You are on page 1of 16

IBOConsole - comandos bsicos

Para utilizar o IBOConsole, preciso conhecer sua interface e aprender algumas operaes bsicas. Vamos l.

Registrando um Servidor
O primeiro passo registrar um servidor. Entende-se por um servidor um computador que hospeda um ou mais bancos de dados do Firebird. Para registr-lo, necessrio saber seu endereo IP ou nome de rede (com excesso do servidor na mquina onde o IBOConsole est instalado, conhecido como local. Utilize o menu Servidor Registrar ou clique com o boto direito em Servers e na opo Registrar

Registrando um Servidor Local (localhost)


A tela sugere inicialmente o registro do servidor residente na prpria mquina, referenciado como Local Server. O superusurio do FIREBIRD o SYSBDA, com a senha padro masterkey.

Usurio: SYSBDA Senha: masterkey

Registrando um Servidor Remoto


A tela a mesma, basta optar por Remote Server e preencher os campos:

Nome do Servidor: Endereo IP ou FQDN (Nome qualificado de Domnio, tipo www.algo.com.br) Protocolo de Rede: normalmente TCP/IP Nome do Alias: Alias um apelido para referenciar o servidor no IBOConsole Descrio: Opcional Usurio e Senha: conforme seu acesso ao servidor

Criando/Registrando um Banco de Dados no Servidor


Aps o registro, o IBOConsole apresenta a seguinte tela:

Se no servidor existe no existe nenhum banco de dados, devemos criar o que utilizaremos. Entretanto, podemos querer utilizar um banco j existente, ou seja, vamos registrar um banco. Utilize o menu Banco de Dados Registrar ou Banco de Dados Criar Banco de Dados ou clicando como boto direito em Banco de Dados na janela direita, dentro do servidor desejado.

Criando um Banco de Dados no Servidor


Optando por Criar Banco de Dados, a tela a seguir surge:

Pode parecer estranho o FIREBIRD solicitar vrios Filenames (Nomes de arquivos), mas o FIREBIRD pode dividir o banco em vrios arquivos para otimizar o desempenho (especialmente em bancos muito grandes). No o nosso caso. Os arquivos podem estar localizados em qualquer local, com qualquer nome. Entretanto, um padro utilizar a extenso fdb para arquivos do FIREBIRD. O Interbase utiliza a extenso gdb, ento voc pode se habituar a encontrar as duas formas. No exemplo, utilizou-se:

Filenames: C:\banco\deva.fdb Diretrio e arquivo onde ser armazenado Alias: Deva Apelido para nosso banco

Observao: A criao do banco tambm pode ser realizada atravs de comandos SQL, o que ser visto mais adiante.

Registrando um Banco de Dados no Servidor

Optando por Registrar, a tela a seguir surge:

File: C:\banco\deva.fdb Alias: Deva UserName: [Usurio para acesso] Password: [Senha do usurio]

Tela de Acesso ao Banco


Aps a criao ou registro do Banco, todos os objetos e aes estaro disponveis.

Selecionando o banco na janela da esquerda temos vrias opes de consultas de operaes de manuteno na janela da direita. No nosso foco nos determos nestas operaes de manuteno.

Manuteno de Usurios
O IBOConsole permite sua criao de usurios e a definio de permisses a nvel de objeto. Tambm possvel realizar estas operaes atravs de comandos SQL. Clicando em Usurios na lista esquerda (os usurios so manipulados para cada servidor) teremos direita a lista dos usurios deste servidor. Clicando com o boto direito na janela vazia podemos criar um novo usurio, ou clicando em cima de um existente podemos alter-lo ou exclu-lo

A tela de criao auto-explicativa; apenas os campos Primeiro Nome, Nome do meio e Sobrenome so opcionais

A tela de alterao igual a de criao, sendo utilizada principalmente para alterar a senha.

Manuteno de Tabelas
Clicando em Tabelas de um banco, na janela esquerda, teremos a lista de tabelas do banco. Clicando com o boto direito sobre a tabela podemos ver suas propriedades.

A primeira tela mostra a definio de campos da tabela. Clicando com o boto direito sobre eles possvel incluir novos campos, alter-los ou exclu-los. Outros detalhes sobre a tabela, como ndices, constraints, etc, podem ser consultados.

A guia Dados permite alterar os registros da tabela. Vrios recursos esto disponveis, e quem utiliza o Access vai perceber certa semelhana na edio.

A guia metadados mostra os comandos de criao da tabela. Bastante til para recriar a tabela. A opo Extrair dados da Tabela agrega um comando INSERT para cada registro da tabela, ou seja, faz um dump dos dados.

A guia permisses exibe as permisses dos usurios para a tabela. Clicando com o boto direito sobre o usurio possvel alterar as permisses.

A guia Dependncia exibe as relaes de dependncia da tabela com outras - tantos as que dependem dele quanto das quais ele depende.

A guia Descrio exibe um comentrio opcional que pode ser anexado tabela (til para fins de documentao). Por fim a ltima guia, SQL Stataments, d a sintaxe de SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE para a tabela. Muito prtico para tabelas extensas.

Executando comandos SQL

O IBOConsole possui uma tela para execuo de comandos SQL. possvel acess-la de duas formas: Menu Ferramentas SQL Interativo Boto na barra de ferramentas Para executar comandos em determinado banco, necessrio que ele esteja selecionado antes de acessar o SQL Interativo. Vejamos os botes mais importantes da barra de ferramentas no SQL Interativo: Navegar entre as setenas executados Executar sentena SQL Salvar ou abrir scripts SQL Commit - confirmar execuo das setenas Rollback - cancelar execuo das setenas A tela divida em quatro reas:

Lista de tabelas Lista de campos da tabela selecionada Regio de Consultas (Guia SQL - padro - e Query Builder) Regio de retorno (dados, informaes e erros das consultas)

A sentena SQL deve ser digitada na guia correspondente, e aps se executa o boto Executar sentena SQL.

Quando uma sentena contiver erros de sintaxe ou de integridade referencial, as mensagens sero retornadas na tela abaixo:

J quando houver resultado positivo para um SELECT, os dados tambm sero exibidos abaixo:

Uma funcionalidade que alguns gostam o Query Builder (Construtor de Consultas, uma interface visual para construo de consultas. Ela Drag And Drop (Segure e Arraste): arraste as tabelas para a rea desenho, arraste os campos para tela de baixo para selecion-los arraste os campos de uma tabela para outra para relacion-las. Use o boto direito para conhecer outras funcionalidades desta ferramenta. Aps executar a consulta, clique na guia SQL para ver a sentena em formato SQL.

Importante: ao executar consultas que alteram dados (INSERT, UPDATE, DELETE) estas somente sero efetivadas aps o uso do boto Commit.

Referncia: Goulart, Rafael. Iboconsole comandos bsicos Fonte: http://rgou.net/site/doku.php?id=cursosql:firebird:iboconsole - Acessado em: 06/12/2010 s 14h.

You might also like