo provocar o apodrecimento das peas), sendo que no beto, esta presena de humidade, ataca as armaduras, debilitando as suas caractersticas mecnicas. Para alm de reduzir as capacidades resistentes destes componentes da cobertura, aparecem frequentemente sinais de degradao da qualidade do ar interior e salubridade dos espaos interiores, colocando em causa a habitabilidade dos mesmos.

Queda de tecto devido a infiltraes

Infiltraes graves junto ao beirado

COMO IMPERMEABILIZAR A COBERTURA COM


LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES Para solucionar os problemas de infiltraes em coberturas inclinadas tradicionais atrs referidos, a Onduline recomenda a aplicao das suas placas de subtelha fibrobetuminosas. Sempre que pretendermos intervir numa cobertura, para podermos escolher a soluo de subtelha mais adequada e poder inclusivamente realizar o respectivo estudo econmico com rigor, torna-se muito importante efectuar um levantamento exaustivo do que j existe ou do que se pretende realizar (em caso de necessidade de remoo do existente) na cobertura:

SUBTELHA
DE ESTRUTURA DE APOIO

TIPO

Estrutura de madeira

Estrutura metlica

Estrutura de beto

Base contnua

Base descontnua / 47

Reabilitao

TIPO

DE TELHA CERMICA DA COBERTURA E SEU ESTADO DE CONSERVAO:

Telha de Canudo

Telha Lusa (nova e usada)

Telha Marselha

VERIFICAO

CARACTERSTICAS

ESPESSURA DO MESMO (DE ACORDO COM O DE

DA NECESSIDADE DE ISOLAMENTO TRMICO, TIPO E RESPECTIVA

COMPORTAMENTO

RCCTE - REGULAMENTO TRMICO DOS EDIFCIOS)

DAS

Isolamento trmico includo em painel Ondutherm

OSB + Isolamento trmico

Colocao de barreira pra-vapor + Isolamento trmico

Cobertura com vrias guas, rinces e cumes

Caleira interior

Vrios rinces e beirado

S depois de efectuado convenientemente este levantamento, ser possvel quantificar detalhadamente os materiais e respectivos acessrios necessrios. A no quantificao ou quantificao incorrecta desses acessrios, poder inviabilizar a correcta aplicao dos sistemas ou o seu adequado funcionamento futuro, levando muitas vezes a gastos em material desnecessrios, dado que, no sendo bem aplicados, os sistemas pura e simplesmente no funcionam. Sempre que se pretender obter um oramento para a reabilitao de uma determinada cobertura, certifique-se que a empresa aplicadora que consultou, qualificada para o trabalho em causa e que equacionou um sistema completo (incluindo todos os acessrios reco48 /

mendados) e no apenas parte dele. Infelizmente, muito frequente, adjudicarem-se obras, apenas pelo valor mais baixo, no olhando para as mais-valias das diferentes solues tcnicas apresentadas. APLICAO DAS PLACAS DE SUBTELHA FIBROBETUMINOSAS Estas placas tm como principal objectivo garantir a total estanquidade s infiltraes de gua em coberturas inclinadas tradicionais. Como qualquer outro sistema, o sistema de subtelha, quando correctamente aplicado, ser, por si s, um sistema durvel e capaz de impedir toda e qualquer infiltrao na cobertura.

REFERNCIAS DE PLACAS DE SUBTELHA Existem diversas referncias de subtelha, sendo cada uma destas mais indicadas para diferentes tipos de telha cermica. Para se saber qual a subtelha a utilizar, ter-se- primeiro de definir qual a telha cermica pretendida. Consultando o quadro abaixo, retira-se ento a referncia de subtelha mais indicada:

Uma estrutura contnua, a situao mais favorvel para as placas Onduline, dado que se torna muito mais fcil deslocarmo-nos sobre as mesmas (na imagem podemos observar a colocao de placas de aglomerado de partculas de madeira OSB sob a subtelha ST50). INCLINAES ADMISSVEIS

TIPO

DE

ESTRUTURA NECESSRIA

Estas placas podero ser aplicadas sobre qualquer tipo de estruturas, sejam elas de madeira, metlicas ou beto, contnuas ou descontnuas. No entanto, dado serem placas flexveis, estas tero sempre de ser consideradas como elementos no estruturais. Como tal, caso se trate de uma estrutura descontnua, a distncia entre eixos das ripas que iro servir de apoio s placas de subtelha, devero estar mesma bitola da telha cermica que ir ser colocada por cima daquelas.

Estas placas aceitam inclinaes muito reduzidas, no podendo ser, nunca, inferiores a 10% (Aprox. 5.7o). Para inclinaes compreendidas entre os 10 e os 15%, devero sobrepor-se duas ondas lateralmente e 20 cm longitudinalmente. Para inclinaes superiores, bastar uma sobreposio de 15 cm e uma onda lateral. MANUSEAMENTO DAS PLACAS DE SUBTELHA As placas cortam-se com relativa facilidade, podendo os cortes serem realizados com praticamente qualquer ferramenta de corte (serrote, tico-tico ou serra circular, entre outros). O facto das placas serem muito ligeiras, facilita o seu manuseamento, fixao e transporte nas coberturas.

No caso da referncia de subtelha ST50, as ripas de PVC devero estar coincidentes com as inferiores da estrutura (colocadas distancia necessria para a telha cermica a aplicar). No caso das referncias ST200 e ST235, para telha de canudo, o ripado de apoio dever estar, no mnimo, a uma distncia igual indicada pelo fabricante da telha cermica que se ir aplicar por cima da subtelha, de maneira a garantir dois apoios por telha. DESLOCAO DOS OPERRIOS Para facilitar a deslocao de operrios sobre este tipo de placas fibrobetuminosas, recomenda-se a colocao de estrados de madeira ou poliestireno sobre as mesmas, de forma a permitir uma maior distribuio do peso. Em alternativa, sugerimos que se coloquem os ps sobre as ripas de PVC (Ref. ST50) ou sobre as fixaes (ST200 ou ST235).

/ 49

Reabilitao

FIXAO DAS PLACAS DE SUBTELHA Como j se referiu anteriormente, as placas de subtelha fibrobetuminosas so flexveis. Esta caracterstica fundamental para permitir a adaptao das placas de subtelha s estruturas, muito em particular em obras de reabilitao. Caso as placas fossem muito rgidas, no se conseguiria esta fcil adaptao, tendo mesmo de se alterar a estrutura da cobertura, de forma a retirar todos os eventuais empenos da mesma. importante fix-las convenientemente, de maneira a permitir que estas no se deformem, no deslizem ao longo da cobertura quando sujeitas ao peso da telha ou outros esforos (como vento, chuva e neve) e facilitem a deslocao de operrios sobre as mesmas. Quantas mais fixaes tiverem as placas, maior ser a resistncia das mesmas ao esmagamento. Devero ser aplicadas 12 fixaes por placa, para as referncias de subtelha ST200 e ST235. Devero ser aplicadas 6 fixaes nas sobreposies e 3 em duas fiadas intermdias. Para a referncia ST50, dever ser aplicada uma fixao na ripa de PVC de 50 em 50 cm. As fixaes devero ser sempre aplicadas nos topos das ondas. As placas devero ser aplicadas do beirado para o cume, com junta desencontrada. A face vermelha virada para cima e a face negra para baixo. A sobreposio das placas dever ser pelo menos de 15 cm no sentido da pendente e de 1 onda lateralmente. No caso de se tratar de uma zona muito ventosa ou exposta dever sobrepor-se 2 ondas.

REMATES Como j referido, o sistema de subtelha ter de ser perfeitamente funcional por si s. Assim, para ser totalmente estanque, ter-se- de impermeabilizar as zonas onde haja interrupo das placas de subtelha, de maneira a no existirem infiltraes. Para efectuar um remate correcto nessas zonas, devero ser utilizadas a fita asfltica auto-adesiva Ondufilm ou a fita metlica Metalfilm. FITA ASFLTICA AUTO-ADESIVA ONDUFILM/ONDUBAND Esta fita, apresenta-se em rolos com diversas medidas (0,10 x 10 m; 0,20 x 10 m; 0,30 x 10 m e 0,60 x 10 m). Poder ser utilizada em todos os remates necessrios em pontos singulares das coberturas: A fita asfltica auto-adesiva Ondufilm cola a frio. As superfcies devero estar secas e desprovidas de p ou outro tipo de sujidade. Em situaes em que a fita Ondufilm, seja aplicada com temperaturas muito baixas (< 10o C), ou quando for colada a superfcies no betuminosas, a sua adeso poder ser menor, pelo que dever ser utilizado um primrio betuminoso.

Cumes (0,20 x 10 m)

Disposio das fixaes nas placas de subtelha ref. ST50

Rinces (0,20 x 10 m)

Disposio das fixaes nas placas de subtelha ref. ST200 e ST235

Beirados (0,30 x 10 m) 50 /

FITA METLICA METALFILM Esta fita foi desenvolvida especificamente para rematar as placas de subtelha na zona de beirado. A sua utilizao, permite ocultar a subtelha, sem no entanto retirar a eficcia do sistema, dado que toda a gua proveniente da subtelha, escoar naturalmente pela telha cermica de Beirado. A fita Metalfilm tem a particularidade de ser metlica e, como tal, ser bastante resistente mecanicamente. Por outro lado tem uma srie de pr-dobras, que facilitam a adaptao da fita aos vrios planos de inclinao da cobertura e ao desenvolvimento da telha de beirado.

si s, um caudal de ventilao, quer entre a telha cermica e a subtelha, quer entre a subtelha e o desvo, bastante favorvel. Quando a cobertura uma cobertura seca, nos cumes e rinces, poderse- substituir a fita Ondufilm, pela fita ventiladora e impermevel Ondulair. Esta fita apresenta-se em rolos com medidas de 0,38 x 5 m. Em resumo, estas placas de subtelha so placas ligeiras (aprox. 3 kg/m2), flexveis, de muito fcil aplicao e que depois de aplicadas convenientemente, permitem-nos ter uma cobertura, com uma soluo tcnica durvel, perfeitamente impermeabilizada e reabilitada.

Colocao do Metalfilm

Aspecto final do beirado

CALEIRAS Em caleiras, as placas podero escoar directamente na caleira. Ser conveniente colocar o acessrio Pente ventilador por baixo da telha, de maneira a impedir a entrada de animais. O pente tem 1 m de comprimento.

Antes da interveno

Caleiras

Ventilador ST50

VENTILAO Como j referido anteriormente, a ventilao um dos aspectos mais importantes a salvaguardar numa cobertura. Muito em especial, quando se trata de coberturas antigas, com estruturas e tectos em madeira. Esta ventilao fundamental, essencialmente para evitar condensaes internas, que em muitas situaes podero ter consequncias to ou mais graves que infiltraes de gua. Para conseguir esse desejado caudal de ventilao muito importante reduzir ao mximo a utilizao de argamassas nas coberturas, permitindo que a ventilao seja o mais natural possvel entre os diversos elementos que as compem. Actualmente, existem mesmo procedimentos, que permitem realizar as coberturas sem recurso a argamassa (coberturas secas). Para mais informaes sobre este gnero de cobertura, consultar fabricantes de telha cermica. No que respeita subtelha Onduline, o facto de a subtelha ser Ondulada, permite-lhe favorecer a ventilao entre os diferentes elementos da cobertura. Para reforar, quando necessria, a ventilao entre as placas de subtelha e o desvo imediatamente abaixo, poder-se- recorrer a ventiladores de subtelha. Estes ventiladores consistem em mini-placas, com uma abertura de 240 cm que podero ser colocadas ao longo da cobertura, sempre que possvel, por baixo de uma telha de ventilao. Dever ser colocado um ventilador por cada 30 m. A disposio ideal ser em W. Lembramos que o facto de as placas serem Onduladas, permite, por

Subtelha+isolamento

Cobertura concluda

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Associao Portuguesa dos Industriais da Cermica de Construo (APICC) - Manual de Aplicao de Telhas Cermicas. Coimbra, 1998.
/ 51

Entrevista

Barbot

Rogrio Pauprio, Director Comercial e Administrador


Fundos Opacificantes

UMA CRISE, MUITO SE TEM FALADO DO MERCADO DA RENOVAO E REABILITAO.

NESTA

FASE EM QUE A CONSTRUO ATRAVESSA

O? A crise no nova, foi anunciada com alguma antecedncia atingindo agora o ponto mais alto. Um dos objectivos de mdio/longo prazo da Barbot precisamente a reabilitao de edifcios, por isso, no fomos apanhados desprevenidos, pelo contrrio, preparadssimos para este desafio. A reabilitao poder no ser o mercado do futuro, mas com certeza o mercado do presente.

TAO COMO O MERCADO FUTURO NA CONSTRU-

CONSIDERA A REABILI-

Barbot sinnimo de inspirao, inovao, design e tecnologia espao. Num ano marcado por um aniversrio to importante, Rogrio Pauprio, Director Comercial e Administrador da Barbot, aceitou o convite da Materiais de Construo e, entre outros assuntos, apresentou as razes do desenvolvimento e crescimento sustentvel desta marca portuguesa.

QUAIS SO OS MAIORES OBSTCULOS PARA A EXECUO DE OBRAS DE REABILITAO NO NOSSO PAS? O maior obstculo para a execuo de obras de reabilitao , neste momento, a falta de meios humanos e preparao, porque as empresas de pintura no se prepararam a tempo para a quantidade e qualidade de obras que comearam a aparecer. Temos proporcionado s empresas dezenas de cursos de formao, sobre o nosso sistema de isolamento trmico Barbotherm, sistema que dos mais usados na reabilitao de edifcios.

COMO CARACTERIZA A EMPRESA E QUAL TEM SIDO O PERCURSO AO LONGO DA SUA EXISTNCIA? A Barbot hoje uma referncia no segmento da renovao e decorao de interiores e actualmente est entre as trs maiores empresas de tintas do mercado nacional. Ao longo dos seus 90 anos de existncia, a Barbot tem baseado a sua estratgia na qualidade e inovao no desenvolvimento de produtos, bem como na satisfao das necessidades dos seus clientes. QUAIS OS PRINCIPAIS FACTORES DIFERENCIADORES DA EMPRESA FACE AO SEUS CONCORRENTES? Entre muitos outros factores diferenciadores, podemos apontar a diversidade da nossa gama de produtos, a excelente relao qualidade/preo e o acompanhamento tcnico-comercial que prestamos aos nossos clientes.

52 /

DA

SE DESTACAM NO MERCADO DA REABILITAO?

VASTA OFERTA DE PRODUTOS QUAIS SO AQUELES QUE, MAIS

EXISTE POR PARTE

DA EMPRESA UMA ORIENTAO OU ESTRATGIA VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS PARA ESTE MERCADO?

Na reabilitao destacamos o nosso Sistema Barbotherm, j homologado pelo LNEC, que permite ganhos at 30% na energia utilizada na climatizao, mas neste momento temos j em ensaio outros sistemas com novos materiais, tendo em vista a apresentao em tempo til de produtos inovadores para a reabilitao de edifcios, tendo sempre em vista o binmio qualidade/preo. COMO ANALISA O MERCADO ACTUAL DA CONSTRUO E QUE MEDI-

DAS CONSIDERA IMPORTANTE TOMAR PARA PROMOVER A SUA RETOMA?

As medidas mais importantes para a retoma so financeiras e neste ponto no nos compete opinar. No entanto todos sabemos que cada vez mais as nossas vilas e cidades apresentam um patrimnio com aspecto degradado, parecendo-nos que o poder poltico dever intervir para atrair investimento para que a reabilitao seja possvel, promovendo, por isso, a retoma no sector da construo.

Deco Colection

/ 53

Entrevista

CS - Coelho da Silva

Snia Santiago Felgueiras, Departamento de Marketing


QUAIS
OS PRINCIPAIS FACTORES DIFERENCIADORES DA

A evoluo tecnolgica, o fcil acesso informao e o aumento do nvel de exigncia e conhecimento do consumidor, permitiu que a procura se diversificasse e o mercado se segmentasse, sendo a telha e acessrios cada vez menos considerados uma commodity e assumindo-se como produtos tecnicamente diferenciados. Assim, a estratgia de diferenciao assenta em 5 pilares fundamentais: - Estabelecer parcerias de longa durao com os nossos clientes, com uma poltica comercial rigorosa, consistente, coerente e transparente, onde a confiana factor primordial. - Utilizar a mais avanada tecnologia disponvel; disponibilizar no mercado uma vasta gama de produtos de elevada qualidade, capaz de responder aos mais altos padres de exigncia para coberturas, onde a esttica se funde com a funcionalidade, continuando a projectar o material cermico como principal soluo de cobertura no futuro. - Aliar ao produto a componente servio, demonstrando total disponibilidade ao longo de todo o processo. Alm de formao tcnica que disponibilizamos em fbrica aos nossos clientes directos e indirectos, apoiamos o cliente em obra e oferecemos uma assistncia profissional mais aprofundada sempre que necessrio, a par da garantia de que beneficiam os nossos produtos. - Controlo de qualidade e poltica ambiental; o rigor e a pr-actividade so a base do nosso trabalho laboratorial, perspectivando sempre a melhoria e envolvendo todos os intervenientes no processo. Aplicando boas prticas de gesto de recursos, desde a seleco de matrias-primas at ao produto final, privilegiamos em todas as fases de fabrico processos que proporcionem redues significativas do consumo energtico global. - Forte investimento em Conhecimento do mercado, procurando averiguar com rigor as necessidades e preferncias dos clientes, apostando em Investigao & Desenvolvimento, de forma a assegurar e disponibilizar produtos e servios que correspondam s necessidades identificadas e/ou a melhorias tcnicas das coberturas. NESTA FASE EM QUE A CONSTRUO ATRAVESSA UMA CRISE, MUITO SE TEM FALADO DO MERCADO DA RENOVAO E REABILITAO. CONSIDERA A REABILITAO COMO O MERCADO FUTURO NA CONSTRUO? A difcil situao que a economia enfrenta e o estado de profunda degradao em que se encontra o patrimnio edificado parecem andar de costas voltadas. evidente, bastando observar o estado em que se encontram os imveis em Portugal, que a quantidade de edifcios a carecer de reabilitao muito elevada. Neste sentido, o segmento de mercado da renovao

EMPRESA FACE AO SEUS CONCORRENTES?

Contando com mais de 80 anos de presena no mercado, e uma vasta experincia no sector, a CS - Coelho da Silva lder no mercado nacional de telhas e acessrios, sustentada pela contnua persecuo pela qualidade e inovao. Snia Santiago Felgueiras, do Departamento de Marketing, debrua-se sobre a importncia da reabilitao, no s como uma alavanca retoma do sector e da economia do pas, como tambm, numa perspectiva de sustentabilidade do patrimnio portugus.

COMO CARACTERIZA A EMPRESA E QUAL TEM SIDO O PERCURSO AO LONGO DA SUA EXISTNCIA? A histria de sucesso da CS - Coelho da Silva resultado de um patrimnio humano e empresarial que importa capitalizar e valorizar, hoje e no futuro. Com sementes no passado, em 1927, e pela mo de Joo Lopes Coelho da Silva, a histria comea com o fabrico artesanal da telha de canudo, sofrendo sucessivas evolues tecnolgicas e de capacidade produtiva ao longo dos anos, com duas geraes que souberam dar continuidade a uma cultura de inovao e empreendedorismo. Com uma posio de grande relevo no fabrico de telhas e acessrios para revestimento de coberturas, a CS - Coelho da Silva hoje lder de mercado em Portugal e uma forte referncia internacional, estando presente em mais de 25 pases. Orientado para a excelncia de desempenho e dirigido segundo rigorosos padres de bem servir, o negcio alicerado no primado da qualidade e do servio, incorporando tecnologia de ponta e know-how, a par do reforo contnuo da notoriedade e prestgio das marcas Tecno, Domus e Plasma, e do esprito de parceria que estabelece com os seus clientes. Com uma capacidade produtiva anual de 48 milhes de unidades, a CS Coelho da Silva gera um volume de negcios superior a 18 milhes de euros. Na CS - Coelho da Silva acreditamos na prosperidade do Pas e no importante contributo que o sector da construo pode continuar a desempenhar na economia nacional, pelo que vamos investir numa nova fbrica, com arranque previsto para 2011.
54 /

e reabilitao constitui uma oportunidade com forte potencial. Mas o que , partida, uma oportunidade de negcio, sofre com o regime burocrtico instalado. Seria fundamental adoptar uma poltica que motivasse os proprietrios a investirem na recuperao de edifcios, com eventual concesso de benefcios fiscais a quem se proponha reabilitar, e que agilizasse os processos burocrticos. O mercado da reabilitao urbana poder ser o caminho para, por um lado, apostar na indispensvel renovao dos nossos edifcios e, por outro, gerar uma dinmica que relance a economia do Pas, mas a chave permanece no poder de deciso das entidades pblicas.
QUE MAIS SE DESTACAM NO MERCADO DA REABILITAO?

Merece igual destaque, o beirado de encaixe MR1, que vem trazer ao clssico beirado Portuguesa o mesmo carisma, mas com vantagens acrescidas de funcionalidade. uma pea desenvolvida e patenteada pela CS - Coelho da Silva, que permite um encaixe perfeito entre a telha e o beirado, garantindo estanqueidade cobertura, graas ao seu design inovador, sem necessidade de utilizao de argamassa e evitando assim os problemas da decorrentes. Numa reabilitao onde se possa e queira aproveitar a telha existente na cobertura, este beirado tem ainda a particularidade de se adaptar bem a qualquer tipo de cobertura com telha Marselha. E porque a telha no tem que se resumir unicamente a coberturas, a CS Coelho da Silva apresenta uma soluo para reabilitao de fachadas, com a telha Plasma. A fuso de um design moderno com uma arquitectura clssica resulta numa fachada mpar, onde a beleza abraa a eficincia energtica. sabido que a grande maioria das casas antigas no tem isolamento trmico. Na reabilitao, o isolamento no descurado e a Plasma tem a versatilidade de se assumir tambm como uma soluo ptima para uma fachada ventilada e isolada, que no exige rigor no suporte (quando comparado com outro tipo de revestimento para fachadas) e torna a aplicao mais rpida (e por conseguinte, menos dispendiosa), a acrescer s suas j reconhecidas propriedades acsticas e trmicas.
IMPORTANTE TOMAR PARA PROMOVER A SUA RETOMA?

DA

VASTA OFERTA DE PRODUTOS QUAIS SO AQUELES

EXISTE POR PARTE DA EMPRESA UMA ORIENTAO

PRODUTOS PARA ESTE MERCADO? Perante a carga histrica e patrimonial da arquitectura nacional, a CS reconhece no mercado da reabilitao uma oportunidade para preservar uma herana que de todos, correspondendo ora com o desenvolvimento de novos produtos, ora com a estilizao de alguns modelos j existentes, adaptando-os no apenas a habitaes e edifcios reabilitados, como tornando-os compatveis com coberturas de design contemporneo.

OU ESTRATGIA VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE

COMO

ANALISA O MERCADO ACTUAL DA CONSTRUO E QUE MEDIDAS CONSIDERA

Com a debilidade da economia, o mercado da construo sofre a par dos outros sectores. Paralelamente, nunca foi to difcil antecipar o que est ao virar da esquina. No caso especfico das coberturas cermicas, a quebra da construo nova parcialmente compensada pelo aumento da reabilitao e agravada pela tendncia para o desenho de coberturas planas em alternativa s inclinadas. Esta opo no entanto mais dispendiosa, carece de maior manuteno e, se analisada em termos de ciclo de vida total do produto, bastante pior do ponto de vista ecolgico. Atenta evoluo do mercado, a CS - Coelho da Silva procura dar resposta s oportunidades detectadas, continuando a fazer evoluir a sua oferta para manter a liderana na qualidade dos seus produtos como referncia no mercado, junto dos seus parceiros, prescritores e consumidores finais. Nestes tempos de mudana, preferimos olhar em frente.

Assim, a telha Domus responde bem ao mercado da reabilitao. Baseada num desenho antigo de telha tipo Marselha mas com um design mais moderno, a Domus apresenta-se como a soluo ideal para satisfazer uma procura mais convencional, fazendo-se acompanhar de um conjunto de acessrios que completam a oferta.

/ 55

Entrevista

Saint-Gobain Weber Portugal


Csar Correia, Director de Marketing

Presente no mercado portugus desde o ano de 1990, a A Saint-Gobain Weber Portugal aposta no conhecimento e desenvolvimento de novas tcnicas e/ou produtos que respondam s necessidades especficas e locais dos seus clientes.

Csar Correia, Director de Marketing, apresentou-nos a empresa e as solues para o mercado da renovao e reabilitao, bem como, especificou as razes que fazem desta empresa uma referncia na inovao, qualidade e segurana.

LONGO DA SUA EXISTNCIA?

COMO

CARACTERIZA A EMPRESA E QUAL TEM SIDO O PERCURSO AO

A Saint-Gobain Weber Portugal, S.A. uma empresa produtora de argamassas para a construo civil. A empresa est presente h 20 anos em Portugal. No final de 2008 fundiu-se com o grupo maxit, aps a compra deste pelo grupo Saint-Gobain, em Maro de 2008. A empresa actua em 5 actividades principais, argamassas para colagem e betumao de cermica, argamassas para revestimento e renovao de fachadas, argamassas para pavimentos, argamassas tcnicas e a argila expandida com a marca LECA.

Os principais factores diferenciadores da Saint-Gobain Weber Portugal so a aposta em produtos e servios de qualidade para o mercado portugus. A empresa tem uma equipa de tcnicos dedicados ao desenvolvimento e produo de produtos de construo civil para o mercado portugus, com o apoio do grupo internacional; complementarmente tem uma vasta equipa de pessoas cuja principal misso fornecer servios de qualidade aos nossos clientes.

EMPRESA FACE AO SEUS CONCORRENTES?

QUAIS

OS PRINCIPAIS FACTORES DIFERENCIADORES DA

56 /

Pode dizer-se que a Saint-Gobain Weber Portugal uma empresa local, dedicada a satisfazer as necessidades do mercado portugus, com o apoio de um grande grupo internacional. Mais de 90% dos produtos comercializados em Portugal foram desenvolvidos ou adaptados em Portugal, para o mercado portugus. CONSIDERA A REABILITAO COMO O MERCADO FUTURO NA CONSTRUO? A construo, de facto, atravessa uma crise. A construo nova praticamente parou nestes ltimos dois anos, devido crise financeira, mas tambm, devido a um excesso de construo que houve nos ltimos anos, o que fez com que em Portugal tenhamos um excesso de habitaes novas. Se olharmos para os pases do norte da Europa, Alemanha, Frana, por exemplo, pode-se verificar que o mercado da renovao e reabilitao tem um peso muito importante no total do mercado da construo. Em Portugal, a sensao que temos que apesar da construo estar em baixo e de no vermos o mercado da renovao e reabilitao com grandes crescimentos, este mercado tem aumentado. comum aqui e ali vermos pequenas obras de renovao e reabilitao. A dificuldade em conhecer os crescimentos no mercado da renovao est na falta de estatsticas sobre as obras efectuadas, tipos de obras, reas renovadas, valor das obras, etc. Acredito que no futuro, num futuro que espero breve, a reabilitao e a renovao sejam um mercado de futuro.
TEM FALADO DO MERCADO DA RENOVAO E REABILITAO.

QUAIS

Penso que o principal obstculo para a execuo de obras de reabilitao no nosso pas, neste momento, o endividamento das famlias. Penso, ainda, que em Portugal comea agora a surgir uma cultura para a renovao e reabilitao de edifcios, mas que nos pases do norte da Europa comeou h muitos anos atrs. DA VASTA OFERTA DE PRODUTOS QUAIS SO AQUELES QUE, MAIS SE DESTACAM NO MERCADO DA REABILITAO? EXISTE POR PARTE DA EMPRESA UMA ORIENPARA ESTE MERCADO? Como referi, anteriormente, a Saint-Gobain Weber Portugal actua em cinco actividades, em todas estas actividades existem produtos que podem ser utilizados em obras de renovao e reabilitao. Este tipo de produtos vai desde, as colas para cermica que permitem fazer renovao de revestimentos cermicos, produtos para a renovao de fachadas, produtos de renovao de beto e produtos de impermeabilizao at aos produtos que permitem fazer renovao de pavimentos. TAO OU ESTRATGIA VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

BILITAO NO NOSSO PAS?

SO OS MAIORES OBSTCULOS PARA A EXECUO DE OBRAS DE REA-

NESTA

FASE EM QUE A CONSTRUO ATRAVESSA UMA CRISE, MUITO SE

Relativamente segunda parte da questo a resposta sim, existe actualmente uma orientao estratgica para o mercado da renovao e reabilitao. COMO ANALISA O
DERA IMPORTANTE TOMAR PARA PROMOVER A SUA RETOMA? MERCADO ACTUAL DA CONSTRUO E QUE MEDIDAS CONSI-

Penso que uma das medidas que poderia ser tomada, por parte do governo, seria promover e dar incentivos para que as famlias renovassem e reabilitassem as suas habitaes. Aces de promoo e sensibilizao para o bem-estar e para o conforto das habitaes poderiam fazer aumentar a renovao e a reabilitao dos edifcios, com a consequente retoma do mercado.

/ 57

Reabilitao

Produtos

Recuperador de Calor
A forma ergonmica da chamin fruto de vrios anos de estudo. Um design que agradar tanto aos amantes do contemporneo como do rstico, e que se integrar perfeitamente no ambiente do lar. Este produto tem um rendimento excepcional: a combusto controlada por termstato, a expulso da fumaa do cristal automtica e um trinco frio evita queimaduras. Este recuperador tambm amigo do ambiente, com baixas emisses de CO2 e CO permitem um rendimento excepcional, recuperando mais de 75% do calor produzido. A excelente distribuio do calor resulta da sua concepo, com corpo em chapa de ao refractrio, o que proporciona alta resistncia aos choques trmicos para uma melhor combusto, a par com um sistema de ventilao eficaz, possibilitando a conduo de ar quente para outros compartimentos.

O recuperador de calor, Fuego, da Bodart & Gonay, marca representada pela Jaqueciprolar, combina a funcionalidade e a criatividade. A grande porta de vidro e a chamin transformam-no, simultaneamente, num aparelho de aquecimento de elevado rendimento e num elemento decorativo.

Aquecimento por Tela Radiante


No precisa de radiadores nem de outros elementos alheios prpria estrutura da casa. No seca o ar, que mantm a humidade do ambiente, no existem pontos a maior temperatura que a do corpo humano. O aquecimento por tela radiante, pelas suas numerosas vantagens, comparativamente com outros sistemas de aquecimento, transformando-se numa excelente alternativa, obtendo um ambiente saudvel, com o mximo conforto e o menor consumo.

O aquecimento por tela radiante Cecatherm um sistema por acumulao natural do calor no cho, capaz de proporcionar 24 horas de conforto. Aproveita o prprio pavimento da habitao sem a necessidade de recorrer a outro elemento acumulador externo. Esta soluo est integrada no solo atravs de uma instalao moderna, que ligada rede elctrica aquece o solo e todo o ambiente envolvente. A transmisso do calor realiza-se de forma suave e homognea por todo o piso. Um sistema silencioso, sem poeiras e sem movimentos de ar.

58 /

Revestimentos e Pavimentos Cermicos


A Cinca desenvolveu novas solues para revestimentos e pavimentos. Sendo a soluo indicada para a construo nova, como tambm para a renovao de espaos. Com um grafismo de linhas subtis a brilhar sobre uma superfcie satinada, a srie Caesars parece confundir-se com um tecido de alta-costura. Tal como um alfaiate, a Cinca incrementou a esta linha decoraes elegantes e romnticas, acrescentando um toque de glamour a cada pea. Tem como cores disponveis; prola, castanho, branco e preto. Brilho e profundidade so os aspectos essenciais da Srie Luxor, que vo cativar o pblico que procura na cermica um toque de luxo e de serenidade. Composta por quatro cores, claras e escuras, esta srie apresenta uma ampla gama de decoraes, ora geometrias ora florais. Disponvel nas cores prola, castanho, cinza e antracite. Com a srie Venetian, a Cinca oferece a autenticidade da pedra. Para criar ambientes naturais e sofisticados, a srie dispem de duas decoraes refinadas e estilizadas, que nos transportam para tempos gloriosos. Est disponvel nas cores marfim e noz. Ambas as coleces so apresentadas no formato de 25 x 55 cm para revestimento e de 33 x 33 cm para pavimento.

Pavimento Elegante e Extremamente Robusto


A Colowall apresenta o Bliss Art, mais uma variante da coleco Ocean: em separado decoraes nuticas de elegncia particular e de qualidade: Mogno, Maple Cumbrian, Canyon Andiroba, Planalto e Maple. As rguas so de apenas 113 mm de largura e tm tiras de alumnio. Isso produz um efeito nobre e particularmente elegante. Este efeito aumentado pelo brilho extraordinrio na verso com rguas de acabamento em alto brilho e na popular verso seda mate. As rguas de alto brilho esto endurecidos com ultravioleta, como de costume, mas so extremamente robustas pela utilizao de um feixe electrnico. Como resultado, o Bliss Art no apenas um produto especialmente atraente, mas tambm um pavimento robusto que esteticamente agradvel aos olhos e pode suportar as mais diversas condies.

/ 59

Reabilitao

Revestimento de Fachada

EzWall uma gama de revestimentos de fachada e tactos com caractersticas nicas. Fabricado num compsito de fibra de madeira e polipropileno, tem na sua composio componentes de proteco que lhe conferem longevidade e iseno de manunteno. A matria-prima utilizada neste compsito madeira nobre, reciclada e polipropileno reciclado. EzWall um perfil desenvolvido com uma face e um sistema de encaixe oculto que permite aplicaes distintas. Este produto tem como cores base, o negro, o castanho, o cinzento, o laranja e o prola.

As caractersticas deste compsito, e a forma como fabricado, garantem o no aparecimento de farpas ou lascas no revestimento, tornando este material o ideal para aplicar em zonas balneares. Devido forma de aplicao e s reduzidas dilataes, o EzWall no parte, nem lasca com as diferenas trmicas. Antes de instalar, aconselhvel desembalar as rsguas de EzWall, e aguardar cerca de 48h para que o material se adapte ao meio ambiente onde vai ser instalado, no entanto, durante esse tempos, o material no deve estar sob a luz directa do sol. A sua limpeza fcil, pelo que dever ser feita apenas base de gua.

Painis de Parede
Os painis de parede Maestro Waterwall distinguem-se pelas suas vantagens em termos de qualidade, impermeabilidade, limpeza e higiene, facilidade na instalao, de aspecto requintado permitindo maior conforto na casa de banho e cozinha. Paredes interiores resistentes gua para todas as aplicaes. Este produto resistente gua e, portanto, perfeito para espaos molhados, mesmo em contacto directo com paredes de duche; rpido e fcil de instalar graas aos painis grandes e ao sitema Loc nico; de forma limpa sem cola ou cimento (no caso de espaos molhados necessrio silicone entre os painis); com juntas estreitas, invisveis e fceis de limpar. Esto disponveis nas seguintes cores; paint-it; areia; ardsia; branco efervescente; x-branco; xpreto e cinza pedra.
60 /

Reabilitao

Aquecimento por Piso Radiante

O aquecimento por piso radiante Magnum Millimat, da Magnum, a forma mais confortvel de aquecimento, proporcionando uma agradvel temperatura uniforme em toda a diviso, ao contrrio dos sistemas tradicionais. Este aquecimento ideal para pavimentos j existentes, podendo no entanto ser usado em construes novas. O sistema Magnum Millimat composto por uma malha de fibra de vidro e um cabo constitudo por trs condutores e uma blindagem metlica. Criado para pavimentos de argamassa, pode contudo ser adaptado para pavimentos de

madeira, utilizando placas de isolamento antes da malha, ou uma ligeira camada de cimento cola. A espessura total da malha e do cabo de 3,5 mm. Quanto ao isolamento que cobre o elemento de aquecimento, este feito de Teflon, sendo a cobertura externa blindada com malha em alumnio e posteriormente recoberto com uma bainha de PVC, que o torna 100% resistente gua. O cabo est disponvel em vrias potncias, entre os 150 e 3125 W. Um nico cabo aquece espaos at 42 m.

Placa de Gesso Laminado


A Gyptec Ibrica, empresa do Grupo Preceram, produz na Figueira da Foz placas de gesso laminado recorrendo a matrias-primas ecolgicas. Na rea da reabilitao, a utilizao do gesso laminado permite alterar a modulao interior dos edifcios, adequando-os a uma arquitectura moderna e, ao mesmo tempo, assegurar maior conforto trmico e acstico. As placas de gesso Gyptec permitem a aplicao de qualquer tipo de acabamento ou decorao, sendo um material resistente, incombustvel, saudvel e ecolgico. As placas Gyptec de 2 metros de comprimento so ideais para serem transportadas por corredores e escadas de difcil acesso. Os sistemas de paredes interiores Gyptec so constitudos por placas de gesso laminado aparafusadas a perfis de ao, podendo ser simples, com maior resistncia ao fogo, com ou sem isolamento. Em zonas de maior exigncia so utilizados sistemas mais complexos com estrutura reforada e dupla ou tripla placa. O revestimento, pelo interior, das paredes exteriores uma das formas mais prticas e eficientes de recuperar edifcios existentes ou como soluo de raiz em projectos novos. As placas Gyptec (simples ou com EPS) podem ser coladas directamente com cola GA, ou aplicadas com estrutura metlica Gyptec e isolamento. Os revestimentos de tectos so de fcil aplicao, simplificam a execuo das instalaes elctricas e de climatizao e apresentam uma mais valia esttica.
62 /

Reabilitao

Cermica para Reabilitao

Planitum um novo produto da Recer que resulta da aplicao de novas tecnologias que permitem compactar e reduzir o porcelnico a uma fina lmina. fina espessura de 3/4 mm associam-se caractersticas como a perfeita planaridade e leveza, facilidade de manuseamento e limpeza e corte (tipo vidro) a partir da placa 300 x 100. As suas grandes dimenses permitem a reduo substancial das juntas e consequente higienizao e manuteno dos espaos onde instalada.

Planitum pois uma soluo de pavimentao, de revestimento interior e exterior colado ou em fachada ventilada. Uma vez mais derivado da sua espessura, apresenta caractersticas mpares em trabalhos de reabilitao e recuperao do parque urbano, possibilitando a fcil aplicao sobre outros produtos existentes. Tem igualmente vocao de produto decorativo moderno, isoladamente ou em combinao com a cermica tradicional.

Sistema de Deck
A Rehau desenvolveu o sistema de decks Relazzo em WPC Rauwood, com novos padres de qualidade. Um material composto que alia o melhor da madeira s vantagens dos polmeros. O deck ganha cada vez mais importncia como elemento de design. Os materiais convencionais do lugar a materiais inovadores.

Grande qualidade, pois para alm de inovador e tecnologicamente avanado, o material Rauwood de alta durabilidade e processamento simples; resistncia, j que os sistemas so ecolgicos e antiderrapantes, conservando a forma e a cor sem se ter de investir muito tempo em conservao; e montagem fcil, com um sistema inteligente que torna a colocao fcil e rpida, mesmo para amadores. Quer se opte por uma disposio moderna, funcional ou clssica, o Relazzo concede a cada deck um toque pessoal. A vasta gama de seis cores e dois tipos de superfcies disposio, permite desfrutar do mximo de liberdade no planeamento do deck; o design atractivo e a textura agradvel em combinao com as inmeras possibilidades de colocao, transformam qualquer deck num espao nico.
64 /

Membrana de Impermeabilizao
A Renolit Waterproofing desenvolveu a membrana de impermeabilizao Alkorbright. Uma lmina de PVC-P reforada com uma malha de polister, em primeiro lugar pela preocupao em responder a uma necessidade de economia da energia existente, e em segundo pela preocupao ecolgica. Esta avanada tcnica resulta da conjugao da qualidade das membranas e por um aproveitamento mximo da luz solar. Alkorbright um produto de alta gama, de cor branca em toda a sua composio, tanto na subcapa como na sua superfcie, que oferece um excelente proveito do sol e, em consequncia, garante excelente performance e qualidade final. A capa inferior tambm branca o que propicia soldaduras praticamente invisveis, tornando-a homognea e esttica. A membrana est provida de uma capa protectora incolor, favorece o deslizamento das guas e do p, garantindo que a sua manuteno seja mais fcil e que o seu aspecto se mantenha mais limpo. Esta caracterstica refora e aumenta a aptido do produto para uma excelente captao do sol. A membrana "cool roof" (cobertura fria) um "lucro" importante que refora a sua alta gama. Na aplicao da Alkorbright ser necessrio uma inclinao mnima de 30 mm/m; em combinao com painis solares, ser necessrio uma inclinao de 60 mm/m. A estrutura rugosa desta membrana diminui o risco de deslizar durante a sua aplicao na obra.

Reabilitao

Telha Sculum
A Sotelha desenvolveu a telha Sculum, um modelo que possibilita a reduo do nmero de telhas na construo, permitindo uma ptima rentabilidade e funcionalidade, respeito pela beleza natural dos materiais cermicos, e uma diminuio do preo final por metro quadrado de cobertura. Uma telha com relevos significativos nas zonas de encaixe e recobrimento de forma a anular as consequncias nefastas causadas por ventos e pluviosidade fortes; conseguindo uma maior estanquidade e preservando eficazmente o isolamento. A Telha Sculum, produto de grande robustez e fabricada mediante elevados padres tcnicos, garante os melhores resultados mesmo em situaes complicadas como o gelo/degelo que nos permite uma maior durabilidade do produto, sem qualquer adio de hidrofugante. Como principais caractersticas tcnicas, esta telha tem um comprimento de 451 mm; largura de 275 mm; recobrimento longitudinal de 40,3 cm; recobrimento transversal de 23,5 cm; 3,5 kg + 0,2 de peso e no preenchimento sero necessrias 10,5/m unidades de telha.

Pavimento Flutuante
A coleco Vinyl Concept, da Corkart, marca representada em exclusivo, para o mercado nacional pela Tecniwood Solues, uma nova gerao de pavimentos flutuantes de vinlico, tecnologicamente avanados, resistentes, e que apresentam uma enorme versatilidade decorativa. A Vinyl Concept produzida com um sistema de encaixe sem cola, de grande qualidade, Uniclic. Este sistema permite a instalao do pavimento em metade do tempo, comparado com os sistemas tradicionais. Ao prescindir de cola, a colocao torna-se muito mais limpa e simples. Este novo conceito de pavimento vinlico possibilita a instalao directamente sobre a maioria dos pisos j existentes, sem ter de realizar qualquer modificao ou reforma. Rene assim condies para aplicao em reas comerciais e em todos os projectos de decorao de interiores. Os padres, com efeitos realistas, em madeira, cimento, pedras e metlicos, trazem ao espao um estilo incomparvel e muita personalidade. Com trs dimenses possveis; 1200 x 210 mm, 900 x 300 mm e 612 x 440 mm, a Vinyl Concept apresenta cinco tipos decorativos diferentes; duas espessuras, 9,8 mm e 10,8 mm, e texturas combinadas com os cinco padres decorativos. A resistncia ao desgaste (pavimento disponvel nas classes AC4 e AC5), o conforto que oferece, a fcil manuteno e as propriedades acsticas graas a um backing de cortia natural, tornam este produto ideal para a decorao de qualquer espao.
FONTE: LK COMUNICAO 66 /

You might also like