You are on page 1of 12

20/04/13

TestDisk Step By Step - CGSecurity

Passo a Passo TestDisk


De CGSecurity Esta a reviso aprovada desta pgina, bem como sendo a mais recente.
Ingls verso deutsche verso versin espaol version franaise versione italiana versiunea romn

Este exemplo de recuperao orienta passo a passo TestDisk para recuperar uma partio de desaparecidos e reparar a um corrompido. Depois de ler este tutorial, voc deve estar pronto para recuperar seus prprios dados. Tradues deste manual TestDisk para outras lnguas so bem-vindos.

Contedo
Um exemplo de problema 2 Sintomas 3 de durao executvel TestDisk 4 criao Log 5 seleo Disk 6 Partition seleo do tipo de mesa 7 de status da tabela de partio atual 8 Pesquisa Rpida para parties 9 Salve a tabela de partio ou procurar mais parties? 10 A partio ainda est faltando: Deeper Pesquisa 11 recuperao de tabela de partio 12 NTFS recuperao do setor de inicializao 13 Recupere arquivos apagados

Exemplo de problema
Temos um disco rgido de 36GB, contendo trs parties. Infelizmente; o setor de inicializao da partio NTFS primria foi danificada, e uma partio NTFS lgica foi acidentalmente apagado. Este exemplo de recuperao orienta passo TestDisk, a passo, para recuperar esses "perdidos" parties por: reescrever o setor de boot NTFS corrompido, e recuperar a partio NTFS lgica apagados acidentalmente. A recuperao de uma partio FAT32 (em vez de uma partio NTFS) pode ser realizado seguindo exactamente os mesmos passos. Outros exemplos de recuperao tambm esto disponveis. Para obter informaes sobre FAT12, FAT16, ext2/ext3, HFS +, ReiserFS e outros tipos de partio, leia Executando o programa TestDisk .
www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Step_By_Step 1/12

20/04/13

TestDisk Step By Step - CGSecurity

Uma condio: TestDisk deve ser executado com privilgios de administrador. Pontos importantes para a utilizao TestDisk: Para navegar na TestDisk, use a s e t ae P a g e U p/P a g e D o w nchaves. Para prosseguir, confirme sua escolha (s) com o E n t e rchave. Para retornar a uma tela anterior ou sair do TestDisk, utilize o q chave (Sair). Para salvar as modificaes sob TestDisk, voc deve confirm-las com o y(Yes) e / ou e n t r echaves, e Para realmente escrever dados da partio para a MBR, voc deve escolher o "Write" seleo e pressione o E n t e rchave.

Os sintomas
Se esta partio primria do disco rgido continha um sistema operacional, que provavelmente j no arrancar devido ao seu setor de inicializao corrompido. Se o disco rgido uma unidade secundria (dados) ou voc pode conectar a unidade para outro computador em seu canal secundrio (geralmente onde uma unidade de CD / DVD est ligado), os seguintes sintomas seriam observados: 1. Windows Explorer ou o Gerenciador de disco exibe a primeira partio primria como matria (no formatado) e Windows pede: A u n i d a d en oe s t f o r m a t a d o ,d e s e j af o r m a t l oa g o r a ? [Voc deve nunca fazer isso sem saber porqu!] 2. Uma partio lgica est ausente. No Windows Explorer, que a unidade lgica no est mais disponvel. O Console de Gerenciamento de Disco do Windows agora exibe apenas "espao no alocado", onde esta partio lgica tinha sido localizado.

Execuo executvel TestDisk


Se TestDisk ainda no est instalado, ele pode ser baixado a partir de download TestDisk . Extraia os arquivos do arquivo, incluindo os sub-diretrios. Para recuperar uma partio perdida ou reparar o sistema de arquivos de um disco rgido, pen USB, Smart Card, etc, necessrio ter direitos suficientes para acessar um dispositivo fsico. No DOS, execute TestDisk.exe No Windows, inicie o TestDisk (ie t e s t d i s k 6 . 1 3 / t e s t d i s k _ w i n . e x e) a partir de uma conta no grupo Administrador. No Windows Vista, clique com testdisk_win.exe e depois em "Executar como administrador" para lanar TestDisk. No Unix / Linux / BSD, voc precisa ser root para executar TestDisk (ou seja, t e s t d i s k 6 . 1 3 / t e s t d i s k _ s t a t i cs u d o) Sob MacOSX, se voc no estiver como root, TestDisk (ie t e s t d i s k 6 . 1 3 / t e s t d i s k) vai reiniciar-se usar o sudo aps a confirmao de sua parte. Sob OS / 2, TestDisk no lidar com um dispositivo fsico, apenas uma imagem de disco. Desculpe. Para recuperar a partio de uma imagem de mdia ou reparar a imagem do sistema de arquivos, execute
www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Step_By_Step 2/12

20/04/13

TestDisk Step By Step - CGSecurity

t e s t d i s ki m a g e . d dpara trabalhar a partir de uma imagem de disco

raw t e s t d i s ki m a g e . E 0 1para recuperar arquivos a partir de uma imagem EWF Encase ' i m a g e m . ? ?t e s t d i s kse a imagem Encase dividido em vrios arquivos. Para reparar um sistema de arquivos no listados por TestDisk, executar d i s p o s i t i v ot e s t d i s k, ou seja,
t e s t d i s k/d e v / m a p p e r / t r u e c r y p t 0ou t e s t d i s k/d e v / l o o p 0para reparar o

NTFS ou arquivos FAT32 setor de inicializao de uma partio TrueCrypt. O mesmo mtodo funciona com o sistema de arquivos criptografados com cryptsetup / dm-crypt / LUKS. t e s t d i s k/d e v / m d 0para reparar um sistema de arquivos em cima de um dispositivo RAID Linux.

Entrar criao

Escolha Criar para instruir TestDisk para criar um arquivo de log contendo informaes tcnicas e mensagens, a menos que tenha uma razo para acrescentar dados ao registro ou executar TestDisk de ler somente mdia e deve criar o registro em outro lugar. Escolha Nenhum se voc no quiser que as mensagens e os detalhes do processo a ser escrito em um arquivo de log (til se, por exemplo, TestDisk foi iniciado a partir de um local somente para leitura). Pressione Enter para continuar.

Seleo disco
Todos os discos rgidos devem ser detectados e listados com o tamanho correto, TestDisk:

www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Step_By_Step

3/12

20/04/13

TestDisk Step By Step - CGSecurity

Use para cima / baixo teclas de seta para selecionar o disco rgido com a partio / s perdido. Pressione Enter para continuar. Se possvel, use dispositivo bruto / d e v/r d i s k *em vez de / d e v/d i s k *para transferncia de dados mais rpida.

Seleo do tipo de tabela de partio


TestDisk exibe os tipos de tabela de partio.

Selecione o tipo de tabela de partio - geralmente o valor padro o correto como TestDisk detecta automaticamente o tipo de tabela de partio. Pressione Enter para continuar.
www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Step_By_Step 4/12

20/04/13

TestDisk Step By Step - CGSecurity

Status da tabela de partio atual


TestDisk mostra os menus (ver tambm TestDisk Itens do Menu ).

Use o menu padro "Analyse" para verificar a sua estrutura de partio atual e procurar parties perdidas. Confirme a Analisar com Enter para continuar. Agora, sua estrutura de partio atual listada. Examine sua estrutura de partio atual para as parties em falta e erros.

www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Step_By_Step

5/12

20/04/13

TestDisk Step By Step - CGSecurity

A primeira partio est listado duas vezes que aponta para uma partio corrompida ou uma entrada de tabela de partio invlido. pontos invlidos inicializao NTFS para um setor de inicializao NTFS com defeito, por isso um sistema de arquivos corrompido. Somente uma partio lgica (rtulo Partio 2) est disponvel no estendida partio. Uma partio lgica est ausente. Confirme a Pesquisa Rpida para continuar.

Pesquisa Rpida para parties

Confirmar de acordo com seu sistema operacional e as parties criadas para prosseguir. TestDisk mostra os primeiros resultados em tempo real. (Clique no polegar para exibir a imagem).

Durante o Pesquisa Rpida , TestDisk encontrou duas parties, incluindo a partio lgica falta marcado P a r t i o 3.

www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Step_By_Step

6/12

20/04/13

TestDisk Step By Step - CGSecurity

Destaque esta partio e pressione p para listar seus arquivos (para voltar tela anterior, pressione Q para sair). Todos os diretrios e os dados esto corretamente listadas. Pressione Enter para continuar.

Salve a tabela de partio ou procurar mais parties?

Quando todas as parties esto disponveis e os dados listados corretamente, voc deve ir ao menu Escreva para salvar a estrutura de partio. O menu E X T Dp a r t ed-lhe a oportunidade de decidir se a partio estendida ir utilizar todo o espao disponvel em disco ou apenas o espao necessrio (mnimo).
www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Step_By_Step 7/12

20/04/13

TestDisk Step By Step - CGSecurity

Uma vez que uma partio, o primeiro, ainda est faltando , realce o menu Pesquisar mais profundo (se no for feito automaticamente j) e pressione Enter para continuar.

A partio ainda est faltando: Deeper Pesquisa


Deeper Pesquisa tambm ir procurar o setor de inicializao de backup FAT32, NTFS de backup superbloco boot, ext2/ext3 superbloco de backup para detectar mais parties, ele ir verificar cada cilindro (Clique no polegar).

Aps o Deeper Search, os resultados so apresentados da seguinte forma: A primeira partio "Partition 1" foi encontrada usando o setor de inicializao de backup. Na ltima linha da tela, voc pode ler a mensagem "NTFS encontrado usando setor de backup!" e do tamanho da sua partio. O "partio 2" ser exibido duas vezes com tamanho diferente. ambas as parties so listadas com status de D para excludo, porque se sobrepem uns aos outros.

Realce a primeira partio P a r t i o 2e pressione p para listar seus dados. O sistema da partio lgica superior de arquivo (rtulo Partio 2) est danificado (Clique no polegar).

Prima q para Sair para voltar tela anterior. Que esta partio P a r t i o 2com um sistema de arquivos danificados marcado como D ( e x c l u d o ) . Destaque a segunda partio P a r t i o 2abaixo Pressione p para listar seus arquivos.

www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Step_By_Step

8/12

20/04/13

TestDisk Step By Step - CGSecurity

Ele funciona, voc encontrou a partio correcta! Use a seta para a esquerda / direita para navegar em suas pastas e ver os seus arquivos para mais de verificao Nota: listagem do diretrio FAT limitado a 10 grupos - alguns arquivos podem no aparecer, mas isso no afeta a recuperao. Prima q para Sair para voltar tela anterior. O estado esto disponveis Primria, * inicializvel, lgico e excludos. Usando as teclas de seta esquerda / direita, alterar o status da partio selecionada para L ( o g i c a l )

www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Step_By_Step

9/12

20/04/13

TestDisk Step By Step - CGSecurity

Dica: leia Como reconhecer parties primrias e lgicas? Nota: Se a partio listada * (de arranque), mas se voc no iniciar a partir desta partio, voc pode alterlo para P partio rimary. Pressione Enter para continuar.

Recuperao de tabela de partio


Agora possvel escrever a nova estrutura de partio. Nota: A partio estendida definido automaticamente. TestDisk reconhece isso usando a estrutura de partio diferente.

Se todas as parties so listadas e somente neste caso, confirme a gravao com Enter, Y e OK. Agora, as parties esto registrados na tabela de partio.

Recuperao do setor de inicializao NTFS


O setor de boot da primeira partio chamado P a r t i t i o n 1ainda est danificado. hora de corrigi-lo. O status do setor de inicializao NTFS ruim e do setor de inicializao de backup vlido. Setores de inicializao no so idnticos.

www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Step_By_Step

10/12

20/04/13

TestDisk Step By Step - CGSecurity

Para copiar o backup do setor de inicializao sobre o setor de inicializao, selecione o Backup BS , validar com Enter, use ypara confirmar e em seguida OK. Mais informaes sobre como reparar o setor de inicializao sob TestDisk Itens do Menu . A seguinte mensagem ser exibida:

O setor de inicializao e seu backup agora esto OK e idntico: setor de inicializao do NTFS foi recuperado com sucesso. Pressione Enter para sair.

www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Step_By_Step

11/12

20/04/13

TestDisk Step By Step - CGSecurity

Exibe TestDisk Voc tem que reiniciar o computador para acessar seus dados de modo pressione E n t e ruma ltima vez e reinicie o computador. Por favor, apoiem o projet com suas doaes .

Recupere arquivos apagados


TestDisk pode recuperar arquivos e diretrios de FAT12, FAT16 e FAT32 sistema de arquivos , arquivos do sistema de arquivos ext2 , arquivos da partio NTFS desde a verso 6.11 . Se isso no funcionar ou para outro sistema de arquivos, tente PhotoRec , um utilitrio baseado em recuperao de arquivo de assinatura. Retornar para TestDisk pgina Retirado de " http://www.cgsecurity.org/mw/index.php?title=TestDisk_Step_By_Step&oldid=7346 " Categoria : Recuperao de dados Esta pgina foi modificada pela ltima vez em 13 de outubro de 2012, s 15:12. Contedo disponvel sob GNU Free Documentation License 1.2 .

www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Step_By_Step

12/12

You might also like