You are on page 1of 7

Teoria Musical

Cap. 2 Durao dos sons

Joo Carlos Almeida

1.

DURAO

FIGURAS Smbolos que representam a altura dos sons. Pausa (Silncio) Nmero que representa a figura no denominador dos compassos (Y)
Atualmente, esta figura apenas uma referncia, tendo cado em desuso.

Nome

Smbolo

Breve

Semibreve

Mnima

Semnima

Colcheia

Semicolcheia

16

Fusa

32

Semifusa

64

Carrapateia

128

Semicarrapateia

256

Teoria Musical

Cap. 2 Durao dos sons

Joo Carlos Almeida

As figuras e as pausas tm valor relativo, valem umas em relao s outras: uma figura vale metade da anterior e o dobro da seguinte.
Exemplo: a colcheia vale metade da semnima e o dobro da semicolcheia;

As figuras e as pausas no tm durao fixa (absoluta): a sua durao depende do compasso e do andamento. PONTO DE AUMENTAO ponto que acrescenta metade do valor figura ou pausa frente da qual est colocado.

Teoria Musical

Cap. 2 Durao dos sons

Joo Carlos Almeida

Exemplo do uso do ponto de aumentao: Extrato da Water Music, Air, de Hndel (1685-1759).

LIGADURA DE PROLONGAO DO SOM Liga duas ou mais notas com a mesma altura. O som prolonga-se de uma nota para a outra sem interrupo. No se deve confundir com ligadura de expresso.

Exemplo do uso da ligadura de prolongao do som: Lied Sensucht n 1, de Beethoven (1770-1827).

Teoria Musical

Cap. 2 Durao dos sons

Joo Carlos Almeida

TEMPO- Apoio regular que se sente na msica. Em cada msica possvel agrupar vrios tempos normalmente em grupos de dois, trs ou quatro. O primeiro tempo de cada grupo mais apoiado que os outros. Esses grupos chamam-se compassos. COMPASSO Grupo regular de tempos. Divide uma obra musical em partes. Esto limitados por barras de diviso. Os compassos mais frequentes so os binrios, ternrios e quaternrios. PARTES APOIADAS DO COMPASSO Normalmente, o primeiro tempo mais apoiado ou mais forte que os outros tempos. Neste caso, a palavra forte significa com mais apoio fsico e no com mais intensidade.

Compasso binrio: h uma acentuao de dois em dois tempos.

Extrato de uma marcha militar para piano a quatro mos, de Schubert (1797-1828)

Compasso ternrio: h uma acentuao de trs em trs tempos.

Extrato da valsa Imperador de J. Strauss (1825-1899)

Teoria Musical

Cap. 2 Durao dos sons

Joo Carlos Almeida

SIGNIFICADO DO COMPASSO O compasso representado por dois nmeros:

X Y

Nmero de baixo (Y) indica que figura utilizada como base para preencher o compasso (qualidade). Nmero de cima (X) indica quantas dessas figuras so necessrias para preencher um compasso (quantidade). Exemplo: Para preencher um compasso,
3 4 6 8 so necessrias 3 semnimas (4). so necessrias 6 colcheias (8).

COMPASSOS DE DIVISO BINRIA DO TEMPO A unidade de tempo (figura simples) divide-se em duas partes iguais. Tambm conhecidos por compassos simples. Nmero de cima (X) indica o nmero de tempos do compasso. Nmero de baixo (Y) indica a unidade de tempo - figura que vale um tempo num determinado compasso. Exemplo:
2 4 4 2 compasso binrio (2 tempos), cuja unidade de tempo a semnima (4). compasso quaternrio (4 tempos), cuja unidade de tempo a mnima (2).

Teoria Musical

Cap. 2 Durao dos sons

Joo Carlos Almeida

Compassos de diviso binria do tempo mais utilizados:


2 4 3 4 4 4 2 2 3 2 4 2 2 8 3 8 4 8

COMPASSOS DE DIVISO TERNRIA DO TEMPO A unidade de tempo (figura composta, isto , figura com um ponto de aumentao) divide-se em trs partes iguais. Ou seja, cada tempo dividido em trs partes iguais. Tambm conhecidos por compassos compostos.

Exemplo de uma unidade de tempo de um compasso de diviso ternria do tempo

Nmero de cima (X) indica o nmero de divises do compasso para se saber o nmero de tempos do compasso, dividimos este nmero por 3). Nmero de baixo (Y) indica a figura que vale uma diviso do tempo - para se saber qual a unidade de tempo, somam-se trs dessas figuras ou divide-se este nmero por 2).

Exemplo:
12 8 Doze (12) colcheias (8). As 12 colcheias, reunidas 3 a 3, formam 4 grupos.

Trata-se de um compasso quaternrio, cuja unidade de tempo a semnima com um ponto de aumentao.

Compassos de diviso ternria do tempo mais utilizados:


3 8 6 8 6 8 12 8 6 4

Teoria Musical

Cap. 2 Durao dos sons

Joo Carlos Almeida

COMPASSOS CORRESPONDENTES Um compasso de diviso binria do tempo e um compasso de diviso ternria do tempo relacionam-se se: - Tm o mesmo nmero de tempos; - Tm a mesma unidade de tempo embora, no caso do compasso de diviso ternria do tempo, acrescido de um ponto de aumentao.

Obtm-se o compasso de diviso ternria do tempo equivalente a um compasso de diviso binria do tempo multiplicando o nmero de cima por 3 e o nmero de baixo por 2. Obtm-se o compasso de diviso binria do tempo equivalente a um compasso de diviso ternria do tempo dividindo o nmero de cima por 3 e o nmero de baixo por 2.

Exemplo: O compasso de diviso binria do tempo correspondente ao compasso 6/8 um compasso de 2 tempo (6:3=2) e cuja unidade de tempo a semnima (8:2=4). o compasso 2/4.

MARCAO DO COMPASSO Assinalar os tempos, distinguindo cada tempo do compasso. Os gestos devem ser precisos, mas graciosos (no devem ser produzidos por um robot) Binrio Ternrio Quaternrio

3 2 2

4 3

You might also like