You are on page 1of 23

LOGO

Tamanho do Lote Tamanho da Amostra Inspeo

Sistema da Qualidade

Folha
1/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS


AREIA E BRITA Critrio de Aceitao/To er!ncia

toda a carga

cubagem

A quantidade dever ser inspecionada por meio de cubagem da carga na carreta. Medir a profundidade mdia da carga na carreta por meio de um ferro redondo, espetando-o em 5 pontos distribudos (um em cada canto e um no centro da carga). Mu tip icar a mdia das 5 a turas pe o comprimento e argura da carreta, para determinar o vo ume entregue. !aso a cubagem se"a diferente no que consta na #ota $isca , observar no verso da #$ a diferen%a e renegociar com o fornecedor. (nspecionar visua mente a granu ometria (areia fina, mdia ou grossa e pedra 1, pedrisco, pedra ) ou *), cor, c+eiro, e,ist-ncia de impure'as, matrias org.nicas, torr/es de argi a ou qua quer outro tipo de contamina%0o. 1 importante embrar que cor escura e c+eiro forte caracteri'am presen%a de matria org.nica em e,cesso e neste caso o engen+eiro da obra deve ana isar seu uso para receber ou n0o a carga.

cada entrega (1 carreta) cerca de 1 &g aspecto gera , impure'as e granu ometria

#a primeira entrega (somente para areia)2 !o etar amostra, da primeira entrega do fornecedor, para rea i'ar ensaios aboratoriais de acordo com a norma #34 5)11. 6e a areia for aprovada no ensaio aboratoria , co etar uma por%0o dessa mesma areia e co ocar em ) frascos de vidro transparente2 um frasco preenc+ido comp etamente com areia (amostra seca), e o outro frasco com areia at a metade, comp etando com gua (amostra 7mida). 8sses frascos ser0o o padr0o de areia uti i'ado na obra, e dever0o ser mantidos at o fina da obra ou at mudan%a de fornecedor. #as pr9,imas entregas, co etar amostra da areia e co ocar em um frasco de vidro transparente. !omparar com a areia do frasco padr0o (amostra seca). 6e estiver visua mente diferente, co ocar uma por%0o da areia em um frasco at a metade e comp etar com gua. Agitar no sentido +ori'onta e dei,ar em repouso por ): minutos. !omparar com a areia do frasco padr0o (amostra 7mida). 6e estiver visua mente diferente, o engen+eiro da obra n0o dever permitir a sua uti i'a%0o em servi%os de e,ecu%0o de revestimentos ou outros de maior import.ncia. #esse caso importante separar a areia de m qua idade do restante do estoque, para que a mesma n0o se"a uti i'ada indevidamente, ou devo ver o ote. CO"CRETO

Tamanho do Lote cada entrega (1 camin+0o)

Tamanho da Amostra toda a carga

Inspeo aspecto gera

Critrio de Aceitao/To er!ncia (nspecionar visua mente, durante a descarga da betoneira;camin+0o bascu +ante, a +omogeneidade do concreto e consist-ncia. <ara o concreto usinado2 =erificar, na nota fisca de entrega, a +ora de sada do camin+0o da centra . > imite de tempo da sada do camin+0o at sua ap ica%0o n0o deve superar * +oras.!aso o tempo ten+a sido superado, o camin+0o deve ser re"eitado. 4e"eitar a entrega se o n7mero do acre da betoneira do camin+0o estiver em desacordo com o escrito na nota fisca ou se o camin+0o n0o estiver acrado. <ara o concreto virado em obra, o tempo para uti i'a%0o n0o dever e,ceder *: minutos.

LOGO
abatimento do tronco de cone (s ump)

Sistema da Qualidade

Folha
2/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS

cerca de *: itros

!aso o resu tado do abatimento u trapasse o imite estabe ecido no pedido de compra o camin+0o deve ser devo vido. !aso seu resu tado se"a inferior, pode-se adicionar gua ao concreto at atingir o va or idea . 8ssa quantidade de gua a ser adicionada deve ser estabe ecida em comum acordo com a centra . !aso n0o se"a possve atingir o va or idea , devo ver o camin+0o. > abatimento n0o deve ser aumentado em mais de * cm.

) corpos de prova para cada idade

resist-ncia ? compress0o

>s corpos de provas dever0o ser retirados pe o mestre de obra;tcnico de edifica%/es;8stagirio. @m aborat9rio especia i'ado poder retirar os !<s, rea i'ar os ensaios e fornecer os resu tados para o engen+eiro da obra. !aso a resist-ncia caracterstica estimada (fcAest) resu te em um va or inferior ao estabe ecido em pro"eto (fcA), consu tar o pro"etista. > engen+eiro da obra deve aguardar os resu tados dos ensaios de rompimento dos corpos de prova e compar- os com o fcA estabe ecido em pro"eto, aprovando os mesmos de acordo com os critrios da norma #34 1)B55. >s audos de ensaio fornecidos pe o aborat9rio devem ser assinados pe o engen+eiro e arquivados em pasta especfica.

CI#E"TO E CAL $I%RATA%A Tamanho do Lote Tamanho da Amostra toda a carga Inspeo aspecto gera va idade 1: sacos se o de qua idade Critrio de Aceitao/To er!ncia =erificar a presen%a de sacos rasgados, mo +ados ou manc+ados.6egregar as emba agens que n0o estiverem de acordo.

cada entrega

=erificar se o pra'o de va idade n0o est vencido.4e"eitar o ote caso contrrio. > saco deve apresentar o se o da A3!< ou se o de conformidade em re a%0o ? norma tcnica pertinente ao tipo de cimento. > produto pode ser aceito se possuir certifica%0o de produto. 4e"eitar o ote caso contrrio.

ARGA#A&&A COLA"TE Tamanho do Lote cada entrega Tamanho da Amostra toda a carga Inspeo aspecto gera va idade Critrio de Aceitao/To er!ncia > ote dever ser aceito se os sacos n0o estiverem rasgados, mo +ados ou manc+ados, e saco com argamassa empedrada. 4e"eitar o ote caso contrrio. Ap9s a ap ica%0o, verificar tambm cor. =erificar se o pra'o de va idade n0o est vencido. 4e"eitar o ote caso contrrio.

LOGO

Sistema da Qualidade

Folha
'/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS

1 saco

ensaio

Cetermina%0o do tempo de abertura2 - Ap icar, em uma parede conc uda a pe o menos )D dias, cerca de 1 mE de argamassa, 1: min ap9s sua mistura. (niciar a contagem do tempo. - 8sperar mais 1: min e iniciar o assentamento de D pe%as cer.micas, uma a cada ) min. - 4etirar as pe%as e verificar seu fundo (tardo'). !om a identifica%0o da primeira p aca, por ordem crono 9gica, que apresentar eves cord/es de argamassa sem a devida absor%0o, determinamos o tempo de abertura. 4e"eitar o ote caso o tempo de abertura se"a menor que ): min para ambientes internos, ou menor que 15 min para ambientes e,ternos. #a primeira entrega, pode-se e,igir do fornecedor um audo de ensaio comprovando a conformidade do produto em re a%0o ? norma #34 1F:D1. (OL$A %E )ORTA

Tamanho do Lote

Tamanho da Amostra toda a carga

Inspeo aspecto superficia

Critrio de Aceitao/To er!ncia =erificar visua mente a superfcie das fo +as, atentando para a presen%a de n9s em e,cesso, bo sas de resina, irregu aridades, furos, etc. 6egregar as pe%as com defeito. Mdia aritmtica de B pontos distantes entre si de no mnimo 5:cm, medidos nas bordas da fo +a de porta com paqumetro, aceitandose uma to er.ncia de H :,5mm ou -1,5mm em re a%0o ao va or do pedido. Mdia aritmtica de * pontos, com to er.ncia de I*mm do va or do pedido Medida nos quatro cantos da fo +a de porta com esquadro met ico *:,F:,5:cm, com to er.ncia de I ) mm $ ec+a m,ima de I *mm em )m, medido nas ) diagonais

espessuraG argura e a turaG D pe%as esquadroG empenamentoG

15: pe%as (de cada tipo)

G4esu tado2 4e"eitar o ote (por tipo de pe%a) caso se"am encontradas ) pe%as defeituosas.

LOGO
Tamanho da Amostra

Sistema da Qualidade

Folha
*/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS


A+O

Tamanho do Lote >s otes devem ser separados, de prefer-ncia, no pr9prio fornecedor pe o aborat9rio contratado, conforme os critrios estabe ecidos no item *.1 da #345FD:. !aso o a%o se"a recebido cortado e dobrado, o aborat9rio deve ser acionado para retirar as amostras na obra.

Inspeo ensaios aboratoriais

Critrio de Aceitao/To er!ncia > aborat9rio deve verificar os otes em re a%0o ?s seguintes caractersticas2 massa inear, resist-ncia caracterstica de escoamento (f JA ), resist-ncia convenciona ? ruptura (f st), a ongamento percentua em de' di.metros e dobramento a 1D:K. Luando possve , recomenda-se a retirada de amostras nas insta a%/es do fornecedor. 8m caso de re"ei%0o o aborat9rio deve vo tar ao fornecedor para co etar nova amostra e proceder a inspe%0o de um novo ote ou rea i'ar a contraprova do ote inicia mente reprovado. !aso a amostra ten+a sido retirada de um ote " recebido em obra, recomenda-se iso - o, aguardando-se a rea i'a%0o dos ensaios para sua ibera%0o de acordo com os resu tados obtidos. A aceita%0o dos otes dever seguir os critrios prescritos na tabe a abai,o (#34-5FD:) e ser de responsabi idade do aborat9rio. <ode-se e,igir do fabricante um audo de ensaio comprovando a conformidade do produto em re a%0o ? norma #34 5FD:, devendo este ser ana isado pe o engen+eiro segundo os critrios abai,o, neste caso tambm verificar a identifica%0o da corrida ( ote). >s audos fornecidos devem ser arquivados em pasta suspensa por materia "unto com a $=M, ordem de compra e #ota $isca .
8nsaio de dobramento a 1D:K

8nsaio de tra%0o (va ores mnimos)

Ader-ncia !oeficiente de conforma%0o superficia mnimo para N P 1: mm

!ategoria

4esist-ncia caracterstica de escoamento(A) M8 (M<a) ($)

Mimite de resist-ncia(3) M4 (M<a) ($)

A ongamento em 1: N (3)

Ci.metro de pino(C) (mm)

(O) NQ): NP): FN BN 1,: 1,5 1,5


t

!A-)5 !A-5: !A-B:


(A)

)5: 5:: B::

1,): fJ 1,1: fJ 1,:5 fJ


(8)

1D D 5

)N FN 5N

=a or caracterstico do imite superior de escoamento (M8 ou e da #34 B15) ou fJ da #34 B11D). (3) > mesmo que resit-ncia convenciona ? ruptura ou resist-ncia convenciona ? tra%0o. !onforme a #34 B15), o smbo o M4 ou (!) N o di.metro nomina . (C) As barras de di.metro nomina N maior ou igua a *) das categorias !A-5: devem ser dobradas sobre pinos de D N. (8) fst mnimo de BB: M<a. ($) <ara efeitos prticos de ap ica%0o desta #orma, pode-se admitir 1 M<a R :,1 Agf;mm ).

LOGO

Sistema da Qualidade

Folha
,/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS

quantidade

A massa do materia entregue na obra deve ser conferida. 4ea i'ar a confer-ncia do a%o por contagem de barras, uti i'ando o romaneio do fornecedor. 8ventuais diferen%as de quantidades dever0o ser informadas ao fornecedor e ao 8ncarregado de !ompras, para reposi%0o ou desconto no pagamento.

aspecto gera

As barras devem ser entregues impas (aus-ncia de materiais estran+os ou corros0o e,cessiva aderidos ? superfcie das barras). <ara di.metros maiores que 1: mm, deve ser e,igido que o nome do fabricante este"a estampado em re evo em todas as barras. 4e"eitar o ote caso as barras se apresentem danificadas ou indevidamente identificadas.

TELA& %E A+O Tamanho do Lote Tamanho da Amostra Inspeo Critrio de Aceitao/To er!ncia A inspe%0o visua consiste em observar o aspecto gera de conserva%0o do materia , atentando para a e,ist-ncia de etiquetas de identifica%0o em cada pe%a. !aso o ote n0o este"a com etiquetas de identifica%0o ou apresente-se danificado (corros0o, manc+as de 9 eo etc), deve ser re"eitado.

aspecto gera <ara efeito de inspe%0o, cada tipo de te a de uma mesma partida ser considerado um ote. >s otes devem ser separados no pr9prio fornecedor, preferencia mente, pe o aborat9rio contratado conforme os critrios estabe ecidos na #34-5FD1.

ensaios aboratoriais

#o que di' respeito ? te a, o aborat9rio deve verificar os otes em re a%0o ? resist-ncia ao cisa +amento dos n9s so dados. Luanto aos fios que comp/em a te a, cabe ao aborat9rio verificar as seguintes caractersticas2 massa inear, resist-ncia caracterstica de escoamento (fJA ), resist-ncia convenciona ? ruptura (fst), a ongamento percentua em 1: di.metros e dobramento a 1D:K. Luando possve , recomenda-se a retirada de amostras nas insta a%/es do fornecedor. 8m caso de re"ei%0o o aborat9rio deve vo tar ao fornecedor para co etar nova amostra e proceder a inspe%0o de um novo ote ou rea i'ar a contraprova do ote inicia mente reprovado. !aso a amostra ten+a sido retirada de um ote " recebido em obra, recomenda-se iso - o, enquanto se aguarda a rea i'a%0o dos ensaios para sua ibera%0o, conforme os resu tados obtidos. A aceita%0o dos otes dever seguir os critrios prescritos na #34-5FD1 e ser de responsabi idade do aborat9rio. <ode-se e,igir do fabricante um audo comprovando a conformidade do produto em re a%0o ? norma #34 5FD1. >s audos fornecidos devem ser assinados pe o engen+eiro e arquivados em pasta especfica. Ceve-se conferir se o n7mero de ro os ou painis est de acordo com o pedido. 8ventuais diferen%as de quantidades dever0o ser informadas ao fornecedor para reposi%0o ou desconto no pagamento.

quantidade

LOGO
Tamanho da Amostra toda a carga

Sistema da Qualidade

Folha
-/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS


C$A)A& %E #A%EIRA CO#)E"&A%O

Tamanho do Lote cada entrega

Inspeo aspecto gera

Critrio de Aceitao/To er!ncia (nspecionar visua mente, durante a descarga do camin+0o, o acabamento da superficia da c+apa. #o caso da c+apa p astificada, verificar se a superfcie est isa e sem fa +as, furos ou riscos. As bordas das c+apas devem estar se adas e sem rebarbas, p acas desco ando ou abrindo.=erificar o nome ou marca do fabricante impresso nas c+apas.6egregar as pe%as defeituosas. =erificar as dimens/es das c+apas ( argura e comprimento com to er.ncia de I ) mm) da amostra, uma por uma, com a"uda de uma trena met ica e a espessura de as, por meio de um paqumetro, aceitando um desvio de no m,imo I 1 mm em re a%0o ? dimens0o especificada no pedido de compra.

!onforme tabe a ao !onforme tabe a ao ado ado

Tamanho do ote rece.ido


Ce ) at 15

Amostra inspecionada
) pe%as * pe%as 5 pe%as D pe%as

"/mero tota de peas de0eit1osas


: 1 : 1 1 ) 1 )

Res1 tado
Aceita o ote 4e"eita o ote Aceita o ote 4e"eita o ote Aceita o ote 4e"eita o ote Aceita o ote 4e"eita o ote

dimens/es
Ce 1B at 5: Ce 51 at 15: Ce 15: at 5::

emendas =erificar a presen%a de emendas nas c+apas da amostra, permitindo somente ) emendas nas faces da c+apa resinada e 1 em uma 7nica face no caso da p astificada.

2eri0icar o n/mero de !minas nas peas da amostra3


!+apa de B mm !+apa de S ou 1) mm !+apa de 15 ou 1D mm !+apa de )1 mm

Mnimo * .minas Mnimo 5 .minas Mnimo 5 .minas Mnimo S .minas

LOGO

Sistema da Qualidade

Folha
4/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS

n7mero de .minas

<ara aceitar ou re"eitar, obedecer a mesma tabe a definida para dimens/es.

LOGO

Sistema da Qualidade

Folha
5/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS

BLOCO CER6#ICO Tamanho do Lote Tamanho da Amostra toda a carga Inspeo aspecto gera Critrio de Aceitao/To er!ncia >s b ocos n0o devem apresentar nen+uma trinca ou quebra, empenamento e furos. =erificar, na superfcie do b oco, a marca do nome do fabricante e as dimens/es do b oco.6egregar as pe%as defeituosas Medir, com o au, io de trena met ica, comprimento, argura e a tura mdios dos b ocos dispostos em fi a. Aceitar I 5 mm para comprimento, a tura e argura.4e"eitar o ote em caso contrrio. Cesvio m,imo de * mm. Cimens0o deve ser maior que 5 mm.

dimens0o mdia dos b ocos < ane'a e esquadroG 1: b ocos cada entrega (camin+0o) espessura da paredeG

G4esu tado2 - at ) pe%as defeituosas2 aceitar o ote - * ou F defeituosas2 adicionar mais 1: pe%as ? amostra e repetir a verifica%0o. - H de F pe%as defeituosas na 1T amostragem2 re"eitar o oteU - H de B pe%as defeituosas na )T amostragem2 re"eitar o ote. >s ensaios de resist-ncia ? compress0o devem ser rea i'ados atravs de aborat9rio de contro e tecno 9gico de acordo com a norma #34 5151.>s resu tados devem ser ana isados e aprovados pe o engen+eiro da obra de acordo com a norma #34 5151. !aso os resu tados n0o estiverem de acordo com a norma, consu tar o pro"etista. <ode-se e,igir o audo de ensaio do fabricante comprovando a conformidade do ote do produto em re a%0o a norma #34 5151. >s audos de ensaio fornecidos devem ser assinados pe o engen+eiro e arquivados em pasta especfica.

1) b ocos

ensaios aboratoriais (somente para b ocos estruturais)

LOGO

Sistema da Qualidade

Folha
7/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS


)ORTA )RO"TA

Tamanho do Lote

Tamanho da Amostra

Inspeo

Critrio de Aceitao/To er!ncia Cever ser verificado visua mente, durante a descarga, se as pe%as n0o possuem defeitos como quebramento, empenamentos, tratamento e;ou pintura adequados, integridade das emba agens de prote%0o, quantidade e integridade dos acess9rios (dobradi%as, inguote, etc.), caso e,istam. =erificar o sentido de abertura da fo +a da porta (direto ou esquerdo), comparando-o com as especifica%/es de pro"eto. Ana isar ainda, o funcionamento das portas. 6egregar as pe%as defeituosas. =erificar a quantidade e integridade dos acess9rios, bem como o travamento da porta. 6egregar as pe%as que n0o atendam as especifica%/es. requadro (3) G dimens0o do pedido )mm a tura (V) e argura (M) G dimens0o do pedido 5mm 8spessura de guarni%/es e pe%as dimens0o do pedido )mm

aspecto gera toda a carga acess9rios

dimens/es cada entrega (camin+0o) 1* pe%as de cada tipo

G 4esu tado2 - nen+uma pe%as defeituosa2 aceitar o ote - <e%as defeituosas devem ser segregadas para devo u%0o.

)LACA& %E GE&&O Tamanho do Lote !onforme tabe a ao ado Tamanho da Amostra toda a carga Inspeo Aspecto gera Critrio de Aceitao/To er!ncia =erificar, visua mente, a presen%a de p acas com trincas, rac+aduras, encai,es danificados ou outros defeitos.6egregar as pe%as defeituosas.

LOGO

Sistema da Qualidade

Folha
10/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS

8ncostar uma rgua de a umnio na superfcie da p aca de gesso, em sua duas diagonais, aceitando-se empenamento ou ondu a%/es de no m,imo ) mm. Waman+o do ote recebido !onforme tabe a ao ado >ndu a%/es e empenamento Ce ) at S: Ce S1 at 15: Ce 151 at )D: Ce )D1 at 5:: Amostra inspecionada 5 pe%as D pe%as 1* pe%as ): pe%as #7mero tota de pe%as defeituosas 1 ) 1 ) ) * * F 4esu tado Aceita o 4e"eita o Aceita o 4e"eita o Aceita o 4e"eita o Aceita o 4e"eita o ote ote ote ote ote ote ote ote

CER6#ICA& Tamanho do Lote Tamanho da Amostra Inspeo Critrio de Aceitao/To er!ncia (nspecionar visua mente, durante a descarga, o aspecto visua das emba agens. !onferir, na emba agem, as caractersticas dos produtos referentes ? identifica%0o do fabricante e pas de origem, identifica%0o de primeira qua idade, grupo de c assifica%0o e refer-ncia ? norma #34 1*D1D, taman+o nomina (#), dimens0o de fabrica%0o (X) e formato modu ar (M) ou n0o modu ar, nature'a da superfcie (YM Z esma tado ou @YM Z n0o esma tado), c asse de abras0o da p aca para piso, nome do produto e c9digo de cat ogo, refer-ncia de tona idade, c9digo com as caractersticas de fabrica%0o (data de fabrica%0o, queima, turno, ote, etc.), n7mero de pe%as, metros quadrados que cobrem e especifica%0o de "unta recomendada. A inspe%0o acima pode ser substituda pe a confer-ncia do c9digo do produto de acordo com o especificado. #a ocorr-ncia de qua quer fa +a resu tante das inspe%/es acima, separar as pe%as para reposi%0o ou desconto no pagamento. !+ecar se na emba agem do produto est impresso o se o do !!3 Z !entro !er.mico do 3rasi . !aso o fabricante das p acas cer.micas n0o possua o se o de conformidade, so icitar os ensaios propostos pe a norma #34 1*D1D do fabricante ou contratar um aborat9rio especia i'ado para que este co ete amostras e e,ecute os ensaios com a emiss0o um audo de conformidade em re a%0o ? norma citada. >s audos fornecidos devem ser assinados pe o engen+eiro e arquivados em pasta especfica.

Aspecto gera cada entrega (cada tipo) toda a carga

ensaio

LOGO

Sistema da Qualidade

Folha
11/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS

=erificar as dimens/es das pe%as da amostra, com au, io de trena met ica, aceitando desvio m,imo de ) mm na espessura especificada, e ) mm na argura e comprimento especificados. Aceitar ou re"eitar o ote conforme tabe a abai,o. Waman+o do ote recebido !onforme tabe a ao !onforme tabe a ao ado ado Ce ) at 5: Cimens/es Ce 51 at 15: Ce 151 at )D: Ce )D1 at 5:: 1* pe%as *) pe%as 5: pe%as Amostra inspecionada D pe%as #7mero tota de pe%as defeituosas : 1 1 ) ) * * F 4esu tado Aceita o 4e"eita o Aceita o 4e"eita o Aceita o 4e"eita o Aceita o 4e"eita o ote ote ote ote ote ote ote ote

(IO& E CABO& Tamanho do Lote Tamanho da Amostra Inspeo Critrio de Aceitao/To er!ncia =erificar a presen%a de emba agens rasgadas, amassadas ou estragadas, e conferir a cor do produto. Ceve-se conferir a marca de conformidade do (#M8W4> em re a%0o ? norma #34 B1FD para cabos de 55: = e #34 5)DS para cabos de 1 &= impressa nos produtos. A iso a%0o n0o deve apresentar sinais de ressecamento, trincas, desco ora%0o e descascamento. =erificar, na iso a%0o do fio ou cabo, a marca ou nome do fabricante, se%0o nomina , designa%0o 3X$, tens0o de iso amento. 6egregar as pe%as que n0o este"am de acordo.

cada entrega (por tipo de pe%a)

toda a carga

aspecto gera e identifica%0o

2I%RO& Tamanho do Lote cada entrega Tamanho da Amostra 1* pe%as Inspeo dimens/es G Critrio de Aceitao/To er!ncia =erificar a espessura do vidro, com au, io de paqumetro, aceitando-se um desvio m,imo de 1 mm. =erificar argura e comprimento, aceitando-se desvio de at * mm para vidros aminados, reco'idos ou f oat, e at ) mm para vidros temperados.

LOGO
aspecto gera G

Sistema da Qualidade

Folha
12/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS


=erificar presen%a de ondu a%/es, manc+as, n0o uniformidade de cor, bo +as, riscos, trincas ou superfcie irregu ar. G 4esu tado2 - at * pe%as defeituosas2 aceitar o ote - mais de * pe%as defeituosas2 re"eitar o ote T8BO& E CO"E9:E& %E )2C

Tamanho do Lote

Tamanho da Amostra toda a carga

Inspeo

Critrio de Aceitao/To er!ncia (nspecionar, no recebimento do materia e durante a descarga, a presen%as de trincas, bo +as e furos nas superfcies das pe%as e descontinuidades nas se%/es das pe%as. 6egregar as pe%as defeituosas. As seguintes informa%/es devem estar estampadas ou marcadas nas pe%as, em fun%0o do tipo. #as tubu a%/es de gua fria, deve constar2 identifica%0o do fabricante, <=! B,* <# 55: A<a, C8 (di.metro e,terno), [Y@A $4(A e o n7mero de norma #34 5BFD. #as cone,/es de gua fria, deve constar2 identifica%0o da fabricante, di.metro e,terno em pe%as sem redu%0o, di.metro e,terno nas bo sas das pe%as com redu%0o de di.metro, di.metro e,terno e o di.metro nomina de rosca (referente) nas pe%as de transi%0o e o n7mero da norma #34 5FFD. #as tubu a%/es de esgoto, venti a%0o ou guas p uviais, deve constar2 identifica%0o do fabricante, <=! C# (n7mero), 86Y>W> 6# ou 86Y>W> 64 e o n7mero da norma #34 5BDD. #as cone,/es de esgoto, venti a%0o ou guas p uviais, deve constar2 identifica%0o do fabricante, C# (n7mero), 6# ou 64 e o n7mero da norma #34 5BDD. Luanto aos anis de borrac+a para "untas e sticas, os anis devem conter2 identifica%0o do fabricante do ane e;ou do fabricante da cone,0o, C# (n7mero) e n7mero da norma #34 5BDD. !+ecar se a cor da pe%a est correta, segundo a tabe a abai,o. 6istema predia Wubo;!one,0o [gua fria 8sgoto sanitrio !one,0o com insert met ico para rosca (transi%0o) 4e"eitar o ote caso as pe%as n0o este"am de acordo. !or Marrom 3ranca A'u

aspecto gera

cada entrega (por tipo de pe%a) 1:O da carga identifica%0o

LOGO

Sistema da Qualidade

Folha
1'/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS


A)AREL$O& &A"IT;RIO&

Tamanho do Lote

Tamanho da Amostra

Inspeo

Critrio de Aceitao/To er!ncia (nspecionar visua mente, durante a descarga, a presen%a de furos, riscos, bo +as, pequenas fissuras, desprendimento da camada de esma te e "untas ou rebarbas que possam mac+ucar o usurio ou o insta ador. As pe%as devem ser desemba adas para verifica%0o. #a ocorr-ncia de qua quer fa +a resu tante das inspe%/es acima, segregar as pe%as. #a primeira entrega, deve-se e,igir do fabricante um audo de ensaio comprovando a conformidade do produto em re a%0o ? norma #34 BF5). >s audos fornecidos devem ser assinados pe o engen+eiro e arquivados em pasta especfica. A emba agem deve conter informa%/es de dimens/es de avat9rios e tanques, consumo de gua das bacias e instru%/es para insta a%0o, que podem estar em documentos ane,os. > nome do fabricante deve estar marcado na pe%a em um oca visve ao usurio fina e a quantidade de furos previstos para a insta a%0o dos metais sanitrios deve estar de acordo com o especificado. #a ocorr-ncia de qua quer fa +a resu tante das inspe%/es acima, verificar toda a carga e segregar as pe%as defeituosas. #ETAI& &A"IT;RIO&

toda a carga cada entrega (cada tipo) 1:O da carga

aspecto gera

identifica%0o

Tamanho do Lote

Tamanho da Amostra

Inspeo

Critrio de Aceitao/To er!ncia (nspecionar visua mente, durante a descarga, a presen%a de emba agens rasgadas, pe%as com acabamento danificado, riscos, furos por fa +as, desprendimento da camada de croma%0o e rebarbas que possam mac+ucar o usurio ou insta ador. !onferir nas emba agens dos produtos as instru%/es de insta a%0o e o di.metro de entrada e;ou sada. =erificar, no caso de cada pe%a, se e a est comp eta com todos os seus componentes. #a ocorr-ncia de qua quer fa +a resu tante das inspe%/es acima, separar as pe%as para reposi%0o ou desconto no pagamento. #a primeira entrega pode-se so icitar do fabricante emiss0o de audo de conformidade em re a%0o ?s normas #34 1:)D1 e #34 1::5), respectivamente para torneiras de press0o e registros de gaveta. >s audos fornecidos devem ser assinados pe o engen+eiro e arquivados em pasta especfica. =erificar se o nome do fabricante est impresso na pe%a. #o caso de registros, deve-se verificar a marca%0o do di.metro de entrada e sada na pe%a, em po egadas. #a ocorr-ncia de qua quer fa +a resu tante das inspe%/es acima, verificar toda a carga e segregar as pe%as defeituosas.

toda a carga cada entrega (cada tipo)

aspecto gera

1:O da carga

identifica%0o

LOGO
Tamanho da Amostra

Sistema da Qualidade

Folha
1*/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS


TI"TA&

Tamanho do Lote

Inspeo

Critrio de Aceitao/To er!ncia (nspecionar visua mente, durante a descarga, a presen%a de atas ou ga /es amassados, furados ou enferru"ados, fec+ados indevidamente. #a ocorr-ncia de qua quer fa +a resu tante das inspe%/es acima, separar as pe%as para reposi%0o ou desconto no pagamento. !onferir, na emba agem, o nome do fabricante, a marca e o tipo de tinta, te,tura, massa ou se ador, e o c9digo da cor do fabricante, que deve estar de acordo com o especificado. 6egregar o produto caso contrrio. =erificar a data de fabrica%0o e va idade do produto. 6egregar o produto caso a va idade este"a vencida.

aspecto gera cada entrega (cada tipo) toda a carga identifica%0o va idade

E&<8A%RIA& = A 1m>nio / #et? ica / #adeira Tamanho do Lote Tamanho da Amostra Inspeo Critrio de Aceitao/To er!ncia (nspecionar visua mente, durante a descarga, se as pe%as n0o possuem defeitos como quebramento, empenamentos, riscos ou arran+/es (8squadrias de a umnio), ferrugem (met ica), n9s e manc+as (madeira). =erificar os encai,es e acabamentos de modo gera . cada entrega (cada tipo) 1:O da carga Cimens/es =erificar, com au, io de trena, a argura e o comprimento das pe%as, aceitando desvio m,imo de 5mm em re a%0o ao pedido. 4esu tado Z #en+uma <e%a defeituosa2 aceitar o ote <e%as Cefeituosas devem ser segregadas para devo u%0o

toda a carga

aspecto gera

8squadro

=erificar, com au, io de esquadro, aceitando desvio m,imo de )mm em 1m.

LOGO

Sistema da Qualidade

Folha
1,/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS

BATE"TE %E #A%EIRA Tamanho do Lote Tamanho da Amostra Inspeo Critrio de Aceitao/To er!ncia (nspecionar visua mente, durante a descarga, a presen%a de rac+aduras na travessa (barra +ori'onta ) e nas ombreiras (barras verticais), n9s ou fa +as nas faces aparentes e cantos vivos ascados, arqueamento e encurvamento, segregando as pe%as defeituosas. Waman+o do ote recebido cada entrega (cada tipo) !onforme tabe a ao ado aspecto gera Ce ) at 5:: Ce 5:1 at 1):: Amostra inspecionada 1* pe%as ): pe%as #7mero de <e%as defeituosas 1 ) ) * 4esu tado Aceita o ote 4e"eita o ote Aceita o ote 4e"eita o ote

LOGO

Sistema da Qualidade

Folha
1-/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS

=erificar as dimens/es das pe%as da amostra, com o au, io do paqumetro, aceitando desvio m,imo em re a%0o a dimens0o especificada, de acordo com a tabe a2 8squema 4efer-ncia Cimens/es nominais Mnimas (mm) *5 Wo er.ncia (mm) )

dimens/es

*5 ou F5

-:UH)

!
A

1:

!onforme espessura da parede

ARGA#A&&A I"%8&TRIALI@A%A Tamanho do Lote Tamanho da Amostra Inspeo


C B

Critrio de Aceitao/To er!ncia

cada entrega

toda a carga

aspecto gera va idade

> ote dever ser aceito se os sacos n0o estiverem rasgados, mo +ados ou manc+ados, e saco com argamassa empedrada. 4e"eitar o ote caso contrrio. Ap9s a ap ica%0o, verificar tambm cor. =erificar se o pra'o de va idade n0o est vencido. 4e"eitar o ote caso contrrio.

LOGO

Sistema da Qualidade

Folha
14/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS

1 saco

ensaio

Apenas para argamassa de revestimento: !aracteri'a%0o do ote (ader-ncia, aparecimento de fissuras, te,tura superficia e traba +abi idade)2 - Ap icar a argamassa numa rea de 1: mE, verificando sua traba +abi idade, em con"unto com o pedreiro e,ecutor do servi%o. - Ana isar o aparecimento de fissuras, abertura, e,tens0o e forma ap9s F +oras do trmino da ap ica%0o, repetindo-se o teste ap9s *, 5 e 1F dias. - =erificar a te,tura superficia da argamassa, * dias depois da ap ica%0o. - !ortar 1) corpos de prova ci ndricos, a no mnimo 5: cm um do outro, 1F dias ap9s a ap ica%0o. =erificar a ader-ncia dos corpos de prova, rea i'ando seus arrancamentos com equipamento especia para ensaio. Anotar os resu tados de todos os teste rea i'ados, e contatar o fornecedor no caso da ava ia%0o identificar prob emas que possam pre"udicar a produtividade do servi%o ou desempen+o da argamassa. #a primeira entrega, pode-se e,igir do fornecedor um audo de ensaio comprovando a conformidade do produto em re a%0o ? norma #34 1*)D1. Apenas para argamassa colante: Cetermina%0o do tempo de abertura2 - Ap icar, em uma parede conc uda a pe o menos )D dias, cerca de 1 mE de argamassa, 1: min ap9s sua mistura. (niciar a contagem do tempo. - 8sperar mais 1: min e iniciar o assentamento de D pe%as cer.micas, uma a cada ) min. - 4etirar as pe%as e verificar seu fundo (tardo'). !om a identifica%0o da primeira p aca, por ordem crono 9gica, que apresentar eves cord/es de argamassa sem a devida absor%0o, determinamos o tempo de abertura. 4e"eitar o ote caso o tempo de abertura se"a menor que ): min para ambientes internos, ou menor que 15 min para ambientes e,ternos. #a primeira entrega, pode-se e,igir do fornecedor um audo de ensaio comprovando a conformidade do produto em re a%0o ? norma #34 1F:D1.

TEL$A& CER6#ICA& Tamanho do Lote Tamanho da Amostra Inspeo Critrio de Aceitao/To er!ncia

LOGO
todo o ote aspecto gera

Sistema da Qualidade

Folha
15/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS

!onforme tabe a ao ado

=erificar, visua mente, a presen%a de trincas, quebras, empenamento, deforma%/es e n0o-uniformidade de cor, segregando as pe%as defeituosas para reposi%0o futura.=erificar na face inferior da te +a o nome ou marca do fabricante.!+ecar se no produto est impresso o c9digo do !!3 Z !entro !er.mico do 3rasi . =erificar, com o au, io de trena met ica, o comprimento aceitando desvio de I S mm nas amostras, a argura com desvio de I )mm, e a ga ga (dist.ncia entre ripas) com desvio de I D mm.=erificar a espessura mdia, medindo-se em vrios pontos, com au, io de paqumetro, aceitando um desvio de I ) mm. 6uspender as pe%as pe a e,tremidade e bater evemente com uma pe%a met ica para c+ecar o tipo de som que e a emite. > som deve ser forte e vibrante. Waman+o do ote recebido Ce ) at 15: Ce 151 at 5:: Ce 5:1 at *):: Amostra inspecionada 5 pe%as D pe%as 1* pe%as #7mero tota de pe%as defeituosas Aceita o ote 4e"eita o ote 1 ) ) * * F

!onforme tabe a ao ado

dimens/es e queima

LOGO
Tamanho da Amostra

Sistema da Qualidade

Folha
17/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS


#A%EIRA &ERRA%AA )O"TALETE&B &ARRA(O&B T;B8A& E 2IGA& %E #A%EIRA

Tamanho do Lote

Inspeo

Critrio de Aceitao/To er!ncia

cada entrega (por tipo de pe%a)

toda a carga

aspecto gera

=erificar visua mente a presen%a de n9s so tos, partes com podrid0o e presen%a de furos decorrentes de insetos. 6egregar as pe%as defeituosas para devo u%0o ao fornecedor para reposi%0o ou desconto no pagamento.As pe%as que c+egarem sem tratamento superficia , quando especificado em pedido, n0o dever0o ser aceitas. 6egregar tais pe%as para devo u%0o ao fornecedor para reposi%0o ou desconto no pagamento. <ara madeiras de terceira c asse, rea i'ar somente a inspe%0o visua , re"eitando o ote quando os defeitos inviabi i'am a uti i'a%0o da pe%a. As verifica%/es de encanoamento, encurvamento, arqueamento e desbito amento devem ser rea i'adas na amostragem, por meio de trena met ica, considerando os imites e to er.ncias apresentados abai,o.

Tolerncia= 3 mm

!onforme tabe a ao ado

!onforme tabe a ao ado

encanoamento, encurvamento, arqueamento e desbito amento

<ara madeiras de segunda c asse, considerar a to er.ncia de )O do comprimento no encurvamento e arqueamento. Waman+o do ote recebido Ce ) at )5 Ce )B at S: Ce S1 at 5:: Ce 5:1 at 1):: Amostra inspecionada * pe%as 5 pe%as 1* pe%as ): pe%as #7mero tota de pe%as defeituosas Aceita o ote 4e"eita o ote : 1 : 1 1 ) ) *

LOGO

Sistema da Qualidade

Folha
20/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS

ELETRO%8TO C)L;&TICO E #ET;LICOD Tamanho do Lote Tamanho da Amostra Inspeo Critrio de Aceitao/To er!ncia

toda a carga cada entrega (por tipo de pe%a) 1:O da carga

aspecto gera

=erificar, visua mente durante a descarga, a presen%a de pe%as quebradas, furos, esmagamentos, rebarbas. 6egregar as pe%as defeituosas. !onferir a marca ou nome do fabricante, di.metro, e n7mero da norma #34. 4e"eitar o ote caso as pe%as n0o este"am de acordo.

identifica%0o

LOGO

Sistema da Qualidade

Folha
21/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS

#A"TA A&(;LTICA Tamanho do Lote Tamanho da Amostra Inspeo Critrio de Aceitao/To er!ncia

cada entrega (cada tipo)

toda a carga

aspecto gera

(nspecionar visua mente, durante a descarga, a identifica%0o das pe%as com nome do fabricante, nome comercia do produto, composi%0o do produto quanto ao tipo de asfa to e armadura, dimens0o dos ro os em metros, tipo da manta asf tica, espessura, n7mero de ote e data de fabrica%0o. #a ocorr-ncia de qua quer fa +a resu tante das inspe%/es acima, separar as pe%as. =erificar a espessura da manta com paqumetro, despre'ando os 5 cm das bordas, na amostra da tabe a abai,o. 4e"eitar o ote caso n0o atenda a to er.ncia abai,o. #a primeira entrega, pode-se e,igir do fabricante um audo de ensaio comprovando a conformidade do produto em re a%0o ? norma #34 SS5). >s audos fornecidos devem ser assinados pe o engen+eiro e arquivados em pasta especfica. 8spessura * mm F mm 5 mm Waman+o do ote recebido Ce ) at 1:: Ce 1:: at 5:: Amostra inspecionada 1 bobina ) bobinas Wo er.ncia (na mdia) - :,) mm - :,) mm - :,* mm #7mero tota de pe%as defeituosas Aceita o ote 4e"eita o ote : 1 : 1

!onforme tabe a ao ado

!onforme tabe a ao ado

dimens/es

LOGO

Sistema da Qualidade

Folha
22/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS

%I&E8"TOR ELFTRICOB I"TERR8)TORE&B TO#A%A& Tamanho do Lote Tamanho da Amostra Inspeo Critrio de Aceitao/To er!ncia

cada entrega (por tipo de pe%a)

toda a carga

marca de conformidade e identifica%0o

<ara os dis"untores, deve-se conferir a marca de conformidade do (#M8W4> em re a%0o ? norma #34 5*B1 impressa nos produtos. !onferir tambm a marca ou nome do fabricante, mode o, corrente e freq\-ncia nomina , conforme pedido. <ara os interruptores e tomadas, deve-se conferir a marca de conformidade do (#M8W4> em re a%0o ? norma #34 B5)5 e #34 B1F5 respectivamente, que devem estar impressas nas emba agens dos produtos. !onferir tambm as seguintes marcas de identifica%0o no produto ou emba agem2 corrente nomina em Ampres (A), tens0o nomina em =o ts (=), nature'a da corrente (a ternada ou contnua), marca do fabricante e refer-ncia do mode o que pode ser de um cat ogo do fabricante. 6egregar as pe%as que n0o ten+am identifica%0o de acordo.

GE&&O ACARTO"A%O Tamanho do Lote Tamanho da Amostra Inspeo Critrio de Aceitao/To er!ncia

toda a carga

aspecto gera

1::: c+apas (cada tipo)

B c+apas

dimens/es

(nspecionar visua mente, durante a descarga, a presen%a de p acas quebradas e mo +adas, a presen%a de ondu a%/es e manc+as no cart0o e se o cart0o est aderido ao gesso. !onferir, na face do cart0o de um dos ados das p acas, se est impresso a marca do fabricante e o ote do produto. =erificar o tipo de p aca (norma , resistente a gua, resistente a fogo). #a ocorr-ncia de qua quer fa +a resu tante das inspe%/es acima, separar as pe%as para reposi%0o ou desconto no pagamento. (nspecionar, com paqumetro, a espessura em B pontos da c+apa. A mdia das medidas deve ter desvio m,imo de :,5 mm. (nspecionar, com trena met ica, a argura em * pontos da c+apa, aceitando desvio de H :;- F mm para a mdia das medidas. (nspecionar, com trena met ica, o comprimento em * pontos da c+apa, aceitando desvio de H :;- 5 mm para a mdia das medidas. 6e 1 c+apa da amostra n0o atender ?s condi%/es, devem ser verificadas mais B c+apas. 6e todas as c+apas atenderem ?s condi%/es acima, aceitar o ote. !aso contrrio, re"eitar o ote.

LOGO
p anicidade

Sistema da Qualidade

Folha
2'/20

TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS

8ncostar uma rgua de a umnio na superfcie da p aca de gesso, nas duas diagonais, aceitando-se empenamento ou ondu a%/es de no m,imo ) mm. 4e"eitar o ote caso contrrio.

You might also like