You are on page 1of 3

O contato de Georges Rousse com a fotografia comeou desde cedo.

Aos nove anos, ganhou uma cmera Kodak Brownie de presente de Natal e desde ento, ela passou a ser sua companheira fiel. Mesmo cursando medicina, decidiu estudar fotografia profissional e logo em seguida, abriu seu prprio estdio. Mas suas fotos esto longe de serem tradicionais. A originalidade de seu trabalho a juno de fotografia com instalao. Como cenrio, Rousse escolhe lugares abandonados, como runas e edifcios antigos, e os transforma em espaos pictricos que s fazem sentido quando fotografados a partir de um ponto especfico. As imagens revelam um mundo de subjetividade em diversas formas e cores. Elas so intrnsecas, pensadas em cada detalhe, composio, corte e iluminao. Sua matria-prima o espao, mas o click da cmera que faz toda a diferena e revela o universo fictcio do artista. Tudo uma iluso, o que ele fotografa no existe. As pinturas so quase construes arquitetnicas que ganham formas diversas quando fotografadas, at mesmo palavras so formadas. O artista francs brinca com a nossa noo de espao e nos apresenta trs diferentes tipos: o espao real, onde ele faz as instalaes; o espao imaginrio, onde ele cria a pintura; e o espao final, que s visvel depois que a foto tirada. Rousse transforma em obra de arte os lugares que so destinados ao abandono ou destruio. Assim, todo o passado impregnado em cada detalhe contrasta com as novas expresses artsticas. Funcionando como uma metfora para o tempo, os locais parecem ganhar uma nova vida, mesmo que fugaz. Alm disso, ele questiona o papel da fotografia como uma reproduo fiel da realidade. primeira vista, h a desconfiana de que as fotos foram manipuladas, mas quando vemos os bastidores da produo, percebemos que o trabalho bastante complexo e minucioso, estudado milimetricamente para o perfeito resultado final. O documentrio Bending Space, filmado em 2007, mostra como o processo feito. Pouco se ouviu falar de Georges Rousse no Brasil, mas o artista j pisou em terras brasileiras em 2010 no evento de fotografia anual realizado em Paraty, o Paraty em Foco. L, ele falou sobre seu trabalho e ainda teve uma instalao exibida na cidade durante todo o festival.

Repleto de cores e formas, Rousse prope um contraste entre o simples e o complexo, entre a realidade e o imaginrio. Seu trabalho agua nosso olhar e nos faz perceber que tudo uma questo de perspectiva. (1) (2) A sua relao com a fotografia foi alterada aps Rousse descobrir a Land Art e o quadrado de Malevich sobre fundo branco, A partir desse ponto o artista comeou a criar uma srie de instalaes em edifcios abandonados ou em reconstruo.
Mediante a integrao da pintura com a fotografia, a escultura, a arquitetura e a instalao, e aliando a geometria interveno espacial, Rousse transpe seu universo imaginrio para os lugares que transforma. Sua criao expressa tanto as suas intenes artsticas como ressoa as suas impresses do local, sua histria e sua cultura. O resultado so superfcies planas onde as formas desenhadas e pintadas por ele emergem em volumes que dividem o espao. As figuras geomtricas so primeiramente desenhadas na lente da mquina e depois reconstitudas no espao As fotografias de Rousse nos incitam a fazer uma primeira leitura da arquitetura como coisa esttica, imvel, transformando, gradualmente, nossa percepo do espao e da realidade. A imagem final como uma iluso de tica, que apresenta a fuso de trs tipos de espao: o real, onde Rousse realiza as instalaes; o imaginrio, utpico, inventado pelo artista e cuidadosamente construdo no local escolhido; e um novo espao, visvel apenas de um nico ponto, onde feita a captura da imagem. A convergncia desses espaos vai alm de um jogo visual: a imagem questiona o papel da fotografia como reproduo fiel do que se v, e prova a existncia de um campo entre a percepo e a realidade, entre o imaginrio e o concreto.

(2 REFERNCIAS (1) KELLER, Marina. O Irrealismo de Georges Rousse. Disponvel no site http://lounge.obviousmag.org/ (Acessado em 23/09/2013 s 22:25) (2) http://f508.com.br/perfil-georges-rousse/ (3) http://www.ideafixa.com/ponto-de-vista/ (4) http://paratyemfoco.com/blog/2010/08/georges-rousse/ (5) http://www.youtube.com/watch?v=cnwTgXymWf0

(6) http://www.youtube.com/watch?v=QN3NLqV62yU (7) http://www.youtube.com/watch?v=1e7msPV3CtI

You might also like