You are on page 1of 26

Seleo de Materiais

LIGAS RESISTENTES A ALTAS TEMPERATURAS

Tain Brando Salim Izar Engenharia Metalrgica e de Materiais

Campos dos Goytacazes, X de julho de 2012.

1. INTRODUO

2. AOS INOXIDVEIS

So denominados aos inoxidveis aqueles que possuem maior resistncia corroso do que a maioria dos outros aos. De forma geral, so ligas ferrosas que contm ao menos 12% de Cr como principal elemento de liga, podendo conter outros elementos em sua composio. A principal responsvel pela resistncia corroso dos aos inoxidveis uma camada fina, aderente e contnua que se forma na superfcie do metal devido presena do cromo. Ela faz com que no material no ocorra oxidao em ambientes normais e, quando expostos em ambientes oxidantes e corrosivos, sejam mais resistentes. Geralmente, outras propriedades e caractersticas so associadas a estes aos como resistncia mecnica elevada, manuteno de propriedades mecnicas a altas e baixas temperaturas, baixa rugosidade superficial facilitando sua limpeza e acarretando uma aparncia higinica, forte apelo esttico (Modenesi, 2001). Os elementos de liga adicionados aos aos inoxidveis podem ser divididos em duas categorias quanto a seu poder de estabilizar as fases ferrita e austenita. Os elementos ferritizantes ou alfagnicos aumentam o campo de estabilidade da fase ferrita (CCC) e os austenitizantes ou gamagnicos so responsveis pelo aumento do campo de estabilidade da fase austenita (CFC) nos aos inoxidveis. Os principais elementos e sua influncia esto apresentados na tabela 1. Tabela 1. Elementos ferritizantes e austenitizantes. FERRITIZANTE AUSTENITIZANTE

Cr Si V

Mo Al W

Ti Nb B

Ni C Mn

Cu N Co

1.1

Aos Inoxidveis Martensticos So ligas Fe-Cr-C que possuem uma microestrutura martenstica na

condio endurecida. A martensita uma fase metaestvel supersaturada em carbono de estrutura cristalina tetragonal de corpo centrado. Geralmente o teor de cromo presente nessas ligas encontra-se compreendido entre 12 e 18% e de carbono entre 0,1 e 0,5%, embora em alguns casos esse teor possa chegar at 1%. Esses elementos de liga so balanceados para garantir uma estrutura martenstica. So ferromagnticos, endurecveis por tratamento trmico quando austenitizadas a temperaturas adequadas, tm baixa soldabilidade e resistentes corroso somente em meios de mdia agressividade.

1.2

Aos Inoxidveis Ferrticos Nesta classe, o cromo o principal elemento de liga e pode estar

presente em elevados teores (12 a 30% Cr), enquanto o teor de carbono baixo, no mximo 0,20%. Devido a esse baixo teor de carbono, a fase austentica do ao eliminada e conseqentemente ele no endurece com tratamentos trmicos. Essas ligas possuem quantidades suficientes de Cr e outros elementos ferritizantes, tais como Mo, Si, Al etc, para estabilizar a fase ferrita que tem estrutura cbica de corpo centrado (CCC) em toda a faixa de temperatura desde a fuso. So ferromagnticos, podem possuir boas ductilidade e

conformabilidade,

mas

suas

caractersticas

de

resistncia

em

altas

temperaturas so ruins se comparadas a dos austenticos.

1.4

Aos Inoxidveis Austenticos Eles so considerados a maior famlia dos aos inoxidveis tanto em

variabilidade

de

tipos

quanto

em

aplicabilidade.

Esta

classe

inclui,

principalmente, as ligas Fe-Cr-Ni, e algumas outras ligas onde o nquel parcial ou totalmente substitudo pelo mangans. O contedo de cromo varia entre 16 e 26%, o de nquel menor ou igual a 35% e o mangans menor ou igual a 15%. A adio de elementos austenitizantes, como nquel, mangans ou nitrognio amplia a regio de estabilidade da austenita, de estrutura cristalina cbica de face centrada (CFC) podendo suprimir a formao de ferrita . Estas ligas no so endurecveis por tratamento trmico, so nomagnticos na condio recozida e so endurecveis apenas por trabalho a frio. Normalmente, possuem excelentes propriedades criognicas, resistncia mecnica e corroso em altas temperaturas.

1.5

Aos Inoxidveis Duplex e Superduplex So ligas bifsicas que renem as qualidades dos aos ferrticos e

austeniticos e so baseadas no sistema Fe-Cr-Ni. Esses materiais possuem normalmente propores aproximadamente iguais de ferrita e austenita em sua microestrutura e menos que 0,03% de C com adies de Mo, N, W e Cu. O teor tpico de Cr e Ni desses aos 20 30% e 5 10% respectivamente. A ferrita a primeira fase a se formar durante a solidificao da liga, sendo ento a matriz, e a austenita formada posteriormente no resfriamento, estando ento distribuda na matriz ferrtica. Os aos inoxidveis duplex e superduplex so considerados de boa soldabilidade, com alguns cuidados tendo que ser tomados. Considera-se que

possuem melhor soldabilidade que alguns ferrticos, mas pior que os austenticos.

1.6

Diagramas de equilbrio A seguir esto descritos dois diagramas de equilbrio importantes para

interpretar a microestrutura e as fases presentes nos aos inoxidveis

1.6.1 Sistema Fe-Cr O diagrama de fases da liga Fe-Cr est representado na figura 1. Este diagrama tem importncia na avaliao da influncia do cromo no campo de existncia da austenita e na analise da precipitao de fases secundarias.

Figura 1. Diagrama de fases da liga Fe-Cr.

O cromo o principal elemento de liga destes aos e como elemento ferritizante, reduz o campo da austenita, estabilizando ento a ferrita para teores superiores a 12,7-13% no sistema Fe-Cr. O campo de existncia da austenita est limitado num teor mximo de cromo de 12,7-13% e temperatura entre 850 e 1400C.

Na faixa de temperatura entre 920 e 1400C e com at 15% de cromo, h formao de uma interface de ferrita, austenita + ferrita e austenita, austenita + ferrita, caracterizando uma liga bifsica. Entre as composies de 42 e 49% de cromo existe uma fase Fe-Cr que conhecida como fase sigma. Esta formada na exposio do ao em temperaturas de aproximadamente 400 830C. Ela caracterizada como prejudicial, pois quebradia tornando a liga com propriedades mecnicas inferiores e conseqentemente afetando a resistncia corroso devido perda de cromo para a fase precipitada, alem de reduzir a ductilidade e principalmente a tenacidade. (Chiaverini, 1996) Na presena de elementos austenitizantes, como carbono e nitrognio, os campos de existncia da austenita e austenita + ferrita no sistema de Fe-Cr poderiam ser deslocados para maiores teores de cromo. A presena de pequenos teores desses elementos suficiente para aumentar o campo de estabilidade da austenita, que pode chegar a 26% de cromo.

1.6.2 Sistema 70Fe-Cr-Ni Este sistema a base dos aos inoxidveis e resistentes ao calor com matriz predominantemente austentica. As ligas deste grupo podem apresentar ferrita, austenita ou ainda a fase sigma.

Figura 2. Diagrama de fases pseudobinrio 70Fe-Cr-Ni.

3. LIGAS DE NQUEL

O nquel utilizado na forma tecnologicamente pura, em diversos tipos, ou como metal base de diversas ligas para a constituio de peas e estruturas de diferentes produtos metlicos onde so exigidas as suas caractersticas fundamentais de resistncia mecnica associada resistncia corroso, tanto temperatura ambiente como s temperaturas elevadas. O nquel e as ligas de nquel podem ser agrupados da seguinte forma: nquel (de diversos graus de pureza); nquel ligado (com pequenos teores de elementos de liga); ligas nquel cobre; ligas nquel cromo; ligas nquel ferro cromo; ligas nquel molibdnio.

Alm desses materiais, ainda se encontra o nquel em importantes categorias de ligas: ligas cobre - nquel, superligas com nquel, ligas com nquel para fins eltricos e magnticos, aos com baixo teor de nquel e aos inoxidveis com nquel como j foi dito acima (Ver Aos Inoxidveis). Alm da classificao pela composio bsica, os materiais metlicos a base de nquel podem ainda ser reunidos em dois grupos: ligas de nquel endurecidas pela formao de soluo slida; ligas de nquel endurecidas pelo tratamento trmico de

solubilizao e precipitao.

Entretanto, convm destacar que o nquel puro e as suas ligas podem ainda ser endurecidos pelo trabalho a frio (encruamento), e muitas vezes as especificaes indicam o grau de tmpera (encruamento) que exigido para uma determinada aplicao. As ligas tratadas nos itens seguintes so as ligas dcteis ou trabalhadas e as ligas para fundio. A designao do nquel e das ligas de nquel foi organizada pela Huntington Alloys Inc. e adotada por outras entidades de normalizao tcnica

como a ASTM - American Society for Testing and Materials e a SAE - Society of Automotive Engineers. A designao composta de um sistema de trs dgitos acompanhados de um nome ou marca comercial (ver Tabela 1). Cada grupo de material, classificado pela composio, designado com esses trs nmeros, sendo que o primeiro, se for par, se refere a ligas endurecveis por formao de soluo slida e, se for mpar, indica que as ligas so endurecveis por tratamento trmico de solubilizao e precipitao. A primeira srie de trs nmeros, comea com 200 e reservada ao nquel tecnologicamente puro; o nquel ligado, suscetvel ao endurecimento por tratamento trmico, recebe a designao 301. A srie de nmeros vai at 999 mas nem toda ela usada. Para as ligas de nquel, os seguintes exemplos de designao podem ser mencionados:

Tabela 1. Nomes comerciais de algumas ligas de nquel.

As ligas de nquel com molibdnio tm apenas uma designao comercial (Hastelloy) seguida de um cdigo alfa numrico como B-2C, C-276, etc., estabelecido pela Cabot Corporation.

3.1 Nquel e Nquel ligado

O nquel tem as suas propriedades modificadas pela presena de impurezas. Ento, necessrio inicialmente distinguir os tipos usuais com teores mnimos de nquel mais cobalto ao redor de 99,5% e aqueles de elevada pureza com teor mnimo somente de nquel de 99,98% ou 99,99%. Alguns elementos de liga, como alumnio e titnio, podem ser adicionados para elevar a resistncia mecnica atravs de tratamentos trmicos. Os tipos usuais contm cerca de 0,5% Co, contudo esse teor residual no afeta as propriedades para os usos comuns do nquel e da maioria de suas ligas. O nquel 200 o emprego mais comum na condio trabalhada (ou dctil) e pode se apresentar tanto recozido como encruado com diferentes graus de tmpera (endurecimento por encruamento); as formas comerciais so praticamente as usuais: barras, placas, chapas, tubos e arames. Exemplos tpicos de emprego so os componentes de instalaes de processamento de produtos alimentares e componentes de dispositivos eletrnicos, contudo com a restrio de no operar acima de 315oC. Para as condies de aquecimento prolongado acima de 300oC, mais precisamente entre 425-650oC, ocorre a precipitao de carbono (grafitizao) que pode induzir o aparecimento de fissuras devido a ao corrosiva sob tenso. Esse metal tem particular resistncia corroso s substncias corrosivas com exceo do hidrxido de amnia. Em presena de meios cidos frequentemente assume um potencial de circuito aberto equivalente ao da platina, contudo sem liberar hidrognio. Para sofrer corroso, a soluo em contato com o metal precisa conter on oxidante mas, em algumas circunstncias, ocorre a formao de pelcula passivante que o protege contra a corroso; essa proteo , entretanto, limitada pois a pelcula passivante formada se desestabiliza provocando a corroso por pites quando, nas condies de meio oxidante, est presente o on cloreto. O nquel 201, com teor de carbono menor (0,01% mx., ao invs de 0,08% mx. do nquel 200), indicado para operar a temperaturas maiores do que 300oC pois no ocorre a fragilizao pela precipitao de carbono. O comportamento quanto a resistncia corroso semelhante ao nquel 200. O nquel 205 de composio prxima ao nquel 200 particularmente indicado para aplicao em dispositivos eletrnicos como terminais, contatos e

fios condutores de ligao. Quando so exigidas caractersticas de emisso eletrnica, que podem ser afetadas pela presena de impurezas, o nquel 270 indicado; exemplos tpicos de aplicao so os ctodos e nodos de vlvulas eletrnicas, trocadores e blindagens trmicos e de lmpadas fluorescentes. As propriedades de resistncia corroso so iguais aos outros tipos de nquel. As propriedades mecnicas desses metais so prximas e no estado recozido apresentam os seguintes nveis: limite de resistncia trao, 345 a 550 MPa; limite de escoamento (0,2%), 70 a 205 MPa e alongamento, 50-60%. Na condio encruada, um arame de nquel 200 pode atingir um limite de resistncia trao de 1000 MPa, um limite de escoamento de 931 MPa, e um alongamento de 2%. A elevao da temperatura afeta esses valores e, por exemplo, para o nquel 201, a 649oC, o limite de resistncia trao cai para 153 MPa e o de escoamento para 70 MPa, e o alongamento sobe para 74%. O nquel com pequenas adies de elementos de liga, para particularmente elevar as propriedades de resistncia mecnica, constitui o nquel ligado. O duranquel 301 um nquel ligado tpico, no qual adiciona-se pequenos teores de elementos de liga, basicamente 4,4% Al e 0,6% Ti, para permitir o uso onde as propriedades de limite de resistncia trao ou limite de escoamento mais elevadas (respectivamente, 1035 a 1380 MPa e 760 a 1035 MPa, para um alongamento de 30 a 15%) so exigidas. Esses nveis so atingidos na condio tratada termicamente por solubilizao e precipitao. Os exemplos de aplicao so: molas, diafragmas, e presilhas onde so exigidos limites de escoamento mais elevados; componentes de moldes para produo de peas de plsticos ou de vidros, onde a resistncia a trao em altas temperaturas exigida (a 649oC o limite de resistncia a trao de 476 MPa, e o de escoamento 372 MPa, para um alongamento de 4%). A resistncia corroso semelhante aos demais tipos de nquel, contudo sua particular resistncia aos gases que emanam do tratamento do vidro (fluoretos) torna-o indicado para a fabricao de moldes.

3.2 Ligas Ni-Cu

O nquel e o cobre formam uma srie contnua de ligas com soluo slida, e constituem dois grandes grupos de ligas de importncia: as ligas

nquel-cobre e as ligas cobre-nquel. A seleo entre elas condicionada pelas suas caractersticas de resistncia corroso e de custo; as ligas com maiores teores de nquel em geral tm maior resistncia corroso, contudo so de custo mais elevado, pois o preo do nquel cerca de duas a trs vezes maior que o preo do cobre, dependendo das condies de mercado. Apesar da variedade de composies possveis entre nquel e cobre, as ligas nquel - cobre de uso mais frequente so aquelas que possuem cerca de 30% de cobre, com a designao comercial Monel seguida de trs nmeros: o primeiro 4 para as ligas endurecveis por soluo slida, e 5 para os endurecveis por tratamento trmico. Essas ligas se caracterizam por possuir um compromisso entre resistncia mecnica, ductilidade e resistncia corroso e particularmente em meios atmosfricos, em gua do mar, em solues bsicas e cidas no oxidantes. O Monel 400 uma liga mais resistente que o nquel, em condies redutoras e mais do que o cobre, em condies oxidantes, e particularmente isenta do fenmeno de corroso sob tenso. Os produtos dcteis (barras, placas, etc.) recozidos atingem, propriedades mecnicas de 500 a 650 MPa para a resistncia trao, 170 a 380 MPa para o limite de escoamento (0,2%) e 25 a 65% para o alongamento; essas propriedades se alteram no trabalho mecnico a frio, e num arame trefilado para a tmpera de mola o limite de resistncia pode atingir a 1241 MPa e o de escoamento 1172 MPa. Os exemplos de aplicao so muitos, mas os tpicos so: componentes de mquinas que operam com gua do mar (vlvulas, bombas, eixos de hlices, parafusos, etc.), e partes de equipamentos de processamento qumico e de petrleo (tubos, tanques, trocadores de calor, etc.). O Monel R-405 tem praticamente as mesmas caractersticas que o Monel 400, contudo adicionado a essa liga um teor controlado de enxofre para elevar substancialmente a usinabilidade; o cavaco da liga 400 de natureza dctil e contnua, o que provoca o excessivo desgaste da ferramenta de usinagem, enquanto que a adio de enxofre na liga R-405 provoca a ruptura do cavaco durante a usinagem, reduzindo o efeito de atrito entre cavaco e ferramenta e, por conseguinte, a ao de desgaste. O enxofre forma, com o cobre e o nquel, sulfetos que aparecem na microestrutura como fibras alongadas na direo longitudinal do produto dctil (barras laminadas a quente, trefiladas a frio com

tratamento de alvio de tenses ou trefiladas a frio e recozidas). As aplicaes dessa liga so realizadas em componentes dos mesmos equipamentos e mquinas que devem resistir corroso, mas que so fabricados por usinagem (como parafusos, fixadores, assentos de vlvulas , etc.). O Monel K-500 tem alumnio e titnio adicionados para permitir o endurecimento por tratamento trmico. Na condio solubilizada e precipitada o limite de resistncia atinge 1300 MPa e o de escoamento 1100 para uma ductilidade elevada (15 a 35%). A resistncia corroso dessa liga quase igual a do Monel 400, exceto pelo fato de ser suscetvel corroso sob tenso, em determinados meios corrosivos, quando se encontra na condio endurecida. Nos elementos constituintes de mquinas e equipamentos, nos quais se utilizaria o Monel 400, mas onde so exigidos maiores nveis de resistncia mecnica, emprega-se o Monel K-500. No Monel 502 mantm-se o carbono e o titnio em menores teores para reduzir a formao do carbono de titnio que tem ao abrasiva nas ferramentas de usinagem; por isso, essa liga a verso do Monel R-500 com maior ndice de usinabilidade, tendo, portanto, as mesmas propriedades e, contudo, se adaptando melhor s peas obtidas por usinagem. A presena de ferro nas ligas Monel se deve a necessidade, em alguns casos, de elevar a sua resistncia a cavitao e a eroso.

3.3 Ligas de Nquel com Cromo, Ferro e Molibdnio

As ligas Ni-Cr formam um sistema onde com at 30%Cr tem-se soluo slida; e a principal finalidade de adio do cromo elevar a resistncia mecnica e oxidao do nquel (e, tambm, a resistividade eltrica). As ligas Ni-Fe-Cr, de custo menor do que as anteriores, tem menor resistncia a oxidao. Esse sistema, nas composies usuais, forma uma variada faixa de solues slidas nas quais poder-se-ia incluir os aos inoxidveis com nquel (por exemplo, a liga de ferro com 18% Cr e 8% Ni). As ligas desse sistema possuem elevada resistncia corroso a diversos meios tanto cidos como bsicos e de caractersticas oxidantes ou redutoras; porm, como no caso das ligas Ni-Cr, possuem elevada resistncia mecnica e oxidao em temperaturas elevadas. Outros elementos de liga podem ser

adicionados (Al e Ti) para elevar a resistncia mecnica por tratamento trmico, formando precipitados de elevada estabilidade s altas temperaturas. As ligas Ni-Mo apresentam tambm uma soluo slida com at 20%Mo. E a funo desse metal igualmente elevar a resistncia corroso e a resistncia mecnica do nquel, particularmente s temperaturas elevadas. O teor de molibdnio normalmente permanece abaixo do limite de solubilidade ( temperatura ambiente) para no reduzir substancialmente a ductilidade da liga. A presena de cromo, nessas ligas, se destina a elevar a resistncia oxidao. Muitas das ligas de nquel com cromo, ferro e molibdnio podem ser consideradas como "ligas resistentes ao calor", destacando-se nesse grupo como "superligas a base de nquel". As superligas, que podem ser tambm a base de ferro ou de cobalto, so materiais metlicos que contm cromo - para elevar a resistncia corroso em temperaturas elevadas e a resistncia oxidao (na ausncia de eletrlito) - e outros elementos de liga - para conferir resistncia mecnica em temperaturas elevadas. A liga Inconel 600, base do sistema nquel - cromo, uma soluo slida austentica com 76% de nquel, cerca de 15% de cromo e, ainda, 8% de ferro. O alto teor de nquel conduz a uma baixa solubilidade do carbono na austenita que, ento, se precipita - nos gros ou nos contornos dos gros austenticos na forma de carboneto de cromo, quando a liga aquecida numa faixa de temperaturas de 540 a 580C. temperatura ambiente, o limite de resistncia trao da ordem de 620 MPa, o escoamento 250 MPa e o alongamento 47%; essas propriedades so mantidas em condies de temperatura de at 500C, e mesmo a 980C ainda se obtm nveis razoveis de resistncia mecnica. As ligas do sistema Ni-Cr-Fe possuem elevada resistncia corroso, particularmente em meios aquosos e gasosos (ar, vapor) oxidantes em altas temperaturas; esse comportamento decorre da formao de um xido passivante na superfcie da pea. As ligas de srie Inconel possuem ainda resistncia corroso sob tenso em meios com cloretos devido ao alto teor de nquel; e esse elemento confere ainda resistncia meios bsicos (como soda custica) e meios cidos redutores diludos, contudo no impede corroso por pites ou por formao de depsitos na superfcie da pea. Nas condies de trabalho s altas temperaturas, o cromo garante a formao de uma pelcula

de xido estvel para resistir oxidao, enquanto que o nvel ajusta melhor a expanso trmica da pelcula em relao a do metal base mantendo a sua integridade. Em condies criognicas as ligas no apresentam

comportamento frgil. O Inconel 600 inicialmente foi utilizado como material para a fabricao de equipamentos de processamento de produtos alimentares contudo, posteriormente, o seu campo de emprego foi substancialmente ampliado; tubulaes, recipientes, e trocadores de calor para o processamento de produtos qumicos, componentes de motores e estruturas de aeronaves, componentes eletrnicos e de instalao de reatores nucleares so os exemplos tpicos de uso desse material. A liga Inconel 625 contm maior quantidade de cromo (21%) e, ainda, 9% Mo e cerca de 4% Ni. Esses elementos aumentam a resistncia da matriz austentica sem necessidade de tratamento de endurecimento por precipitao. A microestrutura austentica apresenta contudo precipitados de carbonetos (MC e M C) de nquel, nibio e molibdnio; e um efeito de endurecimento
6 o

ocorre com aquecimento a 650 C devido a uma precipitao lenta de uma fase gama-1 rica em nquel e nibio, que gradualmente se transforma numa fase (ortorrmbica) de composto intermetlico (Ni Nb) aps prolongado perodo de
3

aquecimento. O aumento de resistncia da matriz eleva os nveis de resistncia mecnica da liga 625, em relao a 600, em cerca de 40% para o limite de resistncia e de escoamento temperatura ambiente, para praticamente um
o

mesmo alongamento; para temperaturas mais elevadas (por exemplo, a 870 C) as relaes so ainda mais favorveis liga 625, ou seja, respectivamente 50% e 120% maiores. Como o Inconel 625 contm molibdnio a propriedade de resistncia corroso por pites obtida em adio s outras que so caractersticas das ligas Inconel como a liga 600. As aplicaes so as mesmas do Inconel 600 contudo com a vantagem adicional da resistncia corroso por pites. A liga Inconel X-750 uma liga 600 com adio de pequenas quantidades de alumnio (0,7%) e titnio (2,5%) para elevar a resistncia mecnica atravs do tratamento de solubilizao e precipitao. Na condio solubilizada ambas as ligas possuem as mesmas propriedades, contudo quando a liga X750 se

encontra na condio precipitada a resistncia da ordem do dobro da liga 600 (e o alongamento cerca da metade). O precipitado, que ocorre no gro e nos contornos dos gros, fino e constitudo de composto intermetlico Ni (Al, Ti)
3

com a designao gama 1. Os tratamentos trmicos devem ser conduzidos para maximizar as propriedades mecnicas, e so especificados para duas condies de uso bsicas: a temperaturas abaixo ou acima de 595oC. nos componentes mecnicos, em que se exige resistncia mecnica associada a resistncia corroso, que se encontra os principais usos dessa liga: parafusos, molas, e partes de motores e estruturas de veculos aeroespaciais. O Inconel 671 contm 46% de cromo e como esse teor excede o limite de solubilidade do cromo no nquel, a microestrutura se apresenta bifsica. O elevado teor de cromo confere resistncia corroso em altas temperaturas, particularmente em atmosferas contendo enxofre. O Inconel 690 contm tambm um teor de cromo relativamente elevado, ou seja, 30% o que confere liga resistncia a produtos qumicos oxidantes (como cido ntrico) e a gases contendo enxofre em altas temperaturas. A liga Incoloy 800 contm cerca de 33% de nquel, 21% de cromo e 46% de ferro e uma soluo slida austentica que contm precipitados de nitretos de titnio, carbonetos de cromo e carbonetos de titnio; uma fase gama 1 pode se formar quando a liga aquecida, durante longo tempo, numa faixa de temperaturas de 565 a 620oC. Essa liga na condio recozida possui um limite de resistncia de 616 MPa e de escoamento de (0,2%) 283 MPa. O alto teor de cromo confere liga resistncia oxidao e diversos meios aquosos. A Incoloy 800 praticamente isenta de corroso sob tenso. Inicialmente foi usada como material de blindagem de elementos de aquecimento de produtos eletrodomsticos; contudo as suas caractersticas de resistncia oxidao e de fabricao permitiram ampliar o campo de aplicao na forma de tubos, barras, placas e chapas. Por exemplo, na forma de tubos aplicada no processamento petroqumico e nos geradores de vapor devido a sua resistncia corroso a quente associada resistncia mecnica em altas temperaturas. Resiste corroso pela ao de cido ntrico em concentraes de at 70% operando em temperaturas at o ponto de ebulio; resiste ainda a diversos cidos orgnicos e a sais oxidantes.

O Incoloy 800 H uma variante com teor de carbono e tamanho de gro controlado para melhorar a resistncia a fluncia. A liga Incoloy 802 tem maior teor de carbono (0,2 - 0,5%C)- pois o Incoloy 800 contm no mximo 0,10% que confere uma maior quantidade de partculas destinadas a provocar o endurecimento por precipitao e a elevao da resistncia a temperaturas elevadas. A liga Inconoy 801 tem cerca de 1,1% de titnio que, devido a sua ao estabilizadora dos carbonetos, eleva a resistncia corroso

intergranular. O Incoloy 825 contm alm do nquel, cromo e ferro, pequenas adies de molibdnio (3%) e cobre (2,2%). Resiste corroso intergranular por ser tambm uma liga estabilizada, corroso sob tenso em meio com cloreto devido ao seu teor de nquel (42%), corroso por pites em face do teor de molibdnio; e o teor de cromo (21,5%) garante a resistncia a meios oxidantes (cidos e sais). As ligas com a denominao Hastelloy apresentam como um dos componentes bsicos o molibdnio, alm do cromo e niquel; e alguns tipos possuem o ferro alm de outros elementos como nibio, cobalto, cobre e tungstnio. A liga Hastelloy B-1 com 68% de nquel e 28% de molibdnio, tem excepcional resistncia corroso em geral, por pites e sob tenso. Resiste ainda formao de carbonetos precipitados em contorno de gro, na regio afetada pelo calor durante a soldagem; esse fato confere a liga elevada soldabilidade, tornando o seu uso comum na fabricao de equipamentos de processamento qumico onde as junes so realizadas por processos de soldagem. A liga B-2 retm a resistncia mecnica s temperaturas relativamente elevadas mas, no to resistente oxidao como as ligas que contm cromo. Diversos outros tipos de Hastelloy possuem cromo para conferir maior resistncia oxidao e corroso em geral. As ligas com teor maior de molibdnio tm maior resistncia corroso: em meios midos, com exceo dos meios oxidantes, e as ligas com maior teor de cromo tem tanto a resistncia corroso em meios midos como secos. 3.4 Ligas de Nquel para fundio

O nquel no muito usado para forma fundida mas em alguns casos, onde a resistncia corroso uma propriedade importante, as peas podem ser fabricadas cora nquel fundido em areia; nesses casos o metal contm silcio (1% a 2%), mangans (1%) e magnsio (que atua como desoxidante) para melhorar a fundibilidade. As ligas a base de nquel para resistir em altas temperaturas so utilizadas tambm na forma fundida; e, ainda mais, h uma tendncia de seu uso ser mais importante do que as ligas na forma dctil devido a dois motivos bsicos: a adio de titnio e alumnio - necessrios para aumentar a resistncia mecnica - eleva de tal forma a temperaturas de conformao a quente que a aproxima da temperatura de fuso, o que dificulta o processamento mecnico; e, ainda, a estrutura de fundio mais favorvel para resistir fluncia do que a estrutura de conformados (como as peas forjadas). E alm disso, algumas ligas com teores maiores de alumnio e titnio (4% a 6%) s podem ser manipuladas por processos de fundio. As ligas desse grupo so as superligas que recebem designaes como Nimocast ou outras alfanumricas. A Nimocast 80, por exemplo, possui normalmente 20% Cr, 1,3% Al, 2,3% Ti e o restante de nquel e a Nimocast 713, 13% Cr, 6,0% Al, 1,0% Ti, 4,5% Mo, 2,3% Nb e o restante de nquel. Algumas ligas Monel podem se apresentar fundidas e contm de 1,5 a 4% de silcio para melhorar a resistncia mecnica e a fundibilidade. Algumas ligas da srie Hastelloy (ou Clorimet) tambm so indicadas para fundio, sendo que para as ligas com molibdnio, onde predomina o teor de cromo e aparece o cobre, a denominao comum Illium. As propriedades mecnicas das ligas dependem, alm de suas composies, das condies de fundio e dos tratamentos trmicos aplicados. Contudo os valores tpicos para resistncia trao situam-se na faixa de 350 a 530 MPa, enquanto que o limite de escoamento 125 a 320 MPa e o alongamento de 6 a 30%.

3.5 Aplicaes

Os materiais metlicos a base de nquel, tanto na forma trabalhada como fundida, tem os seus principais empregos nos equipamentos de processamento

qumico, onde os meio agressivos comumente lquidos, cidos e bsicos no permite a utilizao de outros materiais metlicos de custo de aquisio menor. Contudo a necessidade de reduzir os custos de manuteno e elevar a confiabilidade dos equipamentos em operao, para minimizar as perdas decorrentes das paradas de produo, tem elevado a aplicao desses materiais mesmo nas reas onde possvel a utilizao de outras ligas metlicas de custo de aquisio menor. Para condio de uso possvel encontrar um material que melhor se adapte dentro da grande variedade de ligas a base de nquel. A listagem a seguir apresentada apenas indica algumas aplicaes tpicas resumidamente:

Nquel - equipamento de processamento de produtos alimentares e de substncias custicas; componentes de dispositivos eletrnicos; Ligas nquel - cobre - equipamento de processamento de produtos de petrleo e petroqumico; aquecedores de gua e trocadores de calor; componentes de dispositivos eltricos e eletrnicos; componentes de equipamentos que entram em contato com atmosfera e gua do mar; vlvulas, bombas, eixos, parafusos, hlices e fixadores;

Ligas nquel - cromo - equipamentos de processamento qumico; equipamentos de tratamento trmico; geradores de vapor, trocadores de calor, componentes de fornos; equipamentos de controle de poluio; componentes de eletrnicos; turbinas a gs; componentes de dispositivos

Ligas nquel ferro - cromo - equipamentos de processamento qumico; geradores de vapor; componentes de fornos; equipamentos de controle de poluio;

Ligas nquel - molibdnio - componentes de turbinas a gs e de motores aeronuticos; equipamentos de processamento qumico. De um modo geral as ligas de nquel com cobre so menos resistentes corroso do que o nquel; para as condies de resistncia a oxidao, s temperaturas elevadas, as ligas com cromo ou cromo e ferro so mais utilizadas; e as ligas mais resistentes s solues cidas so as que contm molibdnio.

4. LIGAS DE TITNIO

As excelentes propriedades mecnicas, alta resistncia a corroso e a temperaturas altas em servio, faz do titnio uma material para aplicaes crticas ficando ao lado das superligas. Porm o alto custo do processamento do metal ainda limita seu uso. Aplicadas j h bastante tempo na aeronutica militar, as ligas de titnio atualmente resolvem problemas de equipamentos em diversas outras reas, como em implantes cirrgicos e em componentes dos equipamentos navais e qumicos, alm de corpos de compressores e vlvulas. O titnio pode apresentar dois tipos de formao cristalina. O primeiro chamado alfa e tem um reticulado cristalino hexagonal compacto; o segundo denominado beta, com um reticulado cristalino cbico de corpo centrado. No titnio puro a fase alfa estvel na temperatura ambiente. Os elementos de liga so adicionados ao titnio puro e tendem a alterar tanto a temperatura na qual ocorre a transformao de fase como a quantidade presente de cada fase. As adies de liga ao titnio, com exceo do estanho e zircnio, tendem a estabilizar a fase alfa ou a beta. Os elementos chamados de estabilizadores de alfa estabilizam esta fase nas temperaturas mais altas, enquanto os de beta estabilizam a fase beta nas temperaturas mais baixas. H trs tipos estruturais de ligas de titnio: Ligas Alfa: no so tratveis e geralmente so soldveis, sua resistncia mecnica varia de baixa a mdia, tem boa tenacidade ao entalhe, boa ductilidade e possui excelentes propriedades mecnicas nas temperaturas criognicas. As ligas mais altamente ligadas, alfa e prximas a alfa, oferecem tima resistncia fluncia em altas temperaturas, assim como resistncia oxidao. Estrutura cristalina predominante a Hexagonal compacta. Elemento estabilizadores: Al, Ga, C, O, N e H. Aplicao: Utilizao em prteses odontolgicas e ortopdicas;

Ligas alfa-beta: so soldveis e tratveis termicamente, com nveis de resistncia variando entre mdio e alto. So adequadas para

conformao a quente, mas sua resistncia fluncia em altas temperaturas no to boa quanto as das ligas alfa. Utilizao; Indstrias aeronutica, automobilstica e marinha; em carcaas de submarinos; conteiners de lixo nuclear; estruturas de suporte para sistemas ticos sujeitos a grandes variaes de temperatura; implantes e prteses; bens de consumo como pulseiras de relgios e tacos de golfe;

Ligas beta ou prximas de beta: respondem bem a tratamentos trmicos, geralmente so soldveis e possuem altas resistncias fluncia a mdias temperaturas. Possui titnio em conjunto com diversos elementos estabilizadores como exemplo desses elementos estabilizadores temos: Nb, Mg, Cu, F, Cr, V, Ta, Mo e a maioria dos metais nobres. Estrutura cristalina o sistema cbico de corpo centradoDe excelente

conformabilidade quando tratadas por solubilizao, as ligas tipo beta apresentam uma boa combinao de propriedades para aplicao em chapas, sees grossas, elementos de fixao e molas. Utilizao para fins que necessitam de resistenciabilidade alta;

De uma forma geral, a resposta das ligas de titnio ao tratamento trmico muito complexa e uma funo da composio qumica do metal. O titnio possui grande resistncia corroso, superando, a este respeito, o ao inoxidvel. Essa resistncia deve-se formao, na superfcie do metal, de uma pelcula compacta protetora (TiO2). Se esta pelcula no for dissolvida no meio ambiente, pode-se considerar o titnio, contido nela, de uma resistncia absoluta corroso. Por exemplo, a gua do mar, para dissolver uma camada de titnio de espessura igual de uma folha de papel,necessita de 4000 anos. Contudo, se a pelcula de xido de titnio for solvel em um dado meio, o emprego do titnio neste meio no admissvel. Os cidos hidroflurico, clordrico, sulfrico e ortofosfrico, os cidos oxlico e actico so exemplos disso.

A composio Ti - 6Al - 4V de uma liga alfa-beta e , geralmente, a mais usada (45%) sendo seguida pelo titnio puro (30%) e pelas outras ligas (25%).

5. LIGAS DE METAIS REFRATRIOS Os metais refratrios so definidos como os materiais com temperatura de fuso acima de 1800C. Eles so: Tungstnio W, Molibdnio Mo, Tntalo Ta e Nibio Nb. O Zircnio, Crmio e Vandio geralmente no so usados como refratrios. Hfnio e Rnio so muito raros. Porm, todos possuem

elevadas densidades e baixa ductilidade temperatura ambiente.

Niobio (Nb)

O nibio um metal refratrio do grupo VB. uma das substncias de mais baixa concentrao na crosta terrestre, na proporo de 24 partes por milho. Sua densidade de 8,57 g/cm e seu grau de dureza na escala de Mohs de seis, numa escala de um a dez. Seu ponto de fuso de 2468C. O nibio possui muitas utilidades e aplicaes em diversos ramos comerciais: da siderurgia a setores intensivos em tecnologia. A aplicao mais comum do nibio, ao contrrio dos demais metais refratrios, encontra uso principalmente na siderurgia e ocasionalmente no segmento no metalrgico. Entre os metais refratrios, o nibio o mais leve, prestando-se para a siderurgia, aeronutica e largo emprego nas indstrias espacial e nuclear. Na necessidade de aos de alta resistncia e baixa liga e de requisio de superligas indispensveis para suportar altas temperaturas como as que ocorrem nas turbinas de avies a jato e foguetes, o nibio adquire mxima importncia pois, alm de seu alto ponto de fuso, dotado de elasticidade e flexibilidade que o permitem ser moldvel e tambm um poderoso agente anti-corrosivo, resistente aos cidos mais agressivos, como os naftnicos. Dentre algumas aplicaes, pode-se destacar a formao de superligas, aos microligados, aos ferramenta, aos inoxidveis etc. So tantas as potencialidades do nibio que a baixas temperaturas ele se converte em supercondutor. Em virtude da extensa gama de aplicaes do nibio, pode-se citar com facilidade algumas das importantes ligas que so formadas com este

metal, tais quais a INCONEL 718 (5,3% de Nibio), utilizada principalmente nos motores a jato e motores militares, como exemplo, a General Electric (GE) produz o motor CFM56, o motor a jato mais usado atualmente, contem aproximadamente 300 kg de nibio de alta pureza; a liga C-103, composta de nibio, hfnio e titnio, em que estes so utilizados como material refratrio por resistirem a temperaturas acima de 1300 C e aceitarem revestimentos contra oxidao, utilizados em propulsores e bocais de foguetes e est sempre presente na saia do motor Pratt & Whitney F100, um gerador de alta potncia usado nos caas F15 e F16. O metal nibio pode ser utilizado tambm em ligas de nibio-titnio, para uso em implantes cirrgicos devido grande resistncia a corroso e oxidao e em componentes de mineradoras, pois a liga resistente ignio.

Molibdnio (Mo)

O molibdnio um elemento metlico refratrio utilizado principalmente como agente de liga em ferro fundidos, aos e superligas para melhorar a temperabilidade, resistncia mecnica e resistncia/desgaste sob corroso. Para alcanar propriedades metalrgicas desejadas, o molibdnio, principalmente sob a forma de xido (MoO3) ou ferromolibdeno (FeMo), frequentemente usado em combinao com, ou adicionado ao crmio, nquel, mangans, nibio (colmbio), tungstnio, ou a outro metais de liga leve. Em seu estado puro possui densidade de 10,28 gcm3 e ponto de fuso de 2628oC, apesar de que a 300oC comea a oxidar-se. detentor de um dos menores coeficientes de expanso trmica dentre os metais comercialmente utilizveis. A versatilidade do molibdnio para reforar uma variedade de propriedades de liga garantiu-lhe um papel significativo na tecnologia industrial contempornea, que exige cada vez mais materiais que possam sustentar altas tenses, altas temperaturas e ambientes altamente corrosivos. H significativa utilizao de molibdnio como um metal refratrio, e numerosas aplicaes qumicas, incluindo catalisadores, lubrificantes e pigmentos. A Liga TZM liga a base de molibdnio, possui cerca de 0,5% de titnio, 0,08% de zircnio e 0,02% de carbono. Desempenha papel fundamental

na performance de componentes a altas temperaturas, os quais devem ainda mostrar melhores fluncia e resistncia ao amolecimento quando comparados ao molibdnio puro. Essas melhoras de proriedades mecnicas a altas temperaturas que a Liga TZM oferece ocorrem devido ao endurecimento da soluo slida pela dissoluo dos componentes de liga e tambm pelo endurecimento causado pela formao do complexo Mo-Ti-Zr na forma de carbetos esfricos. Uma vez que apresenta excelentes propriedades mecnicas a altas temperaturas, alm de boa difuso de calor, a liga TZM pode ser usada para aplicaes tais quais matrizes de extruso e moldes permanentes para processamento de materiais como ligas de alumnio, zinco e cobre. Tais ferramentas fabricadas com a liga TZM so particularmente usadas de forma ampla pela indstria automotiva. Outra importante aplicao da liga TZM encontra-se na fabricao de componentes de turbinas de alta presso, tais quais anis de reteno, vlvulas, suportes, selagens de ar quente e ps. A Liga Mo-30W - outra liga a base de molibdnio, a liga Mo-30W possui altssimo ponto de fuso (2832oC, 204oC mais alto que o do molibdnio puro). Seu elemento de liga, tungstnio, encontra completa solubilidade com o molibdnio em todas as propores. Originalmente, a liga Mo-30W foi desenvolvida para aliar resistncia eroso e fuso incipiente em propeleiras de foguetes, expostas a altas temperaturas de combusto. Entretanto, devido a algumas propriedades fsicas e qumicas da liga, seu mercado foi extendido alm do uso militar e espacial. Sua inercia qumica na presena de zinco derretido, por exemplo, aliada a sua alta maquinabilidade quando comparada s ligas a base de tungstnio, fazem da liga Mo-30W um excelente material para ser usado na fabricao de moldes, matrizes e ferramentas para o processamento do zinco. Na industria de zinco, a principal aplicao da liga Mo-30W no sistema de bombas e misturadores, usado para transferir ou agitar o material derretido com certo controle. A liga, quando forjada, ainda apresenta certa ductibilidade, especialmente quando quente.

Tntalo (Ta)

O tntalo um timo candidato a aplicaes que necessitam aplicaes a altas temperaturas, j que seu ponto de fuso o 3 maior de todos os metais.

Sua tolerncia a elementos intersticiais e o seu razovel mdulo de elasticidade o torna atrativo para o seu uso como elemento de liga. Ele soldvel por solda a arco eltrico com gs de tungstnio (GTA). Consome-se cerca de 900t de Tntalo por ano mundialmente, sendo que seus principais usos so na indstria de eletrnicos e em superligas. Seu processamento caro e delicado j que necessrio temperaturas acima de 1200C para seu processamento primrio, e em algumas ligas [Como Ta-10W e T-111] a temperatura de recozimento chega at 1650C. Como o tntalo facilmente contaminado por impurezas como o ferro, necessrio um ambiente controlado e a vcuo para seu processamento se dar de forma pura. Uma mistura de ps de titnio-tntalo (20%Ti-80%Ta) usada para a manufatura da liga titnio-tntalo. Aps a mistura, usa-se uma solda de plasma para fundi-la a altas presses. Esta liga possui a propriedades de resistncia a plutnio fundido, e resistncia a oxidao por vrias horas a 800~1200C, ideal para reatores. Estas ligas ainda so consideradas para o uso espacial. A liga T222 (Ta-10W-2.5Hf-0.01C) est em estudo para o uso numa sonda que vai a pluto e a T-11 (Ta-8W-2Hf) ainda usada como conteno no uso reatores termoeltricos no espao. xido de tntalo e tntalo-chumbo: O uso destas ligas se d ao grande volume de tntalo usado no mundo, a eletrnica. O tntalo apresenta uma fortssima capacitncia, e assim usado para aplicaes eletrnicas onde se precisa de muita capacitncia em pouco espao. O tntalo usado tambm para superligas de ao, as quais so excepcionais a corroso de cidos e outros elementos, devido a formao de um filme de xido de tntalo [Ta2O5]. Assim usado em canais de vazamento para a indstria qumica.

Tungstnio (W)

O tungstnio um metal refratrio de cor branca/cinza, frgil e difcil de ser trabalhado, com propriedades nicas e uma grande variedade de aplicaes comerciais, industriais e militares. A sua utilizao principal na forma de carboneto de tungstnio em carbonetos cementados, que so materiais resistentes ao desgaste utilizados

pela construo civil, metalurgia, minerao, e pelas industrias de perfurao de solo, ligadas extrao de petrleo e gs. Em seu estado puro possui densidade de 19,25 gcm3 e ponto de fuso de 3422oC, o maior dentre todos os metais conhecidos nos seus estados puros. Seu coeficiente de expanso trmica tambm o menor dentre todos os metais puros. Alto ponto de fuso e baixo coeficiente de expanso trmica devem-se a fortes ligaes covalentes entre os orbitais 5d. Possui ainda alta condutividade trmica e baixa resistividade eltrica. O tungstnio, puro ou dopado, ainda usado na industria de eletrnicos na fabricao de eletrodos, fios, artefatos de iluminao e aquecimento e tambm em soldagem. Tungstnio tambm usado para fabricar ligas e compsitos para substituir munio e outros produtos; ligas de metais pesados para armamentos, escudos contra radiao, pesos e contrapesos; superligas para peas de turbinas; e como elemento de liga para dar resistncia ao desgaste. Compostos qumicos de tungstnio so usado para fazer catalisadores, resistentes corroso, corantes e pigmentos resistentes ao fogo e lubrificantes. Embora no tenha relevantes aplicaes para ligas a base de tungstnio, o metal importante como elemento de liga. Por exemplo, a dureza e densidade de tungstnio so aplicados na obteno de ligas de metais pesados. Um bom exemplo o ao de alta velocidade, que pode conter at 18% de tungstnio. O alto ponto de fuso faz do tungstnio um bom material para aplicaes como propeleiras de foguetes, por exemplo. Superligas contendo tungstnio, tais como Hastelloy e Stellite, so usados em ps de turbina e para peas que necessitam ter boa resitncia ao desgaste.

6.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

[1]<http://www.aluinfo.com.br/novo/wpcontent/uploads/2011/06/Metais_ref ratarios.pdf> Acesso em: 02 de julho de 2012. [2] Chiaverini, V., (1996): Aos e ferros fundidos. 7a ed. So Paulo. Associao Brasileira de Metais.. [3] Callister Jr, W.D. (2002): Cincia e Engenharia de Materiais: Uma introduo. S edio. Editora LTC. [4] ] Modenesi, P. J. (2001) Soldabilidade dos Aos Austeniticos. SENAI, Osasco/SP V.1. Acesita.

You might also like