You are on page 1of 8

Carbono.

Carbono
Boro Carbono Nitrognio C Si Tabela completa Tabela estendida Aparncia

incolor (diamante) e preto (grafite)

Linhas espectrais do carbono.


Informaes gerais

Nome, smbolo, nmero

Carbono, C, 6

Srie qumica

No-metal

Grupo, perodo, bloco

14 (IVA), 2, p

2267 kg/m3, 0,5 (grafite) Densidade, dureza

e 10,0 (diamante)
Propriedade atmicas

Massa atmica

12,0107(8) u

Raio atmico (calculado)

70 (67) pm

Raio covalente

77 pm

Raio de Van der Waals

170 pm

Configurao electrnica

[He] 2s2 2p2

Eltrons (por nvel de energia)

2, 4 (ver imagem)

Estado(s) de oxidao

Estrutura cristalina

hexagonal Propriedades fsicas

Estado da matria

slido

Entalpia de vaporizao

355,8 kJ/mol 5,29106 m3/mol

Volume molar

Velocidade do som Diversos

18 350 m/s a 20C

Eletronegatividade (Pauling)

2,55

Calor especfico

710 J/(kgK)

Condutividade eltrica

0,061 S/m

Condutividade trmica

129 W/(mK)

1 Potencial de ionizao

1086,5 kJ/mol

2 Potencial de ionizao

2352,6 kJ/mol

3 Potencial de ionizao

4620,5 kJ/mol

4 Potencial de ionizao

6222,7 kJ/mol

5 Potencial de ionizao

37831 kJ/mol

6 Potencial de ionizao

47277,0 kJ/mol

Istopos mais estveis

Ed iso
12 13 14

AN 98,9% 1,1% sinttico

Meia-vida

MD MeV

PD

C C C

estvel com 6 neutres estvel com 7 neutres 5730 a 0,156


14

Unidades do SI & CNTP, salvo indicao contrria.

ve

O carbono (do latim carbo, carvo) um elemento qumico, smbolo C , nmero atmico 6 (6 prtons e 6 eltrons), massa atmica 12 u, slido temperatura ambiente.[1] Dependendo das condies de formao, pode ser encontrado na natureza em diversas formas alotrpicas: carbono amorfo e cristalino, em forma de grafite ou ainda diamante. Pertence ao grupo (ou famlia) 14 (anteriormente chamada IVA).

o pilar bsico da qumica orgnica, se conhecem cerca de 10 milhes de compostos de carbono, e forma parte de todos os seres vivos.
ndice
[esconder]

1 Caractersticas principais 2 Estados alotrpicos 3 Aplicaes 4 Abundncia 5 Compostos inorgnicos 6 Istopos 7 Precaues 8 Utilizao 9 Referncias 10 Ver tambm 11 Ligaes externas

[editar]Caractersticas

principais

O carbono um elemento notvel por vrias razes. Suas formas alotrpicas incluem, surpreendentemente, uma das substncias mais frgeis e baratas (o grafite) e uma das mais rgidas e caras (o diamante). Mais ainda: apresenta uma grande afinidade para combinar-se quimicamente com outros tomos pequenos, incluindo tomos de carbono que podem formar largas cadeias. O seu pequeno raio atmico permite-lhe formar cadeias mltiplas; assim, com o oxignio forma odixido de carbono, vital para o crescimento das plantas (ver ciclo do carbono); com o hidrognio forma numerosos compostos denominados, genericamente, hidrocarbonetos, essenciais para a indstria e o transporte na forma de combustveis derivados de petrleo e gs natural. Combinado com ambos forma uma grande variedade de compostos como, por exemplo, os cidos graxos, essenciais para a vida, e os steres que do sabor s frutas. Alm disso, fornece, atravs do ciclo carbono-nitrognio, parte da energia produzida pelo Sol e outras estrelas.

[editar]Estados

alotrpicos

So conhecidas quatro formas alotrpicas do carbono[2], alm da amorfa: grafite, diamante, fulerenos e nanotubos. Em 22 de maro de 2004 se anunciou a descoberta de uma quinta forma alotrpica: (nanoespumas) [1]. A forma amorfa essencialmente grafite, porque no chega a adotar uma estrutura cristalina macroscpica. Esta a forma presente na maioria dos carves e na fuligem. presso normal, o carbono adota a forma de grafite estando cada tomo unido a outros trs em um plano composto de clulas hexagonais; neste estado, 3 eltrons se encontram em orbitais hbridos planos sp e o quarto em um orbital p. As duas formas de grafite conhecidas, alfa (hexagonal) e beta (rombodrica), apresentam propriedades fsicas idnticas. Os grafites naturais contm mais de 30% de forma beta, enquanto o grafite sinttico contm unicamente a forma alfa. A forma alfa

pode transformar-se em beta atravs de procedimentos mecnicos, e esta recristalizar-se na forma alfa por aquecimento acima de 1000 C.

Estruturas alotrpicas do diamante e grafite.

Fulereno-C60.

Devido ao deslocamento dos eltrons do orbital pi, o grafite condutor de eletricidade, propriedade que permite seu uso em processos de eletrlise. O material frgil e as diferentes camadas, separadas por tomos intercalados, se encontram unidas por foras de Van der Waals, sendo relativamente fcil que umas deslizem sobre as outras. Sob presses elevadas, o carbono adota a forma de diamante, na qual cada tomo est unido a outros quatro tomos de carbono, encontrando-se os 4 eltrons em orbitais sp, como nos hidrocarbonetos. O diamante apresenta a mesma estrutura cbica que o silcio e o germnio, e devido resistncia da ligao qumica carbono-carbono, junto com o nitreto de boro (BN) a substncia mais dura conhecida. A transformao em grafite na temperatura ambiente to lenta que indetectvel. Sob certas condies, o carbono cristaliza como lonsdaleta, uma forma similar ao diamante, porm hexagonal, encontrado nos meteoros. O orbital hbrido sp, que forma ligaes covalentes, s de interesse na qumica, manifestando-se em alguns compostos como, por exemplo, o acetileno. Os fulerenos tm uma estrutura similar do grafite, porm o empacotamento hexagonal se combina com pentgonos (e, possivelmente, heptgonos), o que curva os planos e permite o aparecimento de estruturas de forma esfrica, elipsoidal e cilndrica. So constitudos por 60 tomos de carbono apresentando uma estrutura tridimensional similar a uma bola de futebol. As propriedades dos fulerenos no foram determinadas por completo, continuando a serem investigadas. A esta famlia pertencem tambm os nanotubos de carbono, de forma cilndrica, rematados em seus extremos por hemiesferas (fulerenos). Constituem um dos primeiros produtos industriais da nanotecnologia. Investiga-se sua aplicabilidade em fios de nanocircuitos e em eletrnica molecular, j que, por ser derivado do grafite, conduz eletricidade em toda sua extenso.

[editar]Aplicaes
O principal uso industrial do carbono como componente de hidrocarbonetos[3], especialmente os combustveis como petrleo e gs natural; do primeiro se obtm por destilaonas refinarias gasolinas, querosene e leos e, ainda, usado como matriaprima para a obteno de plsticos, enquanto que o segundo est se impondo como fonte de energiapor sua combusto mais limpa. Outros usos so:

O istopo carbono-14, descoberto em 27 de fevereiro de 1940, se usa na datao radiomtrica.

O grafite se combina com argila para fabricar a parte interna dos lpis. O diamante empregado para a produo de jias e como material de corte aproveitando sua dureza.

Como elemento de liga principal dos aos (ligas de ferro). Em varetas de proteo de reatores nucleares. As pastilhas de carbono so empregadas em medicina para absorver as toxinas do sistema digestivo e como remdio para a flatulncia.

O carbono ativado se emprega em sistemas de filtrao e purificao da gua. O Carbono-11, radioativo com emisso de psitron usado no exame PET em medicina nuclear.

O carvo muito utilizado nas indstrias siderrgicas, como produtor de energia e na indstria farmacutica (na forma de carvo ativado)

As propriedades qumicas e estruturais dos fulerenos, na forma de nanotubos, prometem usos futuros no campo da nanotecnologia (ver Nanotecnologia do carbono). Os diamantides so minsculos cristais com forma cristalina composta por arranjos de tomos de carbono e tambm hidrognio muito semelhante ao diamante. Os diamantides so encontrados nos hidrocarbonetos naturais como petrleo, gs e principalmente em condensados (leos leves do petrleo). Tm importante aplicao nananotecnologia.

[editar]Abundncia
O carbono no se criou durante o Big Bang[4] porque havia necessidade da tripla coliso de partculas alfa (ncleos atmicos de hlio), tendo o universo se expandido e esfriado demasiadamente rpido para que a probabilidade deste acontecimento fosse significativa. Este processo ocorre no interior das estrelas (na fase RH (Rama horizontal)), onde este elemento abundante, encontrando-se tambm em outros corpos celestes como nos cometas e na atmosferas dos planetas. Alguns meteoritos contm diamantes microscpicos que se formaram quando o sistema solar era ainda um disco protoplanetrio. Em combinao com outros elementos, o carbono se encontra na atmosfera terrestre e dissolvido na gua, e acompanhado de menores quantidades de clcio, magnsio e ferroforma enormes massas rochosas (calcita, dolomita, mrmore, etc.). De acordo com estudos realizados pelos cientistas, a estimativa de distribuio do carbono na terra :

Biosfera, oceanos, atmosfera.......3,7 x 1018 mols Crosta Carbono orgnico...........................1,1 x 1021 mols Carbonatos....................................5,2 x 1021 mols Manto..........................................1,0 x 1024 mols O grafite se encontra em grandes quantidades nos Estados Unidos, Rssia, Mxico, Groelndia e ndia. Os diamantes naturais se encontram associados a rochas vulcnicas (kimberlito e lamproto). Os maiores depsitos de diamantes se encontram no continente africano (frica do Sul, Nambia, Botswana, Repblica do Congo e Serra Leoa). Existem tambm depsitos importantes no Canad, Rssia, Brasil e Austrlia.

[editar]Compostos

inorgnicos

O mais importante xido de carbono o dixido de carbono ( CO2 ), um componente minoritrio da atmosfera terrestre (na ordem de 0,04% em peso) produzido e usado pelos seres vivos (ver ciclo do carbono). Em gua forma cido carbnico ( H2CO3 ) as bolhas de muitos refrigerantes que igualmente a outros compostos similares instvel, ainda que atravs dele possam-se produzir ons carbonatos estveis por ressonncia. Alguns importantes minerais, como a calcita so carbonatos. As rochas carbonticas(calcrios) so um grande reservatrio de carbono oxidado na crosta terrestre. Os outros xidos so o monxido de carbono (CO) e o raro subxido de carbono (C3O2). O monxido se forma durante a combusto incompleta de materiais orgnicos, e incolor e inodoro. Como a molcula de CO contm uma tripla ligao, muito polar, manifestando uma acusada tendncia a unir-se a hemoglobina, o que impede a ligao dooxignio. Diz-se, por isso, que um asfixiante de substituio. O on cianeto, ( CN- ), tem uma estrutura similar e se comporta como os ons haletos. O carbono, quando combinado com hidrognio, forma carvo, petrleo e gs natural que so chamados de hidrocarbonetos. O metano um hidrocarboneto gasoso, formado por um tomo de carbono e quatro tomos de hidrognio, muito abundante no interior da terra (manto). O metano tambm encontrado em abundncia prximo ao fundo dos oceanos e sob as geleiras (permafrost), formando hidratos de gs. Os vulces de lama tambm emitem enormes quantidades de metano enquanto que os vulces de magma emitem uma maior quantidade de gs carbnico, que possivelmente produzido pela oxidao do metano. Com metais, o carbono forma tanto carbetos como acetiletos, ambos muito cidos. Apesar de ter uma eletronegatividade alta, o carbono pode formar carbetos covalentes, como o caso do carbeto de silcio (SiC), cujas propriedades se assemelham s do diamante.

[editar]Istopos

Ver artigo principal: Istopos de carbono Em 1961 a IUPAC adotou o istopo 12C como base para a determinao da massa atmica dos elementos qumicos. O carbono-14 um radioistopo com uma meia-vida de 5715 anos que se emprega de forma extensiva na datao de espcimes orgnicos.[5]

Os istopos naturais e estveis do carbono so o 12C (98,89%) e o 13C (1,11%). As relaes entre esses istopos so expressas baseadas nas propores encontradas no padro inorgnico VPDB (Vienna Pee Dee Belemnite). O valor isotpico da proporo entre 12C/13C encontrado na atmosfera terrestre da ordem de -8 (por mil). Esse valor negativo pelo fato de que o padro utilizado (VPDB), por ser um carbonato inorgnico, possui uma quantidade maior de 13C que a grande maioria dos compostos orgnicos e da atmosfera. A maioria das plantas, denominadas plantas de ciclo metablico C3, apresentam valores isotpicos de carbono que variam entre -22 e -30; entretanto as plantas com o ciclo metablico do tipo C4, como algumas gramineas por exemplo, apresentam valores mais enriquecidos em 13C, da ordem de -6 a -12. Essa diferena de d devido s diferenas na apreenso de CO2 durante esses dois distintos tipos de processos metablicos que ocorrem na fotossntese. Um terceiro grupo, constitudo pelas plantas de metabolismo CAM (ciclo do cido crassulceo), apresenta valores entre cerca de -12 e -26, j que ambos os ciclos C3 e C4 so possveis nessas plantas, influenciados por fatores ambientais. A proporo ente os istopos tambm um importante marcador qumico de porcessos metablicos de plantas e animais sendo tambm utilizado amplamentes em estudos ambientais, ecolgicos e de cadeias trficas de humanos e animais, atuais e pre-histricos, jutamente com os istopos de nitrognio (14N/15N) eoxignio (16O/18O) dentre outros.
12

C e 13C

[editar]Precaues

Os compostos de carbono tm uma ampla variao de toxicidade. O monxido de carbono, presente nos gases de escape dos motores de combusto e o cianeto (CN) so extremamente txicos para os mamferos e, entre eles, os seres humanos. Os gases orgnicos eteno, etino e metano so explosivos e inflamveis em presena de ar. Muitos outros compostos orgnicos no so txicos, pelo contrrio, so essenciais para a vida.

[editar]Utilizao

O principal uso industrial do carbono como componente de hidrocarbonetos, especialmente os combustveis como petrleo e gs natural; do primeiro se obtm por destilao nas refinarias gasolinas, querosene e leos e, ainda, usado como matriaprima para a obteno de plsticos, enquanto que o segundo est se impondo como fonte de energia por sua combusto mais limpa. Recentemente tem sido considerado um dos elementos principais para o desenvolvimento da eletrnica molecular ou moletrnica.

Referncias
1. Neves, Adalberto Felipe da Silva (27 de julho de 2011). Carbono. Tabelaperidica. Pgina visitada em 31 de janeiro de 2012. 2. 3. Alotropia do Carbono. Brasilescola. Pgina visitada em 31 de janeiro de 2012. Martins, Lucas (17 de maro de 2007). Hidrocarbonetos. Infoescola. Pgina visitada em 31 de janeiro de 2012. 4. Origem dos Elementos. Portal So Francisco. Pgina visitada em 31 de janeiro de 2012.

5.

Farias, Robson Fernandes de (19 de fevereiro de 2002). A Qumica do Tempo: Carbono 14. Revista Qumica Nova na Escola. Pgina visitada em 31 de janeiro de 2012.

You might also like