You are on page 1of 31

Entre artes e cincias

35

ENTRE ARTES E CINCIAS: A NOO DE PERFORMANCE E DRAMA NO CAMPO DAS CINCIAS SOCIAIS*
Rubens Alves da Silva Universidade de So Paulo Brasil

Resumo: Prope-se neste artigo desenvolver uma reflexo terica que est relacionada com as preocupaes e propostas da rea de estudos antropolgicos das formas expressivas, focalizando, centralmente, a noo de performance e drama no campo das cincias sociais. Nesse sentido que se busca, no momento, dialogar com os autores considerados representantes principais da discusso terica em torno da noo de performance, drama e ritual no campo antropolgico: Victor Turner, Clifford Geertz, Michael Taussig, Richard Schechner, John Dawsey entre outros. Palavras-chave: drama, performance, ritual, teatro. Abstract: This article attempts to develop a theoretical reflection on the aims and proposals in the area of the anthropological studies about the expressive forms, dealing with the concept of performance and drama in the social sciences. Taking this into consideration, this work intends to discuss the ideas of the most important authors in the theoretical debate concerning the concept of performance, drama and ritual in the anthropological field: Victor Turner, Clifford Geertz, Michael Taussig, Richard Schechner, John Dawsey and others. Keywords: drama, performance, ritual, theatre.

No presente artigo o assunto em foco gira em torno da temtica dos paradigmas do teatro na antropologia. Consiste numa reflexo terica que

Este artigo uma readaptao do Captulo 1 da tese de doutorado por mim defendida, recentemente, junto ao Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social do Departamento de Antropologia da Universidade de So Paulo, sob orientao do antroplogo, professor doutor John Cowart Dawsey, com auxlio de bolsa de doutorado concedida pela Capes. Ver Silva (2005).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

36

Rubens Alves da Silva

est relacionada com as preocupaes e propostas concernentes rea de estudos antropolgicos das formas expressivas, nomeadamente, a discusso sobre a noo de performance e drama no campo das cincias sociais. A ressaltar que o meu propsito aqui dialogar com os autores representantes principais dessa discusso terica no campo antropolgico: Victor Turner (1982, 1987), Victor Turner e Edward Bruner (1986), Clifford Geertz (1978, 2001), Michael Taussig (1993), Richard Schechner (1985, 1988) e John Dawsey (1999), entre outros. O enfoque dos gneros de performances uma das tendncias recentes que parece ganhar fora entre as perspectivas antropolgicas que tm priorizado os eventos rituais e o teatro como suporte para anlise da realidade social. Uma das referncias pioneiras nesse campo o antroplogo Victor Turner que, em seus ltimos estudos, passou a dedicar esforos no empreendimento de fundao da vertente antropolgica denominada antropologia da performance (Turner, 1987). Essa fase do autor foi influenciada pela experincia que ele teve com o fecundo trabalho de campo que realizou entre os povos Ndembu da frica Central. A investigao de Turner foi centrada nos rituais ndembu. O etnlogo e folclorista Van Gennep (1977) foi uma referncia importante para os trabalhos de Turner, que desenvolveu um modelo de estudo dos ritos de transio (ritos de passagens), cuja interpretao desses eventos era feita em analogia ao teatro grego, o que justifica os motivos pelos quais Turner definiu os rituais ndembu nos termos de drama social.

Os dramas sociais e a idia de ritual


Os dramas sociais, segundo esclarecimentos de Turner (1987, p. 74), correspondem a units of aharmonic or disharmonic social process, arising in conflicts situations. Portanto, entendido como unidade constitutiva do processo social, os dramas sociais, segundo o modelo de Turner, se caracterizam por quatro fases: 1) separao ou ruptura; 2) crise e intensificao da crise; 3) ao remediadora; e 4) reintegrao, (desfecho final, que pode ser trgico [levar ciso social], ou fortalecer a estrutura).1 Como esclarece Jonh Dawsey
1

Os lingistas formalistas, principalmente os russos, esboaram uma noo de narrativa nos moldes dessas fases.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

Entre artes e cincias

37

(1999, f. 18, grifo do autor), a primeira etapa (separao) define-se pela quebra de algum relacionamento considerado crucial por parte do grupo social significativo; a segunda (intensificao da crise) aponta para a clivagem social; a terceira (ao remediadora) consiste na tentativa de reconciliao ou ajustes entre os grupos envolvidos; e, finalmente, a quarta etapa caracterizase pela reintegrao do grupo social ofendido ou reconhecimento social de ciso irreparvel. Por meio desse tipo de anlise processual, Turner procurou demonstrar como nos momentos mais crticos da sociedade os dramas sociais tendiam a aparecer com mais freqncia. Desse modo, deixou clara a intrnseca relao entre ritual e conflito. Esse autor parece sugerir que, no processo da vida social, os dramas emergem demarcando a relao dialtica entre estrutura (que representa a realidade cotidiana) e antiestrutura (momentos extraordinrios, definidos pelos dramas sociais). Nessa dialtica social, o que evidenciou Turner que em um determinado momento a estrutura institui a antiestrutura, de modo a produzir um efeito de distanciamento reflexivo sobre si mesma; em um segundo momento, a antiestrutura tende a contribuir para revitalizao da prpria estrutura social. Pelo menos, isso que se deixa entrever nestas linhas em que Turner (1974, p. 5) reconhece, com surpresa, o interesse despertado pela leitura de O Processo Ritual no meio acadmico e intelectual:
possvel que sua nfase sobre a sociedade como processo vital em que episdios marcados por consideraes scio-estruturais foram seguidos de fases caracterizadas por antiestrutura social (liminaridade e communitas) provou ser mais fcil a esses especialistas do que a tradio dada pelas tradicionais escolas de Sociologia que persistem em equiparar o social com o scio-estrutural.

Como sabemos, a formao antropolgica de Turner foi, inicialmente, de base britnica e, posteriormente, norte-americana (Geertz, 2001, p. 45; Turner, 1974, p. 160); dessa forma, a noo de estrutura presente em seus trabalhos corresponde ao modelo empregado por aquelas escolas e diz respeito forma de organizao social, conforme ele esclareceu (Turner, 1974, p. 201-202):
Quero significar por estrutura, tal como antes, a estrutura social, conforme tem sido usada pela maioria dos antroplogos sociais britnicos, isto , como uma disposio mais ou menos caracterstica de instituies especializadas mutuamente dependentes e a organizao institucional de posies e de atores que elas implicam.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

38

Rubens Alves da Silva

Por sua vez, a antiestrutura configura um espao liminar, por excelncia do drama social, um momento especial, institudo pela prpria sociedade, visando lidar com as prprias contradies, conflitos, crises e/ou problemas no resolvidos que ameaam sempre ruir as bases da estrutura social. A antiestrutura, portanto, remete a duas noes centrais no modelo estabelecido por Turner (1974), que so liminaridade e communitas. Os conceitos de liminaridade e communitas, no referido trabalho de Turner, so tomados de emprstimo, respectivamente, de Van Gennep e Martin Buber. Em Van Gennep, o conceito de liminaridade est associado noo de margem, termo empregado pelo autor para se referir a indivduos transitantes ou de passagem de uma posio de status ou lugar para outro, no sentido social e espao-ritual: Qualquer pessoa [] que flutua entre dois mundos. esta situao que designo pelo nome de margem [], escreveu Van Gennep (1978, p. 36, grifo do autor). Sendo assim, a liminaridade ou ritos liminares, segundo a definio deste mesmo autor, correspondem aos: ritos executados durante o estgio de margem (Van Gennep, 1978, p. 37, grifo meu). Ao esclarecer a noo de liminaridade, Turner (1974, p. 116-117) escreve:
Os atributos de liminaridade,[] so necessariamente ambguos esta condio e estas pessoas furtam-se ou escapam rede e classificaes que normalmente determinam a localizao de estados e posies num espao cultural. [] exprimemse por uma rica variedade de smbolos [] que ritualizam as transies sociais e culturais [] As entidades liminares [] podem ser representadas como se nada possussem [] no possuem status.

sob esse ponto de vista que os dramas sociais so classificados por Turner como liminares; eles emergem nos interstcios da estrutura social, propiciando aos atores sociais a experincia concreta de estarem s margens da sociedade e criando ocasio para pessoas ou grupos representarem, simbolicamente, papis que correspondem a uma posio invertida em relao ao status ou condio que ordinariamente possuem no quadro hierrquico da estrutura social. Nas palavras de Turner (1974, p. 119): [] a liminaridade implica que o alto no poderia ser alto sem que o baixo existisse, e quem est no alto deve experimentar o que significa estar em baixo. Entre os modelos de liminaridade apresentados por Turner destaca-se o sentimento da communitas. A noo de communitas foi cunhada por Turner e foi baseada em Martin Buber:

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

Entre artes e cincias

39

Essencialmente, a communitas consiste em uma relao entre indivduos concretos, histricos, idiossincrticos. Estes indivduos no esto segmentados em funo e posies sociais, porm, defrontam-se uns com os outros, mais propriamente maneira do Eu e Tu de Martin Buber. (Turner, 1974, p. 161).

Desse modo, a communitas surge espontaneamente motivada por valores, crenas ou ideais coletivos, configurando-se numa antiestrutura. Sendo que na definio de Turner a antiestrutura no configura ausncia de estrutura, mas um modelo alternativo e espontneo de organizao social que emerge momentaneamente nos interstcios da sociedade. A antiestrutura, pois, dialoga com a estrutura social, contribuindo, inclusive, para a prpria revitalizao desta ltima. Conforme os argumentos de Turner (1974, p. 154):
[a communitas] surge onde no existe estrutura social [] [e] s se torna evidente ou acessvel, por assim dizer, por sua justaposio a aspectos da estrutura social ou pela hibridizao com estes [e acrescenta]. A communitas unicamente pode ser apreendida por alguma de suas relaes com a estrutura [].

Isso o que explica a situao de liminaridade da communitas. Ela se situa s margens da estrutura social e consiste em momentos extraordinrios, como os dramas rituais, ritos de passagens, etc., que vm interromper o fluxo normal da vida cotidiana. Sendo assim, a communitas, de acordo com Turner, tende a caracterizar-se pela efemeridade; uma vez que este sentimento torna-se permanente ele poder culminar na transformao radical da sociedade ou, o que Turner constatou ser mais freqente, a communitas poder ser absorvida pela estrutura social, no processo orientado para a institucionalizao. Outro exemplo da condio de liminaridade destacada por Turner o poder do fraco, que se refere a indivduos ou grupos marginalizados no cotidiano e a quem se atribui, com crena pia, poderes extraordinrios. Portanto, a liminaridade impe-se como elemento constitutivo dos dramas sociais, sentimento de communitas nas figuras marginais e annimas, do ponto de vista estrutural. Ao discutir essas diferentes situaes de liminaridade, Turner a concebe como uma categoria analtica que estava associada, essencialmente, idia do sagrado, tendo sido pensada, pois, com base num contexto sociocultural especfico, a sociedade ndembu, um tipo de sociedade de pequena escala, estruturada em rede de parentesco e na qual se tinha como valor preponderante, nos termos de Durkheim, um tipo de solidariedade mecnica (Turner, 1982, p. 41-44).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

40

Rubens Alves da Silva

Desse modo, a experincia da liminaridade vivenciada pelos atores sociais ao participarem, temporariamente, dos dramas sociais e/ou ritos de passagens, no contexto da sociedade ndembu, era, como manda a tradio, algo que os mesmos estavam obrigados a se submeter.

Sobre o continuum ritual-teatro


Esta particularidade do fenmeno da liminaridade nas sociedades tradicionais (tribais e/ou agrrias) o que Turner (1982) apontou como um dos elementos que diferenciava os dramas sociais e os ritos de passagens, nesses contextos socioculturais particulares, dos fenmenos culturais semelhantes, bem como das atividades ligadas ao campo das artes e do esporte, nas sociedades complexas ocidentais. Assim, no esforo classificatrio e analtico dos fenmenos culturais nas sociedades complexas (assunto sobre o qual ele se debruou nas fases finais de trajetria de vida), Turner, a partir da noo de liminaridade, desenvolveu o conceito de liminide. A inteno de Turner ao escolher este termo no foi outra seno explicitar, teoricamente, tanto os aspectos da diferena quanto aqueles que apontavam para similaridade existente entre esses dois fenmenos. Concernente s diferenas entre os dois fenmenos, Turner destacou, sob a orientao de Durkheim, as particularidades contextuais que distinguem as sociedades complexas das sociedades tradicionais, ou seja, o fenmeno da diviso social do trabalho e a solidariedade orgnica (Turner, 1982). Assim, no caso de sociedades como a ndembu, onde a noo do sagrado compreende a esfera da totalidade, a insero dos dramas e os ritos de passagens configuram momentos de efervescncia e revitalizao da ordem social e, portanto, estando ligados ao problema do funcionamento da sociedade. Por sua vez, nas sociedades ocidentais as atividades como o teatro, a dana ou a msica, entre outras prticas culturais, tendem a configurar acontecimentos parte do todo social e muito mais voltados para as expectativas individuais ou interesses particulares da diverso e/ou entretenimento. Nesse sentido que Turner (1982, p. 55) salienta o fato de nas sociedades complexas os fenmenos das artes, dos esportes, etc., devido ao processo histrico de imposio de uma viso de mundo e lgica capitalista, terem se transformado, tambm, em uma espcie de produto de consumo, envolvidos pela seduo persistente da indstria cultural. Interpretao que tambm se

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

Entre artes e cincias

41

aproxima das questes do pluralismo e da secularizao discutidos por Weber (1971) em seus estudos sobre o fenmeno das religies nas sociedades ocidentais modernas. Conforme Turner (1982, p. 43, 52-55) diferenciou, nas sociedades complexas os atores sociais desfrutam do livre arbtrio para decidirem, por si mesmos, a participao ou no em determinado tipo de atividade cultural a escolha uma questo de conscincia individual e no, como nas sociedades tradicionais, imperativo da ordem das representaes coletivas. No caso das atividades culturais (teatro, msica, pintura, esporte, etc.), nas sociedades complexas, de um lado, o destaque se d para a autoria do criador, sendo esta nomeada e individualizada (mesmo quando a produo em equipe); de outro lado, considera-se a questo da pluralidade de ofertas que se tem, de eventos variados, que tornam possvel, de acordo com o gosto e o interesse particular, a seleo do tipo de atividade cultural ou estilo singular preferido pelo respectivo sujeito que se pretende no papel de platia ou pblico. Quanto ao aspecto da similaridade entre os fenmenos liminides e os fenmenos liminares, Turner (1982, p. 39-41) d nfase, justamente, na dimenso da criatividade, reflexividade e ruptura temporria do fluxo da vida social demarcados pelos eventos simblicos e culturais. Nas sociedades de pequena escala, como a ndembu, os dramas sociais configuram momentos extraordinrios institudos pela prpria sociedade e que possibilitam aos atores sociais distanciarem-se da mesma e, de maneira reflexiva, lanarem um olhar mais crtico para realidade social, bem como tomarem conscincia dos conflitos, das contradies estruturais, dos problemas no resolvidos e suprimidos na realidade social. Dramas sociais e ritos de passagens, portanto, seriam momentos nos quais os atores sociais se arriscam numa aventura dramtica de representao de papis e jogo simblico de ruptura e/ou inverso com a ordem estabelecida na vida cotidiana porm, tendo como perspectiva, segundo o prprio Turner, a resoluo dos conflitos a propsito da manuteno do status quo . Munido desse novo conceito, liminide, que Turner (1982) dedicou esforos no sentido analtico e interpretativo da dimenso simblica das sociedades complexas. Desse modo, deslocou a nfase de uma teoria dos dramas sociais, voltada para exame das sociedades tradicionais, para a teoria da performance, mais precisamente a da performance cultural, expresso utilizada pelo antroplogo, tomada de emprstimo de Singer (Langdon, [s.d.], p. 25).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

42

Rubens Alves da Silva

De acordo com o ponto de vista de Turner (1987, p. 77), performance um dos temas principais que marca a diferena entre a perspectiva antropolgica da virada ps-moderna das consideradas tradicionalistas, uma vez que pode ser reconhecida como uma noo interdisciplinar que busca evidenciar as coisas que escapam das classificaes e dos paradigmas da ordem. Ele considera que as performances podem ser situadas dentro das situaes extraordinrias, portanto, momentos de interrupo da ordem social. Ao repensar a sua teoria do rito a partir da noo de performance, Turner recorreu contribuio de diferentes reas disciplinares, tais como o teatro, a filosofia e a lingstica, particularmente no que diz respeito ao estudo da comunicao no-verbal. Desse modo, Turner buscou esclarecer os pressupostos da antropologia da performance e, ao definir esta vertente como ps-moderna, ele ressaltou o seu ensejo de ruptura com uma perspectiva antropolgica mais tradicional que estabelece uma anlise interpretativa dicotmica da realidade social. Em reforo aos seus argumentos, ele menciona Sally Moore, autora que defende o ponto de vista de que a ordem social no determinada, sendo as categorias, portanto, flexveis e manipulveis. Turner (1987, p. 79) se declara, pois, seguidor deste pensamento. Particularmente, no campo das cincias sociais, ele abriu-se ao dilogo com tericos que tambm empregam a noo de performance principalmente o socilogo Erving Goffman e o diretor teatral e antroplogo Richard Schechner. Para elucidar os diferentes usos do conceito de ritual, presente nos estudos sobre performances no sentido lato do termo Turner chamou ateno para a produo destes dois cientistas e intelectuais acima. No caso de Erving Goffman (1982), vlido recordar que no modelo de estudo sociolgico da realidade social que ele constri encontramos como referncia o teatro, a dramaturgia em combinao com a teoria dos jogos, como bem observa Clifford Geertz (2001, p. 41-43) para interpretao analtica do comportamento dos indivduos concretos, em situaes face a face, na vida cotidiana. Na definio de Goffman, o mundo social um palco, onde os indivduos humanos se destacam como atores que desempenham papis preestabelecidos socialmente. Esta representao de papis sociais orientada de acordo com a expectativa da platia (o[s] outro[s] indivduo ou grupo , na qualidade de interlocutor), cujo ator em questo se encontra face a face e envolve interesses em jogo. A noo de performance, portanto, encontra-se presente nos estudos Goffman com sentido exclusivo de referncia a desempenho de papis enquanto um tipo de comportamento ritual dos atores sociais na vida cotidiana.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

Entre artes e cincias

43

Por sua vez, Schechner, como ele prprio explicou, veio a se interessar pelo projeto da antropologia da performance motivado pelas suas preocupaes como diretor de teatro. Assim, a noo de performance torna-se central no pensamento deste intelectual, sendo apresentada nos seus estudos como uma categoria bem mais ampla do que aparece em Goffman, embora a definio do conceito de ritual encontre em ambos afinidades semnticas. Conforme a observao feita por Turner, tanto Goffman quanto Schechner empregam a categoria ritual num sentido lato, afastado, pois, da acepo durkheimiana do termo, que estabelece a dicotomia sagrado/profano, enquanto ele, Turner, preferia manter esta distino ao operacionalizar com a noo de performance cultural no estudo dos ritos religiosos, insurreies, teatros, etc., no contexto das sociedades complexas ocidentais. Nesse sentido, Turner (1987, p. 74) estabelece a distino entre as performances sociais (ritos como as peregrinaes religiosas e/ou dramas sociais a exemplo das insurreies) e as performances estticas, tais como os dramas esttico-teatrais. E, no obstante as diferenas entre o modelo de classificao da performance proposto por Turner e o repensado por Schechner, ambos compartilham do ponto de vista que os eventos rituais e os dramas sociais configuram na prtica um tipo de metateatro. Em outras palavras, constituem um espao simblico e de representao metafrica da realidade social, atravs do jogo de inverso e desempenho de papis figurativos que sugerem criatividade e propiciam uma experincia singular, que , ao mesmo tempo, reflexiva e da reflexividade. Assim sendo, de acordo com Turner (1982, 1987), para se conhecer a fundo as contradies inerentes estrutura social, torna-se necessrio um certo deslocamento do olhar para os elementos antiestruturais, portanto, as situaes liminares e/ou liminides, representadas pelas performances que interrompem o fluxo da vida cotidiana, propiciando aos atores sociais a possibilidade de tomarem distncia dos papis normativos e, numa atitude de reflexividade, repensar a prpria estrutura social ou mesmo refaz-la. As noes de antiestrutura e de liminaridade, discutidas por Turner, como dissemos antes, esto associadas idia do vazio referente ausncia de normas e regras formais controladoras dos desejos e da ao. o espao onde aflora a criatividade, os sonhos e os desejos tendem a manifestar-se no comportamento livre num clima de efervescncia geradora de valores, imagens e smbolos referenciais de unidade e/ou coeso social. nesse sentido que Turner sugere um deslocamento do olhar antropolgico para os fenme-

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

44

Rubens Alves da Silva

nos marginais, liminares ou liminides, ou seja, os eventos performticos ou performances, movimentos que emergem nos interstcios das sociedades no caso das sociedades complexas. De fato, ao discutir sobre as performances, Turner ressaltou que estas ocorrem em momentos marcadamente simblicos e esclareceu o carter polissmico e evocativo dos smbolos. As palavras do prprio antroplogo so esclarecedoras:
Os smbolos possuem as propriedades de condensao, unificao de referentes dspares e polarizao de significado. Um nico smbolo, de fato, representa muitas coisas ao mesmo tempo, multvoco e no unvoco [] os referentes tendem a aglutinar-se em torno de plos semnticos opostos. Num plo, as referentes so feitas a fatos sociais e morais, no outro, a fatos fisiolgicos. (Turner, 1982, p. 71, traduo minha).

Sendo assim, os smbolos tendem a se caracterizar pelo seu potencial polissmico. O trabalho etnogrfico consiste justamente, para Turner, no exame da articulao da trama dramatrgica das relaes simblicas performtica, com o jogo das relaes sociais na vida cotidiana. por esse motivo que o conceito de liminaridade, communitas e liminide se destacam como centrais nas teorias do rito e da performance, inauguradas pelo autor. As crticas a Turner incidem, por um lado, contra a crena deste antroplogo na universalidade do seu esquema interpretativo para o estudo da dimenso simblica da realidade social e, por outro lado, nfase na perspectiva dos eventos rituais como prticas voltadas para manuteno do status quo. No primeiro caso, clara a crtica formulada por Geertz, de maneira bem humorada, salientando que Turner pareceu ter pensado o seu modelo interpretativo do rito como uma frmula para todas estaes (Geertz, 2001, p. 46).

Ao simblica e a viso interpretativa das performances e dramas


Como sabido, Geertz outra referncia significativa para os estudiosos da performance. Sendo assim, pode-se entender que as crticas dele a Turner encaminham-se no sentido de elucidar as limitaes do modelo proposto por este ltimo na interpretao das performances, principalmente no que concerne problemtica do sentido. Essa a preocupao central de Geertz ao defender a perspectiva antropolgica interpretativa. Inspirado nos pressupostos do

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

Entre artes e cincias

45

crculo hermenutico (Azzan Jr., 1993), o interesse desse antroplogo voltado para a compreenso do significado das aes simblicas dos atores sociais, uma vez que a noo de cultura, na concepo de Geertz, definida, luz de Weber, como uma complexa teia de significado tecida pelos prprios atores sociais, em busca, principalmente, de dar sentido vida individual e coletiva. (Geertz, 1978, p. 20). Assim como o estruturalismo de Lvi-Strauss (1970), a inquietao antropolgica de Geertz motivada pela transmisso de mensagens. Porm, diferentemente do estruturalismo que tende a se afastar dos acontecimentos e busca detectar o sistema de significao a partir do imperativo da ordem, no inconsciente da mente humana , do ponto de vista de Geertz justamente nos acontecimentos, a considerar a experincia sensvel, que se inscreve o cdigo do sistema cultural, compreendendo as culturas como uma realidade dinmica, carregada de elipses e contradies. Sendo assim, a perspectiva geertziana importante no estudo das performances ao oferecer subsdios tericos e metodolgicos indispensveis compreenso desses fenmenos. Geertz (2001, p. 46) salienta a fecundidade da articulao, no estudo da performance, de vertentes como a de Turner, voltada para o exame da experincia do ator atravs das performances, e a dele prprio, a de Geertz, cuja nfase se d no exame do sentido das aes performticas a exemplo do esforo que Geertz (2001, p. 48) salienta ter feito em Negara. Nesse trabalho, este autor prioriza o contexto da sociedade balinesa na longa durao, delimitando como objeto de estudo a dimenso simblica do poder. A nfase, portanto, no aspecto da poltica enquanto drama e como performance. Sendo assim, Geertz desenvolve uma anlise histrica detalhada da dimenso simblica da sociedade balinesa, atravs de captulos relacionados a cargos polticos, sistemas de irrigao, linhagens, funeral do rei morto. Desse modo, ele sugere o jogo de oposies no contexto histrico da sociedade balinesa , entre cidade versus campo; centro versus periferia; civilizao versus barbrie; seres elevados versus homens. Geertz percebeu que o Estado balins possua um papel muito mais performativo ou teatral do que propriamente burocrtico-administrativo, conforme ele escreve:
natureza expressiva do Estado balins [] se inclinou [] para o espetculo, para a cerimnia, para a dramatizao pblica das obsesses dominantes da cultura

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

46

Rubens Alves da Silva balineza: a desigualdade social e o orgulho do status. Tratava-se de um Estadoteatro no qual reis e os prncipes eram os empresrios, os sacerdotes encenadores, e os camponeses actores, equipe cnica e pblico. (Geertz, 1978, p. 25).

A partir dessa constatao, Geertz, a partir da releitura da verso de Helmes,2 escolheu o rito especfico da morte do rei para demonstrar o jogo simblico das relaes polticas na histria sociedade bali. Ele dispensa ateno ao cerimonial do Estado, da cremao de um rei falecido, atentando para a seqncia dos acontecimentos, os gestos, e o sentido atribudo a cada comportamento singular, visando trazer luz, atravs desse empreendimento hermenutico, o sentido implcito do evento. Em suma, para Geertz (2001, p. 33-56), o trabalho etnogrfico consiste no esforo de captar o significado, ou melhor, os significados, das aes simblicas ou performances em determinado contexto social especfico, sendo entendido que estes se inscrevem nos atos, gestos, bem como em acontecimentos aparentemente casuais. E esse empreendimento, segundo Geertz, exige a leitura, por sobre os ombros dos nativos, de um texto cheio de elipses, incoerncias, contradies e emendas suspeitas (Dawsey, 1999, f. 43-44) trata-se de uma descrio densa em que tantos os elementos da subjetividade quanto da intersubjetividade a relao dialgica do etngrafo com os seus interlocutores devem estar presentes (Azzan Jr., 1993). Enfim, do ponto de vista de Geertz, a cultura um conjunto de textos cujas performances so exemplares variantes. Portanto, para apreender o significado do texto escolhido, entre outros pr-requisitos, preciso que o antroplogo v do texto (a performance) ao contexto (realidade histrica e social) e viceversa. Estes so os passos da leitura para o etngrafo, como leitor de textos com emendas suspeitas: penetrar na cultura do outro e tentar compreender a teia de significados tecida pelos prprios sujeitos , que confere sentido ao texto cultural, lido como guia de orientao para ao e prtica dos atores sociais, enfim, na vida cotidiana.

Trata-se de um estrangeiro, europeu, que descreve a cerimnia, que ele assistiu no ano de 1847, da cremao do corpo de um rei morto em Bali, e que Geertz (1991, p. 126-131) cita em Negara.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

Entre artes e cincias

47

Ritual e (des)ordem social


Outro antroplogo que faz crticas contundentes teoria do rito de Turner Michael Taussig (1993).3 A crtica deste antroplogo apoiada em sua prpria experincia emprica como etngrafo, em sesses de yag, referente a performances xamansticas na regio do Putumayo, no mdio Amazonas, e inspirada nas reflexes do pensador Walter Benjamim sobre a noo marxista de imagem dialtica (Taussig, 1993, p. 413) e no pensamento de teatrlogos como Antonin Arthaud (Taussig, 1993, p. 412), com o manifesto no teatro da crueldade, que sugere a perspectiva infinita de conflitos. Bertold Brecht (Taussig, 1993, p. 413), com seu teatro pico, cuja nfase crtica era os efeitos de alienao do teatro burgus, outra referncia nos seus trabalhos. Desse modo, Taussig contrape-se ao carter universal do conceito de communitas, pressuposto por Turner e aceito por muito dos seus seguidores, e, tambm, prpria vinculao da categoria ritual ao imaginrio da ordem (social), assim concebida pela perspectiva de Turner. O autor parte do seguinte entendimento:
De modo geral a antropologia atou de mos e ps o conceito de ritual ao imaginrio da ordem, a tal ponto que essa ordem identificada com o prprio sagrado, relegando assim a desordem s profundezas do mal [] (Mitchell apud Taussig, 1993, p. 413).

A crtica contra uma associao exclusiva do ritual idia de ordem tambm pode ser lida nas discusses do antroplogo brasileiro Carlos Alberto Steil (1996). O autor, motivado pelos estudos de sua autoria sobre romarias no serto da Bahia, volta-se para a noo de communitas. Ele observa, com base em trabalho etnogrfico, que se as peregrinaes apontam a experincia da communitas, tambm comportam uma srie de divergncias internas (Steil, 1996, p. 66). Recorrendo a diferentes estudiosos do tema peregrinaes religiosas, ele esclarece em p de pgina:
Estes autores mostraram que embora communitas seja efetivamente uma dimenso da romaria vivida por muitos peregrinos, ela no esgota o seu sentido, que comporta

Ver Stanley Mitchell (apud Taussig, 1993).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

48

Rubens Alves da Silva diferenas mltiplas entre os diferentes grupos que a vivem. Ou seja, a romaria no se faz apenas de idealizao das relaes sociais, mas tambm das diferenas e tenses entre romeiros, moradores e clero. (Steil, 1996, p. 66).

Em suma, estas crticas feitas por Taussig, Steil e Dawsey a Turner no pretendem, de maneira alguma, jogar fora a criana com a gua do banho. Elas apontam, com clareza e fundamentao emprica e terica consistentes, os limites dos conceitos centrais e do enfoque da perspectiva antropolgica inaugurada por Turner, bem como so insinuantes quanto importncia e fecundidade do modelo construdo por este antroplogo para os autores que pretendem discutir os ritos ou gneros de performances. Essas observaes resultam indispensveis, portanto, para aqueles que se aventuram numa leitura da realidade social luz dos paradigmas do teatro. Entretanto, fica claro, tambm, que este empreendimento tende a ser mais produtivo e instigante se pressupe o dilogo com outros autores inclusive amplamente com os do campo das artes e das humanidades (Geertz, 2001, p. 33-56), que se mostram envolvidos seriamente com o assunto. Tais contribuies e heranas servem de baliza para pensarmos a performance das congadas, uma vez que admito o sentido polissmico desse acontecimento e questiono o que isso sugere a propsito da trama das relaes sociais e simblicas no contexto da sociedade brasileira contempornea, particularmente no que concerne ao dilogo dessa forma de expresso da cultura dita afro-brasileira, com outros congneres no palco amplificado da cultura nacional.

Por uma antropologia da performance: proposta terico-metodolgica


Outro autor pode, tambm, ser mencionado de forma mais detalhada no rol de tericos at aqui repertoriado e que, ao lado de Turner, deve ser considerado, tambm, uma referncia importante entre os estudiosos do gnero das performances. Trata-se do diretor teatral e antroplogo Richard Schechner, a quem j fizemos meno em pginas anteriores. A partir da teoria do rito elaborada por Van Gennep e num dilogo fecundo e crtico com Victor Turner, Schechner props-se a elaborar um modelo original de investigao e anlise antropolgica de eventos performticos. O foco principal dos estudos de Schechner o teatro, com nfase principalmente na relao entre performer e audincia. Em duas importantes obras

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

Entre artes e cincias

49

de sua autoria, Between Antropology and Theater (1985) e Performance Theory (1988), Schechner desenvolve uma anlise comparativa entre eventos performticos teatrais investigados em vrias partes do mundo. O objetivo dele era evidenciar a conexo existente entre rito e teatro. Schechner empenhou-se em demonstrar que, de fato, no existe distino entre rito e teatro. Na sua concepo, essas duas categorias representam eventos de mesma natureza: so performances. Segundo a definio desse autor, a noo de performance compreende um movimento continuum que vai do rito ao teatro e vice-versa. (Schechner, 1988, p. 120). Com essa definio de performance, Schechner, ao que parece, rompeu com um certo tipo de interpretao antropolgica ainda predominante, cujo predecessor, sabemos todos, foi Durkheim reconhecido pela concepo de haver uma oposio binria e dicotmica entre categorias de eventos performticos, classificados no sentido de sagrado/profano, conforme o prprio modelo de Turner. Turner (1987, p. 75) chegou a reconhecer esta distino classificatria proposta por Schechner, quando escreveu:
First let me comment on difference between my use of the term ritual and definitions of Schechner and Goffman. By and large they seem to mean by ritual a standardized unid act, which may be secular as well sacred, while I mean the performance of a complex sequence of symbolic[] What is more interesting to me in this context than the definition of ritual is the connection established by Schechner between social drama and theatre [].

Para esclarecer a diferena que deve ser considerada entre eventos performticos entendidos como ritos e aqueles definidos como teatro, Schechner destacou as noes de eficcia e entretenimento. De acordo com ele, uma performance define-se como eficcia quando tem repercusses significativas na sociedade, tais como solucionar conflitos, provocar mudanas radicais, redefinir posies, papis e/ou o status dos atores sociais. Assim, ritos de passagens, dramas sociais, ritos de iniciao, etc. podem ser tomados como exemplos tpicos de performances que envolvem eficcia. Inversamente, as performances voltadas para o entretenimento no alteram de modo efetivo nada na sociedade, conforme seria o caso dos espetculos teatrais. Portanto, para Schechner, seria esta polaridade, entre eficcia e entretenimento, que consiste na diferenciao considervel do rito (ou ritual) para o teatro, pois, segundo ele, de fato, nenhuma performance pura-

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

50

Rubens Alves da Silva

mente entretenimento ou absolutamente eficcia, uma vez que dependendo das circunstncias, ocasio, lugar e, principalmente, o tipo de envolvimento da audincia, rito pode ser visto como teatro e vice-versa. (Schechner, 1985, p. 130-133, 1988, p. 116). A propsito dessa relao entre rito e teatro, Schechner tambm chamou ateno para os processos que ele traduziu pelas categorias transportation e transformation. O primeiro termo faz referncia a uma experincia que caracteriza qualquer tipo de evento performtico, independentemente dele se apresentar aos olhos do observador como eficcia ou entretenimento. Isso sugere que participar de uma performance implica deslocar-se para determinado local, estar no ambiente exclusivo ou, ento, penetrar os espaos reservados, fsicos e simblicos de um mundo recriado momentaneamente; envolver-se na experincia singular de ser levado a algum lugar, quando num estado de transe, ou o desafio (psicolgico) de tornar-se outro sem deixar de ser a si mesmo, quando da representao cnica de um personagem qualquer Mas se essas experincias dizem respeito quase exclusivamente ao performer, outras nos fazem lembrar de modo particular a audincia. Conforme sugeriu Schechner, durante uma performance tambm a audincia transportada, pois o ator social, na posio de platia, levado a assumir outros papis diferentes dos que habitualmente desempenha nas interaes sociais da vida cotidiana, de modo a no frustrar as expectativas concernentes sua pessoa e quebrar com o encantamento da fachada (Goffman, 1985, p. 31); ele poder se sentir mais livre para explorar com ousadia o repertrio variado de papis sociais e, assim, expressar, sem receio, as suas emoes, chorar, gargalhar, agir com irreverncia, gritando, assoviando alto, etc.; ou, ainda, ser instigado a conversar consigo mesmo, a parar e refletir sobre as relaes de poder e dominao ou os problemas no resolvidos que permeiam a sociedade ento, o despertar para uma conscincia crtica (Schechner, 1988, p. 142). O processo de transportation consiste em uma experincia temporria que, s vezes, tambm implica um status permanente. Essa experincia Schechner denomina de transformation, que se refere ao desdobramento de certos eventos performticos que instituem um novo papel e/ou condio de status para o performer na sociedade, bem como propiciam ao ator social, na qualidade de performer ou de espectador, desenvolver uma conscincia crtica de si mesmo e do mundo l fora ou da realidade social em que est inserido. Esta , por assim dizer, a distino que Schechner estabelece entre as

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

Entre artes e cincias

51

categorias transportation e transformation, entendidas como processos integrantes do movimento continuum (do ritual ao teatro e vice-versa) que ele define como performance. Conforme o prprio Schechner esclarece (1985, p. 126):
I call performance where performers are changed transformations and those where performers are returned to their starting places transportations transportations, because during the performance the performers are taken somewhere but at the end, often assisted by others, they are cooled down and reenter ordinary life just about where they went in. The performer goes from the ordinary world to the performative world, from one time/space reference to another, from one personality to one or more others.

Schechner comparou diversos tipos de eventos performticos teatrais e, remetendo ao modelo de Van Gennep, demonstrou que neste processo de transportation e transformation, o performer (e dependo das circunstncias, tambm, a audincia) passa pela experincia singular da liminaridade ou ambigidade de papis ora representados. Conforme esclareceu esse estudioso, se durante uma pea teatral ou ritual de transe as pessoas so levadas a incorporar personagens ou divindades, todavia elas em geral esto preparadas e conscientes dos limites do ato de representar, e, ao final do evento, reassumem normalmente os papis sociais que configuram a sua identidade pessoal e coletiva na vida cotidiana (Silva, 1999). Nesse caso, reafirmando Schechner, a nfase deve ser dada na caracterstica particular do que ele denomina transportation; quando, ento, o performer apresenta-se, perante a si e aos olhos da audincia, como um sujeito duplo, ou melhor, conforme a expresses que Schechner emprega usualmente, ele (o performer) , simultaneamente, um no-eu e no no-eu. (Schechner, 1985, p. 110). Em Taussig, podem-se encontrar afirmaes semelhantes a esta. Tratase da interpretao de Stanley Mitchell a respeito do pensamento de Walter Benjamin, conforme descrito abaixo:
Tendo em vista antecedentes frutferos, [Walter Benjamin] investigou do barroco alemo aquelas formas de drama onde o princpio da montagem se fez presente pela primeira vez. Ele o encontra sempre que um crtico inteligente intervm a fim de tecer comentrios sobre a representao, em outras palavras, sempre que a representao jamais se acha completa em si mesma, mas contnua e abertamente

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

52

Rubens Alves da Silva comparada com a vida representada; sempre que os atores podem, a qualquer momento, permanecer fora de si mesmos e mostrar a si mesmos que so atores. (Mitchell apud Taussig, 1993, p. 415, grifo meu).

A situao da liminaridade do performer pode resultar tambm no processo de transformation. Como dissemos acima, trata-se da experincia processual de reconfigurao identitria; a exemplo dos ritos de iniciao ou ritos de passagens, como a prpria dinmica dos rituais de casamento em nossa sociedade contempornea para lembrar discusso recente de uma antroploga francesa (Segalen, 2002, p. 117-153). Mas, para ficarmos com os exemplos de Schechner, a proposta teatral de Brecht tambm se orienta pelo conceito de transformation ao propor para performer e audincia o efeito ruptura, o distanciamento do espetculo para se voltar ao dilogo conscientizador, reflexo, como bem atestam as palavras de Benjamim (1991, p. 198-199) ao refletir sobre a proposta brechtiana:
A interrupo da ao por causa da qual Brecht chamou o seu teatro de pico atua constantemente contra a iluso do pblico. Tal iluso completamente intil para um teatro que pretenda trabalhar os elementos do real no sentido de um experimento. Os elementos do real no sentido de um experimento. No fim e no no comeo desse experimento que esto, porm, as situaes e circunstncias. Situaes que, nesta ou naquela configurao, sempre so as nossas. Elas no so levadas para mais perto do espectador, mas distanciadas dele. Ele as reconhece como as situaes reais, no com auto-suficincia com no teatro do naturalismo, mas com espanto, com estranheza.

Em suma, a proposta do teatro pico de Brecht didtica e poltica, uma vez que voltada para o esforo da conscientizao dos atores sociais no palco e na platia quanto aos problemas no resolvidos, as contradies e as tenses da sociedade. O que equivale dizer que se trata de um teatropoltico, voltado para uma ao desalienante e transformadora da realidade social (Dawsey, 1999, f. 36-34). Desse modo, pensando neste processo de transportation e transformation, envolvendo os participantes de eventos performticos, que Schechner (1985) chama ateno, no item transformao da conscincia e/ou do ser, para outros seis pontos abordados por ele como focais na aproximao entre teatro e antropologia (intensidade da performance; interaes entre performers e espectadores; seqncia total da performance; transmisso

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

Entre artes e cincias

53

do conhecimento performtico; avaliao de performances). A inteno aqui discutir esses pontos tendo em vista esclarecer a contribuio do pensamento de Schechner para a orientao terico-metodolgica deste trabalho. Por meio da investigao e da anlise comparativa entre diferentes tipos de eventos performticos ligados ao ritual e ao teatro, Schechner empreendeu uma discusso importante, que trata da noo de comportamento restaurado. Tal comportamento foi entendido por ele como um modelo caracterstico dos diferentes tipos de performance. Ou seja, o comportamento restaurado, diz Schechner, consiste em seqncias de comportamento [que] no so processos em si, mas coisas, itens, material que correspondem concretamente a seqncias organizadas de acontecimentos, roteiro de aes, textos conhecidos, movimentos codificados [] (Schechner, 1985, p. 35-36, traduo minha). Subsidiado por essa definio, Schechner demonstra empiricamente que toda performance consiste numa atividade cultural dinmica, refeita, reelaborada, reproduzida criativamente ao longo do tempo, mas que sempre se pretende como uma prtica idntica ao que se acredita ter sido no passado, tanto no presente quanto no futuro. Esse autor observa que a realizao de qualquer performance implica um processo permanente de aprendizagem, treinamentos, exerccios prticos e repetitivos. Isso porque, na compreenso dele,
comportamento restaurado [consiste em] uma seqncia de comportamento [que] podem ser rearranjadas ou reconstrudas [uma vez que] elas so independentes dos sistemas causais que as originou (social, psicolgico, tecnolgico). (Schechner, 1985, p. 36, traduo minha).

Em outras palavras, o comportamento restaurado nada mais do que um modelo que instrui o performer como deve, ou deveria, atuar (desempenhar o seu papel), num palco teatral ou em um terreiro de candombl. O comportamento restaurado, portanto, pode ser entendido no sentido da interpretao de Geertz (1978) relacionada s noes modelo de e modelo para, sendo que o modelo de refere-se ao princpio que gera a nossa capacidade de simbolizao, que est a priori da realidade social, o que, por conseguinte, possibilita o desenvolvimento do pensamento sistematizado sobre a realidade, ou seja, o advento da teorizao. Por sua vez, o modelo para aquele que orienta a prtica, aes e comportamentos dos atores sociais. O comportamento restaurado, em minha interpretao, pode ser referido a este segundo modelo.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

54

Rubens Alves da Silva

A propsito, pareceu ilustrativa a declarao do diretor teatral brasileiro Antunes Filho, no jornal Folha de So Paulo, a respeito da montagem do espetculo que ele dirigia, Media 2, inspirado na tragdia grega de Eurpides. O ttulo da reportagem chamava ateno: A restaurao de Media, e era reforado pelas palavras do diretor, que manifestou preocupao com o papel do encenador:
o prazer de fazer o texto bom, sempre, de aprofundar a tcnica dos atores cada vez mais []. Media 2 no uma veleidade. Ao contrrio, quer exercitar o processo de construo e desconstruo, e vice-versa, que da natureza do teatro. (Folha de So Paulo, 7 out. 2002, p. E1-7, grifo meu).

Na trilha das observaes de Schechner sobre comportamento restaurado, podemos observar a centralidade que o performer ocupa e, tambm, a restaurao de eventos performticos no contexto dos tempos atuais da psmodernidade. No primeiro caso, a nfase da abordagem de Schechner o processo de preparao e desenvolvimento da habilidade performtica do ator o seu aprimoramento na arte de representar. Assim, as discusses deste terico esto assentadas na questo das estratgias, dos recursos mobilizados visando aprimorar a tcnica e, por conseguinte, na qualidade da representao cnica ou atuao performtica do ator diante de uma platia expectativa, vezes seguidas. Portanto, o que Schechner destaca so os treinamentos, ensaios, workshops, etc., no esforo de demonstrar com detalhes que o comportamento restaurado consiste em trabalho rduo, intenso e rigoroso, que vai alm do esforo fsico e intelectual exigido ao performer, mas tambm traz tona, a recordar nos gestos, nos movimentos corporais, as experincias guardadas nas profundezas do ser, internalizadas atravs de um longo e complexo processo de socializao (Silva, 1999), procurando, desse modo, enfatizar o elo do comportamento restaurado como processos da socializao do ator, pois se trata de uma atividade cultural que evoca a memria, instiga reflexo e remete a experincias que fazem parte da trajetria de vida do sujeito. Em certo sentido, as discusses acerca do comportamento restaurado desenvolvidas por Schechner parecem convergir com as reflexes de Marcel Mauss (1974), quando levamos em conta as noes de tcnicas corporais. Mauss observou que gestos, postura, movimentos corporais, para alm dos estmulos biolgicos, so modelos culturais resultantes de um longo processo de aprendizagens, que varia de sociedade para sociedade. Desse modo, ao desen-

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

Entre artes e cincias

55

volver sua reflexo, Mauss procurou evidenciar que a aprendizagem dos usos do corpo consiste num fenmeno complexo, envolvendo aspectos biolgicos, psicolgicos e sociolgicos, e implicava o que ele denominou perspectiva do homem total. Para alm do simples fator biolgico, Mauss demonstrou, atravs da comparao entre atividades como natao, corrida, marcha, etc. nas sociedades francesa e inglesa, as marcas das diferenas e predomnio da cultura em atos diversos do comportamento humano: Em todos esses elementos da arte de utilizar o corpo humano, os fatos de educao dominam [] (Mauss, 1974, p. 215). Por sua vez, ao discutir sobre o comportamento restaurado, Schechner observa que o performer dispe de certa margem de escolha do papel (ou dos papis) que prefere representar. E se essa possibilidade existe, pelo fato de o comportamento restaurado, como disse antes, tratar-se de um modelo cultural. Nesse sentido que as discusses de Schechner acerca do comportamento restaurado parecem apontar para a complexidade do homem total, discutida anteriormente por Mauss. inconteste esta contra-argumentao do primeiro:
[] comportamento restaurado implica escolhas [] Alguns etologistas e especialistas do crebro argumentam que no h diferena significativa nenhuma diferena de qualquer espcie entre o comportamento animal e humano. Mas pelo menos h uma iluso de escolha, uma sensao de que se pode escolher [] o ator totalmente treinado cujo texto de representao uma segunda natureza, mesmo eles desistem ou resistem, e h suspeitas dos que facilmente dizem sim ou prematuramente dizem no. (Schechner, 1995, p. 206).

Schechner atenta para o fato de o comportamento restaurado implicar em um jogo mimtico que se estabelece atravs das experincias da alteridade e interaes sociais do performer. Segundo a passagem abaixo:
[] O comportamento restaurado simblico e reflexivo: no comportamento vazio, mas pleno, que irradia pluralidade de significados. Esses termos expresso um princpio simples: a pessoa pode agir como outra; a pessoa social ou transindividual um papel ou conjunto de papis [] transformando em teatro o processo social, religioso, esttico, mdico e educacional. Comportamento simblico significa fixar, transformando em teatro o processo social, religioso, esttico, mdico e educacional. A representao significa: nunca pela primeira vez, Isso significa: da segunda at n vezes. A representao o comportamento repetitivo. (Schechner, 1985, p. 36, traduo minha).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

56

Rubens Alves da Silva

Ao se fazer meno ao jogo mimtico, considerando esta citao de Schechner, a contribuio de Walter Benjamin torna-se obrigatria. Este autor toma por analogia as brincadeiras de crianas para elucidar a noo de mimese:
Os jogos infantis so impregnados de comportamentos mimticos, que no se limitam de modo algum imitao de pessoas. A criana no brinca apenas de ser comerciante ou professor, mas tambm moinho de vento e trem. (Benjamin apud Dawsey, 1999, f. 53).

John Dawsey (1999, f. 54), numa interpretao da noo benjaminiana de mimese, diz que:
Trata-se em Benjamin [a noo de mimese] de um modo de conhecimento corporal do mundo ao redor, sensvel a uma realidade em constante transformao, receptivo estranheza, e capaz de provocar, atravs dessa capacidade verdadeiramente ldica de ser outro, um efeito brechtiano: o efeito de distanciamento dos atores sociais em relao a papis a eles atribudos. No se trata de empatia ou identificao com o outro, mas de uma abertura a estados alterados da percepo capazes de produzir o estranhamento [].

Destarte, creio que a reflexo de Schechner concernente noo de comportamento restaurado, se, por um lado, possui afinidades com o pensamento de Marcel Mauss, por outro lado, pode ser aproximada das consideraes de Benjamin no que tange noo de mimese, sobretudo quando ele enfatiza o aspecto simblico e reflexivo, caracterstico do modelo de restaurao das performances. Porm, como a referncia explcita de Schechner Van Gennep, conforme aqui j assinalado, este diretor teatral salienta que a restaurao do comportamento tende a ocorrer na fase preliminar da performance, entendida no sentido processual: ensaios, oficinas, etc. Por isso, na opinio desse intelectual, durante ensaios e oficinas que, de fato, ocorrem os momentos mais seguros para se estabelecer o vnculo entre as performances ritual e estticoteatral. (Schechner, 1985, p. 36). Esse argumento enfatizado pelo autor para reforar a sua posio contrria dicotomia entre dramas rituais (ou sociais) e dramas esttico-teatrais, conforme sugerido por Turner em seu modelo de estudo antropolgico da performance. Nessa discusso sobre comportamento restaurado, Schechner salienta que toda performance consiste numa atividade cultural e, enquanto tal, no

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

Entre artes e cincias

57

livre, nem fcil. Pressupe, como j dito, um complexo e dedicado esforo de transmisso e aprendizado. Entre os processos de transmisso do saber performtico esse autor destaca, principalmente, o recurso da oralidade. Conforme ele salienta:
Comportamento de performance comportamento aprendido e/ou praticado ou duplamente, comportamento treinado, comportado: comportamento restaurado. Ento, ensaio prvio, aprendido por osmose desde a infncia, revelado durante a performance pelos mestres, guias, gurus ou, generalizando, pelas regras que governam de fora, como em esporte ou teatro improvisado []. (Schechner, 1988, p. 118, traduo minha).

Conforme salientado anteriormente, ao discutir a noo de comportamento restaurado, Schechner discute, tambm, sobre a dinmica da recriao dos eventos performticos na atualidade. Nesse sentido, as observaes feitas por ele convergem, em certo sentido, com o que Eric Hobsbawm e Terence Ranger (1997) classificaram como inveno das tradies. Schechner (1985) analisa a tendncia num passado recente ao estmulo restaurao de eventos performticos, sendo, inclusive, motivado por interesses ligados indstria do turismo. No apenas os eventos que ainda eram praticados tornaram-se alvo de interesse dos empreendedores, mas tambm o resgate de prticas rituais desaparecidas passa a ser reivindicado. De acordo com Schechner (1985), esses tipos de comportamento restaurado (restaurao de eventos performticos) possibilitam, tambm, compreender que as performances so atividades culturais criativamente reproduzidas ao longo do tempo, num processo que tende a envolver interesses diversos e sugerir pluralidade de significados. Quero com isso dizer, parafraseando Schechner, que o comportamento restaurado comportamento simblico e, enquanto tal, tambm o potencialmente polissmico. Portanto, sob esse ponto de vista que a noo de comportamento restaurado torna-se instigante para se pensar sobre os grupos de congadas que, tanto no interior de Minas Gerais quanto nos arredores de So Paulo, continuam a ser mantidos desde sempre ou recriados em nome da tradio, espontaneamente ou atravs do incentivo de folcloristas, secretarias municipais de culturas e artistas nestes tempos recentes de novas linguagens, tecnologias e formas alternativas de transmisses culturais e artsticas, como o CD e o vdeo (DVD e congneres).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

58

Rubens Alves da Silva

Ao refletir sobre a noo da performance, Schechner abordou seis questes-chave que ele sugeriu como pontos de contatos entre a antropologia e o teatro. No primeiro deles, o foco principal da ateno o performer. A problemtica em questo o que acontece com a conscincia do performer durante e depois da sua atuao performtica. Com referncia aos ritos de passagens de Van Gennep, compreende-se que durante uma performance o ator social, ao representar uma ou vrias personagens, assume um papel liminar e a condio inerente de ambigidade ele torna-se no-ele e, simultaneamente, no noele. Situao da qual ele deve estar consciente e que se supe no fugidio, tambm, ao senso crtico da platia. Tal situao pode ser exemplificada com as palavras de Benjamim (1991, p. 217), no que diz respeito s diferenas entre o teatro pico, de Brecht, e o teatro dramtico aristotlico:
No que tange o modo de representar, a tarefa do ator no teatro pico consiste em demonstrar em sua atuao que ele mantm a cabea fria. Mesmo para ele, a identificao com o personagem bem pouco aplicvel. Para esse modo de atuar, o ator do teatro dramtico nem sempre est bem preparado. Portanto, desde a sua concepo est claro no palco do teatro pico que o ator deve estar consciente do seu papel, qual seja, que ele no-ele, sem deixar de ser no no-ele.

No segundo ponto de contato, a problemtica que ganha relevo refere-se intensidade da performance. Esta diz respeito particularmente observao rigorosa do fluxo da performance. A noo de fluxo foi elucidada por Turner (1982, p. 56), segundo as definies dos introdutores desta categoria no estudo dos eventos esportivos e jogos, Csikszentmihalyi e MacAloon, ou seja: Flow denotes the holistic sensation present when we act with total involvemente. Ao que parece, nesse sentido que Schechner sugeriu o exame detalhado da intensidade da performance, atentando para os momentos energizantes que encontram correspondncia com a seqncia ritual do modelo turneriano. Trata-se de considerar, nessa observao investigativa, igualmente, tanto o trabalho do ator (onde est em jogo tambm a sua preparao para o ato de representar) quanto o comportamento da audincia durante o curso de determinado evento performtico. Desse modo, assim como as ressalvas feitas por Benjamim (2002, p. 58) ao chamar a ateno para os restos de materiais residuais que tanto atrai as crianas, Geertz (1978, p. 65) que atenta para descer aos detalhes ou, ainda, conforme a observao crtica de John Dawsey (1999, f. 34) a propsito das

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

Entre artes e cincias

59

vtimas sacrificiais do crculo hermenutico, referindo-se ao que escapou ateno de Geertz (1991) ao descrever a queda das vivas, ao lanarem-se fogueira; Schechner ressalta a importncia do pesquisador atentar para os fragmentos ou detalhes que se insinuam no contexto da performance, uma vez que estes tambm merecem ser considerados como dados significativos ao empreendimento interpretativo dos fenmenos performticos, na sua dinmica e desdobramentos imprevisveis. Schechner prope como terceiro ponto de contato e como tema pertinente investigao dos eventos performticos a problemtica da interao entre performer e espectadores. A propsito da explorao desse tema, ele estabelece a distino entre o que denominou de pblicos integrais e pblicos acidentais. Os integrais se definem pelo perfil de pblico que possui algum tipo de afinidade eletiva com o(s) performer(s) e/ou compartilham da mesma rede de relao social. Entre outras modalidades de drama esttico, Schechner nos reporta ao teatro n para exemplificar a peculiaridade do tipo de pblico desse gnero de performance. O pblico que assiste a esse teatro geralmente possui um conhecimento amplo desse tipo de performance. Isso devido ao longo tempo de convvio, experincia de assistir de perto e ao envolvimento com o acontecimento. Se quisermos ilustrar essa definio de Schechner com exemplos de performances de congadas que temos pesquisado h algum tempo, talvez seja vlido considerar a posio dos espectadores dessa prtica ritual que se autodenominam como acompanhantes ou, ainda, aqueles que andam atrs dos ternos, sendo estes, em geral, pessoas ou grupos que para usar uma categoria proposta por Magnani (1984) pertencem ao mesmo pedao que os membros dos grupos de congados, ou seja, categoria de pessoas que possuem relaes de vizinhana com os performers das congadas (danantes), ou ainda, fazem parte da rede familiar ou de parentesco. Situaes diversas que foram verificadas em trabalho de campo tanto no interior quanto na capital de Minas Gerais. Segundo analisa Schechner, ao assistir performance, o espectador , tambm, levado a evocar da memria muitas coisas suprimidas, fazendo aflorar os elementos residuais e significativos ao movimento gerador da conscincia crtica. Essa anlise aproxima-se, em parte, da noo de espelho mgico, discutida por Turner (1982, 1987) a propsito do sentido metafrico do drama social. O espelho mgico no apenas reflete o real, mas tambm provoca a reflexo sobre este real, sendo, portanto, o espelho mgico, uma reconfigurao do real. Nesse sentido que a noo de espelho mgico,

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

60

Rubens Alves da Silva

em Turner, compreende, simultaneamente, ambas as categorias de reflexo e reflexividade. Quanto aos acidentais, a referncia descrita por Schechner o tipo mediano de pblico que costuma freqentar os teatros ocidentais. Portanto, sujeitos que, normalmente, no possuem qualquer tipo de afinidade eletiva com performer, nem est interessada em criar laos de relaes sociais no mtier artstico. So pessoas comuns que gostam de ir ao teatro com relativa freqncia, motivadas simplesmente pela busca do entretenimento e diverso. Portanto, terminado o espetculo pouco interesse tm de recorrer aos bastidores e camarins para prestarem cumprimentos ao performer ou discutirem sobre a pea, com amigos e em meio ao elenco do espetculo, ou em bares nos arredores do teatro. Esse perfil de pblico descrito por Schechner tambm lana luz na variedade tipolgica de espectadores dos ritos de congadas. Em pesquisas realizadas nos anos de 1980 e 1990, sobre o congado no Centro-Oeste mineiro, os meus interlocutores costumavam usar com freqncia a expresso de fora para se referir s pessoas que estavam na cidade para conhecer de perto (como era o caso daqueles que se identificavam como pesquisadores) ou simplesmente assistir festa de Nossa Senhora do Rosrio (no papel de turista). Observei que os congadeiros sempre se referiam aos de fora como aqueles que no sabem direito o que o congado, [e por isso] acham que folclore ou carnaval; pois, para eles, congadeiros, no havia dvida de que o congado era festa religiosa. Essa verso congadeira sobre os de fora aponta, desse modo, para o perfil do pblico acidental descrita por Schechner. Eles no so vistos ou aceitos como pertencentes ao pedao, e a relao com o evento distanciada e espordica. Indo um pouco mais a fundo neste relato, verifiquei que eles no demonstram ter uma relao mais prxima com as congadas enquanto, digamos, no sentido weberiano, que parte do pressuposto de uma motivao por valores tradicionais ou algum tipo de afinidade eletiva com o grupo; eles simplesmente so turistas ou curiosos em busca de entretenimento. Portanto, alm do exemplo acima, penso aqui, tambm, no pblico mais diverso que assiste a apresentaes de congadas promovidas pelo Servio Social do Comrcio (Sesc), na Semana do Folclore, em Minas Gerais, no meio do ano ou, ainda, no evento promovido pela Secretaria do Estado da Cultura de So Paulo, o Revelando So Paulo, na capital do estado. Evocando Lvi-Strauss, esses acontecimentos so algo bom para pensar.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

Entre artes e cincias

61

Em sntese, a observao feita por Schechner que existem diferentes tipos de pblicos e diferentes tipos de performances que merecem ser investigadas a propsito da produo de um conhecimento mais ampliado desses fenmenos e suas particularidades contextuais. Ele avalia que a leitura e (re)interpretao dessas realidades pode contribuir para a reflexo dos significados e relevncia dos eventos performticos, nos dizeres de Turner, como uma espcie de metateatro, portanto, expressivos das contradies e tenses inerentes prpria realidade social em que se inserem. Portanto, pode-se afirmar que Schechner, ao orientar a sua discusso na perspectiva da antropologia da performance, demonstra interesse e posio em defesa da relevncia do estudo de diferentes tipos de performance em, igualmente, diferentes situaes particulares, a propsito inclusive da comprovao do ponto de vista de que espaos diferenciados de performance tendem a se articular a outros elementos contextuais e revitalizar outros espaos marginais. nesse sentido, pois, que o exame da relao entre performer e pblico ganha importncia na teoria da performance de Schechner, uma vez que ele compreende que esse empreendimento fundamental para o esclarecimento do que realmente est em jogo no contexto social que envolve determinado evento performtico. Com base nas trs fases do modelo de anlise do rito de passagem, sugeridas por Van Gennep (separao, transio e incorporao [ou reintegrao]), Schechner desenvolveu uma proposta de exame da seqncia total da performance e que compreende sete fases distintas, ou seja: treinamento; workshops (oficinas); ensaios; aquecimentos; performance propriamente dita; esfriamento; e, finalmente, desdobramento. Prximos ao modelo descrito por Van Gennep, treinamento, oficinas, ensaios e aquecimentos, corresponderiam fase preliminar, como os ritos de separao. A performance propriamente dita liminar, como ritos de transio, e o esfriamento e desdobramentos correspondem fase ps-liminar, tais como ritos de incorporao (ou reintegrao). Ao apresentar esse modelo terico-metodolgico de investigao da performance, Schechner demonstrou que essas fases seqenciais tendem a variar de um tipo de evento performtico para outro, em conformidade com o contexto cultural especfico. Por exemplo, no caso de treinamentos, ele considerou que h performances em que esta atividade corresponde a um processo de longa durao, informal e algo do cotidiano semelhante ao que Mauss (1974) sugere ao explorar a noo de habitus. No caso do esfriamento,

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

62

Rubens Alves da Silva

Schechner tambm observou o fato de existir muitas vezes diferenas entre o que acontece nesses momentos no caso dos teatros ocidentais e, em comparao, o que muitas vezes ocorre nos teatros no-ocidentais. Assim, se conversas informais, comes e bebes e, s vezes, celebraes tendem a marcar momentos de esfriamento, durante ou ao trmino de alguma pea do teatro ocidental, procedimentos para sair do estado de transe so exemplos que contribuem para o esfriamento do teatro balins (Schechner, 1985, p. 18). Por fim, este diretor teatral tambm buscou esclarecer a fase que ele denominou de desdobramento. Ele observa as transformaes sociais para atores e espectadores, bem como o papel da crtica, produo de textos, comentrios e suas repercusses, inclusive na repetio futura das performances. Em sntese, ao estabelecer esse modelo, a preocupao de Schechner, ao que parece, foi delinear os passos metodolgicos para uma investigao detalhada dos eventos performticos de uma maneira geral, porm sem perder de vista as particularidades e nuanas do fenmeno de acordo com as suas diferenas e particularidades contextuais. De fato, como apontado na discusso sobre a restaurao do comportamento, o ponto de partida sugerido por Schechner para compreenso da performance e os significado contextual so o ensaio e treinamentos. Outro ponto de contato entre o teatro e a antropologia, abordado por Schechner, diz respeito problemtica da transmisso do conhecimento performtico. Esta transmisso consiste, pois, num processo de ensino e aprendizagem que tende a variar de acordo com a modalidade particular da performance, associada ao contexto cultural especfico em que se insere. Ao discutir esse aspecto, um dos recursos que este autor considerou de fundamental importncia na transmisso do conhecimento performtico foi a oralidade. Segundo ele: Performance knowledge belongs to oral traditions. How such traditions are passed on in various cultures and in different genres is of great importance. (Schechner, 1985, p. 23). Em ltimo lugar, Schechner chama ateno para a questo da avaliao das performances como outro aspecto relevante enquanto ponto de contato entre teatro e a antropologia. Para ele, os tipos de avaliao dos gneros de performances tendem a variar de acordo com a modalidade e o contexto cultural especfico em que as mesmas se inserem, podendo ser entendidos tanto no que diz respeito ao papel exercido por uma comisso julgadora quanto aos comentrios e crticas tecidas por pesquisadores, intelectuais e/ou artistas. Esses tipos de avaliao so expostos reservadamente aos atores ou amplamente

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

Entre artes e cincias

63

divulgados pela mdia, bem como feitos pela opinio de um tipo de pbico integral em relao ao desempenho dos atores em determinado tipo de performance. Todas estas posies representam tipos diversos de avaliaes das performances. E, enquanto tal, segundo Schechner, tendem a ter efeitos posteriores restaurao [de tais] comportamentos. Resumidamente, posso arriscar que as preocupaes de Schechner incidem sobre os diferentes tipos de performances, esttico-teatrais: como so construdas pelos seus participantes, em diferentes situaes e contextos culturais diversos, que efeitos tais experincias tendem a produzir nos atores e platia. Talvez o desafio da presente pesquisa sobre o fenmeno das congadas, pensada a partir da noo de performance, seja articular ambas as perspectivas de modo proveitoso para a produo do conhecimento. Nesse sentido, creio que os pontos de contatos entre o teatro e a antropologia, sugeridos por Schechner, so, inclusive, trilhas (metodolgicas) que se abrem e, talvez, valha a pena tentar segui-las. E, pensando assim, ao encerrar este artigo quero evocar, ainda, as palavras de Walter Benjamim (1991, p. 156):
Articular historicamente algo passado no significa reconhec-lo como ele efetivamente foi. Significa captar uma lembrana como ela fulgura num instante de perigo. Para o materialista histrico, trata-se de fixar uma imagem do passado como ela inesperadamente se articula para o sujeito histrico num instante de perigo. O perigo ameaa tanto os componentes da tradio quanto os seus receptores. Para ambos ele um s: sujeitar-se a ser um instrumento da classe dominante. A cada poca preciso sempre de novo tentar o que foi transmitido do conformismo que ameaa subjug-lo. Pois o Messias no vem apenas como o Salvador; ele vem como o vencedor do anticristo. Captar no pretrito a centelha da esperana s dado ao historiador que estiver convicto do seguinte: se o inimigo vencer, nem mesmo os mortos estaro a salvo dele. E esse inimigo ainda no parou de vencer.

Para esclarecer: essa citao situa o lugar de fala da tese de doutorado que defendi recentemente junto ao Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social da Universidade de So Paulo. Foi com referncia a este pensador que tambm busquei dispensar ateno para o fenmeno das manifestaes de congadas, pondo em cena a questo da tenso entre eficcia e entretenimento que parece insinuar essa modalidade de prtica ritual. Desse modo, procurei apontar para situaes de conflito, para questes no resolvidas e

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

64

Rubens Alves da Silva

elementos suprimidos, histrica e culturalmente, das relaes sociais e raciais na sociedade brasileira, por meio daquilo que dado a mostrar sobre o fenmeno das congadas na contemporaneidade.

Referncias
AZZAN Jr., C. Antropologia e interpretao: explicao e compreenso nas antropologias de Lvi-Strausss e Geertz. Campinas: Editora da Unicamp, 1993. BENJAMIN, Walter. Grandes cientistas sociais. Org. Flvio R. Kothe. 2. ed. So Paulo: tica, 1991. (Sociologia, v. 50). BENJAMIN, Walter. Reflexes sobre a criana, o brinquedo e a educao. So Paulo: Duas Cidades: Ed. 34, 2002. DAWSEY, John Cowart. De que riem os bias-frias?: Walter Benjamin e o teatro pico de Brecht em carrocerias de caminhes. Tese (Livre-Docncia) PPGAS/FFLCH, Universidade de So Paulo, So Paulo, 1999. DURKHEIM, E. mile Durkheim. So Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleo Os Pensadores). GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. GEERTZ, Clifford. Negara: o Estado teatro no sculo XIX. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991. GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrpolis: Vozes, 2001. GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulao da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. GOFFMAN, Erving. A representao do eu na vida cotidiana. Petrpolis: Vozes, 1985. HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. A inveno das tradies. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. LANGDON, Esther Jean. Performance e preocupaes ps-modernas na antropologia. In: TEIXEIRA, Joo Gabriel L. C. (Org.). Performticos, performance e sociedade. Braslia: Editora da UNB: Transe, 1996. p. 23-28. LVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1970.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

Entre artes e cincias

65

MAGNANI, J. G. C. Festa no pedao: cultura popular e lazer na cidade. So Paulo: Brasiliense, 1984. MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia: v. 1. So Paulo: EPU: Edusp, 1974. SEGALEN, Martine. Ritos e rituais contemporneos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. SCHECHNER, Richard. Between Theater and Anthropology. Philadelphia: The University of Pennsylvania Press, 1985. SCHECHNER, Richard. Performance theory. New York: Routledge, 1988. SCHECHNER, Richard. Restaurao do comportamento. In: BARBA, Eugnio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionrio de antropologia teatral. Campinas: Hucitec, 1995. p. 205-210. SILVA, Rubens Alves da. Negros catlicos ou catolicismo negro?: um estudo sobre a construo da identidade negra no congado mineiro. Dissertao (Mestrado em Sociologia da Cultura)Departamento de Sociologia e Antropologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1999. SILVA, Rubens Alves da. Performances congadeiras e atualizao das tradies afro-brasileiras em Minas Gerais . Tese (Doutorado em Antropologia Social)Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2005. STEIL, Carlos A. O serto das romarias: um estudo antropolgico sobre o santurio de Bom Jesus da Lapa Bahia. Petrpolis: Vozes, 1996. TAUSSIG, Michael. Xamanismo, colonialismo e o homem selvagem: um estudo sobre o terror e a cura. So Paulo: Paz e Terra, 1993. TURNER, Victor. From ritual to Theatre. New York: PAJ Publications, 1982. TURNER, Victor. The Anthropology of performance . New York: PAJ Publications, 1987. TURNER, Victor; BRUNER, Edward (Ed.). The Anthropology of Experience. Urbana: University of Illinois Press, 1986. VAN GENNEP, Arnold. Os ritos de passagem. Petrpolis: Vozes, 1978. WEBER, Max. As rejeies religiosas do mundo e suas orientaes. In: WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1971. p. 371-410.
Recebido em 31/05/2005 Aprovado em 04/07/2005

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez. 2005

You might also like